Gênesis 23
Argumento
Aqui está:
I. Abraão, pranteador da morte de Sara, v. 1, 2.
II. Abraão, comprador de um lugar de sepultura para Sara:
A compra proposta com humildade por Abraão, v. 3, 4.
Negociada com lisura e concluída com muita civilidade e respeito mútuos, vv. 5-16.
O dinheiro da compra pago, v. 16.
A propriedade transmitida e assegurada a Abraão, v. 17, 18, 20.
O funeral de Sara, v. 19.
Versículos 1 a 2
A Morte de Sara. (a.C. 1857.)
Temos aqui:
A idade de Sara, v. 1. Quase quarenta anos antes, ela se tinha chamado de velha, Gênesis 18:12. Os idosos não morrerão mais cedo por se considerarem velhos, mas podem morrer melhor por isso.
A morte dela, v. 2. Mesmo quem vive por mais tempo tem de morrer por fim. Abraão e Sara tinham vivido juntos com conforto por muitos anos; mas a morte separa aqueles a quem nada mais poderia separar.
Os amigos especiais e os favoritos do Céu não estão isentos do golpe da morte. Ela morreu na terra de Canaã, onde tinha sido peregrina por mais de sessenta anos.
- O pranto de Abraão por ela; e ele foi verdadeiro pranteador. Ele não apenas cumpriu as cerimônias do pranto, segundo o costume daqueles tempos, como os pranteadores que andam pelas ruas, mas lamentou sinceramente a grande perda que teve de uma boa esposa, e deu prova da constância do seu afeto por ela até o fim.
Duas palavras são usadas: ele veio tanto para prantear quanto para chorar. A sua tristeza não era fingida, mas real.
Ele veio à tenda dela e se sentou junto ao cadáver, para prestar ali o tributo das suas lágrimas, para que o seu olho afetasse o seu coração e para que prestasse maior respeito à memória daquela que se tinha ido.
Repare: não é apenas lícito, mas é dever, lamentar a morte dos nossos parentes próximos, tanto em conformidade com a providência de Deus, que assim chama ao choro e ao pranto, quanto em honra àqueles a quem a honra é devida.
As lágrimas são tributo devido aos nossos amigos falecidos. Quando um corpo é semeado, tem de ser regado.
Mas não devemos nos entristecer como os que não têm esperança; porque temos boa esperança pela graça, tanto a respeito deles quanto a respeito de nós mesmos.
Versículos 3 a 15
A Caverna de Macpela. (a.C. 1857.)
Aqui está: I. O humilde pedido que Abraão fez aos seus vizinhos, os heteus, por um lugar de sepultura entre eles, v. 3, 4.
Era estranho que ele tivesse isso a fazer agora; mas devemos atribuí-lo antes à providência de Deus do que à sua improvidência, como aparece em Atos 7:5, onde se diz que Deus não lhe deu herança em Canaã.
Seria bom que todos os que cuidam de prover lugar de sepultura para os seus corpos depois da morte fossem tão cuidadosos em prover um lugar de descanso para as suas almas.
Observe aqui: 1. O desvio oportuno que este assunto deu, por ora, à dor de Abraão: ele se levantou de diante do seu morto.
Quem se vê em perigo de se doer demais pelos parentes mortos, e está entrando nessa tentação, precisa guardar-se de remoer a perda e de ficar sentado sozinho e melancólico.
Tem de haver um tempo de se levantar de diante do seu morto e de deixar de lamentar. Porque, graças a Deus, a nossa felicidade não está atada à vida de nenhuma criatura.
O cuidado do funeral pode, como aqui, ser aproveitado para desviar a dor pela morte no primeiro momento, quando ela mais corre perigo de tiranizar. O choro não deve impedir a semeadura.
- O argumento que ele usou com os filhos de Hete foi este: “Sou estrangeiro e peregrino entre vós”; por isso, não dispunha de um lugar de sepultura e precisava pedir um humildemente.
Esta foi uma ocasião que Abraão tomou para confessar que era estrangeiro e peregrino sobre a terra; não se envergonhou de reconhecê-lo assim publicamente, Hebreus 11:13.
Repare: a morte dos nossos parentes deve nos lembrar de fato de que não estamos em casa neste mundo. Quando eles se vão, diga: “Nós estamos indo.”
- O seu desassossego até que este assunto se resolvesse, insinuado naquela palavra: “para que eu sepulte o meu morto de diante da minha face”.
Repare: a morte torna desagradáveis à nossa vista aqueles que, enquanto viviam, eram o desejo dos nossos olhos.
O semblante que era fresco e vivo fica pálido e medonho, e próprio para ser removido para a terra das trevas. Enquanto ela estava à sua vista, isso renovava a sua dor, o que ele queria evitar.
II. A generosa oferta que os filhos de Hete lhe fizeram, v. 5, 6. Eles lhe fazem cortesia:
- Com um título de respeito: príncipe de Deus entre eles, pois assim é a palavra; não só grande, mas bom.
Ele se chamou estrangeiro e peregrino; eles o chamam de grande príncipe; porque os que se humilham serão exaltados. Deus tinha prometido engrandecer o nome de Abraão.
- Com o oferecimento do melhor dos seus lugares de sepultura. Repare: até a luz da natureza nos ensina a ser civis e respeitosos com todos, ainda que sejam estrangeiros e peregrinos.
A nobre generosidade destes cananeus envergonha e condena a mesquinhez, o egoísmo e o mau humor de muitos que se dizem israelitas.
Observe: estes cananeus ficariam contentes de misturar o seu pó com o de Abraão e de ter um destino final como o dele.
III. A proposta particular que Abraão lhes fez, vv. 7-9. Ele lhes devolve os seus agradecimentos pela oferta bondosa com toda a decência e respeito possíveis; embora fosse homem grande, homem velho e agora enlutado, ainda assim se levanta e se inclina humildemente diante deles, v. 7.
Repare: a religião ensina boas maneiras; e abusam dela os que a fazem consistir em rudeza e grosseria.
Ele então escolhe o lugar que julga mais conveniente, a saber, a caverna de Macpela, que provavelmente ficava perto dele e ainda não fora usada como lugar de sepultura. O dono de então era Efrom.
Abraão não pode alegar nenhuma influência junto a ele, mas deseja que eles aproveitem a sua para conseguir a compra daquela caverna e do campo em que ela ficava.
Repare: um desejo moderado de obter aquilo que nos é conveniente, por meios justos e honestos, não é aquela cobiça do que é do nosso próximo que o décimo mandamento proíbe.
IV. O presente que Efrom fez a Abraão do seu campo: “o campo eu te dou”, v. 10, 11. Abraão pensou que ele precisaria ser rogado a vendê-lo; mas, à primeira menção do assunto, sem rogo, Efrom o dá de graça.
Alguns homens têm mais generosidade do que se pensa que têm. Abraão, sem dúvida, tinha tomado todas as ocasiões para obsequiar os seus vizinhos e prestar-lhes todo serviço que estivesse ao seu alcance; e agora eles retribuem a sua bondade: porque o que rega será também ele mesmo regado.
Repare: se os que professam a religião adornarem a sua profissão com eminente civilidade e préstimo para com todos, descobrirão que isso redundará no seu próprio consolo e proveito, assim como para a glória de Deus.
V. A recusa modesta e sincera de Abraão à oferta bondosa de Efrom, v. 12, 13. Ele lhe agradece muito (v. 12), faz-lhe reverência diante do povo da terra, para que respeitem mais a Efrom pelo respeito que viram Abraão prestar-lhe (1 Samuel 15:30), mas resolve dar-lhe dinheiro pelo campo, sim, o valor integral dele.
Não foi por orgulho que Abraão recusou a dádiva, nem porque desdenhasse ficar em dívida com Efrom; mas:
- Por justiça. Abraão era rico em prata e ouro (Gênesis 13:2) e podia pagar pelo campo; por isso não quis tirar vantagem da generosidade de Efrom.
Repare: a honestidade, assim como a honra, nos proíbe de viver às custas do nosso próximo e de abusar dos que são dadivosos. Jó refletiu nisso com consolo, quando estava pobre: que não tinha comido os frutos da sua terra sem dinheiro, Jó 31:39.
- Por prudência. Ele pagaria por ele para que Efrom, passado este bom humor, não lhe lançasse isso em rosto e dissesse que havia enriquecido Abraão (Gênesis 14:23), nem o herdeiro seguinte pusesse em dúvida o título de Abraão (porque aquela concessão foi feita sem nenhuma contrapartida) e reclamasse de volta o campo.
Assim Davi depois recusou a oferta de Araúna, 2 Samuel 24:24. Não sabemos que afrontas podemos receber daqui em diante daqueles que agora são os mais bondosos e generosos.
VI. O preço da terra fixado por Efrom, mas em que ele não insistiu (v. 14, 15): “a terra vale quatrocentos siclos de prata” (cerca de cinquenta libras do nosso dinheiro), mas que importância tinha isso entre os dois?
Ele preferia obsequiar o seu amigo a ter tanto dinheiro no bolso. Nisto Efrom revela:
- Um grande desprezo pela riqueza mundana. Que importância tinha aquilo entre os dois? Era coisa pequena, que não valia a pena mencionar.
Muitos teriam dito: “É uma boa soma de dinheiro; vai render muito na parte de um filho.” Mas Efrom pergunta: que importância tinha aquilo?
Repare: é coisa excelente que as pessoas tenham pensamentos baixos e rasteiros de toda a riqueza deste mundo; ela é aquilo que não é, e na abundância dela não consiste a vida do homem, Lucas 12:15.
- Grande cortesia e obsequiosidade para com o seu amigo e vizinho. Efrom não tinha ciúme de Abraão como estrangeiro residente, nem inveja dele como homem que provavelmente prosperaria e enriqueceria.
Ele não lhe guardava má vontade pela sua singularidade em religião, mas era muito mais bondoso com ele do que a maioria das pessoas hoje em dia é com os próprios irmãos: que importância tinha aquilo entre os dois?
Repare: nenhuma coisa pequena deve dar ocasião a objeções e divergências entre amigos verdadeiros. Quando somos tentados a nos inflamar ao reagir a afrontas, a ser altivos ao exigir os nossos direitos ou duros ao negar uma bondade, devemos responder à tentação com esta pergunta: “Que é isso entre mim e o meu amigo?”
Versículos 16 a 20
O Funeral de Sara. (a.C. 1857.)
Temos aqui a conclusão da negociação entre Abraão e Efrom a respeito do lugar de sepultura. O trato foi feito publicamente diante de todos os vizinhos, na presença e aos ouvidos dos filhos de Hete, v. 16, 17.
Repare: a prudência, assim como a justiça, nos manda ser leais, abertos e às claras nos nossos negócios.
Os contratos fraudulentos odeiam a luz e preferem ser clandestinos; mas os que tencionam honestamente nos seus tratos não se importam com quem sejam as testemunhas deles.
A nossa lei favorece as vendas feitas em mercado aberto e por escritura registrada. Observe:
- Abraão, sem fraude, sem conluio e sem mais demora, paga o dinheiro, v. 16. Ele paga prontamente, sem hesitação; paga por inteiro, sem desconto; e paga por peso, “dinheiro corrente entre os mercadores”, sem engano.
Veja como desde a antiguidade o dinheiro foi usado para auxílio do comércio; e veja com que honestidade o dinheiro deve ser pago onde é devido.
Observe: ainda que toda a terra de Canaã fosse de Abraão por promessa, contudo, não tendo chegado o tempo de ele a possuir, aquilo de que agora tinha necessidade ele comprou e pagou.
Repare: o domínio não se funda na graça. O título dos santos a uma herança eterna não lhes dá título às posses deste mundo, nem os justifica em fazer o mal.
- Efrom, honesta e lealmente, lhe passa um bom título sobre a terra, v. 17, 18, 20.
O campo, com todas as suas pertenças, é transmitido a Abraão e aos seus herdeiros para sempre, em tribunal aberto, não por escrito (não parece que a escrita fosse usada então), mas por uma declaração pública e solene diante de testemunhas, bastante para transferi-lo.
Repare: assim como o que se compra deve ser honestamente pago, também o que se vende deve ser honestamente entregue e assegurado.
- Abraão, em seguida, toma posse e sepulta Sara na caverna, ou cripta (se formada pela natureza ou pela arte, não é certo), que ficava no campo comprado.
É provável que Abraão tivesse sepultado servos da sua família desde que veio para Canaã, mas as sepulturas do povo comum (2 Reis 23:6) podiam bastar para eles.
Agora que Sara estava morta, um lugar próprio tinha de ser encontrado para os seus restos. É digno de nota:
(1.) Que um lugar de sepultura foi o primeiro pedaço de chão que Abraão possuiu em Canaã. Repare: quando estamos entrando no mundo, é bom pensar na nossa saída dele; porque, assim que nascemos, começamos a morrer.
(2.) Que foi o único pedaço de terra que ele chegou a possuir, embora o país inteiro lhe coubesse por direito futuro. Os que menos têm desta terra encontram nela uma sepultura.
Abraão não proveu cidades, como Caim e Nimrode, mas um sepulcro:
[1.] Para ser um lembrete constante da morte, para ele e para a sua posteridade, a fim de que ele e eles aprendessem a morrer diariamente. Diz-se que este sepulcro ficava no fim do campo (v. 9); porque, sejam quais forem as nossas posses, há um sepulcro no fim delas.
[2.] Para ser um sinal da sua crença e da sua expectativa da ressurreição; pois por que se tomaria tanto cuidado com o corpo, se ele for lançado fora para sempre e não tiver de ressuscitar?
Abraão, nisto, disse claramente que buscava uma pátria melhor, isto é, celestial. Abraão se contenta em andar continuamente de um lugar para outro enquanto vive, mas assegura um lugar onde, quando morrer, a sua carne possa repousar em esperança.