Matthew Henry

Gálatas 3

Argumento

O apóstolo, neste capítulo:

I. Censura os gálatas por sua insensatez ao permitirem que fossem afastados da fé do evangelho, e se empenha, a partir de diversas considerações, em lhes imprimir a percepção disso.

II. Prova a doutrina da qual os havia censurado por se afastarem: a da justificação pela fé sem as obras da lei:

  1. Pelo exemplo da justificação de Abraão.

  2. Pela natureza e teor da lei.

  3. Pelo testemunho expresso do Antigo Testamento; e:

  4. Pela estabilidade da aliança de Deus com Abraão.

Para que ninguém diga diante disso: “Para que, então, serve a lei?”, responde:

(1.) Foi acrescentada por causa das transgressões.

(2.) Foi dada para convencer o mundo da necessidade de um Salvador.

(3.) Foi concebida como um mestre-escola, para nos conduzir a Cristo.

E então conclui o capítulo dando-nos a conhecer o privilégio dos cristãos sob o estado do evangelho.

Versículos 1 a 5

Justificação pela Fé. (d.C. 56.)

O apóstolo trata aqui com os que, tendo abraçado a fé de Cristo, continuavam a buscar a justificação pelas obras da lei. Isto é, dependiam de sua própria obediência aos preceitos morais como sua justiça diante de Deus e, onde ela era deficiente, recorriam aos sacrifícios e purificações legais para suprir a deficiência.

A esses, primeiro censura com aspereza e depois se empenha, pela evidência da verdade, em convencê-los. Esse é o método correto, quando censuramos alguém por uma falta ou por um erro: convencê-lo de que é um erro, de que é uma falta.

Ele os censura, e a censura é muito incisiva e calorosa: chama-os de “gálatas insensatos”, v. 1. Embora, como cristãos, fossem filhos da Sabedoria, contudo, como cristãos corrompidos, eram filhos insensatos.

Sim, e ainda pergunta: “Quem vos enfeitiçou?”. Com isso os representa como encantados pelas artes e armadilhas dos seus mestres sedutores, e tão iludidos que agiam de modo muito diferente do que lhes era próprio.

Sua insensatez e fascinação apareciam nisto: não obedeciam à verdade. Isto é, não aderiam ao caminho de justificação do evangelho, que lhes havia sido ensinado e que haviam professado abraçar. Repare:

Não basta conhecer a verdade e dizer que cremos nela, mas devemos também obedecer-lhe; devemos nos submeter a ela de coração e permanecer firmemente nela. Repare também:

Estão espiritualmente enfeitiçados os que, quando a verdade como está em Jesus lhes é apresentada claramente, não querem assim obedecer-lhe. Diversas coisas provavam e agravavam a insensatez desses cristãos:

  1. Jesus Cristo lhes havia sido evidentemente apresentado como crucificado entre eles. Isto é, a doutrina da cruz lhes havia sido pregada, e o sacramento da ceia do Senhor, ministrado entre eles; em ambos, Cristo crucificado lhes havia sido apresentado.

Ora, era a maior loucura que poderia haver: os que tinham conhecimento de tão sagrados mistérios e acesso a tão grandes solenidades não obedecerem à verdade que assim lhes era proclamada, e assinada e selada naquela ordenança. Repare:

A consideração das honras e privilégios a que fomos admitidos como cristãos deve nos envergonhar e nos afastar da insensatez da apostasia e do retrocesso.

  1. Apela às experiências que haviam tido da operação do Espírito em suas almas (v. 2). Lembra-lhes que, ao se tornarem cristãos, haviam recebido o Espírito.

Pelo menos muitos deles haviam sido feitos participantes não só das influências santificadoras, mas também dos dons milagrosos do Espírito Santo, que eram provas eminentes da verdade da religião cristã e das diversas doutrinas dela.

E especialmente desta: a justificação é somente por Cristo, e não pelas obras da lei, o que era um dos princípios peculiares e fundamentais dessa religião.

Para convencê-los da insensatez de se afastarem dessa doutrina, deseja saber como obtiveram esses dons e graças: foi pelas obras da lei, isto é, pela pregação da necessidade delas para a justificação?

Isso não podiam dizer, pois aquela doutrina não lhes havia sido pregada então, nem tinham, como gentios, qualquer alegação de justificação por esse caminho.

Ou foi pelo ouvir da fé, isto é, pela pregação da doutrina da fé em Cristo como o único caminho de justificação?

Isso, se quisessem dizer a verdade, eram obrigados a reconhecer, e por isso seriam muito irrazoáveis se rejeitassem uma doutrina de cujos bons efeitos haviam tido tal experiência. Repare:

(1.) É geralmente pelo ministério do evangelho que o Espírito é comunicado às pessoas. E:

(2.) São muito imprudentes os que permitem que sejam desviados do ministério e da doutrina que foram abençoados para seu benefício espiritual.

  1. Chama-os a considerar sua conduta passada e presente, e daí julgar se não estavam agindo de modo muito fraco e irrazoável (v. 3, 4). Diz-lhes que haviam começado no Espírito, mas agora buscavam ser aperfeiçoados pela carne.

Haviam abraçado a doutrina do evangelho, por meio da qual haviam recebido o Espírito, e na qual somente é revelado o verdadeiro caminho de justificação.

E assim haviam começado bem; mas agora se voltavam para a lei e esperavam avançar a graus mais elevados de perfeição, acrescentando sua observância à fé em Cristo, para sua justificação. Isso não poderia terminar senão em sua vergonha e decepção.

Pois isso, em vez de ser um aperfeiçoamento do evangelho, era realmente uma perversão dele. E, enquanto buscavam ser justificados desse modo, estavam tão longe de ser cristãos mais perfeitos que corriam maior perigo de deixar de ser cristãos por completo.

Com isso, derrubavam com uma mão o que haviam construído com a outra, e desfaziam o que até então haviam feito no cristianismo.

Sim, e ainda lhes lembra, além disso, que não só haviam abraçado a doutrina cristã, mas também sofrido por ela; e, por isso, sua insensatez seria mais agravada se agora a abandonassem.

Pois, nesse caso, tudo o que haviam sofrido seria em vão. Pareceria que haviam sido insensatos ao sofrer pelo que agora abandonavam, e seus sofrimentos seriam inteiramente em vão e sem benefício para eles. Repare:

(1.) A insensatez dos apóstatas está em perderem o benefício de tudo o que fizeram na religião ou sofreram por ela. E:

(2.) É muito triste alguém viver em uma época de serviços e sofrimentos, de sábados, sermões e sacramentos, em vão; nesse caso, a justiça anterior não será mencionada.

  1. Lembra-lhes que haviam tido ministros entre eles (e particularmente ele mesmo) que vieram com um selo e comissão divinos; pois lhes haviam ministrado o Espírito e realizado milagres entre eles.

E apela a eles sobre se o fizeram pelas obras da lei ou pelo ouvir da fé: se a doutrina que era pregada por eles, e confirmada pelos dons e operações milagrosos do Espírito, era a da justificação pelas obras da lei ou pela fé de Cristo.

Sabiam muito bem que não era a primeira, mas a última; e, por isso, necessariamente eram indesculpáveis ao abandonar uma doutrina que fora tão assinaladamente reconhecida e atestada, e trocá-la por uma que não recebera tais atestações.

Versículos 6 a 18

Justificação pela Fé. (d.C. 56.)

O apóstolo, tendo censurado os gálatas por não obedecerem à verdade, e se empenhado em lhes imprimir a percepção de sua insensatez nisso, prova amplamente, nestes versículos, a doutrina que os havia censurado por rejeitarem: a da justificação pela fé sem as obras da lei. Faz isso de diversas maneiras:

I. Pelo exemplo da justificação de Abraão. O apóstolo usa essa razão em Romanos 4. Abraão creu em Deus, e isso lhe foi contado como justiça (v. 6).

Isto é, sua fé se firmou na palavra e promessa de Deus, e, ao crer, foi reconhecido e aceito por Deus como um homem justo. Assim como, por esse motivo, é representado como o pai dos fiéis, assim o apóstolo quer que saibamos que os que são da fé são filhos de Abraão (v. 7).

Não segundo a carne, mas segundo a promessa; e, consequentemente, são justificados pelo mesmo caminho pelo qual ele foi. Abraão foi justificado pela fé, e assim são eles.

Para confirmar isso, o apóstolo nos dá a conhecer que a promessa feita a Abraão (Gênesis 12:3), “Em ti serão benditas todas as nações”, tinha referência a isso, v. 8.

Diz-se que a Escritura previu, porque aquele que escreveu a Escritura previu que Deus justificaria o mundo gentio pelo caminho da fé.

E, por isso, em Abraão, isto é, na descendência de Abraão, que é Cristo, não só os judeus, mas também os gentios seriam abençoados; não só abençoados na descendência de Abraão, mas abençoados como Abraão foi, sendo justificados como ele foi.

O apóstolo chama isso de pregar o evangelho a Abraão; e daí infere (v. 9) que os que são da fé, isto é, verdadeiros crentes, de qualquer nação que sejam, são abençoados com o fiel Abraão.

São abençoados com Abraão, o pai dos fiéis, pela promessa feita a ele, e, por isso, pela fé, como ele foi. Foi pela fé na promessa de Deus que ele foi abençoado, e somente pelo mesmo caminho outros obtêm esse privilégio.

II. Mostra que não podemos ser justificados senão pela fé que se firma no evangelho, porque a lei nos condena. Se nos submetermos a julgamento nesse tribunal e nos sujeitarmos à sua sentença, certamente seremos vencidos, perdidos e arruinados.

Pois todos os que são das obras da lei estão sob a maldição: todos os que dependem do mérito de suas próprias obras como sua justiça, que se declaram inocentes e insistem em sua própria justificação, certamente perderão a causa.

Pois está escrito: “Maldito é todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para fazê-las”, v. 10, e Deuteronômio 27:26.

A condição de vida, pela lei, é a obediência perfeita, pessoal e perpétua; sua linguagem é: façam isso e vivam; ou, como no v. 12: “O homem que as faz viverá nelas”. E, para cada falha nisso, a lei anuncia uma maldição.

A menos que nossa obediência seja universal, permanecendo em todas as coisas escritas no livro da lei, e a menos que também seja perpétua (se, em qualquer caso, em qualquer tempo, falharmos e ficarmos aquém), caímos sob a maldição da lei.

A maldição é cólera revelada e ruína ameaçada: é uma separação para todo mal, e isso está em plena força, poder e eficácia contra todos os pecadores, e, por isso, contra todos os homens; pois todos pecaram e se tornaram culpados diante de Deus.

E, se, como transgressores da lei, estamos sob sua maldição, deve ser algo vão buscar justificação por ela.

Mas, embora isso não deva ser esperado da lei, contudo o apóstolo depois nos dá a conhecer que há um caminho aberto para escaparmos dessa maldição e recuperarmos o favor de Deus: pela fé em Cristo, que (como diz, v. 13) “nos redimiu da maldição da lei”, etc.

Estranho foi o método que Cristo adotou para nos redimir da maldição da lei: foi ele próprio ser feito maldição em nosso favor.

Sendo feito pecado em nosso favor, foi feito maldição em nosso favor; não separado de Deus, mas colocado, por aquele momento, sob aquele sinal infame do desagrado divino sobre o qual a lei de Moisés havia posto uma marca particular, Deuteronômio 21:22.

O desígnio disso era que a bênção de Abraão viesse aos gentios por Jesus Cristo. Que todos os que cressem em Cristo, fossem judeus ou gentios, pudessem se tornar herdeiros da bênção de Abraão, e particularmente daquela grande promessa do Espírito, que estava peculiarmente reservada para os tempos do evangelho.

Daí ficou evidente que não era colocando-se sob a lei, mas pela fé em Cristo, que se tornam o povo de Deus e herdeiros da promessa. Repare aqui:

  1. A miséria em que, como pecadores, estamos afundados: estamos sob a maldição e condenação da lei.

  2. O amor e graça de nosso Senhor Jesus Cristo para conosco: ele se submeteu a ser feito maldição em nosso favor, para nos redimir da maldição da lei.

  3. A feliz perspectiva que agora temos por meio dele, não só de escapar da maldição, mas de herdar a bênção. E:

  4. Que somente pela fé nele podemos esperar obter esse favor.

III. Para provar que a justificação é pela fé, e não pelas obras da lei, o apóstolo alega o testemunho expresso do Antigo Testamento, v. 11.

A passagem referida é Habacuque 2:4, onde se diz: “O justo viverá pela fé”; é novamente citada em Romanos 1:17 e Hebreus 10:38.

Seu desígnio é mostrar que somente são justos ou retos os que na verdade vivem, os que são libertos da morte e cólera, e restaurados a um estado de vida no favor de Deus.

E somente pela fé as pessoas se tornam retas e, como tais, obtêm essa vida e felicidade. São aceitas por Deus, capacitadas para viver para ele agora, e têm direito a uma vida eterna no desfrute dele no futuro.

Daí o apóstolo diz: é evidente que nenhum homem é justificado pela lei à vista de Deus. Seja o que for na avaliação de outros, contudo não é assim à vista de Deus.

Pois a lei não é da fé: ela nada diz acerca da fé na questão da justificação, nem dá vida aos que creem; mas sua linguagem é: “O homem que as faz viverá nelas”, como em Levítico 18:5.

Exige obediência perfeita como condição de vida, e, por isso, agora não pode de modo algum ser a regra de nossa justificação.

Essa razão do apóstolo pode nos dar ocasião de reparar que a justificação pela fé não é uma doutrina nova, mas uma que foi estabelecida e ensinada na igreja de Deus muito antes dos tempos do evangelho.

Sim, e ainda é o único caminho pelo qual quaisquer pecadores alguma vez foram, ou podem ser, justificados.

IV. Com esse propósito, o apóstolo insiste na estabilidade da aliança que Deus fez com Abraão, que não foi esvaziada nem anulada pela entrega da lei a Moisés, v. 15, etc.

A fé precedeu a lei, pois Abraão foi justificado pela fé. Foi sobre uma promessa que se apoiou, e as promessas são os objetos próprios da fé.

Deus entrou em aliança com Abraão (v. 8), e essa aliança era firme e estável; até as alianças dos homens são assim, e, por isso, muito mais a dele.

Quando uma escritura é formalizada, ou artigos de acordo são selados, ambas as partes ficam obrigadas, e então é tarde demais para estabelecer as coisas de outro modo; e, por isso, não se deve supor que, pela lei posterior, a aliança de Deus fosse esvaziada.

A palavra original diatheke significa tanto uma aliança quanto um testamento. Ora, a promessa feita a Abraão era antes um testamento do que uma aliança.

Quando um testamento entra em vigor pela morte do testador, não é possível alterá-lo; e, por isso, sendo a promessa dada a Abraão da natureza de um testamento, ela permanece firme e inalterável.

Mas, se se disser que uma concessão ou testamento pode perder seu efeito por falta de pessoas que reivindiquem seu benefício (v. 16), ele mostra que não há perigo disso neste caso.

Abraão está morto, e os profetas estão mortos, mas a aliança é feita com Abraão e sua descendência. E ele nos dá uma exposição muito surpreendente disso. Teríamos pensado que se referia somente ao povo dos judeus.

“Ou melhor”, diz o apóstolo, “está no singular e aponta para uma única pessoa: essa descendência é Cristo”. De modo que a aliança permanece em vigor; pois Cristo permanece para sempre em sua pessoa e em sua descendência espiritual, composta dos que são seus pela fé.

E, se se objetar que a lei dada por Moisés anulou essa aliança, porque insistia tanto nas obras, e havia nela tão pouco de fé ou do Messias prometido, ele responde que a lei posterior não poderia anular a aliança ou promessa anterior (v. 18).

“Se a herança é da lei, não é mais da promessa”; mas, diz ele, “Deus a deu a Abraão por promessa”. E, por isso, seria incompatível com sua santidade, sabedoria e fidelidade pôr de lado a promessa por qualquer ato posterior, e assim alterar o caminho de justificação que desse modo havia estabelecido.

Se a herança foi dada a Abraão por promessa, e assim vinculada à sua descendência espiritual, podemos estar certos de que Deus não retiraria essa promessa; pois ele não é homem para que se arrependa.

Versículos 19 a 29

Desígnio da Lei; Os Verdadeiros Filhos de Abraão. (d.C. 56.)

O apóstolo acabava de falar da promessa feita a Abraão, apresentando-a, e não a lei, como a regra de nossa justificação. Para que não pensassem que depreciava demais a lei e a tornava inteiramente inútil, daí aproveita a ocasião para discorrer sobre seu desígnio e tendência, e nos dar a conhecer para que propósitos foi dada.

Poderia ser perguntado: “Se aquela promessa é suficiente para a salvação, para que, então, serve a lei? Ou por que Deus deu a lei por Moisés?” A isso responde:

I. A lei foi acrescentada por causa das transgressões, v. 19. Não foi concebida para anular a promessa e estabelecer um caminho de justificação diferente do que foi estabelecido pela promessa.

Mas foi acrescentada a ela, anexada de propósito para servi-la, e isso por causa das transgressões.

Os israelitas, embora fossem escolhidos para ser o povo peculiar de Deus, eram pecadores assim como os outros, e, por isso, a lei foi dada para convencê-los de seu pecado e de sua exposição ao desagrado divino por causa dele.

Pois “pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20), e a lei entrou para que o pecado abundasse, Romanos 5:20.

E também tinha a intenção de refreá-los da prática do pecado, de imprimir temor em suas mentes e ser um freio para suas concupiscências, para que não corressem para aquele excesso de devassidão a que eram naturalmente inclinados.

E, contudo, ao mesmo tempo foi concebida para dirigi-los ao verdadeiro e único caminho pelo qual o pecado seria expiado, e no qual poderiam obter seu perdão: pela morte e sacrifício de Cristo, que era o uso especial para o qual foi dada a lei dos sacrifícios e purificações.

O apóstolo acrescenta que a lei foi dada com esse propósito até que viesse a descendência a quem a promessa foi feita. Isto é, ou até que viesse Cristo (a descendência principal referida na promessa, como havia mostrado antes).

Ou até que ocorresse a dispensação do evangelho, quando judeus e gentios, sem distinção, ao crerem, se tornariam a descendência de Abraão.

A lei foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse essa plenitude do tempo, ou essa dispensação completa.

Mas, quando veio a descendência e foi feita uma revelação mais plena da graça divina na promessa, então a lei, como dada por Moisés, deveria cessar; aquela aliança, sendo achada falha, deveria dar lugar a outra e melhor, Hebreus 8:7, 8.

E, embora a lei, considerada como a lei da natureza, esteja sempre em vigor, e continue a ter utilidade para convencer os homens do pecado e refreá-los dele, contudo agora não estamos mais sob a escravidão e terror daquela aliança legal.

A lei, então, não tinha a intenção de revelar outro caminho de justificação, diferente daquele revelado pela promessa, mas somente de levar os homens a ver sua necessidade da promessa, mostrando-lhes a pecaminosidade do pecado, e de lhes apontar Cristo, somente por quem poderiam ser perdoados e justificados.

Como prova ulterior de que a lei não foi concebida para esvaziar a promessa, o apóstolo acrescenta: “Foi ordenada por anjos na mão de um mediador”. Foi dada a pessoas diferentes e de maneira diferente da promessa, e, por isso, para propósitos diferentes.

A promessa foi feita a Abraão e a toda a sua descendência espiritual, incluindo crentes de todas as nações, até dos gentios assim como dos judeus; mas a lei foi dada aos israelitas como um povo peculiar e separado do restante do mundo.

E, ao passo que a promessa foi dada sem mediação pelo próprio Deus, a lei foi dada pelo ministério de anjos e pela mão de um mediador. Daí ficou evidente que a lei não poderia ter sido concebida para pôr de lado a promessa.

Pois (v. 20) “um mediador não é mediador de um”, de uma parte somente; “mas Deus é um”, somente uma parte na promessa ou aliança feita com Abraão.

E, por isso, não se deve supor que, por uma transação que ocorreu somente entre ele e a nação dos judeus, tornaria sem efeito uma promessa que muito antes havia feito a Abraão e a toda a sua descendência espiritual, fossem judeus ou gentios.

Isso não teria sido compatível com sua sabedoria, nem com sua verdade e fidelidade. Moisés era somente um mediador entre Deus e a descendência espiritual de Abraão; e, por isso, a lei dada por ele não poderia afetar a promessa feita a eles, muito menos subvertê-la.

II. A lei foi dada para convencer os homens da necessidade de um Salvador. O apóstolo pergunta (v. 21), como algo que alguns poderiam estar dispostos a objetar: “A lei, então, é contra as promessas de Deus?”

“Elas realmente se chocam e interferem umas com as outras? Ou você não coloca a aliança com Abraão e a lei de Moisés em divergência uma com a outra?”

A isso responde: “Deus o proíba”; estava longe de acolher tal pensamento, nem poderia ser inferido do que havia dito.

A lei não é de modo algum incompatível com a promessa, mas lhe serve, pois seu desígnio é revelar as transgressões dos homens e lhes mostrar a necessidade que têm de uma justiça melhor do que a da lei.

Essa consequência seguiria muito mais da doutrina deles do que da do apóstolo. Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse dar vida, na verdade a justiça teria sido pela lei, e, nesse caso, a promessa teria sido substituída e tornada inútil.

Mas isso não poderia ser em nosso estado presente, pois “a Escritura encerrou todos sob o pecado” (v. 22). Ou declarou que todos, tanto judeus quanto gentios, estão em um estado de culpa, e, por isso, são incapazes de alcançar justiça e justificação pelas obras da lei.

A lei revelou suas feridas, mas não poderia lhes fornecer um remédio: mostrou que eram culpados, porque designava sacrifícios e purificações que eram manifestamente insuficientes para tirar o pecado.

E, por isso, seu grande desígnio era que a promessa pela fé de Jesus Cristo fosse dada aos que creem. Para que, convencidos de sua culpa e da insuficiência da lei para efetuar uma justiça em favor deles, fossem persuadidos a crer em Cristo, e assim obtivessem o benefício da promessa.

III. A lei foi concebida como um mestre-escola, para conduzir os homens a Cristo, v. 24. No versículo anterior, o apóstolo nos dá a conhecer o estado dos judeus sob a economia mosaica.

Antes de vir a fé, ou antes de Cristo aparecer e a doutrina da justificação pela fé nele ser mais plenamente revelada, eram guardados sob a lei, obrigados, sob severas penalidades, a uma estrita observância de seus diversos preceitos.

E naquele tempo estavam encerrados, mantidos sob seu terror e disciplina, como prisioneiros em um estado de confinamento. O desígnio disso era que, assim, estivessem mais prontamente dispostos a abraçar a fé que depois seria revelada.

Ou fossem persuadidos a aceitar Cristo quando viesse ao mundo e a concordar com aquela dispensação melhor que ele introduziria, pela qual seriam libertos da escravidão e servidão e trazidos a um estado de maior luz e liberdade.

Ora, naquele estado, diz-lhes, a lei era seu mestre-escola, para conduzi-los a Cristo, para que fossem justificados pela fé.

Assim como declarava a mente e vontade de Deus acerca deles, e ao mesmo tempo anunciava uma maldição contra eles por cada falha em seu dever, assim era apropriada para convencê-los de sua condição perdida e arruinada em si mesmos.

E para lhes deixar ver a fraqueza e insuficiência de sua própria justiça para recomendá-los a Deus.

E, assim como os obrigava a uma variedade de sacrifícios, etc., que, embora não pudessem por conta própria tirar o pecado, eram figuras de Cristo e do grande sacrifício que ele ofereceria para sua expiação, assim os dirigia (embora de maneira mais escura e obscura) a ele como seu único socorro e refúgio.

E assim era seu mestre-escola, para instruí-los e governá-los em seu estado de menoridade, ou, como a palavra paidagogos mais propriamente significa, seu servo, para guiá-los e conduzi-los a Cristo (como as crianças costumavam ser guiadas à escola pelos servos que zelavam por elas).

Para que fossem mais plenamente instruídos por ele, como seu mestre-escola, no verdadeiro caminho de justificação e salvação, que é somente pela fé nele, e do qual ele foi designado para dar as revelações mais plenas e claras.

Mas, para que não se dissesse: se a lei tinha essa utilidade e serviço sob o estado judaico, por que não pode continuar a tê-los também sob o estado cristão? O apóstolo acrescenta (v. 25) que, depois de vir a fé e ocorrer a dispensação do evangelho, não estamos mais sob um mestre-escola.

Nessa dispensação, Cristo e o caminho de perdão e vida pela fé nele são postos na luz mais clara. Não temos tal necessidade da lei para nos dirigir a ele como havia então.

Assim o apóstolo nos dá a conhecer para que usos e propósitos a lei servia; e, do que diz acerca dessa questão, podemos observar:

  1. A bondade de Deus para com seu povo de antes, ao lhes dar a lei. Pois, embora, em comparação com o estado do evangelho, fosse uma dispensação de escuridão e terror, contudo lhes fornecia meios e auxílios suficientes tanto para dirigi-los em seu dever para com Deus quanto para animar suas esperanças nele.

  2. A grande falta e insensatez dos judeus, ao entenderem mal o desígnio da lei e abusarem dela para um propósito muito diferente do que Deus tinha a intenção de realizar ao dá-la; pois esperavam ser justificados por suas obras.

Ao passo que ela nunca foi concebida para ser a regra de sua justificação, mas somente um meio de convencê-los de sua culpa e de sua necessidade de um Salvador, e de dirigi-los a Cristo e à fé nele, como o único caminho de obter esse privilégio. Veja Romanos 9:31, 32; 10:3, 4.

  1. A grande vantagem do estado do evangelho sobre o legal: sob o estado do evangelho não só desfrutamos de uma revelação mais clara da graça e misericórdia divinas do que a concedida aos judeus de antes, mas também somos libertos do estado de escravidão e terror sob o qual eram mantidos.

Agora não somos tratados como crianças em um estado de menoridade, mas como filhos crescidos até a idade adulta, admitidos a liberdades maiores e investidos de privilégios mais amplos do que eles.

O apóstolo se estende sobre isso nos versículos seguintes. Pois, tendo mostrado com que intenção a lei foi dada, no fim do capítulo nos dá a conhecer nosso privilégio por Cristo, onde particularmente declara:

(1.) Que somos filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus, v. 26. E aqui podemos observar:

[1.] O grande e excelente privilégio que os cristãos reais desfrutam sob o evangelho: são filhos de Deus; não são mais considerados servos, mas filhos.

Agora não são mantidos a tal distância e sob tais restrições como os judeus eram, mas lhes é consentido um acesso mais próximo e livre a Deus do que era concedido aos judeus.

Sim, e ainda são admitidos no número dos seus filhos, e têm direito a todos os seus privilégios.

[2.] Como chegam a obter esse privilégio: pela fé em Cristo Jesus. Tendo-o aceitado como seu Senhor e Salvador e confiando somente nele para justificação e salvação, são por isso admitidos nessa feliz relação com Deus e têm direito aos seus privilégios.

Pois (João 1:12) “a todos os que o receberam ele deu poder para se tornarem filhos de Deus”, até aos que creem em seu nome.

E essa fé em Cristo, pela qual se tornaram filhos de Deus, lembra-nos ele (v. 27), era o que professaram no batismo; pois acrescenta: “Todos os que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.

Tendo professado no batismo sua fé nele, foram por isso dedicados a ele e haviam, por assim dizer, vestido sua libré, e se declarado seus servos e discípulos; e, tendo assim se tornado membros de Cristo, eram por ele reconhecidos e considerados filhos de Deus. Repare aqui:

Primeiro, o batismo é agora o rito solene de nossa admissão na igreja cristã, como a circuncisão era na dos judeus.

Nosso Senhor Jesus o designou para ser assim, na comissão que deu a seus apóstolos (Mateus 28:19), e, de acordo com isso, sua prática era batizar os que haviam feito discípulos da fé cristã.

E talvez o apóstolo pudesse reparar no batismo deles aqui, e em se tornarem filhos de Deus pela fé em Cristo nele professada, para evitar uma objeção ulterior que os falsos mestres poderiam tender a apresentar em favor da circuncisão.

Poderiam estar prontos a dizer: embora se deva consentir que a lei, como dada no monte Sinai, foi ab-rogada pela vinda de Cristo, a descendência prometida, contudo por que seria também posta de lado a circuncisão, quando ela foi dada a Abraão junto com a promessa, e muito antes da entrega da lei por Moisés?

Mas essa dificuldade é suficientemente removida quando o apóstolo diz: os que são batizados em Cristo se revestiram de Cristo. Pois daí fica evidente que, sob o evangelho, o batismo vem no lugar da circuncisão.

E os que pelo batismo são dedicados a Cristo e sinceramente creem nele são, para todos os fins e propósitos, tão admitidos aos privilégios do estado cristão quanto os judeus eram, pela circuncisão, aos do legal (Filipenses 3:3); e, por isso, não havia motivo para que o uso da circuncisão ainda continuasse.

Repare, segundo, em nosso batismo nos revestimos de Cristo; nele professamos nosso discipulado a ele e somos obrigados a nos comportar como seus servos fiéis.

Sendo batizados em Cristo, somos batizados em sua morte, para que, assim como ele morreu e ressuscitou, assim, em conformidade com isso, morramos para o pecado e andemos em novidade de vida (Romanos 6:3, 4). Seria de grande vantagem para nós se lembrássemos disso mais frequentemente.

(2.) Que esse privilégio de ser filhos de Deus e de ser pelo batismo dedicados a Cristo é agora desfrutado em comum por todos os cristãos reais.

A lei, de fato, fazia uma diferença entre judeu e grego, dando aos judeus a preeminência por muitos motivos. Também fazia uma diferença entre escravo e livre, senhor e servo, e entre homem e mulher, sendo circuncidados os homens.

Mas agora não é assim; todos estão no mesmo nível e são todos um em Cristo Jesus. Assim como um não é aceito por quaisquer vantagens nacionais ou pessoais que possa desfrutar acima do outro, assim também o outro não é rejeitado pela falta delas.

Mas todos os que sinceramente creem em Cristo, de qualquer nação, sexo ou condição que sejam, são aceitos por ele e se tornam filhos de Deus pela fé nele.

(3.) Que, sendo de Cristo, somos a descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Seus mestres judaizantes queriam que cressem que deviam ser circuncidados e guardar a lei de Moisés, ou não poderiam ser salvos.

Não: diz o apóstolo, não há necessidade disso; pois, se vocês são de Cristo, se sinceramente creem nele, que é a descendência prometida, em quem todas as nações da terra seriam abençoadas, vocês, por isso, se tornam a verdadeira descendência de Abraão, o pai dos fiéis.

E, como tais, são herdeiros segundo a promessa e, consequentemente, têm direito às suas grandes bênçãos e privilégios.

E, por isso, considerando tudo, visto que ficou evidente que a justificação não seria alcançada pelas obras da lei, mas somente pela fé em Cristo, e que a lei de Moisés era uma instituição temporária, e foi dada para propósitos que somente serviam à promessa e não a subvertiam.

E que agora, sob o evangelho, os cristãos desfrutam de privilégios muito maiores e melhores do que os judeus desfrutavam sob aquela dispensação, deve necessariamente seguir que eram muito irrazoáveis e imprudentes ao dar ouvidos aos que se empenhavam, ao mesmo tempo, em privá-los da verdade e liberdade do evangelho.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra