Matthew Henry

Ezequiel 37

Argumento

As ameaças de destruição de Judá e Jerusalém por seus pecados, que vimos na primeira parte do livro, não foram mais terríveis do que são consoladoras as promessas de sua restauração e libertação para a glória de Deus, que vemos na última parte. E, assim como aquelas foram ilustradas com muitas visões e comparações para despertar um santo temor, assim são estas para animar uma fé humilde.

Deus lhes assegurara, no capítulo anterior, que reuniria a casa de Israel, toda ela, os tiraria de seu cativeiro e os faria voltar à sua própria terra. Mas duas coisas tornavam isto muito improvável:

I. Que estavam tão dispersos entre seus inimigos, tão destituídos de todas as ajudas e vantagens que poderiam favorecer ou promover seu retorno e tão desalentados também no próprio íntimo. Por todos estes motivos, aqui, em visão, são comparados a um vale cheio dos ossos secos de homens mortos, que seriam reunidos e ressuscitados.

Temos a visão disto (vv. 1-10) e sua explicação, com sua aplicação ao caso presente (vv. 11-14).

II. Que estavam tão divididos entre si, pois ainda havia demasiada inimizade antiga entre Judá e Efraim, mesmo no cativeiro. Mas, quanto a isto, por um sinal de duas varas unidas em uma na mão do profeta, é prefigurada a feliz coalizão que haveria, em seu retorno, entre as duas nações de Israel e Judá (vv. 15-22).

Nisto havia um tipo da união de judeus e gentios, judeus e samaritanos, em Cristo e sua igreja. E assim o profeta passa gradualmente à predição do reino de Cristo, que seria estabelecido no mundo com o tabernáculo de Deus em seu meio, e das glórias e graças desse reino (vv. 23-28).

Versículos 1 a 14

A Visão dos Ossos Secos. (a.C. 586.)

Aqui está:

I. A visão de uma ressurreição da morte para a vida, e é uma ressurreição gloriosa. Isto é tão inteiramente desconhecido da natureza e tão contrário aos seus princípios (a privatione ad habitum non datur regressus, da privação à posse não há retorno) que não poderíamos ter ideia disto senão pela palavra do Senhor.

E alguns sustentaram, a partir desta visão, que é certo por essa palavra que haverá uma ressurreição geral dos mortos. “Pois”, dizem eles, “de outro modo não seria propriamente usada como sinal para confirmar sua fé na promessa de sua libertação da Babilônia, como a vinda do Messias é mencionada para confirmar sua fé a respeito de uma libertação anterior” (Isaías 7:14). Mas:

  1. Quer seja uma confirmação, quer não, é sem dúvida uma representação muito viva de uma ressurreição tríplice, além daquela da qual primariamente se destina a ser sinal:

(1.) A ressurreição das almas da morte do pecado para a vida de retidão, para uma vida santa, celestial, espiritual e divina, pelo poder da graça divina que acompanha a palavra de Cristo (João 5:24, 25).

(2.) A ressurreição da igreja do evangelho, ou de qualquer parte dela, de um estado aflito e perseguido, especialmente sob o jugo da Babilônia do Novo Testamento, para liberdade e paz.

(3.) A ressurreição do corpo no grande dia, especialmente dos corpos dos crentes que ressuscitarão para a vida eterna.

  1. Observemos os detalhes desta visão:

(1.) A condição deplorável destes ossos mortos. O profeta foi levado:

[1.] A ter uma visão exata deles. Por um impulso profético e um poder divino, em visão, foi levado para fora e posto no meio de um vale, provavelmente aquela planície de que se fala em Ezequiel 3:22, onde Deus então falou com ele. E estava cheio de ossos, dos ossos de homens mortos.

Não estavam empilhados num monte, como num ossuário, mas espalhados sobre a face do chão, como se alguma batalha sangrenta tivesse sido travada aqui e os abatidos deixados sem sepultura até toda a carne ser devorada ou putrefeita, e nada restar senão os ossos, separados uns dos outros e dispersos.

Passou por eles ao redor e observou não só que eram muito numerosos, pois multidões foram para a congregação dos mortos, mas que, eis, estavam muito secos, tendo ficado muito tempo expostos ao sol e ao vento. Os ossos que foram umedecidos com medula (Jó 21:24), quando estão mortos por algum tempo, perdem toda sua umidade e ficam secos como pó.

O corpo agora é cercado de ossos (Jó 10:11), mas então eles próprios estarão indefesos. Os judeus na Babilônia eram como aqueles ossos mortos e secos, improváveis de jamais se reunirem, de serem ao menos um esqueleto, menos prováveis de serem formados num corpo e menos ainda de serem um corpo vivo.

Contudo, jaziam sem sepultura no vale aberto, o que animava as esperanças de sua ressurreição, como a das duas testemunhas (Apocalipse 11:8, 9). Os ossos de Gogue e Magogue serão sepultados (Ezequiel 39:12, 15), pois sua destruição é final; mas os ossos de Israel estão no vale aberto, sob o olho do Céu, pois há esperança em seu fim.

[2.] Foi levado a reconhecer sua condição deplorável, que não podia ser socorrida por nenhum poder menor que o do próprio Deus (v. 3): “Filho do homem, podem estes ossos viver? Parece provável? Podes conceber como isso se faria? Tua filosofia pode dar vida a ossos secos, ou tua política restaurar uma nação cativa?”

“Não”, diz o profeta, “não sei como se faria, mas tu sabes.” Não diz: “Não podem viver”, para não parecer limitar o Santo de Israel. Mas diz: “Senhor, tu sabes se podem e se viverão; se não lhes deres vida, certamente não poderão viver.”

Repare: Deus conhece perfeitamente seu próprio poder e seus próprios propósitos e quer que remetamos tudo a eles e vejamos e reconheçamos que suas obras maravilhosas são tais que não poderiam ser realizadas por nenhum conselho ou poder senão o seu próprio.

(2.) Os meios usados para reunir estes ossos dispersos e trazer à vida estes ossos mortos e secos. Deve ser feito pela profecia. A Ezequiel é ordenado profetizar sobre estes ossos (v. 4 e novamente v. 9), profetizar ao vento. Assim profetizou como lhe foi ordenado (v. 7, 10):

[1.] Deve pregar, e o fez; e os ossos mortos viveram por um poder que acompanhava a palavra de Deus que pregava.

[2.] Deve orar, e o fez; e os ossos mortos foram feitos viver em resposta à oração; pois um espírito de vida entrou neles. Veja a eficácia da palavra e da oração, e a necessidade de ambas, para ressuscitar almas mortas. Deus manda seus ministros profetizarem sobre os ossos secos.

Digam-lhes: “Vivei”; sim, e ainda: digam-lhes: “Vivei”. E fazem como lhes é ordenado, chamando-os repetidamente: “Ó vós, ossos secos! Ouvi a palavra do Senhor”. Mas chamamos em vão, continuam mortos, continuam muito secos.

Por isso, devemos orar com fervor a Deus pela ação do Espírito com a palavra: “Vem, ó sopro, e sopra sobre eles.” A graça de Deus pode salvar almas sem nossa pregação, mas nossa pregação não pode salvá-las sem a graça de Deus, e essa graça deve ser buscada pela oração.

Repare: os ministros devem usar fiel e diligentemente os meios da graça, até com aqueles a quem parece haver pouca probabilidade de conquistar.

Profetizar sobre ossos secos parece tão grande penitência como regar uma vara seca. E, contudo, quer ouçam, quer deixem de ouvir, devemos cumprir nossa incumbência, devemos profetizar como nos é ordenado, em nome daquele que ressuscita os mortos e é a fonte da vida.

(3.) O efeito maravilhoso destes meios. Os que fazem como lhes é ordenado, conforme a comissão que receberam, diante dos maiores desânimos, não precisam duvidar do sucesso, pois Deus reconhecerá e enriquecerá suas próprias designações:

[1.] Ezequiel olhou para baixo e profetizou sobre os ossos no vale, e tornaram-se corpos humanos. Primeiro, o que tinha a lhes dizer era que Deus infalivelmente os ressuscitaria: Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: “Vivereis” (v. 5 e novamente v. 6).

E aquele que fala a palavra fará por ela a obra; aquele que diz: Viverão, os fará vivos. Os revestirá de pele e carne (v. 6), como fez no início (Jó 10:11). Aquele que nos fez de modo tão temível e maravilhoso e nos teceu primorosamente pode de modo semelhante nos refazer, pois seu braço não está encurtado.

Segundo, o que foi feito imediatamente em favor deles foi que foram moldados novamente em forma. Podemos bem supor que o profeta profetizou com grande vivacidade e vigor, especialmente quando viu o que dizia começar a produzir efeito. Repare: abrir, selar e aplicar as promessas são os meios ordinários de nossa participação numa natureza nova e divina.

Quando Ezequiel profetizou nesta visão, houve um ruído, uma palavra de comando do céu, secundando o que dizia; ou significava o movimento dos anjos que seriam empregados como ministros da Providência divina na libertação dos judeus. E lemos do ruído de suas asas (Ezequiel 1:24) e do som de seu andar (2 Samuel 5:24).

E eis um tremor, ou agitação, entre os ossos. Até ossos mortos e secos começam a mover-se quando são chamados a ouvir a palavra do Senhor. Isto se cumpriu quando, à proclamação de liberdade de Ciro, aqueles cujo espírito Deus despertara começaram a pensar em aproveitar aquela liberdade e preparar-se para partir.

Quando houve um ruído, eis um tremor; quando Davi ouviu o som do andar sobre o topo das amoreiras, então se pôs em ação; então houve um tremor. Quando Paulo ouviu a voz dizer: “Por que me persegues?”, eis um tremor dos ossos secos; tremeu e ficou atônito.

Mas isto não era tudo: “Os ossos se reuniram, osso ao seu osso”, sob direção divina. E, embora haja no homem uma multidão de ossos, contudo, de todos os ossos daqueles numerosos abatidos, nenhum faltou, nenhum errou seu caminho, nenhum errou seu lugar, mas, como por instinto, cada um conhecia e encontrava seu companheiro.

Os ossos dispersos se reuniram e os ossos deslocados foram ligados, suprindo o poder divino a estes ossos secos o que num corpo vivo cada junta supre. Assim será na ressurreição dos mortos: os átomos espalhados serão dispostos e organizados em seu lugar e ordem apropriados, e cada osso virá ao seu osso.

Será pela mesma sabedoria e poder pelos quais os ossos foram primeiramente formados no ventre daquela que está grávida. Assim foi no retorno dos judeus: os que estavam espalhados em diversas partes da província da Babilônia vieram às suas respectivas famílias e todos, como por consentimento, ao ponto geral de reunião, para seu retorno.

Gradualmente tendões e carne vieram sobre estes ossos e a pele os cobriu (v. 8). Isto se cumpriu quando os cativos reuniram seus pertences e os homens daquele lugar os ajudaram com prata, ouro e tudo o que precisavam para sua mudança (Esdras 1:4).

Mas ainda não havia sopro neles; faltavam-lhes espírito e coragem para uma empresa tão difícil e arriscada como a de voltar à sua própria terra.

[2.] Ezequiel então olhou para cima e profetizou ao vento, ou sopro, ou espírito, e disse: “Vem, ó sopro, e sopra sobre estes abatidos”. Tanto valeria continuarem ossos secos quanto serem corpos sem vida; mas, quanto a Deus, sua obra é perfeita; não é o Deus dos mortos, mas dos vivos; por isso, sopra sobre eles para que vivam.

Em resposta a este pedido, o sopro imediatamente entrou neles (v. 10). Repare: o espírito de vida é de Deus; no início, na criação, soprou no homem o sopro da vida, e assim fará no fim, na ressurreição.

Os cativos desalentados e desesperados foram maravilhosamente animados com resolução para romper todos os desânimos que se interpunham ao seu retorno e se aplicaram a isto com todo vigor imaginável.

E então “se puseram de pé, um exército extraordinariamente grande”; não só homens vivos, mas homens de ação, aptos para serviço nas guerras e temíveis a todos os que lhes fizessem qualquer oposição. Repare: para Deus nada é impossível.

Pode das pedras suscitar filhos a Abraão e de ossos mortos e secos levantar um exército extraordinariamente grande para lutar suas batalhas e defender sua causa.

II. A aplicação desta visão à presente condição calamitosa dos judeus no cativeiro: “Estes ossos são toda a casa de Israel”, tanto as dez tribos quanto as duas. Veja nisto o que são e o que serão:

  1. A profundidade do desespero a que agora estão reduzidos (v. 11). Todos se dão por perdidos e acabados; dizem: “Nossos ossos estão secos”, nossa força está esgotada, nossos espíritos se foram, toda nossa esperança está perdida; tudo de que esperávamos socorro e alívio nos falha, e “Estamos eliminados, quanto a nós”.

Alimente alguma esperança quem quiser; não vemos fundamento para nenhuma. Repare: quando as tribulações continuam por muito tempo, as esperanças foram frequentemente frustradas e todas as confianças nas criaturas falham, não é estranho que os espíritos desfaleçam. E nada senão uma fé ativa no poder, promessa e providência de Deus os impedirá de morrer completamente.

  1. A altura da prosperidade à qual, apesar disto, serão elevados: por isso, porque as coisas chegaram assim ao último extremo, profetize-lhes e lhes diga: agora é o tempo de Deus aparecer em favor deles. Jehovah-jireh, no monte do Senhor se verá (vv. 12-14). Diga-lhes:

(1.) Que serão trazidos da terra de seus inimigos, onde estão como que sepultados vivos: “Abrirei vossas sepulturas”. Serão restaurados não só aqueles cujos ossos estão espalhados à boca da sepultura (Salmos 141:7), mas os que estão sepultados na sepultura.

Embora o poder do inimigo seja como as barras da cova, que alguém julgaria impossível romper, forte como a morte e cruel como a sepultura, contudo será vencido. Deus pode fazer seu povo subir das profundezas da terra (Salmos 71:20).

(2.) Que serão trazidos à sua própria terra, onde viverão em prosperidade: “Vos trarei à terra de Israel” (v. 12) e os porei ali (v. 14), e porei meu espírito em vocês, e então viverão.

Repare: então Deus põe espírito em nós com bom propósito e de modo que de fato vivamos, quando põe seu Espírito em nós. E, por último, em tudo isto Deus será glorificado: “Sabereis que eu sou o Senhor” (v. 13), e que “Eu o falei e o fiz” (v. 14).

Repare: A vivificação dos mortos por Deus redunda mais do que qualquer coisa em sua honra e na honra de sua palavra, que magnificou acima de todo seu nome e magnificará mais e mais pelo cumprimento pontual de cada mínimo traço dela.

Versículos 15 a 28

Promessas Animadoras. (a.C. 586.)

Aqui estão outras promessas extraordinariamente grandes e preciosas acerca da feliz condição dos judeus depois de voltarem à sua própria terra. Mas têm uma referência ulterior ao reino do Messias e às glórias dos tempos do evangelho.

I. Promete-se aqui que Efraim e Judá serão felizmente unidos em amor fraternal e serviço mútuo.

Desde que as dez tribos abandonaram a casa de Davi sob Jeroboão, houve contínuas rixas e hostilidades entre os reinos de Israel e Judá. É de temer que tivessem surgido conflitos entre eles até na terra de seu cativeiro: Efraim invejava Judá em toda ocasião, e Judá incomodava Efraim.

Agora isso acabará. Haverá coalizão entre eles e, apesar das antigas diferenças que houvera entre eles, concordarão em amar-se e prestar uns aos outros toda sorte de bons serviços. Isso é ilustrado aqui por um sinal.

O profeta devia tomar duas varas e escrever numa delas: “Para Judá”, incluindo Benjamim, aqueles dentre os filhos de Israel que eram seus companheiros; na outra: “Para José”, incluindo as demais tribos (v. 16).

Essas duas varas devem ser ajustadas de modo que se tornem uma só na mão dele (v. 17). Os do povo repararam nisto e desejaram que lhes dissesse o significado, pois sabiam que o profeta não brincava com varas para se divertir, como fazem as crianças.

Quem deseja conhecer o significado deve perguntar pelo significado da palavra de Deus que lê e ouve e dos sinais instituídos pelos quais as coisas espirituais e divinas nos são representadas. Os lábios dos ministros devem guardar esse conhecimento, e os do povo devem pedi-lo de sua boca (Malaquias 2:7).

É uma pergunta necessária para adultos, assim como para crianças: “Que quereis dizer com este serviço”, com este sinal? (Êxodo 12:26). O significado era que Judá e Israel se tornariam um na mão de Deus (v. 19):

  1. Serão um só, uma só nação (v. 22). Não terão interesses separados nem, por consequência, afetos divididos. Não haverá ciúmes ou hostilidades mútuas, nem lembrança nem resquício da antiga discórdia.

Mas haverá perfeita harmonia entre eles: boa compreensão uns dos outros, boa disposição uns para com os outros e prontidão para todos os bons ofícios e serviços para o crédito e consolo uns dos outros. Eram duas varas que se cruzavam e se opunham; ou melhor, se batiam e se contundiam; mas agora se tornarão uma só, apoiando-se e fortalecendo-se mutuamente.

Vis unita fortior: Força acrescida à força é proporcionalmente mais eficiente. Veja como é bom e agradável contemplar Judá e Israel, há tanto tempo em desacordo, agora vivendo juntos em união. Assim serão aceitáveis a seu Deus, amáveis para seus amigos e temíveis para seus inimigos (Isaías 11:13, 14).

  1. Serão um na mão de Deus. Por seu poder serão unidos e, depois de reuni-los com sua mão, sua mão os manterá juntos, para que não se desprendam e sejam separados novamente. Serão um na mão dele, pois sua glória será o centro de sua união e sua graça será o cimento dela.

Unir-se-ão nele, por consideração a ele e em seu serviço e culto; assim se tornarão um. Ambos os lados concordarão em pôr-se em sua mão e, desse modo, serão um. Qui conveniunt in aliquo tertio inter se conveniunt: Os que concordam em um terceiro concordam entre si.

Repare: os mais bem unidos são aqueles que são um na mão de Deus. Sua união uns com os outros resulta da união com Cristo e da comunhão com Deus por meio dele (Efésios 1:10). “Um em nós” (João 17:21).

  1. Serão um ao voltar do cativeiro (v. 21): Eu os tirarei dentre os pagãos, os reunirei de todos os lados e os trarei juntos, incorporados num só corpo, à sua própria terra. Serão um ao separar-se dos pagãos com os quais se haviam mesclado: ambos concordarão em deixá-los, retirar deles os afetos e não mais se conformar aos seus costumes.

Então logo concordarão em unir-se para andar segundo a regra da palavra de Deus. O fato de terem sofrido juntos contribuirá para essa abençoada integração, quando começarem a voltar a si e a ponderar as coisas. Ponha muitos pedaços de metal juntos na fornalha; quando se derreterem, todos se fundirão.

Era hora de se fortalecerem uns aos outros, quando seus opressores tanto se empenhavam em enfraquecê-los e destruí-los a todos. Do mesmo modo, compartilhar o favor de Deus e a grande libertação comum realizada em favor de todos eles deveria ajudar a uni-los. O fato de Deus amar a todos era boa razão para que se amassem mutuamente.

Tempos de alegria comum, assim como tempos de sofrimento comum, devem ser tempos de cura e amor.

  1. Todos serão súditos de um só rei e, assim, se tornarão um. Depois de voltar, os judeus estiveram sob um só governo, sem a antiga divisão.

Mas certamente isto olha além, para o reino de Cristo. Ele é aquele único Rei em lealdade a quem todo o Israel espiritual de Deus se unirá alegremente, e sob cuja proteção todos serão reunidos.

Todos os crentes se unem em um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E a união de judeus e gentios na igreja do evangelho, tornando-se um só aprisco sob Cristo, o único grande Pastor, é sem dúvida a união que esta profecia tem principalmente em vista.

Por Cristo, a parede divisória entre eles foi derrubada, a inimizade foi abatida, e de ambos se fez um só homem novo (Efésios 2:14, 15).

II. Promete-se aqui que o cativeiro curará os judeus de sua inclinação à idolatria. Esse será o fruto feliz dessa aflição, precisamente a remoção de seu pecado (v. 23). “Nem mais se macularão com seus ídolos”, essas coisas detestáveis que maculam, não, nem com nenhuma de suas antigas transgressões.

Repare: quando alguém abandona sinceramente um pecado, abandona também todos os pecados, pois quem odeia o pecado por ser pecado odiará todo pecado.

E os que são curados da idolatria espiritual, do afeto desordenado ao mundo e à carne, e já não fazem de seu dinheiro ou de seu ventre um deus, recebem um golpe feliz desferido na raiz de todas as suas transgressões.

Deus empregará dois meios para curá-los da idolatria:

  1. Por trazê-los para fora do caminho da tentação à idolatria: “Eu os salvarei de todos os seus lugares de habitação em que pecaram, porque ali encontraram a ocasião do pecado e atrativos para ele.”

Repare: é sabedoria nossa evitar os lugares onde fomos vencidos pelas tentações a pecar, não permanecer neles nem voltar a eles, mas salvar-nos deles, como nos salvaríamos de lugares infectados; veja Zacarias 2:7; Apocalipse 18:4.

E é grande misericórdia quando Deus, em sua providência, nos salva dos lugares de habitação onde pecamos e nos guarda de prejuízo ao nos manter fora do caminho do prejuízo, em resposta à nossa oração: “Não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal.”

  1. Por mudar a disposição de sua mente: “Eu os limparei (v. 23); isto é, os santificarei; produzirei neles aversão às contaminações do pecado e satisfação nos prazeres da santidade, e então podeis estar certos de que não se macularão mais com seus ídolos.” Aqueles a quem Deus limpou ele conservará limpos.

III. Promete-se aqui que serão o povo de Deus, tendo-o como seu Deus, e súditos e ovelhas de Cristo, seu Rei e Pastor. Já tivemos essas promessas antes, e elas se repetem aqui (v. 23, 24) para animar a fé de Israel: “Eles serão o meu povo”, para me servir, “e eu serei o seu Deus”, para salvá-los e fazê-los felizes.

“Davi, meu servo, será rei sobre eles” para travar suas batalhas, protegê-los de injúria, governá-los e sobrepor-se a todas as coisas que lhes dizem respeito para seu bem. Ele será o pastor deles para guiá-los e prover-lhes o necessário.

Cristo é esse Davi, o Rei de Israel de antigamente; e aqueles que ele sujeita a si e torna dispostos no dia de seu poder, faz andar em seus juízos e guardar seus estatutos.

IV. Promete-se aqui que habitarão confortavelmente (v. 25, 26). Habitarão na terra de Israel, pois onde mais deveriam habitar os israelitas? E muitas coisas se juntarão para tornar agradável sua morada:

  1. Receberão a terra pela aliança. Voltarão a entrar nela por seu antigo título, em virtude da concessão feita a Jacó, servo de Deus. Assim como Cristo era Davi, servo de Deus, assim a igreja é Jacó, também seu servo; e os membros da igreja receberão uma parte, como nascidos na casa de Deus.

Ele fará com eles “uma aliança de paz” (v. 26) e, em cumprimento dela, os colocará e multiplicará. Repare: as misericórdias temporais são duplamente doces quando vêm da promessa da aliança, e não apenas da providência comum.

  1. Tomarão posse dela por direito de posse antiga: “É a terra em que vossos pais habitaram e, por esse motivo, não podeis deixar de lhe dedicar especial simpatia, que Deus graciosamente satisfará.” Era a herança de seus antepassados e, por isso, será deles. São amados por causa de seus pais.

  2. Ela ficará vinculada a eles e aos herdeiros de seu corpo; suas famílias serão edificadas de modo que a terra não se perderá por falta de herdeiros.

Nela habitarão por toda a vida, sem jamais ser expulsos de sua posse, e a deixarão como herança a seus filhos e aos filhos de seus filhos para sempre. Estes a desfrutarão quando eles tiverem partido; essa perspectiva lhes dará satisfação.

  1. Viverão sob um bom governo, que muito contribuirá para o conforto de sua vida: “Meu servo Davi será seu príncipe para sempre.” Este não pode ser outro senão Cristo, de quem se disse, quando foi trazido ao mundo: “Reinará para sempre sobre a casa de Jacó” (Lucas 1:33).

Repare: é um consolo indizível para todos os súditos fiéis de Cristo que, assim como seu reino é eterno, assim ele é um Rei eterno e vive para reinar para sempre. E tão certamente e por tanto tempo quanto ele vive e reina, eles também viverão e reinarão.

  1. A carta pela qual detêm todos os seus privilégios não pode ser anulada. A aliança de Deus com eles será uma aliança eterna; assim também é a aliança da graça, pois nos garante uma felicidade eterna.

V. Promete-se aqui que Deus habitará entre eles; isso os fará habitar confortavelmente de fato: porei meu santuário no meio deles para sempre; “meu tabernáculo também estará com eles” (v. 26, 27).

  1. Terão os sinais da presença especial de Deus e de sua morada graciosa no meio deles. Deus habitará de fato com eles sobre a terra, pois ele está onde está seu santuário. Quando profanaram seu santuário, Deus o retirou deles (Isaías 64:11); mas agora que estão purificados, ele habitará novamente com eles.

  2. Terão oportunidade de ter comunhão com Deus, ouvi-lo, falar com ele e, assim, manter comunhão com ele, o que será o consolo de sua vida.

  3. Terão os meios da graça. Pelos oráculos de Deus em seu tabernáculo, serão feitos mais sábios e melhores, e todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor.

  4. Desse modo, sua relação de aliança com Deus será aproveitada e seu vínculo fortalecido: “Serei seu Deus, e eles serão meu povo, e saberão disso por terem meu santuário entre eles e desfrutarão o consolo dessa relação.”

VI. Tanto Deus como Israel receberão honra por isso entre os pagãos (v. 28). “Agora os pagãos observam como Israel profanou sua própria coroa com seus pecados, e Deus a profanou com seus juízos.”

“Mas então, quando Israel for reformado e Deus voltar a eles com misericórdia, os próprios pagãos serão levados a saber que o Senhor santifica Israel, tem sobre eles um direito e neles um interesse maior do que nos outros povos, porque seu santuário está, e estará, no meio deles.”

Repare: Deus tem por desígnio a santificação daqueles entre os quais estabelece seu santuário. E bem-aventurados e santos são os que, desfrutando dos privilégios do santuário, dão tais provas e evidências de sua santificação que os pagãos possam saber que é nada menos que a graça todo-poderosa de Deus que os santifica.

Esses têm o santuário de Deus no meio deles, o reino de Deus dentro deles, nos princípios da vida espiritual, e o terão para sempre nos desfrutes de uma vida eterna.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra