Ezequiel 48
Argumento
Neste capítulo, são dadas instruções específicas para a distribuição da terra, cujas demarcações e limites foram estabelecidos no capítulo anterior.
I. As porções das doze tribos, sete ao norte do santuário (vv. 1-7) e cinco ao sul (vv. 23-29).
II. A designação de terras para o santuário e os sacerdotes (vv. 8-11), para os levitas (vv. 12-14), para a cidade (vv. 15-20) e para o príncipe (v. 21, 22). Já vimos boa parte disso em Ezequiel 45.
III. Um plano da cidade, suas portas e o novo nome que lhe é dado (vv. 30-35), o que sela e conclui a visão e a profecia deste livro.
Versículos 1 a 30
A Divisão da Terra. (a.C. 574.)
Temos aqui uma maneira muito breve e prática de dividir a terra entre as doze tribos, sem o processo tão demorado e indireto adotado no tempo de Josué. Pois, na distribuição de bênçãos espirituais e celestiais, não há o mesmo risco de murmuração e desavença que existe na partilha das bênçãos temporais.
Quando Deus deu a cada um dos trabalhadores seu denário, os que ficaram descontentes logo foram calados com a pergunta: Não posso fazer o que quiser com o que é meu? Assim é a distribuição igual aqui entre as tribos. Nessa distribuição da terra, podemos observar:
- Que difere muito da divisão feita no tempo de Josué e não segue a ordem de seu nascimento nem a de sua bênção por Jacó ou Moisés. Simeão aqui não é dividido em Jacó, nem Zebulom é porto de navios.
Isso indica claramente que a divisão deve ser entendida mais espiritual que literalmente, embora seu mistério esteja profundamente oculto para nós.
Nos tempos do evangelho, as coisas antigas passaram; eis que tudo se fez novo. O Israel de Deus é disposto segundo uma nova ordem.
- Que a tribo de Dã, a última a receber sua porção na primeira divisão de Canaã (Josué 19:40), é a primeira a recebê-la aqui (v. 1). Assim, no evangelho, “os últimos serão os primeiros” (Mateus 19:30). Deus, ao dispensar sua graça, não segue o mesmo método que emprega ao dispor sua providência.
Dã, porém, tinha agora sua porção por volta do lugar onde antes possuía apenas uma cidade, ao norte, na fronteira de Damasco, a mais distante de todas do santuário, porque essa tribo havia se desviado para a idolatria.
- Que todas as dez tribos levadas pelo rei da Assíria, assim como as duas que muito depois foram levadas para a Babilônia, têm sua porção nessa terra visionária.
Alguns pensam que isso se cumpriu nas pessoas particulares e famílias dessas tribos que voltaram com Judá e Benjamim, das quais encontramos muitos exemplos em Esdras e Neemias.
É provável que muito mais pessoas tenham voltado em diversas épocas posteriores, sem que isso fosse registrado. Quando os judeus receberam a Galileia e outras regiões que haviam pertencido às dez tribos, passaram a desfrutar dessas regiões em comum com elas.
Grócio diz que, se as dez tribos tivessem se arrependido e voltado a Deus como fizeram os principais pais de Judá e Benjamim, os sacerdotes e os levitas (Esdras 1:5), teriam tido a mesma sorte daquelas duas tribos; mas perderam pelo pecado o benefício dessa gloriosa profecia.
Cremos, contudo, que ela tem seu cumprimento segundo o desígnio no estabelecimento e na ampliação da igreja do evangelho e na feliz estabilidade de todos os que são verdadeiramente israelitas no desfrute seguro e doce dos privilégios da nova aliança, na qual há o bastante para todos e para cada um.
- Que cada tribo nessa distribuição visionária tinha seu lote particular designado por designação divina.
Pois nunca foi intenção do evangelho arrancar a cerca da propriedade e tornar tudo comum. Os primeiros cristãos tinham tudo em comum por caridade, não por direito legal (Atos 2:44), e muitos preceitos do evangelho pressupõem que cada pessoa saiba o que é seu.
Devemos não apenas reconhecer, mas também aceitar a mão de Deus que nos designa nosso lote e estar bem satisfeitos com ele, crendo ser ele o mais adequado para nós. “Ele escolherá nossa herança para nós” (Salmos 47:4).
- Que as tribos ficavam lado a lado. Junto à fronteira de uma estava a porção de outra, todas enfileiradas em ordem exata. Como pedras num arco, se fixavam, se fortaleciam e se encaixavam umas nas outras. Vejam como é bom e agradável que irmãos habitem assim juntos!
Isso representava a comunhão das igrejas e dos santos sob o governo do evangelho. Assim, embora sejam muitos, ainda assim são um só e devem manter-se unidos em santo amor e auxílio mútuo.
- Que o lote de Rúben, antes afastado para além do Jordão, agora fica junto ao de Judá e é o segundo mais próximo do santuário. Pois o escândalo sob o qual ele estivera, e pelo qual lhe fora dito que não se destacaria, a essa altura começava a perder força.
Aquilo que se tornou motivo de descrédito para uma pessoa ou um povo não deve ser lembrado para sempre; ao fim deve ser bondosamente esquecido.
- Que o santuário ficava no meio deles. Havia sete tribos ao norte dele; ao sul ficavam os levitas, a porção do príncipe, a da cidade e a de outras cinco tribos. Assim, estava, como devia, no coração do reino, para difundir suas influências benéficas por todo ele e ser o centro de sua unidade.
As tribos mais distantes umas das outras se encontrariam ali para conhecimento e comunhão mútuos. Os membros da mesma paróquia ou congregação, embora dispersos e sem outra oportunidade de se conhecer, ainda assim, ao se reunirem regularmente para adorar a Deus, deveriam ter seus corações unidos em santo amor.
- Que onde estava o santuário, ali estavam os sacerdotes: “Para eles, sim, para os sacerdotes, será esta oferta santa” (v. 10). Por um lado, isso denota honra e consolo aos ministros: o que se dá para seu apoio e sustento é considerado uma oferta santa ao Senhor.
Assim também indica seu dever. Como foram designados e sustentados para o serviço do santuário, devem dedicar-se continuamente a ele e residir junto às congregações sob seus cuidados.
Quem vive do altar deve servir ao altar, sem ficar com os salários para si e transferir o trabalho a outros. Mas como servirão ao altar do qual vivem se não morarem perto dele?
- Que aqueles sacerdotes que tinham se mostrado fiéis a Deus em tempos de prova receberam a parte dos sacerdotes nessas terras (v. 11): “Será para os filhos de Zadoque”, que, ao que parece, se distinguiram em alguma ocasião decisiva e não se desviaram quando os filhos de Israel e os demais levitas se desviaram.
Deus honrará os que conservam sua integridade em tempos de apostasia geral e tem favores especiais reservados para eles. Os que nadam contra a corrente estão nadando rio acima e, por fim, descobrirão que assim é.
- Que a terra reservada aos ministros do santuário de modo algum podia ser alienada. Tinha a natureza das primícias da terra e, por isso, era santa ao Senhor.
Embora os sacerdotes e levitas tivessem tanto seu uso quanto sua herança, para si e seus herdeiros, ainda assim não podiam vendê-la nem trocá-la (v. 14). É sacrilégio dar outros usos ao que é dedicado a Deus.
- Que a terra designada para a cidade e seus arredores é chamada lugar profano (v. 15), ou comum. Não que a cidade não fosse santa acima das outras cidades, pois o Senhor estava ali, mas, em comparação com o santuário, era lugar profano.
Contudo, muitas vezes é verdade no pior sentido que grandes cidades, mesmo as que, como esta, têm o santuário perto de si, são lugares profanos, e isso deve ser profundamente lamentado. Era a antiga queixa: De Jerusalém tem saído a profanação por toda a terra (Jeremias 23:15).
- Que a cidade é feita exatamente quadrada, com os arredores estendendo-se igualmente por todos os lados, como acontecia com as cidades dos levitas na primeira divisão da terra (v. 16, 17).
Isso nunca se cumpriu literalmente em nenhuma cidade, o que indica um sentido espiritual: a beleza e a estabilidade da igreja do evangelho, a cidade do Deus vivo, formada segundo a sabedoria e o conselho de Deus e tornada firme e imóvel por sua promessa.
- Que, ao passo que antes os habitantes de Jerusalém eram principalmente de Judá e Benjamim, em cujo território ela ficava, agora a cidade principal não está no lote particular de nenhuma tribo. Os que servem à cidade e nela exercem cargos a servirão, vindos de todas as tribos de Israel (v. 19).
Os homens mais destacados devem ser escolhidos de todas as tribos de Israel para servir à cidade, pois muitos olhos estavam voltados para ela, e a ela acorria muita gente de todas as partes da nação e de outras nações.
Diz-se que os habitantes da cidade a servem, pois, onde quer que estejamos, devemos procurar ser úteis ao lugar de algum modo, conforme nossa capacidade.
Não devem deixar as tribos de Israel e vir à cidade para descansar e desfrutar seus prazeres, mas para servi-la e fazer ali todo o bem que puderem. Ao fazer isso, exerceriam boa influência também sobre o campo.
- Que se teve zelo para que os dedicados aos assuntos públicos na cidade, assim como os que serviam no santuário, tivessem sustento honroso e confortável. Foram-lhes designadas terras, cujo produto serviria de alimento aos que servem à cidade (v. 18).
“Quem vai à guerra à própria custa?” Os magistrados dedicados ao serviço do Estado, assim como os ministros dedicados ao serviço da igreja, devem receber todo ânimo e apoio devidos por isso; e por essa causa também pagamos tributos.
- Que o príncipe tinha um lote para si, adequado à dignidade de sua elevada posição (v. 21); já o examinamos em Ezequiel 45.
Ficava próximo do santuário, onde estava o testemunho de Israel, e da cidade, onde estavam os tronos de juízo, para que fosse proteção tanto para um quanto para o outro e verificasse que o dever de ambos fosse cumprido com cuidado e fidelidade.
Assim, ele era ministro de Deus para o bem de toda a comunidade. Cristo é o príncipe da igreja, que a defende de todos os lados e cria uma defesa. Ou melhor: ele próprio é uma defesa sobre toda a glória dela e a cerca com seu favor.
- Que, assim como Judá tinha seu lote junto ao santuário de um lado, Benjamim tinha, dentre todas as tribos, o lote mais próximo dele do outro lado. Essa honra foi reservada aos que permaneceram ligados à casa de Davi e ao templo em Jerusalém quando as outras dez tribos se desviaram de ambos.
Basta que a traição e a apostasia, mediante o arrependimento, sejam perdoadas, mas a constância e a fidelidade serão recompensadas e promovidas.
Versículos 31 a 35
O Plano da Cidade. (a.C. 574.)
Temos aqui mais informações sobre a cidade que seria construída como metrópole dessa terra gloriosa e acolheria os que viessem de todas as partes para adorar no santuário vizinho. Em parte alguma ela é chamada Jerusalém, nem a terra cuja divisão examinamos com tantos detalhes é chamada terra de Canaã.
Pois os nomes antigos são esquecidos, indicando que as coisas antigas passaram; eis que tudo se fez novo. A respeito dessa cidade, observe aqui:
- As medidas de suas saídas e das terras que lhe pertencem, destinadas às suas diversas comodidades. Em cada direção, suas dependências se estendiam por 4.500 medidas, 18.000 ao todo (v. 35). Não se sabe, porém, que medidas eram essas.
Em todo este capítulo nunca se diz se são tantas canas, como nossa tradução determina ao inserir essa palavra (v. 8), sendo que cada cana tinha seis côvados e um palmo (Ezequiel 40:5).
E por que o medidor apareceria com uma cana de medir desse comprimento na mão, se não medisse com ela, exceto quando se diz expressamente que mediu em côvados?
Ou seriam, como outros pensam, tantos côvados, já que estes são mencionados em Ezequiel 45:2 e Ezequiel 47:3? Isso, contudo, me inclina antes a pensar que, onde os côvados não são mencionados, se devem entender outros tantos comprimentos da cana de medir.
Mas os que entendem essas medidas como côvados não concordam se se trata do côvado comum, que tinha meia jarda, ou do côvado geométrico, supostamente mais usado no reconhecimento de terras por agilizar o trabalho.
Alguns dizem que este continha seis côvados; outros, cerca de três côvados e meio, de modo que 1.000 côvados equivaliam a 1.000 passos, isto é, uma milha inglesa.
O fato de sermos deixados nessa incerteza, porém, indica que essas coisas devem ser entendidas espiritualmente. O significado principal é que a Sabedoria Infinita observa uma proporção exata e justa ao formar a igreja do evangelho. Embora agora não consigamos discerni-la, a discerniremos quando chegarmos ao céu.
- O número de suas portas. Tinha doze portas ao todo, três de cada lado, o que era muito apropriado para uma cidade quadrada. Nessas doze portas estavam inscritos os nomes das doze tribos.
Como a cidade seria servida por gente de todas as tribos de Israel (v. 19), convinha que cada tribo tivesse sua porta. Como Levi aqui é incluído, para manter o número doze, Efraim e Manassés são reunidos em José (v. 32).
Do lado norte estavam as portas de Rúben, Judá e Levi (v. 31); a leste, as de José, Benjamim e Dã (v. 32); ao sul, as de Simeão, Issacar e Zebulom (v. 33); e a oeste, as de Gade, Aser e Naftali (v. 34).
De modo correspondente, na visão de São João, a nova Jerusalém, pois assim a cidade santa é chamada ali, embora não aqui, tem doze portas, três de cada lado, e nelas estão escritos os nomes das doze tribos dos filhos de Israel (Apocalipse 21:12, 13).
Repare: Na igreja de Cristo, tanto na militante quanto na triunfante, há livre acesso pela fé a todos os que vêm de cada tribo e de cada região. Cristo abriu o reino dos céus a todos os crentes. Quem quiser pode vir e tomar gratuitamente da água da vida e da árvore da vida.
- O nome dado à cidade: a partir daquele dia, quando for novamente erguida conforme esse modelo, seu nome não será, como antes, Jerusalém, Visão da paz, mas o que é a origem disso e mais que equivalente a isso: Jeová-Samá, “O Senhor está ali” (v. 35). Isso indicava:
(1.) Que, depois de seu retorno, os cativos teriam sinais claros da presença de Deus com eles e de sua permanência entre eles, tanto em suas ordenanças quanto em suas providências. Não terão motivo para perguntar, como seus pais: Está o Senhor entre nós ou não? Pois verão e dirão que ele de fato está com eles.
Então, embora suas tribulações fossem muitas e ameaçadoras, eles eram como a sarça que ardia sem ser consumida, porque o Senhor estava ali.
Mas, quando Deus se afastou do templo deles, quando disse Migremus hinc, “Vamos embora daqui”, a casa deles logo lhes foi deixada desolada. Deixando de ser dele, não demorou muito para que deixasse de ser deles.
(2.) Que a igreja do evangelho também teria nela a presença de Deus, embora não na Shechinah, como antigamente, ainda assim num sinal não menos seguro, o de seu Espírito.
Onde o evangelho é pregado fielmente, as ordenanças do evangelho são devidamente administradas e Deus é adorado somente em nome de Jesus Cristo, pode-se dizer com verdade: O Senhor está ali. Pois fiel é aquele que disse, e cumprirá sua palavra: “Eis que estou convosco sempre, até o fim do mundo.”
O Senhor está ali em sua igreja para regê-la e governá-la, protegê-la e defendê-la, acolher e reconhecer graciosamente seus adoradores sinceros e estar perto deles em tudo aquilo por que o invocarem.
Isso deve levar-nos a permanecer junto à comunhão dos santos, pois o Senhor está ali; e então aonde iríamos para melhorar nossa condição?
Ou melhor: isso é verdade a respeito de todo bom cristão. Ele habita em Deus, e Deus nele. De toda alma que tenha em si um princípio vivo da graça se pode dizer com verdade: O Senhor está Ali.
(3.) Que a glória e a felicidade do céu consistiriam principalmente nisto: o Senhor está ali. A representação que São João faz daquele estado bendito em muitos aspectos supera amplamente esta.
Lá, tudo é ouro, pérolas e pedras preciosas; é muito maior que esta cidade e muito mais brilhante, pois não precisa da luz do sol.
Mas ambas concordam em fazer da presença de Deus o principal de sua felicidade. Ali, a felicidade dos santos glorificados consiste em que “o próprio Deus estará com eles” (Apocalipse 21:3) e que “aquele que está sentado no trono habitará entre eles” (Apocalipse 7:15).
E aqui, o que coroa a felicidade dessa cidade santa é que o Senhor está ali. Portanto, empenhemo-nos com toda diligência em assegurar para nós um lugar nessa cidade, para estarmos para sempre com o Senhor.