Gênesis 44
Argumento
Depois de receber os seus irmãos, José os despediu; mas aqui os temos trazidos de volta com um susto maior do que qualquer outro que haviam sentido até então. Observe:
I. Que método ele tomou tanto para humilhá-los mais quanto para provar a afeição deles ao seu irmão Benjamim, pelo qual poderia julgar a sinceridade do arrependimento deles pelo que tinham feito contra ele mesmo, do que desejava certificar-se antes de manifestar a sua reconciliação com eles. Isto ele maquinou fazer pondo Benjamim em angústia, vv. 1-17.
II. O bom êxito da experiência; ele os encontrou a todos sinceramente preocupados, e Judá em particular, tanto no que diz respeito à segurança de Benjamim quanto ao consolo do pai idoso deles, v. 18, etc.
Versículos 1 a 17
A Sagacidade de José. (a.C. 1707.)
José acumula mais bondades sobre os seus irmãos, enche-lhes os sacos, devolve-lhes o dinheiro e os manda embora cheios de alegria; mas também os exercita com mais provas. É assim que o nosso Deus humilha aqueles a quem ama e cumula de benefícios.
José ordenou ao seu mordomo que pusesse uma esmerada taça de prata que ele tinha (e que, é provável, era usada à sua mesa quando eles jantaram com ele) na boca do saco de Benjamim, para que parecesse que ele mesmo a tinha furtado da mesa e a posto ali, depois de lhe ser entregue o seu cereal.
Se Benjamim a tivesse furtado, teria sido a mais vil desonestidade e ingratidão que poderia haver; e se José, ao mandar que ela ficasse ali, tivesse realmente tencionado tirar vantagem contra ele, teria havido nele a mais horrenda crueldade e opressão; mas ficou provado, no desfecho, que não houve dano nenhum, nem se tencionou causá-lo, de parte a parte. Observe:
I. Como os supostos criminosos foram perseguidos e presos, sob suspeita de terem furtado uma taça de prata.
O mordomo acusou-os de ingratidão — pagar mal por bem — e de insensatez, por levarem uma taça de uso diário, cuja falta por isso logo se notaria e por causa da qual se faria busca diligente; porque assim se pode ler: Não é esta aquela em que o meu senhor bebe (por ter por ela uma predileção particular) e pela qual faria uma busca minuciosa? v. 5.
Ou: “Com ela, ao deixá-la por descuido à mesa de vocês, ele testaria se vocês eram homens honestos ou não.”
II. Como eles alegaram em favor de si mesmos.
Protestaram solenemente a sua inocência e a sua repulsa por coisa tão vil (v. 7), insistiram nisso como amostra da sua honestidade, o terem trazido o dinheiro de volta (v. 8), e ofereceram-se para submeter-se ao mais severo castigo se fossem achados culpados, v. 9, 10.
III. Como o furto foi imputado a Benjamim.
No saco dele foi achada a taça — dele, a quem José tinha sido particularmente bondoso. Benjamim, sem dúvida, estava pronto a negar, sob juramento, ter tomado a taça, e podemos supor que ele estivesse tão pouco sujeito a suspeita quanto qualquer um deles.
Mas é em vão contestar prova tão evidente: a taça é achada sob a guarda dele. Eles não ousam acusar formalmente a justiça de José, nem sequer sugerir que talvez aquele que pusera o dinheiro deles na boca dos sacos deles tivesse posto ali a taça; mas lançam-se sobre a misericórdia de José. E:
IV. Aqui está a humilde submissão deles, v. 16.
- Eles reconhecem a justiça de Deus: “Deus achou a iniquidade dos teus servos”, talvez se referindo ao dano que antes tinham feito a José, pelo qual pensavam que Deus agora ajustava contas com eles.
Repare: mesmo nas aflições em que julgamos ter sofrido injustiça dos homens, ainda assim temos de reconhecer que Deus é justo e acha a nossa iniquidade.
- Eles se entregam a José como prisioneiros: “Somos servos do meu senhor.” Agora os sonhos de José se cumpriram ao máximo.
O fato de se inclinarem tantas vezes e de prestarem homenagem podia ser tomado apenas como mera cortesia, e nada além do que faziam outros estrangeiros.
Mas a interpretação que eles mesmos, no seu orgulho, tinham dado aos sonhos dele foi: “Terás domínio sobre nós?” (Gênesis 37:8), e nesse sentido ela se cumpre agora, enfim: eles se declaram vassalos dele. Já que o entenderam assim, com inveja, assim se cumprirá neles.
V. José, com ares de justiça, profere a sentença de que só Benjamim ficasse em cativeiro e os demais fossem despedidos; pois por que padeceria alguém senão o culpado?
Talvez José tencionasse com isso provar o temperamento de Benjamim, se ele podia suportar uma dureza dessas com a calma e a serenidade de ânimo que convinham a um homem sábio e bom; em suma, se era de fato irmão seu, tanto em espírito quanto em sangue.
Porque o próprio José tinha sido falsamente acusado e, em consequência, tinha padecido coisas duras, e ainda assim manteve a posse da sua própria alma.
De todo modo, está claro que ele tencionava com isso provar a afeição dos seus irmãos por Benjamim e pelo pai deles.
Se eles tivessem ido embora satisfeitos, deixando Benjamim preso, sem dúvida José logo o teria soltado e promovido, e teria mandado aviso a Jacó, e teria deixado o restante dos seus irmãos padecer, com justiça, pela dureza de coração deles. Mas eles se mostraram mais afeiçoados a Benjamim do que ele temia.
Repare: não podemos julgar o que os homens são pelo que foram antes, nem o que farão pelo que fizeram; a idade e a experiência podem tornar os homens mais sábios e melhores.
Aqueles que tinham vendido José não quiseram agora abandonar Benjamim. Os piores podem emendar-se com o tempo.
Versículos 18 a 34
O Apelo de Judá em Favor de Benjamim. (a.C. 1707.)
Temos aqui um discurso muito engenhoso e comovente que Judá fez a José em favor de Benjamim, para obter o livramento dele da sentença proferida contra ele.
Talvez Judá fosse melhor amigo de Benjamim do que os outros eram, e mais ansioso por livrá-lo; ou julgava ter obrigações maiores do que os outros de tentar livrá-lo, porque tinha empenhado a palavra ao pai pelo retorno seguro dele; ou os outros o escolheram como porta-voz, porque era homem de melhor juízo, e de melhor espírito, e tinha maior domínio da linguagem do que qualquer deles.
A alocução dele, tal como está registrada aqui, é tão natural e tão expressiva dos sentimentos que ele então tinha, que não podemos senão supor que Moisés, que o escreveu tanto tempo depois, o escreveu sob a direção especial daquele que fez a boca do homem.
I. Há neste discurso muita arte sem afetação, e muita retórica não estudada e não forçada.
- Ele se dirige a José com muito respeito e deferência, chama-o de seu senhor, a si mesmo e aos seus irmãos de servos dele, pede que o ouça com paciência e lhe atribui autoridade soberana: “Tu és até como Faraó, alguém cujo favor desejamos e cuja ira tememos como tememos a de Faraó.”
A religião não destrói os bons modos, e é prudência falar com respeito àqueles de cuja misericórdia dependemos: títulos de honra dados a quem tem direito a eles não são títulos lisonjeiros.
- Ele apresentou Benjamim como bem digno da consideração compassiva dele (v. 20); era “um pequeno”, comparado com o resto deles; o mais novo, não familiarizado com o mundo, nem jamais acostumado à dureza, tendo sido sempre criado com ternura junto do pai.
Tornava o caso ainda mais digno de dó que ele era o único que restava de sua mãe, e o seu irmão estava morto, a saber, José. Judá mal imaginava em que ponto sensível tocava agora.
Judá sabia que José tinha sido vendido, e por isso tinha razão bastante para pensar que estava vivo; pelo menos não podia ter certeza de que estava morto.
Mas eles tinham feito o pai crer que ele estava morto; e agora tinham contado essa mentira por tanto tempo que se esqueceram da verdade, e começaram a crer eles mesmos na mentira.
- Ele insistiu bem de perto em que o próprio José os tinha obrigado a trazer Benjamim consigo, tinha manifestado desejo de vê-lo (v. 21), e os tinha proibido de comparecer à sua presença a menos que trouxessem Benjamim consigo (v. 23, 26), tudo o que dava a entender que ele lhe destinava alguma bondade.
E teria ele de ser trazido com tanta dificuldade para receber a promoção à escravidão perpétua? Não foi trazido ao Egito em obediência, puramente em obediência, à ordem de José? E não lhe mostraria ele alguma misericórdia?
Alguns observam que os filhos de Jacó, ao argumentar com o pai, tinham dito: “Não desceremos, a menos que Benjamim vá conosco” (Gênesis 43:5); mas que, quando Judá vem contar a história, ele o exprime com mais decoro: “Não podemos descer com nenhuma expectativa de bom êxito.”
Palavras inconvenientes ditas às pressas aos nossos superiores devem ser retiradas e emendadas.
- O grande argumento em que ele insistiu foi o pesar insuportável que seria para o seu pai idoso se Benjamim fosse deixado para trás em servidão: “Seu pai o ama”, v. 20.
Isto eles tinham alegado contra a insistência de José em que ele descesse (v. 22): “Se ele deixar o seu pai, o seu pai morrerá; muito mais se agora ficar para trás, para nunca mais voltar a ele.”
Isto o velho, de quem falavam, tinha alegado contra a descida dele: “Se lhe suceder algum mal, fareis descer as minhas cãs”, essa coroa de glória, “com tristeza à sepultura”, v. 29.
Por isso Judá pressiona isto com muita veemência: “A vida dele está ligada à vida do moço (v. 30); quando vir que o moço não está conosco, desfalecerá e morrerá imediatamente (v. 31), ou se entregará a um grau de tristeza tal que, em poucos dias, dará fim a ele.”
E, por último, Judá alega que, de sua parte, não podia suportar ver isto: “Que eu não veja o mal que há de vir sobre o meu pai”, v. 34.
Repare: é dever dos filhos serem muito zelosos do consolo dos seus pais, e temerem tudo o que possa ser ocasião de pesar para eles. Assim o amor que primeiro desceu deve tornar a subir, e algo deve ser feito como recompensa pelo cuidado deles.
- Judá, em honra à justiça da sentença de José, e para mostrar a sua sinceridade nesta alegação, oferece-se para tornar-se cativo no lugar de Benjamim, v. 33.
Assim a lei ficaria satisfeita; José não sairia perdendo (pois podemos supor Judá homem mais robusto que Benjamim, e mais apto para o serviço); e Jacó suportaria melhor a perda dele do que a de Benjamim.
Ora, tão longe estava ele de se magoar com a predileção particular do seu pai por Benjamim, que ele mesmo estava disposto a ser cativo para atender a essa predileção.
Ora, tivesse José sido, como Judá o supunha, completamente estranho à família, ainda assim a simples humanidade não podia deixar de ser tocada por raciocínios tão poderosos como estes; pois nada se poderia dizer mais comovente, mais terno; era o bastante para derreter um coração de pedra.
Mas para José, que era mais próximo de Benjamim em parentesco do que o próprio Judá era, e que, neste momento, sentia maior afeição tanto por ele quanto pelo seu pai idoso do que Judá sentia, nada poderia ter sido dito de maneira mais agradável nem mais oportuna.
Nem Jacó nem Benjamim precisavam de um intercessor junto a José; porque ele mesmo os amava.
II. No conjunto da questão, reparemos:
- Com que prudência Judá suprimiu toda menção do crime que era imputado a Benjamim. Tivesse dito alguma coisa por via de reconhecimento dele, teria lançado suspeita sobre a honestidade de Benjamim, e teria parecido pronto demais para suspeitar dela.
Tivesse dito alguma coisa por via de negação dele, teria lançado suspeita sobre a justiça de José, e sobre a sentença que ele tinha proferido: por isso ele renuncia inteiramente a esse ponto, e apela para a compaixão de José.
Compare com isto o que Jó faz, ao humilhar-se diante de Deus (Jó 9:15): “Ainda que eu fosse justo, contudo não responderia”; eu não argumentaria, mas peticionaria; “faria súplica ao meu Juiz.”
Que boa razão o moribundo Jacó tinha para dizer: “Judá, tu és aquele a quem teus irmãos louvarão” (Gênesis 49:8), pois ele os excedeu a todos em ousadia, sabedoria, eloquência, e sobretudo em ternura para com o pai e a família deles.
A adesão fiel de Judá a Benjamim, agora na angústia dele, foi recompensada muito tempo depois pela adesão constante da tribo de Benjamim à tribo de Judá, quando todas as outras dez tribos a abandonaram.
Com que propriedade o apóstolo, quando discorre sobre a mediação de Cristo, observa que “o nosso Senhor procedeu de Judá” (Hebreus 7:14); pois, como o seu pai Judá, ele não só fez intercessão pelos transgressores, mas se tornou fiador deles, como se segue ali (Hebreus 7:22), testificando nisso um desvelo muito terno tanto pelo seu pai quanto pelos seus irmãos.