Matthew Henry

Ezequiel 5

Argumento

Neste capítulo temos outro anúncio, não menos terrível, dos juízos de Deus, que vinham com toda a rapidez e força sobre a nação judaica e a arruinariam completamente; pois, quando Deus julga, ele vencerá. Esta destruição de Judá e Jerusalém é aqui:

I. Representada por um sinal, o corte, a queima e a dispersão de cabelo, vv. 1-4.

II. Esse sinal é explicado e aplicado a Jerusalém:

  1. O pecado é imputado a Jerusalém como causa desta desolação: desprezo pela lei de Deus (vv. 5-7) e profanação do seu santuário, v. 11.

  2. Anuncia-se a cólera, grande cólera (vv. 8-10), e uma variedade de misérias (v. 12, 16, 17), tais que seriam seu descrédito e ruína, vv. 13-15.

Versículos 1 a 4

A Representação da Ruína de Jerusalém. (a.C. 594.)

Temos aqui o sinal pelo qual a completa destruição de Jerusalém é apresentada; e aqui, como antes, o próprio profeta é o sinal, para que o povo pudesse ver quanto ele se comovia e se interessava pelo caso de Jerusalém, e como o trazia em seu coração, mesmo quando predizia as suas desolações.

Ele se preocupava tanto com ela que tomava o que lhe era feito como feito a ele próprio, tão longe estava de desejar o dia calamitoso.

I. Ele deve rapar o cabelo da sua cabeça e da sua barba (v. 1), o que significava que Deus rejeitava e abandonava completamente aquele povo, como uma geração inútil e sem valor, da qual bem se poderia prescindir, ou melhor: da qual seria uma honra para ele se separar.

Seus juízos, e todos os instrumentos de que ele se servia para eliminá-los, eram esta faca afiada e esta navalha, que eram apropriadas para o uso e executariam a sentença.

Jerusalém tinha sido a cabeça, mas, tendo degenerado, tornara-se como o cabelo, que, quando cresce espesso e comprido, é apenas um peso do qual um homem deseja se livrar, assim como Deus dos pecadores em Sião. “Ah! Aliviarei-me dos meus adversários”, Isaías 1:24.

Ezequiel não deve cortar somente o cabelo que era supérfluo, mas cortá-lo todo, denotando o fim completo que Deus daria a Jerusalém. O cabelo que não se deixasse aparar e manter asseado e limpo pelas advertências dos profetas deve ser todo rapado pela completa destruição. Serão arruinados os que não se deixarem reformar.

II. Ele deve pesar o cabelo e dividi-lo em três partes. Isto indica a direção muito exata dos juízos de Deus segundo a equidade (por ele homens e suas ações são pesados na balança infalível da verdade e da justiça) e a proporção que a justiça divina observa ao punir uns por um juízo e outros por outro; de uma maneira ou de outra, todos serão alcançados.

Alguns entendem que o rapar do cabelo denota a perda da sua liberdade e da sua honra: era considerado uma marca de ignomínia, como na desonra que Hanum impôs aos embaixadores de Davi.

Denota também a perda da sua alegria, pois rapavam a cabeça por ocasião de grande luto; posso acrescentar a perda do seu nazireado, pois o rapar da cabeça era o fim daquele voto (Números 6:18), e Jerusalém agora já não era considerada uma cidade santa.

III. Ele deve dispor do cabelo de modo que todo ele seja destruído ou disperso, v. 2:

  1. Uma terça parte deve ser queimada no meio da cidade, denotando as multidões que pereceriam pela fome e pela peste, e talvez muitos no incêndio da cidade, quando os dias do cerco se cumprissem.

Ou a redução daquela cidade gloriosa a cinzas bem poderia ser considerada uma terça parte da destruição ameaçada.

  1. Outra terça parte devia ser cortada em pedaços com uma faca, representando os muitos que, durante o cerco, foram abatidos pela espada, nas suas investidas contra os sitiantes, e especialmente quando a cidade foi tomada de assalto, estando então os caldeus no auge do furor e os judeus no auge da fraqueza.

  2. Outra terça parte devia ser espalhada ao vento, denotando a remoção de alguns para a terra do conquistador e a fuga de outros para os países vizinhos em busca de abrigo; de modo que eram impelidos, uns para um lado e outros para outro, como cabelos soltos ao vento.

Mas, para que não pensassem que esta dispersão seria sua fuga, Deus acrescenta: “Desembainharei uma espada atrás deles”, de modo que, aonde quer que vão, o mal os perseguirá. Repare: Deus tem uma variedade de juízos com que realizar a destruição de um povo pecador e dar fim quando começa.

IV. Ele deve preservar uma pequena quantidade da terceira porção, que devia ser espalhada ao vento, e atá-la nas abas da sua roupa, como alguém ataria aquilo de que muito se lembra e zela, v. 3.

Isto significava talvez aquele pequeno punhado de pessoas que foram deixadas sob o governo de Gedalias, que, esperava-se, manteriam a posse da terra quando o corpo do povo fosse levado ao cativeiro. Assim, Deus lhes teria feito bem se eles tivessem feito bem a si próprios.

Mas estes poucos que foram reservados devem ser tomados e lançados no fogo, v. 4. Quando Gedalias e seus amigos foram abatidos, o povo que se colocou sob a proteção dele foi disperso, alguns foram para o Egito, outros foram levados pelos caldeus, e, em suma, a terra ficou totalmente esvaziada deles.

Então isto se cumpriu, pois daquelas conflagrações saiu um fogo para toda a casa de Israel, cujos membros, como combustível no fogo, inflamavam e consumiam uns aos outros.

Repare: vai mal a um povo quando são retirados em cólera aqueles que pareciam marcados para ser monumentos de misericórdia; pois então não há remanescente nem fuga, ninguém encerrado nem deixado.

Versículos 5 a 17

A Culpa de Jerusalém; a Punição de Jerusalém. (a.C. 594.)

Temos aqui a explicação da comparação anterior: “Esta é Jerusalém”. Assim, é costume, na linguagem da escritura, dar ao sinal o nome da coisa significada; como quando Cristo disse: “Isto é o meu corpo”.

A cabeça do profeta, que devia ser rapada, significava Jerusalém, que pelos juízos de Deus devia agora ser despojada de todos os seus adornos, esvaziada de todos os seus habitantes e posta nua e descoberta, rapada com uma navalha alugada, Isaías 7:20.

A cabeça de alguém que era sacerdote, profeta, pessoa santa, era a mais adequada para representar Jerusalém, a cidade santa. Ora, o conteúdo destes versículos é muito semelhante ao que encontramos muitas vezes, e continuamente encontraremos, nos escritos dos profetas. Aqui temos:

I. Os privilégios com que Jerusalém foi honrada (v. 5): “Eu a pus no meio das nações e dos países que estão ao redor dela”, e essas nações eram famosas e muito importantes.

Jerusalém não estava situada num canto remoto e obscuro do mundo, longe de vizinhos, mas no meio de reinos populosos, cultos e civilizados, famosos pelo saber, pelas artes e pelas ciências, e que então tinham o maior destaque no mundo. Mas parece haver nisto mais do que isso:

  1. Jerusalém foi dignificada e elevada acima das nações vizinhas e das suas cidades. Foi posta no meio delas como superior a todas elas. Este monte santo foi exaltado acima de todos os outeiros, Isaías 2:2.

“Por que saltais, vós montes altos? Este é o monte em que Deus deseja habitar”, Salmos 68:16. Jerusalém era uma cidade sobre um monte, visível e ilustre, e para a qual todas as nações vizinhas olhavam, algumas com boa vontade, outras com má vontade.

  1. Jerusalém foi destinada a exercer uma boa influência sobre as nações e os países ao redor, foi posta no meio deles como uma vela sobre um castiçal, para espalhar a luz da revelação divina, com que fora abençoada, a todos os cantos escuros das nações vizinhas, para que dali ela se difundisse mais adiante, até os confins da terra.

Jerusalém foi posta no meio das nações para ser como o coração no corpo, para revigorar este mundo morto com uma vida divina, assim como iluminar este mundo escuro com uma luz divina, para ser um exemplo de tudo o que era bom.

As nações que observavam os excelentes estatutos e juízos que os israelitas tinham concluíam que eles eram um povo sábio e entendido (Deuteronômio 4:6), apto a ser consultado como um oráculo, como foram no tempo de Salomão, 1 Reis 4:34.

E, se tivessem preservado esta reputação e feito dela um uso correto, que bênção Jerusalém teria sido para todas as nações ao redor! Mas, por não ser assim, o cumprimento desta intenção foi reservado para os seus últimos dias.

Então de Sião saiu a lei do evangelho e de Jerusalém a palavra do Senhor Jesus, e ali começaram a ser pregados o arrependimento e a remissão, e dali os seus pregadores saíram para todas as nações. E, quando isso foi feito, Jerusalém foi nivelada ao chão.

Repare: quando lugares e pessoas são tornados grandes, é com o desígnio de que possam fazer o bem e de que os que estão ao seu redor possam ser beneficiados por eles, de que a sua luz brilhe diante dos homens.

II. As provocações de que Jerusalém foi culpada. Uma acusação muito grave é aqui formulada contra aquela cidade e provada, além de qualquer contestação, suficiente para justificar Deus em tomar os privilégios dela e submetê-la à execução militar da sentença:

  1. Ela não andou nos estatutos de Deus, nem guardou os seus juízos (v. 7); ou melhor: os habitantes de Jerusalém tinham rejeitado os seus juízos e os seus estatutos (v. 6); não cumpriram o seu dever, ou melhor: não quiseram, disseram que não o fariam.

Aqueles estatutos e juízos que os seus vizinhos admiravam, eles desprezavam; os que deveriam ter posto diante do seu rosto, lançaram atrás das suas costas. Repare: o desprezo pela palavra e pela lei de Deus abre uma porta a toda espécie de iniquidade.

Os estatutos de Deus são os termos em que ele trata com os homens; os que rejeitam os seus termos não podem esperar os seus favores.

  1. Ela tinha transformado os juízos de Deus em perversidade (v. 6), uma expressão muito forte de profanidade: o povo não apenas tinha quebrado as leis de Deus, mas tinha pervertido essas leis e abusado delas de tal maneira que as fizera a desculpa e o disfarce da sua perversidade.

Introduziram os costumes e práticas abomináveis dos pagãos em lugar das instituições de Deus; isto era transformar a verdade de Deus em mentira (Romanos 1:25) e a glória de Deus em vergonha, Salmos 4:2.

Repare: os que foram bem educados, se vivem mal, impõem a Deus a maior afronta imaginável, como se ele fosse o patrono do pecado e os seus juízos fossem transformados em perversidade.

  1. Ela tinha sido pior que as nações vizinhas, às quais deveria ter dado um bom exemplo: Ela transformou os meus juízos, por idolatrias e falso culto, mais do que as nações (v. 6), e multiplicou mais do que as nações que estavam ao redor dela.

Isto é, multiplicou ídolos e altares, deuses e templos, multiplicou aquelas coisas cuja unidade era o seu louvor. O Deus de Israel é um, e o seu nome um, o seu altar um.

Mas eles, não contentes com este único Deus, multiplicaram os seus deuses a tal ponto que, segundo o número das suas cidades, assim eram os seus deuses, e os seus altares eram como montões nos sulcos do campo; de modo que excederam todos os seus vizinhos em ter muitos deuses e muitos senhores.

Corromperam a religião revelada mais do que os gentios tinham corrompido a religião natural. Repare: se os que professaram a religião e tiveram uma educação piedosa apostatam dela, são comumente mais profanos e viciosos do que os que nunca fizeram qualquer profissão; têm sete outros espíritos mais perversos.

  1. Ela não agiu segundo os juízos das nações, v. 7. Israel não tinha agido para com o seu Deus como as nações tinham agido para com os seus deuses, embora fossem deuses falsos; não tinham sido tão observantes dele nem tão constantes para com ele.

Acaso uma nação mudou os seus deuses, ou os menosprezou, como eles fizeram? Jeremias 2:11. Ou pode referir-se à sua moral; em vez de reformarem os seus vizinhos, ficaram aquém deles.

E muitos que eram da incircuncisão guardavam a justiça da lei melhor do que os que eram da circuncisão, Romanos 2:26, 27. Os que tinham a luz da escritura não agiam segundo os juízos de muitos que tinham somente a luz da natureza.

Repare: há os que são chamados cristãos que, no grande dia, serão condenados pela melhor índole e pela melhor conduta de pagãos ponderados.

  1. O crime particular imputado a Jerusalém é profanar as coisas santas, que lhe tinham sido tanto confiadas quanto concedidas como honra (v. 11): “Maculaste o meu santuário com todas as tuas coisas detestáveis”, com os teus ídolos e idolatrias.

As imagens das suas alegadas divindades e os bosques erigidos em honra delas foram trazidos para o templo; e as cerimônias usadas pelos idólatras foram trazidas para o culto de Deus. Assim, tudo o que é sagrado foi contaminado. Repare: ídolos são coisas detestáveis em qualquer lugar, mas especialmente no santuário.

III. As punições a que Jerusalém se sujeitaria por estas provocações: não castigará Deus por estas coisas? Sem dúvida castigará.

A matéria da sentença aqui proferida contra Jerusalém é muito terrível, e a maneira de expressão a torna ainda mais terrível; os juízos são diversos, e as ameaças deles são variadas, reiteradas, inculcadas, de modo que bem se pode dizer: Quem pode permanecer à vista de Deus, uma vez que ele está irado?

  1. Deus tomará este trabalho de punir Jerusalém em suas próprias mãos; e quem conhece o poder da sua ira e quão temível é cair nas suas mãos? Observe que forte ênfase lhe é dada (v. 8): “Eu, eu mesmo, sou contra ti”.

Deus tinha sido por Jerusalém, para defendê-la e salvá-la; mas miserável é o seu caso quando ele se torna seu inimigo e luta contra ela. Se Deus for contra nós, toda a criação estará em guerra conosco, e nada poderá ser por nós de modo que nos seja de alguma valia:

Você pensa que somente o exército caldeu é contra você, mas eles são a mão de Deus, ou antes o bordão na sua mão; sou eu, eu mesmo, que sou contra você, não somente para falar contra você pelos profetas, mas para agir contra você pela providência.

Executarei juízos em você (v. 10), no meio de você (v. 8), não somente nos subúrbios, mas no coração da cidade, não somente nas fronteiras, mas nas entranhas do país.

Repare: os que não observarem os juízos da boca de Deus não escaparão aos juízos da sua mão; e os juízos de Deus, quando vêm com comissão, penetrarão no meio de um povo, entrarão na alma, nas entranhas como água e como óleo nos ossos.

“Executarei juízos.” Repare: o próprio Deus se encarrega de executar os seus próprios juízos, segundo a sua verdadeira e plena intenção; quaisquer que sejam os instrumentos, ele é o agente principal.

  1. Estas punições virão do seu desagrado. Quanto ao corpo do povo, não será uma correção em amor, mas ele executará juízos “em ira, e em furor, e em repreensões furiosas” (v. 15), expressões estranhas para virem de um Deus que disse: “Não há furor em mim”, e que se declarou gracioso, misericordioso e tardio em irar-se.

Mas elas se destinam a mostrar a malignidade do pecado e a ofensa que ele causa ao Deus justo e santo. Deve necessariamente ser muito mau aquilo que o provoca a tais ressentimentos, e contra o seu próprio povo também, que tinha estado tão alto em seu favor. E esses ressentimentos são expressos com tanta satisfação (v. 13):

A minha ira, que por muito tempo foi contida, será agora cumprida, e farei o meu furor repousar sobre eles; não somente cairá sobre eles, mas permanecerá sobre eles, e os encherá como vasos de cólera preparados pela sua própria perversidade para a destruição.

E, sendo a justiça glorificada por isso, serei consolado, ficarei inteiramente satisfeito com o que fiz.

Assim como, quando Deus é desonrado pelos pecados dos homens, se diz que ele sente dor (Salmos 95:10), assim, quando é honrado pela destruição deles, se diz que ele é consolado.

A luta entre misericórdia e juízo terminou, e neste caso o juízo triunfa, triunfa de fato; pois a misericórdia, de que por tanto tempo se abusou, agora está silenciosa e abandona a causa, não tem mais uma palavra a dizer em favor de um povo tão ingrato e incorrigível: “O meu olho não poupará, nem terei qualquer piedade”, v. 11.

A compaixão divina adia a punição, ou a mitiga, ou sustenta sob ela, ou a encurta; mas aqui há juízo sem misericórdia, cólera sem qualquer mistura ou abrandamento de piedade.

Estas expressões são assim aguçadas e intensificadas talvez com o desígnio de olhar mais adiante, para a vingança do fogo eterno, da qual algumas das destruições de que lemos no Antigo Testamento eram tipos, e particularmente a de Jerusalém.

Pois certamente em nenhum lugar deste lado do inferno esta palavra tem o seu pleno cumprimento: O meu olho não poupará, mas farei o meu furor repousar. Repare: os que vivem e morrem impenitentes perecerão para sempre sem receber piedade; vem um dia em que o Senhor não poupará.

  1. As punições serão públicas e abertas: Executarei estes juízos à vista das nações (v. 8); os próprios juízos serão tão notáveis que todas as nações de longe e de perto repararão neles; serão toda a conversa daquela parte do mundo, e tanto mais pela visibilidade do lugar e do povo sobre os quais são infligidos.

Repare: assim como os pecados públicos pedem censuras públicas (os que pecam, repreenda-os diante de todos), assim, se elas não conseguirem o intento, pedem juízos públicos.

“Ele os fere como homens perversos à vista aberta de outros” (Jó 34:26), para que possa manter e vindicar a honra do seu governo, pois (como Grotius discorre aqui sobre isso) por que permitiria que se dissesse: Vejam que vidas perversas levam os que professam ser os adoradores do único Deus verdadeiro!

E, assim como a publicidade dos juízos redundará para a honra de Deus, assim servirá:

(1.) Para agravar a punição e fazê-la pesar mais fortemente. Jerusalém, sendo devastada, torna-se um descrédito entre as nações à vista de todos os que passam, v. 14.

Quanto mais visíveis e mais singulares quaisquer pessoas tenham sido no dia da sua prosperidade, maior desgraça acompanha a sua queda; e esse era o caso de Jerusalém. Quanto mais Jerusalém tinha sido um louvor na terra, mais agora é um descrédito e uma zombaria, v. 15.

Ela foi avisada disto tanto quanto de qualquer coisa quando a sua glória começou (1 Reis 9:8), e isto foi lamentado tanto quanto qualquer coisa quando sua glória foi posta no pó, Lamentações 2:15.

(2.) Para ensinar as nações a temer diante do Deus de Israel, quando veem quão zeloso Deus é, e quão severamente pune o pecado mesmo nos que estão mais próximos dele: “Será uma instrução para as nações”, v. 15.

Jerusalém deveria ter ensinado aos seus vizinhos o temor de Deus pela sua piedade e virtude, mas, não fazendo isso, Deus o ensinará a eles pela ruína dela; pois têm motivo para dizer: Se isto é feito na árvore verde, o que será feito na seca?

Se o juízo começa na casa de Deus, onde terminará? Se são assim punidos os que somente tinham alguns idólatras entre eles, o que será de nós, que somos todos idólatras?

Repare: a destruição de uns se destina à instrução de outros. Os malfeitores são punidos publicamente in terrorem, para que outros possam receber aviso.

  1. Estas punições, na sua espécie, serão muito severas e penosas:

(1.) Serão tais que não têm precedente nem paralelo. Sendo os seus pecados mais provocadores do que os dos outros, os juízos executados sobre eles seriam incomuns (v. 9):

Farei em você aquilo que não fiz em você antes, embora há muito você o tenha merecido; ou melhor: aquilo que não fiz em qualquer outra cidade.

Esta punição de Jerusalém é dita maior do que a de Sodoma (Lamentações 4:6), que foi mais penosa do que todas as que vieram antes dela; ou melhor: é tal que não farei mais coisa semelhante, consideradas todas as circunstâncias, a qualquer outra cidade, até que semelhante coisa venha a ser feita novamente a esta cidade, na derradeira queda pelos romanos.

Esta é uma expressão retórica dos juízos mais penosos, como aquela caracterização de Ezequias, de que não houve ninguém como ele, antes ou depois dele.

(2.) Serão tais que os forçarão a romper as mais fortes amarras da afeição natural uns aos outros, o que será uma justa punição por romperem voluntariamente as amarras do seu dever para com Deus (v. 10): “Os pais comerão os filhos, e os filhos comerão os pais”, pela extrema fome, ou serão obrigados a fazê-lo pelos seus bárbaros conquistadores.

(3.) Haverá uma combinação de juízos, qualquer um deles suficientemente terrível e desolador; mas o que seriam então quando viessem todos juntos e em perfeição? Alguns serão retirados pela praga (v. 12); “a peste passará por ti” (v. 17), varrendo tudo diante dela, como o anjo destruidor.

Outros serão consumidos pela fome, definharão gradualmente como homens numa consumpção (v. 12); nisto se insiste novamente (v. 16): “Enviarei sobre eles as más flechas da fome”.

A fome os fará definhar e os perfurará até o coração, como se flechas, más flechas, dardos envenenados, fossem disparados contra eles. Deus tem muitas flechas, más flechas, na sua aljava; quando algumas são disparadas, ele ainda tem mais em reserva. “Aumentarei a fome sobre vós.”

Uma fome num país privado de habitantes pode diminuir à medida que surgem frutos; mas uma fome numa cidade sitiada aumentará naturalmente; contudo, Deus fala disso como seu ato:

Eu a aumentarei e quebrarei o seu bordão de pão, retirarei os sustentáculos necessários da vida, privarei vocês de tudo aquilo de que dependem, de modo que não há remédio, mas vocês têm de cair ao chão.

A vida é frágil, é fraca, é sobrecarregada, de modo que, se não tiver o pão diário como seu bordão em que se apoiar, só pode sucumbir, e logo se acaba se aquele bordão for quebrado.

Outros cairão pela espada ao redor de Jerusalém, quando saírem em investidas contra os sitiantes; é uma espada que Deus trará, v. 17. A espada do Senhor, que costumava ser desembainhada para a defesa de Jerusalém, agora é desembainhada para a sua destruição.

Outros são devorados por feras más, que farão presa dos que fogem para se abrigar nos desertos e montes.

Encontrarão a sua ruína onde esperavam refúgio, pois não há como escapar aos juízos de Deus, v. 17. E, por último, os que escaparem serão espalhados por todas as partes do mundo, por todos os ventos (assim é expresso, v. 10, 12), indicando que não somente seriam dispersos, mas impelidos, sacudidos e levados de um lado para outro, como palha diante do vento.

Ou melhor: e a maldição de Caim (ser fugitivos e vagabundos) tampouco é o pior disso; a sua vida inquieta será interrompida por uma morte sangrenta: Desembainharei uma espada atrás deles, que os seguirá aonde quer que vão. O mal persegue os pecadores; e a maldição virá sobre eles e os alcançará.

  1. Estas punições resultarão na ruína deles aos poucos. Serão diminuídos (v. 11); a sua força e glória ficarão cada vez menores. Serão privados (v. 17), esvaziados de tudo aquilo que era a sua alegria e confiança. Deus envia estes juízos de propósito para destruí-los, v. 16.

As flechas não são enviadas (como as que Jônatas disparou) para orientá-los, mas para destruí-los; pois Deus cumprirá o seu furor sobre eles (v. 13); o dia da paciência de Deus terminou, e a ruína não tem remédio.

Embora esta profecia devesse cumprir-se agora logo, na destruição de Jerusalém pelos caldeus, ainda assim, não sendo aqui nomeados os executores da sentença, mas somente o criminoso (esta é Jerusalém), bem podemos supor que ela olha mais adiante, para a destruição derradeira daquela grande cidade pelos romanos, quando Deus deu fim completo à nação judaica e fez o seu furor repousar sobre eles.

  1. Tudo isto é ratificado pela autoridade e veracidade divinas: “Eu, o Senhor, o falei”, v. 15 e novamente v. 17. A sentença é proferida por aquele que é Juiz do céu e da terra, cujo juízo é segundo a verdade, e os juízos de cuja mão são segundo os juízos da sua boca.

Quem o falou pode fazê-lo, pois com ele nada é impossível. Quem o falou o fará, pois ele não é homem para que minta.

Quem o falou é aquele a quem somos obrigados a ouvir e atender; seu ipse dixit, sua palavra, exige a mais séria atenção e anuência submissa: “E saberão que eu, o Senhor, o falei”, v. 13.

Havia os que pensavam que somente o profeta o falava no seu delírio; mas Deus os fará saber, pelo cumprimento disso, que ele o falou no seu zelo. Repare: mais cedo ou mais tarde, a palavra de Deus provará a si própria.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra