Hebreus 2
Argumento
Neste capítulo, o apóstolo: I. Faz alguma aplicação da doutrina exposta no capítulo anterior acerca da excelência da pessoa de Cristo, tanto por exortação quanto por meio de uma razão, vv. 1-4. II. Expõe mais amplamente a preeminência de Cristo acima dos anjos, vv. 5-9.
III. Prossegue para remover o escândalo da cruz, vv. 10-15. IV. Afirma a encarnação de Cristo, que assumiu não a natureza dos anjos, mas a descendência de Abraão, e apresenta o motivo de ter feito isso, v. 16 até o fim.
Versículos 1 a 4
O Perigo da Negligência. (62 d.C.)
O apóstolo segue, ao longo desta epístola, o método claro e proveitoso de doutrina, fundamentação e aplicação. Aqui temos a aplicação das verdades antes afirmadas e provadas. Ela é introduzida pela partícula conclusiva “portanto”, com a qual este capítulo começa e que mostra sua ligação com o anterior.
Ali o apóstolo provou que Cristo é superior aos anjos, por cujo ministério a lei foi dada, e, portanto, que a dispensação do evangelho deve ser mais excelente que a da lei. Agora passa a aplicar essa doutrina tanto por exortação quanto por razões.
I. Por exortação: portanto, devemos dar atenção mais diligente às coisas que ouvimos, v. 1. Esta é a primeira maneira pela qual devemos mostrar nossa estima por Cristo e pelo evangelho.
É de grande importância para todos os que estão sob o evangelho dar a atenção mais zelosa a todas as suas revelações e orientações, valorizá-las muito em seu julgamento como assuntos da maior importância e ouvi-las diligentemente em todas as oportunidades que tiverem para isso.
Devem lê-las com frequência, meditar nelas atentamente e misturar a fé com elas. Devemos acolhê-las em nosso coração e em nossos afetos, guardá-las na memória e, por fim, regular nossas palavras e ações de acordo com elas.
II. Por razões, ele acrescenta fortes motivos para reforçar a exortação:
- A grande perda que sofreremos se não dermos essa atenção zelosa às coisas que ouvimos: nós as deixaremos escapar. Elas vazarão e sairão de nossa cabeça, de nossos lábios e de nossa vida, e teremos grandes perdas por nossa negligência. Aprendamos:
(1.) Quando recebemos as verdades do evangelho em nossa mente, corremos o perigo de deixá-las escapar. Nossa mente e nossa memória são como um recipiente que vaza; sem muito zelo, não retêm o que nelas é derramado.
Isso procede da corrupção de nossa natureza, da inimizade e da sutileza de Satanás, que rouba a palavra, e dos enredamentos e laços do mundo, os espinhos que sufocam a boa semente.
(2.) Sofrem uma perda inconcebível aqueles que deixam escapar de sua mente as verdades do evangelho que receberam. Perderam um tesouro muito melhor que milhares de peças de ouro e prata.
A semente está perdida; estão perdidos o tempo e os esforços gastos em ouvir, e as esperanças de uma boa colheita. Tudo está perdido se o evangelho estiver perdido.
(3.) Essa consideração deve ser um forte motivo tanto para nossa atenção ao evangelho quanto para o guardarmos. E, de fato, se não prestarmos boa atenção, não guardaremos por muito tempo a palavra de Deus; os ouvintes desatentos logo serão ouvintes esquecidos.
- Outra razão é tirada do castigo terrível em que incorreremos se não cumprirmos esse dever: um castigo mais terrível que aquele que recaiu sobre os que negligenciaram a lei e lhe desobedeceram, v. 2, 3. Observe aqui:
(1.) Como a lei é descrita: era “a palavra falada por anjos”, declarada “firme”. Era a palavra falada por anjos porque foi dada pelo ministério dos anjos, que tocavam a trombeta e talvez formassem as palavras segundo a orientação de Deus.
Deus, como juiz, usará os anjos para tocar a trombeta uma segunda vez e reunir todos diante de seu tribunal, para receberem sua sentença conforme tenham ou não se conformado à lei.
Essa lei é declarada firme; é como a promessa, sim e amém. É verdade e fidelidade, e permanecerá e terá sua força, quer as pessoas lhe obedeçam, quer não, pois toda transgressão e desobediência receberá uma justa retribuição de recompensa.
Se as pessoas tratarem a lei de Deus levianamente, a lei não as tratará levianamente. Ela alcançou os pecadores de épocas anteriores e alcançará os pecadores de todas as épocas.
Deus, como governante e juiz justo, depois de promulgar a lei, não quis deixar impunes seu desprezo e sua violação. Mas, de tempos em tempos, acertou contas com seus transgressores e os recompensou segundo a natureza e o agravamento de sua desobediência.
Observe: o castigo mais severo que Deus já infligiu a pecadores não é mais que o pecado merece: é uma justa retribuição de recompensa. Os castigos são tão justos e tão devidos ao pecado quanto as recompensas à obediência; sim, e ainda mais devidos que as recompensas à obediência imperfeita.
(2.) Como o evangelho é descrito: é salvação, uma grande salvação. Uma salvação tão grande que nenhuma outra pode se comparar a ela; tão grande que ninguém pode expressar plenamente, não, nem sequer conceber, quão grande ela é.
O evangelho revela uma grande salvação, pois revela um grande Salvador, alguém que manifestou que Deus está reconciliado com nossa natureza e pode se reconciliar com nossas pessoas.
Mostra como podemos ser salvos de tão grande pecado e tão grande miséria e ser restaurados a tão grande santidade e tão grande felicidade. O evangelho nos revela um grande santificador, para nos habilitar à salvação e nos levar ao Salvador.
O evangelho descortina uma grande e excelente dispensação de graça, uma nova aliança. A grande carta de direitos e seu instrumento são estabelecidos e assegurados a todos os que entram no vínculo da aliança.
(3.) Como o pecado contra o evangelho é descrito: é declarado negligência dessa grande salvação. É um desprezo lançado sobre a graça salvadora de Deus em Cristo, fazendo pouco caso dela, sem se importar com ela nem achar que vale a pena conhecê-la.
Não consideram nem o valor da graça do evangelho nem sua própria necessidade dela e seu estado arruinado sem ela. Não empregam seus esforços para discernir sua verdade e assentir a ela, nem para discernir sua bondade, de modo a aprová-la ou aplicá-la a si mesmos.
Nessas coisas mostram clara negligência dessa grande salvação. Tomemos todos cuidado para não sermos encontrados entre aqueles pecadores perversos e miseráveis que negligenciam a graça do evangelho.
(4.) Como a miséria desses pecadores é descrita: é declarada inevitável (v. 3): “Como escaparemos?” Isso indica:
[1.] Que os desprezadores dessa salvação já estão condenados, já estão presos e nas mãos da justiça. Assim ficaram pelo pecado de Adão, e fortaleceram suas amarras por suas transgressões pessoais. “Aquele que não crê já está condenado”, João 3:18.
[2.] Não há como escapar desse estado de condenação, senão aceitando a grande salvação revelada no evangelho. Quanto aos que a negligenciam, a cólera de Deus está sobre eles e permanece sobre eles. Não podem se desvencilhar, não podem sair, não podem se livrar da maldição.
[3.] Que uma maldição e condenação ainda mais agravadas aguardam todos os que desprezam a graça de Deus em Cristo, e que não podem escapar dessa maldição tão pesada. Não podem esconder suas pessoas no grande dia, nem negar o fato, nem subornar o juiz, nem arrombar a prisão.
Nenhuma porta de misericórdia permanece aberta para eles; não haverá mais sacrifício pelo pecado. Estão irremediavelmente perdidos. A inevitabilidade da miséria dessas pessoas é expressa aqui na forma de pergunta: “Como escaparemos?”
É um recurso à razão universal, à consciência dos próprios pecadores. É um desafio a todo o seu poder e sagacidade, a toda a sua influência e alianças: se eles, ou alguém em seu favor, podem descobrir ou forçar um caminho de escape da justiça punitiva e da cólera de Deus.
Indica que os que negligenciam essa grande salvação ficarão não apenas sem poder, mas sem alegação nem desculpa no dia do julgamento. Se lhes perguntarem o que têm a dizer para que a sentença não seja executada contra eles, ficarão sem palavras e serão condenados por sua própria consciência.
Isso ocorrerá até a um grau de miséria maior que aquele que recaiu sobre os que negligenciaram a autoridade da lei ou pecaram sem a lei.
- Outra razão para reforçar a exortação é tirada da dignidade e excelência da pessoa por quem o evangelho começou a ser falado (v. 3): começou primeiro a ser falado pelo Senhor, isto é, o Senhor Jesus Cristo, que é Jeová, o Senhor da Vida e da glória, Senhor de todos.
Como tal, possui sabedoria sem erro e infalível, bondade infinita e inesgotável, veracidade e fidelidade inquestionáveis e imutáveis, soberania e autoridade absolutas, e poder irresistível.
Esse grande Senhor de todos foi o primeiro que começou a falá-lo de modo simples e claro, sem tipos e sombras, como havia antes de sua vinda. Certamente se pode esperar agora que todos reverenciem esse Senhor e tomem cuidado com um evangelho que começou a ser falado por alguém que falou como nenhum homem jamais falou.
- Outra razão é tirada do caráter daqueles que foram testemunhas de Cristo e do evangelho (v. 3, 4): foi confirmado a nós pelos que o ouviram, Deus também dando testemunho deles. Observe:
(1.) A promulgação do evangelho foi continuada e confirmada pelos que ouviram Cristo, pelos evangelistas e apóstolos, que viram e ouviram o que Jesus Cristo começou tanto a fazer como a ensinar, Atos 1:1.
Essas testemunhas não podiam ter nenhum fim mundano nem interesse próprio a atender com isso. Nada podia induzi-las a dar seu testemunho, senão a glória do Redentor e a salvação delas mesmas e dos outros.
Por seu testemunho, expuseram-se à perda de tudo o que lhes era querido nesta vida, e muitas delas o selaram com seu sangue.
(2.) O próprio Deus deu testemunho daqueles que eram testemunhas de Cristo; atestou que eram autorizados e enviados por ele para pregar ao mundo Cristo e a salvação por ele. E como deu testemunho deles?
Deus lhes deu testemunho não só pela grande paz que lhes concedeu na mente, pela grande paciência sob todos os seus sofrimentos e pela coragem e alegria indizíveis — embora esses fossem testemunhos para eles mesmos —, mas também “por sinais, e maravilhas, e diversos milagres, e dons do Espírito Santo, segundo a sua vontade”:
[1.] Com sinais: sinais de sua presença graciosa com eles e de seu poder agindo por meio deles.
[2.] Maravilhas: obras muito além do poder da natureza e fora do curso da natureza, enchendo os espectadores de espanto e admiração, despertando-os a prestar atenção à doutrina pregada e a investigá-la.
[3.] Diversos milagres, ou obras poderosas, nas quais uma ação onipotente aparecia acima de toda contestação razoável.
[4.] Dons do Espírito Santo, habilitando-os, capacitando-os e estimulando-os a fazer a obra para a qual eram chamados: divisões ou distribuições do Espírito Santo, diversidades de dons, 1 Coríntios 12:4, etc. E tudo isso segundo a própria vontade de Deus.
Era a vontade de Deus que tivéssemos terreno seguro para nossa fé e um fundamento forte para nossa esperança ao recebermos o evangelho. Assim como na promulgação da lei houve sinais e maravilhas, pelos quais Deus atestou sua autoridade e excelência, assim deu testemunho do evangelho, dispensação mais excelente e duradoura, por meio de milagres mais numerosos e maiores.
Versículos 5 a 9
O Desígnio dos Sofrimentos de Cristo. (62 d.C.)
Depois de fazer essa aplicação séria da doutrina da excelência pessoal de Cristo acima dos anjos, o apóstolo volta agora a esse assunto agradável e o desenvolve mais (v. 5): “Pois não foi aos anjos que ele sujeitou o mundo vindouro, de que falamos.”
I. Aqui o apóstolo apresenta uma proposição negativa que inclui uma positiva: que o estado da igreja do evangelho, aqui chamado mundo vindouro, não está sujeito aos anjos, mas sob o zelo e a direção especiais do próprio Redentor.
Nem o estado em que a igreja se encontra atualmente, nem aquele estado mais completamente restaurado a que chegará quando o príncipe deste mundo for expulso e os reinos da terra se tornarem o reino de Cristo, é deixado ao governo dos anjos. Mas Jesus Cristo tomará para si seu grande poder e reinará.
Ele não faz o mesmo uso do ministério dos anjos para dar o evangelho que fez para dar a lei, que era o estado do mundo antigo ou antiquado. Este novo mundo é confiado a Cristo e colocado em sujeição absoluta somente a ele, em todas as questões espirituais e eternas.
Cristo tem a administração da igreja do evangelho, o que manifesta ao mesmo tempo a honra de Cristo e a felicidade e segurança da igreja.
É certo que nem a primeira criação da igreja do evangelho, nem sua edificação ou administração posteriores, nem seu julgamento e perfeição finais são confiados aos anjos, mas a Cristo. Deus não quis depositar tamanha confiança em seus santos; seus anjos eram fracos demais para tal encargo.
II. Temos um relato das Escrituras acerca daquele bendito Jesus a quem o mundo do evangelho é colocado em sujeição. É tirado de Salmos 8:4-6: mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo: “Que é o homem, para que te lembres dele? Ou o Filho do homem, para que o visites?”, etc.
Essas palavras devem ser consideradas tanto como aplicáveis à humanidade em geral quanto como aplicadas aqui ao Senhor Jesus Cristo.
- Como aplicáveis à humanidade em geral, sentido em que temos uma indagação afetuosa e agradecida ao grande Deus acerca de sua maravilhosa condescendência e bondade para com os filhos dos homens:
(1.) Ao lembrar-se deles, ou ter consideração por eles, quando ainda não tinham existência senão nos conselhos do amor divino. Todos os favores de Deus aos homens brotam de seus pensamentos eternos e propósitos de misericórdia em favor deles, assim como toda nossa consideração obediente por Deus brota de nossa lembrança dele.
Deus sempre se lembra de nós; nunca nos esqueçamos dele. (2.) Ao visitá-los. O propósito de Deus de conceder favores aos homens produz visitas graciosas a eles.
Ele vem nos ver, saber como estamos, o que nos aflige, do que necessitamos, a que perigos estamos expostos, que dificuldades temos de enfrentar; e por sua visitação nosso espírito é preservado. Lembremo-nos de Deus de modo a nos aproximarmos dele diariamente pelo cumprimento do dever.
(3.) Ao fazer do homem a cabeça de todas as criaturas deste mundo inferior, a pedra do topo deste edifício, o principal dos caminhos de Deus na terra, e apenas um pouco menor que os anjos em posição e no que diz respeito ao corpo, enquanto está aqui.
Será feito semelhante aos anjos e igual aos anjos na ressurreição dos justos, Lucas 20:36.
(4.) Ao coroá-lo com glória e honra, a honra de ter nobres poderes e faculdades da alma, excelentes órgãos e partes do corpo, pelos quais está ligado a ambos os mundos, capaz de servir aos interesses de ambos os mundos e desfrutar a felicidade de ambos.
(5.) Ao lhe dar direito e domínio sobre as criaturas inferiores, o que continuou enquanto ele continuou em sua lealdade e seu dever para com Deus.
- Como aplicadas ao Senhor Jesus Cristo, e a totalidade do que aqui é dito só pode ser aplicada a ele, v. 8, 9. Observe aqui:
(1.) Qual é a causa que move toda a bondade que Deus mostra aos homens ao dar Cristo em favor deles e a eles: é a graça de Deus. Pois que é o homem?
(2.) Quais são os frutos dessa livre graça de Deus com respeito à dádiva de Cristo em nosso favor e a nós, conforme relatados nesse testemunho das Escrituras:
[1.] Que Deus se lembrou de Cristo em nosso favor na aliança da redenção.
[2.] Que Deus visitou Cristo por nossa causa; e foi decidido entre eles que, na plenitude do tempo, Cristo viria ao mundo como o grande sacrifício arquetípico.
[3.] Que Deus o fez um pouco menor que os anjos, ao ser feito homem, para que pudesse sofrer e se humilhar até a morte.
[4.] Que Deus coroou a natureza humana de Cristo com glória e honra, ao ser perfeitamente santo, ter o Espírito sem medida e estar numa união inefável com a natureza divina na segunda pessoa da Trindade, com a plenitude da Divindade habitando nele corporalmente.
Assim, por seus sofrimentos, ele poderia oferecer satisfação, provando a morte por todo homem, sentindo de modo perceptível e suportando as amargas agonias daquela morte vergonhosa, dolorosa e maldita da cruz. Com isso, colocou toda a humanidade num novo estado de prova.
[5.] Que, como recompensa de sua humilhação ao sofrer a morte, foi coroado com glória e honra, elevado à mais alta dignidade no céu e tendo domínio absoluto sobre todas as coisas. Assim se cumpre em Cristo aquela antiga passagem das Escrituras, que nunca foi tão cumprida ou realizada em nenhum mero homem que já esteve na terra.
Versículos 10 a 13
O Desígnio dos Sofrimentos de Cristo. (62 d.C.)
Depois de mencionar a morte de Cristo, o apóstolo prossegue aqui para antecipar e remover o escândalo da cruz. Faz isso mostrando tanto como convinha a Deus que Cristo sofresse quanto o benefício que o homem receberia desses sofrimentos.
I. Como convinha a Deus que Cristo sofresse: “Pois convinha àquele para quem são todas as coisas e por quem são todas as coisas, ao trazer muitos filhos à glória, aperfeiçoar o capitão da salvação deles por meio de sofrimentos”, v. 10. Aqui:
Deus é descrito como o fim último e a primeira causa de todas as coisas, e, como tal, convinha a ele assegurar sua própria glória em tudo o que fazia. Não só agir de maneira a em nada desonrar a si mesmo, mas de modo a receber de tudo um rendimento de glória.
Declara-se que ele agiu à altura desse caráter glorioso na obra da redenção, quanto à escolha tanto do fim quanto dos meios:
(1.) Na escolha do fim: trazer muitos filhos à glória ao desfrutarem os gloriosos privilégios do evangelho, e à glória futura no céu, que será glória de fato, um peso eterno e extraordinário de glória. Observe aqui:
[1.] Devemos ser filhos de Deus tanto por adoção quanto por regeneração antes de podermos ser levados à glória do céu. O Céu é a herança, e somente os filhos são herdeiros dessa herança.
[2.] Todos os verdadeiros crentes são filhos de Deus. Aos que recebem Cristo, ele concedeu o poder e o privilégio de serem filhos de Deus, a tantos quantos creem em seu nome, João 1:12.
[3.] Embora os filhos de Deus sejam poucos em um só lugar e em um só momento, ainda assim, quando todos forem reunidos, ficará evidente que são muitos. Cristo é o primogênito entre muitos irmãos.
[4.] Todos os filhos de Deus, por mais numerosos que sejam, ou por mais dispersos e divididos, por fim serão reunidos na glória.
(2.) Na escolha dos meios:
[1.] Ao encontrar uma pessoa que fosse o capitão de nossa salvação. Os que são salvos devem chegar a essa salvação sob a orientação de um capitão e líder suficiente para esse propósito, e todos devem estar alistados sob a bandeira desse capitão.
Devem suportar agruras como bons soldados de Cristo; devem seguir seu capitão. Os que fizerem isso serão retirados em segurança e herdarão grande glória e honra.
[2.] Ao aperfeiçoar esse capitão de nossa salvação por meio de sofrimentos. Deus Pai fez do Senhor Jesus Cristo o capitão de nossa salvação, isto é, consagrou-o, designou-o para esse ofício e lhe deu uma comissão para exercê-lo.
Fez dele um capitão perfeito: tinha perfeição de sabedoria, coragem e força pelo Espírito do Senhor, que possuía sem medida. Foi aperfeiçoado por meio de sofrimentos; isto é, aperfeiçoou a obra de nossa redenção derramando seu sangue e, com isso, ficou perfeitamente habilitado a ser Mediador entre Deus e o homem.
Encontrou seu caminho para a coroa pela cruz, e seu povo também deve fazê-lo. O excelente Dr. Owen observa que o Senhor Jesus Cristo, consagrado e aperfeiçoado pelo sofrimento, consagrou o caminho do sofrimento para que todos os seus seguidores passassem por ele até a glória.
Com isso, seus sofrimentos se tornam necessários e inevitáveis; com isso, tornam-se honrosos, úteis e proveitosos.
II. Mostra quanto seriam beneficiados pela cruz e pelos sofrimentos de Cristo. Assim como nesses sofrimentos não havia nada inconveniente a Deus e a Cristo, assim havia o que seria muito benéfico aos homens. Por eles, são levados a uma união estreita com Cristo e a uma relação muito afetuosa:
- A uma união estreita (v. 11): “Tanto aquele que santifica quanto os que são santificados são todos de um.” Observe: Cristo é aquele que santifica; adquiriu e enviou o Espírito santificador. É a cabeça de todas as influências santificadoras.
O Espírito santifica como o Espírito de Cristo. Os verdadeiros crentes são os santificados, dotados de princípios e poderes santos, separados e postos à parte de usos baixos e vis para usos e propósitos elevados e santos, pois assim devem ser antes de poderem ser levados à glória.
Ora, Cristo, que é o agente nessa obra de santificação, e os cristãos, que são os sujeitos que a recebem, são todos de um. Como? Bem:
(1.) São todos de um só Pai celestial, e esse é Deus. Deus é Pai de Cristo pela geração eterna e pela concepção miraculosa, e dos cristãos pela adoção e regeneração.
(2.) São de um só pai terreno, Adão. Cristo e os crentes têm a mesma natureza humana.
(3.) De um só espírito, uma só disposição santa e celestial. Neles há a mesma mente que havia em Cristo, embora não na mesma medida; o mesmo Espírito dá forma e ação à cabeça e a todos os membros.
- A uma relação afetuosa. Isso resulta da união. Aqui ele primeiro declara qual é essa relação e depois cita três textos do Antigo Testamento para ilustrá-la e prová-la:
(1.) Declara qual é essa relação: ele e os crentes são todos de um; por isso, não se envergonha de chamá-los irmãos. Observe:
[1.] Cristo e os crentes são irmãos, não apenas osso de seu osso e carne de sua carne, mas espírito de seu espírito: irmãos de sangue por inteiro, tanto no que é celestial quanto no que é terreno.
[2.] Cristo não se envergonha de reconhecer essa relação; não se envergonha de chamá-los irmãos. Isso é bondade e condescendência maravilhosas nele, considerando a baixeza deles por natureza e sua vileza pelo pecado.
Mas ele nunca se envergonhará de quem não se envergonha dele e zela para não ser vergonha e descrédito para ele e para si mesmo.
(2.) Ilustra isso com três textos das Escrituras:
[1.] O primeiro é de Salmos 22:22: “Declararei teu nome a meus irmãos; no meio da igreja cantarei louvores a ti.” Esse salmo foi uma profecia notável de Cristo. Começa com suas palavras na cruz: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” Aqui é predito:
Primeiro, que Cristo teria uma igreja ou congregação no mundo, uma companhia de voluntários, livremente dispostos a segui-lo. Segundo, que esses seriam irmãos não só uns dos outros, mas do próprio Cristo.
Terceiro, que lhes declararia o nome de seu Pai, isto é, sua natureza e seus atributos, sua mente e sua vontade. Fez isso em sua própria pessoa, enquanto habitou entre nós, e por seu Espírito derramado sobre seus discípulos, capacitando-os a espalhar o conhecimento de Deus no mundo, de uma geração a outra, até o fim do mundo.
Quarto, que Cristo cantaria louvores a seu Pai na igreja. A glória do Pai era o que Cristo tinha em vista; seu coração estava fixado nela, empenhava-se por ela e queria que seu povo se unisse a ele nisso.
[2.] A segunda passagem das Escrituras é citada de Salmos 18:2: E outra vez: “Porei minha confiança nele.” Esse salmo apresenta as aflições que Davi, como tipo de Cristo, encontrou, e como em todas as suas aflições pôs sua confiança em Deus.
Isso mostra que, além de sua natureza divina, que não precisava de amparo, ele assumiria outra natureza, que necessitaria do amparo que ninguém senão Deus podia dar. Sofreu e confiou como nossa cabeça e nosso dirigente. Owen, in locum. Seus irmãos também devem sofrer e confiar.
[3.] A terceira passagem das Escrituras é tirada de Isaías 8:18: “Eis eu e os filhos que Deus me deu.” Isso prova que Cristo é realmente e na verdade homem, pois pais e filhos têm a mesma natureza.
Os filhos de Cristo lhe foram dados pelo Pai no conselho de seu amor eterno e naquela aliança de paz que havia entre eles. E são dados a Cristo em sua conversão.
Quando se apegam à sua aliança, Cristo então os recebe, governa-os, alegra-se neles, aperfeiçoa todos os seus assuntos, leva-os para o céu e ali os apresenta a seu Pai: eis eu e os filhos que você me deu.
Versículos 14 a 18
A Encarnação de Cristo. (62 d.C.)
Aqui o apóstolo prossegue para afirmar a encarnação de Cristo, que assumiu não a natureza dos anjos, mas a descendência de Abraão. Mostra o motivo e o propósito de ter feito isso.
I. A encarnação de Cristo é afirmada (v. 16): “Na verdade, ele não assumiu a natureza dos anjos, mas assumiu a descendência de Abraão.” Participou de carne e sangue.
Embora, como Deus, existisse desde toda a eternidade, ainda assim, na plenitude do tempo, tomou nossa natureza em união com sua natureza divina e se tornou realmente e na verdade homem. Não tomou pela mão os anjos, mas tomou pela mão a descendência de Abraão.
Os anjos caíram, e ele os deixou ir e permanecer sob a punição merecida, a mácula e o domínio de seu pecado, sem esperança nem ajuda. Cristo nunca teve o desígnio de ser o Salvador dos anjos caídos. Como sua árvore caiu, assim permanece caída e assim permanecerá por toda a eternidade; por isso, não assumiu a natureza deles.
A natureza dos anjos não poderia ser um sacrifício expiatório pelo pecado do homem. Ora, Cristo, resolvido a recuperar a descendência de Abraão e levantá-la de seu estado caído, assumiu a natureza humana de alguém que descendia dos lombos de Abraão, para que a mesma natureza que pecara pudesse sofrer.
O propósito era restaurar a natureza humana a um estado de esperança e prova, e todos os que aceitassem a misericórdia a um estado de favor especial e salvação. Agora há esperança e ajuda para o principal dos pecadores em Cristo e por meio dele.
Aqui há um preço pago suficiente para todos e adequado a todos, pois foi em nossa natureza. Reconheçamos todos, então, o dia de nossa visitação graciosa e aproveitemos essa misericórdia distintiva mostrada aos homens caídos, não aos anjos caídos.
II. Os motivos e desígnios da encarnação de Cristo são declarados:
Porque os filhos participavam de carne e sangue, ele devia participar do mesmo e ser feito semelhante a seus irmãos, v. 14, 15. Pois nenhuma natureza superior ou inferior à do homem que pecara poderia sofrer pelo pecado do homem de modo a satisfazer a justiça de Deus, elevar o homem a um estado de esperança e fazer dos crentes filhos de Deus e, assim, irmãos de Cristo.
Tornou-se homem para poder morrer. Como Deus, não podia morrer e, por isso, assumiu outra natureza e estado. Aqui apareceu o amor maravilhoso de Deus: embora Cristo soubesse o que deveria sofrer em nossa natureza e como deveria morrer nela, ainda assim a assumiu com tanta prontidão.
Deus não podia aceitar os sacrifícios e ofertas da lei como propiciação. Um corpo foi preparado para Cristo, e ele disse: “Eis que venho”, “Tenho prazer em fazer tua vontade.”
- Que, por meio da morte, pudesse destruir aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, v. 14. O diabo foi o primeiro pecador e o primeiro tentador ao pecado; o pecado foi a causa que trouxe a morte. Pode-se dizer que ele tem o poder da morte, pois atrai as pessoas ao pecado, cujos caminhos são morte.
Muitas vezes lhe é concedido aterrorizar a consciência das pessoas com o medo da morte. Ele é o executor da justiça divina, arrastando suas almas de seus corpos para o tribunal de Deus, para ali receberem sua condenação; depois é seu atormentador, como antes foi seu tentador.
Nesses aspectos, pode-se dizer que teve o poder da morte. Mas agora Cristo destruiu aquele que tinha o poder da morte a tal ponto que ele não pode manter ninguém sob o poder da morte espiritual.
Nem pode atrair ninguém ao pecado, a causa que trouxe a morte, nem exigir a alma de ninguém de seu corpo, nem executar a sentença contra ninguém, senão aqueles que escolhem ser e continuam sendo seus escravos voluntários e persistem em sua inimizade contra Deus.
- Que pudesse livrar seu próprio povo do medo escravizador da morte, ao qual muitas vezes estão sujeitos. Isso pode se referir aos santos do Antigo Testamento, que estavam mais sob um espírito de escravidão, porque a vida e a imortalidade não foram trazidas à luz tão plenamente quanto agora são pelo evangelho.
Ou pode se referir a todo o povo de Deus, quer sob o Antigo Testamento, quer sob o Novo, cuja mente muitas vezes está em temores perturbadores acerca da morte e da eternidade.
Cristo tornou-se homem e morreu para livrá-los dessas perplexidades da alma, fazendo-os saber que a morte é não apenas um inimigo vencido, mas um amigo reconciliado, enviado não para ferir a alma ou separá-la do amor de Deus, mas para pôr fim a todas as suas queixas e reclamações e lhes dar passagem à vida e bem-aventurança eternas.
Assim, para eles, a morte agora não está na mão de Satanás, mas na mão de Cristo; não é serva de Satanás, mas serva de Cristo. Não tem o inferno a segui-la, mas o céu, para todos os que estão em Cristo.
- Cristo devia ser feito semelhante a seus irmãos, para ser sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes à justiça e honra de Deus e ao amparo e consolo de seu povo. Deve ser fiel a Deus e misericordioso para com os homens:
(1.) Nas coisas concernentes a Deus, à sua justiça e à sua honra: fazer reconciliação pelos pecados do povo, fazer com que todos os atributos da natureza divina e todas as pessoas que nela subsistem se harmonizem na recuperação do homem e reconciliar plenamente Deus e o homem.
Observe: havia uma grande ruptura e desavença entre Deus e o homem por causa do pecado. Mas Cristo, ao se tornar homem e morrer, resolveu a desavença e fez reconciliação a tal ponto que Deus está pronto a receber em favor e amizade todos os que vêm a ele por Cristo.
(2.) Nas coisas concernentes a seu povo, ao amparo e consolo deles: porque sofreu ao ser tentado, ele pode socorrer os que são tentados, v. 18. Observe aqui:
[1.] A paixão de Cristo: ele sofreu ao ser tentado, e suas tentações não foram a menor parte de seus sofrimentos. Foi tentado em todas as coisas como nós somos, contudo sem pecado, Hebreus 4:15.
[2.] A compaixão de Cristo: ele pode socorrer os que são tentados. É tocado pelo sentimento de nossas fraquezas, um médico compassivo, terno e habilidoso. Sabe como tratar almas tentadas e entristecidas, porque ele próprio esteve doente da mesma enfermidade, não de pecado, mas de tentação e aflição de alma.
A lembrança de suas próprias dores e tentações o faz lembrar-se das provações de seu povo e estar pronto a ajudá-los. Observe aqui:
Primeiro, os melhores cristãos estão sujeitos a tentações, a muitas tentações, enquanto estão neste mundo. Nunca contemos com absoluta liberdade de tentações neste mundo.
Segundo, as tentações levam nossa alma a tamanha angústia e perigo que ela precisa de amparo e socorro.
Terceiro, Cristo está pronto e disposto a socorrer os que recorrem a ele sob suas tentações. Tornou-se homem e foi tentado para estar habilitado em todos os aspectos a socorrer seu povo.