Matthew Henry

Gálatas 5

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo passa a aplicar o seu discurso anterior. Começa com uma cautela geral, ou exortação (v. 1), que depois reforça por diversas considerações, vv. 2-12.

Depois insiste com eles na piedade prática séria, que seria o melhor antídoto contra as armadilhas dos seus falsos mestres; particularmente:

I. Que não deveriam contender uns com os outros, vv. 13-15.

II. Que contendessem contra o pecado, onde mostra:

  1. Que existe em cada um uma luta entre a carne e o espírito, v. 17.

  2. Que é nosso dever e interesse, nessa luta, ficar do lado da melhor parte, v. 16, 18.

  3. Especifica as obras da carne, contra as quais é preciso vigiar e que devem ser mortificadas, e os frutos do Espírito, que devem ser produzidos e cultivados, e mostra a importância de que assim seja, vv. 19-24.

E então conclui o capítulo com uma cautela contra o orgulho e a inveja.

Versículos 1 a 12

Exortação à Firmeza; Motivos de Persuasão à Firmeza. (d.C. 56.)

Na primeira parte deste capítulo, o apóstolo recomenda aos gálatas que tomem cuidado com os mestres judaizantes, que procuravam trazê-los de volta à servidão da lei.

Antes havia apresentado razões contra eles e mostrado amplamente quanto os princípios e o espírito daqueles mestres eram contrários ao espírito do evangelho; e agora esta é, por assim dizer, a inferência geral ou aplicação de todo aquele discurso.

Como, pelo que fora dito, ficava evidente que podemos ser justificados somente pela fé em Jesus Cristo, e não pela justiça da lei, e que a lei de Moisés não estava mais em vigor, nem os cristãos sob qualquer obrigação de submeter-se a ela, por isso, queria que permanecessem firmes na liberdade com que Cristo nos tornou livres e não se enredassem novamente no jugo da servidão. Observe aqui:

  1. Sob o evangelho, somos emancipados, somos trazidos a um estado de liberdade, no qual somos libertos do jugo da lei cerimonial e da maldição da lei moral.

De modo que não estamos mais presos à observância de uma nem sujeitos ao rigor da outra, que amaldiçoa todo aquele que não continua em todas as coisas nela escritas para fazê-las, Gálatas 3:10.

  1. Devemos essa liberdade a Jesus Cristo. Ele é quem nos tornou livres; pelos seus méritos, satisfez as exigências da lei violada e, pela sua autoridade como rei, nos dispensou da obrigação daquelas ordenanças carnais que foram impostas aos judeus. E:

  2. É, por isso, nosso dever permanecer firmes nessa liberdade, aderir constantemente e fielmente ao evangelho e à sua liberdade, e não permitir, por nenhuma consideração, que sejamos novamente enredados no jugo da servidão, nem persuadidos a voltar à lei de Moisés.

Essa é a cautela geral ou exortação, que nos versículos seguintes o apóstolo reforça por diversos motivos ou razões. Como:

I. Que a sua submissão à circuncisão e dependência das obras da lei para obter justiça eram uma contradição implícita da sua fé como cristãos e uma perda de todas as suas vantagens por Jesus Cristo, vv. 2-4. E aqui podemos observar:

  1. Com que solenidade o apóstolo afirma e declara isso: “Eis que eu, Paulo, vos digo” (v. 2); e o repete (v. 3): Testifico a vocês. Como se dissesse:

“Eu, que provei ser apóstolo de Cristo e ter recebido dele a minha autoridade e instruções, declaro, e estou pronto a empenhar nisso o meu crédito e reputação, que, se fordes circuncidados, Cristo nada vos aproveitará, etc.”

Nisso mostra que o que estava agora dizendo não era somente uma questão de grande importância, mas algo em que se podia confiar com a maior certeza.

Estava tão longe de ser pregador da circuncisão (como alguns poderiam dizer que era) que considerava uma questão da maior importância que não se submetessem a ela.

  1. O que declara tão solenemente e com tanta segurança: que, se fossem circuncidados, Cristo nada lhes aproveitaria, etc.

Não devemos supor que o apóstolo esteja falando aqui da mera circuncisão, ou que fosse seu desígnio dizer que nenhum dos circuncidados poderia ter qualquer benefício por Cristo; pois todos os santos do Antigo Testamento haviam sido circuncidados, e ele próprio anuíra à circuncisão de Timóteo.

Mas deve ser entendido como falando da circuncisão no sentido em que os mestres judaizantes a impunham, ensinando que, sem serem circuncidados e guardarem a lei de Moisés, não poderiam ser salvos, Atos 15:1.

Que esse é o seu sentido aparece no v. 4, onde expressa a mesma coisa por serem justificados pela lei, ou buscarem justificação pelas suas obras.

Agora, nesse caso, se se submetessem à circuncisão nesse sentido, declara que Cristo nada lhes aproveitaria, que eram devedores de cumprir toda a lei, que Cristo se tornara sem efeito para eles e que haviam caído da graça.

Por todas essas expressões, fica evidente que assim renunciavam àquele caminho de justificação que Deus estabelecera; sim, e ainda, que se colocavam na impossibilidade de serem justificados aos seus olhos.

Pois se tornavam devedores de cumprir toda a lei, que exigia uma obediência que não eram capazes de prestar e denunciava uma maldição contra os que falhassem nela; e, por isso, os condenava, mas não podia justificá-los.

E, consequentemente, que, tendo assim se revoltado contra Cristo e fundado as suas esperanças na lei, Cristo nada lhes aproveitaria nem teria qualquer efeito para eles.

Assim, como ao serem circuncidados renunciavam ao seu cristianismo, assim se excluíam de toda vantagem por Cristo; e, por isso, tinham o maior motivo para aderir firmemente àquela doutrina que haviam abraçado e não permitir que fossem trazidos sob esse jugo de servidão. Repare:

(1.) Embora Jesus Cristo seja capaz de salvar até o extremo, contudo, há multidões a quem nada aproveitará.

(2.) Todos os que procuram ser justificados pela lei tornam assim Cristo sem efeito para eles. Ao fundarem as suas esperanças nas obras da lei, perdem todas as suas esperanças nele; pois não será Salvador de nenhum que não queira reconhecê-lo e apoiar-se nele como seu único Salvador.

II. Para persuadi-los à firmeza na doutrina e liberdade do evangelho, coloca diante deles o seu próprio exemplo e o de outros judeus que haviam abraçado a religião cristã, e lhes informa quais eram as suas esperanças, a saber, que pelo Espírito aguardavam a esperança da justiça pela fé.

Embora fossem judeus por natureza e tivessem sido criados sob a lei, contudo, sendo pelo Espírito trazidos ao conhecimento de Cristo, haviam renunciado a toda dependência das obras da lei e procuravam justificação e salvação somente pela fé nele.

E, por isso, é necessariamente a maior insensatez naqueles que nunca estiveram sob a lei permitir que fossem trazidos à sujeição a ela e fundar as suas esperanças nas suas obras. Aqui podemos observar:

  1. O que os cristãos aguardam: a esperança da justiça, pela qual devemos entender principalmente a felicidade do outro mundo.

É chamada esperança dos cristãos, por ser o grande objeto da sua esperança, que acima de tudo desejam e buscam; e esperança da justiça, por suas esperanças dela estarem fundadas na justiça, não a deles próprios, mas a do nosso Senhor Jesus.

Pois, embora uma vida de justiça seja o caminho que leva a essa felicidade, contudo, somente a justiça de Cristo a obteve em nosso favor, e por causa dela podemos esperar ser trazidos à sua posse.

  1. Como esperam obter essa felicidade, a saber, pela fé, isto é, no nosso Senhor Jesus Cristo; não pelas obras da lei ou qualquer coisa que possam fazer para merecê-la, mas somente pela fé, recebendo-o e apoiando-se nele como o Senhor nossa justiça.

Somente dessa maneira esperam ou ter direito a ela aqui ou possuí-la depois. E:

  1. De onde vem aguardarem assim a esperança da justiça: é pelo Espírito. Nisso agem sob a orientação e influência do Espírito Santo; sob a sua condução e pela sua assistência, são tanto persuadidos quanto capacitados a crer em Cristo e procurar a esperança da justiça por ele.

Quando o apóstolo representa assim o caso dos cristãos, fica implícito que, se esperassem ser justificados e salvos de qualquer outra maneira, provavelmente encontrariam uma decepção e, por isso, tinham grande interesse em aderir à doutrina do evangelho que haviam abraçado.

III. Apresenta uma razão pela natureza e pelo desígnio da instituição cristã, que eram abolir a diferença entre judeu e gentio e estabelecer a fé em Cristo como o caminho da nossa aceitação com Deus.

Diz-lhes (v. 6) que “em Cristo Jesus”, ou sob a dispensação do evangelho, “nem a circuncisão vale coisa alguma, nem a incircuncisão”.

Embora, enquanto durou o estado legal, houvesse diferença entre judeu e grego, entre os circuncidados e os não circuncidados, sendo os primeiros admitidos àqueles privilégios da igreja de Deus dos quais os outros eram excluídos, contudo, era diferente no estado do evangelho.

Tendo vindo Cristo, que é o fim da lei, agora não fazia diferença se um homem era circuncidado ou incircunciso; não era melhor por uma coisa nem pior pela outra, nem uma nem outra o recomendaria a Deus.

E, por isso, assim como os seus mestres judaizantes eram muito irrazoáveis ao lhes imporem a circuncisão e obrigá-los a observar a lei de Moisés, assim são necessariamente muito imprudentes ao se submeterem a eles nisso.

Mas, embora lhes assegure que nem a circuncisão nem a incircuncisão valeriam para a sua aceitação com Deus, contudo, lhes informa o que valeria, e isso é a “fé, que opera pelo amor”; uma fé em Cristo que se revela verdadeira e genuína por um amor sincero a Deus e ao nosso próximo.

Se a tivessem, não importava se eram circuncidados ou incircuncisos, mas sem ela nada mais lhes serviria de nada. Repare:

  1. Nenhum privilégio exterior nem profissão valerá para a nossa aceitação com Deus sem uma fé sincera no nosso Senhor Jesus.

  2. A fé, onde é verdadeira, é uma graça operante: opera pelo amor, amor a Deus e amor aos nossos irmãos; e a fé, assim operando pelo amor, é tudo em tudo no nosso cristianismo.

IV. Para recuperá-los dos seus retrocessos e empenhá-los em maior firmeza no futuro, lembra-lhes os seus bons começos e os chama a considerar de onde vinha estarem tão mudados em relação ao que haviam sido, v. 7:

  1. Diz-lhes que corriam bem; no seu primeiro início no cristianismo, haviam se comportado de modo muito louvável, abraçado prontamente a religião cristã e revelado um zelo apropriado nos seus caminhos e obra.

Assim como no seu batismo foram consagrados a Deus e se declararam discípulos de Cristo, assim a sua conduta era de acordo com o seu caráter e profissão. Repare:

(1.) A vida de um cristão é uma corrida na qual deve correr e persistir, se quiser obter o prêmio.

(2.) Não basta corrermos nessa corrida pela profissão do cristianismo, mas devemos correr bem, vivendo à altura dessa profissão. Assim esses cristãos haviam feito por algum tempo, mas tinham sido obstruídos no seu progresso e ou desviados do caminho ou, ao menos, levados a enfraquecer e vacilar nele. Por isso:

  1. Pergunta-lhes e os chama a perguntarem a si mesmos: “Quem vos impediu?” Como aconteceu que não persistiram no caminho em que haviam começado a correr tão bem?

Sabia muito bem quem eram e o que os impedia; mas queria que fizessem a pergunta a si mesmos e considerassem seriamente se tinham algum bom motivo para ouvir aqueles que lhes causavam essa perturbação, e se o que ofereciam bastava para justificá-los na sua conduta presente. Repare:

(1.) Muitos que começam bem na religião e correm bem por algum tempo, correm dentro dos limites designados para a corrida, e correm com zelo e vivacidade também, contudo, por algum meio ou outro são impedidos no seu progresso ou desviados do caminho.

(2.) Importa aos que correram bem, mas agora começam ou a desviar-se do caminho ou a cansar-se nele, investigar o que os impede.

Os novos convertidos devem esperar que Satanás coloque pedras de tropeço no seu caminho e faça tudo que pode para desviá-los do curso em que estão; mas, sempre que se virem em perigo de serem desviados dele, fariam bem em considerar quem os impede.

Fossem quem fossem os que impediam esses cristãos, o apóstolo lhes diz que, ao ouvi-los, eram impedidos de obedecer à verdade e, assim, estavam em perigo de perder o benefício do que haviam feito na religião.

Assegura-lhes que o evangelho que lhes havia pregado e que haviam abraçado e professado era a verdade; somente nele o verdadeiro caminho da justificação e salvação era plenamente revelado.

E, para desfrutarem a sua vantagem, era necessário que lhe obedecessem, que aderissem firmemente a ele e continuassem a governar as suas vidas e esperanças segundo as suas orientações.

Se, por isso, permitissem que fossem afastados dele, necessariamente seriam culpados da maior fraqueza e insensatez. Repare:

[1.] A verdade não deve somente ser crida, mas obedecida, recebida não somente na sua luz, mas no seu amor e poder.

[2.] Não obedecem corretamente à verdade os que não aderem firmemente a ela.

[3.] Há o mesmo motivo para obedecermos à verdade que havia para a abraçarmos; e, por isso, agem muito irrazoavelmente os que, tendo começado a correr bem na corrida cristã, permitem que sejam impedidos, de modo a não perseverarem nela.

V. Apresenta uma razão para a sua firmeza na fé e liberdade do evangelho pela origem má daquela persuasão pela qual eram afastados dele (v. 8): “Esta persuasão”, diz ele, “não vem daquele que vos chama”.

A opinião ou persuasão de que o apóstolo fala aqui era sem dúvida a da necessidade de serem circuncidados e guardarem a lei de Moisés, ou de misturarem as obras da lei com a fé em Cristo na questão da justificação.

Isso era o que os mestres judaizantes procuravam lhes impor e aquilo em que haviam caído com demasiada facilidade.

Para convencê-los da sua insensatez nisso, diz-lhes que essa persuasão não vinha daquele que os chamara, isto é, ou de Deus, por cuja autoridade o evangelho lhes fora pregado e haviam sido chamados à sua comunhão, ou do próprio apóstolo, que fora empregado como instrumento para chamá-los a ela.

Não podia vir de Deus, pois era contrária àquele caminho de justificação e salvação que estabelecera; nem poderiam tê-la recebido do próprio Paulo.

Pois, seja o que for que alguns pudessem alegar, ele sempre fora opositor, e não pregador, da circuncisão; e, se em algum caso se submetera a ela por causa da paz, contudo, nunca insistira no seu uso pelos cristãos, muito menos a impusera como necessária à salvação.

Como, então, essa persuasão não vinha daquele que os chamara, deixa-lhes julgar de onde deveria surgir e indica suficientemente que não podia ser devida a ninguém senão Satanás e seus instrumentos, que por esse meio procuravam derrubar a sua fé e obstruir o progresso do evangelho.

E, por isso, os gálatas tinham todo motivo para rejeitá-la e continuar firmes na verdade que antes haviam abraçado. Repare:

  1. Para julgarmos corretamente as diferentes persuasões na religião que existem entre os cristãos, importa investigarmos se vêm daquele que nos chama, se estão ou não fundadas na autoridade de Cristo e dos seus apóstolos.

  2. Se, investigadas, parecerem não ter tal fundamento, por mais dispostos que outros estejam a impô-las a nós, de modo algum deveríamos nos submeter a elas, mas rejeitá-las.

VI. O perigo de essa infecção se espalhar e a má influência que poderia ter sobre outros são uma razão ulterior que o apóstolo insiste em apresentar contra a sua conformidade com os seus falsos mestres no que lhes queriam impor.

É possível que, para atenuar a sua falta, estivessem prontos a dizer que havia somente poucos daqueles mestres entre eles que procuravam levá-los a essa persuasão e prática, ou que eram somente algumas questões menores em que se conformavam a eles.

Que, embora se submetessem a ser circuncidados e observar alguns poucos ritos das leis judaicas, contudo, de modo algum haviam renunciado ao seu cristianismo e passado ao judaísmo.

Ou, supondo que a sua conformidade até esse ponto fosse tão faltosa quanto pudesse representá-la, contudo, talvez pudessem dizer ulteriormente que havia somente poucos entre eles que assim tinham feito, e por isso não precisava preocupar-se tanto com isso.

Agora, para prevenir alegações como essas e convencê-los de que havia mais perigo nisso do que percebiam, diz-lhes (v. 9) que “um pouco de fermento leveda toda a massa”.

Que toda a massa do cristianismo pode ser contaminada e corrompida por um princípio errôneo assim, ou que toda a massa do convívio cristão pode ser infectada por um dos seus membros.

E, por isso, tinham grande interesse em não ceder nesse único caso ou, se alguns assim tivessem feito, procurar por todos os métodos apropriados expurgar a infecção do seu meio. Repare: É perigoso às igrejas cristãs animar aqueles entre elas que alimentam erros destrutivos, especialmente os que se empenham em propagá-los.

Esse era o caso aqui. A doutrina que os falsos mestres se empenhavam em espalhar e à qual alguns nessas igrejas haviam sido levados era subversiva do próprio cristianismo, como o apóstolo mostrara antes.

E, por isso, embora o número ou de uns ou de outros pudesse ser somente pequeno, contudo, considerando a sua tendência fatal e a corrupção da natureza humana, pela qual outros estavam demasiado dispostos a ser infectados por ela, não queria que por isso estivessem tranquilos e despreocupados.

Mas que se lembrassem de que um pouco de fermento leveda toda a massa. Se aqueles fossem tolerados, o contágio poderia logo se espalhar mais longe e mais amplamente; e, se permitissem que fossem iludidos nesse caso, isso poderia logo terminar na ruína completa da verdade e liberdade do evangelho.

VII. Para conciliar maior consideração pelo que havia dito, expressa as esperanças que tinha a respeito deles (v. 10): “Confio em vós”, diz ele, “pelo Senhor, que não tereis outro pensamento”.

Embora tivesse muitos temores e dúvidas a respeito deles (o que lhe ocasionara usar tanta franqueza e liberdade com eles), contudo, esperava que, pela bênção de Deus sobre o que havia escrito, pudessem ser levados a ter o mesmo pensamento que ele.

E a reconhecer e manter aquela verdade e aquela liberdade do evangelho que lhes havia pregado e em que agora procurava confirmá-los. Nisso nos ensina que devemos esperar o melhor até daqueles a respeito dos quais temos motivo para temer o pior.

Para que se sentissem menos ofendidos pelas censuras que lhes havia feito pela sua falta de firmeza na fé, atribui a culpa disso mais a outros do que a eles próprios; pois acrescenta: “Mas aquele que vos perturba levará o seu julgamento, seja quem for”.

Percebia que havia alguns que os perturbavam e queriam perverter o evangelho de Cristo (como em Gálatas 1:7), e possivelmente pode apontar para algum homem particular que fosse mais ativo e disposto do que outros, e pudesse ser o principal instrumento da desordem que havia entre eles.

E a ele atribui o seu abandono ou inconstância mais do que a qualquer coisa neles próprios. Isso pode nos dar ocasião de observar que, ao censurarmos o pecado e o erro, deveríamos sempre distinguir entre os líderes e os liderados, os que se empenham em levar outros a eles e os que são desviados por eles.

Assim o apóstolo suaviza e alivia a falta desses cristãos, mesmo enquanto os censura, para melhor persuadi-los a voltar à liberdade com que Cristo os tornara livres e permanecer firmes nela.

Mas, quanto àquele ou àqueles que os perturbavam, fossem quem fossem, declara que levariam o seu julgamento; não duvidava de que Deus trataria com eles segundo os seus merecimentos.

E, por sua justa indignação contra eles, como inimigos de Cristo e da sua igreja, deseja que fossem até excluídos; não excluídos de Cristo e de todas as esperanças de salvação por ele, mas excluídos pelas sanções da igreja, que deveria testemunhar contra aqueles mestres que assim corrompiam a pureza do evangelho.

Aqueles, ministros ou outros, que se empenham em derrubar a fé do evangelho e perturbar a paz dos cristãos perdem assim os privilégios da comunhão cristã e merecem ser excluídos deles.

VIII. Para dissuadir esses cristãos de ouvir os seus mestres judaizantes e recuperá-los das más impressões que haviam feito sobre eles, representa-os como homens que usaram métodos muito vis e sem franqueza para alcançar os seus desígnios.

Pois o haviam representado falsamente para mais facilmente conseguir os seus fins junto deles. O que procuravam era levá-los a submeter-se à circuncisão e misturar o judaísmo com o seu cristianismo.

E, para melhor realizar esse desígnio, haviam divulgado entre eles que o próprio Paulo era pregador da circuncisão; pois, quando diz (v. 11): “E eu, irmãos, se ainda prego a circuncisão”, fica claramente evidente que haviam dito que assim fazia e usado isso como uma razão para conseguir que os gálatas se submetessem a ela.

É provável que fundassem esse relato em ele ter circuncidado Timóteo, Atos 16:3. Mas, embora por bons motivos tivesse cedido à circuncisão naquele caso, contudo, nega completamente que fosse pregador dela, especialmente naquele sentido em que a impunham.

Para provar a injustiça daquela acusação contra ele, oferece razões que, se consentissem em considerá-las, não poderiam deixar de convencê-los disso:

  1. Se quisesse ter pregado a circuncisão, poderia ter evitado a perseguição. “Se ainda prego a circuncisão”, diz ele, “por que ainda padeço perseguição?” Era evidente, e não podiam deixar de perceber, que era odiado e perseguido pelos judeus.

Mas que explicação se poderia dar dessa sua conduta para com ele, se tivesse se conformado tanto a eles a ponto de pregar a circuncisão e a observância da lei de Moisés como necessárias à salvação?

Esse era o grande ponto pelo qual contendiam; e, se tivesse concordado com eles nisso, em vez de ser exposto à sua fúria, poderia ter sido recebido no seu favor.

Quando, por isso, padecia perseguição da parte deles, isso era evidência clara de que não se conformara a eles; sim, e ainda, de que estava tão longe de pregar a doutrina de que era acusado que, em vez de fazê-lo, estava disposto a expor-se aos maiores riscos.

  1. Se tivesse cedido aos judeus nisso, então teria cessado a ofensa da cruz. Não teriam se ofendido tanto contra a doutrina do cristianismo quanto se ofendiam, nem ele e outros teriam sido expostos a tanto sofrimento por causa dela quanto foram.

Informa-nos (1 Coríntios 1:23) que a pregação da cruz de Cristo (ou a doutrina da justificação e salvação somente pela fé em Cristo crucificado) era para os judeus uma pedra de tropeço.

Aquilo com que mais se ofendiam no cristianismo era que assim a circuncisão e toda a estrutura da administração legal eram deixadas de lado, como não estando mais em vigor. Isso provocava os seus maiores clamores contra ele e os incitava a opor-se e perseguir os que o professavam.

Agora, se Paulo e outros pudessem ter concordado com essa opinião, de que a circuncisão deveria continuar sendo mantida e a observância da lei de Moisés unida à fé em Cristo como necessária à salvação, então a sua ofensa contra ele teria sido em grande medida removida, e poderiam ter evitado os sofrimentos que suportavam por causa dele.

Mas, embora outros, particularmente os que estavam tão dispostos a difamá-lo como pregador dessa doutrina, pudessem facilmente aceitá-la, contudo, ele não podia.

Preferia arriscar a sua tranquilidade e crédito, sim, e ainda, a sua própria vida, a corromper assim a verdade e abandonar a liberdade do evangelho. Daí os judeus continuarem tão ofendidos contra o cristianismo e contra ele como seu pregador.

Assim o apóstolo se livra do injusto descrédito que os seus inimigos lhe haviam lançado e, ao mesmo tempo, mostra quão pouca consideração era devida àqueles homens que podiam tratá-lo de maneira tão injuriosa, e quanto motivo tinha para desejar que fossem até excluídos.

Piedade Prática Reforçada; Obras da Carne e do Espírito; Os Frutos do Espírito. (d.C. 56.)

Versículos 13 a 26

Na última parte deste capítulo, o apóstolo passa a exortar esses cristãos à piedade prática séria, como o melhor antídoto contra as armadilhas dos falsos mestres. Insiste com eles especialmente em duas coisas:

I. Que não deveriam contender uns com os outros, mas amar uns aos outros. Diz-lhes (v. 13) que haviam sido chamados à liberdade, e queria que permanecessem firmes na liberdade com que Cristo os tornara livres.

Mas, contudo, queria que tivessem muito cuidado para não usar essa liberdade como ocasião para a carne; que não tirassem dela ocasião para entregar-se a quaisquer afeições e práticas corruptas, particularmente as que pudessem criar distância e desafeto e ser o fundamento de desavenças e disputas entre eles.

Mas, pelo contrário, queria que pelo amor servissem uns aos outros, que mantivessem aquele amor e afeição mútuos que, apesar de quaisquer diferenças menores que pudesse haver entre eles, os disporiam a todos aqueles serviços de respeito e bondade uns aos outros aos quais a religião cristã os obrigava. Repare:

  1. A liberdade que desfrutamos como cristãos não é uma liberdade licenciosa: embora Cristo nos tenha redimido da maldição da lei, contudo, não nos libertou da sua obrigação.

O evangelho é uma doutrina segundo a piedade (1 Timóteo 6:3) e está tão longe de dar o menor apoio ao pecado que nos coloca sob as obrigações mais fortes de evitá-lo e subjugá-lo.

  1. Embora devamos permanecer firmes na nossa liberdade cristã, contudo, não deveríamos insistir nela ao ponto de romper a caridade cristã.

Não deveríamos usá-la como ocasião de contenda e disputa com os nossos companheiros cristãos, que podem pensar diferentemente de nós, mas deveríamos sempre manter tal disposição uns para com os outros que nos disponha a pelo amor servir uns aos outros.

O apóstolo procura persuadir esses cristãos a isso, e há duas considerações que coloca diante deles para esse propósito:

(1.) Que toda a lei é cumprida numa palavra, precisamente nesta: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, v. 14. O amor é a soma de toda a lei; assim como o amor a Deus compreende os deveres da primeira tábua, assim o amor ao nosso próximo os da segunda.

O apóstolo repara no último aqui porque está falando da sua conduta uns para com os outros; e, ao usá-lo como razão para persuadi-los ao amor mútuo, indica tanto que seria boa evidência da sua sinceridade na religião quanto o meio mais provável de arrancar pela raiz aquelas dissensões e divisões que havia entre eles.

Ficará evidente que somos de fato discípulos de Cristo quando tivermos amor uns aos outros (João 13:35); e, onde essa disposição é mantida, se não extinguir inteiramente aquelas infelizes discórdias que há entre cristãos, contudo, ao menos as ajustará a ponto de evitar as suas consequências fatais.

(2.) A triste e perigosa tendência de uma conduta contrária (v. 15): Mas, diz ele, se, em vez de servirem uns aos outros em amor e nisso cumprirem a lei de Deus, vocês mordem e devoram uns aos outros, tomem cuidado para não serem consumidos uns pelos outros.

Se, em vez de agirem como homens e cristãos, se comportassem mais como animais brutos, rasgando e dilacerando uns aos outros, nada poderiam esperar como consequência disso senão serem consumidos uns pelos outros; e, por isso, tinham o maior motivo para não se entregarem a tais desavenças e animosidades.

Repare: As contendas mútuas entre irmãos, se persistentes, provavelmente resultarão numa ruína comum; os que devoram uns aos outros estão num bom caminho para serem consumidos uns pelos outros. As igrejas cristãs não podem ser arruinadas senão pelas suas próprias mãos.

Mas, se os cristãos, que deveriam ser auxílios uns para os outros e alegria uns para os outros, forem como animais brutos, mordendo e devorando uns aos outros, que se pode esperar senão que o Deus de amor lhes negue a sua graça e o Espírito de amor se afaste deles, e que o espírito maligno, que procura a destruição de todos eles, consiga o intento?

II. Que todos deveriam contender contra o pecado; e seria feliz para a igreja se os cristãos deixassem que todas as suas desavenças fossem absorvidas por esta, uma desavença contra o pecado.

Se, em vez de morderem e devorarem uns aos outros por causa das suas opiniões diferentes, todos se colocassem contra o pecado em si mesmos e nos lugares onde vivem.

Isso é o que principalmente nos interessa combater e o que acima de tudo deveríamos tomar como nossa ocupação opor e suprimir. Para incitar os cristãos a isso e assisti-los nisso, o apóstolo mostra:

  1. Que existe em cada um uma luta entre a carne e o espírito (v. 17): “A carne” (a parte corrupta e carnal de nós) “tem desejos” (contende e luta com força e vigor) “contrários ao espírito”: opõe-se a todos os movimentos do Espírito e resiste a tudo que é espiritual.

Por outro lado, o espírito (a parte renovada de nós) contende contra a carne e se opõe à sua vontade e desejo; e daí acontece que não podemos fazer as coisas que queremos.

Assim como o princípio da graça em nós não nos permitirá fazer todo o mal ao qual a nossa natureza corrupta nos incitaria, assim tampouco podemos fazer todo o bem que queremos, por causa das oposições que encontramos daquele princípio corrupto e carnal.

Assim como num homem natural existe algo dessa luta (os convencimentos da sua consciência e a corrupção do seu próprio coração contendem entre si; os seus convencimentos suprimiriam as suas corrupções, e as suas corrupções silenciariam os seus convencimentos).

Assim num homem renovado, onde existe algo de um bom princípio, há uma luta entre a velha natureza e a nova natureza, os remanescentes do pecado e os começos da graça; e os cristãos devem esperar que isso seja o seu exercício enquanto continuarem neste mundo.

  1. Que é nosso dever e interesse nessa luta ficar do lado da melhor parte, do lado dos nossos convencimentos contra as nossas corrupções e das nossas graças contra as nossas concupiscências. O apóstolo representa isso como nosso dever e nos orienta aos meios mais eficazes de êxito nisso.

Se se perguntasse: “Que curso devemos tomar para que o melhor interesse leve a melhor?”, ele nos dá esta única regra geral, que, se devidamente observada, seria o remédio mais soberano contra a prevalência da corrupção: andar no Espírito (v. 16).

“Digo, pois, isto: Andai no Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Pelo Espírito aqui pode ser entendido ou o próprio Espírito Santo, que condescende em habitar nos corações daqueles que renovou e santificou, para guiá-los e assisti-los no caminho do seu dever.

Ou aquele princípio de graça que implanta nas almas do seu povo e que tem desejos contrários à carne, como aquele princípio corrupto que continuamente permanece neles faz contra ele.

De acordo com isso, o dever aqui recomendado a nós é que nos empenhemos em agir sob a orientação e influência do bendito Espírito e de acordo com os movimentos e a tendência da nova natureza em nós.

E, se esse for nosso zelo no curso e teor ordinários das nossas vidas, podemos confiar que, embora não sejamos libertos dos impulsos e oposições da nossa natureza corrupta, seremos guardados de satisfazê-la nas suas concupiscências; de modo que, embora permaneça em nós, contudo, não obterá domínio sobre nós.

Repare: O melhor antídoto contra o veneno do pecado é andar no Espírito, ter muita comunhão com as coisas espirituais, ocupar-se das coisas da alma, que é a parte espiritual do homem, mais do que das do corpo, que é a sua parte carnal.

Entregar-nos à orientação da palavra, na qual o Espírito Santo torna conhecida a vontade de Deus acerca de nós, e no caminho do nosso dever agir na dependência dos seus auxílios e influências.

E, assim como isso seria o melhor meio de preservá-los de cumprir as concupiscências da carne, assim seria boa evidência de que eram cristãos de fato; pois, diz o apóstolo (v. 18): “Se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei”.

Como se dissesse: “Vocês devem esperar uma luta entre a carne e o espírito enquanto estiverem no mundo, que a carne terá desejos contrários ao espírito assim como o espírito contra a carne.”

“Mas, se na inclinação e teor predominantes das suas vidas forem guiados pelo Espírito, se agirem sob a orientação e governo do Espírito Santo e daquela natureza e disposição espiritual que ele operou em vocês, se fizerem da palavra de Deus a sua regra e da graça de Deus o seu princípio, daí ficará evidente que não estão sob a lei.”

“Não estão sob o seu poder condenador, embora continuamente estejam sob o seu poder de ordenar; pois agora não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.”

“E todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são os filhos de Deus”, Romanos 8:1-14.

  1. O apóstolo especifica as obras da carne, contra as quais é preciso vigiar e que devem ser mortificadas, e os frutos do Espírito, que devem ser cultivados e produzidos (v. 19, etc.); e, especificando particularidades, ilustra ulteriormente aquilo de que trata aqui:

(1.) Começa com as obras da carne, que, assim como são muitas, assim são manifestas. Está além de disputa que as coisas de que fala aqui são as obras da carne, ou o produto da natureza corrupta e depravada; a maioria delas é condenada pela própria luz da natureza, e todas pela luz da escritura.

As particularidades que especifica são de diversas espécies; algumas são pecados contra o sétimo mandamento, tais como adultério, fornicação, impureza e lascívia, pelos quais são entendidos não somente os atos grosseiros desses pecados, mas todos os pensamentos, palavras e ações que tendem à grande transgressão.

Algumas são pecados contra o primeiro e o segundo mandamentos, como idolatria e feitiçaria. Outras são pecados contra o nosso próximo e contrários à lei real do amor fraternal, tais como ódio, divergência, emulações, cólera e contenda, que demasiado frequentemente ocasionam sedições, heresias e invejas.

E às vezes irrompem em assassinatos, não somente dos nomes e reputação, mas até das próprias vidas dos nossos semelhantes. Outras são pecados contra nós mesmos, tais como embriaguez e orgias; e encerra o catálogo com um et cetera, e dá aviso claro a todos para tomarem cuidado com eles, conforme esperam ver a face de Deus com conforto.

Destes e de outros semelhantes, diz ele, lhes digo antes, como também lhes disse em tempos passados, que os que fazem tais coisas, por mais que se lisonjeiem com esperanças vãs, não herdarão o reino de Deus. Esses são pecados que sem dúvida excluirão os homens do céu.

O mundo dos espíritos nunca pode ser confortável para os que mergulham na imundície da carne; nem o Deus justo e santo admitirá tais pessoas no seu favor e presença, a menos que primeiro sejam lavadas e santificadas, e justificadas no nome do nosso Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus, 1 Coríntios 6:11.

(2.) Especifica os frutos do Espírito, ou da natureza renovada, que como cristãos temos interesse em produzir, v. 22, 23.

E aqui podemos observar que, assim como o pecado é chamado obra da carne, porque a carne, ou natureza corrupta, é o princípio que move e incita os homens a ele, assim a graça é dita fruto do Espírito, porque procede inteiramente do Espírito, como o fruto da raiz.

E, ao passo que antes o apóstolo havia principalmente especificado aquelas obras da carne que não somente eram prejudiciais aos próprios homens, mas tendiam a torná-los assim uns aos outros, assim aqui repara principalmente naqueles frutos do Espírito que tendiam a tornar os cristãos agradáveis uns aos outros, assim como tranquilos consigo mesmos.

E isso era muito apropriado à cautela ou exortação que antes dera (v. 13), de que não deveriam usar a sua liberdade como ocasião para a carne, mas pelo amor servir uns aos outros. Recomenda-nos particularmente:

O amor, especialmente a Deus, e uns aos outros por causa dele; a alegria, pela qual se pode entender a jovialidade na comunhão com os nossos amigos, ou antes um deleite constante em Deus.

A paz, com Deus e a consciência, ou uma disposição e conduta pacíficas para com outros; a longanimidade, paciência para adiar a ira e disposição contente para suportar injúrias.

A benignidade, tal doçura de disposição, especialmente para com os nossos inferiores, que nos dispõe a ser afáveis e corteses, e fáceis de persuadir quando alguém nos tiver feito mal.

A bondade (benevolência, beneficência), que se mostra numa prontidão de fazer o bem a todos conforme temos oportunidade; a fé, fidelidade, justiça e honestidade naquilo que professamos e prometemos a outros.

A mansidão, com a qual governar as nossas paixões e ressentimentos, de modo a não sermos facilmente provocados e, quando o somos, sermos logo apaziguados; e a temperança no alimento e bebida e nos outros desfrutes da vida, para não sermos excessivos e imoderados no seu uso.

Acerca dessas coisas, ou daqueles em quem esses frutos do Espírito são encontrados, o apóstolo diz que não há lei contra eles para condená-los e puni-los.

Sim, e ainda, daí fica evidente que não estão sob a lei, mas sob a graça; pois esses frutos do Espírito, em quem quer que se encontrem, mostram claramente que tais pessoas são guiadas pelo Espírito e, consequentemente, que não estão sob a lei, como no v. 18.

E, assim como ao especificar essas obras da carne e frutos do Espírito o apóstolo nos orienta tanto sobre o que devemos evitar e a que devemos nos opor quanto sobre o que devemos cultivar e desenvolver, assim (v. 24) nos informa que esse é o zelo e esforço sincero de todos os cristãos autênticos.

E os que são de Cristo, diz ele (os que são cristãos de fato, não somente na aparência e profissão, mas em sinceridade e verdade), crucificaram a carne com as afeições e concupiscências.

Assim como no seu batismo foram obrigados a isso (pois, sendo batizados em Cristo, foram batizados na sua morte, Romanos 6:3), assim agora se ocupam sinceramente nisso e, em conformidade com o seu Senhor e cabeça, procuram morrer para o pecado, como ele morrera por causa dele.

Ainda não obtiveram uma vitória completa sobre ele; continuamente têm carne assim como Espírito em si, e aquela tem suas afeições e concupiscências, que continuam a lhes causar não pouca perturbação.

Mas, como agora ela não reina nos seus corpos mortais a ponto de lhe obedecerem nas suas concupiscências (Romanos 6:12), assim procuram a sua ruína e destruição completas, e levá-la à mesma morte vergonhosa e ignominiosa, embora demorada, que o nosso Senhor Jesus sofreu em nosso favor.

Repare: Se quisermos demonstrar que somos de Cristo, pessoas unidas a ele e participantes dele, devemos tomar como nosso zelo e ocupação constantes crucificar a carne com as suas afeições e concupiscências corruptas. Cristo nunca reconhecerá como seus aqueles que se entregam como servos do pecado.

Mas, embora o apóstolo aqui somente mencione a crucificação da carne com as afeições e concupiscências como o zelo e caráter dos cristãos autênticos, contudo, sem dúvida, fica também implícito que, por outro lado, deveríamos manifestar aqueles frutos do Espírito que acabara de especificar.

Esse não é menos nosso dever do que aquele, nem é menos necessário para evidenciar a nossa sinceridade na religião. Não basta que cessemos de fazer o mal, mas devemos aprender a fazer o bem.

O nosso cristianismo nos obriga não somente a morrer para o pecado, mas a viver para a justiça; não somente a opor-nos às obras da carne, mas a produzir os frutos do Espírito também.

Se, por isso, quisermos tornar evidente que de fato pertencemos a Cristo, esse deve ser nosso zelo e esforço sincero assim como o outro.

E que era desígnio do apóstolo representar tanto um quanto outro desses como nosso dever e como necessários para sustentar o nosso caráter de cristãos pode ser deduzido do que segue (v. 25), onde acrescenta: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Isto é: “Se professamos ter recebido o Espírito de Cristo, ou que somos renovados no Espírito de Cristo, ou que somos renovados no espírito da nossa mente e dotados de um princípio de vida espiritual, tornemos isso evidente pelos frutos apropriados do Espírito nas nossas vidas.”

Antes nos dissera que o Espírito de Cristo é um privilégio concedido a todos os filhos de Deus, Gálatas 4:6. “Agora”, diz ele, “se professamos ser desse número e, como tais, ter obtido esse privilégio, mostremos isso por uma disposição e conduta de acordo com ele; evidenciemos os nossos bons princípios pelas boas práticas.”

A nossa conduta sempre corresponderá ao princípio sob cuja orientação e governo estamos: assim como os que são segundo a carne se ocupam das coisas da carne, assim os que são segundo o Espírito se ocupam das coisas do Espírito, Romanos 8:5.

Se, por isso, quisermos que fique evidente que somos de Cristo e participantes do seu Espírito, deve ser pelo nosso andar, não segundo a carne, mas segundo o espírito. Devemos nos empenhar com seriedade tanto em mortificar as obras do corpo quanto em andar em novidade de vida.

  1. O apóstolo conclui este capítulo com uma cautela contra o orgulho e a inveja, v. 26. Antes vinha exortando esses cristãos a pelo amor servirem uns aos outros (v. 13), e os lembrara da consequência se, em vez disso, mordessem e devorassem uns aos outros, v. 15.

Agora, como meio de empenhá-los numa coisa e preservá-los da outra, aqui lhes recomenda cautela para não desejarem vanglória nem cederem a uma busca indevida da estima e aplauso dos homens; porque isso, se alimentado, certamente os levaria a provocar uns aos outros e invejar uns aos outros.

Na medida em que essa disposição prevalece entre os cristãos, estarão prontos a menosprezar e desprezar os que consideram inferiores a eles e a ficar de mau humor se lhes negarem aquele respeito que pensam lhes ser devido da parte deles.

E também estarão propensos a invejar aqueles pelos quais a sua reputação estiver em qualquer perigo de ser diminuída; e assim se lança um fundamento para aquelas desavenças e disputas que, assim como são incompatíveis com aquele amor que os cristãos devem manter uns pelos outros, assim são grandemente prejudiciais à honra e ao interesse da própria religião.

Contra isso, portanto, o apóstolo queria que de todos os modos vigiássemos. Repare:

(1.) A glória que vem dos homens é vanglória, à qual, em vez de desejá-la, deveríamos estar mortos.

(2.) Uma consideração indevida pela aprovação e aplauso dos homens é um grande fundamento das infelizes contendas e disputas que existem entre os cristãos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra