Gênesis 9
Argumento
Tanto o mundo quanto a igreja estavam agora outra vez reduzidos a uma família, a família de Noé, de cujos assuntos este capítulo nos dá conta. Temos ainda mais razão para tomar conhecimento deles, porque desta família somos todos descendentes.
Temos aqui:
I. A aliança da providência estabelecida com Noé e com os seus filhos, vv. 1-11. Nesta aliança:
- Deus lhes promete cuidar da vida deles, de modo que:
(1.) Eles repovoariam a terra, v. 1, 7.
(2.) Estariam a salvo das agressões dos animais irracionais, que os temeriam, v. 2.
(3.) Seria permitido a eles comer carne para o sustento da vida; só não deviam comer sangue, v. 3, 4.
(4.) O mundo nunca mais seria afogado, vv. 8-11.
- Deus exige deles que cuidem da vida uns dos outros e da própria, v. 5, 6.
II. O selo dessa aliança, a saber, o arco-íris, vv. 12-17.
III. Uma passagem particular da história a respeito de Noé e dos seus filhos, que deu ocasião a algumas profecias relativas aos tempos posteriores:
O pecado e a vergonha de Noé, v. 20, 21.
A insolência e a impiedade de Cam, v. 22.
O recato piedoso de Sem e de Jafé, v. 23.
A maldição de Canaã e a bênção de Sem e de Jafé, vv. 25-27.
IV. A idade e a morte de Noé, v. 28, 29.
Versículos 1 a 7
A Bênção de Noé e dos Seus Filhos. (a.C. 2348.)
No fim do capítulo anterior, lemos as coisas muito bondosas que Deus disse no seu coração a respeito do restante da humanidade que agora ficava para ser a semente de um novo mundo.
Agora, aqui, temos essas coisas bondosas ditas a eles. De modo geral, Deus abençoou Noé e seus filhos (v. 1), isto é, garantiu-lhes a sua boa vontade para com eles e as suas intenções cheias de graça a respeito deles.
Isso decorre do que ele disse no seu coração. Repare: todas as promessas de bem que Deus faz brotam dos seus propósitos de amor e dos conselhos da sua própria vontade. Veja Efésios 1:11; 3:11, e compare com Jeremias 29:11: “Eu sei os pensamentos que penso a vosso respeito”.
Lemos em Gênesis 8:20 como Noé abençoou a Deus, pelo seu altar e pelo seu sacrifício. Agora, aqui, encontramos Deus abençoando Noé.
Repare: Deus abençoará graciosamente (isto é, fará bem a) aqueles que sinceramente o abençoam (isto é, falam bem dele). Os que são de fato agradecidos pelas misericórdias que receberam tomam o caminho mais direto para tê-las confirmadas e continuadas.
Ora, aqui temos a Magna Charta, a grande carta deste novo reino da natureza, que agora seria erigido e constituído, tendo a carta anterior sido perdida e confiscada.
I. As concessões desta carta são bondosas e cheias de graça para com os homens. Aqui está:
- Uma concessão de terras de vastíssima extensão, e uma promessa de grande aumento de homens para ocupá-las e desfrutá-las.
A primeira bênção é aqui renovada: “Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra” (v. 1), e repetida (v. 7), pois a raça humana devia, por assim dizer, começar de novo.
(1.) Ora, Deus põe diante deles a terra inteira, e lhes diz que ela é toda deles, enquanto durar, para eles e para os seus herdeiros.
Repare: Deus deu a terra aos filhos dos homens, para posse e habitação, Salmos 115:16. Ainda que não seja um paraíso, e sim antes um deserto, é melhor do que merecemos. Bendito seja Deus, não é o inferno.
(2.) Ele lhes dá uma bênção, pela força e pela virtude da qual a humanidade seria tanto multiplicada quanto perpetuada sobre a terra, de modo que em pouco tempo todas as partes habitáveis da terra estariam mais ou menos habitadas.
E, ainda que uma geração passasse, outra geração viria, enquanto o mundo durar, de modo que a corrente da raça humana fosse suprida por uma sucessão constante e corresse paralela ao curso do tempo, até que ambas fossem entregues juntas no oceano da eternidade.
Ainda que a morte continuasse a reinar, e o Senhor continuasse a se dar a conhecer pelos seus juízos, a terra nunca mais seria despovoada como agora foi, e sim continuamente repovoada, Atos 17:24-26.
- Uma concessão de poder sobre as criaturas inferiores, v. 2. Ele concede:
(1.) Um direito sobre elas: são entregues nas mãos de vocês, para o uso e o proveito de vocês.
(2.) Um domínio sobre elas, sem o qual o direito de pouco valeria: “O temor de vós e o pavor de vós estará sobre todo animal”. Isso revive uma concessão anterior (Gênesis 1:28), só que com esta diferença: o homem na inocência governava pelo amor; o homem caído governa pelo medo.
Ora, esta concessão continua em vigor, e até aqui ainda temos o benefício dela:
[1.] Que as criaturas que nos são de algum modo úteis são domesticadas, e nós as usamos para o serviço ou para o alimento, ou para ambos, conforme sejam capazes.
O cavalo e o boi se submetem pacientemente ao freio e ao jugo, e a ovelha está muda tanto diante do tosquiador quanto diante do açougueiro; porque o temor e o pavor do homem estão sobre eles.
[2.] Que as criaturas que nos são de algum modo nocivas são refreadas, de modo que, embora de quando em quando o homem possa ser ferido por algumas delas, elas não se juntam para se levantar em rebelião contra o homem.
Do contrário, Deus poderia por elas destruir o mundo tão eficazmente quanto o fez pelo dilúvio; é um dos juízos severos de Deus, Ezequiel 14:21.
O que é que mantém os lobos fora das nossas cidades e os leões fora das nossas ruas, e os confina ao deserto, senão este temor e este pavor? Mais que isso: alguns foram domados, Tiago 3:7.
- Uma concessão de sustento e subsistência: “Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento”, v. 3.
Até aqui, pensa a maioria, o homem estivera limitado a se alimentar dos produtos da terra: frutos, ervas e raízes, e todo tipo de cereal e leite; assim foi a primeira concessão, Gênesis 1:29.
Mas, tendo o dilúvio talvez levado embora boa parte da virtude da terra, e tornado assim os seus frutos menos agradáveis e menos nutritivos, Deus ampliou agora a concessão e permitiu ao homem comer carne.
Nisso o homem talvez jamais tivesse pensado, até que agora Deus o dirigiu a isso; nem tinha por isso mais desejo do que uma ovelha tem de sugar sangue como um lobo.
Mas agora é permitido ao homem alimentar-se de carne, tão livre e seguramente quanto da erva verde. Ora, veja aqui:
(1.) Que Deus é um bom senhor, e provê não só para que vivamos, mas para que vivamos com conforto no seu serviço; não apenas para a necessidade, mas para o deleite.
(2.) Que toda criatura de Deus é boa, e nada é para se rejeitar, 1 Timóteo 4:4. Depois, alguns alimentos bastante próprios para se comer foram proibidos pela lei cerimonial; mas desde o princípio, ao que parece, não foi assim, e por isso não é assim debaixo do evangelho.
II. Os preceitos e as ressalvas desta carta não são menos bondosos e cheios de graça, e são exemplos da boa vontade de Deus para com o homem.
Os doutores judeus falam com tanta frequência dos sete preceitos de Noé, ou dos filhos de Noé, que segundo eles deviam ser observados por todas as nações, que não será fora de propósito registrá-los.
O primeiro, contra o culto aos ídolos. O segundo, contra a blasfêmia, e exigindo que se bendiga o nome de Deus. O terceiro, contra o homicídio. O quarto, contra o incesto e toda impureza.
O quinto, contra o furto e a rapina. O sexto, exigindo a administração da justiça. O sétimo, contra comer carne com a vida.
Os judeus exigiam a observância destes dos prosélitos da porta. Mas os preceitos aqui dados dizem respeito todos à vida do homem.
- O homem não deve prejudicar a própria vida comendo alimento que seja insalubre e nocivo à sua saúde (v. 4): “A carne com a sua vida, que é o seu sangue” (isto é, carne crua), “não comereis”, como fazem os animais de rapina.
Era necessário acrescentar esta limitação à concessão da liberdade de comer carne, para que, em vez de nutrirem os seus corpos com ela, não os destruíssem. Com isso Deus quis mostrar:
(1.) Que, embora fossem senhores das criaturas, eram súditos do Criador, e estavam sob as restrições da lei dele.
(2.) Que não deviam ser gulosos e apressados ao tomar o seu alimento, e sim esperar o preparo dele; não como os soldados de Saul (1 Samuel 14:32), nem como os comilões desregrados de carne, Provérbios 23:20.
(3.) Que não deviam ser bárbaros e cruéis com as criaturas inferiores. Deviam ser senhores, mas não tiranos; podiam matá-las para o seu proveito, mas não atormentá-las para o seu prazer, nem arrancar o membro de uma criatura enquanto ela ainda estava viva e comê-lo.
(4.) Que, enquanto durasse a lei dos sacrifícios, na qual o sangue fazia expiação pela alma (Levítico 17:11), significando que a vida do sacrifício era aceita pela vida do pecador, o sangue não devia ser olhado como coisa comum, e sim derramado diante do Senhor (2 Samuel 23:16), ou sobre o altar dele, ou sobre a terra dele.
Mas, agora que o grande e verdadeiro sacrifício foi oferecido, a obrigação da lei cessa junto com a razão dela.
- O homem não deve tirar a própria vida: “O vosso sangue, o das vossas vidas, requererei”, v. 5.
As nossas vidas não são tão nossas que possamos deixá-las quando bem quisermos; elas são de Deus, e temos de entregá-las quando ele quiser. Se de algum modo apressarmos a nossa própria morte, seremos responsáveis diante de Deus por isso.
- Não se deve permitir que os animais firam a vida do homem: “Da mão de todo animal a requererei”.
Para mostrar quão zeloso Deus era da vida do homem, ainda que houvesse feito havia pouco tal destruição de vidas, ele quer que seja morto o animal que mata um homem.
Isso foi confirmado pela lei de Moisés (Êxodo 21:28), e penso que não seria imprudente continuar a observá-la. Assim Deus mostrou o seu ódio ao pecado do homicídio, para que os homens o odiassem ainda mais, e não só o punissem, mas o impedissem. E veja Jó 5:23.
- Os assassinos voluntários devem ser mortos. Este é o pecado que aqui se pretende refrear pelo terror da punição:
(1.) Deus há de punir os assassinos: “Da mão do irmão de cada homem requererei a vida do homem”, isto é: “Vingarei o sangue do assassinado sobre o assassino”. 2 Crônicas 24:22.
Quando Deus requer a vida de um homem da mão daquele que a tirou injustamente, o assassino não pode devolvê-la, e por isso tem de dar a sua própria em lugar dela, que é o único modo que resta de fazer restituição.
Repare: o Deus justo certamente há de fazer inquirição do sangue, ainda que os homens não possam ou não o façam.
Uma hora ou outra, neste mundo ou no vindouro, ele tanto descobrirá os homicídios ocultos, escondidos dos olhos dos homens, quanto punirá os homicídios assumidos e justificados, que são grandes demais para a mão do homem.
(2.) O magistrado deve punir os assassinos (v. 6): “Quem derramar o sangue do homem”, seja por provocação repentina, seja tendo-o premeditado (pois a ira precipitada é homicídio do coração, do mesmo modo que a malícia premeditada, Mateus 5:21, 22), “pelo homem o seu sangue será derramado”.
Isto é, pelo magistrado, ou por quem for designado ou autorizado a ser o vingador do sangue. Há os que são ministros de Deus para este fim, para serem proteção aos inocentes por serem terror aos maliciosos e aos malfeitores, e não devem “trazer a espada em vão”, Romanos 13:4.
Antes do dilúvio, como parece pela história de Caim, Deus tomou nas próprias mãos a punição do homicídio; mas agora ele confiou este julgamento aos homens: primeiro aos chefes de família, e depois aos chefes das nações, que devem ser fiéis à confiança neles depositada.
Repare: o homicídio voluntário deve sempre ser punido com a morte. É um pecado que o Senhor não quis perdoar num príncipe (2 Reis 24:3, 4), e que, portanto, um príncipe não deve perdoar num súdito.
A esta lei vem anexada uma razão: “Porque à imagem de Deus fez ele o homem” no princípio. O homem é uma criatura querida ao seu Criador, e por isso deve ser querida também a nós. Deus pôs honra sobre ele; não ponhamos nós, então, desprezo sobre ele.
Restam ainda, mesmo no homem caído, tais vestígios da imagem de Deus, que aquele que mata injustamente um homem desfigura a imagem de Deus e o desonra.
Quando Deus permitiu que os homens matassem os seus animais, ainda assim proibiu que matassem os seus escravos; pois estes são de uma natureza muito mais nobre e excelente: não só criaturas de Deus, mas a sua imagem, Tiago 3:9.
Todos os homens têm algo da imagem de Deus sobre si; mas os magistrados têm, além disso, a imagem do seu poder, e os santos, a imagem da sua santidade; e por isso os que derramam o sangue de príncipes ou de santos incorrem em dupla culpa.
Versículos 8 a 11
A Aliança de Deus com Noé. (a.C. 2347.)
Temos aqui:
I. O estabelecimento geral da aliança de Deus com este novo mundo, e o alcance dessa aliança, v. 9, 10. Observe aqui:
Que Deus se agrada, por graça, de tratar com o homem por via de uma aliança. Nisso Deus engrandece muito o favor com que se inclina até nós, e anima muito o dever e a obediência do homem, como serviço racional e proveitoso.
Que todas as alianças de Deus com o homem são feitas por ele mesmo: “Eu, eis que eu”.
Está expresso assim tanto para despertar a nossa admiração — “Veja, e admire-se: ainda que Deus seja alto, ele tem esta consideração pelo homem” — quanto para confirmar a nossa certeza da validade da aliança — “Veja e repare: sou eu que a faço; eu, que sou fiel e capaz de cumpri-la”.
Que as alianças de Deus estão estabelecidas mais firmemente do que as colunas do céu ou os fundamentos da terra, e não podem ser anuladas.
Que as alianças de Deus são feitas com os que entram nelas e com a semente deles; a promessa é para eles e para os seus filhos.
Que podem ser tomados em aliança com Deus, e receber os benefícios dela, aqueles que, no entanto, não são capazes de estipular de sua parte, nem de dar o próprio consentimento. Porque esta aliança é feita com “toda criatura vivente”, com “todo animal da terra”.
II. A intenção particular desta aliança. Ela foi destinada a resguardar o mundo de outro dilúvio: “não haverá mais dilúvio”.
Deus já tinha afogado o mundo uma vez, e ele continuava tão imundo e provocador como sempre; Deus previa a maldade dele, e mesmo assim prometeu que nunca mais o afogaria, porque ele não trata conosco segundo os nossos pecados.
É devido à bondade e à fidelidade de Deus, e não a alguma reforma do mundo, que ele não tem sido inundado muitas vezes e que não está inundado agora.
Assim como o velho mundo foi arruinado para ser monumento de justiça, este mundo permanece até hoje como monumento de misericórdia, segundo o juramento de Deus de que as águas de Noé não tornariam mais a cobrir a terra, Isaías 54:9.
Esta promessa de Deus mantém o mar e as nuvens no lugar que lhes foi decretado, e lhes põe portas e ferrolhos: até aqui elas virão, Jó 38:10, 11.
Se o mar enchesse por apenas alguns dias, como faz duas vezes por dia durante algumas horas, que desolação causaria! E como seriam destrutivas as nuvens, se aguaceiros como os que às vezes vimos continuassem por muito tempo!
Mas Deus, com os mares que enchem e as chuvas que varrem tudo, mostra o que poderia fazer em cólera; e, ao mesmo tempo, preservando a terra de ser inundada entre um e outro, mostra o que pode fazer em misericórdia e o que fará em verdade.
Demos a ele a glória da sua misericórdia ao prometer e da sua verdade ao cumprir. Esta promessa não impede:
Que Deus traga outros juízos devastadores sobre a humanidade; porque, ainda que aqui ele se tenha obrigado a não usar mais esta flecha, tem outras flechas na sua aljava.
Nem que ele destrua determinados lugares e países pelas inundações do mar ou dos rios.
Nem a destruição do mundo pelo fogo no último dia será quebra alguma da sua promessa. O pecado que afogou o velho mundo há de queimar este.
Versículos 12 a 17
Os artigos de um acordo entre os homens costumam ser selados, para que as alianças sejam mais solenes, e o cumprimento delas mais seguro, para satisfação mútua.
Por isso Deus, querendo mostrar com muito mais abundância aos herdeiros da promessa a imutabilidade dos seus conselhos, confirmou a sua aliança com um selo (Hebreus 6:17), o que faz com que os fundamentos sobre os quais edificamos permaneçam firmes, 2 Timóteo 2:19.
O selo desta aliança da natureza era bem natural: era o arco-íris, que provavelmente já era visto nas nuvens antes, quando as causas segundas se combinavam, mas nunca foi selo da aliança até agora, quando foi feito selo por uma instituição divina.
Agora, a respeito deste selo da aliança, observe:
- Este selo é aposto junto com repetidas garantias da verdade daquela promessa que ele foi destinado a ratificar: “Ponho o meu arco na nuvem” (v. 13); “ele será visto na nuvem” (v. 14), para que o olho comova o coração e confirme a fé. Ele será o sinal da aliança (v. 12, 13), e Deus se lembrará da sua aliança, para que as águas não mais se tornem em dilúvio, v. 15.
Mais que isso: como se a Mente Eterna precisasse de um lembrete, “olharei para ele, para que me lembre da aliança eterna”, v. 16. Assim, aqui há linha sobre linha, para que tenhamos consolação segura e forte, nós que nos agarramos a esta esperança.
O arco-íris aparece quando as nuvens estão mais dispostas à chuva, e volta depois da chuva; quando temos mais razão para temer que a chuva prevaleça, então Deus mostra este selo da promessa, de que ela não há de prevalecer. Assim Deus sai ao encontro dos nossos temores com encorajamentos tanto adequados quanto oportunos.
Quanto mais espessa a nuvem, mais brilhante o arco na nuvem. Assim, à medida que abundam as aflições ameaçadoras, muito mais abundam as consolações que encorajam, 2 Coríntios 1:5.
O arco-íris aparece quando uma parte do céu está limpa, o que indica misericórdia lembrada no meio da cólera; e as nuvens ficam como que debruadas pelo arco-íris, para que não se espalhem por todo o céu, porque o arco é chuva colorida, ou as bordas de uma nuvem douradas.
O arco-íris é o reflexo dos raios do sol, o que indica que toda a glória e todo o significado dos selos da aliança derivam de Cristo, o Sol de justiça, que também é descrito com um arco-íris ao redor do seu trono (Apocalipse 4:3) e um arco-íris sobre a sua cabeça (Apocalipse 10:1), o que indica não só a sua majestade, mas a sua mediação.
O arco-íris tem cores de fogo, para significar que, embora Deus não venha a afogar o mundo outra vez, ainda assim, quando o mistério de Deus se consumar, o mundo será consumido pelo fogo.
Um arco anuncia terror, mas este arco não tem corda nem flecha, como tem o arco preparado contra os perseguidores (Salmos 7:12, 13), e um arco sozinho pouco estrago fará. É um arco, mas está voltado para cima, não para a terra; pois os selos da aliança foram feitos para consolar, não para aterrorizar.
Assim como Deus olha para o arco para se lembrar da aliança, assim devemos nós olhar, para que também nós nos lembremos sempre da aliança, com fé e gratidão.
Versículos 18 a 23
O Pecado de Cam. (a.C. 2347.)
Aqui está: I. A família de Noé e a sua ocupação. Os nomes dos seus filhos são mencionados outra vez (v. 18, 19) como aqueles a partir dos quais toda a terra foi povoada, pelo que parece que Noé, depois do dilúvio, não teve mais filhos: o mundo inteiro veio destes três.
Repare: Deus, quando lhe apraz, pode fazer de um pequeno mil, e aumentar grandemente o fim daqueles cujo princípio foi pequeno. Tais são o poder e a eficácia de uma bênção divina.
O trabalho a que Noé se dedicou foi o de lavrador; em hebraico, “um homem da terra”, isto é, um homem que lida com a terra, que tinha terra em sua mão e a cultivava.
Todos nós somos por natureza homens da terra: feitos dela, vivendo sobre ela e correndo depressa para ela. Muitos o são pecaminosamente, apegados às coisas terrenas.
A sua vocação levou Noé a negociar com os frutos da terra. Ele começou a ser lavrador, isto é, algum tempo depois de sair da arca voltou à sua antiga ocupação, da qual fora desviado primeiro pela construção da arca e, depois, provavelmente pela construção de uma casa em terra seca para si e para a sua família.
Durante esse longo tempo ele tinha sido carpinteiro; mas agora começava outra vez a ser lavrador.
Observe: embora Noé fosse um grande homem e um homem bom, um homem velho e um homem rico, um homem muito favorecido pelo céu e honrado na terra, ainda assim não quis levar uma vida ociosa nem julgar a profissão do lavrador abaixo de si.
Repare: ainda que Deus, pela sua providência, possa nos afastar por um tempo das nossas ocupações, ainda assim, quando a ocasião passa, devemos, com humildade e diligência, voltar a elas e, na vocação em que fomos chamados, permanecer fielmente com Deus, 1 Coríntios 7:24.
II. O pecado e a vergonha de Noé. Ele plantou uma vinha; e, depois de colher a vindima, é provável que tenha marcado um dia de alegria e de festa na sua família, tendo consigo os filhos e os netos, para que se alegrassem com ele no aumento da sua casa, assim como no aumento da sua vinha.
E podemos supor que ele tenha aberto a festa com um sacrifício em honra de Deus. Se isso foi omitido, era justo da parte de Deus deixá-lo entregue a si mesmo, para que aquele que não começou com Deus terminasse com os animais; mas esperamos, por caridade, que não tenha sido.
E talvez ele tenha marcado essa festa com o desígnio de, no fim dela, abençoar os seus filhos, como Isaque em Gênesis 27:3, 4: “para que eu coma, e a minha alma te abençoe”.
Nessa festa ele bebeu do vinho; pois quem planta uma vinha e não come do fruto dela? Mas bebeu com liberalidade demais, mais do que a sua cabeça nessa idade podia suportar, porque ficou embriagado.
Temos razão para crer que ele nunca esteve embriagado antes nem depois. Observe como ele veio agora a ser surpreendido nessa falta.
Foi pecado dele, e um grande pecado, tanto pior por vir tão pouco depois de um grande livramento; mas Deus o deixou entregue a si mesmo, como fez com Ezequias (2 Crônicas 32:31), e deixou registrado esse deslize dele, para nos ensinar:
Que a mais bela cópia que um simples homem já escreveu desde a queda teve os seus borrões e os seus traços errados. Disse-se de Noé que ele era “perfeito nas suas gerações” (Gênesis 6:9), mas isto mostra que se trata de sinceridade, e não de uma perfeição sem pecado.
Que às vezes aqueles que, com vigilância e resolução, pela graça de Deus guardaram a sua integridade em meio à tentação, foram surpreendidos pelo pecado — por segurança presunçosa, por descuido e por negligência da graça de Deus — quando a hora da tentação já havia passado.
Noé, que se manteve sóbrio em companhia de bêbados, agora está bêbado em companhia de sóbrios. Aquele que pensa estar em pé tome cuidado.
- Que precisamos ter muito cuidado, quando usamos com fartura as boas criaturas de Deus, para não usá-las em excesso. Os discípulos de Cristo devem tomar cuidado para que em tempo algum os seus corações se sobrecarreguem, Lucas 21:34.
Agora, a consequência do pecado de Noé foi a vergonha. Ele ficou descoberto dentro da sua tenda, exposto em nudez para vergonha sua, como Adão depois de ter comido o fruto proibido.
Mas Adão procurou esconder-se; Noé está tão destituído de pensamento e de razão que não procura nenhuma cobertura. Este foi um fruto da vinha em que Noé não pensou.
Observe aqui o grande mal do pecado da embriaguez:
(1.) Ele revela os homens. As fraquezas que eles têm, denunciam-nas quando estão bêbados; e os segredos que lhes foram confiados são então facilmente arrancados deles. Porteiros bêbados deixam os portões abertos.
(2.) Ele desonra os homens e os expõe ao desprezo. Assim como os revela, também os envergonha. Os homens dizem e fazem, quando bêbados, aquilo que, sóbrios, os faria corar só de pensar, Habacuque 2:15, 16.
III. A insolência e a impiedade de Cam. Ele viu a nudez do seu pai e contou aos seus dois irmãos, v. 22. Vê-la por acaso e sem querer não teria sido crime; mas:
- Ele se comprazeu com a visão, como os edomitas olharam para o dia do seu irmão (Obadias 1:12), com prazer e com insulto.
Talvez Cam tivesse ele mesmo se embriagado alguma vez e tivesse sido censurado por isso pelo seu bom pai, a quem, por causa disso, teve prazer em ver assim vencido.
Repare: é comum que aqueles que andam em caminhos falsos se alegrem com os passos em falso que às vezes veem outros dar.
Mas a caridade não se alegra com a iniquidade, nem os verdadeiros penitentes, que se entristecem pelos seus próprios pecados, podem alegrar-se com os pecados alheios.
- Ele contou aos seus dois irmãos lá fora (na rua, como diz a palavra), de maneira zombeteira e escarnecedora, para que o seu pai parecesse vil aos olhos deles. É muito errado:
(1.) Fazer troça do pecado (Provérbios 14:9) e envaidecer-nos com aquilo que antes deveríamos lamentar, 1 Coríntios 5:2.
(2.) E publicar as faltas de quem quer que seja, especialmente as dos pais, a quem é nosso dever honrar.
Noé não era apenas um homem bom: também tinha sido um bom pai para ele; e esta foi uma retribuição extremamente vil e sem franqueza à ternura que dele recebera.
Cam é aqui chamado de pai de Canaã, o que dá a entender que aquele que era ele mesmo pai deveria ter sido mais respeitoso com quem era o pai dele.
IV. O zelo piedoso de Sem e Jafé em cobrir a vergonha do seu pobre pai, v. 23. Eles não apenas não quiseram vê-la, como também providenciaram que mais ninguém a visse.
Nisso nos dão exemplo de caridade quanto ao pecado e à vergonha dos outros. Não devemos apenas deixar de dizer “Conjuração!” junto com os que o proclamam, mas devemos ter o cuidado de encobrir o pecado e a vergonha, ou ao menos de interpretá-los da melhor maneira possível, fazendo assim como gostaríamos que fizessem conosco.
Há um manto de amor a ser lançado sobre as faltas de todos, 1 Pedro 4:8.
Além disso, há uma veste de reverência a ser lançada sobre as faltas dos pais e de outros superiores.
Versículos 24 a 27
A Profecia de Noé. (a.C. 2347.)
I. Aqui Noé volta a si: ele acordou do seu vinho. O sono o curou e, podemos supor, o curou de tal modo que ele nunca mais recaiu naquele pecado.
Quem dorme como Noé dormiu deve acordar como ele acordou, e não como aquele bêbado (Provérbios 23:35) que diz ao acordar: “Ainda tornarei a buscá-lo.”
II. O espírito de profecia vem sobre ele e, como Jacó ao morrer, ele diz aos seus filhos o que lhes acontecerá, Gênesis 49:1:
- Ele pronuncia uma maldição sobre Canaã, filho de Cam (v. 25), e nele o próprio Cam é amaldiçoado — ou porque esse seu filho era agora mais culpado que os demais, ou porque a posteridade desse filho seria depois arrancada da sua terra para dar lugar a Israel.
E Moisés registra isso aqui para animar Israel nas guerras de Canaã: embora os cananeus fossem um povo temível, ainda assim eram desde antigo um povo amaldiçoado e condenado à ruína.
A maldição específica é esta: “Servo dos servos” — isto é, o mais baixo e mais desprezível dos servos — “será ele, sim, para os seus irmãos”. Os que por nascimento eram seus iguais serão, pela conquista, seus senhores.
Isso aponta certamente para as vitórias que Israel obteve sobre os cananeus, pelas quais todos eles foram ou passados ao fio da espada ou postos debaixo de tributo (Josué 9:23; Juízes 1:28, 30, 33, 35), o que só aconteceu cerca de 800 anos depois disto.
Repare: (1.) Deus muitas vezes visita a iniquidade dos pais nos filhos, sobretudo quando os filhos herdam as disposições más dos pais, imitam as práticas más dos pais e nada fazem para cortar o vínculo hereditário da maldição.
(2.) Com justiça se lança desonra sobre quem lança desonra sobre os outros, especialmente sobre quem desonra e entristece os seus próprios pais.
Um filho que falta ao dever e zomba dos seus pais já não é digno de ser chamado filho: merece ser feito como um servo assalariado, ou melhor, como um servo dos servos entre os seus irmãos.
(3.) Ainda que as maldições divinas operem devagar, ainda assim, mais cedo ou mais tarde elas surtem efeito. Os cananeus estavam debaixo de uma maldição de escravidão e, no entanto, por muito tempo tiveram o domínio.
Pois uma família, um povo, uma pessoa pode estar debaixo da maldição de Deus e ainda assim prosperar longamente no mundo, até que a medida da sua iniquidade, como a dos cananeus, se encha.
Muitos estão marcados para a ruína sem ainda estarem maduros para a ruína. Portanto, o seu coração não tenha inveja dos pecadores.
- Ele vincula uma bênção, como herança, a Sem e a Jafé:
(1.) Ele abençoa Sem — ou melhor, abençoa a Deus por causa dele —, e ainda assim de um modo que dá a Sem direito à maior honra e à maior felicidade imagináveis, v. 26.
Observe: [1.] Ele chama o Senhor de o Deus de Sem; e feliz, três vezes feliz, é “o povo cujo Deus é o Senhor”, Salmos 144:15. Todas as bênçãos estão incluídas nisto.
Esta foi a bênção conferida a Abraão e à sua descendência: o Deus do céu não se envergonhou de ser chamado o Deus deles, Hebreus 11:16.
Sem é suficientemente recompensado pelo respeito ao seu pai nisto: o próprio Senhor lhe dá esta honra, a de ser o seu Deus — o que é recompensa suficiente por todos os nossos serviços e todos os nossos sofrimentos pelo nome dele.
[2.] Ele dá a Deus a glória daquela boa obra que Sem tinha feito e, em vez de abençoar e louvar aquele que foi o instrumento, abençoa e louva a Deus, que foi o autor.
Repare: a glória de tudo o que a qualquer tempo é bem feito, por nós ou por outros, deve ser humilde e agradecidamente transmitida a Deus, que opera em nós e em nosso favor todas as nossas boas obras.
Quando vemos as boas obras dos homens, devemos glorificar não a eles, mas ao nosso Pai, Mateus 5:16. Assim Davi, na prática, abençoou Abigail quando abençoou a Deus, que a enviou (1 Samuel 25:32, 33); porque é honra e favor ser empregado por Deus e usado por ele para fazer o bem.
[3.] Ele prevê e prediz que o trato bondoso de Deus com Sem e com a família dele seria tal que evidenciaria ao mundo inteiro que ele era o Deus de Sem, e que por isso ações de graças lhe seriam rendidas por muitos: “Bendito seja o Senhor Deus de Sem.”
[4.] Fica sugerido que a igreja seria edificada e continuada na posteridade de Sem; porque dele vieram os judeus, que foram, por muito tempo, o único povo professante que Deus tinha no mundo.
[5.] Alguns pensam que aqui se faz referência a Cristo, que era o Senhor Deus e que, na sua natureza humana, descenderia dos lombos de Sem; pois dele, segundo a carne, veio Cristo.
[6.] Canaã em particular fica escravizado a ele: “ele será seu servo”. Repare: os que têm o Senhor por seu Deus terão tanto da honra e do poder deste mundo quanto ele achar bom para eles.
(2.) Ele abençoa Jafé e, nele, as ilhas dos gentios, que foram povoadas pela descendência dele: “Deus alargará a Jafé, e ele habitará nas tendas de Sem”, v. 27.
Agora, [1.] alguns atribuem isto inteiramente a Jafé, e entendem que denota uma de duas coisas:
Primeiro, a prosperidade exterior dele: que a sua descendência seria tão numerosa e tão vitoriosa que se tornaria senhora das tendas de Sem — o que se cumpriu quando o povo dos judeus, o mais eminente da raça de Sem, foi tributário primeiro dos gregos e depois dos romanos, ambos descendência de Jafé.
Repare: a prosperidade exterior não é marca infalível da verdadeira igreja; as tendas de Sem nem sempre são as tendas do conquistador.
Ou, Segundo, denota a conversão dos gentios e a entrada deles na igreja; e então deveríamos ler assim: “Deus persuadirá a Jafé” (pois é isso que a palavra significa), e então, assim persuadido, “ele habitará nas tendas de Sem”, isto é, judeus e gentios serão unidos num só aprisco no evangelho.
Depois que muitos dos gentios tiverem sido feitos prosélitos da religião judaica, ambos serão um em Cristo (Efésios 2:14, 15), e a igreja cristã, formada em sua maior parte de gentios, sucederá aos judeus nos privilégios de membros da igreja.
Tendo estes primeiro se lançado fora pela sua incredulidade, os gentios habitarão nas tendas deles, Romanos 11:11, etc.
Repare: só Deus pode trazer de volta para a igreja aqueles que dela se separaram. É o poder de Deus que torna o evangelho de Cristo eficaz para a salvação, Romanos 1:16.
E ainda: as almas são trazidas para a igreja não pela força, mas pela persuasão, Salmos 110:3. Elas são atraídas com cordas de homem e persuadidas pela razão a serem religiosas.
[2.] Outros dividem isto entre Jafé e Sem, visto que Sem não tinha sido abençoado diretamente, v. 26.
Primeiro, Jafé tem a bênção da terra debaixo: “Deus alargará a Jafé” — alargará a sua descendência, alargará a sua fronteira. A posteridade de Jafé povoou toda a Europa, grande parte da Ásia e talvez a América.
Repare: Deus deve ser reconhecido em todos os nossos alargamentos. É ele que alarga o território e alarga o coração. E ainda: muitos habitam em tendas grandes sem habitar nas tendas de Deus, como Jafé habitou.
Segundo, Sem tem a bênção do céu em cima: “ele” — isto é, Deus — “habitará nas tendas de Sem”, ou seja, “dos lombos dele virá Cristo, e na descendência dele a igreja terá continuidade”.
O direito de primogenitura seria agora dividido entre Sem e Jafé, ficando Cam inteiramente descartado. No principado que ambos partilham por igual, Canaã será servo dos dois.
A porção dobrada é dada a Jafé, a quem Deus alargará; mas o sacerdócio é dado a Sem, porque Deus habitará nas tendas de Sem.
E certamente somos mais felizes tendo Deus habitando nas nossas tendas do que se tivéssemos ali toda a prata e todo o ouro do mundo. É melhor habitar em tendas com Deus do que em palácios sem ele.
Em Salém, onde está o tabernáculo de Deus, há mais satisfação do que em todas as ilhas dos gentios.
Terceiro, ambos têm domínio sobre Canaã: “Canaã será servo deles” — assim leem alguns. Quando Jafé se junta a Sem, Canaã cai diante dos dois. Quando estranhos se tornam amigos, inimigos se tornam servos.
Versículos 28 a 29
Veja aqui:
- Como Deus prolongou a vida de Noé. Ele viveu 950 anos, vinte a mais que Adão e apenas dezenove a menos que Matusalém.
Essa vida longa foi uma recompensa adicional da sua piedade notável e uma grande bênção para o mundo, ao qual sem dúvida ele continuou sendo pregador da justiça, com esta vantagem: que agora todos a quem pregava eram os seus próprios filhos.
- Como Deus finalmente pôs fim à vida dele. Ainda que tivesse vivido muito, ainda assim morreu, tendo provavelmente visto primeiro muitos dos que dele descenderam morrerem antes dele.
Noé viveu para ver dois mundos; mas, sendo herdeiro da justiça que é segundo a fé, quando morreu foi ver um melhor do que qualquer um dos dois.