Matthew Henry

Ezequiel 45

Argumento

Neste capítulo é ulteriormente representado ao profeta, em visão:

I. A divisão da terra santa: tanto para o templo e os sacerdotes que se aplicavam ao seu serviço (vv. 1-4), tanto para os levitas (v. 5), tanto para a cidade (v. 6), tanto para o príncipe e o restante para os do povo (v. 7, 8).

II. As ordenanças da justiça que foram dadas tanto ao príncipe quanto aos do povo (vv. 9-12).

III. As oblações que deveriam oferecer e a parte do príncipe nessas oblações (vv. 13-17). Particularmente no começo do ano (vv. 18-20), na Páscoa e na festa dos tabernáculos (vv. 21-25).

E tudo isto parece apontar para a nova condição da igreja que seria estabelecida sob o evangelho, que, tanto em extensão quanto em pureza, excederia em muito a do Antigo Testamento.

Versículos 1 a 8

A Divisão da Terra Santa. (a.C. 574.)

Aqui são dadas orientações para dividir a terra depois de seu retorno a ela. E, tendo Deus autorizado que o fizessem, assim dividi-la antes de a terem seria um ato de fé, não de insensatez.

E seria notícia bem-vinda aos cativos ouvir que não só voltariam à sua própria terra, mas que, embora agora fossem apenas poucos em número, aumentariam e se multiplicariam para repovoá-la.

Mas isto nunca teve seu cumprimento no estado judaico depois do retorno do cativeiro, mas deveria cumprir-se no modelo da igreja cristã, que era inteiramente novo, como esta divisão da terra era muito diferente da do tempo de Josué, e muito ampliado pela adesão dos gentios a ela; e será aperfeiçoado no reino celestial, do qual a terra de Canaã sempre fora um tipo. Agora:

  1. Aqui está a porção de terra atribuída ao santuário, no meio da qual o templo deveria ser construído, com todos os seus pátios e arredores; o restante ao redor era para os sacerdotes.

Isto se chama (v. 1) “uma oblação ao Senhor”; pois o que se dá em obras de piedade, para o sustento e apoio do culto a Deus e o avanço da religião, Deus aceita como dado a ele, se for feito com um olho singelo.

É uma porção santa da terra, que deve ser demarcada primeiro, como as primícias que santificam a massa. Destinar terras ao apoio da religião e do ministério é um ato de piedade tão promissor para a perpetuidade e o benefício da posteridade quanto qualquer outro.

Esta porção santa da terra deveria ser medida e seus limites fixados, para que o próprio santuário não tivesse mais que sua parte nem, com o tempo, monopolizasse a terra inteira.

Até aí se estenderão as terras da igreja, e não além; como em nosso próprio reino as doações à igreja eram antigamente limitadas pelo estatuto de mão-morta.

As terras aqui destinadas ao santuário tinham 25.000 canas de comprimento, assim o faz nossa tradução, embora alguns considerem que eram apenas côvados, e 10.000 de largura. Cerca de oitenta milhas numa direção e trinta noutra, dizem alguns; vinte e cinco milhas numa direção e dez na outra, segundo outros.

Os sacerdotes e levitas que deveriam se aproximar para ministrar deveriam ter suas habitações nesta porção da terra ao redor do santuário, para estarem próximos de seu trabalho; ao passo que, pela distribuição da terra no tempo de Josué, as cidades dos sacerdotes e levitas estavam dispersas por toda a nação.

Isto indica que os ministros do evangelho devem residir junto ao seu encargo; onde fica seu serviço, ali devem viver.

  1. Ao lado das terras do santuário são atribuídas as terras da cidade, onde a cidade santa deveria ser construída e com cujas receitas e lucros os cidadãos deveriam ser sustentados (v. 6): “Será para toda a casa de Israel”.

Essa porção não será destinada, como antes, a uma tribo ou duas, mas na cidade habitarão alguns de todas as tribos, como encontramos que fizeram (Neemias 11:1, 2).

A porção da cidade era exatamente tão comprida como a do santuário, mas apenas metade tão larga; pois a cidade era enriquecida pelo comércio e, por isso, tinha menos necessidade de terras.

  1. A próxima atribuição depois das terras da igreja e da cidade é a das terras da coroa (v. 7, 8). Aqui não há medição delas, mas se diz que ficam de um lado e do outro das terras da igreja e da cidade, para indicar que o príncipe, com sua riqueza e poder, deveria ser proteção para ambas.

Alguns fazem a parte do príncipe igual à parte da igreja e da cidade juntas; outros a consideram um décimo terceiro do restante da terra, sendo as outras doze partes para as doze tribos.

O príncipe que se aplica continuamente à administração dos assuntos públicos deve ter com que sustentar sua dignidade e ter abundância, para não estar em tentação de oprimir os do povo.

Contudo, para muitos, essa abundância não impede a opressão; mas a graça de Deus a impedirá, pois aqui se promete: “Meus príncipes não mais oprimirão meu povo”. Pois Deus fará os oficiais paz e os cobradores retidão.

Apesar disto, encontramos que, depois do retorno dos judeus à sua própria terra, houve queixas contra os príncipes por suas cobranças. Mas Neemias foi um que não agiu como os governantes anteriores e, contudo, manteve uma bela corte (Neemias 5:15, 18).

Mas se diz tanto do príncipe neste estado santo místico para indicar que, na igreja do evangelho, os magistrados devem ser como pais de criação para ela e os príncipes cristãos seus patronos e protetores; e a santa religião que professam, na medida em que se sujeitam ao poder dela, os refreará de oprimir o povo de Deus, porque esse povo pertence mais a Deus do que aos príncipes.

  1. O restante das terras deveria ser distribuído aos do povo segundo suas tribos, que tinham motivo para se considerarem bem estabelecidos, quando tinham tanto o testemunho de Israel quanto o trono do juízo tão perto deles.

Versículos 9 a 12

Regras de Justiça. (a.C. 574.)

Temos aqui algumas regras gerais de justiça estabelecidas tanto para o príncipe quanto para os do povo, as regras da justiça distributiva e comutativa.

Pois a piedade sem honestidade é apenas uma forma de piedade; nem agradará a Deus nem servirá para o benefício de povo algum. Seja, portanto, decretado, pela autoridade do Rei e Deus da igreja:

  1. Que os príncipes não oprimam seus súditos, mas administrem devida e fielmente a justiça entre eles (v. 9): “Baste-vos, ó príncipes de Israel, terdes sido opressivos para com o povo e vos terdes enriquecido com despojo e violência, terdes por tanto tempo tosquiado o rebanho em vez de o apascentar; e, daqui em diante, não o façais mais.”

Repare: Mesmo os príncipes e grandes homens que por muito tempo procederam mal devem, por fim, considerar que é tempo, mais que tempo, de se reformarem e se emendarem. Pois nenhuma prescrição justificará uma injustiça.

Em vez de dizerem que há muito se acostumaram a oprimir e, portanto, podem persistir nisso, porque o costume os respaldará, deveriam dizer que há muito se acostumaram a isso e, portanto, como aqui, baste o tempo passado.

Que agora removam a violência e o despojo; abandonem exigências injustas, cancelem práticas injustas e expulsem dos empregos sob sua autoridade aqueles que praticam violência.

Que retirem suas cobranças, aliviem seus súditos daqueles impostos que veem pesar fortemente sobre os súditos e executem juízo e justiça segundo a lei, como exige o dever de sua posição.

Repare: Todos os príncipes, mas especialmente os príncipes de Israel, têm o dever de fazer justiça. Pois de seu povo Deus diz: eles são meu povo; e os príncipes governam de modo especial em nome de Deus.

  1. Que um vizinho não pratique embuste contra outro no comércio (v. 10): vocês terão balanças justas, nas quais pesar tanto dinheiro quanto mercadorias, uma efa justa para a medida seca de cereal e farinha, um bato justo para a medida de líquidos, vinho e azeite. E a efa e o bato serão uma só medida, a décima parte de um chômer, ou coro, v. 11.

Assim, a efa e o bato continham (como calculou o erudito Dr. Cumberland) sete galões de vinho e quatro pintas, e um pouco mais. Um ômer era apenas a décima parte de uma efa (Êxodo 16:36) e a centésima parte de um chômer, ou hômer, e continha cerca de seis pintas.

O siclo é aqui fixado (v. 12): equivale a vinte geras, exatamente meia onça romana, em nosso dinheiro 2s. 4 1/4d. e quase a oitava parte de um farthing, como o erudito homem acima mencionado calcula exatamente.

Pelos siclos se calculava a mina, ou libra, que, quando era estabelecida como simples peso (diz o bispo Cumberland), sem consideração pela cunhagem, continha exatamente 100 siclos.

Isto aparece ao comparar 1 Reis 10:17, onde se diz que três minas, ou libras, de ouro entravam num escudo, com a passagem paralela, 2 Crônicas 9:16, onde se diz que 300 siclos de ouro entravam num escudo.

Mas, quando a mina é estabelecida como soma de dinheiro ou moeda, contém apenas sessenta siclos, como aparece aqui, onde vinte siclos, vinte e cinco siclos e quinze siclos, que ao todo perfazem sessenta, serão a mina.

Mas ela é assim calculada porque tinham uma peça de dinheiro que pesava vinte siclos, outra vinte e cinco, outra quinze, todas as quais compunham uma libra, como observa aqui um escritor erudito.

Repare: Cabe ao Israel de Deus ser muito honesto e justo em todos os seus negócios, muito pontual e exato em dar a todos o que lhes é devido e muito cauteloso para não fazer injustiça a ninguém, porque, do contrário, estragam a aceitabilidade de sua profissão de fé diante de Deus e a reputação dela diante dos homens.

Versículos 13 a 24

Oblações Ordenadas. (a.C. 574.)

Tendo estabelecido as regras da retidão para com os homens, que é realmente um ramo da verdadeira religião, ele passa a dar algumas orientações para a religião deles para com Deus, que é um ramo da retidão universal.

I. Exige-se que ofereçam ao Senhor uma oblação daquilo que possuem (v. 13): todo o povo da terra deve dar uma oblação (v. 16). Como arrendatários de Deus, devem pagar um foro ao seu grande senhorio.

Tinham oferecido uma oblação de seus bens imóveis (v. 1), uma porção santa de sua terra. Agora recebem a orientação de oferecer uma oblação de seus bens pessoais, suas mercadorias e bens móveis, em reconhecimento do que recebem dele, de sua dependência dele e de suas obrigações para com ele.

Repare: Qualquer que seja a nossa riqueza, devemos honrar a Deus com ela, dando-lhe o que lhe é devido. Não que Deus precise de algo que possamos dar-lhe ou possa ser beneficiado por isso (Salmos 50:9). Não: é apenas uma oblação; nós apenas a oferecemos a ele.

Seu benefício volta para nós mesmos, para os pobres dele, que, sendo nossos próximos, são nós mesmos, ou para seus ministros, que servem continuamente para o nosso bem.

II. A proporção dessa oblação é aqui determinada, o que não foi feito pela lei de Moisés. Não se faz menção ao dízimo, mas apenas a essa oblação. E seu quantum é assim fixado:

  1. Dos seus cereais deviam oferecer a sexagésima parte. De cada hômer de trigo e cevada, que continha dez efas, deviam oferecer a sexta parte de uma efa, que era a sexagésima parte do todo (v. 13).

  2. Do seu azeite, e provavelmente também do seu vinho, deviam oferecer a centésima parte para essa oblação. De cada coro, ou hômer, que continha dez batos, deviam oferecer a décima parte de um bato (v. 14). Isso era dado ao altar, pois em toda oferta de alimento havia farinha mesclada com azeite.

  3. De seus rebanhos deviam dar um cordeiro dentre duzentos; essa era a menor proporção de todas (v. 15). Mas devia vir dos pastos férteis de Israel. Não deviam oferecer a Deus o que fosse tirado das terras comuns, mas os animais mais gordos e melhores que tinham, para holocaustos e ofertas de paz.

Os primeiros eram oferecidos para dar glória a Deus; as últimas, para obter de Deus misericórdia, graça e paz. E, em nossos sacrifícios espirituais, essas são nossas duas grandes incumbências diante do trono da graça. Mas, para que ambos fossem aceitos, esses sacrifícios deviam fazer reconciliação em favor dos que os ofereciam.

Cristo é nosso sacrifício de expiação, por meio de quem se faz a reconciliação, e para ele devemos olhar em nossos sacrifícios de reconhecimento.

III. Essa oblação deve ser dada em favor do príncipe em Israel (v. 16). Alguns leem “ao príncipe” e entendem que se trata de Cristo, que é de fato o príncipe em Israel, a quem devemos oferecer nossas oblações e em cujas mãos devemos colocá-las para serem apresentadas ao Pai.

Ou: “Eles a darão com o príncipe”; cada pessoa particular levará sua oblação para ser oferecida com a dele, pois vem em seguida (v. 17): Caberá ao príncipe providenciar todas as ofertas para fazer reconciliação em favor da casa de Israel.

O povo devia levar-lhe suas oblações segundo as regras anteriores, e ele devia levá-las ao santuário e suprir com seus próprios bens o que faltasse. Repare: É dever dos governantes zelar pela religião e assegurar que seus deveres sejam desempenhados de modo regrado e com zelo pelos que estão sob seu encargo, e que nada do que é necessário para isso falte.

O magistrado é o guardião das duas tábuas; e é uma coisa feliz quando os que estão acima dos outros em poder e dignidade vão à frente deles no serviço de Deus.

IV. Algumas solenidades particulares são aqui designadas:

  1. Há uma no começo do ano, que parece ser inteiramente nova e não instituída pela lei de Moisés: é a solenidade anual de limpeza do santuário.

(1.) No primeiro dia do primeiro mês, no dia de Ano-Novo, deviam oferecer um sacrifício para limpar o santuário (v. 18), isto é, para fazer expiação pela iniquidade das coisas santas no ano anterior, a fim de não levarem culpa alguma delas para os serviços do novo ano e para implorar graça para prevenir essa iniquidade e para a melhor execução do serviço do santuário no ano seguinte.

E, como sinal disso, o sangue dessa oferta pelo pecado devia ser posto nas ombreiras da porta do pátio interior (v. 19), para indicar que, por meio dele, se pretendia que fosse feita expiação pelos pecados de todos os servos que se aplicavam àquela casa: sacerdotes, levitas e povo, até mesmo pelos pecados presentes em todos os seus serviços.

Repare: Até os santuários na terra precisam de limpeza, de limpeza frequente; o de cima não precisa de nenhuma. Os que cultuam a Deus juntos devem unir-se frequentemente para renovar o arrependimento de suas muitas falhas, aplicar o sangue de Cristo para obter o perdão delas e renovar suas alianças para serem mais zelosos no futuro.

É muito oportuno começar o ano com essa obra, como Ezequias fez quando ela estivera negligenciada por muito tempo (2 Crônicas 29:17). Foram aqui designados a limpar o santuário no primeiro dia do mês, porque no décimo quarto dia deviam comer a Páscoa, uma ordenança que, dentre todas as instituições do Antigo Testamento, tinha em si mais de Cristo e da graça do evangelho.

Por isso, era muito apropriado que começassem a preparar-se para ela duas semanas antes, limpando o santuário.

(2.) Esse sacrifício devia ser repetido no sétimo dia do primeiro mês (v. 20). E então se destinava a fazer expiação “em favor de todo aquele que erra e daquele que é simples”. Repare: Quem peca erra e é simples; equivoca-se, sai do caminho e mostra-se insensato e sem sabedoria.

Aqui, porém, fala-se dos pecados cometidos por ignorância, equívoco ou inadvertência, seja por algum dos sacerdotes, dos levitas ou do povo. Foram designados sacrifícios para expiar os pecados nos quais os homens caíam de surpresa ou que cometiam antes de perceber, os quais não teriam cometido se tivessem sabido e se lembrado corretamente.

Eram pecados em que foram apanhados e pelos quais, depois, condenam a si mesmos. Mas, para pecados presunçosos, cometidos com mão levantada, nenhum sacrifício fora designado (Números 15:30). Por esses sacrifícios repetidos, “vós reconciliareis a casa”; isto é, Deus se reconciliará com ela, continuará a dar nela os sinais de sua presença e a poupará ainda este ano.

  1. A Páscoa devia ser observada religiosamente no tempo designado (v. 21). Cristo é a nossa Páscoa, sacrificado por nós. Celebramos a lembrança desse sacrifício e com ele nos banqueteamos.

Triunfamos por nossa libertação da escravidão egípcia do pecado e por nossa preservação da espada do anjo destruidor, a espada da justiça divina, na ceia do Senhor, que é nossa festa da Páscoa, assim como toda a vida cristã é, e deve ser, a festa dos pães sem fermento.

Aqui se determina que o príncipe prepare uma oferta pelo pecado, a ser oferecida em favor de si mesmo e do povo: um novilho no primeiro dia (v. 22) e um cabrito em cada um dos outros dias (v. 23).

Isso nos ensina, em toda a nossa aplicação a Deus para ter comunhão com ele, a olhar para a grande oferta pelo pecado, pela qual se pôs fim à transgressão e se introduziu uma justiça eterna.

Em cada dia da festa devia haver um holocausto, destinado exclusivamente à honra de Deus, de nada menos que sete novilhos e sete carneiros, com sua oferta de alimento, inteiramente consumidos no altar e, ainda assim, sem desperdício (v. 23, 24).

  1. A festa dos tabernáculos: dela se fala a seguir (v. 25), e não há menção à festa de Pentecostes, que se situava entre a Páscoa e a festa dos tabernáculos. Aqui se dão ordens, além das dadas pela lei de Moisés, para que, nos sete dias dessa festa, se ofereçam os mesmos sacrifícios que nos sete dias da Páscoa.

Veja a insuficiência dos sacrifícios da lei pelo pecado: por isso se repetiam com frequência, não só todos os anos, mas em cada festa, em cada dia da festa, porque não podiam aperfeiçoar os que a eles se chegam (Hebreus 10:1, 3). Veja a necessidade de repetirmos frequentemente os mesmos exercícios religiosos.

Embora o sacrifício de expiação seja oferecido de uma vez por todas, ainda assim os sacrifícios de reconhecimento, o de um coração quebrantado e o de um coração agradecido, aqueles sacrifícios espirituais que são agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo, devem ser oferecidos todos os dias. Devemos, como aqui, adotar um método de deveres santos e mantê-lo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra