Matthew Henry

Gênesis 18

Argumento

Temos neste capítulo o relato de outro encontro entre Deus e Abraão, provavelmente poucos dias depois do anterior, como recompensa da sua obediência alegre à lei da circuncisão. Aqui está:

I. A visita bondosa que Deus lhe fez, e o acolhimento bondoso que ele deu a essa visita, vv. 1-8.

II. Os assuntos tratados entre eles:

  1. Os propósitos do amor de Deus a respeito de Sara, vv. 9-15.

  2. Os propósitos da cólera de Deus a respeito de Sodoma:

(1.) A revelação que Deus fez a Abraão do seu desígnio de destruir Sodoma, vv. 16-22.

(2.) A intercessão que Abraão fez por Sodoma, v. 23, etc.

Versículos 1 a 8

O Encontro de Abraão com os Anjos. (a.C. 1898.)

A aparição de Deus a Abraão parece ter tido em si mais de liberdade e familiaridade, e menos de grandeza e majestade, do que as que lemos até aqui.

Por isso ela se parece mais com aquela grande visita que, na plenitude dos tempos, o Filho de Deus faria ao mundo, quando o Verbo se faria carne e apareceria como um de nós. Observe aqui:

I. Como Abraão esperava forasteiros, e como as suas expectativas foram ricamente atendidas (v. 1):

“Ele estava sentado à porta da tenda, no calor do dia”; não tanto para descansar ou distrair-se quanto para buscar uma oportunidade de fazer o bem, dando acolhimento a forasteiros e viajantes, não havendo, talvez, hospedarias que os acomodassem. Repare:

  1. Provavelmente teremos o maior consolo daquelas boas obras para as quais somos mais francos e prontos.

  2. Deus visita graciosamente aqueles em quem ele primeiro despertou a expectativa dele, e se manifesta aos que o esperam.

Quando Abraão estava assim sentado, viu três homens que vinham na sua direção. Esses três homens eram três seres espirituais e celestiais, que agora assumiam corpos humanos, para que fossem visíveis a Abraão e pudessem conversar com ele.

Alguns pensam que eram todos anjos criados; outros, que um deles era o Filho de Deus, o anjo da aliança, a quem Abraão distinguiu dos demais (v. 3), e que é chamado Jeová, v. 13.

O apóstolo aproveita isto para encorajar a hospitalidade, Hebreus 13:2. Os que se mostraram prontos a acolher forasteiros acolheram anjos, para sua honra e satisfação indizíveis.

Onde, num juízo prudente e imparcial, não vemos motivo para suspeitar mal, a caridade nos ensina a esperar bem e a mostrar bondade conforme isso. É melhor alimentar cinco zangões, ou vespas, do que deixar uma abelha morrer de fome.

II. Como Abraão acolheu aqueles forasteiros, e como o seu acolhimento foi bondosamente aceito.

O Espírito Santo repara em particular no acolhimento muito franco e afetuoso que Abraão deu aos forasteiros.

  1. Ele foi muito atencioso e respeitoso com eles. Esquecendo a sua idade e a sua gravidade, correu ao encontro deles da maneira mais afável, e com toda a devida cortesia se inclinou até o chão, embora ainda não soubesse nada a respeito deles senão que pareciam homens de boa presença e respeitáveis.

Repare: a religião não destrói, mas aperfeiçoa, as boas maneiras, e nos ensina a honrar todos os homens. A civilidade decorosa é grande ornamento da piedade.

  1. Ele foi muito insistente e importuno para que ficassem, e tomou isso como grande favor, v. 3, 4. Repare:

(1.) Convém àqueles a quem Deus abençoou com fartura serem liberais e de coração aberto nos seus acolhimentos, conforme a sua capacidade, e (não por formalidade, mas cordialmente) dar as boas-vindas aos seus amigos.

Devemos ter prazer em mostrar bondade a qualquer um; porque tanto Deus quanto o homem amam ao que dá com alegria. Quem comeria o pão daquele que tem olho mau? Provérbios 23:6, 7.

(2.) Os que quiserem ter comunhão com Deus devem desejá-la com fervor e orar por ela. Deus é um hóspede que vale a pena acolher.

  1. O seu acolhimento, embora fosse muito franco, era contudo simples e caseiro, e não havia nele nada da vistosidade e do requinte dos nossos tempos.

A sua sala de jantar era um caramanchão debaixo de uma árvore; sem toalhas ricas de mesa, sem aparador guarnecido de baixela. O seu banquete foi um ou dois pedaços de vitela, e alguns bolos assados na lareira, e ambos preparados às pressas.

Não havia ali iguarias, nem variedades, nem pratos de carne picada, nem doces, mas comida boa, simples e saudável, ainda que Abraão fosse muito rico e os seus hóspedes muito honrados.

Repare: não devemos buscar apuro na nossa alimentação. Sejamos gratos pelo alimento conveniente, ainda que seja caseiro e comum; e não sejamos desejosos de iguarias, porque são alimento enganoso para os que as amam e põem nelas o coração.

  1. Ele e a sua mulher, os dois, estiveram muito atentos e ocupados em servir aos seus hóspedes com o melhor que tinham.

A própria Sara é cozinheira e padeira; Abraão corre para buscar o bezerro, traz o leite e a manteiga, e não julga abaixo de si servir à mesa, para que mostre com quanta cordialidade os seus hóspedes eram bem-vindos. Repare:

(1.) Os que têm mérito real não precisam assumir ares de importância, nem as suas prudentes condescendências lhes são qualquer descrédito.

(2.) A amizade cordial se curvará a qualquer serviço, menos ao pecado. O próprio Cristo nos ensinou a lavar os pés uns dos outros, em humilde amor. Os que assim se humilham serão exaltados.

Aqui a fé de Abraão se mostrou em boas obras; e assim deve mostrar-se a nossa, senão ela está morta, Tiago 2:21, 26.

O pai dos fiéis foi famoso pela caridade, pela generosidade e por manter casa aberta; e devemos aprender dele a fazer o bem e a repartir. Jó não comeu o seu bocado sozinho, Jó 31:17.

Versículos 9 a 15

Estes hóspedes celestiais (enviados para confirmar a promessa feita havia pouco a Abraão, de que ele teria um filho de Sara), enquanto recebem o gentil acolhimento de Abraão, retribuem a gentileza dele.

Ele recebe anjos, e tem recompensas de anjos: uma mensagem graciosa vinda do céu, Mateus 10:41.

I. Toma-se o cuidado de que Sara esteja ao alcance da voz. Ela deve conceber pela fé, e por isso a promessa precisa ser feita a ela, Hebreus 11:11.

Era o costume recatado daquele tempo que as mulheres não se sentassem à refeição com os homens, ao menos não com estranhos, mas se recolhessem aos seus próprios aposentos. Por isso Sara está aqui fora de vista: mas ela não deve ficar fora do alcance da voz.

Os anjos perguntam (v. 9): “Onde está Sara, tua mulher?” Ao nomeá-la, deram a Abraão indício suficiente de que, embora parecessem estranhos, conheciam muito bem a ele e à sua família.

Ao perguntar por ela, mostraram um cuidado amistoso e gentil pela família e pelos parentes de alguém que acharam respeitoso com eles. É uma cortesia comum, que deve proceder de um princípio de amor cristão, e então fica santificada.

E, ao falar dela (com ela ouvindo por acaso), levaram-na a escutar o que ainda seria dito. “Onde está Sara, tua mulher?”, dizem os anjos. “Eis que está na tenda”, diz Abraão.

“Onde mais ela estaria? Ali está ela no seu lugar, como costuma estar, e agora está ao alcance de um chamado.”

Repare: 1. As filhas de Sara devem aprender com ela a ser “castas, guardadoras do lar”, Tito 2:5. Nada se ganha com o andar à toa.

  1. Os mais propensos a receber consolo de Deus e das suas promessas são aqueles que estão no seu lugar e no caminho do seu dever, Lucas 2:8.

II. A promessa é então renovada e ratificada, de que ela teria um filho (v. 10): “Certamente voltarei a ti, e da próxima vez te visitarei com o cumprimento, assim como agora venho com a promessa.”

Deus voltará àqueles que lhe dão as boas-vindas, que acolhem as suas visitas: “Retribuirei a tua gentileza; Sara, tua mulher, terá um filho”; isso é repetido outra vez, v. 14.

Assim as promessas do Messias foram repetidas muitas vezes no Antigo Testamento, para o fortalecimento da fé do povo de Deus. Somos tardos de coração para crer, e por isso precisamos de linha sobre linha com o mesmo teor.

Esta é aquela palavra de promessa que o apóstolo cita (Romanos 9:9), como aquela por cuja força Isaque nasceu.

Repare: 1. As mesmas bênçãos que outros recebem da providência comum, os crentes as recebem da promessa, o que as torna muito doces e muito seguras.

  1. A descendência espiritual de Abraão deve à promessa a sua vida, a sua alegria, a sua esperança e tudo o mais. Eles são nascidos pela palavra de Deus, 1 Pedro 1:23.

III. Sara acha esta notícia boa demais para ser verdade, e por isso ainda não consegue trazer o coração a crer nela: “Sara riu consigo mesma”, v. 12.

Não foi um riso agradável de fé, como o de Abraão (Gênesis 17:17), mas foi um riso de dúvida e de desconfiança.

Repare: a mesma coisa pode ser feita a partir de princípios muito diferentes, e só Deus, que conhece o coração, pode julgar sobre eles.

A grande objeção que Sara não conseguia superar era a idade: “Estou envelhecida, e passei da idade de ter filhos no curso da natureza, ainda mais tendo sido estéril até agora, e (o que aumenta a dificuldade) o meu senhor também é velho.”

Observe aqui: 1. Sara chama Abraão de seu senhor. Foi a única palavra boa nessa fala, e o Espírito Santo repara nela para honra dela, e a recomenda à imitação de todas as esposas cristãs.

1 Pedro 3:6: “Sara obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor”, em sinal de respeito e sujeição. Assim deve a esposa reverenciar o seu marido, Efésios 5:33.

E assim devemos estar prontos a reparar no que é dito com decoro e bem, para honra de quem o diz, ainda que possa vir misturado com o que está errado, sobre o qual devemos lançar um manto de amor.

  1. A improbabilidade humana muitas vezes se levanta em contradição à promessa divina. As objeções dos sentidos são muito propensas a fazer tropeçar e a confundir a fé fraca até dos verdadeiros crentes. É difícil apegar-se à Causa primeira, quando as causas segundas franzem o cenho.

  2. Mesmo onde há fé verdadeira, ainda assim há muitas vezes duros conflitos com a incredulidade. Sara podia dizer: “Senhor, eu creio” (Hebreus 11:11), e ainda assim tinha de dizer: “Senhor, ajuda a minha incredulidade.”

IV. O anjo repreende as expressões indecorosas da desconfiança dela, v. 13, 14.

Observe: 1. Embora Sara estivesse agora acolhendo estes anjos com a maior gentileza e generosidade, contudo, quando ela errou, eles a repreenderam por isso, como Cristo repreendeu Marta na casa dela mesma, Lucas 10:40, 41.

Se os nossos amigos são gentis conosco, não devemos por isso ser tão pouco bondosos com eles a ponto de tolerar o pecado deles.

  1. Deus deu esta repreensão a Sara por meio de Abraão, seu marido. A ele disse: “Por que se riu Sara?”

Talvez porque ele não lhe tivesse falado da promessa que lhe fora dada algum tempo antes com esse teor, e que, se ele a tivesse comunicado a ela com as suas ratificações, a teria impedido de ficar tão surpresa agora.

Ou isso foi dito a Abraão para que ele o dissesse a ela. A repreensão mútua, quando há ocasião para ela, é um dos deveres da relação conjugal.

  1. A repreensão em si é clara, e vem apoiada numa boa razão: “Por que se riu Sara?”

Repare: é bom investigar a razão do nosso riso, para que ele não seja o riso do tolo, Eclesiastes 7:6. “Por que eu ri?”

Mais uma vez: a nossa incredulidade e a nossa desconfiança são grande ofensa ao Deus do céu. Ele com justiça leva a mal que as objeções dos sentidos sejam levantadas em contradição à sua promessa, como em Lucas 1:18.

  1. Aqui é feita uma pergunta que basta para responder a todas as objeções capciosas da carne e do sangue: “Há alguma coisa difícil demais para o Senhor?” (em hebraico, maravilhosa demais), isto é:

(1.) Há alguma coisa tão secreta que escape ao seu conhecimento? Não, nem mesmo o riso de Sara, embora tenha sido apenas consigo mesma.

Ou: (2.) Há alguma coisa tão difícil que exceda o seu poder? Não, nem mesmo o dar um filho a Sara na sua velhice.

V. Sara tenta tolamente esconder a sua falta (v. 15): “Ela negou, dizendo: Não me ri”, pensando que ninguém poderia contradizê-la.

Ela contou essa mentira porque teve medo; mas era em vão tentar escondê-la de um olho que tudo vê. Foi-lhe dito, para vergonha dela: “Tu te riste.”

Ora: 1. Parece haver em Sara uma retratação da sua desconfiança. Agora que ela percebeu, juntando as circunstâncias, que era divina a promessa que fora feita a respeito dela, renunciou a todos os pensamentos duvidosos e desconfiados sobre isso.

Mas: 2. Houve, além disso, uma tentativa pecaminosa de encobrir um pecado com uma mentira. É vergonha errar, mas é vergonha maior negar; pois com isso acrescentamos iniquidade à nossa iniquidade.

O medo de uma repreensão muitas vezes nos faz cair nessa armadilha. Veja Isaías 57:11: “A quem temeste, para que mentisses?”

Mas enganamo-nos a nós mesmos se pensamos em ludibriar a Deus; ele pode trazer a verdade à luz e a trará, para vergonha nossa. Quem encobre o seu pecado não pode prosperar, porque vem o dia que o revelará.

Versículos 16 a 22

O Encontro de Abraão com Deus. (a.C. 1898.)

Os mensageiros vindos do céu já tinham despachado uma parte da sua tarefa, que era um recado de graça a Abraão e Sara, e que entregaram primeiro; mas agora têm diante de si obra de outra natureza.

Sodoma há de ser destruída, e eles têm de fazê-lo, Gênesis 19:13. Repare: assim como no Senhor há misericórdia, ele é também o Deus a quem pertence a vingança.

Em cumprimento da sua comissão, encontramos aqui:

  1. Que eles olharam para Sodoma (v. 16); puseram o rosto contra ela em cólera, assim como se diz que Deus olhou para o exército dos egípcios, Êxodo 14:24.

Repare: ainda que Deus por muito tempo tenha parecido fazer vista grossa aos pecadores, do que eles inferiram que o Senhor não vê, não se importa, contudo, quando vier o dia da sua cólera, ele olhará para eles.

  1. Que eles foram em direção a Sodoma (v. 22), e de fato encontramos dois deles em Sodoma, Gênesis 19:1.

Se o terceiro era o Senhor, diante de quem Abraão ainda estava e de quem ele se aproximou (v. 23), como a maioria pensa, ou se o terceiro os deixou antes de chegarem a Sodoma, e o Senhor diante de quem Abraão estava era a Shechinah, ou aquela aparição da glória divina que Abraão já vira antes e com a qual tivera comunhão, é incerto.

Seja como for, temos aqui:

I. A honra que Abraão prestou aos seus hóspedes: ele foi com eles para acompanhá-los no caminho, como quem relutava em separar-se de companhia tão boa e desejava prestar-lhes todo o respeito que podia.

Isso é uma cortesia que convém mostrar aos nossos amigos; mas tem de ser feita como o apóstolo orienta (3 João 1:6), “de modo piedoso”.

II. A honra que eles prestaram a ele; porque aos que honram a Deus, ele honrará.

Deus comunicou a Abraão o seu propósito de destruir Sodoma, e não só isso: entrou com ele num colóquio franco a respeito.

Tendo-o tomado, mais estreitamente que antes, em aliança consigo (Gênesis 17), ele aqui o admite a uma comunhão consigo mais íntima do que nunca, como o homem do seu conselho. Observe aqui:

  1. Os pensamentos amigáveis de Deus a respeito de Abraão, vv. 17-19, onde temos a sua resolução de tornar conhecido a Abraão o seu propósito quanto a Sodoma, com as razões disso.

Se Abraão não os tivesse acompanhado no caminho, talvez não fosse assim favorecido; mas quem gosta de andar com os sábios será sábio, Provérbios 13:20.

Veja como Deus se compraz em argumentar consigo mesmo: “Esconderei de Abraão” (ou, como alguns leem, “Estou escondendo de Abraão”) “aquilo que faço?” “Posso empreender tal coisa e não contar a Abraão?”

É assim que Deus, nos seus conselhos, se exprime à maneira dos homens, com deliberação. Mas por que Abraão tinha de ser do conselho de gabinete?

Os judeus sugerem que, porque Deus tinha concedido a terra de Canaã a Abraão e à sua semente, ele não destruiria aquelas cidades, que eram parte daquela terra, sem o conhecimento e o consentimento dele.

Mas Deus dá aqui duas outras razões:

(1.) Abraão tem de saber, porque é amigo e favorito, e alguém por quem Deus tem uma bondade particular e para quem tem grandes coisas guardadas.

Ele há de se tornar uma grande nação; e não só isso, mas no Messias, que virá dos seus lombos, “todas as nações da terra serão abençoadas”.

Repare: “o segredo do Senhor é com os que o temem”, Salmos 25:14; Provérbios 3:32.

Os que pela fé vivem uma vida de comunhão com Deus não podem deixar de conhecer mais da mente dele do que as outras pessoas, não com um conhecimento profético, mas ainda assim com um conhecimento prudencial e prático.

Eles têm uma percepção melhor que a dos outros do que é presente (Oseias 14:9; Salmos 107:43), e uma previsão melhor do que está por vir, ao menos o tanto que basta para a sua orientação e o seu consolo.

(2.) Abraão tem de saber, porque ensinará a sua casa: Deus conhece Abraão muito bem e sabe que ele ordenará aos seus filhos e à sua casa depois dele, v. 19. Considere isto:

[1.] Como uma parte muito brilhante do caráter e do exemplo de Abraão.

Ele não só orava com a sua família, mas os ensinava como homem de conhecimento; mais que isso, lhes ordenava como homem investido de autoridade, e era profeta e rei, além de sacerdote, na sua própria casa. Observe:

Primeiro, tendo Deus feito a aliança com ele e com a sua semente, e estando a sua casa circuncidada em conformidade com ela, ele foi muito cuidadoso em ensiná-los e governá-los bem.

Os que esperam bênçãos de família têm de fazer questão de consciência do dever de família. Se os nossos filhos são do Senhor, têm de ser criados para ele; se vestem a libré dele, têm de ser treinados na obra dele.

Segundo, Abraão cuidou não só dos seus filhos, mas da sua casa; os seus servos eram servos catequizados.

Os chefes de família devem instruir e fiscalizar os costumes de todos os que estão sob o seu teto. Os servos mais pobres têm almas preciosas de que se deve cuidar.

Terceiro, Abraão fez disso o seu cuidado e a sua ocupação: promover a religião prática na sua família.

Ele não lhes encheu a cabeça com assuntos de especulação sutil nem com disputas duvidosas; mas os ensinou a “guardar o caminho do Senhor e a praticar juízo e justiça”, isto é, a serem sérios e devotos no culto de Deus e honestos no trato com todos os homens.

Quarto, nisso Abraão tinha o olho na posteridade, e estava em cuidado não só de que a sua casa com ele, mas de que a sua casa depois dele, guardasse o caminho do Senhor, para que a religião florescesse na sua família quando ele estivesse na sepultura.

Quinto, o fazer isso era o cumprimento das condições das promessas que Deus lhe tinha feito. Só podem esperar o benefício das promessas os que fazem questão de consciência do seu dever.

[2.] Como a razão por que Deus lhe tornaria conhecido o seu propósito quanto a Sodoma: porque ele era comunicativo do seu conhecimento e o aproveitava em benefício dos que estavam a seu cargo.

Repare: “ao que tem será dado”, Mateus 13:12; 25:29. Os que fazem bom uso do seu conhecimento conhecerão mais.

  1. A conversa amigável de Deus com Abraão, em que ele lhe torna conhecido o seu propósito quanto a Sodoma e lhe permite liberdade de recorrer a ele sobre o assunto.

(1.) Ele lhe fala da evidência que havia contra Sodoma: “o clamor de Sodoma é grande”, v. 20.

Repare: alguns pecados, e os pecados de alguns pecadores, clamam em alta voz ao céu por vingança. A iniquidade de Sodoma era iniquidade clamorosa, isto é, era tão provocadora que até instava com Deus para que punisse.

(2.) A investigação que ele faria a partir dessa evidência: “descerei agora e verei”, v. 21.

Não como se houvesse alguma coisa a respeito da qual Deus esteja em dúvida, ou às escuras; mas ele se compraz em exprimir-se assim à maneira dos homens:

[1.] Para mostrar a equidade incontestável de todos os seus procedimentos judiciais.

Os homens tendem a sugerir que o caminho dele não é equitativo; mas saibam eles que os seus juízos são o resultado de um conselho eterno, e nunca resoluções precipitadas ou repentinas.

Ele nunca pune com base em boato, ou na fama comum, ou na informação de outros, mas com base no seu próprio conhecimento certo e infalível.

[2.] Para dar exemplo aos magistrados, e aos que estão em autoridade, de investigar com o máximo cuidado e diligência o mérito de uma causa, antes de darem o seu julgamento sobre ela.

[3.] Talvez o decreto seja aqui apresentado como ainda não peremptório, para que a Abraão fossem dados espaço e estímulo para interceder por eles. Assim Deus olhou se havia quem intercedesse, Isaías 59:16.

Versículos 23 a 33

A Intercessão de Abraão por Sodoma. (a.C. 1898.)

A comunhão com Deus se mantém pela palavra e pela oração. Na palavra Deus fala conosco; na oração nós falamos com ele.

Deus tinha revelado a Abraão os seus propósitos a respeito de Sodoma; agora Abraão toma daí ocasião para falar com Deus em favor de Sodoma.

Repare: a palavra de Deus nos faz bem quando nos fornece matéria para a oração e nos move a ela. Quando Deus falou conosco, temos de considerar o que temos a dizer a ele sobre isso. Observe:

I. A solenidade do apelo de Abraão a Deus nesta ocasião: “Abraão se aproximou”, v. 23.

A expressão dá a entender:

  1. Uma santa preocupação: ele empenhou o coração para se aproximar de Deus, Jeremias 30:21. “Será Sodoma destruída, e eu não falarei uma palavra boa por ela?”

  2. Uma santa confiança: aproximou-se com uma certeza de fé, aproximou-se como príncipe, Jó 31:37.

Repare: quando nos aplicamos ao dever da oração, devemos lembrar que estamos nos aproximando de Deus, para que fiquemos cheios de reverência por ele, Levítico 10:3.

II. O alcance geral desta oração. É a primeira oração solene que temos registrada na Bíblia; e é uma oração para que Sodoma seja poupada.

Abraão, sem dúvida, abominava profundamente a maldade dos sodomitas; não teria morado entre eles, como Ló morou, ainda que lhe dessem a melhor propriedade do país deles; e ainda assim orou com fervor por eles.

Repare: embora o pecado deva ser odiado, os pecadores devem ser compadecidos e por eles se deve orar. Deus não se compraz na morte deles, e nós não devemos desejar esse dia funesto, mas pedir que seja afastado.

  1. Ele começa com uma oração para que os justos entre eles fossem poupados, e não envolvidos na calamidade comum, tendo em vista particularmente o justo Ló, cujo proceder sem franqueza para com ele havia muito perdoara e esquecera; testemunha disso o seu zelo amigo em resgatá-lo, antes pela sua espada e agora pelas suas orações.

  2. Ele aproveita isso numa petição para que todos fossem poupados por causa dos justos que estavam entre eles, o próprio Deus favorecendo esse pedido e, na prática, levando-o a isso pela resposta que deu ao seu primeiro apelo, v. 26.

Repare: devemos orar não só por nós mesmos, mas também pelos outros; porque somos membros do mesmo corpo, ao menos do mesmo corpo da humanidade. Todos nós somos irmãos.

III. As graças particulares que sobressaem nesta oração:

  1. Aqui está uma grande fé; e é a oração da fé que é a oração que prevalece. A fé dele advoga junto a Deus, ordena a causa e lhe enche a boca de argumentos. Ele exercita a fé especialmente sobre a justiça de Deus, e está muito confiante:

(1.) Que Deus não destruirá o justo com o ímpio, v. 23. Não; “longe de ti tal coisa”, v. 25. Nunca devemos acolher pensamento algum que diminua a honra da justiça de Deus. Veja Romanos 3:5, 6. Repare:

[1.] Os justos estão misturados com os ímpios neste mundo. Entre os melhores há, comumente, alguns maus, e entre os piores alguns bons: até em Sodoma, um Ló.

[2.] Ainda que os justos estejam entre os ímpios, contudo o Deus justo não destruirá, certamente não destruirá, o justo com o ímpio. Ainda que neste mundo possam estar envolvidos nas mesmas calamidades comuns, contudo no grande dia se fará distinção.

(2.) Que o justo não será como o ímpio, v. 25. Embora possam sofrer com eles, não sofrem como eles. As calamidades comuns são para os justos coisa bem diferente do que são para os ímpios, Isaías 27:7.

(3.) Que o Juiz de toda a terra fará o que é justo; sem dúvida fará, porque é o Juiz de toda a terra; é o argumento do apóstolo, Romanos 3:5, 6. Repare:

[1.] Deus é o Juiz de toda a terra; ele dá ordem a todos, toma conhecimento de todos e proferirá sentença contra todos.

[2.] Que o Deus Todo-Poderoso nunca fez nem jamais fará mal algum a nenhuma das criaturas, ou retendo o que é justo, ou exigindo mais do que é justo, Jó 34:10, 11.

  1. Aqui está uma grande humildade:

(1.) Um profundo senso da sua própria indignidade (v. 27): “Eis que agora tomei sobre mim falar ao Senhor, eu que sou apenas pó e cinza”; e outra vez, v. 31.

Ele fala como quem está espantado com a própria ousadia e com a liberdade que Deus graciosamente lhe permitiu, considerando a grandeza de Deus — ele é o Senhor — e a sua própria pequenez: “apenas pó e cinza”. Repare:

[1.] Os maiores dos homens, os mais notáveis e os mais merecedores, são apenas pó e cinza, insignificantes e vis diante de Deus, desprezíveis, frágeis e que morrem.

[2.] Sempre que nos aproximamos de Deus, convém-nos reconhecer com reverência a vasta distância que há entre nós e Deus. Ele é o Senhor da glória; nós somos vermes da terra.

[3.] O acesso que temos ao trono da graça, e a liberdade de falar que nos é permitida, são justa matéria de humilde admiração, 2 Samuel 7:18.

(2.) Um temor reverente do desagrado de Deus: “Oh, não se ire o Senhor” (v. 30); e outra vez, v. 32. Repare:

[1.] A importunação que os crentes usam nos seus apelos a Deus é tal que, se estivessem lidando com um homem como eles, não poderiam deixar de temer que ele se irasse com eles.

Mas aquele com quem temos de tratar é Deus, e não homem; e, seja lá o que pareça, não está realmente irado com as orações dos retos (Salmos 80:4), porque elas são o seu deleite (Provérbios 15:8), e ele se agrada quando lutam com ele.

[2.] Que, mesmo quando recebemos sinais especiais do favor divino, devemos ter zelo sobre nós mesmos, para que não nos tornemos expostos ao desagrado divino; e por isso temos de trazer conosco o Mediador nos braços da nossa fé, para expiar a iniquidade das nossas coisas santas.

  1. Aqui está uma grande caridade:

(1.) Uma opinião caridosa a respeito do caráter de Sodoma: por pior que fosse, ele julgava que havia nela diversas pessoas boas. Convém-nos esperar o melhor dos piores lugares. Entre os dois, é melhor errar por esse extremo.

(2.) Um desejo caridoso do bem-estar de Sodoma: ele usou toda a sua influência junto ao trono da graça para obter misericórdia para eles. Nunca o encontramos tão fervoroso em rogar a Deus por si mesmo e pela sua família como aqui por Sodoma.

  1. Aqui estão uma grande ousadia e uma confiança nascida da fé:

(1.) Ele tomou a liberdade de fixar um certo número de justos que supunha poder haver em Sodoma. Suponha que haja cinquenta, v. 24.

(2.) Ele avançou sobre as concessões de Deus, uma vez e outra. À medida que Deus concedia muito, ele continuava a pedir mais, com a esperança de alcançar o seu intento.

(3.) Ele baixou os termos o mais que a vergonha lhe permitia (tendo prevalecido por misericórdia se houvesse apenas dez justos em cinco cidades), e talvez tão baixo que concluiu que elas teriam sido poupadas.

IV. O êxito da oração. Aquele que assim lutou prevaleceu maravilhosamente; como príncipe teve poder com Deus: bastava pedir para receber.

  1. A boa vontade geral de Deus aparece nisto: que ele consentiu em poupar os ímpios por causa dos justos. Veja como Deus é rápido em mostrar misericórdia; ele até procura uma razão para isso.

Veja que grandes bênçãos as pessoas boas são para qualquer lugar, e quão pouco favor fazem a si mesmos os que as odeiam e perseguem.

  1. O seu favor particular a Abraão apareceu nisto: que ele não deixou de conceder até que Abraão deixasse de pedir. Tal é o poder da oração.

Por que, então, Abraão deixou de pedir, quando já prevalecera a ponto de conseguir que o lugar fosse poupado se houvesse nele apenas dez justos?

Ou, (1.) Porque ele reconhecia que o lugar merecia ser destruído se não houvesse tantos; como o vinhateiro que consentiu que a árvore estéril fosse cortada se mais um ano de prova não a tornasse frutífera, Lucas 13:9.

Ou, (2.) Porque Deus reteve o espírito dele de pedir mais. Quando Deus determinou a ruína de um lugar, ele proíbe que se ore por ele, Jeremias 7:16; 11:14; 14:11.

V. Aqui está o encerramento do colóquio, v. 33.

  1. “O Senhor seguiu o seu caminho.” As visões de Deus não devem ser constantes neste mundo, onde é só pela fé que devemos pôr Deus diante de nós.

Deus não se foi até que Abraão tivesse dito tudo o que tinha a dizer; porque ele nunca se cansa de ouvir a oração, Isaías 59:1.

  1. “Abraão voltou para o seu lugar”, não inchado com a honra que lhe fora feita, nem afastado, por esses encontros extraordinários, do curso ordinário do dever.

Ele voltou para o seu lugar para observar qual seria o desfecho; e verificou-se que a sua oração foi ouvida, e ainda assim Sodoma não foi poupada, porque não havia nela dez justos. Não podemos esperar pouco demais do homem, nem demais de Deus.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra