Gálatas 4
Argumento
O apóstolo, neste capítulo, continua levando adiante o mesmo desígnio geral do anterior: recuperar esses cristãos das impressões feitas neles pelos mestres judaizantes e representar a sua fraqueza e insensatez ao permitirem ser desviados da doutrina evangélica da justificação e privados da sua liberdade da servidão da lei de Moisés.
Para esse propósito, usa várias considerações, como:
I. A grande excelência do estado evangélico acima do legal, vv. 1-7.
II. A feliz mudança que foi feita neles na sua conversão, vv. 8-11.
III. A afeição que haviam tido por ele e o seu ministério, vv. 12-16.
IV. O caráter dos falsos mestres pelos quais haviam sido pervertidos, v. 17, 18.
V. A afeição muito terna que tinha por eles, v. 19, 20.
VI. A história de Isaque e Ismael, da qual toma uma comparação para ilustrar a diferença entre os que descansavam em Cristo e os que confiavam na lei. E em tudo isso, assim como usa grande clareza e fidelidade com eles, assim expressa a preocupação mais terna por eles.
Versículos 1 a 7
A Redenção por Cristo. (d.C. 56.)
Neste capítulo, o apóstolo trata claramente com os que davam ouvidos aos mestres judaizantes, que exaltavam a lei de Moisés em rivalidade com o evangelho de Cristo e procuravam trazê-los sob a sua servidão.
Para convencê-los da sua insensatez e retificar o seu equívoco nisso, nesses versículos prossegue a comparação de uma criança menor de idade, na qual tocara no capítulo anterior, e daí mostra que grandes vantagens temos agora, sob o evangelho, acima do que tinham sob a lei. E aqui:
I. Ele nos informa do estado da igreja do Antigo Testamento: era como uma criança menor de idade e era tratada de acordo com isso, mantida num estado de trevas e servidão, em comparação com a maior luz e liberdade que desfrutamos sob o evangelho.
Essa era de fato uma dispensação de graça e, contudo, comparativamente uma dispensação de trevas.
Pois, assim como o herdeiro, na sua menoridade, está sob tutores e governadores até o tempo designado pelo seu pai, pelos quais é educado e instruído naquelas coisas cujo significado no presente pouco conhece, embora depois provavelmente lhe sejam de grande uso, assim era com a igreja do Antigo Testamento.
A economia mosaica sob a qual estavam era aquilo cujo significado não podiam compreender plenamente; pois, como diz o apóstolo (2 Coríntios 3:13), não podiam olhar firmemente para o fim do que é abolido.
Mas para a igreja, quando crescida até a maturidade, nos dias do evangelho, ela se torna de grande uso. E, assim como essa era uma dispensação de trevas, assim também de servidão; pois estavam em servidão sob os elementos do mundo, presos a grande número de ritos e observâncias onerosos.
Por eles, como por uma espécie de primeiros rudimentos, lhes era ensinado e eram instruídos, e por eles eram mantidos em estado de sujeição, como criança sob tutores e governadores.
A igreja então estava mais sob o caráter de serva, obrigada a fazer tudo segundo o mandamento de Deus, sem estar plenamente familiarizada com o motivo; mas o serviço sob o evangelho parece ser mais razoável do que aquele era.
Tendo vindo o tempo designado pelo Pai, quando a igreja chegaria à sua plena idade, as trevas e servidão sob as quais antes estava são removidas e estamos sob uma dispensação de maior luz e liberdade.
II. Ele nos informa do estado muito mais feliz dos cristãos sob a dispensação evangélica, vv. 4-7. Quando havia vindo a plenitude do tempo, o tempo designado pelo Pai, quando poria fim à dispensação legal e estabeleceria outra e melhor no seu lugar, enviou o seu Filho, etc.
A pessoa empregada para introduzir essa nova dispensação não era outra senão o próprio Filho de Deus, o unigênito do Pai; assim como fora profetizado e prometido desde a fundação do mundo, assim no devido tempo foi manifestado para esse propósito.
Ele, em prosseguimento do grande desígnio que empreendera, submeteu-se a ser feito de uma mulher: aí está a sua encarnação; e a ser feito sob a lei: aí está a sua sujeição.
Aquele que era na verdade Deus tornou-se homem por nossa causa; e aquele que era Senhor de tudo anuiu em vir a um estado de sujeição e tomar sobre si a forma de servo; e um grande fim de tudo isso era redimir os que estavam sob a lei, salvar-nos daquele jugo intolerável e designar ordenanças evangélicas mais racionais e fáceis.
Tinha de fato algo mais e maior em vista, ao vir ao mundo, do que meramente livrar-nos da servidão da lei cerimonial; pois veio na nossa natureza e anuiu em sofrer e morrer por nós, para assim nos redimir da cólera de Deus e da maldição da lei moral, sob a qual todos nós, como pecadores, estávamos.
Mas esse era um fim disso e uma misericórdia reservada para ser concedida no tempo da sua manifestação; então o estado mais servil da igreja chegaria ao fim e um melhor sucederia no seu lugar.
Pois foi enviado para nos redimir, para recebermos a adoção de filhos; para não mais sermos considerados e tratados como servos, mas como filhos crescidos até a maturidade, a quem se consentem maiores liberdades e que são admitidos a privilégios maiores do que enquanto estavam sob tutores e governadores.
O curso da razão do apóstolo nos leva a reparar nisso como uma coisa pretendida por essa expressão, embora sem dúvida possa também ser entendida como significando aquela adoção graciosa de que o evangelho fala tão frequentemente como privilégio dos que creem em Cristo.
Israel era filho de Deus, o seu primogênito, Romanos 9:4. Mas agora, sob o evangelho, crentes particulares recebem a adoção; e, como penhor e evidência dela, têm juntamente com ela o Espírito de adoção.
Ele os leva ao dever da oração e os capacita na oração a olhar para Deus como Pai (v. 6): “Porque sois filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho aos vossos corações, clamando: Aba, Pai”.
E por isso (v. 7) o apóstolo encerra essa razão acrescentando: “Por isso, não és mais servo, mas filho; e, se filho, então herdeiro de Deus por Cristo”; isto é, agora, sob o estado evangélico, não estamos mais sob a servidão da lei, mas, ao crermos em Cristo, nos tornamos filhos de Deus.
Somos por isso aceitos por ele e adotados por ele; e, sendo os filhos, somos também herdeiros de Deus e temos direito à herança celestial (como também argumenta em Romanos 8:17); e, por isso, necessariamente deve ser a maior fraqueza e insensatez voltar à lei e buscar justificação pelas suas obras.
Do que o apóstolo diz nesses versículos, podemos observar:
As maravilhas do amor e misericórdia divinos para conosco, particularmente de Deus Pai ao enviar o seu Filho ao mundo para nos redimir e salvar; do Filho de Deus ao se submeter tão baixo e sofrer tanto por nós em prosseguimento daquele desígnio; e do Espírito Santo ao condescender em habitar no coração dos crentes para propósitos tão graciosos.
As grandes e inestimáveis vantagens que os cristãos desfrutam sob o evangelho; pois:
(1.) Recebemos a adoção de filhos. Daí repare: É o grande privilégio que os crentes têm por Cristo serem filhos adotados do Deus do céu. Nós que por natureza somos filhos da cólera e desobediência nos tornamos pela graça filhos do amor.
(2.) Recebemos o Espírito de adoção. Repare:
[1.] Todos que têm o privilégio da adoção têm o Espírito de adoção; todos que são recebidos no número participam da natureza dos filhos de Deus; pois ele quer que todos os seus filhos se assemelhem a ele.
[2.] O Espírito de adoção é sempre o Espírito de oração, e é nosso dever na oração olhar para Deus como Pai. Cristo nos ensinou na oração a olhar para Deus como nosso Pai no céu.
[3.] Se somos seus filhos, então seus herdeiros. Não é assim entre os homens, entre os quais o filho mais velho é herdeiro; mas todos os filhos de Deus são herdeiros. Os que têm a natureza de filhos terão a herança de filhos.
Versículos 8 a 11
Protesto Afetuoso. (d.C. 56.)
Nesses versículos, o apóstolo lhes lembra o que eram antes da sua conversão à fé de Cristo e que mudança bendita a sua conversão fizera neles; e daí procura convencê-los da sua grande fraqueza em dar ouvidos aos que queriam trazê-los sob a servidão da lei de Moisés.
I. Ele os lembra do seu estado e conduta passados e do que eram antes de o evangelho lhes ser pregado. Então não conheciam Deus; eram grosseiramente ignorantes do verdadeiro Deus e do caminho em que deve ser adorado.
E naquele tempo estavam sob a pior das escravidões, pois serviam aos que por natureza não eram deuses; estavam empregados em grande número de serviços supersticiosos e idólatras àqueles que, embora fossem considerados deuses, contudo realmente não eram deuses.
Mas eram meras criaturas e talvez feitas por eles próprios; e, por isso, eram inteiramente incapazes de ouvi-los e ajudá-los. Repare:
Os que ignoram o verdadeiro Deus não podem deixar de ser inclinados a deuses falsos. Os que abandonaram o Deus que fez o mundo, em vez de ficar sem deuses, adoravam tais que eles próprios faziam.
O culto religioso não é devido a ninguém senão àquele que por natureza é Deus; pois, quando o apóstolo culpa servir a tais que por natureza não eram deuses, mostra claramente que somente aquele que por natureza é Deus é o objeto próprio do nosso culto religioso.
II. Ele os chama a considerar a feliz mudança que foi feita neles pela pregação do evangelho entre eles. Agora haviam conhecido Deus (foram trazidos ao conhecimento do verdadeiro Deus e do seu Filho Jesus Cristo, pelo qual foram recuperados da ignorância e servidão sob as quais antes estavam), ou antes eram conhecidos por Deus.
Essa feliz mudança no seu estado, pela qual se voltaram dos ídolos ao Deus vivo e por Cristo receberam a adoção de filhos, não se devia a eles próprios, mas a ele; era efeito da sua graça livre e rica para com eles, e como tal deveriam considerá-la.
E, por isso, foram assim postos sob a maior obrigação de aderir à liberdade com que os tornara livres. Repare: Todo o nosso conhecimento de Deus começa com ele; nós o conhecemos porque somos conhecidos por ele.
III. Daí ele infere a falta de razão e loucura de permitirem ser trazidos novamente a estado de servidão. Fala disso com surpresa e profunda preocupação de mente, que tais como eles fizessem assim: “Como vos voltais novamente”, etc., diz ele, v. 9.
“Como é que vocês, que foram ensinados a adorar Deus pelo caminho evangélico, seriam agora persuadidos a conformar-se ao caminho cerimonial de culto? Que vocês, que conheceram uma dispensação de luz, liberdade e amor como a do evangelho, agora se submeteriam a uma dispensação de trevas, servidão e terror como a da lei?”
Para isso tinham menos motivo, visto que nunca haviam estado sob a lei de Moisés, como os judeus haviam; e, por isso, nesse aspecto eram mais indesculpáveis do que os próprios judeus, que podiam ser supostos ter algum apego àquilo que havia subsistido tanto tempo entre eles.
Além disso, aquilo a que permitiam ser trazidos em servidão eram somente elementos fracos e mendigos, coisas que não tinham em si poder para limpar a alma nem proporcionar à mente qualquer satisfação sólida.
E eram coisas destinadas somente àquele estado de tutela sob o qual a igreja estivera, mas que agora chegara ao fim. E, por isso, a sua fraqueza e insensatez eram mais agravadas ao se submeterem a elas e se conformarem aos judeus na observação das suas várias festas, aqui significadas por dias, meses, tempos e anos. Aqui repare:
É possível que os que fizeram grandes profissões de religião sejam depois atraídos a muito grandes deserções da sua pureza e simplicidade, pois esse era o caso desses cristãos. E:
Quanto mais misericórdia Deus mostrou a alguém ao trazê-lo ao conhecimento do evangelho e das suas liberdades e privilégios, maiores são o seu pecado e insensatez ao permitirem ser privados deles.
Pois nisso o apóstolo põe ênfase especial: que depois de terem conhecido Deus, ou antes serem conhecidos por ele, desejavam estar em servidão sob os elementos fracos e mendigos da lei.
IV. Por isso expressa os seus temores acerca deles, temendo ter empregado neles trabalho em vão. Havia se empenhado muito com eles, pregando-lhes o evangelho e procurando confirmá-los na sua fé e liberdade.
Mas agora abandonavam ambas e assim tornavam o seu trabalho entre eles infrutífero e ineficaz, e, com pensamentos disso, não podia deixar de ser profundamente afetado. Repare:
Grande parte do trabalho dos ministros fiéis é trabalho em vão; e, quando assim é, não pode deixar de ser grande dor aos que desejam a salvação das almas. Repare:
O trabalho dos ministros é em vão nos que começam no Espírito e terminam na carne, que, embora pareçam começar bem, contudo depois se desviam do caminho do evangelho. Repare:
Terão muito pelo que responder aqueles em quem os ministros fiéis de Jesus Cristo empregam trabalho em vão.
Versículos 12 a 16
Protesto Afetuoso. (d.C. 56.)
Para que esses cristãos ficassem mais envergonhados da sua deserção da verdade do evangelho que Paulo lhes pregara, ele os lembra aqui da grande afeição que antes tinham por ele e o seu ministério e os leva a considerar quão inadequada era a sua presente conduta ao que então professavam. E aqui podemos observar:
I. Quão afetuosamente se dirige a eles. Chama-os irmãos, embora soubesse que os seus corações estavam em grande medida afastados dele. Deseja que todos os ressentimentos sejam postos de lado e que tenham para com ele a mesma disposição de mente que tinha para com eles.
Gostaria que fossem como ele era, pois era como eles eram; e, além disso, lhes diz que de modo algum o haviam injuriado. Não tinha nenhuma desavença com eles por sua própria causa.
Embora, ao culpar a sua conduta, tivesse se expressado com algum calor e preocupação de mente, assegurou-lhes que não se devia a nenhum sentimento de injúria ou afronta pessoal (como podiam estar prontos a pensar).
Mas procedia inteiramente de zelo pela verdade e pureza do evangelho e pelo bem-estar e felicidade deles. Assim procura suavizar o seu espírito para com ele, para que estivessem mais bem dispostos a receber as advertências que lhes dava.
Nisso nos ensina que, ao censurar outros, deveríamos tomar cuidado de convencê-los de que as nossas censuras não procedem de nenhuma irritação ou ressentimento particular, mas de sincera consideração pela honra de Deus e da religião e pelo seu bem-estar mais verdadeiro.
Pois então provavelmente terão o maior êxito, quando parecem ser as mais desinteressadas.
II. Como engrandece a afeição anterior deles por ele, para assim ficarem mais envergonhados da sua presente conduta para com ele. Para esse propósito:
- Lembra-os da dificuldade sob a qual trabalhava quando veio primeiro para junto deles: Eu sabia, diz, como pela debilidade da carne preguei o evangelho a vocês no princípio.
O que era essa debilidade da carne, que nas palavras seguintes expressa como a sua tentação que estava na sua carne (embora sem dúvida fosse bem conhecida daqueles cristãos a quem escreveu), agora não podemos ter nenhum conhecimento certo.
Alguns a entendem como as perseguições que sofreu por causa do evangelho; outros, como algo na sua pessoa ou maneira de falar que tornasse o seu ministério menos agradável e aceitável, referindo-se a 2 Coríntios 10:10; 12:7-10.
Mas, fosse o que fosse, parece não ter causado impressão neles para a sua desvantagem. Pois:
- Repara que, apesar dessa sua debilidade (que poderia possivelmente diminuí-lo na estima de alguns outros), não o desprezaram nem rejeitaram por causa dela, mas, pelo contrário, o receberam como um anjo de Deus, até como Cristo Jesus.
Mostraram grande respeito por ele; era mensageiro bem-vindo a eles, como se um anjo de Deus ou o próprio Jesus Cristo lhes tivesse pregado; sim, e ainda, tão grande era a sua estima por ele que, se lhe tivesse sido alguma vantagem, poderiam ter arrancado os seus próprios olhos e lhe dado. Repare:
Quão incertos são os respeitos das pessoas, quão aptas são a mudar de mente e quão facilmente são atraídas ao desprezo daqueles por quem antes tinham a maior estima e afeição, de modo que estão prontas a arrancar os olhos daqueles por quem antes teriam arrancado os seus próprios olhos!
Deveríamos, por isso, trabalhar para ser aceitos por Deus, pois é pequena coisa ser julgado pelo juízo do homem, 1 Coríntios 4:3.
III. Como intensamente protesta com eles por isso: “Onde está então”, diz, “a bem-aventurança de que faláveis?” Como se tivesse dito: “Houve tempo em que expressavam a maior alegria e satisfação nas boas notícias do evangelho e estavam muito prontos a derramar as suas bênçãos sobre mim como seu publicador.”
“De onde vem que agora estão tão alterados, que têm tão pouco gosto por elas ou respeito por mim? Antes se julgavam felizes em receber o evangelho; têm agora algum motivo para pensar de outra maneira?” Repare:
Os que deixaram o seu primeiro amor fariam bem em considerar: Onde está agora a bem-aventurança de que antes falavam? O que aconteceu com aquele prazer que costumavam ter na comunhão com Deus e na companhia dos seus servos?
Para lhes imprimir mais justa vergonha da sua presente conduta, pergunta novamente (v. 16): “Tornei-me vosso inimigo porque vos digo a verdade? Como é que eu, antes o seu favorito, agora sou considerado seu inimigo?”
“Podem alegar qualquer outro motivo para isso além de lhes ter dito a verdade, procurado familiarizá-los com a verdade do evangelho e confirmá-los nela? E, se não, quão desarrazoada deve ser a sua desafeição!” Repare:
Não é incomum os homens considerarem seus inimigos aqueles que realmente são os seus melhores amigos; pois tais, sem dúvida, são, quer ministros quer outros, os que lhes dizem a verdade e tratam livre e fielmente com eles nas questões relativas à sua salvação eterna, como o apóstolo agora fazia com esses cristãos.
Os ministros podem às vezes criar inimigos para si pelo fiel cumprimento do seu dever; pois esse era o caso de Paulo, que era considerado seu inimigo por lhes dizer a verdade.
Contudo, os ministros não devem deixar de falar a verdade por medo de ofender outros e atrair o seu desagrado sobre si.
Podem estar tranquilos na sua própria mente quando têm consciência de que, se outros se tornaram seus inimigos, é somente por lhes dizer a verdade.
Versículos 17 a 18
Protesto Afetuoso. (d.C. 56.)
O apóstolo continua levando adiante o mesmo desígnio dos versículos anteriores, que era convencer os gálatas do seu pecado e insensatez em se afastarem da verdade do evangelho.
Tendo antes protestado com eles acerca da mudança da sua conduta para com ele, que procurava estabelecê-los nela, aqui lhes dá o caráter daqueles falsos mestres que faziam sua ocupação desviá-los dela. Se atentassem para isso, logo veriam quão pouco motivo tinham para lhes dar ouvidos.
Fosse qual fosse a opinião que tivessem deles, diz-lhes que eram homens de desígnios, que visavam estabelecer a si mesmos e que, sob as suas alegações plausíveis, olhavam mais pelo seu próprio interesse do que pelo deles.
“Afetuosamente vos procuram com zelo”, diz; “mostram poderoso respeito por vocês e alegam grande afeição por vocês, mas não bem; não o fazem com nenhum bom desígnio, não são sinceros e retos nisso, pois querem excluir vocês para que vocês os procurem afetuosamente.”
“Aquilo que principalmente visam é prender as suas afeições a eles; e para isso fazem tudo que podem para afastar as suas afeições de mim e da verdade, para assim monopolizá-los para si mesmos.”
Esse, assegura-lhes, era o seu desígnio; e, por isso, necessariamente eram muito imprudentes ao lhes dar ouvidos. Repare:
Pode parecer haver grande zelo onde, contudo, há somente pouca verdade e sinceridade.
É o caminho usual dos sedutores insinuar-se nas afeições das pessoas e por esse meio atraí-las às suas opiniões.
Sejam quais forem as alegações que façam, usualmente têm mais consideração pelo seu próprio interesse do que pelo dos outros, e não hesitarão em arruinar a reputação dos outros se por esse meio puderem elevar a sua própria.
Nessa ocasião, o apóstolo nos dá aquela excelente regra que temos no v. 18: “É bom ser procurado afetuosamente com zelo sempre numa coisa boa”. O que a nossa tradução verte em um homem bom; e assim consideram o apóstolo como apontando para si mesmo.
Esse sentido, pensam, é favorecido tanto pelo contexto anterior quanto pelas palavras imediatamente seguintes, “e não somente quando estou presente convosco”, que podem ser como se tivesse dito:
“Houve tempo em que eram afetuosamente zelosos para comigo; antes me tomavam por homem bom e agora não têm motivo para pensar de outra maneira de mim; certamente então lhes conviria mostrar-me a mesma consideração agora, ausente de vocês, que mostravam quando estava presente com vocês.”
Mas, se aderirmos à nossa própria tradução, o apóstolo aqui nos fornece regra muito boa para nos dirigir e regular no exercício do nosso zelo: há duas coisas que para esse propósito nos recomenda mais especialmente:
(1.) Que seja exercido somente sobre o que é bom; pois o zelo somente então é bom quando é numa coisa boa; os que são zelosos pelo mal assim somente farão tanto mais prejuízo. E:
(2.) Que nisso seja constante e firme: é bom ser zeloso sempre numa coisa boa; não somente por algum tempo ou de vez em quando, como o calor de um ataque de febre, mas, como o calor natural do corpo, constante.
Feliz seria a igreja de Cristo se essa regra fosse mais bem observada entre os cristãos!
Versículos 19 a 20
Protesto Afetuoso. (d.C. 56.)
Para que o apóstolo dispusesse melhor esses cristãos a suportá-lo nas censuras que era obrigado a lhes dar, aqui expressa a sua grande afeição por eles e a preocupação muito terna que tinha pelo seu bem-estar; não era como eles, uma coisa quando entre eles e outra quando ausente deles.
A desafeição deles por ele não havia removido a sua afeição por eles; mas continuava tendo por eles o mesmo respeito que antes tivera, nem era como os seus falsos mestres, que alegavam grande afeição por eles, quando ao mesmo tempo somente olhavam pelo seu próprio interesse.
Mas tinha sincera preocupação pela sua vantagem mais verdadeira; não buscava o que era deles, mas eles próprios. Estavam demasiado prontos a considerá-lo seu inimigo, mas lhes assegura que era seu amigo; ou melhor, não somente isso, mas que tinha as entranhas de um pai para com eles.
Chama-os seus filhos, como justamente podia, visto que fora instrumento da sua conversão à fé cristã; sim, e ainda, chama-os seus pequeninos filhos, o que, assim como denota maior grau de ternura e afeição por eles, assim pode possivelmente referir-se à sua presente conduta.
Por ela se mostravam demasiado como pequeninos filhos, que são facilmente influenciados pelas artes e insinuações dos outros. Expressa a sua preocupação por eles e intenso desejo do seu bem-estar e prosperidade da alma pelas dores de uma mulher em trabalho de parto.
Sofria dores de parto por eles; e a grande coisa pela qual estava em tanta dor, e que tão intensamente desejava, não era tanto que tivessem afeição por ele quanto que Cristo fosse formado neles, que se tornassem cristãos de fato e fossem mais confirmados e estabelecidos na fé do evangelho. Disso podemos reparar:
A afeição muito terna que os ministros fiéis têm por aqueles entre os quais são empregados; é como a dos pais mais afetuosos pelos seus pequeninos filhos.
Que a principal coisa por que anseiam e até sofrem dores de parto por causa deles é que Cristo seja formado neles; não tanto que ganhem as suas afeições, muito menos que façam deles presa, mas que sejam renovados no espírito da sua mente, moldados à imagem de Cristo e mais plenamente firmados e confirmados na fé e vida cristãs.
E quão desarrazoado deve ser o agir das pessoas que permitem ser persuadidas a abandonar tais ministros ou desgostar deles!
- Que Cristo não é plenamente formado nos homens até que sejam afastados de confiar na sua própria justiça e levados a confiar somente nele e na sua justiça.
Como evidência ulterior da afeição e preocupação que o apóstolo tinha por esses cristãos, acrescenta (v. 20) que desejava estar então presente com eles: que ficaria contente com uma oportunidade de estar entre eles e conversar com eles e de assim encontrar ocasião de mudar a sua voz para com eles.
Pois no presente estava em dúvida acerca deles. Não sabia bem o que pensar deles. Não estava tão plenamente familiarizado com o seu estado para saber como se adaptar a eles.
Estava cheio de temores e suspeitas acerca deles, o que era o motivo de lhes escrever da maneira como fizera; mas ficaria contente em descobrir que as coisas estavam melhores com eles do que temia e que tivesse ocasião de elogiá-los em vez de assim censurá-los e altercar com eles. Repare:
Embora os ministros encontrem demasiado frequentemente necessidade de censurar aqueles com quem têm de tratar, contudo, essa não é obra agradável para eles; prefeririam muito que não houvesse ocasião para ela e estão sempre contentes quando podem ver motivo para mudar a sua voz para com eles.
Versículos 21 a 31
Protesto Afetuoso. (d.C. 56.)
Nesses versículos, o apóstolo ilustra a diferença entre os crentes que descansavam somente em Cristo e aqueles judaizantes que confiavam na lei, por comparação tomada da história de Isaque e Ismael.
Introduz isso de maneira apropriada para atingir e impressionar a sua mente e convencê-los da sua grande fraqueza em se afastarem da verdade e permitirem ser privados da liberdade do evangelho: “Dizei-me”, diz, “vós que desejais estar sob a lei, não ouvis a lei?”
Dá por certo que ouviam a lei, pois entre os judeus costumava ser lida nas suas assembleias públicas todo dia de sábado; e, visto que eram tão apegados a estar sob ela, gostaria que considerassem devidamente o que está escrito nela (referindo-se ao registrado em Gênesis 16; 21).
Pois, se o fizessem, logo veriam quão pouco motivo tinham para confiar nela. E aqui:
- Põe diante deles a própria história (v. 22, 23): “Pois está escrito: Abraão tinha dois filhos”, etc.
Aqui representa o estado e condição diferentes desses dois filhos de Abraão: que um, Ismael, era de uma serva, e o outro, Isaque, de uma mulher livre; e que, ao passo que o primeiro nasceu segundo a carne, ou pelo curso ordinário da natureza, o outro foi por promessa, quando no curso da natureza não havia motivo para esperar que Sara tivesse filho.
- Informa-os do significado e desígnio dessa história, ou do uso que pretendia fazer dela (vv. 24-27): Estas coisas, diz, são alegoria, na qual, além do sentido literal e histórico das palavras, o Espírito de Deus podia ter por desígnio significar-nos algo ulterior.
E era que essas duas, Agar e Sara, são as duas alianças, ou foram destinadas a tipificar e prefigurar as duas diferentes dispensações da aliança.
A primeira, Agar, representava aquela dada do monte Sinai e que gera para servidão; que, embora fosse dispensação de graça, contudo, em comparação com o estado evangélico, era dispensação de servidão, e tornou-se mais assim para os judeus pelo seu equívoco acerca do seu desígnio e por esperarem ser justificados pelas suas obras.
Pois essa Agar é monte Sinai na Arábia (o monte Sinai era então chamado Agar pelos árabes), e corresponde a Jerusalém que agora existe, e está em servidão com os seus filhos.
Isto é, representa justamente o presente estado dos judeus, que, continuando na sua incredulidade e aderindo àquela aliança, continuam em servidão com os seus filhos.
Mas a outra, Sara, foi destinada a prefigurar Jerusalém que está acima, ou o estado dos cristãos sob a nova e melhor dispensação da aliança, que é livre tanto da maldição da lei moral quanto da servidão da lei cerimonial e é a mãe de todos nós, um estado ao qual todos, tanto judeus quanto gentios, são admitidos ao crerem em Cristo.
E a essa maior liberdade e ampliação da igreja sob a dispensação evangélica, que foi tipificada por Sara, a mãe da semente prometida, o apóstolo refere aquilo do profeta, Isaías 54:1, onde está escrito: “Alegra-te, tu estéril que não dás à luz; irrompe e clama, tu que não sofres dores de parto; pois a desolada tem muitos mais filhos do que a que tem marido”.
- Aplica a história assim explicada ao presente caso (v. 28): “Agora nós, irmãos”, diz, “como Isaque foi, somos os filhos da promessa”.
Nós cristãos, que aceitamos Cristo e confiamos nele e buscamos justificação e salvação somente por ele, assim como por isso nos tornamos a semente espiritual de Abraão, embora não sejamos a natural, assim temos direito à herança prometida e participação nas suas bênçãos.
Mas, para que esses cristãos não tropeçassem na oposição que poderiam encontrar dos judeus, que eram tão tenazes na sua lei a ponto de estar prontos a perseguir os que não se submetessem a ela, lhes diz que isso não era mais do que fora indicado no tipo.
Pois, assim como então aquele que nasceu segundo a carne perseguia aquele que nasceu segundo o Espírito, deviam esperar que fosse assim agora.
Mas, para seu conforto nesse caso, deseja que considerem o que a escritura diz (Gênesis 21:10): “Expulsa a serva e o seu filho, pois o filho da serva não será herdeiro com o filho da mulher livre”.
Embora os judaizantes os perseguissem e odiassem, contudo, o desfecho seria que o judaísmo afundaria, murcharia e pereceria; mas o verdadeiro cristianismo floresceria e duraria para sempre.
E então, como inferência geral de toda a soma do que dissera, conclui (v. 31): “Assim então, irmãos, não somos filhos da serva, mas da livre”.