Matthew Henry

Gênesis 15

Argumento

Neste capítulo temos uma tratativa solene entre Deus e Abrão a respeito de uma aliança que seria estabelecida entre eles. No capítulo anterior tínhamos Abrão em campo com reis; aqui o encontramos no monte com Deus.

E, embora ali ele parecesse grande, a meu ver aqui ele parece muito maior: essa honra têm os grandes do mundo, mas “esta honra têm todos os santos”.

A aliança que seria firmada entre Deus e Abrão era uma aliança de promessas; portanto, aqui está:

I. Uma garantia geral da bondade e da boa vontade de Deus para com Abrão, v. 1.

II. Uma declaração particular dos propósitos do seu amor a respeito dele, em duas coisas:

  1. Que ele lhe daria uma descendência numerosa, vv. 2-6.

  2. Que ele lhe daria Canaã por herança, vv. 7-21.

Ou um patrimônio sem herdeiro, ou um herdeiro sem patrimônio, não teria passado de meio consolo para Abrão. Mas Deus lhe assegura os dois.

E o que tornava essas duas coisas, a semente prometida e a terra prometida, consolos de fato para este grande crente era que ambas eram tipos daquelas duas bênçãos inestimáveis, Cristo e o céu; e assim, temos razão para pensar, Abrão as contemplava.

Versículo 1

A Aliança de Deus com Abrão. (a.C. 1913.)

Repare aqui:

I. O tempo em que Deus fez esta tratativa com Abrão — “depois destas coisas”:

  1. Depois daquele ato famoso de generosa caridade que Abrão praticara, resgatando os seus amigos e vizinhos da aflição, e isso, não por preço nem por recompensa. Depois disso, Deus lhe fez esta visita cheia de graça. Repare: os que mostram favor aos homens acharão favor junto a Deus.

  2. Depois daquela vitória que ele obtivera sobre quatro reis. Para que Abrão não fique demasiado envaidecido e satisfeito com isso, Deus vem a ele, para lhe dizer que tinha coisas melhores reservadas para ele.

Repare: a comunhão crente com as bênçãos espirituais é um meio excelente de nos guardar de ficarmos demasiadamente tomados com os gozos temporais. Os dons da providência comum não se comparam aos do amor da aliança.

II. O modo como Deus teve comunhão com Abrão: “a palavra do Senhor veio a Abrão” (isto é, Deus manifestou a Abrão a si mesmo e a sua vontade) numa visão, o que supõe Abrão acordado, e algumas aparições visíveis da Shechinah, ou algum sinal perceptível aos sentidos da presença da glória divina.

Repare: os métodos da revelação divina são adaptados ao nosso estado num mundo de sentidos.

III. A garantia cheia de graça que Deus lhe deu do seu favor para com ele:

  1. Ele o chamou pelo nome — Abrão —, o que foi grande honra para ele, e engrandeceu o seu nome, e foi também grande encorajamento e auxílio para a sua fé.

Repare: a boa palavra de Deus nos faz bem quando é falada pelo seu Espírito a nós em particular e trazida ao nosso coração. A palavra diz: “Ó, todos” (Isaías 55:1); o Espírito diz: “Ó, você.”

  1. Ele o acautelou contra ser inquietado e confundido: “Não temas, Abrão.” Abrão podia temer que os quatro reis que ele derrotara se reagrupassem e caíssem sobre ele para a sua ruína.

“Não”, diz Deus, “não temas. Não temas as vinganças deles, nem a inveja do teu vizinho; eu cuidarei de ti.” Repare:

(1.) Onde há grande fé, ainda assim pode haver muitos temores, 2 Coríntios 7:5.

(2.) Deus toma conhecimento dos temores do seu povo, por mais secretos que sejam, e conhece as suas almas, Salmos 31:7.

(3.) É vontade de Deus que o seu povo não ceda a temores dominantes, aconteça o que acontecer. Que os pecadores em Sião tenham medo, mas “não temas, Abrão”.

  1. Ele lhe assegurou segurança e felicidade, que ele seria para sempre:

(1.) Tão seguro quanto o próprio Deus poderia guardá-lo: “Eu sou o teu escudo”, ou, de modo um pouco mais enfático, Deus é um escudo para Abrão, presente com ele e cuidando de fato dele. Veja 1 Crônicas 17:24. Não apenas o Deus de Israel, mas um Deus para Israel.

Repare: a consideração disto — que o próprio Deus é, e será, escudo para o seu povo, para resguardá-lo de todos os males destruidores, escudo pronto para ele e escudo ao redor dele — deve bastar para silenciar todos os seus temores que confundem e atormentam.

(2.) Tão feliz quanto o próprio Deus poderia fazê-lo: Deus seria para ele sua recompensa sobremodo grande; não apenas quem o recompensa, mas a sua recompensa.

Abrão tinha recusado generosamente as recompensas que o rei de Sodoma lhe oferecera, e aqui Deus vem e lhe diz que ele não sairá perdendo com isso. Repare:

[1.] As recompensas da obediência crente e da abnegação são sobremodo grandes, 1 Coríntios 2:9.

[2.] O próprio Deus é a felicidade escolhida e prometida das almas santas — escolhida neste mundo, prometida num mundo melhor. Ele é a porção da herança delas e o seu cálice.

Versículos 2 a 6

Temos aqui a garantia dada a Abrão de uma descendência numerosa que dele desceria. Nela, repare:

I. A queixa repetida de Abrão, v. 2, 3. Foi ela que deu ocasião a esta promessa.

A grande aflição que pesava sobre Abrão era a falta de um filho; e a queixa disso ele derrama aqui diante do Senhor, e mostra diante dele a sua angústia, Salmos 142:2.

Repare: embora nunca devamos nos queixar de Deus, ainda assim temos licença para nos queixar a ele, e para sermos amplos e minuciosos na exposição das nossas mágoas; e alivia um pouco o espírito sobrecarregado abrir o seu caso a um amigo fiel e compassivo: tal amigo é Deus, cujo ouvido está sempre aberto.

Ora, a sua queixa é quádrupla:

  1. Que ele não tinha filho (v. 3): “Eis que a mim não deste semente”; não só nenhum filho, mas nenhuma semente. Se tivesse tido uma filha, dela poderia ter vindo o Messias prometido, que seria a semente da mulher; mas ele não tinha nem filho nem filha.

Ele parece pôr ênfase naquele “a mim”. Os seus vizinhos estavam cheios de filhos, os seus servos tinham filhos nascidos na sua casa. “Mas a mim”, queixa-se ele, “não deste nenhuma”; e no entanto Deus lhe dissera que ele seria favorecido acima de todos.

Repare: aqueles que estão escritos sem filhos devem ver Deus assim os escrevendo. Novamente: Deus muitas vezes retém dos seus próprios filhos aqueles consolos temporais que dá com abundância a outros que lhe são estranhos.

  1. Que nunca era provável que viesse a ter algum, insinuado naquele “eu vou”, ou “eu vou indo, sem filhos, entrando em anos, descendo a ladeira depressa; mais que isso, eu vou saindo do mundo, indo o caminho de toda a terra.”

“Eu morro sem filhos”, assim a LXX. “Deixo o mundo, e não deixo filho algum atrás de mim.”

  1. Que os seus servos lhe eram, no presente, e provavelmente lhe seriam, em lugar de filhos.

Enquanto ele vivia, o mordomo da sua casa era Eliézer de Damasco; a ele confiava o cuidado da sua família e do seu patrimônio — alguém que podia ser fiel, mas apenas como servo, não como filho.

Quando ele morresse, um nascido na sua casa seria o seu herdeiro, e teria domínio sobre tudo aquilo em que ele havia trabalhado, Eclesiastes 2:18, 19, 21.

Deus já lhe tinha dito que faria dele uma grande nação (Gênesis 12:2), e a sua semente como o pó da terra (Gênesis 13:16); mas o deixara em dúvida se seria a sua semente gerada ou a sua semente adotada, por um filho dos seus lombos ou apenas um filho da sua casa.

“Ora, Senhor”, diz Abrão, “se for apenas um filho adotivo, terá de ser um dos meus servos, o que lançará desonra sobre a semente prometida, que dele deve descender.”

Repare: enquanto as misericórdias prometidas se demoram, a nossa incredulidade e a nossa impaciência tendem a concluir que foram negadas.

  1. Que a falta de um filho era para ele uma angústia tão grande que lhe tirava o consolo de tudo o que desfrutava: “Senhor, que me darás? Tudo é nada para mim, se não tenho um filho.”

Ora, (1.) se supusermos que Abrão não olhava além de um consolo temporal, esta queixa era culpável.

Deus, pela sua providência, lhe tinha dado algumas coisas boas, e mais pela sua promessa; e no entanto Abrão não faz caso delas, porque não tem um filho.

Ficou muito mal ao pai dos fiéis dizer “que me darás, visto que vou sem filhos”, logo depois de Deus ter dito “eu sou o teu escudo e o teu galardão sobremodo grande”.

Repare: não dão o devido valor às vantagens da sua relação de aliança com Deus e do seu interesse nele aqueles que não as julgam suficientes para contrabalançar a falta de qualquer consolo de criatura que seja.

Mas, (2.) se supusermos que Abrão, nisto, tinha os olhos na semente prometida, a insistência do seu desejo era muito louvável: tudo era nada para ele, se não tivesse uma antecipação daquela grande bênção e uma garantia da sua relação com o Messias, expectativa que Deus já o havia encorajado a manter.

Ele tem riqueza, e vitória, e honra; mas, enquanto é mantido no escuro quanto ao assunto principal, tudo isso é nada para ele.

Repare: enquanto não tivermos alguma evidência consoladora do nosso interesse em Cristo e na nova aliança, não devemos nos dar por satisfeitos com nenhuma outra coisa. “Isto eu tenho, e aquilo também; mas de que me valerá tudo isso, se vou sem Cristo?”

Ainda assim, a queixa era culpável nisto: havia no fundo dela alguma desconfiança da promessa, e um cansaço de esperar o tempo de Deus.

Repare: os verdadeiros crentes às vezes acham difícil conciliar as promessas de Deus e as suas providências, quando elas parecem discordar.

II. A resposta graciosa de Deus a essa queixa. À primeira parte da queixa (v. 2) Deus não deu resposta imediata, porque havia nela algo de irritação; mas, quando ele renova a sua súplica com um pouco mais de calma (v. 3), Deus lhe respondeu graciosamente.

Repare: se perseveramos com instância na oração, e ainda assim oramos com humilde submissão à vontade divina, não buscaremos em vão.

  1. Deus lhe deu uma promessa expressa de um filho, v. 4. Aquele que nasceu na casa de Abrão não seria seu herdeiro, como ele temia; alguém que saísse das suas próprias entranhas é que seria seu herdeiro.

Repare: (1.) Deus faz os herdeiros; ele diz: “Este não será, e este será”; e, por mais que os homens tramem e planejem ao dispor dos seus patrimônios, o conselho de Deus permanecerá.

(2.) Deus muitas vezes é melhor para nós do que os nossos próprios temores, e concede a misericórdia de que havia muito já desesperávamos.

  1. Para comovê-lo ainda mais com essa promessa, ele o levou para fora e lhe mostrou as estrelas (sendo esta visão de manhã cedo, antes do dia), e então lhe diz: “Assim será a tua semente”, v. 5.

(1.) Tão numerosa; as estrelas parecem inumeráveis a um olho comum: Abrão temia não vir a ter filho algum, mas Deus lhe garantiu que os descendentes dos seus lombos seriam tantos que não se poderiam contar.

(2.) Tão ilustre, assemelhando-se às estrelas no esplendor; pois a eles pertencia a glória, Romanos 9:4.

A semente de Abrão, segundo a carne, era como o pó da terra (Gênesis 13:16), mas a sua semente espiritual é como as estrelas do céu: não só numerosa, mas gloriosa, e muito preciosa.

III. A firme crença de Abrão na promessa que Deus agora lhe fazia, e a aceitação favorável que Deus deu à sua fé, v. 6:

  1. Ele “creu no Senhor”, isto é, creu na verdade daquela promessa que Deus acabava de lhe fazer, apoiando-se no poder irresistível e na fidelidade inviolável daquele que a fez.

Falou ele, e não o cumprirá? Repare: quem quiser ter o consolo das promessas tem de misturar fé com as promessas.

Veja como o apóstolo engrandece essa fé de Abrão, e faz dela um exemplo permanente, Romanos 4:19-21.

Ele não foi fraco na fé, não vacilou diante da promessa, foi forte na fé e estava plenamente persuadido. Que o Senhor opere tal fé em cada um de nós!

Alguns pensam que esse crer dele no Senhor dizia respeito não só ao Senhor que promete, mas ao Senhor prometido, o Senhor Jesus, o Mediador da nova aliança.

Ele creu nele, isto é, recebeu e abraçou a revelação divina a respeito dele, e alegrou-se por ver o seu dia, ainda que a tão grande distância, João 8:56.

  1. Deus “lho contou por justiça”; isto é, por conta disso ele foi aceito por Deus e, como os demais patriarcas, “pela fé alcançou testemunho de que era justo”, Hebreus 11:4.

Isto é invocado no Novo Testamento para provar que somos justificados pela fé sem as obras da lei (Romanos 4:3; Gálatas 3:6); pois Abrão foi assim justificado enquanto ainda era incircunciso.

Se Abrão, que era tão rico em boas obras, não foi justificado por elas, mas pela sua fé, muito menos podemos nós, que somos tão pobres nelas.

Esta fé, que foi imputada a Abrão por justiça, havia pouco lutara com a incredulidade (v. 2) e, saindo vencedora, foi assim coroada, assim honrada.

Repare: acolher com confiança e na prática a promessa de graça e glória de Deus, em Cristo e por meio de Cristo, e depender dela é o que, segundo o teor da nova aliança, nos dá direito a todas as bênçãos contidas naquela promessa.

Todos os crentes são justificados como Abrão foi, e foi a sua fé que lhe foi contada por justiça.

Versículos 7 a 11

Temos aqui a garantia dada a Abrão da terra de Canaã por herança.

I. Deus declara o seu propósito a respeito dela, v. 7. Observe aqui: Abrão não fez nenhuma queixa neste assunto, como fizera pela falta de um filho.

Repare: os que estão seguros de um interesse na semente prometida não verão razão para duvidar de um título sobre a terra prometida. Se Cristo é nosso, o céu é nosso.

Observe outra vez: quando ele creu na promessa anterior (v. 6), então Deus lhe explicou e ratificou esta. Repare: ao que tem (aproveita o que tem) mais será dado.

Três coisas Deus aqui lembra a Abrão, para o seu encorajamento a respeito da promessa desta boa terra:

  1. O que Deus é em si mesmo: ele é o Senhor Jeová; e por isso:

(1.) “Posso dá-la a ti, pois sou Senhor soberano de tudo, e tenho o direito de dispor da terra inteira.”

(2.) “Sou capaz de dá-la a ti, qualquer que seja a oposição que se faça, ainda que pelos filhos de Anaque.” Deus nunca promete mais do que tem poder para cumprir, como os homens muitas vezes fazem.

(3.) “Eu cumprirei a minha promessa a ti.” Jeová não é homem, para que minta.

  1. O que ele fizera por Abrão. Ele o tirara de Ur dos caldeus, do fogo dos caldeus, como dizem alguns, isto é, ou das idolatrias deles (pois os caldeus adoravam o fogo), ou das perseguições deles.

Os escritores judeus têm a tradição de que Abrão foi lançado numa fornalha ardente por se recusar a adorar ídolos, e foi livrado por milagre. Trata-se antes de um lugar com esse nome.

Dali Deus o tirou por um chamado eficaz, tirou-o com uma violência cheia de graça, arrancou-o como um tição do incêndio. Isto foi:

(1.) Uma misericórdia especial: “Eu te tirei, e deixei outros, aos milhares, perecer ali.” Deus o chamou a ele só, Isaías 51:2.

(2.) Uma misericórdia espiritual, misericórdia para a sua alma, um livramento do pecado e das suas consequências fatais. Se Deus salvar as nossas almas, não nos faltará nada que seja bom para nós.

(3.) Uma misericórdia recente, concedida havia pouco, e por isso deve comover mais, como aquela do prefácio dos mandamentos, em que Deus se apresenta como o Senhor que havia pouco os tirara do Egito.

(4.) Uma misericórdia fundamental, o princípio da misericórdia, misericórdia peculiar a Abrão, e por isso garantia e antecipação de mais misericórdia, Isaías 66:9.

Repare como Deus fala dela como daquilo em que se gloriava: “Eu sou o Senhor que te tirou.” Ele se gloria nela como ato tanto de poder quanto de graça.

Compare com Isaías 29:22, onde ele se gloria nela muito tempo depois: “Assim diz o Senhor, que remiu a Abraão” — remiu-o do pecado.

  1. O que ele ainda pretendia fazer por Abrão: Deus o trouxera até ali de propósito para lhe dar aquela terra em herança, não só para que a possuísse, mas para que a possuísse como herança, o título mais doce e mais seguro. Repare:

(1.) A providência de Deus tem desígnios secretos, mas cheios de graça, em todas as suas várias dispensações para com as pessoas boas; não conseguimos conceber os projetos da Providência até que o desfecho os mostre em toda a sua misericórdia e glória.

(2.) A grande coisa que Deus tem em vista em todo o seu trato com o seu povo é levá-lo em segurança ao céu.

Eles são escolhidos para a salvação (2 Tessalonicenses 2:13), chamados para o reino (1 Tessalonicenses 2:12), gerados para a herança (1 Pedro 1:3, 4), e por tudo isso tornados idôneos para ela, Colossenses 1:12, 13; 2 Coríntios 4:17.

II. Abrão pede um sinal: “Em que conhecerei que a herdarei?” v. 8. Isto não procedia de desconfiança do poder ou da promessa de Deus, como o de Zacarias; mas ele desejava isto:

  1. Para o fortalecimento e a confirmação da sua própria fé; ele creu (v. 6), mas aqui ele ora: “Senhor, ajuda-me contra a minha incredulidade.”

Agora ele cria, mas desejava um sinal para ser guardado como tesouro contra uma hora de tentação, sem saber como a sua fé poderia, por um acontecimento ou outro, ser abalada e provada.

Repare: todos nós precisamos de socorros vindos do céu para a confirmação da nossa fé, e devemos desejá-los, e devemos aproveitar os sacramentos, que são sinais instituídos, para esse fim. Veja Juízes 6:36-40; 2 Reis 20:8-10; Isaías 7:11, 12.

  1. Para a ratificação da promessa à sua posteridade, para que eles também fossem levados a crer nela.

Repare: os que, de sua parte, estão satisfeitos devem desejar que outros também fiquem satisfeitos quanto à verdade das promessas de Deus. João enviou os seus discípulos a Cristo, não tanto para a satisfação dele quanto para a deles, Mateus 11:2, 3.

Canaã era um tipo do céu. Repare: é coisa muito desejável saber que herdaremos a Canaã celestial, isto é, ser confirmados na nossa crença da verdade daquela felicidade, e ter as evidências do nosso título sobre ela cada vez mais esclarecidas para nós.

III. Deus orienta Abrão a fazer os preparativos para um sacrifício, tencionando com isso dar-lhe um sinal, e Abrão faz o preparo conforme (vv. 9-11): “Toma-me uma novilha”, etc.

Talvez Abrão esperasse algum sinal extraordinário vindo do céu; mas Deus lhe dá um sinal sobre um sacrifício.

Repare: os que quiserem receber as garantias do favor de Deus, e quiserem ter a sua fé confirmada, devem frequentar as ordenanças instituídas e esperar encontrar-se com Deus nelas. Observe:

  1. Deus determinou que cada um dos animais usados para este serviço tivesse três anos, porque então estavam no auge do crescimento e da força: a Deus se deve servir com o melhor que temos, porque ele é o melhor.

  2. Não lemos que Deus tenha dado a Abrão orientações particulares sobre como tratar estes animais e estas aves, sabendo que ele era tão versado na lei e no costume dos sacrifícios que não precisava de nenhuma orientação particular.

Ou talvez lhe tenham sido dadas instruções, que ele observou com cuidado, embora não estejam registradas: ao menos lhe foi dado a entender que deviam ser preparados para a solenidade de ratificar uma aliança; e ele bem sabia o modo de prepará-los.

  1. Abrão tomou como Deus lhe determinara, embora ainda não soubesse como estas coisas viriam a ser um sinal para ele. Este não foi o primeiro exemplo da obediência implícita de Abrão.

Ele dividiu os animais pelo meio, segundo a cerimônia usada na confirmação de alianças, Jeremias 34:18, 19, onde se diz: “Cortaram o bezerro em dois, e passaram por entre as partes.”

  1. Abrão, tendo preparado conforme a determinação de Deus, pôs-se agora a esperar pelo sinal que Deus lhe pudesse dar por meio destes, como o profeta na sua atalaia, Habacuque 2:1.

Enquanto se adiava a manifestação de Deus para reconhecer como seu o sacrifício, Abrão continuou esperando, e as suas expectativas eram elevadas pela demora.

Quando as aves desceram sobre as carcaças para devorá-las, como coisas comuns e desprezadas, Abrão as afugentou (v. 11), crendo que a visão, no fim, falaria, e não mentiria.

Repare: é preciso manter olho muito vigilante sobre os nossos sacrifícios espirituais, para que não se permita que nada os devore e os torne impróprios para a aceitação de Deus.

Quando pensamentos vãos, como estas aves, descem sobre os nossos sacrifícios, devemos afugentá-los, e não permitir que se alojem dentro de nós, mas aplicar-nos a Deus sem distração.

Versículos 12 a 16

Temos aqui uma revelação plena e particular feita a Abrão dos propósitos de Deus a respeito da sua semente. Repare:

I. O tempo em que Deus veio a ele com esta revelação: quando o sol se punha, ou declinava, por volta da hora da oblação da tarde, 1 Reis 18:36; Daniel 9:21.

De manhã cedo, antes do dia, quando as estrelas ainda se podiam ver, Deus lhe tinha dado ordens a respeito dos sacrifícios (v. 5), e podemos supor que foi, ao menos, o seu trabalho da manhã prepará-los e pô-los em ordem. Quando terminou isso, ficou junto deles, orando e esperando até o cair da tarde.

Repare: Deus muitas vezes mantém o seu povo por muito tempo na expectativa dos consolos que lhe destina, para a confirmação da sua fé; mas, ainda que as respostas à oração e o cumprimento das promessas venham devagar, eles vêm com certeza. Ao tempo da tarde haverá luz.

II. Os preparativos para esta revelação:

  1. Um sono profundo caiu sobre Abrão; não um sono comum, por cansaço ou descuido, mas um êxtase divino, como aquele que o Senhor Deus fez cair sobre Adão (Gênesis 2:21), para que, afastado por completo da visão das coisas sensíveis, se dedicasse inteiramente à contemplação das coisas espirituais.

As portas do corpo foram trancadas, para que a alma ficasse reservada e recolhida, e pudesse agir com mais liberdade e mais conforme a si mesma.

  1. Com esse sono, caiu sobre ele um horror de grandes trevas. Que mudança repentina! Mas ainda há pouco o tínhamos confortando-se nos consolos da aliança de Deus e em comunhão com ele; e aqui um horror de grandes trevas cai sobre ele.

Repare: os filhos da luz nem sempre andam na luz, mas às vezes nuvens e trevas estão ao redor deles.

Estas grandes trevas, que traziam horror consigo, foram destinadas: (1.) A infundir temor reverente no espírito de Abrão e a enchê-lo de santa reverência, para que a familiaridade à qual Deus houve por bem admiti-lo não gerasse desprezo.

Repare: o santo temor prepara a alma para a santa alegria; o espírito de escravidão abre caminho para o espírito de adoção. Deus primeiro fere, e depois cura; primeiro humilha, e depois levanta, Isaías 6:5, 6, etc.

(2.) A ser uma amostra dos métodos com que Deus trata a sua semente. Eles devem estar primeiro no horror e nas trevas da escravidão egípcia, e então entrar com alegria na boa terra. E por isso ele tinha de ter o antegosto dos sofrimentos deles antes de ter a antevisão da felicidade deles.

(3.) A ser uma indicação da natureza daquela aliança de peculiaridade que Deus estava agora prestes a fazer com Abrão. A dispensação do Antigo Testamento, que se fundava naquela aliança, era uma dispensação:

[1.] De trevas e obscuridade, 2 Coríntios 3:13, 14.

[2.] De pavor e horror, Hebreus 12:18, etc.

III. A predição em si. Diversas coisas são aqui preditas:

  1. O estado de sofrimento da semente de Abrão por longo tempo, v. 13. Que Abrão não se lisonjeie com a esperança de nada senão honra e prosperidade na sua família; não, ele tem de saber, decerto, aquilo que relutava em crer: que a semente prometida seria uma semente perseguida.

Repare: Deus manda o pior primeiro; temos de primeiro sofrer, e depois reinar. Ele também nos dá a conhecer o pior antes que venha, para que, quando vier, não seja uma surpresa para nós, João 16:4. Ora, temos aqui:

(1.) Os pormenores dos seus sofrimentos:

[1.] Serão estrangeiros; e assim foram, primeiro em Canaã (Salmos 105:12) e depois no Egito; antes de serem senhores da sua própria terra, foram estrangeiros em terra estranha.

Os inconvenientes de um estado sem estabilidade tornam mais bem-vinda uma estabilidade feliz. Assim os herdeiros do céu são primeiro estrangeiros na terra, uma terra que não é deles.

[2.] Serão servos; e assim foram para os egípcios, Êxodo 1:13. Veja como aquilo que era a condenação dos cananeus (Gênesis 9:25) vem a ser a angústia da semente de Abrão.

São postos a servir, mas com esta diferença: os cananeus servem debaixo de uma maldição, os hebreus debaixo de uma bênção; e “os retos terão domínio pela manhã”, Salmos 49:14.

[3.] Serão sofredores. Aqueles a quem servem os afligirão; veja Êxodo 1:11.

Repare: aqueles que são abençoados e amados de Deus muitas vezes são duramente afligidos por homens perversos; e Deus prevê isso, e toma conhecimento disso.

(2.) A duração dos seus sofrimentos: quatrocentos anos. Esta perseguição começou com zombaria, quando Ismael, o filho de uma egípcia, perseguiu Isaque, que nasceu segundo o Espírito, Gênesis 21:9; Gálatas 4:29.

Continuou em repugnância, pois era abominação para os egípcios comer pão com os hebreus, Gênesis 43:32; e chegou por fim ao assassinato, o mais vil dos assassinatos, o dos seus filhos recém-nascidos.

De modo que, mais ou menos, continuou 400 anos, ainda que, no seu extremo, não fossem tantos. Foi um tempo longo, mas um tempo limitado.

  1. O julgamento dos inimigos da semente de Abrão: “Aquela nação a quem eles servirem” — isto é, os egípcios — “eu julgarei”, v. 14.

Isto aponta para as pragas do Egito, pelas quais Deus não só constrangeu os egípcios a soltar Israel, mas os castigou por todas as durezas que lhes tinham imposto.

Repare: (1.) Ainda que Deus permita que perseguidores e opressores pisem o seu povo por muito tempo, ele certamente ajustará contas com eles no fim; porque “o seu dia vem chegando”, Salmos 37:12, 13.

(2.) O castigo dos perseguidores é o julgamento deles: é coisa justa diante de Deus, e ato particular de justiça, retribuir com tribulações aos que atribulam o seu povo.

O julgar os inimigos da igreja é obra de Deus: “eu julgarei”. Deus pode fazê-lo, porque é o Senhor; ele o fará, porque é o Deus do seu povo, e disse: “Minha é a vingança, eu retribuirei.” A ele, portanto, devemos deixar isso, para ser feito à sua maneira e no seu tempo.

  1. O livramento da semente de Abrão para fora do Egito. Esse grande acontecimento é aqui predito: “Depois sairão com muitos bens.” É aqui prometido:

(1.) Que seriam libertados: “Depois sairão”; isto é, ou depois de terem sido afligidos 400 anos, quando os dias da sua servidão estiverem cumpridos, ou depois de os egípcios serem julgados e feridos de pragas, então poderão esperar o livramento.

Repare: a destruição dos opressores é a redenção dos oprimidos; eles não deixarão ir o povo de Deus enquanto não forem forçados a isso.

(2.) Que seriam enriquecidos: “sairão com muitos bens”; isto se cumpriu, Êxodo 12:35, 36. Deus cuidou de que tivessem não só uma boa terra para onde ir, mas também um bom cabedal para levar consigo.

  1. O feliz estabelecimento deles em Canaã, v. 16. Não só sairão do Egito, mas “tornarão para cá”, para a terra de Canaã onde Abrão agora está.

A interrupção da sua posse não será anulação do seu direito: não devemos dar por perdidos para sempre os consolos que são interrompidos por um tempo.

A razão por que não deviam ter a terra da promessa em posse antes da quarta geração era que a iniquidade dos amorreus ainda não estava cheia.

Israel não pode ser posto na posse de Canaã enquanto os amorreus não forem despojados dela; e eles ainda não estão maduros para a ruína.

O Deus justo determinou que eles não seriam eliminados enquanto não persistissem no pecado por tanto tempo, e não chegassem a tal grau de maldade, que aparecesse alguma proporção equitativa entre o seu pecado e a sua ruína. E por isso, até que se chegue a esse ponto, a semente de Abrão tem de ser mantida fora da posse.

Repare: (1.) A medida do pecado se enche aos poucos. Aqueles que continuam impenitentes em caminhos perversos entesouram para si mesmos ira.

(2.) A medida do pecado de algumas pessoas se enche devagar. Os sodomitas, que eram “pecadores diante do Senhor em extremo”, encheram logo a sua medida; e assim também os judeus, que estavam, na profissão que faziam, perto de Deus. Mas a iniquidade dos amorreus demorou muito a se encher.

(3.) Que esta é a razão da prosperidade dos ímpios: a medida dos seus pecados ainda não está cheia.

“Os ímpios vivem, envelhecem e são fortes em poder”, enquanto Deus guarda a iniquidade deles para os seus filhos, Jó 21:7, 19. Veja Mateus 23:32; Deuteronômio 32:34.

  1. A morte pacífica e tranquila de Abrão, e o seu sepultamento, antes que essas coisas viessem a acontecer, v. 15.

Assim como ele não viveria para ver aquela boa terra na posse da sua família, mas tem de morrer, como viveu, estrangeiro nela, assim, para contrabalançar isso, ele não viveria para ver os males que viriam sobre a sua semente, muito menos para ter parte neles. Isso é prometido a Josias, 2 Reis 22:20.

Repare: os homens bons às vezes são grandemente favorecidos por serem “tirados do mal que há de vir”, Isaías 57:1. Que isto satisfaça Abrão, de sua parte:

(1.) Ele irá para os seus pais em paz.

Repare: [1.] Até mesmo os amigos e favoritos do Céu não estão isentos do golpe da morte. Somos nós maiores do que o nosso pai Abrão, que morreu? João 8:53.

[2.] Os homens bons morrem de bom grado; não são buscados, não são forçados, mas vão; a sua alma não lhes é exigida, como a do rico insensato (Lucas 12:20), mas entregue com alegria: não querem viver sempre.

[3.] Na morte vamos para os nossos pais: para todos os nossos pais que foram antes de nós para o estado dos mortos (Jó 21:32, 33), para os nossos pais piedosos que foram antes de nós para o estado dos bem-aventurados, Hebreus 12:23. O primeiro pensamento ajuda a tirar o terror da morte; o segundo põe consolo nela.

[4.] Sempre que um homem piedoso morre, morre em paz. Se o caminho é a piedade, o fim é a paz, Salmos 37:37.

A paz exterior, até o fim, é prometida a Abrão — paz e verdade nos seus dias, viesse o que viesse depois (2 Reis 20:19); a paz com Deus, e a paz eterna, são certas para toda a semente.

(2.) Ele será sepultado numa boa velhice.

Talvez se faça menção do seu sepultamento aqui, onde a terra de Canaã lhe é prometida, porque um lugar de sepultura foi a primeira posse que ele teve nela.

Não só morrerá em paz, mas morrerá com honra, morrerá e será sepultado com decência; não só morrerá em paz, mas morrerá no tempo devido, Jó 5:26.

Repare: [1.] A velhice é uma bênção. É prometida no quinto mandamento; é agradável à natureza; e oferece grande oportunidade de ser útil.

[2.] Especialmente se for uma boa velhice. Pode-se chamar de boa velhice a daqueles:

Primeiro, que são velhos e saudáveis, não carregados de achaques tais que os façam cansados da vida.

Segundo, que são velhos e santos, discípulos antigos (Atos 21:16), cuja cabeça encanecida se acha no caminho da justiça (Provérbios 16:31), velhos e úteis, velhos e exemplares em piedade; a velhice desses é de fato uma boa velhice.

Versículos 17 a 21

Aqui está:

I. A aliança ratificada (v. 17). O sinal que Abrão desejava foi dado, enfim, quando o sol já se pusera, de modo que estava escuro; pois aquela era uma dispensação sombria.

  1. A fornalha fumegante significava a aflição da sua semente no Egito. Lá estiveram eles na “fornalha de ferro” (Deuteronômio 4:20), na “fornalha da aflição” (Isaías 48:10), labutando no próprio fogo.

Lá estiveram na fumaça, com os olhos escurecidos, de modo que não podiam ver até o fim dos seus males, e eles mesmos sem conseguir conceber o que Deus faria com eles. Nuvens e escuridão estavam ao redor deles.

  1. A lâmpada ardente denota consolo nesta aflição; e Deus mostrou isto a Abrão ao mesmo tempo em que lhe mostrou a fornalha fumegante:

(1.) A luz denota livramento da fornalha; a salvação deles era como “uma lâmpada que arde”, Isaías 62:1. Quando Deus desceu para livrá-los, apareceu numa sarça que ardia e não se consumia, Êxodo 3:2.

(2.) A lâmpada denota direção no meio da fumaça. A palavra de Deus era a lâmpada deles; esta palavra a Abrão era isso mesmo, era uma luz brilhando em lugar escuro.

Talvez esta lâmpada ardente prefigurasse a coluna de nuvem e de fogo, que os conduziu para fora do Egito, e na qual Deus estava.

(3.) A lâmpada ardente denota a destruição dos seus inimigos, que os mantiveram tanto tempo na fornalha. Veja Zacarias 12:6. A mesma nuvem que iluminou os israelitas perturbou e queimou os egípcios.

  1. A passagem destes por entre as partes era a confirmação da aliança que Deus agora fazia com ele, para que tivesse forte consolação, plenamente persuadido de que o que Deus prometera ele certamente cumpriria.

É provável que a fornalha e a lâmpada, que passaram por entre as partes, as tenham queimado e consumido, completando assim o sacrifício e testemunhando que Deus o aceitava, como fizera com o de Gideão (Juízes 6:21), o de Manoá (Juízes 13:19, 20) e o de Salomão, 2 Crônicas 7:1. Assim isso dá a entender:

(1.) Que as alianças de Deus com o homem se fazem por sacrifício (Salmos 50:5), por Cristo, o grande sacrifício: não há acordo sem expiação.

(2.) A aceitação dos nossos sacrifícios espirituais por Deus é um sinal favorável e uma antecipação de novos favores. Veja Juízes 13:23.

E por isto podemos saber que ele aceita os nossos sacrifícios se acender nas nossas almas um fogo santo de afetos piedosos e devotos neles.

II. A aliança repetida e explicada: “Naquele mesmo dia” — aquele dia que jamais será esquecido — “o Senhor fez uma aliança com Abrão”, isto é, deu uma promessa a Abrão, dizendo: “À tua semente tenho dado esta terra”, v. 18. Aqui está:

  1. Uma repetição da concessão. Ele dissera antes: “À tua semente darei esta terra”, Gênesis 12:7; 13:15. Mas aqui ele diz: “Tenho dado”; isto é:

(1.) Tenho dado a promessa dela; a carta está selada e entregue, e não pode ser anulada. Repare: as promessas de Deus são dádivas de Deus, e como tais devem ser tidas.

(2.) A posse é tão certa, no tempo devido, como se agora fosse de fato entregue a eles. O que Deus prometeu é tão certo como se já estivesse feito; por isso se diz: “Aquele que crê tem a vida eterna” (João 3:36), pois ele irá para o céu com tanta certeza como se já estivesse lá.

  1. Uma enumeração das particularidades concedidas, como é usual nas concessões de terras. Ele especifica os limites da terra que por este meio se pretendia conceder, v. 18.

E então, para maior certeza, como é usual nesses casos, ele menciona em posse e ocupação de quem estavam agora estas terras.

Dez nações, ou tribos, distintas são aqui mencionadas (vv. 19-21), que devem ser expulsas para dar lugar à semente de Abrão. Eles não estavam de posse de todos estes países quando Deus os introduziu em Canaã.

Os limites são fixados muito mais estreitos, Números 34:2, 3, etc. Mas:

(1.) No tempo de Davi, e no de Salomão, a jurisdição deles estendeu-se até o extremo destes limites, 2 Crônicas 9:26.

(2.) Foi culpa deles mesmos não terem estado mais cedo e por mais tempo de posse de todos estes territórios. Eles perderam o seu direito pelos seus pecados, e pela sua própria preguiça e covardia mantiveram-se fora da posse.

(3.) A terra concedida é aqui descrita na sua máxima extensão porque devia ser um tipo da herança celestial, onde há espaço bastante: na casa de nosso Pai há muitas moradas.

Os ocupantes atuais são nomeados para mostrar que nem seu número, nem sua força, nem sua posse de longa data impediriam o cumprimento dessa promessa no tempo certo.

Isso também engrandece o amor de Deus por Abrão e sua semente: a uma só nação ele daria as terras de muitas nações; tão preciosos e honrados eram eles aos seus olhos, Isaías 43:4.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra