Matthew Henry

Filipenses 3

Argumento

Ele os adverte contra os sedutores judaizantes (vv. 1-3) e apresenta o próprio exemplo. Aqui enumera os privilégios de sua condição judaica, que rejeitou (vv. 4-8), descreve aquilo que escolheu para si (vv. 9-16) e encerra com uma exortação a tomar cuidado com os homens perversos e a seguir o seu exemplo, vv. 17-21.

Versículos 1 a 3

Descrição dos Verdadeiros Cristãos. (62 d.C.)

Parece que a igreja dos filipenses, embora fiel e florescente, era perturbada pelos mestres judaizantes, que procuravam manter a lei de Moisés e misturar suas observâncias com a doutrina de Cristo e suas instituições. Ele começa o capítulo com advertências contra esses sedutores.

I. Ele os exorta a alegrar-se no Senhor (v. 1), a ficar satisfeitos com o interesse que tinham nele e com o benefício que esperavam obter por meio dele. É próprio do caráter e da disposição dos cristãos sinceros alegrar-se em Cristo Jesus.

Quanto mais desfrutamos do consolo de nossa religião, tanto mais firmemente nos apegamos a ela; quanto mais nos alegramos em Cristo, tanto mais dispostos ficamos a agir e sofrer por ele, e menor é o perigo de sermos afastados dele. A alegria do Senhor é a nossa força, Neemias 8:10.

II. Ele os adverte a tomar cuidado com aqueles falsos mestres: Escrever a vocês a mesma coisa, para mim, de fato, não é penoso, mas para vocês é seguro; isto é, as mesmas coisas que já preguei a vocês. É como se dissesse: “O que foi apresentado aos ouvidos de vocês será apresentado aos seus olhos; o que falei antes agora será escrito, para mostrar que continuo com o mesmo parecer”.

“Para mim, de fato, não é penoso.” Observe: 1. Os ministros não devem considerar penoso para si aquilo que têm motivo para crer que é seguro e edificante para o povo. 2. Faz-nos bem ouvir muitas vezes as mesmas verdades, para reavivar a lembrança e fortalecer a impressão das coisas importantes. É curiosidade caprichosa querer ouvir sempre alguma novidade.

Ele lhes dá aqui uma advertência necessária: “Guardai-vos dos cães”, v. 2. O profeta chama os falsos profetas de cães mudos (Isaías 56:10), aos quais o apóstolo parece referir-se aqui. São cães por causa de sua malícia contra os fiéis que professam o evangelho de Cristo: latem para eles e os mordem.

Exaltavam as boas obras em oposição à fé em Cristo, mas Paulo os chama de maus obreiros. Gabavam-se de pertencer à circuncisão, mas ele os chama de mutilação: rasgavam e dilaceravam a igreja de Cristo, fazendo-a em pedaços; ou defendiam um rito abolido, mero corte da carne sem significado.

III. Ele descreve os verdadeiros cristãos, que são de fato a circuncisão, a circuncisão espiritual, o povo peculiar de Deus, que está em aliança com ele, como estavam os israelitas do Antigo Testamento: “Nós somos a circuncisão, que adoramos a Deus no espírito, e nos alegramos em Cristo Jesus, e não temos confiança na carne”. Há aqui três características:

  1. Adoravam no espírito, em contraste com as ordenanças carnais do Antigo Testamento, que consistiam em alimentos, bebidas e diversas abluções, etc. O cristianismo nos afasta dessas coisas e nos ensina a ter comunhão interior com Deus em todos os deveres do culto religioso. Devemos adorar a Deus em espírito, João 4:24.

A prática da religião não serve para nada além da medida em que o coração está empenhado nela. Tudo o que fizermos, devemos fazê-lo de coração, como para o Senhor; e devemos adorar a Deus na força e na graça do Espírito Divino, tão próprias da condição do evangelho, que é o ministério do espírito, 2 Coríntios 3:8.

  1. Alegram-se em Cristo Jesus, e não nos privilégios peculiares da igreja judaica, nem naquilo que lhes corresponde na igreja cristã: meros desfrutes e práticas exteriores. Alegram-se em sua relação com Cristo e no interesse que têm nele.

Deus tornou dever dos israelitas alegrar-se diante dele nos átrios de sua casa; mas agora que a substância chegou, as sombras foram removidas, e devemos alegrar-nos somente em Cristo Jesus.

  1. Não têm confiança na carne, naquelas ordenanças carnais e práticas exteriores. Devemos ser afastados da confiança em nosso próprio alicerce, para que edifiquemos somente sobre Jesus Cristo, o fundamento eterno. Nossa confiança, assim como nossa alegria, pertence propriamente a ele.

Versículos 4 a 8

A Falsa Confiança Rejeitada. (62 d.C.)

O apóstolo aqui apresenta a si mesmo como exemplo de confiar somente em Cristo, e não em seus privilégios como israelita.

I. Ele mostra o que tinha de que se gabar como judeu e fariseu. Que ninguém pense que o apóstolo desprezava essas coisas (como os homens costumam fazer) porque ele próprio não as tinha para nelas se gloriar.

Não: se tivesse desejado gloriar-se e confiar na carne, tinha tanto motivo para fazê-lo como qualquer homem: se algum outro homem pensa que tem de que confiar na carne, eu mais, v. 4. Tinha tanto de que se gabar como qualquer judeu entre todos eles:

  1. Seus privilégios de nascimento. Não era prosélito, mas israelita nativo: “Da linhagem de Israel”. E era da tribo de Benjamim, em cujo território estava o templo e que aderiu a Judá quando todas as outras tribos se revoltaram. Benjamim era o querido do pai, e essa era uma tribo favorecida.

“Hebreu dos hebreus”, israelita de ambos os lados, por pai e mãe, e de uma geração a outra; nenhum de seus antepassados havia se casado com gentios.

  1. Podia gabar-se de suas relações com a igreja e a aliança, pois foi “circuncidado ao oitavo dia”. Tinha em sua carne o sinal da aliança de Deus e foi circuncidado no próprio dia que Deus havia designado.

  2. Quanto à instrução, era fariseu, criado aos pés de Gamaliel, um eminente doutor da lei; e era um estudioso instruído em toda a instrução dos judeus, ensinado segundo a maneira perfeita das leis dos pais, Atos 22:3.

Era “fariseu, filho de um fariseu” (Atos 23:6), e viveu como fariseu segundo a seita mais rigorosa de sua religião, Atos 26:5.

  1. Tinha uma conduta irrepreensível: quanto à justiça que é da lei, irrepreensível. Até onde ia a exposição da lei pelos fariseus, e quanto à mera letra da lei e à sua observância exterior, podia absolver-se de sua violação e não podia ser acusado por ninguém.

  2. Havia sido um homem ativo por sua religião. Assim como fazia uma profissão rigorosa dela, sob o título e caráter de fariseu, também perseguia aqueles que considerava seus inimigos. “Quanto ao zelo, perseguindo a igreja.”

  3. Mostrou que agia com seriedade, embora tivesse um zelo sem o conhecimento necessário para dirigir e governar o exercício desse zelo: “Fui zeloso para com Deus, como todos vocês são neste dia, e persegui esse caminho até a morte”, Atos 22:3, 4.

Tudo isso bastava para tornar confiante um judeu orgulhoso e era capital suficiente para iniciar com ele sua justificação. Mas:

II. O apóstolo aqui nos diz quão pouco caso fazia dessas coisas, em comparação com sua participação em Cristo e suas expectativas dele. Mas as coisas que eram ganho para mim, essas tenho considerado perda por Cristo (v. 7).

Isto é, as coisas que havia considerado ganho enquanto era fariseu, e que havia enumerado antes, essas considerava perda por Cristo. “Eu deveria ter-me considerado um perdedor indizível se, por aderir a elas, tivesse perdido minha participação em Jesus Cristo.”

Considerava-as perda, não apenas insuficientes para enriquecê-lo, mas coisas que certamente o empobreceriam e arruinariam se confiasse nelas, em oposição a Cristo.

Observe: O apóstolo não os persuadia a fazer nada que ele próprio não tivesse feito, a renunciar a nada que ele próprio não tivesse renunciado, nem a aventurar-se em embarcação alguma na qual ele próprio não houvesse arriscado sua alma imortal.

“Sim, sem dúvida, e considero todas as coisas apenas perda pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor”, v. 8. Aqui o apóstolo se explica:

  1. Ele nos diz o que ambicionava e buscava: era o conhecimento de Cristo Jesus, seu Senhor, um conhecimento crente e experimental de Cristo como Senhor; não meramente conceitual e especulativo, mas um conhecimento prático e eficaz dele.

Assim, conhecimento às vezes representa fé: “Pelo seu conhecimento”, ou pelo conhecimento dele, “meu servo justo justificará muitos”, Isaías 53:11. E é a excelência do conhecimento.

Há uma excelência abundante e transcendente na doutrina de Cristo, ou na religião cristã, acima de todo o conhecimento da natureza e dos aperfeiçoamentos da sabedoria humana.

Pois é apropriada à situação dos pecadores decaídos e lhes fornece tudo de que precisam e tudo o que podem desejar e esperar, com toda sabedoria salvadora e graça salvadora.

  1. Ele mostra como havia renunciado a seus privilégios como judeu e fariseu: “Sim, sem dúvida”. Sua expressão se eleva com santo triunfo e exaltação, alla men oun ge kai. Há cinco partículas no original: Mas, de fato, até também considero todas as coisas apenas perda.

Antes havia falado daquelas coisas, seus privilégios judaicos; aqui fala de todas as coisas, todos os desfrutes mundanos e quaisquer meros privilégios exteriores, coisas da mesma espécie ou de qualquer outra espécie que pudessem rivalizar com Cristo pelo trono de seu coração ou alegar mérito e dignidade.

Ali havia dito que as considerava apenas perda; mas poderia ser perguntado: “Continuava na mesma disposição, não se arrependeu de ter renunciado a elas?” Não: agora fala no tempo presente: Sim, sem dúvida, eu as considero apenas perda.

Mas pode ser dito: “É fácil dizer isso; mas o que faria quando chegasse à prova?” Ora, ele nos diz que havia praticado conforme essa avaliação da situação: “Por quem sofri a perda de todas as coisas”.

Havia renunciado a todas as suas honras e vantagens como judeu e fariseu, e se submetido a todo o descrédito e sofrimento que acompanhavam a profissão e a pregação do evangelho.

Quando embarcou no navio da religião cristã, arriscou tudo nele e sofreu a perda de tudo pelos privilégios de um cristão.

Ou melhor: não apenas as considerava perda, mas esterco, skybala: restos lançados aos cães. Não são apenas menos valiosas que Cristo, mas desprezíveis no mais alto grau quando rivalizam com ele.

Repare: O Novo Testamento nunca fala da graça salvadora em termos que a diminuam; ao contrário, apresenta-a como os frutos do Espírito divino e a imagem de Deus na alma do homem, como uma natureza divina e a semente de Deus.

E a fé é chamada “fé preciosa”; e a mansidão é “aos olhos de Deus de grande preço”, 1 Pedro 3:4; 2 Pedro 1:1, etc.

Versículos 9 a 14

A Preocupação, a Esperança e o Alvo do Apóstolo. (62 d.C.)

Ouvimos agora aquilo a que o apóstolo renunciou; vejamos agora aquilo de que se apossou e a que resolveu apegar-se, a saber, Cristo e o céu. Tinha seu coração nessas duas grandes peculiaridades da religião cristã.

I. O apóstolo tinha seu coração em Cristo como sua justiça. Isso é ilustrado em diversos casos:

  1. Desejava ganhar Cristo; e se consideraria alguém com ganho indizível se ao menos tivesse participação em Cristo e em sua justiça, e se Cristo se tornasse seu Senhor e Salvador: para que eu o ganhe; como o corredor ganha o prêmio, como o marinheiro alcança o porto para o qual se dirige.

A expressão indica que precisamos contender por ele e buscá-lo, e que tudo é pouco para ganhá-lo.

  1. Que fosse encontrado nele (v. 9), como o homicida era encontrado na cidade de refúgio, onde estava seguro do vingador do sangue, Números 35:25. Ou faz alusão a um comparecimento judicial; assim devemos ser encontrados por nosso Juiz em paz, 2 Pedro 3:14.

Estamos perdidos sem uma justiça com que comparecer diante de Deus, pois somos culpados. Há uma justiça provida para nós em Jesus Cristo, e é uma justiça completa e perfeita. Ninguém pode ter participação nela ou benefício dela senão aqueles que abandonam a confiança em si mesmos e são levados a crer nele de coração.

“Não tendo minha própria justiça, que é da lei; não pensando que minhas observâncias exteriores e boas ações podem expiar minhas más ações, ou que, contrapondo umas às outras, possa acertar as contas com Deus.”

“Não: a justiça da qual dependo é aquela que vem pela fé de Cristo, uma justiça evangélica, e não legal: a justiça que é de Deus pela fé, ordenada e designada por Deus.”

O Senhor Jesus Cristo é o Senhor, nossa justiça, Isaías 45:24; Jeremias 23:6. Se não tivesse sido Deus, não poderia ter sido nossa justiça.

A excelência transcendente da natureza divina conferiu tal valor e tal virtude aos seus sofrimentos que eles se tornaram suficientes para satisfazer pelos pecados do mundo e trazer uma justiça que será eficaz para todos os que creem.

A fé é o meio ordenado de participação efetiva e benefício salvador em tudo o que seu sangue adquiriu. É pela fé em seu sangue, Romanos 3:25.

  1. Que conhecesse Cristo (v. 10): “Para que eu o conheça, e o poder de sua ressurreição, e a comunhão de seus sofrimentos”. A fé é chamada conhecimento, Isaías 53:11.

Conhecê-lo aqui é crer nele; é um conhecimento experimental do poder de sua ressurreição e da comunhão de seus sofrimentos, ou sentir sua eficácia e virtude transformadoras. Observe: O apóstolo ambicionava tanto ser santificado como ser justificado.

Desejava tanto conhecer o poder da morte e ressurreição de Cristo matando o pecado nele e ressuscitando-o para novidade de vida, como receber o benefício da morte e ressurreição de Cristo em sua justificação.

  1. Que fosse conformado a ele, e isso também se refere à sua santificação. Somos então conformados à sua morte quando morremos para o pecado, como Cristo morreu pelo pecado, quando somos crucificados com Cristo, a carne e suas afeições mortificadas, e o mundo crucificado para nós, e nós para o mundo, pela virtude da cruz de Cristo.

Essa é nossa conformidade à sua morte.

II. O apóstolo tinha seu coração no céu como sua felicidade: “Se por algum meio eu pudesse atingir a ressurreição dos mortos”, v. 11:

  1. A felicidade do céu é aqui chamada ressurreição dos mortos, porque, embora as almas dos fiéis, quando partem, estejam imediatamente com Cristo, contudo sua felicidade não será completa até a ressurreição geral dos mortos no último dia, quando alma e corpo serão glorificados juntos.

Anastasis às vezes significa o estado futuro. Isso o apóstolo tinha em vista; isso desejava atingir. Haverá uma ressurreição dos injustos, que ressurgirão para vergonha e desprezo eternos; e nosso zelo deve ser escapar dela.

Mas a ressurreição alegre e gloriosa dos santos é chamada a ressurreição, kat exochen: por eminência, porque é pela virtude da ressurreição de Cristo, como seu cabeça e primícias; ao passo que os perversos ressurgirão apenas pelo poder de Cristo como seu juiz.

Para os santos, será de fato uma ressurreição, um retorno à bem-aventurança, à vida e à glória; enquanto a ressurreição dos perversos é ressurgir da sepultura, mas um retorno a uma segunda morte.

É chamada ressurreição dos justos e “ressurreição da vida” (João 5:29), e eles são considerados dignos de obter aquele mundo e a ressurreição dentre os mortos, Lucas 20:35.

  1. O apóstolo avançava em direção a essa ressurreição alegre. Estava disposto a fazer qualquer coisa ou sofrer qualquer coisa para atingir aquela ressurreição. Sua esperança e perspectiva o levavam com tanta coragem e constância através de todas as dificuldades que encontrava em seu trabalho.

Fala como se eles corressem o perigo de perdê-la e ficar aquém dela. Um santo temor de ficar aquém é um excelente meio de perseverança. Observe: Seu zelo por ser encontrado em Cristo visava atingir a ressurreição dos mortos.

O próprio Paulo não esperava atingi-la por seu próprio mérito e justiça, mas pelo mérito e justiça de Jesus Cristo. “Que eu seja encontrado em Cristo, para atingir a ressurreição dos mortos, ser encontrado crente nele e participante dele pela fé.” Observe:

(1.) Ele considera estar num estado de imperfeição e prova: “Não como se já tivesse atingido, ou já fosse perfeito”, v. 12. Observe: Os melhores homens do mundo reconhecerão prontamente sua imperfeição no estado presente.

Ainda não atingimos, não somos já perfeitos; continua faltando muito em todos os nossos deveres, graças e confortos. Se Paulo não havia atingido a perfeição (ele que havia alcançado grau tão elevado de santidade), muito menos nós.

Novamente: “Irmãos, não me considero como tendo alcançado” (v. 13), ou logizomai. “Faço esse julgamento da situação; assim raciocino comigo mesmo.” Observe: Aqueles que pensam ter graça suficiente dão prova de que têm bem pouca, ou antes de que não têm nenhuma.

Pois, onde há verdadeira graça, há desejo de mais graça e um avançar em direção à perfeição da graça.

(2.) Quais eram as ações do apóstolo sob esse convencimento. Considerando que não havia já atingido nem alcançado, avançava:

“Prossigo” (v. 12), dioko: “Persigo com vigor, como alguém que persegue a caça. Procuro obter mais graça e fazer mais bem, e nunca penso ter feito o suficiente: se eu puder alcançar aquilo para o que também fui alcançado por Cristo Jesus.” Observe:

[1.] De onde vem nossa graça: de sermos alcançados por Cristo Jesus. Não é primeiro agarrarmo-nos a Cristo, mas ele nos agarrar, que constitui nossa felicidade e salvação. “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro”, 1 João 4:19.

Não é continuarmos segurando Cristo, mas ele continuar segurando-nos, que constitui nossa segurança. Somos guardados por seu grande poder mediante a fé para a salvação, 1 Pedro 1:5. Observe:

[2.] O que é a felicidade do céu: é alcançar aquilo para o que somos alcançados por Cristo. Quando Cristo nos agarrou, foi para levar-nos ao céu; e alcançar aquilo para o que nos alcançou é atingir a perfeição de nossa bem-aventurança.

Ele acrescenta ainda (v. 13): “Esta única coisa faço” (esse era seu grande zelo e preocupação), “esquecendo as coisas que ficam para trás e estendendo-me para as coisas que estão adiante”.

Há um esquecimento pecaminoso dos pecados passados e das misericórdias passadas, que devem ser lembrados para o exercício de arrependimento constante e gratidão a Deus.

Mas Paulo esquecia as coisas que ficavam para trás para não se contentar com as medidas presentes de graça; continuamente buscava ter mais e mais. Assim se estende, epekteinomenos: estendeu-se para a frente, avançando em direção ao seu objetivo; isso expressa uma preocupação veemente.

(3.) O alvo do apóstolo nessas ações: “Avanço para o alvo, pelo prêmio do elevado chamado de Deus em Cristo Jesus”, v. 14. Ele avançava para o alvo.

Assim como quem corre uma corrida nunca para antes do fim, mas continuamente avança tão depressa como pode, também aqueles que têm o céu em vista devem continuamente avançar para ele em santos desejos e esperanças, e esforços e preparativos constantes.

Quanto mais preparados ficarmos para o céu, mais depressa devemos avançar para ele. O céu é aqui chamado o alvo, porque é aquilo que todo bom cristão tem em vista; como o arqueiro tem os olhos fixos no alvo que tem o desígnio de atingir.

“Pelo prêmio do elevado chamado.” Observe: O chamado de um cristão é um elevado chamado; vem do céu como sua origem e tende para o céu. O céu é o prêmio do elevado chamado, to brabeion: o prêmio pelo qual combatemos, corremos e lutamos corpo a corpo, o que almejamos em tudo o que fazemos e que recompensará todos os nossos esforços.

É de grande utilidade na carreira cristã manter nossos olhos no céu. Isso é apropriado para nos dar a medida de todo o nosso serviço e nos animar a cada passo que damos; e é de Deus, de quem devemos esperá-lo.

A vida eterna é o dom de Deus (Romanos 6:23), mas é em Cristo Jesus; por sua mão deve vir a nós, pois é adquirida em nosso favor por ele. Não há como chegar ao céu como nosso lar senão por Cristo como nosso caminho.

Versículo 15

Advertências e Exortações. (62 d.C.)

O apóstolo, tendo apresentado a si mesmo como exemplo, insta os filipenses a segui-lo. Tenhamos a mesma disposição que havia no bendito Paulo. Vemos aqui qual era sua disposição; sejamos da mesma disposição e voltemos o coração para Cristo e para o céu, como ele fez.

  1. Ele mostra que nisto todos os bons cristãos concordavam: fazer de Cristo tudo em todos e voltar o coração para outro mundo. A isso todos nós chegamos.

Embora os bons cristãos possam divergir em suas opiniões sobre outras coisas, concordam nisto: Cristo é tudo para o cristão, e ganhar a Cristo e ser achado nele envolvem nossa felicidade tanto aqui quanto no além. E, portanto, andemos segundo a mesma regra e pensemos a mesma coisa.

Tendo feito de Cristo o nosso tudo, para nós o viver deve ser Cristo. Concordemos em prosseguir para o alvo e fazer do céu o nosso fim.

  1. Esta é uma boa razão pela qual os cristãos que divergem em assuntos menores devem, ainda assim, suportar-se uns aos outros, pois concordam no assunto principal:

“Se em alguma coisa vocês têm outra disposição, se divergem uns dos outros e não têm o mesmo juízo quanto a alimentos e dias e a outros assuntos da lei judaica, ainda assim não devem julgar uns aos outros, enquanto todos se encontram agora em Cristo como seu centro e esperam encontrar-se em breve no céu como seu lar.

“Quanto aos outros assuntos de divergência, não lhes atribuam grande importância; Deus lhes revelará até mesmo isso. Seja qual for o ponto em que divergem, devem esperar até que Deus lhes dê melhor entendimento, o que ele fará no devido tempo.

“Enquanto isso, até onde já chegaram, devem caminhar juntos nos caminhos de Deus, unir-se em todas as grandes coisas em que concordam e esperar mais luz nos assuntos menores em que divergem.”

Versículos 17 a 21

O Apóstolo Insiste em Seu Próprio Exemplo. (62 d.C.)

Ele encerra o capítulo com avisos e exortações.

I. Ele os avisa contra seguir os exemplos dos sedutores e dos mestres maus (v. 18, 19): “Muitos andam, dos quais frequentemente vos falei, e agora vos falo chorando, que são os inimigos da cruz de Cristo”. Observe:

  1. Há muitos chamados pelo nome de Cristo que são inimigos da cruz de Cristo e de seu desígnio e intenção. Seu andar é evidência mais segura do que são do que sua profissão. “Pelos seus frutos os conhecereis”, Mateus 7:20. O apóstolo avisa as pessoas contra tais homens:

(1.) Muito frequentemente: “Frequentemente vos falei”. Tão pouco atendemos aos avisos que nos são dados que precisamos de sua repetição. Escrever as mesmas coisas é seguro, v. 1.

(2.) Com sentimento e afeição: “Agora lhes falo chorando”. Paulo era, nas ocasiões apropriadas, um pregador que chorava, como Jeremias era um profeta que chorava. Observe: Um sermão antigo pode ser pregado com novas afeições; o que frequentemente dizemos podemos dizer novamente, se o dissermos com afeição e estivermos nós mesmos sob seu poder.

  1. Ele nos dá as características daqueles que eram inimigos da cruz de Cristo:

(1.) “Cujo Deus é seu ventre.” Não cuidavam de nada senão de seus apetites sensuais. É um ídolo miserável, e um escândalo para qualquer pessoa, mas especialmente para os cristãos, sacrificar-lhe o favor de Deus, a paz de sua consciência e sua felicidade eterna.

Os glutões e bêbados fazem de seu ventre um deus, e todo o seu zelo é agradá-lo e prover para ele. A mesma observância que as pessoas boas dão a Deus os epicuristas dão aos seus apetites. Desses ele diz: “Eles não servem ao Senhor Jesus Cristo, mas aos seus próprios ventres”, Romanos 16:18.

(2.) Gloriam-se em sua vergonha. Não apenas pecavam, mas se gabavam disso e se gloriavam naquilo de que deveriam envergonhar-se. O pecado é a vergonha do pecador, especialmente quando nele se gloria. “Valorizam-se por aquilo que é sua mancha e descrédito.”

(3.) Cuidam de coisas terrenas. Cristo veio por sua cruz crucificar o mundo para nós e nós para o mundo; e aqueles que cuidam de coisas terrenas agem diretamente contra a cruz de Cristo e esse seu grande desígnio.

Têm gosto pelas coisas terrenas e nenhum gosto pelas coisas espirituais e celestiais. Põem seus corações e afeições nas coisas terrenas; amam-nas e até se apaixonam por elas, e nelas têm confiança e satisfação.

Ele lhes atribui esse caráter para mostrar quão absurdo seria os cristãos seguirem seu exemplo ou serem arrastados por eles; e, para dissuadir-nos todos de fazê-lo, pronuncia sua condenação:

(4.) “Cujo fim é destruição.” Seu caminho parece agradável, mas a morte e o inferno estão no fim dele. “Que fruto tínheis então nas coisas de que agora vos envergonhais? Pois o fim dessas coisas é a morte”, Romanos 6:21.

É perigoso segui-los, embora seja descer a correnteza; pois, se escolhermos seu caminho, temos motivo para temer seu fim. Talvez faça alusão à destruição total da nação judaica.

II. Ele apresenta a si mesmo e a seus irmãos como exemplo, em oposição a esses exemplos maus: “Irmãos, sejam meus seguidores conjuntamente e observem aqueles que andam como vocês nos têm por exemplo”, v. 17. Observem-nos como seu modelo.

Ele se explica (v. 20) por sua consideração por Cristo e pelo céu: “Pois nossa conduta está no céu”. Observe: Os bons cristãos, mesmo enquanto estão aqui na terra, têm sua conduta no céu. Sua cidadania está lá, politeuma.

Como se tivesse dito: “Estamos ligados àquele mundo e somos cidadãos da Nova Jerusalém. Este mundo não é nosso lar, mas aquele é. Lá estão nossos maiores privilégios e interesses.”

E, porque nossa cidadania está lá, nossa conduta está lá; ligados àquele mundo, mantemos correspondência com ele. A vida de um cristão está no céu, onde está sua cabeça e seu lar, e onde espera estar em breve.

Põe suas afeições nas coisas do alto; e, onde seu coração está, ali estará sua conduta. O apóstolo havia insistido em que seguissem a ele e a outros ministros de Cristo:

“Ora”, poderiam dizer, “vocês são uma companhia de pessoas pobres, desprezadas e perseguidas, que não se destacam e não alegam vantagens no mundo; quem os seguirá?”

“Ou melhor”, diz ele, “mas nossa conduta está no céu. Temos uma relação próxima e uma grande reivindicação ao outro mundo, e não somos tão humildes e desprezíveis como somos apresentados.”

É bom ter comunhão com aqueles que têm comunhão com Cristo, e conviver com aqueles cuja conduta está no céu:

  1. Porque esperamos o Salvador do céu (v. 20): “De onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”. Ele não está aqui; subiu, entrou além do véu em nosso favor; e esperamos sua segunda vinda dali, para reunir consigo todos os cidadãos daquela Nova Jerusalém.

  2. Porque, na segunda vinda de Cristo, esperamos ser felizes e glorificados lá. Há bom motivo para nossa conduta estar no céu, não apenas porque Cristo agora está lá, mas porque esperamos estar lá em breve: “Ele transformará nossos corpos vis, para que sejam conformados ao seu corpo glorioso”, v. 21.

Há uma glória reservada para os corpos dos santos, na qual serão estabelecidos na ressurreição. O corpo agora é, no melhor dos casos, um corpo vil, to soma tes tapeinoseos hemon: o corpo de nossa humilhação.

Tem seu surgimento e origem da terra, é sustentado da terra e está sujeito a muitas doenças e, por fim, à morte. Além disso, frequentemente é a ocasião e instrumento de muito pecado, o que é chamado “o corpo desta morte”, Romanos 7:24.

Ou pode ser entendido como sua vileza quando jaz na sepultura. Na ressurreição, será encontrado um corpo vil, decomposto em podridão e pó; o pó retornará à terra como era, Eclesiastes 12:7.

Mas será tornado um corpo glorioso; e não apenas ressuscitado para a vida, mas ressuscitado com grande vantagem. Observe:

(1.) O modelo dessa mudança, e esse é o corpo glorioso de Cristo. Quando foi transfigurado no monte, “seu rosto brilhou como o sol e suas vestes eram brancas como a luz”, Mateus 17:2.

Foi para o céu vestido com um corpo, para tomar posse da herança em nossa natureza e ser não apenas o primogênito dentre os mortos, mas o primogênito dos filhos da ressurreição.

Seremos conformados à imagem de seu Filho, para que seja o primogênito entre muitos irmãos, Romanos 8:29.

(2.) O poder pelo qual essa mudança será operada: “Segundo a operação pela qual ele é capaz até de sujeitar todas as coisas a si mesmo”. Há uma eficácia de poder, uma extraordinária grandeza de poder e a operação de poder vigoroso, Efésios 1:19.

É motivo de conforto para nós que ele possa sujeitar todas as coisas a si mesmo e, mais cedo ou mais tarde, fará todas as coisas servirem à sua causa. E a ressurreição será operada por esse poder. “Eu o ressuscitarei no último dia”, João 6:44.

Que isso confirme nossa fé na ressurreição: não apenas temos as Escrituras, que nos asseguram que ela acontecerá, mas conhecemos o poder de Deus, que pode efetuá-la, Mateus 22:29.

Assim como a ressurreição de Cristo foi um exemplo glorioso do poder divino e, portanto, ele é declarado Filho de Deus com poder pela ressurreição dentre os mortos (Romanos 1:4), também será nossa ressurreição. E sua ressurreição é uma evidência permanente, assim como modelo, da nossa.

E então todos os inimigos do reino do Redentor serão completamente vencidos. Não apenas aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo (Hebreus 2:14), mas o último inimigo será destruído, isto é, a morte, 1 Coríntios 15:26, será tragada em vitória, v. 54.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra