Matthew Henry

Gênesis 45

Argumento

É uma pena que este capítulo e o anterior sejam separados e lidos apartados um do outro.

Ali tivemos a intercessão de Judá por Benjamim, à qual, podemos supor, o restante dos seus irmãos manifestou a sua concordância.

José o deixou prosseguir sem interrupção, ouviu tudo o que ele tinha a dizer, e então respondeu a tudo numa só palavra: “Eu sou José.”

Agora ele encontrou os seus irmãos humilhados por causa dos seus pecados, lembrados dele (porque Judá o tinha mencionado duas vezes no seu discurso), respeitosos com o pai e muito ternos com o irmão Benjamim.

Agora estavam maduros para o consolo que ele lhes destinava, dando-se a conhecer a eles; e a história disso temos neste capítulo.

Foi para os irmãos de José como o resplendor claro depois da chuva; ou melhor, foi para eles como vida dentre os mortos. Aqui está:

I. O dar-se José a conhecer aos seus irmãos, e a sua conversa com eles nessa ocasião, vv. 1-15.

II. As ordens que Faraó, com isso, deu para fazerem descer Jacó e a sua família ao Egito, e o envio que José fez dos seus irmãos, em conformidade, de volta ao pai com essas ordens, vv. 16-24.

III. As alegres notícias disso levadas a Jacó, v. 25, etc.

Versículos 1 a 15

José Se Dá a Conhecer aos Seus Irmãos. (a.C. 1707.)

Judá e os seus irmãos esperavam uma resposta, e não podiam deixar de se espantar ao descobrir, em vez da gravidade de um juiz, o afeto natural de um pai ou de um irmão.

I. José mandou que todos os seus assistentes se retirassem, v. 1. As conversas particulares entre amigos são as mais livres.

Quando José veste o amor, despe a pompa, e não convinha que os seus servos fossem testemunhas disto.

Assim Cristo manifesta graciosamente a si mesmo e a sua bondade amorosa ao seu povo, longe da vista e do ouvido do mundo.

II. As lágrimas foram o prefácio, ou introdução, da sua conversa, v. 2. Ele havia represado essa corrente por muito tempo, e com muito custo; mas agora ela subiu tanto que já não podia conter-se, e chorou em alta voz, de modo que aqueles a quem tinha proibido de vê-lo não puderam deixar de ouvi-lo.

Eram lágrimas de ternura e de forte afeto, e com elas ele lançou fora a austeridade com que até ali se portara diante dos seus irmãos; porque já não podia suportá-la.

Isto representa a compaixão divina para com os penitentes que voltam, tanto quanto a do pai do pródigo, Lucas 15:20; Oseias 14:8, 9.

III. De modo muito abrupto (como quem não se aquieta enquanto aquilo não sai), ele lhes diz quem era: “Eu sou José.”

Eles o conheciam apenas pelo seu nome egípcio, Zafenate-Paneia, pois o seu nome hebraico se perdera e fora esquecido no Egito; mas agora ele lhes ensina a chamá-lo pelo nome hebraico: “Eu sou José.”

Ou melhor: para que não suspeitassem que fosse outro do mesmo nome, ele se explica (v. 4): “Eu sou José, vosso irmão.”

Isto tanto os humilharia ainda mais pelo seu pecado de tê-lo vendido quanto os animaria a esperar um tratamento bondoso.

Assim, quando Cristo quis convencer Paulo, disse: “Eu sou Jesus”; e quando quis consolar os seus discípulos, disse: “Sou eu, não temais.”

Esta palavra, no primeiro momento, sobressaltou os irmãos de José; eles recuaram de medo, ou pelo menos ficaram parados, atônitos; mas José os chamou com bondade e familiaridade: “Chegai-vos, peço-vos.”

Assim, quando Cristo se manifesta ao seu povo, ele os anima a aproximar-se dele com um coração verdadeiro.

Talvez, estando a ponto de falar da venda que fizeram dele, não quisesse falar em voz alta, para que os egípcios não ouvissem, e isso fizesse com que os hebreus lhes fossem ainda mais abomináveis.

Por isso queria que eles se aproximassem, para poder falar-lhes baixo — o que agora, passada um pouco a maré da sua comoção, ele era capaz de fazer, ao passo que a princípio não podia deixar de clamar.

IV. Ele procura abrandar a dor deles pelas injúrias que lhe tinham feito, mostrando-lhes que, o que quer que eles tivessem em desígnio, Deus o destinou para o bem, e dali tirou muito bem (v. 5): “Não vos entristeçais, nem vos irriteis convosco mesmos.”

Os pecadores devem entristecer-se e irritar-se consigo mesmos pelos seus pecados; sim, até mesmo quando Deus, pelo seu poder, tira bem deles, pois nenhum agradecimento é devido ao pecador por isso. Mas os verdadeiros penitentes devem comover-se grandemente ao verem Deus tirando assim bem do mal, alimento do devorador.

Ainda que não devamos, com esta consideração, atenuar os nossos próprios pecados e assim tirar o fio do nosso arrependimento, pode ser bom atenuar assim os pecados dos outros e assim tirar o fio dos nossos ressentimentos irados.

É o que José faz aqui; os seus irmãos não precisavam temer que ele fosse vingar-se deles por uma injúria que a providência de Deus fizera reverter tanto em vantagem dele e da sua família.

Agora ele lhes conta quanto tempo era provável que a fome durasse: cinco anos; contudo (v. 6), como estava em condições de ser bondoso com os seus parentes e amigos, o que é a maior satisfação que a riqueza e o poder podem dar a um homem bom, v. 8.

Veja que cor favorável ele dá à injúria que lhe fizeram: “Deus me enviou adiante de vós”, v. 5, 7. Repare:

  1. O Israel de Deus é o cuidado particular da providência de Deus. José considerava que a sua elevação não fora tanto destinada a salvar um reino inteiro de egípcios quanto a preservar uma pequena família de israelitas; porque a porção do Senhor é o seu povo; aconteça o que acontecer aos outros, eles serão postos em segurança.

  2. A Providência olha muito para a frente, e tem longo alcance. Ainda muito antes dos anos de fartura, a Providência já preparava o sustento da casa de Jacó nos anos de fome.

O salmista louva a Deus por isso (Salmos 105:17): “Enviou um homem adiante deles, a saber, José.” Deus vê a sua obra do princípio até o fim, mas nós não, Eclesiastes 3:11.

Como são admiráveis os projetos da providência! Como são remotos os seus desdobramentos! Que rodas há dentro de rodas, e no entanto todas dirigidas pelos olhos que estão nas rodas e pelo espírito do ser vivente! Não julguemos, portanto, nada antes do tempo.

  1. Deus muitas vezes trabalha por contrários. A inveja e a disputa entre irmãos ameaçam a ruína das famílias; contudo, neste caso, elas se tornam a ocasião da preservação da família de Jacó.

José nunca poderia ter sido o pastor e a pedra de Israel se os seus irmãos não tivessem atirado contra ele e não o tivessem odiado; até aqueles que perversamente venderam José ao Egito colheram eles mesmos o benefício do bem que Deus tirou disso, assim como muitos dos que levaram Cristo à morte foram salvos pela morte dele.

  1. Deus deve ter toda a glória das preservações oportunas do seu povo, por qualquer via que sejam efetuadas. “Não fostes vós que me enviastes para cá, mas Deus”, v. 8.

Assim como, por um lado, eles não deviam afligir-se com isso, porque terminou tão bem, também, por outro lado, não deviam ensoberbecer-se disso, porque era obra de Deus, e não deles.

Ao vendê-lo para o Egito, o desígnio deles era frustrar os seus sonhos; mas o desígnio de Deus, por meio disso, era cumpri-los. Isaías 10:7: “Contudo ele não tenciona assim.”

V. Ele promete cuidar do seu pai e de toda a família durante o resto dos anos de fome.

  1. Ele deseja que o seu pai seja rapidamente alegrado com a notícia da sua vida e da sua dignidade. Os seus irmãos devem apressar-se para Canaã e informar a Jacó que o seu filho José era senhor de todo o Egito (v. 9); devem contar-lhe toda a glória dele ali, v. 13.

Ele sabia que isso seria óleo refrescante para a sua cabeça encanecida e um tônico poderoso para o seu ânimo. Se alguma coisa o fizesse jovem outra vez, seria esta.

Ele quer que tenham, para si mesmos, toda a certeza possível da verdade dessas notícias surpreendentes e que levem essa certeza ao pai: “Vossos olhos veem que é a minha boca”, v. 12.

Se refrescassem a memória, poderiam lembrar-se de alguma coisa dos traços dele, da fala, etc., e ficar satisfeitos.

  1. Ele insiste muito em que o seu pai e toda a sua família venham a ele no Egito: “Desce a mim, não te detenhas”, v. 9.

Ele lhe destina a habitação em Gósen, aquela parte do Egito que dava para Canaã, para que se lembrassem do país de onde deviam sair, v. 10. Ele promete que o sustentará, v. 11.

Repare: é dever dos filhos, se a necessidade dos seus pais em algum momento o exigir, sustentá-los e supri-los no limite das suas posses; e Corbã nunca os desculpará, Marcos 7:11. Isto é “mostrar piedade em casa”, 1 Timóteo 5:4.

Estando o nosso Senhor Jesus, como José, exaltado às mais altas honras e poderes do mundo superior, é vontade dele que todos os que são seus estejam com ele onde ele está, João 17:24.

Este é o mandamento dele: que estejamos com ele agora pela fé e pela esperança, e numa conduta celestial; e esta é a promessa dele: que estaremos para sempre com ele.

VI. Demonstrações de afeto foram trocadas entre ele e os seus irmãos.

Ele começou pelo mais novo, o seu próprio irmão Benjamim, que tinha apenas cerca de um ano quando José foi separado dos seus irmãos; eles choraram no pescoço um do outro (v. 14), talvez ao pensarem na sua mãe Raquel, que morreu no parto de Benjamim.

Raquel, no seu marido Jacó, tinha estado ultimamente chorando pelos seus filhos, porque, no entender dele, eles já não eram — José ido, e Benjamim indo; e agora eles choravam por ela, porque ela já não era.

Depois de ter abraçado Benjamim, ele, do mesmo modo, acariciou a todos (v. 15); e então os seus irmãos falaram com ele livre e familiarmente de todos os assuntos da casa do seu pai.

Depois dos sinais de uma verdadeira reconciliação, seguem-se os exemplos de uma doce comunhão.

Versículos 16 a 24

A Bondade de Faraó para com José. (a.C. 1707.)

Aqui está:

I. A bondade de Faraó para com José, e para com os seus parentes por causa dele: ele deu as boas-vindas aos seus irmãos (v. 16), embora fosse tempo de escassez e eles provavelmente viessem a ser um encargo para ele.

Ou melhor: porque agradou a Faraó, agradou também aos seus servos; ao menos alegavam estar contentes porque Faraó estava. Ele encarregou José de mandar buscar o seu pai, para descer ao Egito, e prometeu muni-los de todas as comodidades tanto para a mudança dele para lá quanto para o seu estabelecimento ali.

Se o bem de toda a terra do Egito (que agora estava mais bem abastecida do que qualquer outra terra, graças a José, sob Deus) lhe bastasse, tudo lhe era franqueado, era tudo seu, até “a gordura da terra” (v. 18), de modo que não precisavam fazer caso dos seus trastes, v. 20.

O que tinham em Canaã ele considerava apenas trastes, em comparação com o que tinha para eles no Egito. Por isso, se fossem constrangidos a deixar parte daquilo para trás, que não ficassem descontentes: o Egito lhes daria o bastante para compensar as perdas da mudança.

Assim, aqueles a quem Cristo destina quinhões na sua glória celestial não devem fazer caso dos trastes deste mundo. O melhor dos seus gozos não passa de trastes, de cacarecos; não podemos assegurá-los enquanto estamos aqui, e muito menos podemos levá-los conosco.

Não fiquemos, por isso, ansiosos por eles, nem ponhamos neles os nossos olhos, ou o nosso coração. Há coisas melhores reservadas para nós naquela terra abençoada para onde o nosso José foi preparar lugar.

II. A bondade de José para com o seu pai e os seus irmãos:

Faraó foi respeitoso com José, por gratidão, porque ele tinha sido instrumento de muito bem para ele e para o seu reino, não só o preservando da calamidade geral, como ajudando a torná-lo considerável entre as nações, pois todos os seus vizinhos diriam: “Certamente os egípcios são um povo sábio e entendido, que estão tão bem abastecidos em tempo de escassez.”

Por esta razão, Faraó nunca achou demais nada do que pudesse fazer por José. Repare: há uma gratidão devida até aos inferiores; e quando alguém nos mostrou bondade, devemos procurar retribuí-la, não só a eles, mas aos seus parentes.

E José, do mesmo modo, foi respeitoso com o pai e com os irmãos por dever, porque eram os seus parentes próximos, ainda que os seus irmãos tivessem sido seus inimigos e ele estivesse havia muito tempo separado do pai.

  1. Ele os muniu para a necessidade, v. 21. Deu-lhes carros e mantimento para o caminho, tanto na ida quanto na volta; porque nunca encontramos que Jacó fosse muito rico e, neste momento, quando a fome imperava, podemos supor que estivesse antes pobre.

  2. Ele os muniu para ornamento e deleite. Aos irmãos deu duas mudas de boa roupa a cada um, a Benjamim cinco mudas, e ainda dinheiro no bolso, v. 22. Ao pai enviou um presente muito belo de produtos variados do Egito, v. 23.

Repare: os que são ricos devem ser generosos e planejar atos generosos. Para que serve a abundância, senão para fazer o bem com ela?

  1. Ele os despediu com uma advertência oportuna: “Vede que não brigueis pelo caminho”, v. 24. Ele sabia que eram propensos demais à desavença, e o que se tinha passado havia pouco, que reavivava a lembrança do que tinham feito antes contra o irmão, podia lhes dar ocasião de desavença.

José os tinha observado disputando a respeito disso, Gênesis 42:22. A um diriam: “Foi você que primeiro o repreendeu por causa dos seus sonhos”; a outro: “Foi você que disse: Matemo-lo”; a outro: “Foi você que o despiu da sua túnica esmerada”; a outro: “Foi você que o lançou na cova”, etc.

Agora José, tendo perdoado a todos eles, lhes impõe esta obrigação: não se repreenderem uns aos outros. Este encargo o nosso Senhor Jesus nos deu: que nos amemos uns aos outros, que vivamos em paz, que, seja o que for que ocorra, ou quaisquer ocorrências passadas que sejam lembradas, não briguemos. Porque:

(1.) Somos irmãos, todos temos um só Pai.

(2.) Somos irmãos dele, e envergonhamos a nossa relação com aquele que é a nossa paz, se brigamos.

(3.) Somos culpados, verdadeiramente culpados, e, em vez de andarmos em desavença uns com os outros, temos muita razão para brigar conosco mesmos.

(4.) Somos, ou esperamos ser, perdoados por Deus, a quem todos ofendemos, e por isso devemos estar prontos a perdoar uns aos outros.

(5.) Estamos a caminho, um caminho que passa pela terra do Egito, onde temos muitos olhos sobre nós, que buscam ocasião e vantagem contra nós; um caminho que leva a Canaã, onde esperamos estar para sempre em perfeita paz.

Versículos 25 a 27

A História de José. (a.C. 1707.)

Temos aqui as boas novas trazidas a Jacó:

  1. O relato delas, de início, abateu-lhe o ânimo.

Quando, sem preâmbulo nenhum, os seus filhos entraram gritando “José ainda vive”, cada um disputando o direito de anunciá-lo primeiro, talvez ele tenha pensado que caçoavam dele, e a afronta causou-lhe dor.

Ou então a simples menção do nome de José reavivou a sua tristeza, de modo que o seu coração desfaleceu, v. 26. Passou um bom tempo até que voltasse a si.

Ele estava em tal preocupação e temor a respeito dos demais que naquela hora teria sido alegria bastante para ele ouvir que Simeão fora solto e que Benjamim voltara são e salvo para casa (porque ele estivera a ponto de se desesperar quanto aos dois); mas ouvir que José vive é boa nova demais para ser verdade; ele desfalece, porque não crê.

Repare: desfalecemos porque não cremos; o próprio Davi teria desfalecido se não tivesse crido, Salmos 27:13.

  1. A confirmação delas, aos poucos, reavivou-lhe o espírito.

Jacó tinha crido facilmente nos seus filhos, tempos atrás, quando lhe disseram “José está morto”; mas dificilmente consegue crer neles agora que lhe dizem “José vive”.

Espíritos fracos e delicados são influenciados mais pelo medo do que pela esperança, e são mais propensos a receber impressões que desanimam do que as que animam.

Mas por fim Jacó se convence da verdade da história, sobretudo quando vê os carros que tinham sido enviados para levá-lo (porque ver é crer): então o seu espírito reavivou-se.

A morte é como os carros que são enviados para nos buscar e levar a Cristo: a simples vista dela se aproximando deveria nos reavivar.

Agora Jacó é chamado de Israel (v. 28), porque começa a recobrar o vigor de costume.

(1.) Agrada-lhe pensar que José vive.

Ele não diz nada da glória de José, de que lhe tinham falado; bastava-lhe que José estivesse vivo.

Repare: aqueles que se contentariam com menores graus de consolo são os mais bem preparados para maiores.

(2.) Agrada-lhe pensar em ir vê-lo.

Ainda que fosse velho, e a jornada longa, ele iria ver José, porque os negócios de José não lhe permitiam vir vê-lo.

Observe: ele diz “irei vê-lo”, não “irei viver com ele”. Jacó era velho e não esperava viver muito.

“Mas irei vê-lo antes de morrer, e então que eu parta em paz; que os meus olhos sejam refrigerados com esta vista antes de se fecharem, e então basta, não preciso de mais nada para me fazer feliz neste mundo.”

Repare: é bom para todos nós tornar a morte familiar a nós e falar dela como próxima, para que pensemos em quão pouco temos a fazer antes de morrer, para que o façamos com todas as nossas forças, e para que desfrutemos dos nossos consolos como quem tem de morrer em breve e deixá-los.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra