Matthew Henry

Gênesis 21

Argumento

Neste capítulo temos:

I. Isaque, o filho da promessa, nascido na família de Abraão, vv. 1-8.

II. Ismael, o filho da escrava, lançado fora dela, vv. 9-21.

III. O pacto de Abraão com o seu vizinho Abimeleque, vv. 22-32.

IV. A devoção dele ao seu Deus, v. 33.

Versículos 1 a 8

O Nascimento de Isaque. (a.C. 1897.)

O muito esperado enfim chega. A visão a respeito da semente prometida é para um tempo determinado, e agora, no fim, ela fala, e não mente.

Poucos, no Antigo Testamento, foram trazidos ao mundo com uma expectativa como a de Isaque, não por causa de alguma grande eminência pessoal a que ele chegaria, mas porque ele seria, nisto mesmo, um tipo de Cristo, aquela semente que o santo Deus por tanto tempo prometera e que os homens santos por tanto tempo esperaram.

Neste relato dos primeiros dias de Isaque podemos observar:

I. O cumprimento da promessa de Deus na concepção e no nascimento de Isaque, v. 1, 2.

Repare: as providências de Deus parecem melhores e mais brilhantes quando são comparadas com a palavra dele, e quando observamos como Deus, em todas elas, age como havia dito, como havia falado.

  1. Isaque nasceu segundo a promessa. O Senhor visitou Sara em misericórdia, como havia dito.

Repare: nenhuma palavra de Deus cairá por terra, porque fiel é aquele que prometeu, e a fidelidade de Deus é o esteio e o apoio da fé do seu povo.

Ele nasceu “no tempo determinado de que Deus havia falado”, v. 2. Repare: Deus é sempre pontual quanto ao seu tempo; ainda que as misericórdias prometidas por ele não venham no tempo que nós marcamos, virão com certeza no tempo que ele marca, e esse é o melhor tempo.

  1. Ele nasceu em virtude da promessa: Sara, pela fé, recebeu força para conceber, Hebreus 11:11. Deus, portanto, deu essa força por promessa.

Não foi pelo poder da providência comum, mas pelo poder de uma promessa especial, que Isaque nasceu. Uma sentença de morte foi, por assim dizer, proferida contra as causas segundas: Abraão era velho, e Sara, velha, e ambos como que mortos; e então a palavra de Deus teve efeito.

Repare: os verdadeiros crentes, em virtude das promessas de Deus, são capacitados a fazer o que está acima do poder da natureza humana, porque por elas se tornam participantes da natureza divina, 2 Pedro 1:4.

II. A obediência de Abraão ao preceito de Deus a respeito de Isaque:

  1. Ele lhe deu o nome, como Deus lhe havia ordenado, v. 3. Deus o dirigiu a um nome que fosse memorial: Isaque, riso; e Abraão, a quem cabia o ofício, deu-lhe esse nome, ainda que pudesse ter-lhe destinado algum outro nome de significado mais pomposo.

Repare: convém que a exuberância da invenção humana ceda sempre à soberania e à simplicidade da instituição divina. Contudo, havia bom motivo para o nome:

(1.) Quando Abraão recebeu a promessa a respeito dele, riu de alegria, Gênesis 17:17. Repare: quando o sol do consolo se levantou sobre a alma, é bom lembrar quão bem-vindo foi o raiar do dia e com que exultação abraçamos a promessa.

(2.) Quando Sara recebeu a promessa, riu com desconfiança e dúvida. Repare: quando Deus nos dá as misericórdias de que começávamos a desesperar, devemos lembrar com tristeza e vergonha as nossas desconfianças pecaminosas do poder e da promessa de Deus, enquanto as buscávamos.

(3.) O próprio Isaque, depois, foi alvo do riso de Ismael (v. 9), e talvez o seu nome lhe mandasse esperar isso. Repare: os favoritos de Deus são muitas vezes objeto de riso do mundo.

(4.) A promessa de que ele não era só o filho, mas também o herdeiro, seria a alegria de todos os santos em todas as eras, e aquilo que lhes encheria a boca de riso.

  1. Ele o circuncidou, v. 4. Estando a aliança estabelecida com ele, o selo da aliança lhe foi administrado; e ainda que fosse ordenança sangrenta, e ele criança querida, ainda assim não podia ser omitida, não, nem mesmo adiada para além do oitavo dia.

Deus guardara o tempo ao cumprir a promessa, e por isso Abraão tinha de guardar o tempo ao obedecer ao preceito.

III. As impressões que esta misericórdia deixou em Sara:

  1. Encheu-a de alegria (v. 6): “Deus me fez rir; ele me deu tanto motivo para me alegrar quanto coração para me alegrar.” Assim a mãe do nosso Senhor, Lucas 1:46, 47. Repare:

(1.) Deus concede misericórdias ao seu povo para animar a alegria deles na obra e no serviço dele; e, seja qual for o motivo da nossa alegria, Deus tem de ser reconhecido como o autor dela, a não ser que seja o riso do tolo.

(2.) Quando as misericórdias foram por muito tempo adiadas, são tanto mais bem-vindas quando chegam.

(3.) Acrescenta ao consolo de qualquer misericórdia ter os nossos amigos alegrando-se conosco nela: “todos os que ouvirem rirão comigo”; porque o riso é contagioso. Veja Lucas 1:58.

Outros se alegrariam com este exemplo do poder e da bondade de Deus, e seriam animados a confiar nele. Veja Salmos 119:74.

  1. Encheu-a de admiração, v. 7. Observe aqui:

(1.) O que era que ela achava tão admirável: “que Sara desse de mamar a filhos”; que ela não só desse à luz um filho, mas também fosse tão forte e robusta naquela idade a ponto de amamentá-lo.

Repare: as mães, se puderem, devem ser amas dos seus próprios filhos. Sara era pessoa de qualidade, era idosa; a amamentação podia ser tida por prejudicial a ela, ou à criança, ou a ambas; sem dúvida tinha amas à escolha na sua própria casa.

E ainda assim quis cumprir o seu dever nesta matéria; e as boas esposas são filhas dela enquanto assim fazem o bem, 1 Pedro 3:5, 6. Veja Lamentações 4:3.

(2.) Como ela exprimiu a sua admiração: “Quem o teria dito? A coisa era tão altamente improvável, tão perto de impossível, que se qualquer outro que não Deus a tivesse dito, não poderíamos ter acreditado.”

Repare: os favores de Deus ao seu povo da aliança são tais que ultrapassam tanto os pensamentos e as expectativas deles próprios quanto os dos outros.

Quem poderia imaginar que Deus faria tanto por aqueles que merecem tão pouco, ou melhor, por aqueles que merecem tão mal? Veja Efésios 3:20; 2 Samuel 7:18, 19.

Quem teria dito que Deus enviaria o seu Filho para morrer por nós, o seu Espírito para nos santificar, os seus anjos para nos servir?

Quem teria dito que pecados tão grandes seriam perdoados, serviços tão reles aceitos, e vermes tão sem valor recebidos em aliança e comunhão com o grande e santo Deus?

IV. Um breve relato da infância de Isaque: “o menino cresceu”, v. 8.

Repara-se nisto de modo especial, ainda que seja coisa de se esperar, para insinuar que os filhos da promessa são filhos que crescem. Veja Lucas 1:80; 2:40.

Os que são nascidos de Deus crescerão por obra de Deus, Colossenses 2:19. Ele cresceu de modo a não precisar sempre de leite, mas era capaz de suportar alimento sólido, e então foi desmamado. Veja Hebreus 5:13, 14.

E foi então que Abraão fez um grande banquete para os seus amigos e vizinhos, em gratidão a Deus pela misericórdia deste para com Abraão.

Ele fez este banquete não no dia em que Isaque nasceu, que teria sido perturbação grande demais para Sara; nem no dia em que foi circuncidado, que teria sido desvio grande demais da ordenança.

Mas o fez no dia em que foi desmamado, porque a bênção de Deus sobre a amamentação dos filhos, e a preservação deles através dos perigos da idade infantil, são exemplos notáveis do zelo e da ternura da providência divina, que devem ser reconhecidos, para louvor dela. Veja Salmos 22:9, 10; Oseias 11:1.

Versículos 9 a 13

Agar e Ismael Expulsos. (a.C. 1892.)

A expulsão de Ismael é aqui deliberada e decidida.

I. O próprio Ismael deu a ocasião, com algumas afrontas que fez a Isaque, seu irmãozinho. Alguns pensam que foi no dia em que Abraão deu o banquete pela alegria de Isaque ter sido desmamado a salvo, o que, dizem os judeus, só se deu quando ele tinha três anos; outros dizem cinco.

A própria Sara foi testemunha ocular do abuso: ela viu “o filho da egípcia zombando” (v. 9), zombando de Isaque, sem dúvida, pois se diz, com referência a isto (Gálatas 4:29), que “aquele que nasceu segundo a carne perseguia aquele que nasceu segundo o Espírito”.

Ismael é aqui chamado de filho da egípcia porque, como alguns pensam, a aflição de quatrocentos anos da descendência de Abraão pelos egípcios começava agora, e devia ser datada daqui, Gênesis 15:13.

Ela o viu brincando com Isaque, assim traz a LXX, e, na brincadeira, zombando dele. Ismael era catorze anos mais velho que Isaque, e, quando as crianças estão juntas, a mais velha deve ser cuidadosa e carinhosa com a mais nova.

Mas maltratar uma criança que de modo nenhum era páreo para ele revelava em Ismael uma disposição muito vil e sórdida. Repare:

  1. Deus repara no que as crianças dizem e fazem nas suas brincadeiras, e acertará contas com elas se disserem ou fizerem o que não devem, ainda que os pais delas não o façam.

  2. Zombar é um grande pecado, e muito provocador para Deus.

  3. Há uma inimizade enraizada e persistente na descendência da serpente contra a descendência da mulher. Os filhos da promessa devem esperar ser alvo de zombaria. Isto é perseguição, com a qual têm de contar aqueles que querem viver piedosamente.

  4. Ninguém é rejeitado e expulso de Deus senão aqueles que primeiro o mereceram. Ismael é mantido na família de Abraão até se tornar perturbação, dor e escândalo para ela.

II. Sara fez a proposta: “Expulsa esta escrava”, v. 10. Isto parece ter sido dito com algum calor, e contudo é citado (Gálatas 4:30) como se tivesse sido dito por um espírito de profecia.

E é a sentença proferida contra todos os hipócritas e as pessoas carnais, ainda que tenham lugar e nome na igreja visível. Todos os que nascem segundo a carne e não nascem de novo, que descansam na lei e rejeitam a promessa do evangelho, serão certamente expulsos.

É feita para apontar particularmente a rejeição dos judeus incrédulos, que, embora fossem a descendência de Abraão, contudo, por não se submeterem à aliança do evangelho, foram expulsos da igreja e privados dos seus direitos.

E o que, acima de tudo, provocou Deus a repudiá-los foi zombarem e perseguirem a igreja do evangelho, o Isaque de Deus, na sua infância, 1 Tessalonicenses 2:16.

Repare: há muitos que convivem familiarmente com os filhos de Deus neste mundo e que, contudo, não participarão com eles da herança dos filhos. Ismael podia ser companheiro de brincadeira e companheiro de escola de Isaque, mas não companheiro de herança.

III. Abraão era contrário a isso: “A coisa foi muito penosa aos olhos de Abraão”, v. 11.

  1. Causou-lhe dor que Ismael tivesse dado tal provocação. Repare: os filhos deveriam considerar que, quanto mais os seus pais os amam, maior é a dor que sentem com a má conduta deles, e particularmente com as desavenças entre os filhos.

  2. Causou-lhe dor que Sara insistisse em tal castigo. “Não bastaria corrigi-lo? Nada menos que expulsá-lo serviria?”

Repare: até os extremos necessários que se têm de usar com filhos perversos e incorrigíveis são muito penosos para pais afetuosos, que não podem afligir assim de bom grado.

IV. Deus o decidiu, v. 12, 13. Podemos bem supor que Abraão estivesse muito agitado com esse assunto, relutante em desagradar a Sara e contudo relutante em expulsar Ismael. Nessa dificuldade Deus lhe diz qual é a sua vontade, e então ele fica satisfeito.

Repare: nos casos duvidosos, um homem bom não deseja mais do que conhecer o seu dever e o que Deus quer que ele faça; e, quando tem clareza a esse respeito, fica, ou deveria ficar, tranquilo. Para deixá-lo assim, Deus lhe apresenta o assunto sob uma luz verdadeira, e lhe mostra:

  1. Que a expulsão de Ismael era necessária para o estabelecimento de Isaque nos direitos e privilégios da aliança: “Em Isaque será chamada a tua descendência”.

Tanto Cristo quanto a igreja tinham de descender de Abraão pelos lombos de Isaque. Esta é a vinculação da promessa a Isaque, e é citada pelo apóstolo (Romanos 9:7) para mostrar que nem todos os que vêm dos lombos de Abraão eram os herdeiros da aliança de Abraão.

Isaque, o filho prometido, tinha de ser o pai da descendência prometida. Por isso: “Fora com Ismael, manda-o para bem longe, para que não corrompa os costumes nem tente invadir os direitos de Isaque”. Será a sua segurança ter o rival banido.

A descendência da aliança de Abraão tinha de ser um povo peculiar, um povo à parte desde o começo, distinto, não mesclado com os que estavam fora da aliança. Por esse motivo Ismael tinha de ser separado.

Abraão foi chamado sozinho, e Isaque também tinha de sê-lo. Veja Isaías 51:2. É provável que Sara pouco pensasse nisso (João 11:51), mas Deus tomou o que ela disse e o transformou num oráculo, como depois em Gênesis 27:10.

  1. Que a expulsão de Ismael não seria a sua ruína, v. 13. “Ele será uma nação, porque é a tua descendência”.

Não temos certeza de que fosse a sua ruína eterna. É presunção dizer que todos os que ficam de fora da dispensação externa da aliança de Deus estão excluídos de todas as suas misericórdias: podem ser salvos aqueles que não são assim honrados.

Contudo, temos certeza de que não foi a sua ruína temporal. Embora fosse escorraçado da igreja, não foi escorraçado do mundo. “Farei dele uma nação”. Repare:

(1.) As nações são feitura de Deus: ele as funda, ele as forma, ele as fixa.

(2.) Muitos estão cheios das bênçãos da providência de Deus e são estranhos às bênçãos da sua aliança.

(3.) Os filhos deste mundo muitas vezes se dão melhor, quanto às coisas exteriores, por causa da sua relação com os filhos de Deus.

Versículos 14 a 21

A Misericórdia de Deus para com Agar e Ismael. (a.C. 1892.)

Aqui está: I. A expulsão da escrava e do seu filho da família de Abraão, v. 14.

A obediência de Abraão à ordem divina neste caso foi pronta — de manhã cedo, podemos supor que logo depois de ele ter recebido, nas visões da noite, a ordem de fazer isso.

Foi também submissa. Era contrário ao seu juízo, ao menos à sua própria inclinação, fazê-lo; contudo, assim que percebe que é a mente de Deus, ele não faz objeção alguma, mas silenciosamente faz como lhe é mandado, como quem foi treinado numa obediência sem reservas.

Ao mandá-los embora sem nenhum acompanhante, a pé e escassamente providos, é provável que ele tenha observado as instruções que lhe foram dadas.

Se Agar e Ismael tivessem se conduzido bem na família de Abraão, poderiam ter continuado ali; mas eles se lançaram fora pelo seu próprio orgulho e pela sua insolência, que assim foram justamente castigados.

Repare: abusando dos nossos privilégios, nós os perdemos. Os que não sabem quando estão bem, num lugar tão desejável como a família de Abraão, merecem ser destituídos e ser levados a conhecer o valor das misericórdias pela falta delas.

II. O vaguear deles no deserto, errando o caminho para o lugar que Abraão lhes destinara para se estabelecerem:

  1. Ali foram reduzidos a grande angústia. As provisões deles se acabaram, e Ismael estava doente. Aquele que costumava ser fartamente alimentado na casa de Abraão, onde engordou e deu coices, agora desfalecia e sucumbia, ao ser reduzido a uma ração escassa.

Agar está em lágrimas, e suficientemente humilhada. Agora ela deseja as migalhas que desperdiçara e de que fizera pouco caso à mesa do seu senhor.

Como quem está sob o poder do espírito de servidão, ela desespera de socorro, não conta com nada senão a morte do menino (v. 15, 16), embora Deus lhe tivesse dito, antes que ele nascesse, que ele viveria para ser um homem, um grande homem.

Somos propensos a esquecer as promessas anteriores, quando as providências presentes parecem contradizê-las; porque vivemos pelos sentidos.

  1. Nesta angústia, Deus apareceu graciosamente para o socorro deles: ele ouviu a voz do moço, v. 17.

Não lemos uma palavra que ele tenha dito; mas os seus suspiros, os seus gemidos e o seu estado calamitoso clamavam alto aos ouvidos da misericórdia.

Um anjo foi enviado para consolar Agar, e não era a primeira vez que ela encontrava os consolos de Deus num deserto; ela reconhecera com gratidão a visita bondosa anterior que Deus lhe fez num caso desses (Gênesis 16:13), e por isso Deus agora a visitava outra vez com auxílios oportunos.

(1.) O anjo lhe assegura que Deus tomou conhecimento da angústia dela: “Deus ouviu a voz do moço onde ele está”, ainda que ele esteja num deserto (porque, onde quer que estejamos, há um caminho aberto para o céu); portanto, “levanta o moço, e segura-o com a tua mão”, v. 18.

Repare: a prontidão de Deus em nos ajudar quando estamos em aflição não deve afrouxar, mas avivar, os nossos esforços para nos ajudarmos a nós mesmos.

(2.) Ele repete a promessa a respeito do filho dela, de que ele seria uma grande nação, como motivo pelo qual ela deveria se pôr em movimento para ajudá-lo.

Repare: deve empenhar o nosso zelo e o nosso trabalho com as crianças e os jovens considerar que não sabemos para que Deus os destinou, nem que grande uso a Providência pode fazer deles.

(3.) Ele a dirige a um suprimento que está à mão (v. 19): ele abriu-lhe os olhos (que estavam inchados e quase cegos de tanto chorar), e então “ela viu um poço de água”.

Repare: muitos que têm motivo bastante para se consolar andam de luto dia após dia, porque não veem o motivo que têm para o consolo.

Há um poço de água junto deles na aliança da graça, mas eles não se dão conta disso; não têm o benefício dele até que o mesmo Deus que lhes abriu os olhos para ver a sua ferida os abra para ver o seu remédio, João 16:6, 7.

Ora, o apóstolo nos diz que essas coisas a respeito de Agar e Ismael são allegoroumena (Gálatas 4:24), elas devem ser alegorizadas; isto, então, servirá para ilustrar a insensatez:

[1.] Dos que, como os judeus incrédulos, buscam a justiça pela lei e pelas ordenanças carnais dela, e não pela promessa feita em Cristo, lançando-se assim num deserto de falta e de desespero.

Os consolos deles logo se esgotam, e, se Deus não os salvar pela sua prerrogativa especial e, por um milagre de misericórdia, não lhes abrir os olhos e os desenganar, estão perdidos.

[2.] Dos que buscam satisfação e felicidade no mundo e nas coisas dele. Os que abandonam os consolos da aliança e a comunhão com Deus, e escolhem a sua porção nesta terra, contentam-se com um odre de água, provisão pobre e escassa, e que logo se acaba; vagueiam sem fim na busca da satisfação e, por fim, sentam-se aquém dela.

III. O estabelecimento de Ismael, por fim, no deserto de Parã (v. 20, 21), um lugar selvagem, o mais próprio para um homem selvagem; e tal ele era, Gênesis 16:12.

Os que nascem segundo a carne contentam-se com o deserto deste mundo, enquanto os filhos da promessa visam à Canaã celestial e não podem descansar enquanto não estiverem lá. Observe:

  1. Ele teve alguns sinais da presença de Deus: “Deus estava com o moço”; a sua prosperidade exterior se devia a isso.

  2. De ofício era arqueiro, o que dá a entender que a astúcia era a sua excelência e a caça, a sua ocupação: o rejeitado Esaú era hábil caçador.

  3. Ele se casou entre os parentes da sua mãe; ela lhe tomou uma mulher do Egito; por maior arqueiro que fosse, não achava que pudesse mirar bem, no negócio do casamento, se procedesse sem o conselho e a anuência da sua mãe.

Versículos 22 a 32

A Aliança de Abimeleque com Abraão. (a.C. 1892.)

Temos aqui o relato do tratado entre Abimeleque e Abraão, no qual aparece o cumprimento daquela promessa (Gênesis 12:2) de que Deus faria grande o seu nome.

A amizade dele é valorizada, é cortejada, ainda que ele seja estrangeiro, ainda que seja arrendatário a bel-prazer dos cananeus e dos ferezeus.

I. O pacto é proposto por Abimeleque e por Ficol, seu primeiro-ministro de estado e general do seu exército:

  1. O que induziu a isso foi o favor de Deus para com Abraão (v. 22): “Deus é contigo em tudo quanto fazes, e não podemos deixar de reparar nisso.” Repare:

(1.) Deus, na sua providência, às vezes mostra ao seu povo tais sinais para o bem que os vizinhos deles não podem deixar de reparar nisso, Salmos 86:17.

Os negócios deles prosperam de modo tão visível, e eles têm sucesso tão notável nos seus empreendimentos, que de todos ao redor deles se arranca a confissão da presença de Deus com eles.

(2.) É bom estar no favor daqueles que estão no favor de Deus, e ter o apoio daqueles que têm parte no céu, Zacarias 8:23. “Iremos convosco, porque ouvimos que Deus está convosco.”

Fazemos bem a nós mesmos se temos comunhão com aqueles que têm comunhão com Deus, 1 João 1:3.

  1. O teor dele era, em geral, que houvesse uma amizade firme e constante entre as duas famílias, que não devia ser violada por motivo algum.

Este laço de amizade devia ser fortalecido pelo laço de um juramento, no qual se apelou ao Deus verdadeiro tanto como testemunha da sinceridade deles quanto como vingador, caso um dos lados fosse traiçoeiro, v. 23. Observe:

(1.) Ele deseja a vinculação deste pacto à sua posteridade e a extensão dele ao seu povo. Ele quer que o seu filho, e o filho do seu filho, e a sua terra também, tenham o benefício dele.

Os homens bons devem assegurar aliança e comunhão com os favoritos do Céu, não só para si mesmos, mas também para os seus.

(2.) Ele lembra Abraão do tratamento justo que havia encontrado entre eles: “Segundo a bondade que te fiz.”

Assim como aqueles que receberam bondade devem retribuí-la, também aqueles que mostraram bondade podem esperá-la.

II. É dada a anuência de Abraão, com uma cláusula particular inserida a respeito de um poço. Na parte de Abraão nesta transação, observe:

  1. Ele estava pronto para entrar neste pacto com Abimeleque, por achá-lo homem de honra e de consciência, e que tinha o temor de Deus diante dos olhos: “Eu jurarei”, v. 24. Repare:

(1.) A religião não torna os homens carrancudos e insociáveis; tenho certeza de que não deveria.

Não devemos, sob o pretexto de evitar as más companhias, ser azedos com toda companhia e desconfiados de todo mundo.

(2.) Uma mente honesta não se assusta em dar garantias: se Abraão diz que será fiel a Abimeleque, não tem medo de jurá-lo; o juramento é para confirmação.

  1. Ele resolveu com prudência a questão a respeito de um poço, por causa do qual os servos de Abimeleque haviam entrado em desavença com ele.

Os poços de água, ao que parece, eram bens seletos naquele país: graças a Deus, não são tão escassos no nosso.

(1.) Abraão falou disso a Abimeleque com brandura, v. 25. Repare: se o nosso irmão pecar contra nós, devemos, com a mansidão da sabedoria, dizer-lhe a sua falta, para que a questão seja acomodada com justiça e se ponha fim a ela, Mateus 18:15.

(2.) Ele aquiesceu na justificação que Abimeleque fez de si mesmo nesta questão: “Não sei quem fez esta coisa”, v. 26.

Muitos que são perfeitamente inocentes são suspeitos de injustiça e de falta de bondade, e devemos nos alegrar quando eles se inocentam.

As faltas dos servos não devem ser imputadas aos seus senhores, a menos que estes as conheçam e as justifiquem; e não se pode esperar de um homem honesto mais do que estar pronto a fazer o que é certo assim que sabe que fez o que é errado.

(3.) Ele cuidou de ter o seu título sobre o poço esclarecido e confirmado, para prevenir quaisquer disputas ou desavenças no futuro, v. 30.

Fazer assim é justiça, além de sabedoria, in perpetuam rei memoriam — para que a circunstância seja perpetuamente lembrada.

  1. Ele fez um presente muito generoso a Abimeleque, v. 27. Não foi nada primoroso, ou esmerado, que ele lhe apresentou, mas o que era valioso e útil: ovelhas e bois, em gratidão pela bondade de Abimeleque para com ele, e em sinal de amizade cordial entre eles.

A troca de bons ofícios fortalece o amor: o que é meu é do meu amigo.

  1. Ele ratificou a aliança com um juramento e a registrou dando um novo nome ao lugar (v. 31): Berseba, o poço do juramento, em memória da aliança que juraram, para que sempre se lembrassem dela.

Ou o poço dos sete, em memória dos sete cordeiros dados a Abimeleque, como contrapartida por ele confirmar o título de Abraão sobre aquele poço.

Repare: os tratos feitos devem ser lembrados, para que os cumpramos e não faltemos à nossa palavra por descuido.

Versículos 33 a 34

Observe: 1. Abraão, tendo entrado numa boa vizinhança, soube reconhecer quando estava bem, e ali continuou por muito tempo.

Ali ele plantou um bosque para dar sombra à sua tenda, ou talvez um pomar de árvores frutíferas; e ali, embora não possamos dizer que se estabeleceu, porque Deus queria que ele, enquanto vivia, fosse estrangeiro e peregrino, ainda assim peregrinou muitos dias, tantos quantos se conciliassem com o seu caráter de Abraão, o hebreu, ou viandante.

  1. Ali ele fez da sua religião não só uma prática constante, mas também uma profissão aberta: ali ele “invocou o nome do Senhor, o Deus eterno”, provavelmente no bosque que havia plantado, que era o seu oratório, ou casa de oração. Cristo orou num jardim, num monte.

(1.) Abraão mantinha o culto público, ao qual, provavelmente, os seus vizinhos acorriam, para se unirem a ele. Repare: os homens bons não devem apenas conservar a sua bondade aonde quer que vão, mas também fazer tudo o que podem para propagá-la e tornar outros bons.

(2.) Ao invocar o Senhor, devemos olhar para ele como o Deus eterno, o Deus do mundo, segundo alguns.

Embora Deus se tivesse dado a conhecer a Abraão como o seu Deus em particular, e em aliança com ele, ainda assim ele não se esquece de dar-lhe glória como o Senhor de tudo: o Deus eterno, que era antes de todos os mundos e será quando o tempo e os dias não existirem mais. Veja Isaías 40:28.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra