Ezequiel 36
Argumento
Terminamos com o monte Seir e o deixamos desolado, provavelmente para continuar assim. Agora precisamos voltar, com o profeta, aos montes de Israel. Também os encontramos desolados, mas esperamos deixá-los em melhor estado antes de terminar o capítulo. Há aqui duas profecias distintas:
I. Uma parece tratar principalmente da condição temporal dos judeus. Descreve sua deplorável situação presente e as exultações de seus vizinhos diante dela; mas é prometido que todos os seus agravos serão reparados e que, no devido tempo, serão novamente estabelecidos em sua própria terra, em meio à paz e à abundância (vv. 1-15).
II. A outra parece tratar principalmente de sua condição espiritual. Nela, são-lhes lembrados seus pecados anteriores e os juízos de Deus sobre eles, para humilhá-los por seus pecados sob a poderosa mão de Deus (vv. 16-20). Mas é prometido:
Que Deus glorificaria a si mesmo ao mostrar-lhes misericórdia (vv. 21-24).
Que os santificaria, dando-lhes sua graça e preparando-os para seu serviço; e isso por amor do seu próprio nome e em resposta às orações deles (vv. 25-38).
Versículos 1 a 15
A Compaixão de Deus por Israel. (a.C. 587.)
O profeta recebera ordem de voltar o rosto para os montes de Israel e profetizar contra eles (Ezequiel 6:2). Naquele tempo Deus vinha contender com seu povo; mas agora que volta a eles com misericórdia, o profeta deve dirigir palavras boas e consoladoras a esses montes (v. 1; novamente no v. 4).
“Vós, montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor”; e o que lhes diz, diz também aos outeiros, aos rios, aos vales, às regiões desoladas do país e às cidades abandonadas (v. 4; novamente no v. 6). O povo se fora, uns para um lado, outros para outro.
Nada restava ali a que se pudesse falar senão os lugares, montes e vales; estes os caldeus não podiam levar consigo. A terra permanece para sempre.
Para mostrar a misericórdia que Deus reservava ao povo, o profeta deve falar dele como quem conserva uma bondade adormecida para com o lugar. Se o Senhor tivesse resolvido abandoná-lo para sempre, não o teria convocado a ouvir a palavra do Senhor, nem lhe teria mostrado agora coisas como estas. Aqui está:
I. A atenção compassiva que Deus dá à deplorável condição presente da terra de Israel. Ela se tornou tanto presa quanto motivo de escárnio para os povos em redor (v. 4):
- Tornou-se presa deles, e todos são enriquecidos com os despojos dela.
Quando os caldeus os conquistaram, todos os vizinhos correram ao saque como a um naufrágio, cada um julgando ser seu tudo aquilo em que pudesse pôr as mãos (v. 3): “Tornaram-vos desolados e vos devoraram de todos os lados”, para que fossem propriedade dos povos restantes, até daqueles que mal haviam escapado de desolação semelhante.
Ninguém julgava crime despojar um israelita. Turba Romæ sequitur fortunam ut semper: A plebe de Roma continuamente louva os que estão no alto e despreza os que caíram. O clamor comum, quando alguém cai, é: “Abaixo com ele.”
- Tornou-se motivo de escárnio para eles. Tomaram tudo o que Israel possuía e depois riram dele. O inimigo disse: “Ah! Até os antigos lugares altos são nossa propriedade” (v. 2). “Nem a antiguidade nem a dignidade, nem a santidade nem as fortificações da terra de Israel a protegem; agora somos senhores de tudo.”
Quanto mais honras aquela terra tivera e quanto maior destaque alcançara entre as nações, mais orgulho e prazer tinham eles em saqueá-la. Isso revela um espírito vil e sórdido: quanto mais gloriosa era a prosperidade, mais digna de pena é a adversidade.
Deus observa isso aqui como agravante da presente calamidade de Israel: “Sois tomados nos lábios dos faladores e sois a infâmia dos povos” (v. 3).
Toda a conversa na região dizia respeito à queda da nação judaica, e cada um que falava dela lhe dirigia alguma observação irritadiça e maldosa. Eram o escárnio dos que viviam tranquilos e o desprezo dos soberbos (Salmos 123:4).
Há pessoas conhecidas por serem faladoras: têm algo a dizer de todos, mas não conseguem achar em seu coração uma palavra boa sobre ninguém. Entre gente assim, o povo de Deus certamente se tornaria alvo de descrédito quando a coroa lhe caíra da cabeça. Esse também foi o destino do cristianismo em seus dias de sofrimento: em toda parte se falava contra ele.
II. As expressões do justo desagrado de Deus contra os que triunfaram sobre as desolações da terra de Israel, como fizeram muitos de seus vizinhos, até os restantes dos irmãos e, em particular, Idumeia. Vejamos:
- Como trataram o Israel de Deus. Recortaram para si grandes propriedades da terra deles, da terra de Deus, pois de fato o era: “Destinaram minha terra para sua propriedade” (v. 5). Assim, não só invadiram os bens de seus próximos, mas também usurparam uma prerrogativa de Deus. Era a terra santa sobre a qual puseram mãos sacrílegas.
Não reconheciam dependência alguma de Deus como o Deus daquela terra, nem admitiam que Israel ainda tivesse nela qualquer direito. Mas lançaram-na à pilhagem como se a tivessem conquistado numa guerra justa.
Fizeram isso sem temor algum de Deus e de seus juízos e sem compaixão alguma por Israel e suas calamidades, mas com alegria em todos os seus corações, porque lucravam com isso, e com ânimo rancoroso contra Israel, que sofria a perda.
Aumentar a riqueza, por meios justos ou injustos, é toda a alegria de um coração mundano; as calamidades do povo de Deus são toda a alegria de um espírito maldoso. E os que não tiveram oportunidade de fazer do povo de Deus uma presa fizeram dele objeto de descrédito. Assim, os israelitas se tornaram “a vergonha dos povos” (v. 6).
Todos os ridicularizavam e faziam deles motivo de piada. É verdade que, por seu próprio pecado, se haviam tornado vis; por isso Deus era justo nesse caso, mas os homens eram injustos e muito bárbaros.
- Como Deus trataria os que, por palavras e atos, assim maltrataram seu povo. Ele falou contra os povos, pronunciou sentença sobre eles e decidiu pedir-lhes contas por isso.
Fez isso no fogo de seu zelo, tanto em favor de sua própria honra como em favor da honra de seu povo (v. 5). Seu amor por ambos é tão forte como a morte; seu zelo por ambos é tão cruel como a sepultura.
Eles falaram com malícia contra o povo de Deus, e Deus falará em seu zelo contra eles; é fácil dizer qual voz falará com mais poder. Deus falará em seu zelo e em sua fúria (v. 6). Não há fúria em Deus; mas ele exercerá seu poder contra eles e os tratará com o mesmo rigor com que os homens tratam alguém quando estão furiosos.
Falará a eles de tal modo em sua cólera que os afligirá com seu grande desagrado. O que ele diz, cumprirá, pois suas palavras são confirmadas por juramento. Levantou a mão e jurou por si mesmo; jurou e não se arrependerá.
E o que é dito com tanto ardor e, ao mesmo tempo, com tanta deliberação? Isto (v. 7): “Certamente os povos que estão ao vosso redor levarão a sua vergonha.” Repare: o Deus reto, a quem pertence a vingança, pagará vergonha por vergonha.
Os que lançam desprezo e descrédito sobre o povo de Deus, mais cedo ou mais tarde, terão isso queimado sobre si mesmos, talvez neste mundo. Ou suas insensatezes ou suas calamidades, seus fracassos ou seus infortúnios se tornarão seu descrédito.
No mais tardar, isso ocorrerá no dia em que todos os impenitentes ressuscitarão para a vergonha e o desprezo eterno.
III. As promessas do favor de Deus a seu Israel e as garantias dadas da grande misericórdia que Deus lhes reservava. Deus toma a violência e a insolência dos inimigos como ocasião para mostrar-se ainda mais interessado em seu povo e pronto a fazer-lhes o bem.
Assim Davi esperava que Deus o recompensasse com o bem pela maldição de Simei. “Que eles amaldiçoem; tu, porém, abençoa.”
Desse modo, entre outros, os inimigos do povo de Deus lhe prestam verdadeiro serviço até pelas injúrias que lhe fazem, contra a própria vontade e além de sua intenção.
Não teremos motivo de queixa se, quanto menos bondosos os homens forem, mais bondoso Deus for; se, quanto mais bondosamente nos falar por sua palavra e seu Espírito, mais bondosamente agir em nosso favor em sua providência.
O profeta deve dizer aos montes de Israel, agora desolados e desprezados, que Deus é por eles e se voltará para eles (v. 9). Assim como a maldição de Deus atinge a terra por causa do homem, a bênção também a alcança. Eis o que se promete:
- Que seus legítimos donos voltariam à posse deles: meu povo Israel está prestes a vir (v. 8). Embora estejam muito distantes de seu próprio país, embora estejam dispersos por muitos países e embora sejam retidos pelo poder de seus inimigos, ainda assim voltarão à sua própria fronteira (Jeremias 31:17). O tempo de seu retorno está próximo.
Embora ainda faltassem mais de quarenta anos dos setenta, talvez cinquenta, fala-se disso como algo próximo porque é certo, e alguns deles viveriam para vê-lo. Mil anos para Deus são apenas como um dia.
Os montes de Israel estão agora desolados, mas Deus fará homens andar novamente sobre eles: até seu povo Israel. Não andarão como viajantes de passagem, mas como habitantes; não como arrendatários, mas como proprietários: “Eles te possuirão”, não por prazo limitado à vida deles, mas para si e seus herdeiros; “tu serás a sua herança”.
Isso era um tipo da Canaã celestial, da qual todos os filhos de Deus são herdeiros, cada israelita de fato, e para a qual logo serão todos reunidos, vindos dos países onde agora estão dispersos.
- Que, ao voltarem seus donos, os montes lhes forneceriam sustento abundante e agradável. Depois de a terra ter desfrutado seus sábados durante tantos anos, deveria ser tanto mais fértil posteriormente, como nós deveríamos ser depois do descanso, sobretudo do descanso sabático: “Sereis lavrados e semeados” (v. 9) e dareis vosso fruto ao meu povo Israel (v. 8).
Repare: é bênção para a terra ser tornada útil aos homens, especialmente aos homens bons, que servirão a Deus com alegria ao fazer uso das boas coisas que a terra lhes oferece.
- Que o povo de Israel teria não apenas sustento agradável, mas também estabilidade agradável em sua própria terra: “As cidades serão habitadas; as ruínas serão reconstruídas” (v. 10). E “Eu vos estabelecerei em vossa antiga condição” (v. 11). Seu próprio pecado os fizera perder sua estabilidade, mas agora o favor de Deus os estabelecerá de novo.
Quando o filho pródigo se torna penitente, é estabelecido novamente na casa de seu pai, segundo sua antiga condição: tragam aqui a primeira veste e o vistam. Ou melhor: agora os tratarei melhor do que no início. Há mais alegria pela ovelha trazida de volta do que teria havido se ela nunca se tivesse desgarrado.
Às vezes Deus multiplica os consolos de seu povo em proporção ao tempo durante o qual o afligiu. Assim, Deus abençoou o fim da vida de Jó mais do que o princípio e lhe deu em dobro tudo o que tinha.
- Que o povo, depois de seu retorno, seria fecundo, se multiplicaria e encheria a terra, de modo que ela não só tornaria a ser habitada, mas seria tão densamente habitada e tão bem povoada como sempre.
Deus trará de volta toda a casa de Israel, “toda ela” (observe a ênfase dada a essas palavras, v. 10): todos aqueles cujo espírito Deus despertou para voltar. Só esses eram contados como parte da casa de Israel; os demais se haviam separado dela.
Ou, embora apenas poucos em comparação tenham voltado no início, ainda assim, depois, em diversas ocasiões, todos voltaram.
Então, diz Deus, multiplicarei esses homens (v. 10), multiplicarei homens e animais; e “eles crescerão” (v. 11). Repare: o reino de Deus no mundo é um reino que cresce, e sua igreja, embora por algum tempo possa ser diminuída, se recuperará e será novamente enchida.
- Que seria inteiramente rolado para longe o descrédito lançado havia muito sobre a terra de Israel pelos espias maus, e recentemente revivido: o de que ela era uma terra que devorava seus habitantes pela fome, pela doença e pela espada. Nunca mais haveria motivo para tal descrédito. Canaã adquirira má reputação.
Antes, havia vomitado seus habitantes (Levítico 18:28), os naturais da terra, os primeiros moradores. Isso foi usado para seu descrédito por aqueles que deveriam ter entendido o fato de outro modo (Números 13:32). Recentemente, devorara também os israelitas e os vomitara.
Por isso se dizia com frequência que era uma terra que, em vez de sustentar as nações ou tribos que nela habitam, priva-as de seus homens, derruba-as e as faz cair. É um imóvel que arruína todos os inquilinos que nele entram.
Tal era sua reputação entre os vizinhos; mas agora Deus promete que isso não acontecerá mais: “Não tornarás a privá-los de homens” (v. 12); “não devorarás mais homens” (v. 14).
Mas os habitantes viverão até uma boa velhice, sem que o número de seus meses seja cortado no meio. Compare isso com a promessa de Zacarias 8:4. Repare: Deus removerá o descrédito de seu povo ao remover aquilo que lhe deu ocasião.
Quando a nação é levada a florescer em paz, abundância e poder, então não ouvem mais a vergonha dos povos (v. 15), especialmente quando ela é reformada. Quando é retirado o pecado, que é o descrédito de qualquer povo, particularmente do povo que professa pertencer a Deus, então não ouvem mais o descrédito dos povos.
Repare: quando Deus volta com misericórdia a um povo que volta a ele no cumprimento do dever, logo são reparados todos os seus agravos e recuperada a sua honra.
Versículos 16 a 24
A Compaixão de Deus por Israel. (a.C. 587.)
Quando Deus prometeu aos pobres cativos um glorioso retorno, no devido tempo, à sua própria terra, era um grande desânimo para suas esperanças serem indignos, inteiramente indignos, de tal favor.
Por isso, para remover esse desânimo, Deus lhes mostra aqui que o faria por eles exclusivamente por amor de seu próprio nome.
Faria isso para ser glorificado neles e por eles, para manifestar e engrandecer sua misericórdia e bondade, aquele atributo que, dentre todos, mais constitui sua glória.
E, sendo a restauração daquele povo uma figura de nossa redenção por Cristo, isso se destina a mostrar ainda que o fim último visado em nossa salvação era a glória de Deus.
A esse fim todos os passos da salvação eram subordinados. A ele Cristo dirigiu tudo o que fez naquela breve oração: “Pai, glorifica teu nome”.
Deus declarou ser esse seu fim em tudo o que fazia, na resposta imediata àquela oração, por uma voz do céu: eu o glorifiquei e ainda o glorificarei outra vez, João 12:28. Agora observe aqui:
I. Como o nome de Deus sofrera tanto pelos pecados quanto pelas misérias de Israel. Isso era mais lamentável que toda a tristeza que tinham trazido sobre si mesmos, pois a honra de Deus está mais próxima do coração dos homens bons que quaisquer interesses deles próprios.
- A glória de Deus fora prejudicada pelo pecado de Israel quando estavam em sua própria terra, v. 17. Era uma boa terra, uma terra santa, uma terra sobre a qual estava o olho de Deus. Mas eles a macularam por seu próprio caminho, seu caminho ímpio.
Esse é nosso próprio caminho, o caminho de nossa própria escolha; e nós mesmos devemos levar sua culpa e vergonha. O pecado de um povo macula sua terra, torna-a abominável para Deus e desconfortável para eles mesmos, de modo que não podem ter santa comunhão com ele nem uns com os outros.
Aquilo que era impuro não podia ser usado. Pelo abuso dos dons da generosidade de Deus para conosco, perdemos o direito ao seu uso. Sendo a mente e a consciência maculadas pela culpa, nenhum consolo nos é permitido, nada é puro para nós.
Seu caminho aos olhos de Deus era como a contaminação de uma mulher durante os dias de sua separação, que a excluía do santuário e tornava cerimonialmente impuras todas as coisas que tocava, Levítico 15:19. O pecado é aquela coisa abominável que o Senhor odeia e que não pode suportar olhar.
Derramaram sangue e adoraram ídolos (v. 18), e com esses pecados macularam a terra. Por isso, Deus derramou sobre eles sua fúria e os dispersou entre os pagãos. Sua própria terra estava enjoada deles, e foram enviados a outras terras.
Nisso Deus foi justo e justificado no que fez; ninguém podia dizer que lhes fizera qualquer injustiça. Ou melhor: fez justiça à sua própria honra, pois os julgou segundo seu caminho e segundo suas ações, v. 19.
E, contudo, não sendo a matéria entendida corretamente, ele não foi glorificado nisso. Pois os inimigos diziam, como Moisés alegara que os egípcios diriam se ele os destruísse no deserto, que os fizera sair para causar dano.
Seus vizinhos os consideravam antes um povo santo que um povo pecador; por isso, aproveitavam as calamidades em que estavam, em vez de glorificar a Deus, como poderiam justamente ter feito, para censurá-lo e desprezá-lo. O nome de Deus era blasfemado continuamente, todos os dias, por seus opressores, Isaías 52:5.
- Quando entraram na terra dos pagãos, Deus não recebeu glória por eles ali. Pelo contrário, seu santo nome foi profanado, v. 20:
(1.) Foi profanado pelos pecados de Israel; onde quer que fossem, não honravam sua profissão de fé, mas, pelo contrário, eram uma vergonha para ela. O nome de Deus e sua santa religião eram blasfemados por causa deles, Romanos 2:24.
Quando aqueles que alegavam estar em relação com Deus, em aliança e comunhão com ele, se mostravam corruptos em seus costumes, escravos de seus apetites e paixões, desonestos em seus negócios e infiéis às suas palavras e à confiança depositada neles, davam aos inimigos do Senhor grande ocasião de blasfemar.
Especialmente quando discutiam com seu Deus por corrigi-los, nada poderia ser mais escandaloso que isso.
(2.) Foi profanado pelos sofrimentos de Israel, pois, por eles, os inimigos de Deus aproveitavam a ocasião para censurar a Deus como incapaz de proteger seus próprios adoradores e honrar as concessões que ele mesmo lhes fizera.
Diziam com escárnio: “Estes são o povo da terra, estas pessoas ímpias (vocês veem que ele não pôde mantê-las na obediência aos seus preceitos), estas pessoas miseráveis; vocês veem que ele não pôde mantê-las no desfrute de seus favores.”
“Estes são o povo que saiu da terra de Jeová, são a própria escória das nações. São estes os que tinham estatutos tão justos, cujas vidas são tão injustas? É esta a nação tão celebrada como povo sábio e entendido, que se diz ter Deus tão perto de si?”
“Pertencem estes àquela nobre, àquela santa nação, eles que aparecem aqui tão vis, tão abjetos?” Assim, Deus vendeu seu povo e não aumentou sua riqueza com o preço deles, Salmos 44:12. A vergonha sob a qual estavam recaía sobre ele.
II. Vejamos agora como Deus recuperaria sua honra, a asseguraria e promoveria, operando neles uma grande reforma e então operando por eles uma grande salvação. Ele os teria dispersado entre os pagãos, se não temesse a cólera do inimigo, Deuteronômio 32:26, 27.
Mas, embora fossem indignos de sua compaixão, contudo ele teve piedade de seu próprio santo nome, e era uma enorme pena que este fosse pisoteado e maltratado.
Olhou com compaixão para sua própria honra, que jazia sangrando entre os pagãos, para aquela joia pisada na lama, que a casa de Israel, mesmo na terra de seu cativeiro, tinha profanado, v. 21.
Por piedade dela, Deus os tirou dentre os pagãos, porque seus pecados eram mais escandalosos ali do que em sua própria terra. “Por isso, eu vos reunirei de todos os países e vos trarei à vossa própria terra” (v. 24).
“Não por amor de vós, como se fôsseis dignos de tal favor, pois sois extremamente indignos, mas por amor de meu santo nome (v. 22), para que eu santifique meu grande nome” (v. 23). Observe, de passagem: o santo nome de Deus é seu grande nome.
Sua santidade é sua grandeza; assim ele próprio a considera. Tampouco algo torna um homem verdadeiramente grande, senão ser verdadeiramente bom e participar da santidade de Deus.
Deus engrandecerá seu nome como nome santo, pois o santificará: “Santificarei meu nome que vós profanastes”. Quando Deus realiza o que jurou por sua santidade, então santifica seu nome.
O efeito disso será muito feliz: os pagãos saberão que eu sou o Senhor quando eu for santificado em vocês diante dos olhos deles e dos seus.
Quando Deus prova seu próprio santo nome e seus santos o louvam, então é santificado neles, e isso contribui para propagar seu conhecimento. Observe:
As razões da misericórdia de Deus são todas tiradas de dentro dele mesmo. Tirará seu povo da Babilônia, não por amor deles, mas por amor de seu próprio nome, porque será glorificado.
A bondade de Deus aproveita a maldade do homem para aparecer tanto mais ilustre. Por isso, santificará seu nome pelo perdão do pecado, porque foi profanado pela prática do pecado.
A Promessa de um Novo Coração; A Promessa da Graça Santificadora; Deve-se Orar pelas Bênçãos Prometidas. (a.C. 587.)
Versículos 25 a 37
O povo de Deus poderia desanimar em suas esperanças de restauração pela consciência não apenas de sua indignidade para tal favor (à qual os versículos anteriores responderam que Deus, ao fazê-lo, teria em vista sua própria glória, não a dignidade deles), mas de sua falta de aptidão para tal favor, por continuarem ainda corruptos e pecadores.
E a isso se responde nestes versículos com a promessa de que Deus, por sua graça, os prepararia e habilitaria para a misericórdia e então a concederia a eles.
E isso se cumpriu em parte naquele efeito maravilhoso que o cativeiro na Babilônia teve sobre os judeus ali: curou-os efetivamente de sua inclinação à idolatria.
Mas destina-se também a ser um esboço da aliança da graça e uma amostra daquelas bênçãos espirituais com que somos abençoados nas coisas celestiais por essa aliança.
Assim como (Ezequiel 34), depois de uma promessa de seu retorno, a profecia passou imperceptivelmente a uma promessa da vinda de Cristo, o grande Pastor, assim aqui passa imperceptivelmente a uma promessa do Espírito e de suas influências e operações graciosas.
Delas precisamos tanto para nossa santificação quanto do mérito de Cristo para nossa justificação.
I. Deus promete aqui que operará neles uma boa obra, para habilitá-los para a boa obra que pretendia realizar em favor deles, vv. 25-27. Tivemos promessas de igual teor em Ezequiel 11:18-20:
- Que Deus os limparia das contaminações do pecado (v. 25): “Aspergirei água limpa sobre vós”.
Isso significa tanto o sangue de Cristo aspergido na consciência para purificá-la e tirar dela o sentimento de culpa (como os aspergidos com a água de purificação eram assim liberados de sua impureza cerimonial) quanto a graça do Espírito aspergida em toda a alma para purificá-la de todas as inclinações e disposições corruptas, como Naamã foi limpo de sua lepra mergulhando no Jordão.
O próprio Cristo era limpo, do contrário seu sangue não poderia ter-nos limpado; e é um Espírito Santo que nos faz santos: “De toda a vossa imundície e de todos os vossos ídolos vos limparei”.
E (v. 29) “Eu vos salvarei de todas as vossas impurezas”. O pecado macula, e a idolatria o faz particularmente; torna os pecadores odiosos a Deus e pesados para si mesmos.
Quando a culpa é perdoada e a natureza corrupta santificada, então somos limpos de nossa imundície, e não há outro modo de ser salvos dela. Deus promete isso aqui ao seu povo para ser santificado neles, v. 23.
Não podemos santificar o nome de Deus se ele não santificar nossos corações, nem viver para sua glória senão por sua graça.
- Que Deus lhes daria um novo coração, uma disposição da mente excelente em si mesma e imensamente diferente do que era antes. Deus operará uma mudança interior para produzir uma mudança universal.
Repare: Todos os que participam da nova aliança e têm direito à nova Jerusalém têm um novo coração e um novo espírito, necessários para que andem em novidade de vida. Essa é aquela natureza divina da qual os crentes são feitos participantes pelas promessas.
- Que, em vez de um coração de pedra, insensível e inflexível, incapaz de receber quaisquer impressões divinas e de corresponder com quaisquer afeições devotas, Deus daria um coração de carne, um coração brando e terno, com os sentidos espirituais exercitados, consciente em si das dores e prazeres espirituais e conformado em tudo à vontade de Deus.
Repare: A graça renovadora opera na alma uma mudança tão grande quanto transformar uma pedra morta em carne viva.
- Que, como além de nossa inclinação ao pecado nos queixamos da incapacidade de cumprir nosso dever, Deus os fará andar em seus estatutos. Não apenas lhes mostrará diante deles o caminho de seus estatutos, mas os inclinará a andar nele e os proverá plenamente de sabedoria e vontade e de poderes ativos para toda boa obra.
Para isso, porá seu Espírito dentro deles como mestre, guia e santificador. Repare: Deus não força os homens a andar em seus estatutos por violência exterior, mas os faz andar em seus estatutos por um princípio interior.
E observe que uso devemos fazer desse poder e princípio graciosos prometidos a nós e postos dentro de nós: “Guardareis meus juízos”. Se Deus fizer sua parte segundo a promessa, devemos fazer a nossa segundo o preceito.
Repare: A promessa da graça de Deus para nos capacitar para nosso dever deve comprometer e vivificar nosso zelo e esforço constantes para cumprir nosso dever.
As promessas de Deus devem impelir-nos aos seus preceitos como nossa regra, e então seus preceitos devem enviar-nos de volta às suas promessas para obter força, pois sem sua graça nada podemos fazer.
II. Deus promete aqui recebê-los em aliança consigo mesmo. Temos a suma da aliança da graça, v. 28: “Sereis meu povo, e eu serei vosso Deus”.
Não é: “Se fordes meu povo, serei vosso Deus” (embora seja muito verdadeiro que não podemos esperar que Deus seja para nós um Deus se não formos para ele um povo), mas ele nos escolheu e amou primeiro, não nós a ele.
Por isso, tanto a condição quanto a recompensa são de graça, por promessa, não por mérito, não por obras:
“Sereis meu povo; eu vos farei assim; eu vos darei a natureza e o espírito de meu povo, e então serei vosso Deus.” Esse é o fundamento e a pedra de remate da felicidade de um crente; é o próprio céu, Apocalipse 21:3, 7.
III. Ele promete realizar em favor deles todo aquele bem que a exigência de seu caso requer. Quando estiverem assim preparados para a misericórdia:
- Então retornarão às suas possessões e serão novamente estabelecidos nelas (v. 28): “Habitareis na terra que dei a vossos pais”. Deus, ao trazê-los de volta a ela, terá em vista não algum mérito deles, mas a promessa feita aos pais; pois por isso a deu a eles inicialmente, Deuteronômio 7:7, 8.
Por isso ele é gracioso, porque disse que o seria. Isso seguirá a bendita reforma que Deus operaria entre eles (v. 33): “No dia em que eu vos tiver limpado de todas as vossas iniquidades”, e assim os tiver tornado aptos para a herança, “farei que habiteis nas cidades”, e assim os porei na posse da herança.
Esse é de fato o método da misericórdia de Deus: primeiro separar os homens de seus pecados e então restaurá-los aos seus consolos.
- Então desfrutarão fartura de todas as coisas boas. Quando forem salvos de sua impureza, de seus pecados que lhes impediam as coisas boas, então “chamarei o cereal e o aumentarei”, v. 29.
A fartura vem ao chamado de Deus, e a fartura que ele chama crescerá continuamente; e quando ele profere a palavra, o fruto tanto da árvore quanto do campo se multiplicará. Assim como os habitantes se multiplicam, as produções se multiplicarão para seu sustento, pois aquele que envia bocas enviará alimento.
A fome era um dos juízos sob os quais tinham sofrido, e fora tanto quanto qualquer outro um descrédito para eles, que fossem feitos morrer de fome numa terra tão famosa por sua fertilidade. Mas agora não porei fome sobre vocês; e ninguém está sob essa vara sem que ele a imponha.
Então não mais receberão o descrédito da fome, nunca mais serão repreendidos por isso, nem jamais se dirá que Deus é um Senhor que mantém seus servos com rações escassas. Ou melhor: não apenas serão livrados do descrédito da fome, mas terão o crédito da abundância.
A terra que por muito tempo estivera desolada aos olhos de todos os que passavam, que a olhavam, uns com desprezo e outros com compaixão, será novamente cultivada (v. 34). E, tendo por muito tempo ficado em pousio, agora será tanto mais fértil.
Observe: Deus chamará o cereal e, contudo, eles devem cultivar a terra para obtê-lo. Repare: Mesmo as misericórdias prometidas exigem trabalho, pois a promessa não deve substituir, mas vivificar e animar nossa diligência e esforço.
E Deus ordenará tal bênção sobre a mão do diligente que todos os que passarem repararão nela com admiração, v. 35. Dirão: “Vede que mudança bendita há aqui, como esta terra que estava desolada se tornou como o jardim do Éden, o deserto novamente transformado em um paraíso”.
Repare: Deus tem honras reservadas para coroar seu povo, suficientes para contrabalançar o desprezo com que agora são carregados, e nelas ele será honrado.
Esse maravilhoso aumento tanto do povo da terra quanto de seus produtos é comparado (v. 38) aos grandes rebanhos de gado trazidos a Jerusalém para ser sacrificados numa das festas solenes.
Até as cidades que agora estão devastadas serão cheias de rebanhos de homens, não como os rebanhos que cobrem os pastos (Salmos 65:13), mas como o rebanho santo trazido aos pátios da casa do Senhor.
Repare: Então o aumento do número de um povo é de fato honroso e consolador quando todos são dedicados a Deus como um rebanho santo, para lhe ser apresentados como sacrifícios vivos. Multidões são uma visão agradável no templo de Deus.
IV. Ele mostra quais serão os felizes efeitos dessa bendita mudança:
- Terá um feliz efeito sobre o próprio povo de Deus, pois os levará a um arrependimento franco de seus pecados (v. 31): “Então vos lembrareis de vossos próprios maus caminhos e tereis repugnância de vós mesmos”.
Veja aqui o que é o pecado: uma abominação, uma coisa repugnante, aquela coisa abominável que o Senhor odeia. Veja qual é o primeiro passo para o arrependimento: lembrar nossos próprios maus caminhos, refletir seriamente sobre os pecados que cometemos e ser minuciosos ao recapitulá-los.
Devemos lembrar contra nós mesmos não apenas nossas atrocidades grosseiras, nossos próprios maus caminhos, mas nossos defeitos e fraquezas, nossas ações que não eram boas, não tão boas quanto deveriam ter sido; não apenas nossas violações diretas da lei, mas nossa falta de conformidade a ela.
Veja qual é o companheiro constante do verdadeiro arrependimento: a repugnância de si mesmo, uma santa vergonha e confusão de rosto: “Tereis repugnância de vós mesmos aos vossos próprios olhos”, vendo quão repugnantes vocês se fizeram aos olhos de Deus.
O amor de si mesmo está na raiz do pecado, cujo absurdo não podemos deixar de corar ao ver. Mas nossa desavença conosco mesmos visa a que, com bons fundamentos, sejamos reconciliados conosco mesmos.
E, por último, veja qual é o mais poderoso incentivo para um arrependimento evangélico: a consciência da misericórdia de Deus. Quando Deus os estabelece no meio da fartura, então terão repugnância de si mesmos por suas iniquidades.
Repare: A bondade de Deus deve vencer nossa maldade e levar-nos ao arrependimento. Quanto mais vemos a prontidão de Deus para nos receber em seu favor mediante nosso arrependimento, mais razão veremos para nos envergonhar de nós mesmos por termos podido pecar contra tanto amor. Duro de fato é o coração que não quer ser assim derretido.
- Terá um feliz efeito sobre seus vizinhos, pois os levará a um conhecimento mais claro de Deus (v. 36): “Então os pagãos que restarem ao redor de vós, que falaram ignorantemente de Deus (pois assim fazem todos os que falam mal dele) ao ver a terra de Israel desolada, começarão a conhecer melhor e a falar de Deus com mais inteligência”.
“Serão convencidos de que ele é capaz de reedificar as cidades mais desoladas e replantar os países mais desolados; e de que, embora o curso de seus favores para seu povo possa ser obstruído por algum tempo, esses favores não serão interrompidos para sempre.”
Serão levados a conhecer a verdade da revelação divina pela exata concordância que perceberão entre a palavra de Deus que ele falou a Israel e suas obras que fez em favor deles: “Eu, o Senhor, o falei e o farei”. Para nós, dizer e fazer são duas coisas, mas não são assim para Deus.
V. Ele lhes propõe essas coisas não como recompensa de seus méritos, mas como resposta às suas orações.
- Que não pensem tê-las merecido: “Não por amor de vós faço isso, seja-vos conhecido” (v. 22, 32). Não: envergonhem-se e confundam-se por seus próprios caminhos.
Deus está fazendo isso, tudo isso que prometeu; é tão certo que será feito como se já estivesse feito, e os acontecimentos presentes tendem para isso. Mas então:
(1.) Devem renunciar ao mérito de suas próprias boas obras e ser levados a reconhecer que isso não é feito por amor deles. Assim, quando Deus trouxe Israel a Canaã pela primeira vez, houve uma ressalva expressa contra esse pensamento. Deuteronômio 9:4-6: não é por sua retidão.
Não é por amor de quaisquer boas qualidades ou boas ações deles, não porque Deus tivesse alguma necessidade deles ou esperasse algum benefício deles. Não: ao mostrar misericórdia, age por prerrogativa, não por nossos merecimentos, mas por sua própria honra.
Veja com que ênfase isso se expressa: saibam que não é por amor de vocês. Isso indica que somos propensos a ter alto conceito de nossos próprios méritos e somos dificilmente persuadidos a renunciar à confiança neles.
Mas, de um modo ou de outro, Deus fará com que todos os seus favorecidos saibam e reconheçam que é sua graça, não a bondade deles, sua misericórdia, não o mérito deles, que os fez assim. Por isso, não a eles, não a eles, mas a ele é devida toda a glória.
(2.) Devem arrepender-se do pecado de seus próprios maus caminhos.
Devem reconhecer que as misericórdias que recebem de Deus não apenas não são merecidas, mas que perderam mil vezes o direito a elas.
Por isso, devem estar tão longe de gabar-se de suas boas obras que se envergonhem e se confundam por seus maus caminhos; então estão melhor preparados para a misericórdia.
- Contudo, saibam que devem desejá-la e esperá-la (v. 37): “Ainda por isso serei consultado pela casa de Israel”. Deus falou e o fará, e será buscado por isso. Exige que seu povo o busque e inclinará seus corações a fazê-lo quando estiver vindo a eles por caminhos de misericórdia.
(1.) Devem orar por isso, pois pela oração Deus é buscado e consultado. Aquilo que é matéria das promessas de Deus deve ser matéria de nossas orações.
Ao pedir a misericórdia prometida, devemos dar glória ao doador, expressar apreço pelo dom, reconhecer nossa dependência e honrar a oração que Deus honrou.
O próprio Cristo deve pedir, e então Deus lhe dará os pagãos por herança; deve rogar ao Pai, e então este enviará o Consolador. Muito mais devemos pedir para receber.
(2.) Devem consultar os oráculos de Deus; assim também Deus é buscado e consultado. A misericórdia deve ser não apenas um ato da providência, mas uma filha da promessa.
E, por isso, deve-se olhar para a promessa e orar pela misericórdia com o olhar da fé fixo na promessa, que deve ser tanto o guia quanto o fundamento de nossas expectativas.
De ambas essas maneiras achamos Deus consultado por Daniel, em nome da casa de Israel, quando estava para fazer aquelas grandes coisas em favor deles.
Ele consultou os oráculos de Deus, pois entendeu pelos livros, o livro do profeta Jeremias, tanto o que se devia esperar quanto quando; e então voltou o rosto para buscar a Deus por oração, Daniel 9:2, 3.
Repare: Nossa comunhão com Deus deve ser mantida pela palavra e pela oração em todas as operações de sua providência a nosso respeito, e em ambas ele deve ser consultado.