Matthew Henry

Ezequiel 39

Argumento

Este capítulo continua e conclui a profecia contra Gogue e Magogue. Com a destruição deles, Deus coroa seu favor para com seu povo Israel, favor que, após a dispersão daquela nuvem negra, brilha com grande intensidade no fim deste capítulo. Aqui está:

I. Uma predição expressa da destruição total de Gogue e Magogue, em acordo com o que já vimos (vv. 1-7).

II. Uma ilustração da grandeza dessa destruição por meio de três consequências: a queima de suas armas (vv. 8-10), o sepultamento de seus mortos (vv. 11-16) e o banquete das aves com os cadáveres dos que não foram sepultados (vv. 17-22).

III. Uma declaração dos bondosos propósitos de Deus para com seu povo Israel, nesta e em suas outras providências relativas a eles, e uma promessa da misericórdia ulterior que ainda lhes reservava (vv. 23-29).

Versículos 1 a 7

O Juízo de Gogue e Magogue. (a.C. 585.)

Esta profecia começa como a anterior (Ezequiel 38:3, 4): “Sou contra ti e te farei voltar.” Pois há necessidade de linha sobre linha, tanto para o convencimento dos inimigos de Israel quanto para o consolo dos amigos de Israel.

Aqui, como ali, anuncia-se que Deus trará esse inimigo das regiões do norte, assim como antes os caldeus foram trazidos do norte (Jeremias 1:14). Omne malum ab aquilone: Todo mal vem do norte. Muito depois, o Império Romano foi invadido pelos povos do norte.

Deus o trará aos montes de Israel (v. 2): primeiro, como lugar de tentação, onde se completarão as medidas de sua iniquidade; depois, como lugar de execução da sentença, onde se consumará sua ruína. É sobre isso que o texto se alonga aqui:

  1. Seus soldados serão desarmados e, assim, incapacitados para prosseguir com seu empreendimento.

Embora os homens poderosos possam encontrar suas mãos, ainda assim, de que servirão quando descobrirem que lhes foi tirado o poder de fazer dano, quando Deus tirará com um golpe o arco deles da mão esquerda deles e a flecha deles da mão direita deles (v. 3)? Repare: as armas formadas contra Sião não prosperarão.

  1. Ele e a maior parte de seu exército serão abatidos no campo de batalha (v. 4): “Cairás sobre os montes de Israel.” Ali pecaram e ali perecerão, nos próprios montes santos de Israel, pois “ali quebrou as flechas do arco” (Salmos 76:3). Os montes de Israel serão umedecidos, adubados e tornados férteis com o sangue dos inimigos.

“Cairás no campo aberto” (v. 5), e não poderás escapar nem ali. Mesmo nos montes não encontrará uma passagem que possa defender, nem no campo aberto encontrará uma estrada por onde possa fugir.

Ele e seus bandos, suas tropas regulares, e o povo que está com ele, que segue o acampamento para participar do saque, todos cairão com ele. Repare: os que lançam sua sorte entre os perversos (Provérbios 1:14), para ter com eles uma só bolsa, devem esperar partilhar sua sorte com eles e passar pelo que eles passarem, recebendo o pior junto com o melhor.

Será feita uma matança tão geral que restará apenas a sexta parte (v. 2); as outras cinco serão eliminadas. Nunca houve exército tão completamente derrotado. E, para sua maior infâmia e descrédito, seus corpos servirão de banquete às aves de rapina (v. 4). Compare o v. 17. “Cairás, pois eu o disse.”

Repare: antes cairão por terra os príncipes mais ilustres, pois Antíoco foi chamado Epifânio, “o ilustre”, e os exércitos mais numerosos do que alguma palavra de Deus. Pois aquele que falou a cumprirá.

  1. Seu país também será desolado: “Enviarei fogo sobre Magogue” (v. 6) e sobre os que habitam descuidados, ou confiantes, nas ilhas, isto é, as nações dos gentios.

Ele teve o desígnio de destruir a terra de Israel; mas não só será derrotado nesse desígnio, como terá sua própria terra destruída por algum fogo, um juízo consumidor qualquer. Repare: os que invadem os direitos alheios perdem justamente os próprios.

  1. Por tudo isso, Deus promoverá a honra de seu próprio nome:

(1.) Entre seu povo Israel. Com isso conhecerão mais do nome de Deus: seu poder, sua bondade, o zelo que tem por eles e a fidelidade que lhes mostra. Sua providência para com eles os levará a maior familiaridade com ele. Toda providência deve fazer isso, assim como toda ordenança: “Farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo.”

Em Judá Deus é conhecido; mas os que já conhecem muito de Deus devem conhecê-lo ainda mais. Devemos crescer especialmente no conhecimento de seu nome como nome santo. Eles o conhecerão como um Deus de perfeita pureza e retidão e que odeia todo pecado. Segue-se então: “Não deixarei que contaminem mais o meu santo nome.”

Repare: os que conhecem corretamente o santo nome de Deus não ousarão profaná-lo. É por ignorá-lo que os homens fazem pouco caso dele e tomam liberdades com ele. Este é o modo de Deus tratar os homens: primeiro ilumina seu entendimento e, por esse meio, influencia a pessoa inteira. Primeiro nos faz conhecer seu santo nome; assim nos impede de contaminá-lo e nos leva a honrá-lo.

Esse é o efeito bendito das gloriosas manifestações de Deus em favor de seu povo. Assim ele completa seus favores, assim os santifica, assim os torna bênçãos de fato: por meio desses favores, instrui e reforma seu povo. Quando o Todo-Poderoso dispersou reis por ela, ficou branca como a neve em Salmom (Salmos 68:14).

(2.) Entre os pagãos. Os que nunca conheceram seu nome, ou se recusaram a reconhecê-lo, saberão “que eu sou o Senhor, o Santo em Israel”. Por experiência adquirida a alto preço, serão levados a reconhecer que ele é um Deus de poder, Deus e Salvador de seu povo. É inútil que os maiores potentados contendam com ele: jamais alguém endureceu o coração contra ele e prosperou.

Versículos 8 a 22

O Juízo de Gogue. (a.C. 585.)

Embora esta profecia devesse cumprir-se nos últimos dias, contudo aqui se fala dela como se já estivesse cumprida, porque é certa (v. 8): “Eis que veio, e está feito; é tão certo que se fará quando chegar o tempo como se já estivesse feito.”

“Este é o dia de que há muito e frequentemente falei e, embora tenha demorado muito a vir, contudo por fim veio.” Assim se disse a João (Apocalipse 21:6): “Está feito”. Para representar a derrota do exército de Gogue como muito grande, aqui se especificam três coisas como suas consequências.

Foi o próprio Deus que infligiu a derrota; não encontramos que os do povo de Israel desembainhassem uma espada ou dessem um golpe. Mas:

I. Queimarão as armas dos inimigos, seus arcos e flechas que caíram de suas mãos (v. 3), seus escudos e broquéis, seus dardos, lanças, bastões de comando, porretes e meios-piques, tudo o que é combustível.

Não as guardarão em seus arsenais nem as reservarão para seu próprio uso, para não serem tentados a pôr confiança nelas, mas as queimarão; não todas de uma vez para uma fogueira (para que serviria esse desperdício?), mas conforme tivessem necessidade de usá-las como combustível em suas casas, em vez de outra lenha.

Assim não teriam necessidade de tirar madeira do campo ou das florestas por sete anos seguidos (v. 10). Tão vastas quantidades de armas serão deixadas no campo aberto onde o inimigo caiu e nos caminhos pelos quais passaram em sua fuga.

As armas estavam secas e eram mais aptas para combustível que madeira verde; e, poupando a madeira de seus bosques de rebrota e florestas, davam-lhe tempo de crescer.

Embora os montes de Israel produzam fartura de todas as coisas boas, contudo convém aos do povo de Israel serem bons administradores de sua fartura e pouparem o que puderem para o benefício dos que vêm depois deles, conforme a Providência lhes der oportunidade de fazê-lo.

Podemos supor que, quando os que habitavam nas cidades de Israel saíram para despojar os que os despojavam e tomar represálias contra eles, encontraram neles prata, ouro e ornamentos. Contudo, não se menciona particularmente nada que tenham convertido a seu próprio uso, senão a madeira das armas como combustível.

Isto é uma das coisas necessárias à vida humana, para nos ensinar a julgar suficiente sermos bem supridos delas, embora tenhamos apenas pouco de seus deleites e vistosidades e das coisas sem as quais podemos muito bem viver.

E, cada vez que pusessem combustível no fogo e nele se aquecessem, seriam lembrados do número e força de seus inimigos e do perigo iminente em que estiveram de cair em suas mãos. Isto ajudaria a ampliar seus corações em gratidão àquele Deus que tão maravilhosamente, tão oportunamente, os livrara.

Ao se sentarem junto ao fogo com seus filhos ao redor deles, à sua lareira, poderiam disto tomar ocasião para lhes contar que grandes coisas Deus fizera em favor deles.

II. Sepultarão os mortos dos inimigos. Geralmente, depois de uma batalha em que muitos são abatidos, o inimigo deseja tempo para sepultar seus próprios mortos. Mas aqui a matança será tão geral que não restará vivo um número suficiente dos inimigos para sepultar os mortos.

E, além disto, os abatidos jazem tão dispersos nos montes de Israel que encontrá-los seria trabalho demorado; por isso, fica à casa de Israel sepultá-los como parte do triunfo na derrota dos inimigos:

  1. Um lugar será designado de propósito para sepultá-los, o vale dos viajantes, ao leste do mar, ou o mar Salgado ou o mar de Tiberíades, um vale pelo qual havia grande passagem e retorno de viajantes entre o Egito e a Caldeia.

Haverá tamanha multidão de corpos mortos, apodrecendo acima do chão, com tal fedor repugnante, que os viajantes que forem por esse caminho serão forçados a tapar o nariz.

Veja que corpos vis são os nossos; quando a alma está há pouco tempo afastada deles, seu cheiro se torna ofensivo, nenhum cheiro mais nauseante ou mais nocivo.

Ali, portanto, onde jazesse abatido o maior número, será designado o lugar de sepultamento. No lugar onde a árvore cai, deixem-na jazer. E se chamará o vale de Hamom-Gogue, isto é, da multidão de Gogue; pois isto era o que particularmente devia ser mantido em lembrança.

Quão numerosas eram as forças do inimigo que Deus derrotou e destruiu para a defesa de seu povo Israel!

  1. Um tempo considerável será gasto em sepultá-los, nada menos que sete meses (v. 12), o que é uma indicação ulterior de que os abatidos do Senhor nesta ação seriam muitos. E a casa de Israel deveria ter grande zelo para não deixar nenhum sem sepultura, para assim limpar a terra da contaminação cerimonial que contraiu por nela jazerem tantos cadáveres sem sepultura.

Para evitá-la, foi designado que os enforcados numa árvore fossem rapidamente retirados e sepultados (Deuteronômio 21:23). Isto indica que tempos de libertações eminentes devem ser tempos de reforma. Quanto mais Deus fez para salvar uma terra da ruína, mais os habitantes devem fazer para limpar a terra do pecado.

  1. Grandes números serão empregados neste trabalho: todos os do povo da terra estarão prontos para lhe dar uma mão de ajuda (v. 13). Repare: cada um deve contribuir o máximo que pode em sua posição para limpar a terra de suas contaminações e de tudo o que lhe é descrédito.

O pecado é um inimigo comum contra o qual todo homem deve tomar armas. In publico discrimine unusquisque homo miles est, no tempo do perigo público todo homem se torna soldado. E quem quer que ajude neste trabalho, isto lhe será renome.

Embora o ofício de coveiros ou dos lixeiros comuns do país pareça apenas humilde, contudo, quando é para limpar e purificar a terra de obras mortas, será mencionado para sua honra.

Repare: atos de humanidade acrescentam muito ao renome do Israel de Deus; é crédito para a religião quando os que a professam estão prontos para toda boa obra. E é boa obra sepultar os mortos, sim, e ainda: embora sejam estrangeiros e inimigos da comunidade de Israel, pois até eles ressuscitarão.

Isto lhes será renome no dia em que Deus for glorificado. Repare: é para a glória de Deus quando os de seu Israel fazem o que adorna sua profissão; outros verão suas boas obras e glorificarão seu Pai (Mateus 5:16). E, quando Deus é honrado, porá honra sobre seu povo. A glória de Deus é o renome deles.

  1. Algumas pessoas particulares farão sua ocupação procurar os corpos mortos ou qualquer parte deles que restasse sem sepultura. Os do povo da terra logo se cansarão de sepultar as contaminações do país.

Por isso, designarão homens de emprego contínuo, que se aplicarão a isto e não farão nada mais até a terra estar inteiramente limpa; pois, de outro modo, o que é trabalho de todos logo se tornaria trabalho de ninguém.

Repare: os que se empenham em trabalho público, especialmente para limpar e reformar uma terra, devem ser homens de empregos contínuos, homens que se apeguem ao que empreendem e o levem até o fim, homens que se apliquem a isto; e os que fizerem o bem segundo suas oportunidades se encontrarão continuamente empregados.

  1. Até os viajantes estarão prontos para avisar os encarregados de limpar a terra sobre os estorvos públicos com que se depararem e que exigirem a ajuda desses encarregados.

Os que passam pela terra, embora não queiram ficar para sepultar eles próprios os mortos, para não contraírem contaminação cerimonial, contudo darão notícia dos que encontrarem sem sepultura.

Se ao menos descobrirem um osso, erguerão um sinal para que os sepultadores venham e o sepultem e para que, até ser sepultado, outros tomem cuidado para não tocá-lo. Por esse motivo, seus sepulcros, entre os judeus, eram caiados, para que os do povo se mantivessem à distância deles.

Repare: quando há boa obra a fazer, cada um deve dar uma mão para promovê-la, até os próprios viajantes, que não devem se julgar alheios a pôr fim a uma calamidade comum ou a uma iniquidade comum.

Os que têm por trabalho limpar a terra não devem apoiar nela nada que seja maculador; embora não fosse o corpo, mas apenas o osso de um homem, que se encontrasse sem sepultura, devem animar os que derem informação disto, informação privada por um sinal, ocultando o informante, para poderem retirá-lo e sepultá-lo fora da vista.

Ou melhor: depois do fim de sete meses, que lhes foram concedidos para este trabalho, quando tudo o que apareceu à primeira vista for retirado, procurarão mais, para que o oculto seja trazido à luz; procurarão a iniquidade até não encontrarem nenhuma.

Em memória disto, darão um novo nome à sua cidade. Será chamada Hamona, a multidão. “Ó que multidão de nossos inimigos nós desta cidade sepultamos!” Assim limparão a terra, com todo este zelo, com todo este esforço (v. 16). Repare: depois de conquistar deve haver limpeza.

Moisés designou que os israelitas empregados na guerra com os midianitas purificassem a si mesmos (Números 31:24). Tendo recebido favores especiais de Deus, limpemos a nós mesmos de toda imundície.

III. As aves e feras de rapina repousarão sobre os cadáveres dos abatidos enquanto permanecerem sem sepultura, e será impossível impedi-las (v. 17, etc.). Encontramos uma grande matança representada por esta figura em Apocalipse 19:17, etc., que é tomada desta:

  1. É dado um convite geral (v. 17). É à ave de toda asa e a todo animal do campo, do maior ao menor que se alimenta de cadáveres, da águia ao corvo, do leão ao cão. Que todos se reúnam de todos os lados; aqui há alimento suficiente para eles, e todos são bem-vindos.

Que venham ao sacrifício de Deus, ao seu banquete; assim lê a margem. Repare: os juízos de Deus executados sobre o pecado e os pecadores são tanto um sacrifício quanto um banquete, um sacrifício à justiça de Deus e um banquete à fé e esperança do povo de Deus.

Quando Deus quebrou a cabeça de leviatã, o deu para alimento a Israel (Salmos 74:14). O justo se alegrará como num banquete quando vir a vingança e lavará seu pé, como num banquete, no sangue do ímpio.

Este sacrifício é sobre os montes de Israel; são os lugares altos, os altares onde Deus foi desonrado pelas idolatrias do povo, mas onde agora se glorificará na destruição de seus inimigos.

  1. Faz-se grande preparação: comerão a carne dos poderosos e beberão o sangue dos príncipes da terra (v. 18, 19):

(1.) É a carne e o sangue de homens que lhes serão servidos. Isto às vezes foi exemplo da rebelião das criaturas inferiores contra o homem, seu senhor, o que é efeito de sua rebelião contra Deus, seu Criador.

(2.) É a carne e o sangue de grandes homens, aqui chamados carneiros, novilhos e grandes bodes, todos animais cevados de Basã. É com o sangue dos príncipes da terra que se regalarão.

Que mortificação é esta para os príncipes do sangue, como se chamam: Deus pode fazer daquele sangue, daquele sangue real que faz inchar suas veias, um banquete para as aves e feras de rapina!

(3.) É à carne e ao sangue de homens ímpios, inimigos da igreja e do povo de Deus, que são convidados.

Tinham considerado o Israel de Deus como ovelhas para a matança, e agora eles próprios serão assim considerados; tinham assim usado os corpos mortos dos servos de Deus (Salmos 79:2), ou teriam usado, e agora isto virá sobre eles próprios.

  1. Todos serão alimentados, todos serão banqueteados até se saciarem (v. 19, 20): “Comereis gordura e bebereis sangue, que são coisas que saciam e empanturram. O sacrifício é grande, e o banquete do sacrifício é correspondente: sereis saciados à minha mesa.”

Repare: Deus mantém uma mesa para as criaturas inferiores; provê alimento para toda carne. Os olhos de todos esperam nele, e ele satisfaz seus desejos, pois mantém uma mesa farta.

E, se as aves e feras se saciarão à mesa de Deus que lhes preparou, muito mais seus filhos serão abundantemente satisfeitos com a bondade de sua casa, até de seu santo templo.

Serão saciados com cavalos e carros, isto é, os que andam nos carros, poderosos e homens de guerra que triunfaram sobre nações, agora são eles próprios vencidos triunfalmente pelos corvos do vale e pelas águias jovens (Provérbios 30:17).

Pensavam fazer presa fácil do Israel de Deus, e agora são eles próprios presa fácil das aves e feras. Veja como o mal persegue os pecadores até depois da morte.

Esta exposição de seus corpos para serem presa é apenas um tipo e sinal daqueles terrores que, depois da morte, farão presa de suas consciências. As ficções poéticas os representavam por um abutre continuamente bicando o coração; e esta vergonha é apenas um penhor da vergonha e desprezo eternos para os quais ressuscitarão.

IV. Isto redundará muito tanto na glória de Deus quanto no consolo e satisfação de seu povo:

  1. Será muito para a honra de Deus, pois por isto os pagãos serão levados a saber que ele é o Senhor (v. 21): todos os pagãos verão e observarão meus juízos que executei, e por isto minha glória será posta entre eles.

Este princípio será admitido e estabelecido entre eles mais do que nunca: o Deus de Israel é um Deus grande e glorioso. Sabe-se que é assim até entre os pagãos, que não têm ou não leem sua palavra escrita, pelos juízos que executa.

  1. Será muito para a satisfação de seu povo, pois por isto serão levados a saber que ele é seu Deus (v. 22): “A casa de Israel saberá”, abundantemente para seu consolo, “que eu sou o Senhor, seu Deus, daquele dia em diante”:

(1.) Será assim daquele dia em diante. As misericórdias presentes de Deus são penhores e garantias de misericórdias ulteriores. Se Deus nos evidencia que é nosso Deus, nos assegura que nunca nos deixará. Este Deus é nosso Deus para todo o sempre.

(2.) Saberão disto com mais satisfação daquele dia em diante. Às vezes estiveram prontos para questionar se o Senhor estava com eles ou não; mas os acontecimentos deste dia silenciarão suas dúvidas. E, assim resolvida e esclarecida a questão, não se duvidará disto no futuro.

Assim como o gloriar-se em si mesmos é por isto excluído para sempre, assim o gloriar-se em Deus é por isto assegurado para sempre.

Versículos 23 a 29

Misericórdia Prometida a Israel. (a.C. 585.)

Esta é a conclusão de toda a matéria anterior. Faz referência não apenas às predições sobre Gogue e Magogue, mas a todas as profecias deste livro sobre o cativeiro da casa de Israel e, depois, sobre sua restauração e retorno do cativeiro.

I. Deus fará os pagãos conhecerem o significado das aflições de seu povo e corrigirá o engano daqueles que, a respeito delas, aproveitaram as aflições de Israel para censurar o Deus de Israel como incapaz de protegê-los e infiel à sua aliança com eles.

Quando, depois de se reformarem e voltarem a ele, Deus restaurou seus cativos e os trouxe de volta à própria terra e, depois de perseverarem na reforma, operou por eles tão grandes libertações como a dos ataques de Gogue, então ficaria demonstrado, até aos pagãos que apenas considerassem e comparassem as coisas, que não havia fundamento para sua censura.

Israel foi ao cativeiro não porque Deus não pudesse protegê-los, mas porque, pelo pecado, tinham perdido seu favor e se lançado para fora de sua proteção (v. 23, 24). “Os pagãos saberão que a casa de Israel foi ao cativeiro por sua iniquidade”, aquela iniquidade que aprenderam dos pagãos, seus vizinhos, porque transgrediram contra Deus.

Essa foi a verdadeira razão por que Deus escondeu deles seu rosto e os entregou às mãos de seus inimigos. Foi segundo sua impureza e segundo suas transgressões. Agora, a demonstração disso não apenas silenciará suas censuras a Deus, mas contribuirá grandemente para sua honra.

Quando as aflições do povo de Deus terminarem e virmos seu fim, as entenderemos melhor que inicialmente. E muito contribuirá para a glória de Deus quando o mundo for levado a saber:

  1. Que Deus castiga o pecado até em seu próprio povo, porque o odeia mais nos que lhe são mais próximos e queridos, Amós 3:2. Ser imparcial é o louvor da justiça.

  2. Que, quando Deus entrega seu povo como presa, é para corrigi-lo e reformá-lo, não para satisfazer seus inimigos, Isaías 10:7; 42:24. Portanto, que estes não se exaltem.

  3. Que, assim que o povo de Deus se humilha sob a vara, ele retorna a eles em misericórdia.

II. Deus fará seu próprio povo conhecer o grande favor que lhes tem reservado, apesar das aflições em que os tinha lançado (v. 25, 26): “Agora restaurarei os cativos de Jacó”.

  1. Por que agora? Agora Deus terá misericórdia de toda a casa de Israel:

(1.) Porque é tempo de defender sua própria glória, que sofre nos sofrimentos deles: agora terei zelo por meu santo nome, para que este não mais seja censurado.

(2.) Porque agora se arrependem de seus pecados: “Levaram sua vergonha e todas as suas transgressões”. Quando os pecadores se arrependem e tomam sobre si a vergonha, Deus será reconciliado e os honrará.

É particularmente agradável a Deus que esses penitentes olhem muito para trás em suas reflexões penitenciais e se envergonhem de todas as transgressões de que foram culpados quando habitavam seguros em sua terra e ninguém os fazia temer.

A lembrança das misericórdias que desfrutavam na própria terra e da proteção divina sob a qual estavam ali será aproveitada como agravante dos pecados que cometeram naquela terra. Habitavam seguros e poderiam ter continuado a habitar assim, e ninguém lhes teria causado inquietação ou embaraço se tivessem continuado no caminho de seu dever.

Ou melhor: transgrediram porque habitavam seguros. A segurança exterior frequentemente gera falsa segurança interior, e esta abre caminho para todo pecado, Salmos 73.

Agora estão dispostos a levar a vergonha disso e reconhecer que Deus os trouxe justamente a uma terra de aflição, onde todos os fazem temer, porque tinham transgredido contra ele numa terra de paz, onde ninguém os fazia temer. E, quando assim se humilham sob providências humilhantes, Deus restaurará seus cativos.

  1. E então? Quando Deus os reunir das mãos de seus inimigos e os trouxer de volta para casa:

(1.) Então Deus terá o louvor por isso: será santificado neles à vista de muitas nações (v. 27). Assim como Deus foi censurado na vergonha sob a qual estavam durante seu cativeiro, será santificado na reforma deles, ao torná-los novamente um povo santo, e será glorificado na restauração deles, ao torná-los novamente um povo feliz e glorioso.

(2.) Então eles terão o benefício disso (v. 28): “Saberão que eu sou o Senhor, seu Deus”. Repare: As providências de Deus a respeito de seu povo, destinadas ao seu bem, são acompanhadas da graça de Deus para ensiná-los a considerar Deus como o Senhor e seu Deus em tudo; e então lhes fazem bem.

O considerarão como o Senhor e seu Deus:

[1.] Em suas calamidades: que foi ele quem os fez ser levados ao cativeiro; por isso, devem não apenas submeter-se à sua vontade, mas esforçar-se por corresponder ao propósito de Deus nesse cativeiro.

[2.] Em seu consolo: que é ele quem os reuniu em sua própria terra e não deixou nenhum deles entre os pagãos. Repare: Pela variedade de acontecimentos que nos sobrevêm, se olharmos para Deus em todos, podemos chegar a conhecer melhor seus diversos atributos e desígnios.

(3.) Então Deus e eles nunca se separarão, v. 29:

[1.] Deus derramará seu Espírito sobre eles, para impedir seus afastamentos dele e seus retornos à insensatez, e mantê-los firmes em seu dever. E então:

[2.] Ele nunca mais esconderá deles seu rosto, nunca suspenderá seu favor, como fizera. Nunca deixará de lhes fazer o bem e, para isso, providenciará efetivamente que nunca deixem de lhe prestar serviço.

Repare: A habitação interior do Espírito é uma garantia infalível da continuidade do favor de Deus. Não mais esconderá seu rosto daqueles sobre quem derramou seu Espírito.

Portanto, quando oramos para que Deus nunca nos lance fora de sua presença, devemos orar com igual fervor para que, para isso, nunca retire de nós seu Espírito Santo, Salmos 51:11.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra