Matthew Henry

Gênesis 13

Argumento

Neste capítulo temos mais um relato a respeito de Abrão:

I. Em geral, da sua condição e do seu comportamento na terra da promessa, que era agora a terra da sua peregrinação:

  1. As suas mudanças de lugar, v. 1, 3, 4, 18.

  2. As suas riquezas, v. 2.

  3. A sua devoção, v. 4, 18.

II. Um relato particular de uma desavença que houve entre ele e Ló:

  1. A ocasião infeliz da contenda deles, v. 5, 6.

  2. As partes envolvidas na contenda, com o agravante dela, v. 7.

III. O acerto da desavença, pela prudência de Abrão, v. 8, 9.

IV. A partida de Ló de junto de Abrão para a planície de Sodoma, vv. 10-13.

V. A aparição de Deus a Abrão, para lhe confirmar a promessa da terra de Canaã, v. 14, etc.

Versículos 1 a 4

A Mudança de Abrão para Canaã. (a.C. 1918.)

I. Aqui está o retorno de Abrão do Egito, v. 1. Ele mesmo veio e trouxe consigo de volta para Canaã tudo o que era seu. Repare: ainda que às vezes possa haver ocasião de ir a lugares de tentação, temos de nos apressar em sair deles o quanto antes. Veja Rute 1:6.

II. A sua riqueza: ele era “muito rico”, v. 2. Ele era muito pesado, é o que a palavra hebraica significa; pois as riquezas são um fardo, e quem quer ficar rico não faz senão carregar-se de “barro espesso”, Habacuque 2:6.

Há um fardo de cuidado em consegui-las, de medo em guardá-las, de tentação em usá-las, de culpa em abusar delas, de tristeza em perdê-las, e, por fim, um fardo de contas a prestar a respeito delas. Grandes posses não fazem senão tornar os homens pesados e desajeitados.

Abrão não era rico apenas em fé e boas obras, e nas promessas, mas era rico em gado, e em prata e ouro. Repare:

  1. Deus, na sua providência, às vezes faz dos homens bons homens ricos, e lhes ensina tanto a viver na abundância quanto a padecer falta.

  2. As riquezas dos homens bons são fruto da bênção de Deus. Deus tinha dito a Abrão: “Eu te abençoarei”; e essa bênção o fez rico sem tristeza, Provérbios 10:22.

  3. A verdadeira piedade pode muito bem coexistir com grande prosperidade. Ainda que seja difícil um rico chegar ao céu, não é impossível, Marcos 10:23, 24. Abrão era muito rico e, ainda assim, muito religioso.

Mais que isso: assim como a piedade é amiga da prosperidade exterior (1 Timóteo 4:8), também a prosperidade exterior, se bem administrada, é ornamento da piedade, e dá oportunidade de fazer muito mais bem.

III. A sua mudança para Betel, v. 3, 4. Para lá ele foi, não só porque ali antes tivera a sua tenda, e queria ir para junto dos seus antigos conhecidos, mas porque ali antes tivera o seu altar.

E, ainda que o altar não estivesse mais lá (provavelmente derrubado por ele mesmo ao deixar o lugar, para que não fosse profanado pelos cananeus idólatras), ele veio ao lugar do altar, ou para reavivar a lembrança da doce comunhão que tivera com Deus naquele lugar, ou talvez para pagar os votos que ali fizera a Deus quando empreendeu a sua viagem para o Egito.

Muito tempo depois Deus enviou Jacó a este mesmo lugar com esse encargo (Gênesis 35:1): suba a Betel, onde você fez o voto.

Precisamos que nos lembrem, e devemos aproveitar toda ocasião para lembrar a nós mesmos, dos nossos votos solenes. E talvez o lugar onde foram feitos ajude a trazê-los de novo à memória, e por isso pode nos fazer bem visitá-lo.

IV. A sua devoção ali. O seu altar não estava mais lá, de modo que não podia oferecer sacrifício; mas ele “invocou o nome do Senhor”, como já fizera, Gênesis 12:8. Repare:

  1. Todo o povo de Deus é povo que ora. Você acharia antes um homem vivo sem respiração do que um cristão vivo sem oração.

  2. Quem quiser mostrar-se reto diante do seu Deus tem de ser constante e perseverante nos serviços da religião. Abrão não deixou a sua religião para trás no Egito, como muitos fazem nas suas viagens.

  3. Quando não podemos fazer o que gostaríamos, temos de considerar um dever de consciência fazer o que podemos nos atos de devoção. Quando nos falta um altar, que não nos falte a oração, mas, onde quer que estejamos, invoquemos o nome do Senhor.

Versículos 5 a 9

A Separação de Ló e Abrão. (a.C. 1917.)

Temos aqui um infeliz desentendimento entre Abrão e Ló, que até então tinham sido companheiros inseparáveis (veja v. 1, e Gênesis 12:4), mas que agora se separaram.

I. A ocasião da desavença deles foram as riquezas. Lemos (v. 2) quão rico era Abrão; e agora nos é dito aqui (v. 5) que Ló, que ia com Abrão, também era rico; e por isso Deus o abençoou com riquezas porque ia com Abrão. Repare:

  1. É bom estar em boa companhia, e andar com aqueles com quem Deus está, Zacarias 8:23.

  2. Os que são parceiros do povo de Deus na obediência e nos sofrimentos serão participantes com ele nas suas alegrias e nos seus consolos, Isaías 66:10.

Ora, sendo os dois muito ricos, a terra não podia sustentá-los, para que habitassem juntos com sossego e em paz. De modo que as riquezas deles podem ser consideradas:

(1.) Como o que os pôs à distância um do outro. Porque o lugar era estreito demais para eles, e não tinham espaço para os seus rebanhos, era necessário que vivessem separados.

Repare: todo consolo neste mundo traz consigo a sua cruz. O negócio é um consolo; mas tem este inconveniente, que não nos permite a companhia daqueles que amamos, nem com a frequência nem por tanto tempo quanto desejaríamos.

(2.) Como o que os pôs em desavença um com o outro.

Repare: as riquezas são muitas vezes ocasião de contenda e de disputa entre parentes e vizinhos. Esta é uma daquelas “concupiscências insensatas e nocivas” em que caem os que querem ficar ricos, 1 Timóteo 6:9.

As riquezas não só fornecem matéria para a disputa, e são aquilo por que mais comumente se disputa, como também despertam um espírito de disputa, tornando as pessoas soberbas e cobiçosas.

Meum e tuum — o meu e o teu — são os grandes fomentadores de discórdia do mundo. A pobreza e a labuta, as faltas e as andanças, não puderam separar Abrão de Ló; mas as riquezas separaram.

Os amigos se perdem depressa; mas Deus é um amigo de cujo amor nem a altura da prosperidade nem a profundeza da adversidade nos separarão.

II. Os instrumentos imediatos da desavença foram os servos deles. A contenda começou entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló, v. 7.

Disputavam, provavelmente, qual deles teria o melhor pasto ou a melhor água; e ambos envolveram os seus senhores na desavença.

Repare: os maus servos muitas vezes causam grande dano nas famílias, pela soberba e pela paixão, pela mentira, pela calúnia e pela intriga.

É coisa muito perversa que servos intervenham para prejudicar parentes e vizinhos, e semeiem discórdia; os que assim fazem são agentes do diabo e os piores inimigos dos seus senhores.

III. O agravante da desavença foi que “o cananeu e o ferezeu habitavam então na terra”. Isso tornou a desavença:

  1. Muito perigosa. Se Abrão e Ló não conseguem concordar em apascentar juntos os seus rebanhos, será bom se o inimigo comum não vier sobre eles e não saquear os dois.

Repare: a divisão das famílias e das igrejas muitas vezes vem a ser a ruína delas.

  1. Muito escandalosa. Sem dúvida os olhos de todos os vizinhos estavam sobre eles, sobretudo por causa da singularidade da religião deles e da santidade extraordinária que professavam.

E logo se repararia nesta desavença, e os cananeus e ferezeus a explorariam para desacreditá-los.

Repare: as desavenças dos que professam a religião trazem descrédito à profissão de fé, e dão ocasião, tanto quanto qualquer outra coisa, a que os inimigos do Senhor blasfemem.

IV. O acerto desta desavença foi muito feliz. O melhor é preservar a paz, para que não se rompa; mas o segundo melhor é, se as diferenças de fato acontecem, acomodá-las com toda a pressa e apagar o fogo que se ateou.

A proposta de deter esta contenda partiu de Abrão, ainda que ele fosse o parente mais velho e o superior, v. 8.

  1. O pedido dele por paz foi muito afetuoso: “Não haja contenda, peço-te.” Abrão mostra-se aqui homem:

(1.) De espírito sereno, que tinha domínio sobre a sua paixão e sabia como desviar a cólera com uma resposta branda. Os que querem guardar a paz nunca devem devolver injúria por injúria.

(2.) De espírito condescendente; ele estava disposto a rogar até ao seu inferior que houvesse paz, e fez o primeiro gesto de reconciliação.

Os conquistadores têm por glória sua dar a paz pelo poder; e não é menos glória dar a paz pela mansidão da sabedoria.

Repare: o povo de Deus deve sempre mostrar-se povo pacífico; sejam os outros a favor do que forem, eles devem ser a favor da paz.

  1. A alegação dele pela paz foi muito convincente:

(1.) “Não haja contenda entre mim e ti. Que os cananeus e os ferezeus contendam por ninharias; mas que tu e eu não briguemos, nós que conhecemos coisas melhores e buscamos uma pátria melhor.”

Repare: os que professam a religião devem, mais que todos os outros, ter cuidado em evitar a disputa. “Vós não sereis assim”, Lucas 22:26. “Não temos tal costume”, 1 Coríntios 11:16.

“Não haja contenda entre mim e ti, que temos vivido juntos e nos amado um ao outro por tanto tempo.”

Repare: a lembrança de velhas amizades deve pôr fim depressa às novas desavenças que porventura aconteçam.

(2.) Que se lembre que somos irmãos; no hebraico, “somos homens irmãos” — um duplo argumento:

[1.] Somos homens; e, como homens, somos criaturas mortais — podemos morrer amanhã, e nos importa ser achados em paz. Somos criaturas racionais, e devemos ser governados pela razão.

Somos homens, e não brutos; homens, e não crianças; somos criaturas sociáveis, sejamo-lo ao máximo.

[2.] Somos irmãos. Homens da mesma natureza, do mesmo parentesco e da mesma família, da mesma religião, companheiros na obediência, companheiros na paciência.

Repare: a consideração da nossa relação de uns com os outros, como irmãos, deve sempre prevalecer para moderar as nossas paixões, e para evitar ou pôr fim às nossas disputas. Os irmãos devem amar como irmãos.

  1. A proposta dele pela paz foi muito justa. Muitos que professam ser a favor da paz, contudo, nada fazem por ela.

Mas Abrão mostrou-se com isto verdadeiro amigo da paz, ao propor um meio irrepreensível de preservá-la: “Não está toda a terra diante de ti?”, v. 9. Como se dissesse: “Por que brigar por espaço, se há espaço bastante para nós dois?”

(1.) Ele conclui que precisam se separar, e deseja muito que se separem como amigos: “Aparta-te, peço-te, de mim.” O que poderia ser dito com mais afeto?

Ele não o expulsa nem o afasta à força, mas aconselha que ele mesmo se aparte. Nem lhe ordena que parta, mas humildemente lhe pede que se retire.

Repare: os que têm poder para mandar devem, ainda assim, às vezes, por amor e por causa da paz, antes rogar, como Paulo rogou a Filemom (Filemom 1:8, 9).

Quando o grande Deus se digna a rogar-nos, bem podemos rogar uns aos outros que nos reconciliemos, 2 Coríntios 5:20.

(2.) Ele lhe oferece uma parte suficiente da terra em que estavam. Ainda que Deus tivesse prometido a Abrão dar esta terra à sua descendência (Gênesis 12:7), e não pareça que jamais se tenha feito tal promessa a Ló, no que Abrão poderia ter insistido, para a exclusão total de Ló, ainda assim ele lhe permite entrar como sócio.

Ele oferece parte igual a quem não tinha direito igual, e não quer fazer da promessa de Deus o patrocínio da sua desavença, nem, sob a proteção dela, impor qualquer dureza ao seu parente.

(3.) Ele lhe dá a escolha, e se oferece para ficar com o que sobrar: “Se tomares a mão esquerda, irei para a direita.” Havia toda a razão do mundo para que Abrão escolhesse primeiro; contudo ele abre mão do seu direito.

Repare: é nobre conquista estar disposto a ceder por causa da paz; é a conquista de nós mesmos, e da nossa própria soberba e paixão, Mateus 5:39, 40.

Não são só os melindres da honra, mas até o próprio interesse, que em muitos casos deve ser sacrificado à paz.

Versículos 10 a 13

A Mudança de Ló para Sodoma. (a.C. 1917.)

Temos aqui a escolha que Ló fez quando se separou de Abrão. Nessa ocasião, seria de esperar:

  1. Que ele mostrasse falta de vontade de se separar de Abrão, e que ao menos o fizesse a contragosto.

  2. Que fosse cortês o bastante para devolver a escolha a Abrão.

Mas não encontramos, em toda a condução do caso, um só exemplo de deferência ou de respeito ao tio. Tendo Abrão lhe oferecido a escolha, ele a aceitou sem cerimônia e fez a sua eleição. A paixão e o egoísmo tornam os homens grosseiros.

Ora, na escolha que Ló fez, podemos observar:

I. Quanto ele teve em vista a bondade da terra. Ele contemplou toda a planície do Jordão, a região plana em que ficava Sodoma, e viu que era admiravelmente bem regada por toda parte (e talvez a contenda tivesse sido por água, o que o tornava particularmente afeiçoado a essa comodidade); e assim Ló escolheu toda aquela planície, v. 10, 11.

Aquele vale, que era como o próprio jardim do Éden, oferecia-lhe agora uma vista das mais agradáveis.

Aos olhos dele era formoso de situação, a alegria de toda a terra; e por isso não duvidava de que lhe ofereceria um estabelecimento cômodo, e que em solo tão fértil certamente prosperaria e ficaria muito rico; e isso era tudo o que ele olhava.

Mas o que resultou disso? Ora, a notícia seguinte que temos dele é que está metido entre os espinhos, ele e os seus levados cativos.

Enquanto viveu entre eles, atormentava a sua alma justa com a conduta deles, e nunca teve um bom dia em companhia deles, até que por fim Deus incendiou a cidade sobre a cabeça dele e o forçou a ir ao monte para se salvar, ele que escolhera a planície por riqueza e prazer.

Repare: escolhas sensuais são escolhas pecaminosas, e raramente dão certo.

Quem, ao escolher relações, ocupações, moradias ou estabelecimentos, é guiado e governado pelos desejos da carne, pelos desejos dos olhos ou pela soberba da vida, e não consulta os interesses da própria alma e da própria religião, não pode esperar a presença de Deus consigo nem a bênção dele sobre si.

Ao contrário, comumente se decepciona até naquilo que principalmente visava, e não alcança aquilo em que prometia a si mesmo satisfação.

Em todas as nossas escolhas este princípio deve prevalecer sobre nós: que é melhor para nós aquilo que é melhor para as nossas almas.

II. Quão pouco ele considerou a maldade dos habitantes: “Mas os homens de Sodoma eram maus”, v. 13. Repare:

  1. Ainda que todos sejam pecadores, alguns são pecadores maiores que outros. Os homens de Sodoma eram pecadores de primeira grandeza, “pecadores perante o Senhor”, isto é, pecadores descarados e atrevidos; eram-no a ponto de virar provérbio.

Daí lermos daqueles que “declaram o seu pecado como Sodoma, não o escondem”, Isaías 3:9.

  1. Que alguns pecadores ficam piores por viver numa boa terra. Assim foi com os sodomitas: pois esta era a iniquidade de Sodoma, “soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade”; e tudo isso era sustentado pela grande abundância que o país deles proporcionava, Ezequiel 16:49.

Assim a prosperidade dos tolos os destrói.

  1. Que Deus muitas vezes dá grande abundância a grandes pecadores. Sodomitas imundos moram numa cidade, numa planície fértil, enquanto o fiel Abrão e a sua família piedosa moram em tendas sobre montes estéreis.

  2. Quando a maldade chega ao auge, a ruína não está longe. Pecados que abundam são presságios certos de juízos que se aproximam.

Ora, a vinda de Ló para morar entre os sodomitas pode ser considerada:

(1.) Como grande misericórdia para eles, e meio provável de levá-los ao arrependimento; pois agora tinham um profeta no meio deles e um pregador da justiça, e, se lhe tivessem dado ouvidos, poderiam ter sido reformados, e a ruína, evitada.

Repare: Deus envia pregadores antes de enviar destruidores, porque não quer que nenhum pereça.

(2.) Como grande aflição para Ló, que não só se entristecia ao ver a maldade deles (2 Pedro 2:7, 8), mas era molestado e perseguido por eles, porque não queria fazer o que eles faziam.

Repare: muitas vezes tem sido a sorte penosa dos homens bons viver entre vizinhos ímpios, “peregrinar em Meseque” (Salmos 120:5); e não pode deixar de ser mais doloroso ainda se, como Ló aqui, eles mesmos trouxeram isso sobre si por uma escolha imprudente.

Versículos 14 a 18

Deus Confirma a Sua Promessa a Abrão. (a.C. 1917.)

Temos aqui o relato de uma visita graciosa que Deus fez a Abrão, para confirmar a promessa a ele e aos seus. Observe:

I. Quando foi que Deus renovou e ratificou a promessa: depois que Ló se separou dele, isto é:

  1. Depois que a desavença passou; porque os mais bem preparados para as visitas da graça divina são aqueles cujo espírito está calmo e sereno, e não agitado por nenhuma paixão.

  2. Depois das condescendências humildes e abnegadas de Abrão para com Ló, para preservar a paz. Foi então que Deus veio a ele com esse sinal do seu favor.

Repare: Deus há de compensar abundantemente em paz espiritual o que perdemos para preservar a paz com o próximo. Quando Abrão de bom grado ofereceu a Ló metade do seu direito, Deus veio e confirmou o todo a ele.

  1. Depois que ele perdeu a consoladora companhia do seu parente, com cuja partida as suas mãos se enfraqueceram e o seu coração se entristeceu; foi então que Deus veio a ele com estas palavras boas e consoladoras.

Repare: a comunhão com Deus pode, a qualquer tempo, suprir a falta do convívio com os nossos amigos; quando os nossos parentes se separam de nós, Deus, contudo, não se separa.

  1. Depois que Ló escolheu aquele vale aprazível e fértil e foi tomar posse dele, para que Abrão não seja tentado a invejá-lo e a se arrepender de lhe ter dado a escolha, Deus vem a ele e lhe assegura que o que tinha permaneceria dele e dos seus herdeiros para sempre.

De modo que, embora Ló talvez tivesse a terra melhor, Abrão tinha o direito de posse mais seguro. Ló ficou com o paraíso, tal como era, mas Abrão ficou com a promessa.

E o desfecho logo deixou ver que, por mais que agora parecesse de outro modo, Abrão tinha de fato a melhor parte. Veja Jó 22:20.

Deus reconheceu Abrão depois da sua contenda com Ló, como as igrejas reconheceram Paulo depois da sua contenda com Barnabé, Atos 15:39, 40.

II. As próprias promessas com que Deus agora consolou e enriqueceu Abrão. Duas coisas ele lhe assegura: uma boa terra e uma prole numerosa para desfrutá-la.

  1. Aqui está a concessão de uma boa terra, terra famosa acima de todas as terras, porque seria a terra santa, e a terra de Emanuel; é esta a terra de que se fala aqui.

(1.) Deus aqui mostra a Abrão a terra, como havia prometido (Gênesis 12:1), e depois a mostrou a Moisés do alto do Pisga.

Ló tinha levantado os olhos e contemplado a planície do Jordão (v. 10), e tinha ido desfrutar o que viu: “Vem”, diz Deus a Abrão, “levanta agora os teus olhos, e olha, e vê o que é teu.”

Repare: aquilo que Deus tem para nos mostrar é infinitamente melhor e mais desejável do que qualquer coisa que o mundo tenha a oferecer à nossa vista.

As vistas de um olho de fé são muito mais ricas e belas do que as de um olho dos sentidos.

Aqueles para quem a Canaã celestial está destinada no outro mundo têm às vezes, pela fé, uma vista consoladora dela no seu estado presente; porque olhamos as coisas que não se veem como reais, ainda que distantes.

(2.) Ele garante esta terra a ele e à sua semente para sempre (v. 15): “A ti a darei”; e outra vez (v. 17): “Eu a darei a ti”; cada repetição da promessa é uma ratificação dela.

“A ti e à tua semente”, não a Ló e à semente dele; eles não teriam a sua herança nesta terra, e por isso a Providência dispôs que Ló fosse separado de Abrão primeiro, e então a concessão fosse confirmada a ele e à sua semente.

Assim Deus muitas vezes tira o bem do mal, e faz os pecados e as loucuras dos homens servirem aos seus próprios conselhos sábios e santos.

“A ti e à tua semente” — “a ti”, para nela peregrinar como estrangeiro; “à tua semente”, para nela habitar e governar como proprietários. “A ti”, isto é, “à tua semente”.

A concessão dela a ele e aos seus para sempre dá a entender que era figura da Canaã celestial, que é dada à semente espiritual de Abrão para sempre, Hebreus 11:14.

(3.) Ele lhe dá a investidura e a posse dela, ainda que fosse uma herança futura: “Levanta-te, percorre a terra”, v. 17. “Entra e toma posse, vistoria as parcelas, e ela parecerá melhor do que numa vista de longe.”

Repare: Deus está disposto a mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade da sua aliança e o valor inestimável das bênçãos da aliança. Vão, andem ao redor de Sião, Salmos 48:12.

  1. Aqui está a promessa de uma prole numerosa para repovoar esta boa terra, de modo que ela nunca se perdesse por falta de herdeiros (v. 16): “Farei a tua semente como o pó da terra”.

Isto é: “Eles se multiplicarão de modo incrível, e, tomados todos juntos, serão uma multidão tão grande que ninguém pode contar.”

Assim foram nos dias de Salomão, 1 Reis 4:20: “Judá e Israel eram muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão.” É disto que Deus aqui lhe dá a promessa.

Repare: o mesmo Deus que provê a herança provê os herdeiros. Aquele que preparou a terra santa prepara a semente santa; aquele que dá a glória dá a graça que torna apto para a glória.

Por fim, é-nos dito o que Abrão fez quando Deus assim lhe confirmou a promessa, v. 18.

  1. Ele mudou a sua tenda. Deus lhe ordenou percorrer a terra, isto é: “Não penses em te fixar nela, mas espera estar sempre sem estabilidade, percorrendo-a rumo a uma Canaã melhor.”

Em conformidade com a vontade de Deus nisto, ele muda a sua tenda, conformando-se à condição de peregrino.

  1. Ele edificou ali um altar, em sinal da sua gratidão a Deus pela visita bondosa que lhe fizera.

Repare: quando Deus vem ao nosso encontro com promessas graciosas, ele espera que lhe respondamos com os nossos humildes louvores.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra