Gênesis 5
Argumento
Este capítulo é a única história autêntica que existe da primeira era do mundo, da criação ao dilúvio, contendo (segundo a verdade do texto hebraico) 1.656 anos, como se pode calcular com facilidade pelas idades dos patriarcas antes de gerarem aquele filho por quem a linhagem desceu até Noé.
Esta genealogia é uma daquelas que o apóstolo chama de “genealogias intermináveis” (1 Timóteo 1:4), porque Cristo, que era o fim da lei do Antigo Testamento, era também o fim das genealogias do Antigo Testamento; para ele elas olhavam, e nele se centravam.
A genealogia aqui registrada está inserida de forma resumida na ascendência do nosso Salvador (Lucas 3:36-38), e é de grande utilidade para mostrar que Cristo era a semente da mulher que havia sido prometida. Temos aqui um relato:
I. Sobre Adão, vv. 1-5.
II. Sete, vv. 6-8.
III. Enos, vv. 9-11.
IV. Cainã, vv. 12-14.
V. Maalalel, vv. 15-17.
VI. Jarede, vv. 18-20.
VII. Enoque, vv. 21-24.
VIII. Matusalém, vv. 25-27.
IX. Lameque e seu filho Noé, vv. 28-32.
Toda a Escritura, sendo dada por inspiração de Deus, é proveitosa, ainda que nem toda igualmente proveitosa.
Versículos 1 a 5
Genealogias. (a.C. 3852.)
As primeiras palavras do capítulo são o título, ou argumento, do capítulo inteiro: “este é o livro das gerações de Adão”.
É a lista, ou catálogo, da posteridade de Adão, não de toda ela, mas somente da semente santa, que era “a substância dela” (Isaías 6:13), e de quem, “segundo a carne, veio Cristo” (Romanos 9:5).
São os nomes, as idades e as mortes daqueles que foram os sucessores do primeiro Adão na guarda da promessa, e os antepassados do segundo Adão.
A genealogia começa com o próprio Adão. Aqui temos:
I. A criação dele, v. 1, 2, onde temos uma breve repetição do que antes foi relatado por extenso a respeito da criação do homem. É disto que precisamos ouvir com frequência, e é com isto que precisamos nos familiarizar com cuidado. Observe aqui:
Que Deus criou o homem. O homem não é seu próprio criador, portanto não deve ser senhor de si mesmo; mas o Autor do seu ser deve ser o diretor dos seus movimentos e o centro deles.
Que houve um dia em que Deus criou o homem. Ele não vinha da eternidade, mas era de ontem; não foi o primogênito, mas o caçula da criação.
Que Deus o fez à sua própria semelhança, justo e santo, e portanto, sem dúvida, feliz. A natureza do homem se parecia com a natureza divina mais do que a de qualquer outra criatura deste mundo de baixo.
Que Deus os criou macho e fêmea (v. 2), tanto para o consolo mútuo quanto para a preservação e o aumento da espécie deles. Adão e Eva foram ambos feitos diretamente pela mão de Deus, ambos feitos à semelhança de Deus; e por isso não existe entre os sexos aquela grande distância e desigualdade que alguns imaginam.
Que Deus os abençoou. É comum os pais abençoarem os filhos; assim Deus, o Pai comum, abençoou os seus. Mas os pais terrenos só podem pedir uma bênção; ordená-la é prerrogativa de Deus. Isso se refere principalmente à bênção do aumento, sem excluir outras bênçãos.
Que ele lhes deu o nome de Adão. Adão significa terra, terra vermelha. Ora:
(1.) Deus lhe deu esse nome. Adão tinha dado nome ele mesmo às demais criaturas, mas não devia escolher o próprio nome, para que não assumisse algum título glorioso e pomposo.
Mas Deus lhe deu um nome que seria para ele um lembrete contínuo da humildade da sua origem, e que o obrigaria a olhar “para a rocha de onde foi cortado, e para a cova do poço de onde foi cavado”, Isaías 51:1. Pouca razão tem de se orgulhar quem é tão aparentado com o pó.
(2.) Ele deu esse nome tanto ao homem quanto à mulher. Sendo primeiro um só por natureza, e depois um só pelo casamento, era próprio que ambos tivessem o mesmo nome, em sinal da união deles. A mulher é da terra e terrena, tanto quanto o homem.
II. O nascimento do seu filho Sete, v. 3. Ele nasceu no ano cento e trinta da vida de Adão; e provavelmente o assassinato de Abel não tinha acontecido muito antes.
Muitos outros filhos e filhas nasceram a Adão, além de Caim e Abel, antes deste; mas não se toma nota deles, porque a menção honrosa deve ser feita somente do nome daquele em cujos lombos estavam Cristo e a igreja.
Mas o que mais se destaca aqui a respeito de Sete é que Adão “o gerou à sua própria semelhança, conforme a sua imagem”.
Adão foi feito à imagem de Deus; mas, quando já estava caído e corrompido, gerou um filho à sua própria imagem: pecador e contaminado, frágil, mortal e miserável como ele. Não só um homem como ele, composto de corpo e alma, mas um pecador como ele: culpado e exposto ao castigo, degenerado e corrompido.
Até mesmo o homem segundo o coração de Deus reconhece que foi concebido e nascido em pecado, Salmos 51:5. Esta era a própria semelhança de Adão, o inverso daquela semelhança divina em que Adão foi feito; mas, tendo-a perdido, ele não podia transmiti-la à sua descendência.
Repare: a graça não corre no sangue, mas a corrupção corre. Um pecador gera um pecador, mas um santo não gera um santo.
III. A idade e a morte dele. Viveu, ao todo, novecentos e trinta anos, e então morreu, segundo a sentença proferida contra ele: “Ao pó tornarás”.
Embora não tenha morrido no dia em que comeu o fruto proibido, naquele mesmo dia ele se tornou mortal. Então começou a morrer; toda a sua vida depois disso não passou de um adiamento da execução, uma vida cuja perda já fora decretada e que já estava condenada.
Mais que isso: era uma vida que definhava e morria. Ele não era só como um criminoso sentenciado, mas como um já crucificado, que morre devagar e por graus.
Versículos 6 a 20
Temos aqui tudo o que o Espírito Santo julgou conveniente deixar registrado a respeito de cinco dos patriarcas anteriores ao dilúvio: Sete, Enos, Cainã, Maalalel e Jarede.
Não há nada digno de nota a respeito de nenhum deles em particular, ainda que tenhamos razão para pensar que foram homens de destaque, tanto pela prudência quanto pela piedade, no tempo deles. Mas, de modo geral:
I. Observe com que amplitude e com que clareza expressa as gerações deles estão registradas.
Este assunto, poderia alguém pensar, teria sido exposto em menos palavras; mas é certo que não há uma só palavra ociosa nos livros de Deus, seja o que for que haja nos livros dos homens.
Está posto assim, com toda a clareza:
- Para torná-lo fácil e inteligível para a capacidade mais simples.
Quando somos informados de que idade tinham quando geraram tal filho, e quantos anos viveram depois, muito pouca habilidade em aritmética já basta para alguém dizer quanto viveram ao todo.
Ainda assim o Espírito Santo anota a soma total, por causa daqueles que não têm nem essa habilidade.
- Para mostrar o prazer que Deus tem nos nomes do seu povo.
A geração de Caim foi contada às pressas (Gênesis 4:18), mas este relato da semente santa é ampliado, e dado por extenso, e não em algarismos.
Somos informados de quanto viveram os que viveram no temor de Deus, e de quando morreram os que morreram no favor dele; quanto aos outros, não importa.
A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá.
II. A vida deles é contada por dias (v. 8): “Todos os dias de Sete”, e assim dos demais.
Isso dá a entender como é curta a vida do homem, mesmo quando é a mais longa, e como é rápida a revolução dos nossos tempos na terra.
Se eles contavam por dias, certamente nós temos de contar por horas, ou melhor, fazer desta a nossa oração frequente (Salmos 90:12): “Ensina-nos a contar os nossos dias.”
III. A respeito de cada um deles, exceto Enoque, é dito: “e morreu”.
Está implícito na contagem dos anos da vida deles que a vida, quando aqueles anos estavam contados e terminados, chegava ao fim.
Ainda assim repete-se “e morreu”, para mostrar que a morte passou a todos os homens sem exceção, e que é bom para nós observar e aproveitar em particular a morte dos outros para a nossa própria edificação.
Um era homem forte e cheio de saúde, mas morreu; outro era homem grande e rico, mas morreu; outro era homem sábio e sagaz, mas morreu; outro era homem muito bom, talvez muito útil, mas morreu, etc.
IV. O que é especialmente digno de nota é que todos eles viveram muitíssimo tempo. Nenhum deles morreu antes de ter visto a revolução de quase oitocentos anos, e alguns viveram muito mais: tempo enorme para uma alma imortal ficar presa numa casa de barro.
A vida presente certamente não era para eles o fardo que comumente é hoje, senão teriam se cansado dela. Nem a vida futura estava então tão claramente revelada como está agora sob o evangelho, senão teriam ficado impacientes por mudar-se para ela.
A vida longa foi uma bênção para os patriarcas piedosos, e fez deles bênçãos.
- Podem-se apontar algumas causas naturais para a vida longa deles naquelas primeiras eras do mundo.
É muito provável que, antes do dilúvio, a terra fosse mais fértil, que os produtos dela fossem mais fortificantes, que o ar fosse mais saudável e que as influências dos corpos celestes fossem mais benignas do que depois.
Embora o homem tivesse sido expulso do paraíso, a própria terra era então paradisíaca: um jardim, em comparação com o estado de deserto em que hoje se encontra.
E alguns pensam que o grande conhecimento que tinham das criaturas, e da utilidade delas tanto para alimento quanto para remédio, junto com a sobriedade e a temperança deles, contribuiu muito para isso.
Ainda assim, não encontramos que os que eram intemperantes, como muitos eram (Lucas 17:27), tivessem vida tão curta quanto os homens intemperantes geralmente têm hoje.
- Isso deve ser atribuído principalmente ao poder e à providência de Deus.
Ele prolongou a vida deles tanto para o mais rápido povoamento da terra quanto para a preservação mais eficaz do conhecimento de Deus e da religião, naquele tempo em que não havia palavra escrita, e a tradição era o canal por onde esse conhecimento se transmitia.
Todos os patriarcas daqui, exceto Noé, nasceram antes de Adão morrer. Assim podiam receber dele um relato completo e satisfatório da criação, do paraíso, da queda, da promessa e daqueles preceitos divinos que diziam respeito ao culto religioso e a uma vida religiosa.
E, se surgisse algum engano, podiam recorrer a ele, enquanto vivia, como a um oráculo, para retificá-lo; e depois da morte dele, a Matusalém e a outros que conviveram com ele.
Tão grande era o cuidado do Deus Todo-Poderoso em preservar na sua igreja o conhecimento da sua vontade e a pureza do seu culto.
Versículos 21 a 24
A Trasladação de Enoque. (a.C. 3017.)
Os relatos aqui correm por várias gerações sem nada de notável, sem outra variação além dos nomes e dos números. Mas por fim entra um que não pode ser passado assim, de quem se deve tomar nota especial: Enoque, o sétimo depois de Adão.
Os demais, podemos supor, procederam com virtude, mas ele superou a todos e foi a estrela mais brilhante da era patriarcal.
É pouco o que se registra a respeito dele, mas esse pouco basta para tornar grande o seu nome, maior que o nome do outro Enoque, que teve uma cidade chamada pelo seu nome. Aqui estão duas coisas a respeito dele:
I. A sua conduta cheia de graça neste mundo, de que se fala duas vezes: “Enoque andou com Deus depois que gerou a Matusalém” (v. 22), e outra vez, “Enoque andou com Deus”, v. 24. Observe:
- A natureza da sua religião e o alcance e o teor da sua conduta: ele “andou com Deus”, o que denota:
(1.) Religião verdadeira. O que é a piedade senão andar com Deus? Os ímpios e profanos estão sem Deus no mundo; andam contrários a ele.
Mas os piedosos andam com Deus, o que pressupõe reconciliação com Deus, porque “não podem dois andar juntos, se não estiverem de acordo” (Amós 3:3), e abrange todas as partes e todos os casos de uma vida piedosa, justa e sóbria.
Andar com Deus é pôr Deus sempre diante de nós e agir como quem está sempre debaixo dos olhos dele. É viver uma vida de comunhão com Deus, tanto nas ordenanças quanto nas providências. É fazer da palavra de Deus a nossa regra e da glória dele o nosso fim em todas as nossas ações.
É fazer do nosso cuidado e do nosso empenho constante, em tudo, agradar a Deus e em nada ofendê-lo. É conformar-se à vontade dele, concordar com os seus desígnios e ser cooperadores com ele. É ser imitadores dele, como filhos amados.
(2.) Religião eminente. Ele estava inteiramente morto para este mundo, e não apenas andava após Deus, como todos os homens bons fazem, mas andou com Deus, como se já estivesse no céu.
Ele vivia acima do padrão não só dos outros homens, mas dos outros santos: não apenas bom em tempos maus, mas o melhor em tempos bons.
(3.) Atividade em promover a religião entre os outros. Exercer o ofício de sacerdote é chamado de “andar diante de Deus”, 1 Samuel 2:30, 35; e veja Zacarias 3:7.
Enoque, ao que parece, era sacerdote do Deus altíssimo; e, como Noé, de quem igualmente se diz que andou com Deus, foi pregador da justiça e profetizou a segunda vinda de Cristo. Judas 1:14: eis que vem o Senhor com as suas santas miríades.
Ora, o Espírito Santo, em vez de dizer “Enoque viveu”, diz “Enoque andou com Deus”; porque a vida de um homem bom é andar com Deus. Isso foi:
[1.] A ocupação da vida de Enoque, o seu cuidado e o seu trabalho constante. Enquanto outros viviam para si mesmos e para o mundo, ele vivia para Deus.
[2.] Foi a alegria e o sustento da sua vida. A comunhão com Deus era para ele melhor que a própria vida. “Para mim o viver é Cristo”, Filipenses 1:21.
- A data da sua religião. Diz-se (v. 21) que “viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém”; mas (v. 22) “Enoque andou com Deus depois que gerou a Matusalém”.
Isso dá a entender que ele não começou a ser eminente em piedade senão por volta daquela época; no princípio andava apenas como os outros homens. Os grandes santos chegam à sua eminência por graus.
- A continuidade da sua religião: ele “andou com Deus trezentos anos”, enquanto permaneceu neste mundo.
O hipócrita não orará sempre; mas o santo verdadeiro, que age por princípio e faz da religião a sua escolha, perseverará até o fim e andará com Deus enquanto viver, como quem espera viver para sempre com ele, Salmos 104:33.
II. A sua gloriosa remoção para um mundo melhor. Assim como não viveu como os demais, também não morreu como os demais (v. 24): “E já não era, porque Deus o tomou”.
Isto é, como se explica (Hebreus 11:5): “Foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara”. Observe:
- Quando ele foi assim trasladado:
(1.) Em que tempo da sua vida. Foi quando tinha vivido apenas trezentos e sessenta e cinco anos (um ano de anos), o que, pela conta das idades dos homens de então, era no meio dos seus dias; porque não houve nenhum dos patriarcas antes do dilúvio que não passasse do dobro dessa idade.
Mas por que Deus o tomou tão cedo? Sem dúvida porque o mundo, já então corrompido, não era digno dele; ou porque ele estava tão acima do mundo, e tão cansado dele, que desejava sair depressa; ou porque a sua obra estava feita, e feita mais cedo por ele cuidar dela tão de perto.
Repare que Deus muitas vezes toma primeiro aqueles a quem mais ama, e o tempo que eles perdem na terra é ganho no céu, para vantagem indizível deles.
(2.) Em que tempo do mundo. Foi quando todos os patriarcas mencionados neste capítulo estavam vivos, exceto Adão, que morrera cinquenta e sete anos antes, e Noé, que nasceu sessenta e nove anos depois.
Esses dois tiveram confirmações palpáveis da sua fé por outros meios; mas para todos os demais, que foram ou puderam ter sido testemunhas da trasladação de Enoque, ela foi um estímulo palpável à sua fé e à sua esperança a respeito de um estado futuro.
- Como a sua remoção é expressa: “E já não era, porque Deus o tomou”.
(1.) Ele não estava mais neste mundo. Não foi o fim do seu ser, mas do seu estar aqui: “não foi achado”, é assim que o apóstolo explica, seguindo a Septuaginta.
Não foi achado pelos seus amigos, que o procuraram como os filhos dos profetas procuraram Elias (2 Reis 2:17); não foi achado pelos seus inimigos, que, segundo alguns pensam, andavam à sua procura para matá-lo, na fúria que tinham contra ele por causa da sua piedade eminente.
Pela profecia dele se vê que havia então muitos pecadores ímpios, que proferiam “palavras duras” e provavelmente também faziam coisas duras contra o povo de Deus (Judas 1:15); mas Deus escondeu Enoque deles, não debaixo do céu, e sim no céu.
(2.) Deus o tomou para si, corpo e alma, no paraíso celestial, pelo ministério dos anjos, como depois tomou Elias. Ele foi transformado, como serão transformados os santos que forem achados vivos na segunda vinda de Cristo.
Sempre que um homem bom morre, Deus o toma, o busca daqui e o recebe para si.
O apóstolo acrescenta a respeito de Enoque que, antes da sua trasladação, “ele tinha este testemunho: que agradara a Deus”; e este foi o bom testemunho que ele alcançou. Repare:
[1.] Andar com Deus agrada a Deus.
[2.] Não podemos andar com Deus de modo a agradar-lhe senão pela fé.
[3.] O próprio Deus honrará aqueles que pela fé andam com ele de modo a agradar-lhe. Ele os reconhecerá agora e testemunhará por eles diante dos anjos e dos homens no grande dia. Aqueles que não têm esse testemunho antes da trasladação o terão depois.
[4.] Aqueles cuja conduta no mundo é verdadeiramente santa acharão verdadeiramente feliz a sua remoção dele.
A trasladação de Enoque não foi apenas uma evidência, para a fé, da realidade de um estado futuro e da possibilidade de o corpo existir em glória naquele estado.
Foi também um estímulo à esperança de todos os que andam com Deus, de que estarão para sempre com ele: a piedade assinalada será coroada com honras assinaladas.
Versículos 25 a 27
A respeito de Matusalém, repare:
- O significado do seu nome, que alguns julgam ter sido profético, já que seu pai, Enoque, era profeta. Matusalém significa “ele morre”, ou “há um dardo”, ou “um envio” — a saber, do dilúvio, que veio justamente no ano em que Matusalém morreu.
Se o nome foi de fato pretendido assim e assim explicado, era um aviso claro a um mundo descuidado, muito tempo antes de o juízo chegar.
De todo modo, é digno de nota que o homem que mais tempo viveu levava a morte no próprio nome, para que fosse lembrado de que ela viria com certeza, ainda que viesse devagar.
- A sua idade: viveu novecentos e sessenta e nove anos, a vida mais longa de que lemos que algum homem já tenha vivido na terra; e mesmo assim morreu.
Quem mais tempo vive tem de morrer no fim. Nem a juventude nem a velhice dispensam ninguém dessa guerra, porque esse é o fim de todos os homens: ninguém pode reivindicar a vida por posse de longa data, nem usar isso como defesa contra os mandados de prisão da morte.
Supõe-se comumente que Matusalém morreu pouco antes do dilúvio; os escritores judeus dizem “sete dias antes”, com referência a Gênesis 7:10, e que ele foi tirado do mal que estava para vir.
Isso parte da suposição, geralmente aceita, de que todos os patriarcas mencionados neste capítulo eram homens santos e bons.
Não me agrada levantar conjectura em contrário; e, no entanto, não vejo que isso se possa inferir de estarem eles inscritos aqui entre os antepassados de Cristo mais do que se possa inferir o mesmo de todos aqueles reis de Judá cujos nomes estão registrados na genealogia dele, muitos dos quais, temos certeza, eram bem diferentes disso.
E, se isso for posto em dúvida, pode-se sugerir como provável que o próprio Matusalém tenha se afogado com o resto do mundo; porque é certo que ele morreu naquele ano.
Versículos 28 a 32
Relato de Noé. (a.C. 2448.)
Aqui temos a primeira menção de Noé, de quem leremos muito nos capítulos seguintes. Observe:
I. O nome dele, com a razão do nome: Noé significa descanso; os pais lhe deram esse nome, na expectativa de que ele fosse uma bênção mais que comum à sua geração: “Este nos consolará acerca da nossa obra e do trabalho das nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou.” Aqui está:
- A queixa de Lameque a respeito do estado calamitoso da vida humana. Pela entrada do pecado, e pela transmissão hereditária da maldição por causa do pecado, a nossa condição se tornou muito miserável: a nossa vida inteira se gasta em labuta, e o nosso tempo se enche de fadiga contínua.
Tendo Deus amaldiçoado a terra, alguns mal conseguem, com o máximo de cuidado e de esforço, arrancar dela um sustento difícil.
Ele fala como quem está cansado dos afazeres desta vida, lamentando que tantos pensamentos e minutos preciosos, que de outro modo poderiam ter sido muito melhor empregados, sejam inevitavelmente gastos no sustento do corpo.
- As esperanças consoladoras que ele tinha de algum alívio pelo nascimento deste filho: “Este nos consolará”.
Isso denota não só o desejo e a expectativa que os pais geralmente têm a respeito dos filhos (que, quando crescerem, sejam consolo para eles e ajudantes nos seus afazeres, ainda que muitas vezes se mostrem o contrário), mas também a percepção e a perspectiva de algo mais.
É bem provável que houvesse algumas profecias que o precederam, apontando-o como pessoa que seria admiravelmente útil à sua geração, e eles as entenderam de tal modo que concluíram que ele era a semente prometida, o Messias que havia de vir.
E então isso dá a entender que um interesse de aliança em Cristo como nosso, e a expectativa crente da vinda dele, nos fornecem os melhores e mais seguros consolos, tanto em relação à cólera e à maldição de Deus que merecemos quanto às fadigas e aos incômodos deste tempo presente de que tantas vezes nos queixamos.
“Cristo é nosso? O céu é nosso? Este nos consolará.”
II. Os filhos dele: Sem, Cam e Jafé. Noé gerou estes (o mais velho deles) quando tinha 500 anos.
Parece que Jafé era o mais velho (Gênesis 10:21), mas Sem é posto em primeiro lugar porque sobre ele a aliança foi transmitida, como se vê em Gênesis 9:26, onde Deus é chamado “o Senhor Deus de Sem”.
A ele, é provável, foi dado o direito de primogenitura; e dele, é certo, haviam de descender tanto Cristo, a cabeça, quanto a igreja, o corpo.
Por isso ele é chamado Sem, que significa nome, porque na posteridade dele o nome de Deus havia de permanecer sempre, até que saísse dos seus lombos aquele cujo nome é sobre todo nome; de modo que, ao pôr Sem em primeiro lugar, Cristo foi, na prática, posto em primeiro lugar, ele que em todas as coisas deve ter a preeminência.