Matthew Henry

Gênesis 33

Argumento

No capítulo anterior lemos como Jacó teve poder com Deus e prevaleceu; aqui encontramos que poder ele teve também com os homens, e como o seu irmão Esaú foi abrandado e, de repente, reconciliado com ele; porque assim está escrito, Provérbios 16:7: “Quando os caminhos de um homem agradam ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos estejam em paz com ele.” Aqui está:

I. Um encontro muito amistoso entre Jacó e Esaú, vv. 1-4.

II. O colóquio deles no encontro, em que rivalizam um com o outro em expressões corteses e bondosas. A conversa deles é:

  1. Sobre a família de Jacó, vv. 5-7.

  2. Sobre o presente que ele tinha enviado, vv. 8-11.

  3. Sobre o andamento da viagem deles, vv. 12-15.

III. O estabelecimento de Jacó em Canaã, a sua casa, o seu terreno e o seu altar, vv. 16-20.

Versículos 1 a 4

O Encontro de Jacó com Esaú. (a.C. 1739.)

Aqui:

I. Jacó avistou a aproximação de Esaú, v. 1. Alguns pensam que o erguer dos seus olhos denota a sua alegria e confiança, em oposição a um semblante abatido; tendo entregado o seu caso a Deus pela oração, ele seguiu o seu caminho, e o seu semblante não era mais triste, 1 Samuel 1:18.

Repare: aqueles que lançaram o seu cuidado sobre Deus podem olhar para diante com satisfação e serenidade de espírito, esperando alegremente o desfecho, seja ele qual for; venha o que vier, nada pode cair mal para aquele cujo coração está firme, confiando em Deus.

Jacó se põe sobre a sua torre de vigia para ver que resposta Deus dará às suas orações, Habacuque 2:1.

II. Ele pôs a sua família na melhor ordem que pôde para recebê-lo, quer ele viesse como amigo, quer como inimigo, cuidando do decoro deles se viesse como amigo e da segurança deles se viesse como inimigo, v. 1, 2.

Observe que figura diferente fizeram estes dois irmãos. Esaú vem acompanhado de uma guarda de 400 homens e se mostra imponente; Jacó é seguido de uma comitiva de mulheres e crianças difícil de conduzir, que estão ao seu cuidado, e se mostra terno e cuidadoso com a segurança deles; e no entanto Jacó tinha o direito de primogenitura, devia ter o domínio e era em tudo o melhor dos dois.

Repare: não é demérito para homens muito grandes e bons dedicar-se pessoalmente às suas famílias e aos assuntos da família. Jacó, à frente da sua casa, deu melhor exemplo do que Esaú à frente do seu regimento.

III. Ao encontrarem-se, as expressões de bondade foram trocadas do melhor modo que podia haver entre os dois:

  1. Jacó se inclinou diante de Esaú, v. 3. Embora temesse Esaú como inimigo, contudo prestou-lhe reverência como a irmão mais velho, sabendo e lembrando talvez que, quando Abel foi preferido na aceitação de Deus ao seu irmão mais velho Caim, ainda assim Deus se comprometeu em nome de Abel perante Caim: Abel não faltaria com o dever e o respeito devidos por um irmão mais novo.

“Para ti será o desejo dele, e tu dominarás sobre ele”, Gênesis 4:7. Repare:

(1.) O caminho para recuperar a paz onde ela foi rompida é cumprir o nosso dever e prestar o nosso respeito, em toda ocasião, como se ela nunca tivesse sido rompida. É o relembrar e o repetir das questões que separa os amigos e perpetua a separação.

(2.) Um porte humilde e submisso contribui muito para desviar a ira. Muitos se preservam humilhando-se: a bala passa por cima de quem se abaixa.

  1. Esaú abraçou Jacó (v. 4): “correu ao seu encontro”, não em fúria, mas em amor; e, como quem estava de coração reconciliado com ele, recebeu-o com todos os carinhos imagináveis, “abraçou-o, lançou-se sobre o seu pescoço e beijou-o”.

Alguns pensam que, quando Esaú saiu ao encontro de Jacó, não foi com mau desígnio, mas que levou os seus 400 homens apenas por aparato, para prestar respeito tanto maior ao irmão que voltava. É certo que Jacó entendeu de outro modo o relato dos seus mensageiros, Gênesis 32:5, 6.

Jacó era homem de prudência e fortaleza, e não podemos supor que ele admitisse um medo sem fundamento no grau em que admitiu este, nem que o Espírito de Deus o movesse a fazer tal oração como fez, pedindo livramento de um perigo meramente imaginário.

E, se não houve alguma mudança admirável operada no espírito de Esaú nesta ocasião, não vejo como se poderia dizer que Jacó, o lutador, obteve tal poder com os homens a ponto de ser chamado de príncipe. Repare:

(1.) Deus tem nas suas mãos os corações de todos os homens, e pode voltá-los quando e como quer, por um poder secreto, silencioso, mas irresistível.

Ele pode, de repente, converter inimigos em amigos, como fez com dois homens chamados Saul, um pela graça que refreia (1 Samuel 26:21, 25), o outro pela graça que renova, Atos 9:21, 22.

(2.) Não é em vão confiar em Deus e invocá-lo no dia da angústia; os que assim fazem muitas vezes acham o desfecho muito melhor do que esperavam.

  1. Ambos choraram. Jacó chorou de alegria, por ser recebido com tanta bondade pelo irmão a quem temera; e Esaú talvez tenha chorado de pesar e vergonha, ao pensar no mau desígnio que concebera contra o irmão, e de cuja execução se viu estranha e inexplicavelmente impedido.

Versículos 5 a 15

Temos aqui a conversa entre os dois irmãos no encontro deles, muito franca e amistosa, sem a menor insinuação da velha desavença. Não dizer nada dela era o melhor caminho. Eles falam:

I. Sobre a comitiva de Jacó, vv. 5-7. Onze ou doze pequeninos, o mais velho deles sem catorze anos, seguiam Jacó de perto; Esaú pergunta quem são eles.

Jacó lhe havia enviado um relato do aumento dos seus bens (Gênesis 32:5), mas não fez menção dos seus filhos; talvez porque não quisesse expô-los à fúria dele, caso o encontrasse como inimigo, ou quisesse agradá-lo com a vista inesperada, caso o encontrasse como amigo.

Esaú, por isso, tinha razão em perguntar: “Quem são esses contigo?” A essa pergunta comum Jacó devolve uma resposta séria, como convinha ao seu caráter: são os filhos que Deus graciosamente deu ao seu servo.

Teria sido resposta suficiente à pergunta, e bastante apropriada para se dar ao profano Esaú, se ele tivesse dito apenas: “São meus filhos”; mas então Jacó não teria falado como ele mesmo, como um homem cujos olhos estavam sempre voltados para o Senhor.

Repare: convém-nos não só fazer as ações comuns, mas falar delas de modo piedoso, 3 João 6. Jacó fala dos seus filhos:

  1. Como dádivas de Deus: eles são herança do Senhor, Salmos 128:3; 112:9; 107:41.

  2. Como dádivas escolhidas: Deus os deu graciosamente. Ainda que fossem muitos, e agora fossem grande cuidado dele, e até ali só estivessem providos com escassez, ainda assim ele os tem por grandes bênçãos.

Suas mulheres e filhos, diante disso, aproximam-se em ordem e cumprem o seu dever para com Esaú, como ele havia feito antes deles (v. 6, 7); porque convém à família mostrar respeito àqueles a quem o chefe da família mostra respeito.

II. Sobre o presente que ele lhe havia enviado:

  1. Esaú o recusou com modéstia, porque tinha o bastante e não precisava dele, v. 9. Repare: quem quer ser tido por homem de honra não quer parecer mercenário na sua amizade.

Qualquer influência que o presente de Jacó tivesse sobre Esaú para apaziguá-lo, ele não queria que se pensasse que tivera alguma, e por isso o recusou.

A razão dele é: “Tenho o bastante” — tenho muito, é esse o sentido da palavra —, tanto que não estava disposto a tomar nada do que era do seu irmão. Repare:

(1.) Muitos que ficam aquém das bênçãos espirituais, e estão fora da aliança, têm contudo muito da riqueza deste mundo. Esaú tinha o que lhe fora prometido: a gordura da terra e o sustento pela sua espada.

(2.) É coisa boa que aqueles que têm muito saibam que têm o bastante, ainda que não tenham tanto quanto alguns outros têm. Até Esaú pode dizer: “Tenho o bastante”.

(3.) Quem está contente com o que tem deve mostrá-lo não cobiçando o que os outros têm. Esaú manda Jacó guardar para si o que tinha, supondo que ele tivesse mais necessidade disso.

Esaú, de sua parte, não precisa dele, nem para supri-lo, porque era rico, nem para apaziguá-lo, porque estava reconciliado. Devemos acautelar-nos para que em tempo algum a nossa cobiça iluda a gentileza dos outros e vilmente tire vantagem da generosidade deles.

  1. Jacó insiste com ele afetuosamente para que o aceite, e consegue o intento, v. 10, 11.

Jacó o enviou por medo (Gênesis 32:20); mas, passado o medo, agora ele importuna por amor para que o aceite, para mostrar que desejava a amizade do irmão e não apenas temia a ira dele. Ele insiste em duas coisas:

(1.) A satisfação que teve no favor do irmão, do qual julgava estar obrigado a fazer este reconhecimento agradecido.

É um elogio muito alto o que ele lhe dirige: “Vi o teu rosto como se tivesse visto o rosto de Deus”, isto é: “Vi-te reconciliado comigo e em paz comigo, como desejo ver Deus reconciliado.”

Ou o sentido é que Jacó via o favor de Deus para com ele no favor de Esaú: era para ele um sinal de bem que Deus tinha aceitado as suas orações.

Repare: os consolos das criaturas são de fato consolos para nós quando são concedidos como respostas à oração e são sinais da nossa aceitação diante de Deus.

Mais uma vez: é motivo de grande alegria, para os que são de índole pacífica e afetuosa, recuperar a amizade daqueles parentes com quem estiveram em desacordo.

(2.) A suficiência que ele tinha dos bens deste mundo: “Deus tratou graciosamente comigo.”

Repare: se o que temos neste mundo aumenta em nossas mãos, devemos reparar nisso com gratidão, para a glória de Deus, e reconhecer que nisso ele tratou graciosamente conosco, melhor do que merecemos.

É ele que “dá poder para adquirir riqueza”, Deuteronômio 8:18. Ele acrescenta: “E tenho o bastante”; tenho tudo — é essa a palavra.

O bastante de Esaú era muito, mas o bastante de Jacó era tudo. Repare: um homem piedoso, ainda que só tenha pouco no mundo, ainda assim pode dizer com verdade “Tenho tudo”:

[1.] Porque tem o Deus de tudo, e tem tudo nele; tudo é de vocês, se são de Cristo, 1 Coríntios 3:22.

[2.] Porque tem o consolo de tudo. “Tenho tudo, e abundo”, Filipenses 4:18.

Quem tem muito quereria ter mais; mas quem pensa que tem tudo está certo de que tem o bastante.

Ele tem tudo em perspectiva; terá tudo em breve, quando chegar ao céu. Com este princípio Jacó insistiu com Esaú, e ele tomou o seu presente.

Repare: é coisa excelente quando a religião dos homens os torna generosos, de coração largo e de mão aberta, desdenhando fazer o que é mesquinho e rasteiro.

III. Sobre o andamento da viagem deles:

  1. Esaú se oferece para ser o seu guia e companheiro, em sinal de reconciliação sincera, v. 12. Nunca encontramos Jacó e Esaú tão sociáveis um com o outro, e tão afetuosos, como estão agora.

Repare: quanto a Deus, a sua obra é perfeita. Ele tornou Esaú não só não inimigo, mas amigo. Este osso que fora quebrado, sendo bem ajustado, ficou mais forte do que nunca.

Esaú se afeiçoou à companhia de Jacó e o convida com empenho ao monte Seir. Nunca desesperemos de ninguém, nem desconfiemos de Deus, em cuja mão estão todos os corações.

Contudo, Jacó viu motivo para recusar esta oferta com modéstia (v. 13, 14), e nisso mostra terno desvelo pela sua própria família e pelos seus rebanhos, como bom pastor e bom pai.

Ele deve considerar os filhos e os rebanhos com crias, e não conduzir aqueles nem tocar estes depressa demais.

Esta prudência e esta ternura de Jacó devem ser imitadas por quem tem o cuidado e o encargo dos jovens nas coisas de Deus.

Eles não devem ser forçados além do que suportam, a princípio, por tarefas pesadas nos serviços religiosos, mas conduzidos conforme podem suportar, tendo o seu trabalho tornado o mais fácil possível para eles. Cristo, o bom Pastor, faz assim, Isaías 40:11.

Ora, Jacó não quer pedir a Esaú que afrouxe o passo, nem forçar a sua família a apertar o dela, nem deixá-la para fazer companhia ao irmão, como muitos teriam feito, desses que amam qualquer convívio mais do que a própria casa; mas pede a Esaú que marche adiante, e promete segui-lo devagar, conforme pudesse avançar.

Repare: é coisa desarrazoada prender os outros ao nosso ritmo. Podemos chegar com consolo, afinal, ao mesmo fim da viagem, ainda que não viajemos juntos, nem pelo mesmo caminho nem no mesmo passo.

Pode haver pessoas com quem não conseguimos nos ajustar e com quem, ainda assim, não precisamos nos indispor pelo caminho.

Jacó lhe insinua que era o seu desígnio presente ir ter com ele ao monte Seir; e podemos presumir que assim fez, depois de ter estabelecido a sua família e os seus assuntos em outro lugar, ainda que essa visita não esteja registrada.

Repare: quando recuperamos felizmente a paz com os nossos amigos, devemos ter o cuidado de cultivá-la, e de não ficar atrás deles nas cortesias.

  1. Esaú oferece alguns dos seus homens para lhe servirem de guarda e escolta, v. 15.

Ele via que Jacó vinha acompanhado apenas pobremente, sem outros servos senão os seus lavradores e pastores, sem pajens nem lacaios.

E por isso, pensando que Jacó era tão desejoso quanto ele mesmo (se pudesse arcar com isso) de ostentar pompa e de parecer grande, quis a todo custo emprestar-lhe parte da sua comitiva, para acompanhá-lo, de modo que Jacó parecesse irmão de Esaú.

Mas Jacó recusa humildemente a oferta, pedindo apenas que ele não levasse a mal o fato de não a aceitar: “Que necessidade há disso?”

(1.) Jacó é humilde e não precisa disso para aparato; não deseja “fazer boa figura na carne”, sobrecarregando-se com uma comitiva desnecessária.

Repare: é a vaidade da pompa e da grandeza que elas venham acompanhadas de muita coisa da qual se pode dizer: “Que necessidade há disso?”

(2.) Jacó está sob a proteção divina e não precisa disso para segurança.

Repare: estão suficientemente guardados os que têm a Deus por sua guarda e estão sob a escolta das suas hostes, como Jacó estava.

Não precisam ficar em dívida com um braço de carne os que têm a Deus por seu braço cada manhã.

Jacó acrescenta: que eu apenas encontre graça aos olhos do meu senhor; tendo o seu favor, tenho tudo de que preciso, tudo o que desejo de você.

Se Jacó dava tanto valor à boa vontade de um irmão, muito mais razão temos nós para considerar que temos o bastante se temos a boa vontade do nosso Deus.

Versículos 16 a 20

Aqui:

  1. Jacó chega a Sucote.

Tendo-se separado de maneira amistosa de Esaú, que havia ido para a sua própria terra (v. 16), ele chega a um lugar onde, ao que parece, descansou por algum tempo, armou cabanas para o seu gado e outras comodidades para si e para a família.

O lugar foi depois conhecido pelo nome de Sucote, uma cidade na tribo de Gade, do outro lado do Jordão (significa cabanas), para que, quando a sua posteridade viesse depois a habitar em casas de pedra, se lembrassem de que o sírio prestes a perecer era o pai deles, que se alegrava com cabanas (Deuteronômio 26:5); tal foi a rocha de onde foram cortados.

  1. Ele chega a Siquém.

Nós lemos: “a Salém, uma cidade de Siquém”; os críticos em geral inclinam-se a lê-lo como apelativo: ele chegou em segurança, ou em paz, à cidade de Siquém. Depois de uma viagem perigosa, em que encontrara muitas dificuldades, ele chegou, enfim, em segurança a Canaã.

Repare: as doenças e os perigos devem nos ensinar a dar valor à saúde e à segurança, e devem ajudar a alargar o nosso coração em gratidão, quando a nossa saída e a nossa entrada foram preservadas de modo assinalado. Aqui:

(1.) Ele compra um campo, v. 19.

Ainda que a terra de Canaã fosse sua por promessa, não tendo ainda chegado o tempo de tomar posse, ele se contenta em pagar pelo que é seu, para evitar disputas com os atuais ocupantes.

Repare: o domínio não se funda na graça. Quem tem o céu sem custo não deve esperar ter assim a terra.

(2.) Ele edifica um altar, v. 20:

[1.] Em gratidão a Deus, pela boa mão da sua providência sobre ele. Ele não se contentou com reconhecimentos verbais do favor de Deus para com ele, mas fez reconhecimentos reais.

[2.] Para que mantivesse a religião, e o culto de Deus, na sua família. Repare: onde temos uma tenda, Deus deve ter um altar; onde temos uma casa, ele deve ter nela uma igreja.

Ele dedicou este altar à honra de El-elohe-Israel — Deus, o Deus de Israel —, à honra de Deus em geral, o único Deus vivo e verdadeiro, o melhor dos seres e a primeira das causas; e à honra do Deus de Israel, como Deus em aliança com ele.

Repare: no nosso culto a Deus devemos ser guiados e governados pelas descobertas conjuntas tanto da religião natural quanto da religião revelada.

Deus o tinha chamado, há pouco, pelo nome de Israel, e agora ele chama a Deus o Deus de Israel; ainda que ele seja intitulado príncipe com Deus, Deus continuará a ser príncipe com ele, seu Senhor e seu Deus.

Repare: as nossas honras se tornam então honras de verdade para nós quando são consagradas à honra de Deus; o Deus de Israel é a glória de Israel.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra