Matthew Henry

Ezequiel 8

Argumento

Depois de dar ao profeta uma clara antevisão das misérias do povo que se aproximavam, Deus lhe dá aqui uma visão clara da perversidade do povo, pela qual Deus foi provocado a trazer sobre eles essas misérias. Assim, o profeta poderia justificar a Deus em todos os seus juízos, censurar mais especificamente os pecados do povo e anunciar sua ruína com maior satisfação.

Aqui Deus o leva em visão a Jerusalém para mostrar-lhe os pecados cometidos ali, embora já tivesse começado a contender com eles (vv. 1-4). Ali ele vê:

I. A imagem do ciúme erguida à entrada do altar, v. 5, 6.

II. Os anciãos de Israel adorando toda espécie de imagens numa câmara secreta, vv. 7-12.

III. As mulheres chorando por Tamuz, v. 13, 14.

IV. Os homens adorando o sol, v. 15, 16.

Então Deus lhe pede que julgue se um povo tão provocador deveria receber alguma compaixão, v. 17, 18.

Versículos 1 a 6

A Visão da Glória Divina. (a.C. 593.)

Ezequiel estava agora na Babilônia. Mas as mensagens de cólera que havia exposto nos capítulos anteriores diziam respeito a Jerusalém, pois os cativos consideravam que teriam paz ou tribulação conforme a paz ou a tribulação da cidade. Por isso ele tem aqui uma visão do que se fazia em Jerusalém, visão que continua até o fim do capítulo 11.

I. Aqui está a data dessa visão. A primeira que teve foi no quinto ano do cativeiro, no quarto mês e no quinto dia do mês, Ezequiel 1:1, 2. Esta ocorreu exatamente catorze meses depois.

Talvez tenha sido depois de ele ficar deitado 390 dias sobre o lado esquerdo para carregar a iniquidade de Israel e antes de começar os quarenta dias sobre o lado direito para carregar a iniquidade de Judá. Pois agora estava sentado em casa, não deitado. Repare: Deus mantém registro preciso das mensagens que nos envia, porque logo nos pedirá contas delas.

II. Repara-se na oportunidade, assim como no tempo:

  1. O próprio profeta estava sentado em sua casa, sereno e tranquilo, talvez profundamente ocupado em contemplação. Repare: quanto mais nos afastamos do mundo e nos recolhemos ao nosso próprio coração, mais aptos estamos para ter comunhão com Deus. Os que se sentam para considerar o que aprenderam receberão mais ensino.

Ou ele estava sentado em casa, pronto para pregar às pessoas que o procuravam, mas aguardando instruções sobre o que dizer. Deus comunicará mais conhecimento aos que comunicam aquilo que já sabem.

  1. Os anciãos de Judá, agora cativos com ele, estavam sentados diante dele. É provável que fosse sábado e que costumassem visitar o profeta todos os sábados, tanto para ouvir dele a palavra quanto para unir-se a ele em oração e louvor.

Como poderiam passar melhor o sábado, agora que não tinham templo nem sinagoga, sacerdote nem altar? Era grande misericórdia terem a oportunidade de passá-lo tão bem, como as pessoas piedosas do tempo de Eliseu, 2 Reis 4:23.

Mas alguns pensam que o procuraram numa ocasião extraordinária para consultar o Senhor e se sentaram a seus pés para ouvir a palavra dele. Observe aqui:

(1.) Quando a lei havia perecido dos sacerdotes de Jerusalém, cujos lábios deveriam guardar o conhecimento (Ezequiel 7:26), os da Babilônia tinham um profeta a quem consultar. Deus não está preso a lugares nem a pessoas.

(2.) Agora que os anciãos de Judá estavam no cativeiro, respeitavam mais os profetas de Deus e a palavra de Deus na boca deles do que quando viviam em paz em sua própria terra. Quando Deus põe os homens nas cordas da aflição, abre-lhes os ouvidos à disciplina, Jó 36:8, 10; Salmos 141:6.

Os que desprezavam uma visão no vale da visão agora a prezavam, pois a palavra do Senhor era preciosa e não havia visão manifesta.

(3.) Quando nossos mestres são forçados a refugiar-se em cantos e a pregar em casas particulares, devemos frequentá-los ali com diligência. A casa de um ministro deve ser uma igreja para todos os seus vizinhos. Paulo pregou em sua própria casa alugada em Roma, Deus o reconheceu ali e ninguém o impediu.

III. A influência e a impressão divinas sob as quais o profeta estava então: “A mão do Senhor caiu ali sobre mim”. A mão de Deus o agarrou e, por assim dizer, o deteve para empregá-lo nessa visão, mas ao mesmo tempo o sustentou para suportá-la.

IV. A visão que o profeta teve, v. 2. Contemplou uma semelhança, podemos supor que fosse de homem, pois essa era a semelhança que vira antes. Mas acima do cinto havia só resplendor, e abaixo dele só fogo, fogo e chama.

Isso concorda com a descrição anterior da aparição que ele vira, Ezequiel 1:27. É provável que fosse a mesma pessoa, o homem Cristo Jesus.

É provável que os anciãos sentados com ele, como os homens que viajavam com Paulo, vissem uma luz e sentissem medo. Obtiveram essa visão feliz por acompanhar o profeta numa reunião particular. Contudo, não viram claramente quem falava com ele, Atos 22:9.

V. A remoção do profeta, em visão, para Jerusalém. A aparição que ele viu estendeu algo em forma de mão, que o agarrou por uma mecha de cabelo. O Espírito era essa mão estendida, pois o Espírito de Deus é chamado de dedo de Deus.

Ou o espírito dentro dele o ergueu, de modo que foi levantado e transportado por um princípio interior, não por violência externa. Um servo fiel e disposto de Deus será atraído por um fio de cabelo, pela menor indicação da vontade divina, ao seu dever; pois tem dentro de si o que o inclina a obedecer a ela, Salmos 27:8.

Ele foi milagrosamente erguido entre o céu e a terra, como se fosse voar com asas de águia. É provável, como pensa Grócio, que os anciãos sentados com ele vissem isso. Testemunharam a mão agarrá-lo pela mecha de cabelo e erguê-lo; talvez depois o vissem ser deitado outra vez num transe de êxtase.

Enquanto tinha as visões seguintes, se estava no corpo ou fora dele, podemos supor que não soubesse dizer, assim como Paulo num caso semelhante; muito menos podemos nós.

Repare: estão mais bem preparados para a comunhão com Deus e para as comunicações da luz divina aqueles que, pela graça divina, são elevados acima da terra e das coisas dela, ficando fora de sua força de atração.

Mas, erguido em direção ao céu, foi levado em visão a Jerusalém e ao santuário de Deus que ali estava. Pois aqueles que desejam ir ao céu devem passar por esse caminho. O Espírito representou à sua mente a cidade e o templo tão claramente como se ele tivesse estado ali em pessoa.

Ah, se pela fé pudéssemos assim entrar na Jerusalém, a cidade santa do alto, e ver as coisas invisíveis!

VI. As descobertas que lhe foram feitas ali:

  1. Ali viu a glória de Deus (v. 4): “Eis que a glória do Deus de Israel estava ali”, a mesma aparência dos seres viventes, das rodas e do trono que vira em Ezequiel 1.

Repare: os servos de Deus, onde quer que estejam e para onde quer que vão, devem trazer consigo uma consideração crente pela glória de Deus e mantê-la sempre diante de si. Os que viram o poder e a glória de Deus no santuário devem desejar vê-los outra vez, como os viram, Salmos 63:2.

Ezequiel tem essa visão repetida da glória de Deus tanto para dar crédito quanto para conferir honra às descobertas seguintes. Mas parece haver aqui uma intenção ulterior. Era para agravar o pecado de Israel ao trocar seu próprio Deus, o Deus de Israel, cuja glória é tão grande como se vê aqui, por deuses de monturo, deuses escandalosos e deuses falsos, que de fato não são deuses.

Repare: quanto mais glorioso vemos que Deus é, mais odioso veremos que é o pecado, especialmente a idolatria, que transforma sua verdade em mentira e sua glória em vergonha.

Isso também servia para agravar a miséria que se aproximava, quando a glória do Senhor se afastaria deles (Ezequiel 11:23) e deixaria desoladas a casa e a cidade.

  1. Ali viu o descrédito de Israel: a imagem do ciúme, erguida ao norte, junto à entrada do altar, v. 3, 5. Não se sabe ao certo que imagem era, provavelmente uma imagem de Baal ou do bosque sagrado que Manassés fez e pôs no templo (2 Reis 21:7; 2 Crônicas 33:3).

Josias a removeu, mas parece que seus sucessores a recolocaram ali. Provavelmente fizeram o mesmo com os carros do sol que ele encontrou à entrada da casa do Senhor (2 Reis 23:11); diz-se aqui que essa imagem estava à entrada.

Mas o profeta, em vez de dizer que imagem era e assim satisfazer nossa curiosidade, diz que era a imagem do ciúme, para convencer nossas consciências de que, fosse qual fosse a imagem, ela ofendia a Deus no mais alto grau e o provocava ao ciúme.

Deus se ressentia dela como um marido se ressentiria das prostituições de sua mulher e certamente se vingaria. Pois “Deus é zeloso, e o Senhor toma vingança”, Naum 1:2.

(1.) O simples fato de erguer essa imagem na casa do Senhor bastava para provocá-lo ao ciúme. Pois é especificamente nas questões de seu culto que nos é dito: “Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso”.

Os que colocaram essa imagem à porta do portão interior, onde o povo se reunia, chamado portão do altar (v. 5), tinham claramente intenções:

[1.] Afrontar a Deus, provocá-lo diante de sua face, promovendo um ídolo a rival dele na adoração de seu povo, em desprezo de sua lei e desafio à sua justiça.

[2.] Corromper o povo e apanhá-lo quando entrava nos átrios da casa do Senhor para trazer suas ofertas a ele, atraindo-o a oferecê-las à imagem. Era como a adúltera descrita por Salomão, sentada à porta de sua casa para chamar os transeuntes que seguem em frente por seus caminhos: “Quem é simples, volte-se para cá”, Provérbios 9:14-16.

Por isso, com razão, ela é chamada de imagem do ciúme.

(2.) Podemos imaginar que surpresa e dor Ezequiel sentiu ao ver essa imagem na casa de Deus, quando esperava que os juízos sob os quais o povo se encontrava já tivessem produzido alguma reforma entre eles. Mas há no mundo, na igreja, mais perversidade do que as pessoas piedosas pensam.

Agora, [1.] Deus apela a Ezequiel se isso não era ruim o bastante e motivo suficiente para rejeitar esse povo e abandoná-lo à ruína. Poderia ele, ou qualquer outro, esperar algo diferente de Deus se afastar de seu santuário quando ali, naquele mesmo lugar, se cometiam tais abominações? Ou melhor, não havia ele sido efetivamente expulso dali?

Eles faziam essas coisas deliberadamente, com a intenção de que Deus deixasse seu santuário, e essa será sua condenação. Assim, na prática, como os gadarenos, pediram-lhe que se retirasse de seus territórios; por isso ele partirá.

Deus não dignificará nem protegerá mais seu santuário, como fizera antes, mas o entregará ao descrédito e à ruína.

[2.] Embora isso já seja suficientemente ruim e justifique abundantemente a Deus por tudo o que lhes sobrevirá, ainda assim a situação se mostrará muito pior. Mas volte-se outra vez e ficará espantado ao ver abominações maiores que estas. Onde existe uma abominação, descobrir-se-á que há muitas outras. Os pecados não vêm sozinhos.

Versículos 7 a 12

As Abominações Secretas Descobertas; as Câmaras das Imagens. (a.C. 593.)

Temos aqui uma descoberta ulterior das abominações cometidas em Jerusalém e até dentro dos limites do templo. Agora observe:

I. Como essa descoberta é feita. Deus levou Ezequiel em visão à porta do átrio exterior, ao longo de cujos lados ficavam os aposentos dos sacerdotes. Deus poderia tê-lo conduzido desde o início às câmaras das imagens, mas o leva a elas aos poucos.

Isso servia, em parte, para exigir do próprio profeta diligência na exploração desses mistérios da iniquidade e, em parte, para fazê-lo perceber com quanto zelo e cautela aqueles idólatras ocultavam suas idolatrias.

Diante dos aposentos dos sacerdotes, haviam erguido depressa um muro para torná-los mais reservados, de modo que não ficassem expostos aos olhares dos transeuntes, sinal revelador de que faziam algo de que tinham motivo para se envergonhar. Quem pratica o mal odeia a luz.

Não queriam que aqueles que os viam na casa de Deus também os vissem na sua própria casa. Caso contrário, perceberiam que eles contradiziam a si mesmos e desfaziam em particular o que faziam em público.

Mas eis que havia um buraco no muro (v. 7), uma abertura para espiar, pela qual se podia ver algo que despertaria suspeitas a respeito deles.

Quando os hipócritas se escondem atrás do muro de uma profissão exterior e pensam, por meio dela, ocultar sua perversidade dos olhos do mundo e executar seus desígnios com mais sucesso, é difícil que consigam fazê-lo com tanta astúcia sem deixar algum buraco no muro.

Alguma coisa os denuncia a quem observa atentamente e mostra que não são o que alegam ser. Na fábula, as orelhas do asno apareciam sob a pele do leão.

Ezequiel alargou esse buraco no muro, e eis uma porta, v. 8. Por ela entra na tesouraria, ou em algum dos aposentos dos sacerdotes, e vê as abominações perversas que praticam ali, v. 9.

Repare: os que desejam descobrir o mistério da iniquidade nos outros ou em si mesmos devem realizar uma exploração diligente. Pois Satanás tem suas astúcias, profundezas e artifícios que não devemos ignorar, e o coração é enganoso acima de todas as coisas. Ao examiná-lo, portanto, precisamos ser muito rigorosos.

II. O que é descoberto. É algo muito melancólico:

  1. Ele vê uma câmara rodeada de pinturas idólatras (v. 10). Todos os ídolos da casa de Israel, que haviam tomado emprestados das nações vizinhas, estavam retratados em toda a volta do muro, até os mais vis: formas de animais que rastejam, que adoravam, e de outros animais, mesmo os abomináveis, venenosos e peçonhentos.

Ao menos eram abomináveis quando adorados. Tratava-se de uma espécie de panteão, uma coleção de todos os ídolos reunidos aos quais prestavam devoção. Embora o segundo mandamento, em sua letra, proíba apenas imagens esculpidas, ainda assim as pintadas são igualmente más e perigosas.

  1. Ele vê essa câmara cheia de adoradores idólatras (v. 11). Setenta homens dos anciãos de Israel ofereciam incenso a esses ídolos pintados. Havia ali um grande número de idólatras, fortalecendo as mãos uns dos outros nessa perversidade.

Embora estivessem numa câmara particular e a reunião fosse cuidadosamente escondida, ainda assim havia setenta homens envolvidos nela. Suspeito que esses anciãos fossem muito mais numerosos que aqueles que estavam na Babilônia, sentados diante do profeta em sua casa, v. 1.

Eram setenta homens, o número do grande Sinédrio, ou principal conselho da nação, e temos motivo para temer que fossem os mesmos homens. Pois eram os anciãos da casa de Israel, não só em idade, mas também em ofício.

Pelo dever de seus cargos, eram obrigados a refrear e castigar a idolatria e a destruir e abolir todas as imagens supersticiosas onde quer que as encontrassem. Ainda assim, eram eles próprios que as adoravam em particular, minando a religião que professavam reconhecer e promover em público apenas porque por meio dela mantinham seus cargos.

Cada um tinha um incensário na mão. Eram tão afeiçoados ao culto idólatra que todos queriam ser seus próprios sacerdotes. Gastavam prodigamente seus perfumes em honra daquelas imagens, pois subia uma espessa nuvem de incenso que enchia a sala.

Ah, se o zelo desses idólatras envergonhasse os adoradores do verdadeiro Deus a ponto de fazê-los abandonar sua indiferença ao serviço dele! O profeta reparou especialmente em um homem que conhecia e que se encontrava no meio daqueles idólatras como chefe entre eles.

Talvez fosse então presidente do grande conselho ou o mais ativo nessa perversidade. Não é de admirar que o povo estivesse corrompido quando os anciãos o estavam. Os pecados dos líderes são pecados que conduzem os demais.

III. A observação feita a respeito disso (v. 12): “Filho do homem, viste isto? Poderias ter imaginado que se cometia tamanha perversidade?” Aqui se observa o seguinte:

  1. Era feito no escuro, pois as obras pecaminosas são obras das trevas. Escondiam-nas para não perder seus cargos ou, pelo menos, seu crédito. Há muita perversidade secreta no mundo, que o dia declarará, o dia da revelação do justo juízo de Deus.

  2. Essa capela idólatra era apenas um exemplo de muitas outras semelhantes. Ali se reuniam para adorar suas imagens em conjunto. Mas parece que, além dela, cada um tinha a sua própria câmara das imagens, um cômodo em sua casa para esse fim, no qual satisfazia sua própria fantasia com as figuras de que mais gostava.

Os idólatras tinham seus deuses domésticos e seu culto familiar a eles em particular. Isso envergonha os que se dizem cristãos, e contudo não têm uma igreja em sua casa nem culto a Deus em família. Se eles tinham câmaras das imagens, não teremos nós câmaras de devoção?

  1. O ateísmo estava na raiz de sua idolatria. Adoravam imagens no escuro, imagens dos deuses de outras nações, e diziam: “Jeová, o Deus de Israel, a quem deveríamos servir, não nos vê. Jeová abandonou a terra, e podemos adorar o deus que quisermos; ele não se importa conosco.”

(1.) Julgavam estar fora dos olhos de Deus: “O Senhor não nos vê”. Imaginavam que, por agirem tão secretamente que ninguém podia descobrir e nenhum vizinho suspeitava de sua idolatria, aquilo estava oculto também dos olhos de Deus.

Como se houvesse alguma escuridão ou sombra da morte em que os obreiros da iniquidade pudessem esconder-se. Repare: a incredulidade prática quanto à onisciência de Deus está na raiz de nossos afastamentos traiçoeiros dele.

Mas a igreja raciocina corretamente a respeito desse mesmo pecado de idolatria (Salmos 44:20, 21): Se nos esquecemos do nome de nosso Deus e estendemos nossa mão a um deus estranho, Deus não descobrirá isso? Sem dúvida descobrirá.

(2.) Julgavam estar fora do zelo de Deus: “O Senhor abandonou a terra e não se ocupa de seus assuntos. Então tanto faz adorar qualquer outro deus quanto a ele.”

Ou: “Abandonou nossa terra e a deixou como presa aos inimigos. Portanto, é hora de procurarmos outro deus a quem confiar sua proteção. Nosso único Deus não pode, ou não quer, livrar-nos; por isso tenhamos muitos.”

Essa era uma reflexão blasfema contra Deus, como se ele os tivesse abandonado primeiro; de outro modo não o teriam abandonado. Repare: estão de fato maduros para a ruína os que chegaram a tal grau de insolência que põem sobre o próprio Deus a culpa por seus pecados.

Versículos 13 a 18

As Câmaras das Imagens. (a.C. 593.)

Temos aqui:

I. Mais abominações, e ainda maiores, reveladas ao profeta. Ele pensava que o que havia visto já era suficientemente mau; contudo, é-lhe dito (v. 13): volte-se outra vez e verá abominações ainda maiores; e maiores ainda, v. 15, como antes no v. 6.

Há pessoas que vivem retiradas e não pensam quanta perversidade existe neste mundo. Quanto mais convivemos com ele e quanto mais longe vamos por ele, mais o vemos corrompido. Depois de ver algo mau, podemos deixar de nos espantar com aquilo ao descobrir outra coisa que, por um motivo ou outro, é muito pior.

Veremos que é assim quando examinamos nosso próprio coração e exploramos seu interior. Há nele um mundo de iniquidade, grande quantidade e variedade de abominações. Depois de descobrir muito do que está errado, ainda descobriremos mais, pois o coração é desesperadamente perverso; quem pode conhecê-lo perfeitamente?

Agora, as abominações aqui descobertas eram as seguintes:

  1. Mulheres chorando por Tamuz, v. 14. Uma coisa de fato abominável: que alguém prefira servir a um ídolo entre lágrimas a servir ao Deus verdadeiro com alegria e contentamento de coração! Contudo, absurdos assim são cometidos por aqueles que seguem vaidades mentirosas e abandonam suas próprias misericórdias.

Alguns pensam que derramavam essas lágrimas por Adônis, um ídolo dos gregos; outros, por Osíris, um ídolo dos egípcios. Dizem que se fazia a imagem chorar e então os adoradores choravam com ela. Lamentavam a morte desse Tamuz e, pouco depois, alegravam-se com seu retorno à vida.

Essas mulheres enlutadas sentavam-se à porta do portão da casa do Senhor e ali derramavam suas lágrimas idólatras, como que desafiando a Deus e os ritos sagrados de seu culto. Alguns pensam que, juntamente com a idolatria, também se entregavam à prostituição carnal, pois essas duas práticas costumavam andar juntas.

Os que desonravam a natureza divina pela primeira eram, com justiça, entregues a paixões vis e a uma mente reprovada, para desonrar a natureza humana. Em lugar algum ela jamais desceu tanto abaixo de si mesma quanto nesses ritos idólatras.

  1. Homens adorando o sol, v. 16. E era uma abominação tanto maior porque praticada no átrio interior da casa do Senhor, à porta do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar. Ali, onde costumavam realizar-se os ritos mais sagrados de sua santa religião, cometia-se essa perversidade abominável.

Com razão Deus, em seu ciúme, poderia dizer àqueles que assim o afrontavam à porta de sua própria casa, como o rei disse a Hamã: “Forçará também a rainha diante de mim na casa?” Ali havia cerca de vinte e cinco homens dando ao sol a honra que pertence somente a Deus.

Alguns pensam que fossem o rei e seus príncipes. Parece mais provável que fossem sacerdotes, pois aquele era o átrio dos sacerdotes, o lugar em que se esperava encontrá-los. Aqueles a quem a verdadeira religião havia sido confiada, para que zelassem por ela e a guardassem, eram os homens que a traíam.

(1.) Voltavam as costas para o templo do Senhor, esquecendo-o deliberadamente, desprezando-o de propósito e tratando-o com desdém. Repare: quando as pessoas voltam as costas às instituições de Deus e as desprezam, não é de admirar que vagueiem sem fim atrás de suas próprias invenções. A impiedade é o começo da idolatria e de toda iniquidade.

(2.) Voltavam o rosto para o oriente e adoravam o sol, o sol nascente. Esse era um antigo exemplo de idolatria; é mencionado no tempo de Jó (Jó 31:26) e era amplamente praticado entre as nações, uns adorando o sol sob um nome, outros sob outro.

Esses sacerdotes, vendo que tal prática tinha a seu favor a antiguidade e o costume amplamente aceito — os dois apelos usados pelos papistas até hoje para defender seus ritos supersticiosos, em especial o de adorar voltados para o oriente —, passaram a praticá-la no átrio do templo. Julgavam ser uma falha não constar ela de seu ritual.

Veja a insensatez dos idólatras: adoravam como deus e chamavam de Baal — senhor — aquilo que Deus fez para ser servo do universo, pois assim é o sol, e era isso que seu nome, Shemesh, significava (Deuteronômio 4:19). Adoravam uma luz emprestada e desprezavam o Pai das luzes.

II. A inferência tirada dessas descobertas (v. 17): “Viste isto, ó filho do homem? Poderias ter imaginado que algum dia verias tais coisas acontecerem no templo do Senhor?” Agora:

  1. Deus apela ao próprio profeta quanto à gravidade do crime. Pode ele pensar que isso seja uma coisa sem importância para a casa de Judá, que sabe e professa coisas melhores e recebeu tantos privilégios acima das outras nações? É desculpável que aqueles que possuem os oráculos e as ordenanças de Deus cometam as abominações que cometem ali?

Não merecem sofrer os que pecam dessa maneira? Não deveriam abominações como essas causar desolação? Daniel 9:27.

  1. Deus agrava o crime por causa da fraude e da opressão encontradas em todas as partes das nações: “Encheram a terra de violência”. Não é de estranhar que aqueles que tratam Deus tão injustamente não tenham escrúpulo em tratar mal uns aos outros e, juntamente com tudo o que é sagrado, pisem também em tudo o que é justo.

Sua perversidade na conduta tornava abominável até o culto que prestavam ao próprio Deus (Isaías 1:11, etc.): “Enchem a terra de violência e depois voltam ao templo para me provocar à ira ali. Pois até seus sacrifícios, em vez de fazerem expiação, apenas aumentam sua culpa. Voltam para me provocar”; repetem a provocação, fazem-no uma vez e depois outra.

“E eis que põem o ramo junto ao nariz”: talvez seja uma expressão proverbial que indique sua zombaria de Deus e o escárnio com que o tratavam. Desdenhavam do serviço a ele, como fazem as pessoas quando põem um ramo junto ao nariz. Ou era algum costume dos idólatras em honra dos ídolos que serviam.

Lemos que usavam grinaldas em seus cultos idólatras (Atos 14:13). Delas, cada devoto zeloso tirava um ramo e o cheirava como um buquê. O Dr. Lightfoot (Hor. Heb., sobre João 15:6) dá outro sentido a essa passagem: põem o ramo junto à cólera deles, ou à cólera dele, como leem os massoretas.

Isso significa que continuam trazendo mais combustível, como os ramos secos da videira, para o fogo da cólera divina que já acenderam, como se essa cólera ainda não ardesse o bastante. Ou pôr o ramo junto ao nariz pode significar uma afronta e provocação gravíssimas, seja contra Deus, seja contra as pessoas. São uma geração de gente ofensiva.

  1. Deus profere contra eles a sentença de que serão inteiramente eliminados: portanto, porque estão tão furiosamente inclinados ao pecado, também eu procederei com fúria contra eles, v. 18. Encheram a terra com sua violência, e Deus a encherá com a violência de seus inimigos. Ele não dará ouvidos favoráveis às sugestões:

(1.) Quer da sua própria compaixão: “Meu olho não poupará, nem terei compaixão”. O arrependimento ficará escondido de seus olhos.

(2.) Quer das orações deles: “Ainda que clamem aos meus ouvidos com grande voz, ainda assim não os ouvirei”. Seus pecados continuam clamando por vingança mais alto do que suas orações clamam por misericórdia. Agora Deus estará tão surdo às orações deles quanto estavam os próprios ídolos, aos quais clamavam em alta voz, mas em vão, 1 Reis 18:26.

Houve um tempo em que Deus estava pronto a ouvi-los antes mesmo de clamarem e a responder-lhes enquanto ainda falavam. Agora, porém, eles me buscarão cedo e não me encontrarão, Provérbios 1:28. Não é para a voz alta, mas para o coração reto, que Deus atentará.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra