Ezequiel 47
Argumento
Neste capítulo temos: I. A visão das águas santas, sua origem, extensão, profundidade e virtude curativa, a abundância de peixes nelas e um relato das árvores que crescem em suas margens, vv. 1-12. II. A designação dos limites da terra de Canaã, que seria dividida por sorteio entre as tribos de Israel e os estrangeiros que peregrinavam entre elas, vv. 13-23.
Versículos 1 a 12
A Visão das Águas Santas. (a.C. 574.)
Esta parte da visão de Ezequiel tem tão necessariamente significado místico e espiritual que daí concluímos que as outras partes de sua visão também têm esse significado. Pois ela não pode ser aplicada às águas levadas por canos para dentro do templo, para lavar os sacrifícios, manter o templo limpo e escoar aquelas águas: isso seria transformar esse agradável rio em um sumidouro ou esgoto comum.
A profecia de Zacarias 14:8, acerca de águas vivas que sairão de Jerusalém, metade delas em direção ao mar anterior e metade em direção ao mar posterior, pode explicá-la.
E há uma referência clara a isto na visão de São João de “um rio puro de água da vida” (Apocalipse 22:1). Aquela parece representar a glória e a alegria que são a graça aperfeiçoada. Esta parece representar a graça e a alegria que são a glória começada.
A maioria dos intérpretes concorda que essas águas significam o evangelho de Cristo, que saiu de Jerusalém e se espalhou pelos países vizinhos, e os dons e poderes do Espírito Santo que o acompanharam, em virtude dos quais ele se difundiu amplamente e produziu efeitos extraordinários e benditos.
Ezequiel tinha andado ao redor da casa repetidas vezes e, ainda assim, só agora reparou nessas águas. Pois Deus revela seu pensamento e sua vontade ao seu povo, não de uma só vez, mas aos poucos. Agora observe:
I. A origem dessas águas. Não lhe é imposto seguir os cursos de água até a fonte, mas a nascente lhe é mostrada primeiro (v. 1): águas saíam do limiar da casa para o oriente, e de debaixo do lado direito da casa, isto é, o lado sul do altar. E novamente (v. 2): “Corriam águas do lado direito”, indicando que de Sião sairia a lei, e a palavra do Senhor sairia de Jerusalém (Isaías 2:3).
Foi ali que o Espírito foi derramado sobre os apóstolos e os dotou do dom de línguas, para que levassem essas águas a todas as nações. Primeiro, no templo, eles deviam estar de pé e pregar as palavras desta vida (Atos 5:20). Deviam pregar o evangelho a todas as nações, mas começar por Jerusalém (Lucas 24:47).
Mas isso não é tudo: Cristo é o templo; ele é a porta; dele fluem essas águas vivas, de seu lado perfurado. A água que ele nos dá é o poço de água que jorra (João 4:14). E é crendo nele que recebemos dele rios de água viva; e “isso ele disse acerca do Espírito” (João 7:38, 39).
A origem dessas águas não estava acima do solo, mas elas brotavam de debaixo do limiar; pois a fonte da vida do crente é um mistério: está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:3). Alguns observam que elas saíam do lado direito da casa para indicar que as bênçãos do evangelho são bênçãos da mão direita.
Isso também dá ânimo aos que aguardam junto às portas da Sabedoria, junto aos umbrais de suas portas, que estão dispostos a deitar-se no limiar da casa de Deus, como Davi, pois estão na própria nascente do conforto e da graça. A própria entrada da palavra de Deus dá luz e vida (Salmos 119:130). Davi diz isto em louvor de Sião: “Todas as minhas fontes estão em ti” (Salmos 87:7).
Elas vinham do lado do altar, pois é em Jesus Cristo e por meio dele, o grande altar (que santifica nossas dádivas a Deus), que Deus nos abençoou com bênçãos espirituais nos santos lugares celestiais. De Deus como fonte, em Cristo como canal, flui o rio que alegra a cidade do nosso Deus, o lugar santo dos tabernáculos do Altíssimo (Salmos 46:4).
Mas observe quanto a bem-aventurança e a alegria dos santos glorificados no céu superam as dos melhores e mais felizes santos na terra: aqui os cursos de água de nosso conforto brotam de debaixo do limiar; lá procedem do trono de Deus e do Cordeiro (Apocalipse 22:1).
II. O progresso e o aumento dessas águas: elas saíam para o oriente (v. 3), em direção à região oriental (v. 8), pois assim foram dirigidas. O profeta e seu guia seguiram a corrente enquanto ela descia dos montes santos; depois de percorrê-la por cerca de mil côvados, atravessaram-na para experimentar sua profundidade, e ela lhes chegava aos tornozelos (v. 3).
Então caminharam pela margem do rio do outro lado por mais mil côvados e, para experimentar sua profundidade, vadearam-no pela segunda vez; a água lhes chegava aos joelhos (v. 4). Andaram ao longo dele por mais mil côvados e então o atravessaram a vau pela terceira vez; a água lhes chegava ao meio do corpo, até os lombos.
Andaram então mais mil côvados e tentaram atravessá-lo de volta pela quarta vez, mas descobriram que era impossível: as águas tinham subido, pelo acréscimo de riachos que desaguavam nele à superfície ou por nascentes subterrâneas, de modo que eram águas nas quais se podia nadar, um rio que não podia ser atravessado (v. 5).
Repare: 1. As águas do santuário são águas correntes, como as de um rio, não águas paradas, como as de um açude. O evangelho, quando foi pregado pela primeira vez, espalhava-se continuamente mais longe. A graça na alma continua avançando; é um princípio ativo, plus ultra — sempre adiante, até alcançar a perfeição.
- São águas que aumentam. Esse rio, assim como corre continuamente, também fica mais cheio quanto mais longe vai. A igreja do evangelho era muito pequena em seus começos, como um riachinho que murmura; mas, aos poucos, a água passou a chegar aos tornozelos, aos joelhos: muitos lhe eram acrescentados diariamente, e o grão de mostarda cresceu até se tornar uma grande árvore.
Os dons do Espírito aumentam pelo exercício; e a graça, quando é verdadeira, cresce como a luz da manhã, que brilha cada vez mais até o dia perfeito.
É bom seguirmos essas águas e caminharmos com elas. Observe o progresso do evangelho no mundo; observe o processo da obra da graça no coração; atente para os movimentos do bendito Espírito e siga-os sob direção divina, como Ezequiel fez aqui.
É bom investigar frequentemente as coisas de Deus e sondar sua profundidade; não apenas olhar a superfície dessas águas, mas descer ao fundo delas tanto quanto pudermos, escavando e mergulhando repetidas vezes nos mistérios do reino dos céus, como quem deseja conhecer intimamente essas coisas.
Se investigarmos as coisas de Deus, acharemos algumas bem claras e fáceis de entender, como as águas que chegavam apenas aos tornozelos; outras, mais difíceis e que exigem uma investigação mais profunda, como as águas até os joelhos ou até os lombos; e algumas totalmente fora do nosso alcance, nas quais não conseguimos penetrar nem às quais conseguimos dar explicação.
Mas, sem esperança de encontrar o fundo, devemos, como São Paulo, sentar-nos à margem e adorar a profundidade (Romanos 11:33). Já se disse muitas vezes que, nas Escrituras, como nessas águas do santuário, há lugares tão rasos que um cordeiro pode atravessá-los a vau e outros tão profundos que um elefante pode nadar neles.
E é sábio, como fez o profeta aqui, começar pelo que é mais fácil e ter nossos corações lavados por essas coisas antes de passar ao que é obscuro e difícil de entender; é bom tomar nosso trabalho na ordem em que se apresenta.
III. A extensão desse rio: ele sai em direção à região oriental, mas dali ou se divide em diversas correntes ou faz um rodeio, de modo que desce ao deserto e então vai para o mar: ou para o mar Morto, que ficava a sudeste, ou para o mar de Tiberíades, que ficava a nordeste, ou para o grande mar, que ficava a oeste (v. 8).
Isso se cumpriu quando o evangelho foi pregado com êxito em todas as regiões da Judeia e Samaria (Atos 8:1), e depois as nações vizinhas, ou melhor, até as mais distantes, mesmo nas ilhas do mar, foram por ele iluminadas e levedadas. Seu som saiu até os confins do mundo; e seus inimigos não conseguiram deter seu progresso mais do que conseguiriam deter o de um poderoso rio.
IV. A virtude curativa desse rio. As águas do santuário, por onde quer que cheguem e tenham livre curso, mostrarão ser um maravilhoso meio de restauração. Levadas ao mar, o lago sulfuroso de Sodoma, aquele monumento permanente da vingança divina, até suas águas serão curadas (v. 8) e se tornarão doces, agradáveis e salubres.
Isso indica a maravilhosa e bendita mudança que o evangelho faria onde quer que chegasse em seu poder, uma mudança tão grande, tanto de caráter quanto de condição, como a transformação do mar Morto em uma fonte de jardins. Quando filhos da cólera se tornaram filhos do amor, e os que estavam mortos em transgressões e pecados receberam vida, isso se cumpriu.
O evangelho era como o sal que Eliseu lançou na nascente das águas de Jericó e com o qual as curou (2 Reis 2:20, 21). Cristo, vindo ao mundo para ser seu médico, enviou seu evangelho como o grande remédio, o panpharmacon: nele há cura para toda enfermidade.
Ou melhor, por onde quer que esses rios cheguem, fazem as coisas viver (v. 9), tanto plantas quanto animais; são “a água da vida” (Apocalipse 22:1, 17). Cristo veio para que tivéssemos vida e, com esse fim, envia seu evangelho. “Tudo viverá por onde o rio passar.” A graça de Deus dá vida aos pecadores mortos e vigor aos santos vivos; por ela tudo se torna frutífero e florescente.
Mas seu efeito corresponde à maneira como é recebida e à preparação e disposição da mente para recebê-la. Pois (v. 11), quanto aos seus pântanos e lugares lamacentos, presos no lodo de sua própria pecaminosidade, que não querem ser curados, ou presos na umidade de sua própria justiça, que julgam não precisar de cura, sua condenação é: eles não serão curados.
O mesmo evangelho que para outros é cheiro de vida para vida será para eles cheiro de morte para morte. Serão entregues ao sal, à esterilidade perpétua (Deuteronômio 29:23). Os que não quiserem ser regados com a graça de Deus e tornar-se frutíferos serão abandonados aos desejos de seu próprio coração e deixados para sempre infrutíferos.
Quem é imundo, seja imundo ainda. Nunca mais cresça fruto em ti para sempre. Serão entregues ao sal, isto é, serão monumentos da justiça divina, como a mulher de Ló, que foi transformada em uma coluna de sal, para temperar os outros.
V. A grande abundância de peixes que haveria nesse rio. Todo ser vivo que se move será encontrado aqui, viverá aqui (v. 9), crescerá e prosperará, será o melhor de sua espécie e se multiplicará grandemente. Assim haverá uma multidão muito grande de peixes, segundo suas espécies, como os peixes do grande mar, numerosíssimos.
Haverá uma abundância tão grande de peixes do rio, e cardumes tão vastos, quanto há de peixes de água salgada (v. 10). Haverá um número imenso de cristãos na igreja, multiplicando-se como peixes nas gerações que surgem e no orvalho de sua juventude.
Na criação, as águas produziram peixes em abundância (Gênesis 1:20, 21), e eles continuam a viver nas águas que os produziram e por meio delas. Assim os crentes são gerados pela palavra da verdade (Tiago 1:18) e nascidos por ela (1 Pedro 1:23), esse rio de Deus. Por ela vivem; dela recebem sustento e subsistência.
Nas águas do santuário estão em seu elemento; fora delas, são como peixes em terra seca. Assim estava Davi quando tinha sede e ansiava por Deus, pelo Deus vivo. Onde se sabe que os peixes são abundantes, os pescadores se ajuntarão e lançarão suas redes.
Portanto, para indicar que essas águas seriam povoadas e se tornariam úteis de todas as maneiras, prediz-se aqui que os pescadores ficarão nas margens desse rio, desde En-Gedi, que fica na orla do mar Morto, até En-Eglaim, outra cidade junto desse mar, e estenderão suas redes ao longo de toda a margem.
O mar Morto, antes evitado como malcheiroso e nocivo, passará a ser frequentado. A graça do evangelho faz pessoas e lugares que eram improdutivos e inúteis se tornarem úteis a Deus e às pessoas.
VI. As árvores nas margens desse rio: muitas árvores de um lado e do outro (v. 7), que tornavam a paisagem muito agradável e aprazível aos olhos; a sombra delas também seria uma comodidade para a pesca. Mas isso não é tudo (v. 12): são árvores para alimento, e seus frutos não se esgotarão, pois produzirão frutos novos a cada mês. A folha servirá de remédio e não murchará.
Esta parte da visão é reproduzida com muita exatidão na visão de São João (Apocalipse 22:2), na qual se diz que em ambos os lados do rio cresce a árvore da vida, que dava seus frutos todos os meses, e cujas folhas serviam para a cura das nações.
Supõe-se que os cristãos sejam essas árvores, especialmente os ministros: “árvores de justiça, plantação do Senhor” (Isaías 61:3), colocadas junto aos ribeiros de águas, as águas do santuário (Salmos 1:3), enxertadas em Cristo, a árvore da vida, e, em virtude de sua união com ele, feitas também árvores da vida, “nele arraigadas” (Colossenses 2:7).
Há grande variedade dessas árvores, pela diversidade de dons com que são dotadas por aquele único Espírito que opera tudo em todos. Crescem na margem do rio, ou se mantêm próximas das ordenanças santas e, por meio delas, recebem de Cristo seiva e virtude.
São árvores frutíferas, destinadas, como a figueira e a oliveira, a honrar a Deus e às pessoas com seus frutos (Juízes 9:9). Seu fruto servirá de alimento, pois os lábios dos justos alimentam muitos. Os frutos de sua justiça beneficiam de uma forma ou de outra.
Até as folhas dessas árvores servem de remédio, para contusões e feridas, conforme a nota marginal. Os bons cristãos fazem bem aos que estão ao seu redor tanto por seus bons discursos, que são como folhas, quanto por suas ações caridosas, que são como frutos. Fortalecem os fracos e enfaixam os de coração quebrantado. Sua alegria faz bem como um remédio, não só a eles mesmos, mas também aos outros.
Pela graça de Deus, serão capacitados a perseverar em sua bondade e utilidade: sua folha não murchará nem perderá a virtude medicinal, pois têm não apenas vida na raiz, mas também seiva em todos os ramos.
Sua profissão de fé não secará (Salmos 1:3), nem seus frutos se esgotarão; isto é, não perderão o princípio de sua fecundidade, mas ainda produzirão frutos na velhice, para mostrar que o Senhor é reto (Salmos 92:14, 15).
Ou a recompensa de sua fecundidade permanecerá para sempre: produzem frutos que abundarão em sua conta no grande dia, frutos para a vida eterna. Esses, de fato, são frutos que não se esgotarão.
Produzem frutos novos segundo seus meses, uns em um mês e outros em outro, de modo que sempre haverá uma ou outra árvore capaz de servir à glória de Deus para o propósito que ele tem em vista. Ou cada uma delas produzirá frutos mensalmente, o que denota uma grande disposição para frutificar (nunca se cansarão de fazer o bem) e um clima muito feliz, no qual haverá primavera e verão perpétuos.
E a razão dessa extraordinária fecundidade é que suas águas saíam do santuário. Isso não deve ser atribuído a coisa alguma nelas mesmas, mas aos suprimentos contínuos da graça divina, com a qual são regadas a todo momento (Isaías 27:3). Pois, fosse quem fosse que as plantasse, era ela que dava o crescimento.
Versículos 13 a 23
Os Limites da Terra Designados. (a.C. 574.)
Agora devemos passar dos assuntos do santuário aos do Estado, da cidade ao campo. 1. A terra de Canaã lhes é aqui garantida como herança (v. 14): “Levantei a mão para dá-la a vossos pais”, isto é, prometi-a sob juramento a eles e à sua posteridade.
Embora sua posse tivesse sido interrompida por muito tempo, ainda assim Deus não tinha esquecido o juramento que fizera aos pais deles.
Embora as providências de Deus possam por algum tempo parecer contradizer suas promessas, ainda assim a promessa certamente se cumprirá por fim, pois Deus sempre se lembrará de sua aliança. “Levantei a mão para dá-la” e, portanto, sem falta ela lhes caberá como herança.
Assim a Canaã celestial é garantida a toda a descendência, porque é aquilo que Deus, que não pode mentir, prometeu.
- A terra é aqui delimitada, e suas fronteiras e limites são fixados. Eles não devem ultrapassá-los para invadir a terra de seus vizinhos, e os vizinhos não devem transpô-los para invadir a deles.
Tínhamos um traçado semelhante das fronteiras de Canaã quando Josué estava prestes a pôr o povo na posse da terra (Números 34:1, etc.). Aquele começa no mar Salgado, ao sul, dá a volta e termina ali. Este começa em Hamate, perto de Damasco, ao norte, dá a volta e termina ali (v. 20).
Repare: é Deus quem designa os limites de nossa habitação; e seu Israel sempre terá motivo para dizer que as linhas lhe caíram em lugares agradáveis. O lago de Sodoma é aqui chamado mar oriental, pois, tendo sido curado pelas águas do santuário, não deve mais ser chamado mar Salgado, como era em Números.
- Aqui se ordena que a terra seja dividida entre as tribos de Israel, contando José como duas tribos para completar o número de doze quando Levi foi separado para servir no santuário e recebeu sua porção adjacente a ele (v. 13, 21): “Vós a herdareis, uns tanto quanto os outros” (v. 14). As tribos terão partes iguais, cada uma tanto quanto as demais.
Quando as tribos voltaram da Babilônia, isso parece desigual, porque algumas eram muito mais numerosas que as outras; de fato, a maioria era de Judá e Benjamim, e muito poucos pertenciam às outras dez tribos. Mas, como as doze tribos representam, em tipo e visão, a igreja do evangelho, o Israel de Deus, isso era muito justo.
Encontramos, pois, em outra visão um número igual de cada uma das doze tribos selado para o Deus vivo, exatamente 12.000 de cada uma (Apocalipse 7:5, etc.). E a esses selados cabiam essas porções.
Isso indica também que todos os súditos do reino de Cristo obtiveram fé igualmente preciosa. Homens e mulheres, judeus e gentios, escravos e livres são igualmente bem-vindos a Cristo e feitos participantes dele.
- Os estrangeiros que peregrinam entre eles, que gerarão filhos e formarão famílias, ajudando assim a povoar sua terra, terão herança entre as tribos como se fossem israelitas de nascimento (v. 22, 23), o que de modo algum foi permitido na divisão da terra feita por Josué.
Esta é uma medida de naturalização geral, que ensinaria aos judeus quem era o seu próximo: não somente os da própria nação e religião, mas todos aqueles, fossem quem fossem, a quem tivessem oportunidade de mostrar bondade, pois estariam dispostos a receber bondade deles. Também convidaria os estrangeiros a vir estabelecer-se entre eles e a colocar-se sob as asas da Majestade divina.
Mas certamente aponta para os tempos do evangelho, quando a parede divisória entre judeus e gentios foi derrubada, e ambos se tornaram um em Cristo, em quem não há diferença (Romanos 10:12). Essa terra era um tipo da Canaã celestial, aquela pátria melhor (Hebreus 11:16), na qual os gentios crentes terão uma porção bendita, assim como os judeus crentes (Isaías 56:3).