Gênesis 31
Argumento
Jacó era um homem muito honesto e bom, homem de grande devoção e integridade, e mesmo assim teve mais aflição e desgosto que qualquer dos patriarcas.
Saiu da casa do seu pai assustado, foi para a casa do seu tio em angústia, tratamento muito duro foi o que encontrou ali, e agora volta cercado de temores. Aqui está:
I. A sua resolução de voltar, vv. 1-16.
II. A sua partida clandestina, vv. 17-21.
III. A perseguição de Labão contra ele, com desagrado, vv. 22-25.
IV. As palavras acaloradas que passaram entre eles, vv. 26-42.
V. O acordo amigável entre eles, afinal, v. 43, etc.
Versículos 1 a 16
A Partida de Jacó. (a.C. 1739.)
Jacó está aqui tomando a resolução de deixar sem demora o serviço do seu tio, de pegar o que tinha e voltar para Canaã. Essa resolução ele tomou mediante justa provocação, por direção divina e com o conselho e a anuência das suas mulheres.
I. Mediante justa provocação; porque Labão e os seus filhos se tinham tornado muito ásperos e de má índole para com ele, de modo que ele não podia ficar entre eles com segurança nem com satisfação.
- Os filhos de Labão mostraram a sua má vontade no que disseram, v. 1. Ao que parece, disseram-no aos ouvidos de Jacó, com o desígnio de irritá-lo. O capítulo anterior começou com Raquel invejando Lia; este começa com os filhos de Labão invejando Jacó. Observe:
(1.) Como exaltam grandemente a prosperidade de Jacó: “Ele adquiriu toda esta glória.” E que glória era essa por causa da qual faziam tanto alarde?
Era um lote de ovelhas pardas e cabras salpicadas (e talvez as belas cores as fizessem parecer mais gloriosas), e alguns camelos e jumentos, e outras coisas do mesmo negócio; e era isto toda esta glória.
Repare: as riquezas são coisas gloriosas aos olhos das pessoas carnais, ao passo que, para todos os que têm trato com as coisas celestiais, elas não têm glória nenhuma em comparação com a glória que sobreexcede. O excesso de valor que os homens dão à riqueza mundana é aquele erro fundamental que é a raiz da cobiça, da inveja e de todo mal.
(2.) Com que baixeza lançam suspeita sobre a fidelidade de Jacó, como se o que tinha não o tivesse adquirido honestamente: “Jacó tomou tudo o que era de nosso pai.” Não tudo, por certo.
Que fim tinha levado aquele gado que foi confiado à guarda dos filhos de Labão e enviado a três dias de caminho de distância? Gênesis 30:35, 36. Eles querem dizer tudo o que lhe fora confiado; mas, falando com malevolência, exprimem-se assim, de modo geral. Repare:
[1.] Aqueles que são cuidadosos ao extremo em guardar uma boa consciência nem sempre podem ter a certeza de um bom nome.
[2.] Esta é uma das vaidades e desgostos que acompanham a prosperidade exterior: que ela faz um homem ser invejado pelo seu próximo (Eclesiastes 4:4), e “quem poderá suster-se diante da inveja?” Provérbios 27:4. A quem o Céu abençoa, o inferno amaldiçoa, e todos os filhos dele na terra.
- O próprio Labão pouco disse, mas o seu semblante não estava para com Jacó como costumava estar; e Jacó não pôde deixar de reparar nisso, v. 2, 5. Na melhor das hipóteses, ele não passava de um grosseiro, mas agora estava mais grosseiro do que antes.
Repare: a inveja é um pecado que muitas vezes aparece no semblante; daí lermos falar de um “olho maligno”, Provérbios 23:6. Olhares azedos podem fazer muito pela ruína da paz e do amor numa família, e por deixar inquietos aqueles de cujo consolo deveríamos ser zelosos.
O semblante irado de Labão fez com que ele perdesse a maior bênção que a sua família já teve, e com justiça.
II. Por direção divina e sob a escolta de uma promessa: “O Senhor disse a Jacó: Volta, e eu serei contigo”, v. 3. Ainda que Jacó tivesse encontrado aqui tratamento muito duro, contudo não quis deixar o seu lugar até que Deus o mandasse.
Ele veio para lá por ordens do Céu, e ali ficaria até que fosse ordenado a voltar. Repare: é nosso dever colocar-nos, e será nosso consolo ver-nos, sob a condução de Deus, tanto no nosso sair quanto no nosso entrar.
A direção que ele recebeu do Céu é narrada mais plenamente no relato que dá dela às suas mulheres (vv. 10-13), onde lhes conta de um sonho que teve a respeito do gado e do aumento admirável dos que eram da sua cor.
E lhes conta como o anjo de Deus, naquele sonho (pois suponho que o sonho de que se fala no v. 10 e o do v. 11 sejam o mesmo), reparou no trabalhar da sua imaginação durante o sono e o instruiu, de modo que não foi por acaso, nem pela sua própria sagacidade, que ele obteve aquela grande vantagem.
Mas, 1. Pela providência de Deus, que reparara nas agruras que Labão lhe impusera, e tomou este caminho para recompensá-lo: “Porque vi tudo o que Labão te faz, e nisto eu tenho isso em vista.”
Repare: há mais equidade nas distribuições da providência divina do que temos consciência, e por elas os injustiçados são realmente recompensados, ainda que talvez de modo imperceptível.
Nem foi só pela justiça da providência que Jacó foi assim enriquecido, mas, 2. Em cumprimento da promessa insinuada no que se diz no v. 13: “Eu sou o Deus de Betel”. Este era o lugar onde a aliança foi renovada com ele.
Repare: a prosperidade e o sucesso mundanos são duplamente doces e consoladores quando os vemos fluindo, não da providência comum, mas do amor da aliança, para cumprir a misericórdia prometida — quando os temos de Deus como o Deus de Betel, daquelas promessas da vida que agora é que pertencem à piedade.
Jacó, mesmo quando tinha esta perspectiva promissora de enriquecer com Labão, tinha de pensar em voltar. Quando o mundo começa a sorrir para nós, devemos lembrar que ele não é a nossa casa. “Agora levanta-te” (v. 13) “e volta”:
(1.) “Às tuas devoções em Canaã”, cujas solenidades talvez tivessem sido muito interrompidas enquanto ele estava com Labão. Deus fez vista grossa aos tempos desta servidão; mas agora: “Volta ao lugar onde ungiste a coluna e fizeste o voto. Agora que começas a enriquecer, é tempo de pensar de novo num altar e em sacrifícios.”
(2.) “Às tuas consolações em Canaã”: “Volta à terra da tua parentela.” Ele estava aqui entre a sua parentela próxima; mas só àqueles devia olhar como a sua parentela no melhor sentido, a parentela com quem devia viver e morrer, a quem pertencia a aliança.
Repare: os herdeiros de Canaã nunca devem considerar-se em casa até que cheguem lá, por mais que pareçam criar raízes aqui.
III. Com o conhecimento e a anuência das suas mulheres. Observe:
- Ele mandou chamar Raquel e Lia ao campo, para junto de si (v. 4), para poder tratar com elas mais em particular, ou porque uma não iria ao aposento da outra e ele de bom grado falaria com as duas juntas, ou porque tinha trabalho a fazer no campo que não queria deixar.
Repare: os maridos que amam as suas mulheres comunicam-lhes os seus propósitos e as suas intenções. Onde há afeto mútuo, haverá confiança mútua. E a prudência da mulher deve conquistar o coração do seu marido para que confie nela, Provérbios 31:11. Jacó contou às suas mulheres:
(1.) Com que fidelidade tinha servido ao pai delas, v. 6. Repare: se os outros não cumprem o seu dever para conosco, contudo teremos o consolo de ter cumprido o nosso para com eles.
(2.) Com que infidelidade o pai delas o tinha tratado, v. 7. Nunca se ateve a trato algum que fizesse com ele, mas, depois do primeiro ano, sempre que via a Providência favorecer Jacó com a cor combinada, a cada semestre dos cinco restantes ele a trocava por outra cor, o que deu dez vezes.
Era como se pensasse enganar não só Jacó, mas também a divina Providência, que manifestamente lhe sorria. Repare: os que tratam honestamente nem sempre são tratados honestamente.
(3.) Como Deus, apesar disso, o tinha reconhecido por seu. Ele o protegera da má vontade de Labão: “Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.” Repare: os que se conservam junto de Deus serão conservados em segurança por ele.
Ele também provera abundantemente para ele, apesar do desígnio de Labão de arruiná-lo: “Deus tirou o gado de vosso pai e o deu a mim”, v. 9. Assim o justo Deus pagou a Jacó pelo seu serviço árduo com os bens de Labão; assim como depois pagou à semente de Jacó pelo seu servir aos egípcios, com os despojos deles.
Repare: Deus não é injusto para se esquecer da obra e do trabalho de amor do seu povo, ainda que os homens o sejam, Hebreus 6:10. A Providência tem meios de tornar honestos no desfecho aqueles que não o são no seu desígnio. Repare, além disso: “a riqueza do pecador está reservada para o justo”, Provérbios 13:22.
(4.) Contou-lhes da ordem que Deus lhe dera, num sonho, para voltar à sua própria terra (v. 13), para que não suspeitassem que a sua resolução nascia de inconstância, ou de alguma aversão à terra ou à família delas, mas a vissem proceder de um princípio de obediência ao seu Deus e de dependência dele.
- As suas mulheres anuíram de bom grado à sua resolução. Elas também apresentaram as suas queixas, reclamando que o pai delas tinha sido não só sem bondade, mas também injusto, para com elas (vv. 14-16), que as olhava como estranhas e estava sem afeição natural para com elas.
E, ao passo que Jacó olhara a riqueza que Deus tinha transferido de Labão para ele como o seu salário, elas a olhavam como os seus dotes; de modo que, dos dois modos, Deus obrigou Labão a pagar as suas dívidas, tanto ao seu servo quanto às suas filhas. Assim, ao que parecia:
(1.) Elas estavam cansadas do seu próprio povo e da casa do seu pai, e podiam facilmente esquecê-los. Repare: este bom proveito devemos tirar do tratamento sem bondade que encontramos no mundo — devemos apegar-nos a ele tanto menos, e estar dispostos a deixá-lo e desejosos de estar em casa.
(2.) Estavam dispostas a ir junto com o seu marido e a colocar-se com ele sob a direção divina: “Tudo o que Deus te disse, faze.” Repare: as mulheres que são ajudadoras idôneas dos seus maridos nunca lhes serão estorvos naquilo a que Deus os chama.
Versículos 17 a 24
Aqui está:
I. A fuga de Jacó de junto de Labão. Podemos supor que ele vinha havia muito considerando o assunto e revolvendo-o na sua mente; mas agora que, enfim, Deus lhe tinha dado ordens expressas de partir, ele não fez demora, nem foi desobediente à visão celestial.
Ele agarrou a primeira ocasião que se ofereceu, quando Labão estava tosquiando as suas ovelhas (v. 19), aquela parte do seu rebanho que estava nas mãos dos seus filhos, a três dias de viagem.
Ora, 1. É certo que era lícito a Jacó deixar o serviço dele de repente, sem dar aviso com um trimestre de antecedência.
Isso não só se justificava pelas instruções particulares que Deus lhe deu, como também se autorizava pela lei fundamental da autopreservação, que nos manda, quando estamos em perigo, cuidar da nossa própria segurança, até onde possamos fazê-lo sem violentar as nossas consciências.
Foi prudência sua fugir às escondidas, sem que Labão percebesse, para que, se Labão soubesse, não o estorvasse nem o despojasse.
Foi honesto não levar consigo mais do que o que era seu, o gado que adquirira, v. 18. Ele tomou o que a Providência lhe deu, contentou-se com isso e não quis tomar nas suas próprias mãos a reparação dos seus danos.
Contudo, Raquel não foi tão honesta quanto o seu marido: ela furtou as imagens do seu pai (v. 19) e as levou consigo. O hebraico as chama de terafim.
Alguns pensam que eram apenas pequenas representações dos antepassados da família, em estátuas ou pinturas, pelas quais Raquel tinha um apego particular e que desejava ter consigo, agora que ia para outro país.
Antes parece que eram imagens para uso religioso, penates, deuses domésticos, ou adorados ou consultados como oráculos.
E estamos dispostos a esperar (com o bispo Patrick) que ela as tenha levado não por cobiça do metal precioso de que eram feitas, muito menos para seu próprio uso, nem por algum temor supersticioso de que Labão, consultando os seus terafim, pudesse saber por que caminho tinham ido.
(Jacó, sem dúvida, habitava com as suas mulheres como um homem de entendimento, e a elas se havia ensinado melhor do que isso.)
Mas esperamos que as tenha levado com o desígnio de convencer assim o seu pai da loucura de ter por deuses aqueles que não podiam garantir a própria segurança, Isaías 46:1, 2.
II. A perseguição de Jacó por Labão. Foi-lhe trazida a notícia, no terceiro dia, de que Jacó tinha fugido.
Ele logo levanta o clã inteiro, toma os seus irmãos, isto é, os parentes da sua família, que estavam todos do lado dele, e persegue Jacó (como Faraó e os seus egípcios depois perseguiram a semente de Jacó), para trazê-lo outra vez à servidão, ou com o desígnio de despojá-lo do que tinha.
Marchou sete dias de viagem em perseguição dele, v. 23. Não teria tomado metade desse trabalho para visitar os seus melhores amigos.
Mas a verdade é que os homens maus fazem mais para servir às suas paixões pecaminosas do que os homens bons fazem para servir aos seus afetos justos, e são mais veementes na sua ira do que no seu amor.
Pois bem, por fim Labão o alcançou, e na própria noite antes de chegar junto dele Deus interveio na desavença, repreendeu Labão e abrigou Jacó, ordenando a Labão que não lhe falasse nem bem nem mal (v. 24), isto é, que nada dissesse contra o prosseguimento da sua viagem, porque isso procedia do Senhor. O mesmo hebraísmo temos em Gênesis 24:50.
Labão, durante os seus sete dias de marcha, estivera cheio de fúria contra Jacó, e agora estava cheio de esperanças de que o seu desejo se saciasse nele (Êxodo 15:9); mas Deus vem a ele e com uma só palavra lhe ata as mãos, ainda que não lhe mude o coração.
Repare: 1. Em sonho, e no adormecer sobre a cama, Deus tem meios de abrir os ouvidos dos homens e de selar a instrução deles, Jó 33:15, 16. Assim ele adverte os homens pelas suas consciências, em sussurros secretos, que o homem de sabedoria ouvirá e atenderá.
A segurança dos homens bons deve-se em grande parte ao domínio que Deus tem sobre as consciências dos homens maus e ao acesso que tem a eles.
Deus às vezes aparece maravilhosamente para o livramento do seu povo quando este está à própria beira da ruína. Os judeus foram salvos da trama de Hamã quando o decreto do rei estava para ser posto em execução, Ester 9:1.
Versículos 25 a 35
A Perseguição de Labão a Jacó. (a.C. 1739.)
Temos aqui o raciocínio, para não dizer a zombaria, que houve entre Labão e Jacó no encontro deles, naquele monte que depois foi chamado de Gileade, v. 25. Aqui está:
I. A grave acusação que Labão apresentou contra ele. Ele o acusa:
- Como renegado que havia abandonado injustamente o seu serviço. Para representar Jacó como criminoso, ele quer que se pense que tencionava bondade para com as suas filhas (v. 27, 28), que as teria despedido com todas as marcas de amor e de honra que pudesse haver, que teria feito disso um ato solene.
Teria beijado os seus netinhos (e era só isso que lhes teria dado) e, conforme o costume tolo da terra, as teria mandado embora “com alegria, e com cânticos, com tamboril, e com harpa”.
Não como Rebeca foi mandada embora da mesma família, mais de 120 anos antes, com orações e bênçãos (Gênesis 24:60), mas com brincadeira e folia, o que era sinal de que a religião havia decaído muito na família e de que eles tinham perdido a sua seriedade.
Seja como for, ele alega que elas teriam sido tratadas com respeito na despedida. Repare: é comum que os homens maus, quando frustrados nos seus projetos maliciosos, aleguem que não tinham desígnio senão o que era bondoso e justo.
Quando não conseguem fazer o dano que tencionavam, custa-lhes que se pense que alguma vez o tencionaram. Quando não fizeram o que deviam ter feito, saem-se com esta desculpa: que o teriam feito. Assim se podem enganar os homens, mas a Deus não.
Ele sugere igualmente que Jacó tinha algum mau desígnio em fugir assim às escondidas (v. 26): que levou as suas mulheres como cativas. Repare: quem, de sua parte, tenciona o mal é o mais propenso a dar a pior interpretação ao que os outros fazem inocentemente.
A insinuação e o agravamento das faltas são os artifícios de uma malícia cheia de desígnios, e é preciso representar como tencionando o mal (por mais injustamente que seja) aqueles contra quem o mal se tenciona. No conjunto da matéria:
(1.) Ele se gaba do seu próprio poder (v. 29): “Está no poder da minha mão fazer-vos mal.” Ele supõe que tinha tanto o direito do seu lado (uma boa ação judicial, como dizemos, contra Jacó) quanto a força do seu lado, ou para vingar o agravo ou para reaver o direito.
Repare: as pessoas más costumam se prezar muito do seu poder de fazer mal, ao passo que um poder de fazer o bem é muito mais valioso. Quem nada faz para se tornar amável gosta de ser tido por temível. E, contudo:
(2.) Ele reconhece estar sob o freio e a restrição do poder de Deus; e, embora isso redunde muito em crédito e consolo de Jacó, ele não pode evitar contar-lhe a advertência que Deus lhe dera na noite anterior, em sonho: “Não fales a Jacó nem bem nem mal.”
Repare: assim como Deus tem todos os instrumentos ímpios presos por uma corrente, assim, quando quer, pode fazê-los perceber isso e forçá-los a reconhecê-lo para louvor dele, como protetor dos bons, como fez Balaão.
Ou podemos ver nisto um exemplo de algum respeito de consciência que Labão sentia pelas proibições expressas de Deus. Por pior que fosse, não ousava fazer mal a quem via ser alvo do zelo particular do Céu.
Repare: muito dano seria evitado se os homens ao menos atendessem aos avisos que as suas próprias consciências lhes dão nos adormecimentos sobre a cama, e respeitassem neles a voz de Deus.
- Como ladrão, v. 30. Em vez de reconhecer que tinha dado a Jacó qualquer aparência de provocação para partir, ele prefere atribuir isso a um apego tolo à casa do seu pai, que o fez querer partir a todo custo; mas então (diz ele) “por que furtaste os meus deuses?”
Homem tolo! Chamar de seus deuses aqueles que podiam ser furtados! Podia ele esperar proteção daqueles que não podiam nem resistir aos seus invasores nem revelá-los?
Felizes os que têm o Senhor por seu Deus, porque têm um Deus de quem não podem ser roubados. Os inimigos podem furtar os nossos bens, mas não o nosso Deus. Aqui Labão põe à conta de Jacó coisas que ele não sabia, a angústia comum da inocência oprimida.
II. A defesa que Jacó faz de si mesmo. Os que entregam a sua causa a Deus não estão, contudo, proibidos de alegá-la eles próprios com mansidão e temor.
- Quanto à acusação de ter furtado as suas próprias mulheres, ele se justifica dando o verdadeiro motivo de ter partido sem que Labão soubesse, v. 31. Ele temia que Labão lhe tomasse as filhas à força e assim o obrigasse, pelo laço da sua afeição às suas mulheres, a continuar no seu serviço.
Repare: dos que são injustos no mínimo, é de suspeitar que serão injustos também no muito, Lucas 16:10. Se Labão engana Jacó no seu salário, é provável que não faça consciência de roubar-lhe as suas mulheres e de separar os que Deus ajuntou. O que não se pode temer de homens que não têm princípio de honestidade?
- Quanto à acusação de ter furtado os deuses de Labão, ele alega não ser culpado, v. 32. Não só não os tomou ele mesmo (não tinha tanto apego por eles), como também não sabia que tinham sido tomados.
Contudo, talvez tivesse falado com demasiada pressa e sem ponderar quando disse: “Quem quer que os tivesse tomado, que não viva.” Sobre isso ele pode ter refletido com alguma amargura quando, não muito depois, Raquel, que os havia tomado, morreu de repente de parto.
Por mais justos que nos julguemos, é melhor abster-se de imprecações, para que não caiam mais pesadas do que imaginamos.
III. A busca diligente que Labão fez pelos seus deuses (vv. 33-35), em parte por ódio a Jacó, com quem de bom grado teria ocasião de entrar em desavença, em parte por amor aos seus ídolos, de que lhe custava separar-se.
Não achamos que ele tenha revistado os rebanhos de Jacó atrás de gado furtado; mas revistou os seus pertences atrás de deuses furtados. Ele era da opinião de Mica: “Levastes os meus deuses; e que mais tenho eu?”, Juízes 18:24.
Estavam os adoradores de falsos deuses tão apegados aos seus ídolos? Andavam eles assim no nome dos seus deuses? E não seremos nós tão cuidadosos nas nossas indagações pelo Deus verdadeiro?
Quando ele se apartou de nós com justiça, com que cuidado deveríamos perguntar: “Onde está Deus, meu Criador?”, “Ah, se eu soubesse onde o poderia achar!”, Jó 23:3.
Labão, depois de todas as suas buscas, não conseguiu achar os seus deuses e foi logrado na sua indagação por um fingimento; mas o nosso Deus não só será achado pelos que o buscam, como também estes o acharão como o seu generoso galardoador.
Versículos 36 a 42
Veja nestes versículos:
I. O poder da provocação. O temperamento natural de Jacó era brando e sereno, e a graça o aperfeiçoara; ele era um homem liso, e um homem simples; e, contudo, o comportamento desarrazoado de Labão para com ele o pôs num ardor que o arrebatou a certa veemência, v. 36, 37.
A sua altercação com Labão, ainda que possa admitir alguma desculpa, não era justificável, nem está escrita para a nossa imitação. Palavras penosas suscitam a ira, e comumente não fazem senão tornar pior o que já é mau.
É afronta muito grande, para quem tem mente honesta, ser acusado de desonestidade; e, ainda assim, até isto temos de aprender a suportar com paciência, entregando a nossa causa a Deus.
II. O consolo de uma boa consciência. Este era o júbilo de Jacó: que, quando Labão o acusou, a sua própria consciência o absolveu e testemunhou a favor dele que em todas as coisas fora disposto e cuidadoso em viver honestamente, Hebreus 13:18.
Repare: aqueles que, em qualquer emprego, agiram com fidelidade, se não conseguirem obter o crédito disso junto aos homens, terão contudo o consolo disso nos seus próprios peitos.
III. O caráter de um bom servo, e particularmente de um pastor fiel. Jacó se mostrara tal, vv. 38-40:
- Ele era muito zeloso, de modo que, por descuido ou negligência dele, as ovelhas não abortaram as suas crias. A sua piedade também trouxe bênção sobre os bens do seu senhor que estavam sob as suas mãos.
Repare: os servos devem ter não menos zelo pelo que lhes é confiado em favor dos seus senhores do que se tivessem direito a isso como coisa sua.
- Ele era muito honesto, e não tomou, para o seu próprio comer, nada daquilo que não lhe era consentido. Contentou-se com comida ordinária, e não cobiçou banquetear-se com os carneiros do rebanho.
Repare: os servos não devem ser exigentes na sua comida, nem cobiçar o que lhes é proibido; mas, nisso e em outros casos, mostrar toda boa fidelidade.
- Ele era muito laborioso, v. 40. Ateve-se ao seu negócio, em todas as intempéries; e suportou tanto o calor quanto o frio com paciência invencível.
Repare: os homens de negócios, que tencionam obter algum proveito deles, têm de resolver-se a suportar as durezas.
Jacó é aqui exemplo para os ministros; também eles são pastores, dos quais se requer que sejam fiéis ao seu encargo e dispostos a dar-se ao trabalho.
IV. O caráter de um senhor duro. Labão fora tal para Jacó. São maus senhores:
- Os que exigem dos seus servos o que é injusto, obrigando-os a ressarcir aquilo que não foi danificado por falta alguma deles. Isto Labão fez, v. 39.
Ou melhor: se houve negligência, ainda assim é injusto punir acima da proporção da falta. Pode ser estrago insignificante para o senhor aquilo que quase arruinaria um servo pobre.
- Também são maus senhores os que negam aos seus servos o que é justo e equitativo. Isto Labão fez, v. 41.
Era desarrazoado da parte dele fazer Jacó servir pelas suas filhas, quando este tinha a herdar tão grande patrimônio, assegurado a ele pela promessa do próprio Deus; como também o era dar-lhe as suas filhas sem dotes, quando estava no poder das suas mãos fazer bem a elas.
Assim ele roubou o pobre porque era pobre, como fez também ao mudar-lhe o salário.
V. O zelo da providência para a proteção da inocência lesada, v. 42. Deus tomou conhecimento do agravo feito a Jacó, e recompensou aquele que Labão de outro modo teria mandado embora vazio, e repreendeu Labão, que de outro modo o teria tragado.
Repare: Deus é o patrono dos oprimidos; e aqueles que são agravados e contudo não arruinados, abatidos e contudo não destruídos, têm de reconhecê-lo na sua preservação e dar-lhe a glória disso. Observe:
Jacó fala de Deus como o Deus de seu pai, dando a entender que se julgava indigno de ser assim considerado, mas que era amado por causa do seu pai.
Ele o chama “o Deus de Abraão, e o temor de Isaque”; pois Abraão estava morto, e fora para aquele mundo onde o amor perfeito lança fora o temor; mas Isaque ainda estava vivo, santificando o Senhor no seu coração, como o seu temor e o seu pavor.
Versículos 43 a 54
A Aliança de Jacó com Labão. (a.C. 1739.)
Temos aqui a composição da questão entre Labão e Jacó. Labão não tinha nada a dizer em resposta ao protesto de Jacó: não podia justificar-se nem condenar Jacó, mas era declarado, pela sua própria consciência, culpado do agravo que lhe havia feito, e por isso não quer ouvir mais nada sobre a questão.
Ele não está disposto a reconhecer-se em falta, nem a pedir perdão a Jacó e dar-lhe satisfação, como devia ter feito. Mas:
I. Ele desvia o assunto com uma profissão de bondade para com as mulheres e os filhos de Jacó (v. 43): “Estas filhas são minhas filhas.” Quando não pode desculpar o que fez, ele, na prática, reconhece o que devia ter feito: devia tê-las tratado como suas próprias, mas as tinha contado como estranhas, v. 15.
Repare: é comum os que não têm afeição natural alegarem muita afeição quando isso lhes serve. Ou talvez Labão tenha dito isso de modo vanglorioso, como quem gostava de se mostrar no falar e de usar grandes palavras empoladas de vaidade: “Tudo o que vês é meu.”
Não era assim: era tudo de Jacó, e ele havia pago caro por isso; contudo Jacó o deixou dizer o que queria, percebendo que ele entrava em melhor humor.
Repare: a propriedade fica perto dos corações das pessoas mundanas. Gostam de se gabar dela: “Isto é meu, e aquilo outro é meu”, como Nabal, 1 Samuel 25:11, “o meu pão e a minha água”.
II. Ele propõe uma aliança de amizade entre eles, com a qual Jacó concorda de pronto, sem insistir na submissão de Labão, muito menos na restituição por parte dele.
Repare: quando surgem desavenças, devemos estar dispostos a ser amigos de novo em quaisquer termos; a paz e o amor são joias tão valiosas que dificilmente as compramos caro demais. Melhor aceitar o prejuízo do que continuar na contenda. Observe aqui:
- A substância desta aliança. Jacó deixou inteiramente a cargo de Labão ajustá-la. O teor dela era este:
(1.) Que Jacó fosse bom marido para as suas mulheres, que não as afligisse nem se casasse com outras mulheres além delas, v. 50. Jacó nunca lhe dera motivo algum para suspeitar que seria outra coisa senão marido bondoso; contudo, como se tivesse dado, estava disposto a submeter-se a esse compromisso.
Embora o próprio Labão as tivesse afligido, ainda assim ele obrigará Jacó a não as afligir. Repare: os que, de sua parte, são injustos costumam ser os mais desconfiados dos outros, e os que não cumprem o seu próprio dever são os mais peremptórios em exigir dever dos outros.
(2.) Que ele nunca fosse mau vizinho para Labão, v. 52. Ficou acertado que nenhum ato de hostilidade jamais passaria entre eles, que Jacó perdoaria e esqueceria todos os agravos que recebera e não os lembraria contra Labão ou a família dele nos tempos vindouros. Repare: podemos ressentir uma injúria que, contudo, não podemos vingar.
- A cerimônia desta aliança. Foi feita e ratificada com grande solenidade, segundo os usos daqueles tempos:
(1.) Uma coluna foi erguida (v. 45), e um montão de pedras levantado (v. 46), para perpetuar a memória da coisa, sendo o modo de registrar acordos por escrito, naquele tempo, ou não conhecido ou não usado.
(2.) Um sacrifício foi oferecido (v. 54), um sacrifício de ofertas pacíficas. Repare: a nossa paz com Deus é o que põe verdadeiro consolo na nossa paz com os nossos amigos. Se as partes contendem, a reconciliação de ambas com ele facilitará a reconciliação de uma com a outra.
(3.) Comeram pão juntos (v. 46), participando em conjunto do banquete sobre o sacrifício, v. 54. Isso era sinal de uma reconciliação cordial. Alianças de amizade eram ratificadas antigamente pelas partes comerem e beberem juntas. Era da natureza de um banquete de amor.
(4.) Recorreram solenemente a Deus quanto à sinceridade deles nisto:
[1.] Como testemunha (v. 49): “O Senhor vigie entre mim e ti”, isto é: “Que o Senhor tome conhecimento de tudo o que for feito de um lado ou de outro em violação deste pacto. Quando estivermos fora da vista um do outro, que a vista dele seja um freio para nós: que, onde quer que estejamos, estamos sob o olho de Deus.”
Este recurso é convertível em oração. Amigos distantes um do outro podem tirar o consolo disto: que, quando não podem saber um do outro nem socorrer-se, Deus vigia entre eles e tem o olho sobre os dois.
[2.] Como Juiz, v. 53. “O Deus de Abraão” (de quem Jacó descendia), “e o Deus de Naor” (de quem Labão descendia), “o Deus do pai deles” (o antepassado comum, de quem os dois descendiam), “julgue entre nós”.
A relação de Deus com eles é assim expressa para dar a entender que adoravam um só e o mesmo Deus; e, à vista disso, não devia haver inimizade entre eles.
Repare: os que têm um só Deus deveriam ter um só coração; os que concordam na religião deveriam esforçar-se por concordar em tudo o mais. Deus é Juiz entre as partes em contenda, e julgará com retidão; quem comete agravo, o faz por sua conta e risco.
(5.) Deram um nome novo ao lugar, v. 47, 48. Labão chamou-o em siríaco, e Jacó em hebraico, o montão do testemunho; e (v. 49) foi chamado Mispá, torre de vigia. Estando a posteridade incluída no pacto, cuidou-se de que assim a memória dele fosse preservada.
Estes nomes se aplicam aos selos da aliança do evangelho, que são testemunhas a nosso favor se formos fiéis, mas testemunhas contra nós se formos falsos. O nome que Jacó deu a este montão (Galeede) permaneceu, não o nome que Labão lhe deu.
Em todo esse embate, Labão foi ruidoso e cheio de palavras, fazendo questão de dizer muito; Jacó ficou calado e disse pouco.
Quando Labão recorreu a Deus sob muitos títulos, Jacó jurou apenas “pelo temor de seu pai Isaque”, isto é, o Deus a quem seu pai Isaque temia, que nunca havia servido a outros deuses, como Abraão e Naor haviam feito.
Duas palavras de Jacó foram mais memoráveis que todos os discursos e vãs repetições de Labão; pois “as palavras dos sábios são ouvidas em sossego, mais que o clamor daquele que domina entre os tolos”, Eclesiastes 9:17.
Por fim, depois de todo esse parlamento irado, eles se separam amigos, v. 55. Labão beijou muito afetuosamente os seus filhos e as suas filhas, e os abençoou, e então voltou em paz.
Repare: Deus é muitas vezes melhor para nós do que os nossos temores, e de modo estranho se sobrepõe aos espíritos dos homens a nosso favor, além do que poderíamos ter esperado; pois não é em vão confiar nele.