Gálatas 6
Argumento
Este capítulo consiste principalmente em duas partes. Na primeira, o apóstolo nos dá diversas orientações claras e práticas, que tendem mais especialmente a instruir os cristãos em seu dever uns para com os outros e a promover a comunhão dos santos em amor, vv. 1–10.
Na última, ele retoma o desígnio principal da epístola, que era fortalecer os gálatas contra os artifícios de seus mestres judaizantes e confirmá-los na verdade e na liberdade do evangelho. Para esse propósito, ele: I. Dá-lhes o verdadeiro caráter desses mestres e lhes mostra por quais motivos e com quais intenções eles agiam, vv. 11–14.
E, II. Por outro lado, dá-lhes a conhecer sua própria disposição e conduta. Por ambas, eles poderiam facilmente ver quão pouco motivo tinham para desprezá-lo e aderir àqueles mestres. E então ele conclui a epístola com uma bênção solene.
Ternura ao Censurar; Exame de Si Mesmo; Disposição Espiritual e Beneficência. (d.C. 56.)
Versículos 1 a 10
No capítulo anterior, o apóstolo exortou os cristãos a servir uns aos outros por amor (v. 13) e também nos advertiu (v. 16) contra uma disposição que, se alimentada, nos impediria de demonstrar o amor mútuo e a disposição para servir que ele havia recomendado.
No início deste capítulo, ele passa a dar algumas orientações ulteriores que, se devidamente observadas, tanto promoveriam um como impediriam a outra dessas coisas, e tornariam nossa conduta tanto mais conforme à nossa profissão cristã como mais útil e confortadora uns para os outros; particularmente:
I. Aqui nos é ensinado tratar com ternura aqueles que são surpreendidos numa falta, v. 1. Ele apresenta um caso comum: “Se um homem for surpreendido numa falta”, isto é, for levado ao pecado pela surpresa da tentação.
Uma coisa é incorrer numa falta por maquinação e deliberação, e com plena determinação de pecar; outra coisa é ser surpreendido numa falta. Este último é o caso aqui suposto, e nele o apóstolo mostra que se deve usar grande ternura.
Aqueles que são espirituais, por quem se entendem não apenas os ministros (como se ninguém além deles devesse ser chamado de pessoa espiritual), mas também outros cristãos, especialmente os mais adiantados no cristianismo, devem restaurar tal pessoa com espírito de mansidão. Observe aqui:
- O dever ao qual somos orientados: restaurar essas pessoas. Devemos esforçar-nos, mediante censuras fiéis e conselhos pertinentes e oportunos, para levá-las ao arrependimento. A palavra original, katartizete, significa recolocar na articulação, como um osso deslocado.
Assim, devemos procurar recolocá-las na articulação, trazê-las de volta a si mesmas, convencendo-as de seu pecado e erro, persuadindo-as a voltar ao seu dever, confortando-as com a percepção da misericórdia perdoadora em decorrência disso e, tendo-as assim recuperado, confirmando nosso amor por elas.
- A maneira pela qual isso deve ser feito: com espírito de mansidão; não com cólera e paixão, como aqueles que triunfam sobre as quedas de um irmão, mas com mansidão, como aqueles que antes lamentam essas quedas. Muitas censuras necessárias perdem sua eficácia por serem feitas com cólera.
Mas, quando são conduzidas com calma e ternura, e parecem proceder de afeição sincera e preocupação pelo bem daqueles a quem são dirigidas, é provável que produzam a devida impressão.
- Um motivo muito bom pelo qual isso deve ser feito com mansidão: “Considerando a ti mesmo, para que não sejas também tentado”. Devemos tratar com muita ternura aqueles que são surpreendidos em pecado, porque nenhum de nós sabe se, em algum momento, esse poderá ser nosso próprio caso.
Também podemos ser tentados, sim, e ainda, vencidos pela tentação; portanto, se considerarmos corretamente a nós mesmos, isso nos disporá a fazer aos outros como desejamos que nos façam em tal caso.
II. Aqui somos orientados a levar as cargas uns dos outros, v. 2. Isso pode ser considerado ou como uma referência ao que vem antes e, assim, ensinar-nos a exercer tolerância e compaixão uns para com os outros, no caso daquelas fraquezas, insensatezes e debilidades que tão frequentemente nos acompanham.
Embora não devamos ser inteiramente coniventes com elas, contudo não devemos ser severos uns com os outros por causa delas. Ou pode ser considerado como um preceito mais geral e, assim, nos orienta a ter solidariedade uns para com os outros nas diversas provações e perturbações que possamos encontrar.
E a estar prontos para oferecer uns aos outros o conforto e o conselho, a ajuda e o auxílio que nossas circunstâncias possam exigir. Para estimular-nos a isso, o apóstolo acrescenta, como motivo, que assim cumpriremos a lei de Cristo.
Isso é agir conforme a lei de seu preceito, que é a lei do amor e nos obriga à tolerância e ao perdão mútuos, à solidariedade e à compaixão uns para com os outros; e também seria conforme seu modelo e exemplo, que têm para nós a força de uma lei.
Ele nos suporta em nossas fraquezas e insensatezes, é tocado por um sentimento de solidariedade com nossas debilidades; portanto, há bom motivo para mantermos a mesma disposição uns para com os outros.
Repare: Embora, como cristãos, estejamos livres da lei de Moisés, contudo estamos sob a lei de Cristo. Portanto, em vez de impor cargas desnecessárias aos outros (como faziam aqueles que insistiam na observância da lei de Moisés), muito mais nos convém cumprir a lei de Cristo levando as cargas uns dos outros.
O apóstolo sabia quão grande obstáculo o orgulho seria à condescendência e à solidariedade mútuas que vinha recomendando, e que uma elevada opinião de nós mesmos nos disporia a censurar e desprezar nossos irmãos, em vez de suportar suas debilidades e procurar restaurá-los quando surpreendidos numa falta.
Por isso, ele tem o zelo de recomendar-nos cautela contra isso (v. 3). Ele supõe ser muito possível (e seria bom se não fosse demasiado comum) que um homem pense ser alguma coisa: que tenha uma opinião exagerada de sua própria suficiência, se considere mais sábio e melhor que outros homens, e apto a ditar e prescrever a eles.
Quando, na verdade, ele nada é, não tem em si nada de substância ou solidez, nem algo que possa fundamentar a confiança e a superioridade que assume. Para dissuadir-nos de ceder a essa disposição, ele nos diz que tal pessoa apenas engana a si mesma.
Enquanto ilude os outros, alegando ter o que não tem, pratica contra si mesma o maior embuste, e mais cedo ou mais tarde descobrirá seus tristes efeitos. Isso nunca lhe granjeará aquela estima, seja de Deus, seja de homens bons, que está pronta a esperar.
Ela nem fica mais livre de erros, nem estará mais segura contra tentações, pela boa opinião que tem de sua própria suficiência, mas antes mais sujeita a cair neles e ser vencida por elas; pois aquele que pensa estar em pé precisa tomar cuidado para que não caia.
Portanto, em vez de alimentar uma disposição tão vangloriosa, que tanto destrói o amor e a bondade que devemos aos nossos irmãos cristãos como prejudica a nós mesmos, muito mais nos conviria acolher a exortação do apóstolo (Filipenses 2:3):
“Nada façais por contenda ou vanglória; mas, em humildade de espírito, cada um estime os outros superiores a si mesmo.”
Repare: A presunção de si mesmo é apenas engano de si mesmo. Assim como é incompatível com a caridade que devemos aos outros (pois a caridade “não se vangloria, não se ensoberbece”, 1 Coríntios 13:4), também é um embuste contra nós mesmos; e não há no mundo embuste mais perigoso que enganar a si mesmo. Como meio de prevenir esse mal:
III. Somos aconselhados a que cada um prove sua própria obra, v. 4. Por nossa própria obra entendem-se principalmente nossas próprias ações ou conduta. O apóstolo nos orienta a prová-las, isto é, examiná-las séria e imparcialmente pela regra da palavra de Deus, para ver se estão ou não em conformidade com ela e, portanto, se Deus e a consciência as aprovam.
Ele apresenta isso como o dever de todo homem. Em vez de nos apressarmos a julgar e censurar os outros, muito mais nos conviria explorar e provar nossos próprios caminhos; nosso trabalho está mais em casa que fora, mais conosco que com outros homens, pois que temos nós que ver com julgar o servo de outro homem?
Da ligação dessa exortação com o que vem antes, parece que, se os cristãos se ocupassem devidamente desse trabalho, poderiam facilmente descobrir em si aqueles defeitos e falhas que logo os convenceriam de quão pouco motivo têm para ser presunçosos a respeito de si mesmos ou severos em suas censuras aos outros.
Assim, isso nos dá ocasião de observar que o melhor meio de impedir que nos orgulhemos de nós mesmos é provarmos a nós mesmos. Quanto melhor conhecermos nossos próprios corações e caminhos, menos sujeitos estaremos a desprezar os outros e mais dispostos a ter compaixão deles e ajudá-los em suas debilidades e aflições.
Para que sejamos persuadidos a esse dever necessário e proveitoso de provar nossa própria obra, o apóstolo insiste em duas considerações muito apropriadas para esse propósito:
- Esse é o caminho para termos alegria somente em nós mesmos. Se nos empenharmos seriamente em provar nossa própria obra e, ao examiná-la, pudermos apresentar-nos aprovados diante de Deus quanto à nossa sinceridade e retidão para com ele, então poderemos esperar ter conforto e paz em nossa própria alma, tendo a nosso favor o testemunho de nossa consciência (como em 2 Coríntios 1:12).
Isso, ele dá a entender, seria fundamento muito melhor de alegria e satisfação do que poder alegrar-nos em outro, seja na boa opinião que outros possam ter de nós, seja por termos conquistado outros para nossa opinião, coisa de que os falsos mestres costumavam gloriar-se (como vemos no v. 13).
Ou por nos compararmos com outros, como, ao que parece, alguns faziam, prontos a pensar bem de si mesmos porque não eram tão maus quanto alguns outros. Demasiados são propensos a valorizar-se por razões como essas.
Mas a alegria que daí resulta nada é em comparação com aquela que nasce de um exame imparcial de nós mesmos pela regra da palavra de Deus e de podermos, por isso, apresentar-nos aprovados diante dele. Repare:
(1.) Embora nada tenhamos em nós mesmos de que nos gabar, contudo podemos ter motivo de alegria em nós mesmos. Nossas obras nada podem merecer da mão de Deus; mas, se nossa consciência puder testemunhar a nosso favor que são tais que ele, por causa de Cristo, aprova e aceita, podemos, com bom fundamento, alegrar-nos nelas.
(2.) O verdadeiro caminho para termos alegria em nós mesmos é provar frequentemente nossas próprias obras, examinando-nos pela regra infalível da palavra de Deus, e não pelas falsas medidas do que os outros são ou possam pensar de nós.
(3.) É muito mais desejável ter motivo de gloriar-nos em nós mesmos do que em outro. Se temos o testemunho de nossa consciência de que somos aceitos por Deus, não precisamos preocupar-nos muito com o que os outros pensam ou dizem de nós; e, sem isso, a boa opinião dos outros de pouco nos servirá.
- A outra razão que o apóstolo usa para insistir conosco nesse dever de provar nossa própria obra é que “cada homem levará sua própria carga” (v. 5), cujo significado é que, no grande dia, cada um prestará contas conforme tenha sido sua conduta aqui.
Ele supõe que vem um dia em que todos devemos dar o relato de nós mesmos a Deus; e declara que então o julgamento prosseguirá e a sentença será pronunciada, não segundo as opiniões do mundo a nosso respeito, ou alguma opinião infundada que tenhamos tido de nós mesmos, ou por termos sido melhores ou piores que outros.
Mas conforme nosso estado e nossa conduta realmente tenham sido aos olhos de Deus. E, se devemos esperar um momento tão terrível, quando ele retribuirá a cada um segundo suas obras, certamente há o maior motivo para provarmos agora nossas próprias obras.
Se certamente seremos chamados a prestar contas depois, seguramente devemos chamar-nos frequentemente a prestar contas aqui, para ver se somos ou não tais que Deus então reconhecerá e aprovará.
E, assim como esse é nosso dever, se fosse mais nossa prática, teríamos pensamentos mais apropriados tanto de nós mesmos como de nossos irmãos cristãos. Em vez de tratar duramente uns aos outros por quaisquer erros ou falhas de que sejamos culpados, estaríamos mais prontos a cumprir aquela lei de Cristo pela qual devemos ser julgados, levando as cargas uns dos outros.
IV. Aqui os cristãos são exortados a ser generosos e liberais no sustento de seus ministros (v. 6): “Aquele que é ensinado na palavra compartilhe todas as coisas boas com aquele que ensina”. Aqui podemos observar:
- O apóstolo fala como de algo conhecido e reconhecido: assim como há alguns a serem ensinados, também há outros designados para ensiná-los. O ofício do ministério é uma instituição divina, que não está aberta indistintamente a todos, mas se limita apenas àqueles que Deus qualificou para ela e chamou a ela.
A própria razão nos orienta a fazer distinção entre os que ensinam e os que são ensinados (pois, se todos fossem mestres, não haveria ninguém a ser ensinado), e as Escrituras declaram suficientemente que é da vontade de Deus que assim façamos.
- É na palavra de Deus que os ministros devem ensinar e instruir os outros; o que devem pregar é “a palavra”, 2 Timóteo 4:2. O que devem declarar é “o conselho de Deus”, Atos 20:27. Não são senhores de nossa fé, mas cooperadores de nossa alegria, 2 Coríntios 1:24.
É a palavra de Deus que constitui a única regra de fé e vida. Devem empenhar-se em estudá-la, explicá-la e aproveitá-la para a edificação dos outros; mas só devem ser considerados na medida em que falem segundo essa regra.
- É dever daqueles que são ensinados na palavra sustentar os que foram designados para ensiná-los; pois devem compartilhar com eles todas as coisas boas, contribuindo livre e alegremente, dos bens com que Deus os abençoou, com o que é necessário para sua subsistência confortável.
Os ministros devem dedicar-se “à leitura, à exortação, à doutrina” (1 Timóteo 4:13); não devem enredar-se nos negócios desta vida (2 Timóteo 2:4). Portanto, é justo e equitativo que, enquanto semeiam para os outros coisas espirituais, colham suas coisas carnais.
E essa é a determinação do próprio Deus; pois, assim como, sob a lei, aqueles que ministravam nas coisas sagradas viviam das coisas do templo, também “o Senhor ordenou que aqueles que pregam o evangelho vivam do evangelho”, 1 Coríntios 9:11, 13, 14.
V. Aqui há uma cautela para que tomemos cuidado de não zombar de Deus, nem enganar a nós mesmos, imaginando que ele possa ser iludido por meras alegações ou profissões (v. 7): “Não vos enganeis, de Deus não se zomba”.
Isso pode ser considerado ou como uma referência à exortação anterior; assim, seu desígnio é convencer de seu pecado e insensatez aqueles que procuravam, por quaisquer alegações plausíveis, desculpar-se de cumprir seu dever de sustentar seus ministros.
Ou pode ser entendido de modo mais geral, como relativo a toda a questão da religião e, assim, destinado a afastar os homens de nutrir quaisquer vãs esperanças de desfrutar suas recompensas enquanto vivem negligenciando seus deveres.
O apóstolo aqui supõe que muitos são propensos a desculpar-se do trabalho da religião, especialmente das partes dela que exigem mais abnegação e despesa, embora ao mesmo tempo possam ostentá-la e professá-la. Mas lhes assegura que esse seu caminho é sua insensatez.
Pois, embora dessa maneira possam talvez iludir os outros, contudo apenas enganam a si mesmos se pensam iludir a Deus, que conhece perfeitamente tanto seus corações como suas ações. E, assim como não pode ser enganado, também não será alvo de zombaria.
Portanto, para impedir isso, ele nos orienta a estabelecer como regra para nós mesmos que “tudo o que um homem semear, isso também colherá”; ou que, conforme nos conduzirmos agora, assim será nossa prestação de contas no grande dia.
Nosso tempo presente é tempo de semeadura; no outro mundo haverá uma grande colheita. E, assim como o lavrador colhe na colheita conforme semeia no tempo de semeadura, também nós colheremos então conforme semeamos agora.
E ele ainda nos informa (v. 8) que, assim como há duas espécies de semeadura, semear para a carne e semear para o Espírito, também a prestação de contas futura será correspondente. Se semearmos para a carne, da carne colheremos corrupção. Se semearmos o vento, colheremos o redemoinho.
Aqueles que vivem uma vida carnal e sensual, que, em vez de se ocuparem com a honra de Deus e o bem dos outros, gastam todos os seus pensamentos, zelo e tempo com a carne, não devem esperar outro fruto de tal conduta senão corrupção: uma satisfação mesquinha e passageira no presente, e ruína e miséria ao seu término.
Mas, por outro lado, aqueles que semeiam para o Espírito, que, sob a direção e influência do Espírito, vivem uma vida santa e espiritual, uma vida de dedicação a Deus e de utilidade e serviço aos outros, podem ter certeza de que do Espírito colherão vida eterna.
Terão o conforto mais verdadeiro em sua conduta presente, e vida e felicidade eternas ao seu término. Repare: Aqueles que procuram zombar de Deus apenas enganam a si mesmos.
A hipocrisia na religião é a maior insensatez, assim como perversidade, pois o Deus com quem temos que tratar pode facilmente enxergar através de todos os nossos disfarces e certamente tratará conosco depois, não segundo nossas profissões, mas nossas práticas.
VI. Aqui nos é dada uma cautela ulterior: não nos cansarmos de fazer o bem, v. 9. Assim como não devemos desculpar-nos de nenhuma parte de nosso dever, também não devemos cansar-nos dele.
Há em todos nós uma tendência demasiado grande a isso. Somos muito propensos a perder o ânimo e cansar-nos no dever, sim, e ainda, a abandoná-lo, particularmente aquela parte dele a que o apóstolo aqui se refere de modo especial, a de fazer o bem aos outros.
Portanto, ele quer que vigiemos cuidadosamente e nos guardemos disso; e dá este motivo muito bom: porque “a seu tempo colheremos, se não desfalecermos”. Nisso ele nos assegura que há uma recompensa reservada para todos os que sinceramente se ocupam em fazer o bem.
Essa recompensa certamente nos será concedida no tempo apropriado, se não neste mundo, indubitavelmente no próximo; mas isso pressupõe que não desfaleçamos no caminho de nosso dever. Se nos cansarmos dele e o abandonarmos, não apenas perderemos essa recompensa, mas também o conforto e o proveito do que já fizemos.
Mas, se continuarmos e perseverarmos em fazer o bem, embora nossa recompensa possa demorar, certamente virá, e será tão grande que nos recompensará abundantemente por todos os nossos esforços e constância. Repare: A perseverança em fazer o bem é nossa sabedoria e nosso interesse, assim como nosso dever, pois somente a ela se promete a recompensa.
VII. Aqui há uma exortação a todos os cristãos para fazer o bem em seus lugares (v. 10): Portanto, conforme temos uma oportunidade, etc. Não basta que sejamos bons para com os outros, se quisermos apresentar-nos como cristãos de fato.
O dever aqui recomendado é o mesmo de que se fala nos versículos anteriores. Assim como ali o apóstolo nos exorta à sinceridade e à perseverança nele, aqui nos orienta tanto a respeito dos seus objetos como da sua regra.
- Os objetos desse dever são, de modo mais geral, todos os homens. Não devemos confinar nossa caridade e beneficência a limites demasiado estreitos, como os judeus e os cristãos judaizantes eram propensos a fazer, mas estar prontos a estendê-las a todos os que participam da mesma natureza comum conosco, até onde sejamos capazes e eles necessitem de nós.
Contudo, ao exercê-las, devemos ter consideração especial pela família da fé, ou por aqueles que professam a mesma fé comum e são membros do mesmo corpo de Cristo conosco. Embora os outros não devam ser excluídos, esses devem ser preferidos.
A caridade dos cristãos deve ser uma caridade abrangente; contudo, nela deve haver consideração particular pelas pessoas boas. Deus faz o bem a todos, mas de modo especial é bom para seus próprios servos; e, ao fazer o bem, devemos ser imitadores de Deus como filhos queridos.
- A regra que devemos observar ao fazer o bem aos outros é conforme temos oportunidade, o que implica:
(1.) Que devemos certamente fazê-lo enquanto temos oportunidade, ou enquanto nossa vida dura, que é o único tempo em que somos capazes de fazer o bem aos outros.
Portanto, se quisermos conduzir-nos corretamente nesse assunto, não devemos, como muitos fazem, negligenciá-lo durante nossa vida e adiá-lo até a hora de morrer, sob a alegação de fazer então algo dessa natureza.
Pois, assim como não podemos ter certeza de que então teremos oportunidade para isso, também, se a tivermos, não temos fundamento para esperar que o que fizermos seja tão aceitável a Deus.
Muito menos podemos expiar nossas negligências passadas deixando algo para o bem dos outros, quando já não pudermos conservá-lo para nós mesmos. Mas devemos ter o zelo de fazer o bem durante nossa vida, sim, e ainda, fazer disso a ocupação de nossa vida. E:
(2.) Que estejamos prontos a aproveitar cada oportunidade para isso. Não devemos contentar-nos com já termos feito algum bem; mas, sempre que se apresentem novas ocasiões, até onde nossa capacidade alcance, devemos estar prontos a abraçá-las também, pois somos orientados a “dar uma porção a sete e também a oito”, Eclesiastes 11:2. Repare:
[1.] Assim como Deus fez do bem aos outros nosso dever, também tem o zelo, em sua providência, de nos proporcionar oportunidades para isso. Os pobres sempre temos conosco, Mateus 26:11.
[2.] Sempre que Deus nos dá uma oportunidade de ser úteis aos outros, espera que a aproveitemos, segundo nossa capacidade e aptidão.
[3.] Precisamos de sabedoria piedosa e discernimento para nos orientar no exercício de nossa caridade ou beneficência, particularmente na escolha dos objetos apropriados dela; pois, embora ninguém que necessite de nós deva ser inteiramente ignorado, contudo deve-se fazer distinção entre uns e outros.
Caráter dos Mestres Sedutores; Eficácia da Cruz de Cristo; Bênção Apostólica. (d.C. 56.)
Versículos 11 a 17
O apóstolo, tendo estabelecido amplamente a doutrina do evangelho e procurado persuadir esses cristãos a uma conduta conforme a ela, parece ter pretendido encerrar aqui a epístola.
Especialmente depois de lhes dar a conhecer que, como sinal particular de seu respeito por eles, havia escrito essa longa carta de próprio punho, sem usar outro como seu amanuense e apenas assinar seu nome, como costumava fazer em suas outras epístolas.
Mas tal é sua afeição por eles, tal sua preocupação em recuperá-los das más impressões produzidas neles por seus falsos mestres, que não consegue terminar antes de lhes dar, mais uma vez, o verdadeiro caráter desses mestres e um relato de sua própria disposição e conduta contrárias.
Comparando ambas, eles poderiam mais facilmente ver quão pouco motivo tinham para afastar-se da doutrina que ele lhes havia ensinado e conformar-se à deles.
I. Ele lhes dá o verdadeiro caráter daqueles mestres que se empenhavam em seduzi-los, em vários aspectos. Assim:
- Eram homens que desejavam ostentar boa aparência na carne, v. 12. Eram muito zelosos pelas exterioridades da religião, prontos a observar e obrigar os outros a observar os ritos da lei cerimonial, embora ao mesmo tempo tivessem pouca ou nenhuma consideração pela verdadeira piedade.
Pois, como o apóstolo diz deles no versículo seguinte, nem eles mesmos guardam a lei. Corações orgulhosos, vãos e carnais nada desejam mais que ostentar boa aparência na carne, e podem facilmente contentar-se com tanta religião quanto os ajude a manter essa boa aparência.
Mas frequentemente aqueles que mais se preocupam em ostentar a religião são os que menos têm de sua substância.
- Eram homens que tinham medo de sofrer, pois obrigavam os cristãos gentios a ser circuncidados, apenas para não sofrer perseguição pela cruz de Cristo. Não era tanto por consideração pela lei como por consideração por si mesmos.
Estavam dispostos a dormir com a pele intacta e salvar sua carga mundana, e não se importavam mesmo que naufragassem na fé e na boa consciência. O que principalmente visavam era agradar aos judeus e manter sua reputação entre eles, evitando assim a perturbação a que Paulo e outros fiéis professantes da doutrina de Cristo estavam expostos. E:
- Outra parte de seu caráter era que tinham espírito partidário e nenhum zelo pela lei além do que servia a seus desígnios carnais e egoístas. Pois desejavam que esses cristãos fossem circuncidados, para gloriar-se em sua carne (v. 13), para dizer que os haviam conquistado para seu lado e feito deles prosélitos, do que traziam a marca em sua carne.
Assim, enquanto alegavam promover a religião, eram seus maiores inimigos; pois nada tem sido mais destrutivo aos interesses da religião que tomar partidos e formar facções.
II. Por outro lado, ele nos dá a conhecer sua própria disposição e conduta, ou faz profissão de sua própria fé, esperança e alegria; particularmente:
- Que sua principal glória estava na cruz de Cristo: “Deus não permita”, diz ele, “que eu me glorie, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo”, v. 14. Por cruz de Cristo entendem-se aqui seus sofrimentos e morte na cruz, ou a doutrina da salvação por um Redentor crucificado.
Isso era o que escandalizava os judeus e os gregos consideravam loucura. E os próprios mestres judaizantes, embora tivessem abraçado o cristianismo, contudo se envergonhavam dele a tal ponto que, para conformar-se aos judeus e evitar sua perseguição, defendiam misturar a observância da lei de Moisés com a fé em Cristo, como necessária à salvação.
Mas Paulo tinha uma opinião muito diferente disso. Estava tão longe de escandalizar-se com a cruz de Cristo, envergonhar-se dela ou temer reconhecê-la, que nela se gloriava. Sim, e ainda: desejava gloriar-se em nada mais e rejeitava, com a máxima aversão, a ideia de colocar qualquer coisa em disputa com ela como objeto de sua estima: “Deus não permita”, etc.
Esse era o fundamento de toda sua esperança como cristão. Essa era a doutrina que, como apóstolo, estava decidido a pregar. E, quaisquer que fossem as provações que sua firme adesão a ela pudesse trazer-lhe, estava pronto não apenas a submeter-se a elas, mas a alegrar-se nelas.
Repare: A cruz de Cristo é a principal glória de um bom cristão, e há o maior motivo para nos gloriarmos nela, pois a ela devemos todas as nossas alegrias e esperanças.
- Que ele estava morto para o mundo. Por Cristo, ou pela cruz de Cristo, o mundo estava crucificado para ele, e ele para o mundo. Havia experimentado o poder e a virtude dela em desprendê-lo do mundo, e esse era um grande motivo para gloriar-se nela.
Os falsos mestres eram homens de disposição mundana; sua principal preocupação eram seus interesses seculares e, portanto, acomodavam sua religião a eles. Mas Paulo era homem de outro espírito. Assim como o mundo não tinha bondade para com ele, também ele não tinha grande consideração pelo mundo.
Havia-se elevado acima tanto de seus sorrisos como de suas expressões de desagrado, e se tornara tão indiferente a ele como alguém que está morrendo e deixando-o. Essa é uma disposição de espírito que todos os cristãos devem esforçar-se para alcançar; e o melhor caminho para consegui-la é ter muita comunhão com a cruz de Cristo.
Quanto mais elevada for nossa estima por ele, mais baixa será nossa opinião do mundo; e, quanto mais contemplarmos os sofrimentos que nosso querido Redentor encontrou da parte do mundo, menos propensos estaremos a amá-lo.
- Que ele não punha o peso de sua religião num ou noutro lado dos interesses em disputa, mas no cristianismo sadio, v. 15. Havia naquela época uma infeliz divisão entre os cristãos. Circuncisão e incircuncisão haviam-se tornado nomes pelos quais se distinguiam uns dos outros.
Pois (Gálatas 2:9, 12) os cristãos judeus são chamados “a circuncisão” e “os da circuncisão”. Os falsos mestres eram muito zelosos pela circuncisão; sim, e ainda, a tal ponto que a apresentavam como necessária à salvação e, portanto, faziam tudo que podiam para obrigar os cristãos gentios a submeter-se a ela.
Nisso, haviam levado a questão muito além de outros; pois, embora os apóstolos fossem coniventes com seu uso entre os convertidos judeus, contudo de modo algum defendiam impô-la aos gentios. Mas daquilo a que eles davam tanta importância Paulo fazia pouquíssimo caso.
Era de fato de grande importância para os interesses do cristianismo que a circuncisão não fosse imposta aos convertidos gentios; por isso, ele se empenhara em opor-se a isso com o máximo vigor.
Mas, quanto à mera circuncisão ou incircuncisão, se aqueles que abraçavam a religião cristã haviam sido judeus ou gentios, e se eram a favor ou contra continuar o uso da circuncisão, contanto que não fizessem dela sua religião, isso era, comparativamente, questão de pouca importância para ele.
Pois sabia muito bem que em Jesus Cristo, isto é, em sua avaliação ou sob a dispensação cristã, nem a circuncisão nem a incircuncisão tinham qualquer valor para a aceitação dos homens diante de Deus, mas uma nova criatura.
Aqui ele nos instrui tanto sobre aquilo em que a verdadeira religião não consiste como sobre aquilo em que consiste. Não consiste em circuncisão ou incircuncisão, em pertencermos a esta ou àquela denominação de cristãos; mas consiste em sermos novas criaturas.
Não em termos um novo nome ou assumirmos uma nova aparência, mas em sermos renovados no espírito de nossa mente e termos Cristo formado em nós. Isso é da maior importância diante de Deus, e assim era diante do apóstolo.
Se compararmos esse texto com alguns outros, poderemos ver mais plenamente o que nos torna aceitáveis a Deus no mais alto grau e com que, portanto, devemos principalmente preocupar-nos. Aqui nos é dito que é uma nova criatura; em Gálatas 5:6, que é “a fé que opera pelo amor”; e em 1 Coríntios 7:19, que é “a observância dos mandamentos de Deus”.
De tudo isso parece que é uma mudança de mente e coração, pela qual somos dispostos e capacitados a crer no Senhor Jesus e a viver uma vida de dedicação a Deus. E que, onde falta essa religião interior, vital e prática, nenhuma profissão exterior, nem nomes particulares, jamais nos será de qualquer proveito ou bastará para nos recomendar a ele.
Se os cristãos se preocupassem devidamente em experimentar isso em si mesmos e promovê-lo nos outros, embora isso não os fizesse abandonar seus nomes distintivos, ao menos os afastaria de dar-lhes tanta importância como frequentemente fazem.
Repare: Os cristãos devem cuidar de colocar o peso de sua religião onde Deus o colocou, a saber, naquelas coisas que contribuem para nossa aceitação diante dele. Assim vemos que o apóstolo fez, e é nossa sabedoria e nosso interesse seguir nisso seu exemplo.
O apóstolo, tendo mostrado o que era de principal consideração na religião e a que dava maior importância, a saber, não um mero nome ou profissão vazios, mas uma mudança sadia e salvadora, no v. 16 pronuncia uma bênção sobre todos os que andam segundo essa regra:
E sobre todos os que andam segundo essa regra esteja a paz, e a misericórdia sobre o Israel de Deus.
A regra de que ele aqui fala pode significar, de modo mais geral, toda a palavra de Deus, que é a regra completa e perfeita de fé e vida, ou aquela doutrina do evangelho, ou caminho de justificação e salvação, que havia exposto nesta epístola, a saber, pela fé em Cristo sem as obras da lei.
Ou pode ser considerada como uma referência mais direta à nova criatura, de que acabara de falar. As bênçãos que ele deseja para aqueles que andam segundo essa regra, ou das quais lhes dá esperança e perspectiva (pois as palavras podem ser entendidas ou como oração ou como promessa), são paz e misericórdia.
Paz com Deus e com a consciência, e todos os confortos desta vida na medida em que lhes sejam necessários; e misericórdia, ou participação no amor e no favor gratuitos de Deus em Cristo, que são a origem e a fonte de todas as outras bênçãos.
É lançado um fundamento para elas naquela mudança graciosa que neles é operada. E, enquanto se conduzem como novas criaturas e governam sua vida e suas esperanças pela regra do evangelho, podem com a maior certeza contar com elas.
Ele declara que essas serão a porção de todo o Israel de Deus, por quem entende todos os cristãos sinceros, sejam judeus ou gentios, todos os que são israelitas de fato, que, embora talvez não sejam a descendência natural de Abraão, contudo se tornaram sua descendência espiritual.
Esses, sendo herdeiros de sua fé, são também herdeiros com ele da mesma promessa e, consequentemente, têm direito à paz e à misericórdia de que aqui se fala.
Os judeus e os mestres judaizantes defendiam restringir essas bênçãos aos que eram circuncidados e guardavam a lei de Moisés. Mas, ao contrário, o apóstolo declara que elas pertencem a todos os que andam segundo a regra do evangelho, ou da nova criatura, até a todo o Israel de Deus.
Dá a entender que somente são o verdadeiro Israel de Deus aqueles que andam segundo essa regra, e não a da circuncisão, na qual eles tanto insistiam; e, portanto, que esse era o verdadeiro caminho para obter paz e misericórdia. Repare:
(1.) Os verdadeiros cristãos são aqueles que andam por uma regra; não uma regra de sua própria invenção, mas aquela que o próprio Deus lhes prescreveu.
(2.) Mesmo aqueles que andam segundo essa regra ainda necessitam da misericórdia de Deus. Mas:
(3.) Todos os que sinceramente procuram andar segundo essa regra podem ter certeza de que paz e misericórdia estarão sobre eles. Esse é o melhor caminho para ter paz com Deus, conosco e com os outros; e, por isso, assim como podemos ter certeza do favor de Deus agora, também podemos ter certeza de que encontraremos misericórdia com ele depois.
- Que ele havia sofrido alegremente perseguição por causa de Cristo e do cristianismo, v. 17. Assim como a cruz de Cristo, ou a doutrina da salvação por um Redentor crucificado, era aquilo em que principalmente se gloriava, também estava disposto a correr todos os riscos antes que trair essa verdade ou permitir que fosse corrompida.
Os falsos mestres temiam a perseguição, e esse era o grande motivo pelo qual eram zelosos pela circuncisão, como vemos no v. 12. Mas isso era o que menos preocupava Paulo.
Ele não se abalava com nenhuma das aflições que encontrava, nem considerava sua vida preciosa para si, contanto que pudesse concluir sua carreira com alegria e o ministério que havia recebido do Senhor Jesus, para testemunhar o evangelho da graça de Deus, Atos 20:24.
Já havia sofrido muito pela causa de Cristo, pois trazia em seu corpo as marcas do Senhor Jesus, as cicatrizes das feridas que recebera de inimigos perseguidores por sua firme adesão a ele e àquela doutrina do evangelho que dele havia recebido.
Disso se via que estava firmemente persuadido de sua verdade e importância, e que estava longe de favorecer a circuncisão, como falsamente haviam dito dele.
Por isso, com ardor e veemência apropriados, condizentes com sua autoridade como apóstolo e com a profunda preocupação de espírito sob a qual estava, insiste em que doravante ninguém o incomode, a saber, opondo-se à sua doutrina ou autoridade, ou mediante calúnias e descréditos como os que haviam lançado contra ele.
Pois, assim como, tanto pelo que havia dito como pelo que havia sofrido, esses se mostravam altamente injustos e injuriosos, também eram muito pouco razoáveis aqueles que os levantavam ou acolhiam. Repare:
(1.) Pode-se justamente presumir que os homens estão plenamente persuadidos daquelas verdades em cuja defesa estão dispostos a sofrer. E:
(2.) É muito injusto imputar aos outros coisas contrárias não apenas à sua profissão, mas também aos seus sofrimentos.
III. O apóstolo, tendo agora terminado o que pretendia escrever para convencer e recuperar as igrejas da Galácia, conclui a epístola com sua bênção apostólica, v. 18.
Chama-os seus irmãos, pelo que mostra sua grande humildade e a terna afeição que tinha por eles, apesar do mau tratamento que deles recebera. E se despede deles com esta oração muito séria e afetuosa: que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com o espírito deles.
Esse era um desejo habitual de despedida do apóstolo, como vemos em Romanos 16:20, 24 e 1 Coríntios 16:23. Nisso ele ora para que desfrutem o favor de Cristo, tanto em seus efeitos especiais como em suas evidências palpáveis.
Para que recebam dele toda aquela graça necessária para guiá-los em seu caminho, fortalecê-los em seu trabalho, firmá-los em sua carreira cristã, e animá-los e confortá-los em todas as provações da vida e na perspectiva da própria morte.
Isso é apropriadamente chamado a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele é tanto o único que a adquiriu como aquele designado para dispensá-la.
E, embora essas igrejas tivessem feito o suficiente para perdê-la, permitindo que fossem arrastadas a uma opinião e prática altamente desonrosas a Cristo, assim como perigosas para elas, contudo, por sua grande preocupação por elas e sabendo sua importância para elas, ele a deseja ardentemente em seu favor.
Sim, e ainda: que esteja com o espírito deles, para que experimentem continuamente suas influências sobre suas almas, dispondo-as e capacitando-as a agir com sinceridade e retidão na religião. Nada mais precisamos desejar para nos tornar felizes que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
Isso o apóstolo suplica para esses cristãos, e nisso nos mostra o que principalmente nos interessa obter; e, para animar tanto a eles como a nós a esperá-la, acrescenta seu Amém.