Ezequiel 34
Argumento
As iniquidades e calamidades do Israel de Deus foram anteriormente lamentadas de modo extenso e comovente neste livro.
Agora, neste capítulo, os pastores de Israel, seus governantes tanto na igreja quanto no Estado, são chamados a prestar contas por terem sido muito cúmplices do pecado e da ruína de Israel ao negligenciarem o dever de sua posição. Aqui está:
I. Uma grave acusação apresentada contra eles por sua negligência, sua falta de habilidade e sua infidelidade na condução dos assuntos públicos (vv. 1-6; v. 8).
II. Sua destituição da incumbência, por sua insuficiência e traição (vv. 7-10).
III. Uma promessa graciosa de que Deus zelaria por seu rebanho, embora eles não zelassem, e de que não sofreria sempre como havia sofrido por suas más administrações (vv. 11-16).
IV. Outra acusação apresentada contra os do rebanho que eram gordos e fortes, pelas injúrias que faziam aos que eram fracos e frágeis (vv. 17-22).
V. Outra promessa de que Deus, na plenitude do tempo, enviaria o Messias para ser o grande e bom Pastor das ovelhas, que repararia todos os agravos e poria tudo em ordem no rebanho (vv. 23-31).
Versículos 1 a 6
Os Pastores Censurados. (a.C. 587.)
A profecia deste capítulo não tem data, nem qualquer das que o seguem até Ezequiel 40. É muito provável que tenha sido proferida depois de completada a destruição de Jerusalém, quando seria muito oportuno investigar suas causas.
I. Ao profeta é ordenado profetizar contra os pastores de Israel: os príncipes e magistrados, os sacerdotes e levitas, o grande Sinédrio ou conselho de Estado, ou quem quer que tivesse a direção dos assuntos públicos em esfera superior ou inferior, especialmente os reis.
Pois havia dois deles agora cativos na Babilônia, aos quais, assim como aos do povo, deviam ser mostradas suas transgressões, para que se arrependessem, como Manassés em seu cativeiro. Deus tem algo a dizer aos pastores, pois são apenas subpastores, que prestam contas àquele que é o grande Pastor de Israel (Salmos 80:1).
E o que diz é: “Ai dos pastores de Israel!” Embora sejam pastores, e pastores de Israel, ainda assim não se deve poupá-los nem lisonjeá-los.
Repare: se a dignidade e o poder dos homens não os mantêm longe do pecado, como deveriam, não servirão para isentá-los da censura, para dispensá-los do arrependimento ou para resguardá-los dos juízos de Deus, se não se arrependerem.
Tivemos um ai aos pastores (Jeremias 23:1). Deus acertará contas com eles de modo particular, se forem infiéis à sua incumbência.
II. Aqui recebe orientação sobre o que acusar os pastores, em nome de Deus, como fundamento da controvérsia de Deus com eles; pois não é uma desavença sem causa. De duas coisas são acusados:
- Que todo seu zelo era promover e enriquecer a si mesmos e tornar-se grandes. Sua ocupação era zelar pelos que foram entregues ao seu encargo: “Não devem os pastores apascentar os rebanhos?” Sem dúvida deveriam; traem sua incumbência se não o fazem.
Não que devam pôr o alimento na boca deles, mas providenciá-lo em favor deles e trazê-los até ele. Mas estes pastores dedicavam a isso o mínimo de seu zelo; alimentavam a si mesmos, maquinavam tudo para satisfazer e favorecer seu próprio apetite e tornar-se ricos e grandes, gordos e à vontade.
Asseguravam os lucros dos cargos que ocupavam; comiam a gordura, o creme (segundo alguns), pois quem apascenta um rebanho come do leite dele (1 Coríntios 9:7), e asseguravam o melhor do leite.
Asseguravam a lã tosquiada e vestiam-se com a lã, pondo em suas mãos tanto quanto podiam dos bens de seus súditos. Sim, e ainda: matavam os que eram bem alimentados, para que aquilo que tinham pudesse servir de alimento, como Nabote foi morto por sua vinha.
Repare: há um ai aos que têm incumbências públicas, mas olham apenas por seu próprio interesse privado e se interessam mais pelo benefício do cargo do que pelo ofício, por quanto dinheiro se pode obter do que por quanto bem se pode fazer. É uma antiga queixa: todos buscam o que é seu, e muitos demais buscam mais do que é seu.
- Que não tinham zelo pelo benefício e bem-estar dos que foram entregues ao seu encargo: “Não apascentais o rebanho”. Nem sabiam como fazê-lo, tão ignorantes eram, nem quiseram esforçar-se para fazê-lo, tão preguiçosos e indolentes eram; ou melhor, nunca o desejaram nem tiveram o desígnio de fazê-lo, tão traiçoeiros e infiéis eram:
(1.) Não fizeram seu dever para com os do rebanho que estavam doentes, não os fortaleceram, nem os curaram, nem os enfaixaram (v. 4). Quando alguns do rebanho estavam enfermos ou machucados, atacados ou feridos, para eles era indiferente que vivessem ou morressem; nunca cuidaram deles.
Os príncipes e juízes não tinham zelo em fazer justiça aos que sofriam injustiça ou em abrigar a inocência injuriada. Não tinham zelo pelos pobres, para ver que se lhes providenciasse sustento; no que dependesse deles, poderiam morrer de fome.
Os sacerdotes não tinham zelo em instruir os ignorantes, corrigir os enganos dos que estavam em erro, avisar os indisciplinados ou consolar os de espírito frágil. Os ministros de Estado não tinham zelo em conter as doenças crescentes do reino, que ameaçavam seus órgãos vitais. As coisas estavam erradas e fora de ordem por toda parte, e nada se fazia para corrigi-las.
(2.) Não fizeram seu dever para com os do rebanho que estavam dispersos, que foram expulsos pelos inimigos que invadiram o país e forçados a buscar abrigo onde pudessem encontrar um lugar.
Ou eram os que vagavam por escolha própria sobre as montanhas e colinas (v. 6), onde estavam expostos às feras de rapina e se tornaram alimento para elas (v. 5). Todos estão prontos para se apoderar de uma criatura perdida e desgarrada.
Alguns foram para o exterior e mendigaram, alguns foram para o exterior e comerciaram, e assim o país ficou com poucos habitantes, foi enfraquecido e empobrecido e faltavam mãos tanto nos campos de cereais quanto nos campos de batalha, tanto na colheita quanto na guerra: Meu rebanho foi espalhado sobre toda a face da terra (v. 6).
E nunca se investigou a seu respeito, nunca foram animados a voltar ao seu próprio país: “Ninguém os procurou nem os buscou”. Ou melhor: com força e crueldade os governavam, o que expulsou mais e desanimou os que foram expulsos de qualquer pensamento de voltar.
É má a condição dos que têm motivo para esperar melhor tratamento entre estranhos do que em seu próprio país. Pode significar os do rebanho que se desviaram de Deus e de seu dever.
E os sacerdotes, que deveriam ter ensinado o bom conhecimento do Senhor, não usaram meios para convencê-los e reconduzi-los, de modo que se tornaram presa fácil dos sedutores. Assim foram espalhados porque não havia pastor (v. 5).
Havia os que se chamavam pastores, mas realmente não eram. Repare: os que não fazem o trabalho de pastores são indignos do nome.
E, se os que se propõem a ser pastores são pastores insensatos (Zacarias 11:15), se são orgulhosos e se julgam acima de sua ocupação, ociosos e não amam sua ocupação, ou infiéis e despreocupados com ela, a condição do rebanho é tão má como se estivesse sem pastor.
Melhor nenhum pastor do que tais pastores. Cristo se queixa de que os de seu rebanho eram “como ovelhas que não têm pastor”, quando, contudo, os escribas e fariseus se sentavam na cadeira de Moisés (Mateus 9:36).
Vai mal ao paciente quando seu médico é sua pior doença, mal ao rebanho quando os pastores expulsam e dispersam as ovelhas ao governá-las com força.
Versículos 7 a 16
Os Pastores Censurados. (a.C. 587.)
Ao ler os artigos anteriores de acusação elaborados, em nome de Deus, contra os pastores de Israel, não podemos deixar de olhar para os pastores com justa indignação e para o rebanho com terna compaixão.
Deus, pelo profeta, expressa aqui ambas em alto grau; e os pastores são chamados (v. 7, 9) a ouvir a palavra do Senhor, a ouvir esta palavra.
Que ouçam quão pouco ele os considera, a eles que davam grande apreço a si mesmos, e quanto considera o rebanho, que eles desprezavam; ambas as coisas os humilharão.
Aqueles que não querem ouvir a palavra do Senhor dando-lhes sua orientação serão levados a ouvir a palavra do Senhor lendo-lhes sua condenação. Agora veja aqui:
I. Quanto Deus está descontente com os pastores. Seus crimes são repetidos, v. 8. O rebanho de Deus tornou-se presa primeiro dos enganadores que o atraíram à idolatria, e depois dos destruidores que o levaram ao cativeiro.
Esses pastores não tiveram zelo para impedir nem uma coisa nem outra, mas foi como se não houvesse pastores. Por isso, Deus diz (v. 10) e confirma com um juramento (v. 8): “Sou contra os pastores”.
Tinham recebido de Deus o mandato de apascentar o rebanho e usavam o título de pastores no que faziam, esperando que ele os apoiasse. “Não”, diz Deus, “longe disso: sou contra eles.”
Repare: Não é termos o nome e a autoridade de pastores que colocará Deus a nosso favor, se não fizermos o trabalho que nos foi ordenado e não formos fiéis à incumbência depositada em nós.
Deus é contra eles, e eles o saberão, pois:
- Serão levados a prestar contas do modo como cumpriram sua incumbência. Exigirei meu rebanho de suas mãos e lhes imputarei a falta de tantos deles. Repare: Terão muito de que prestar contas no dia do juízo aqueles que assumem o zelo pelas almas e, contudo, não têm zelo por elas.
Os ministros devem vigiar e trabalhar como aqueles que devem prestar contas, Hebreus 13:17.
- Serão privados officio et beneficio, tanto do trabalho quanto do salário. Deixarão de apascentar o rebanho, isto é, de alegar que o apascentam. Repare: É justo que Deus tire das mãos dos homens o poder de que abusaram e a incumbência que traíram.
Mas, se esse fosse todo o seu castigo, poderiam suportá-lo sem muita dificuldade. Por isso, acrescenta-se: “Nem os pastores apascentarão mais a si mesmos, pois livrarei meu rebanho de sua boca”, do qual, em vez de protegê-lo, tinham feito uma presa.
Repare: Aqueles que se enriquecem com os despojos tirados do povo não podem esperar que sempre lhes seja permitido fazê-lo.
Deus tampouco tolerará sempre que seu povo seja pisoteado por aqueles que deveriam sustentá-lo, mas achará um tempo para livrá-lo dos pastores, seus falsos amigos, assim como dos leões, seus inimigos declarados.
II. Quanto Deus está preocupado com o rebanho; fala como se estivesse mais preocupado com eles porque os via assim negligenciados, pois nele o órfão acha misericórdia.
Preciosas promessas são feitas aqui nessa ocasião, que deveriam cumprir-se no retorno dos judeus de seu cativeiro e em seu restabelecimento na própria terra.
Que os pastores ouçam esta palavra do Senhor e saibam que não têm parte nem sorte nessa matéria. Mas que as pobres ovelhas a ouçam e recebam seu consolo.
Repare: Embora magistrados e ministros deixem de fazer sua parte para o bem da igreja, contudo Deus não deixará de fazer a sua. Tomará o rebanho em sua própria mão antes que a igreja fique privada de qualquer bondade que Deus tenha em seus desígnios para ela.
Os subpastores podem mostrar-se descuidados, mas o Pastor principal não cochila nem dorme. Eles podem ser falsos, mas Deus permanece fiel.
- Deus reunirá suas ovelhas dispersas e trará de volta ao aprisco aquelas que dele se desviaram. “Eu, sim, eu, que sou o único capaz de fazê-lo, o farei e terei toda a glória disso.”
“Tanto procurarei minhas ovelhas quanto as encontrarei (v. 11), como faz um pastor (v. 12), e as trarei de volta sobre os ombros, como ele faz com a ovelha desgarrada, de todos os lugares em que foram dispersas no dia nublado e escuro.”
Há dias nublados e escuros, dias ventosos e tempestuosos, que dispersam as ovelhas de Deus, que as enviam para cá e para lá, a lugares diversos e distantes, em busca de esconderijo e segurança. Mas:
(1.) Onde quer que estejam, o olho de Deus as encontrará, pois seus olhos percorrem a terra de um lado a outro em favor delas. “Buscarei minhas ovelhas”; e nenhuma que pertença ao aprisco, embora levada para muito longe, se perderá.
O Senhor conhece os que são seus; conhece a obra deles e onde habitam (Apocalipse 2:13) e onde estão escondidos.
(2.) Quando chegar seu tempo, seus braços as levarão para casa (v. 13): “Eu as tirarei dentre os povos”. Deus tanto inclinará seus corações a vir por sua graça quanto, por sua providência, lhes abrirá uma porta e removerá toda dificuldade que esteja no caminho.
Não retornarão uma a uma, escapando clandestinamente, mas retornarão em conjunto: “Eu as reunirei dos países em que estão dispersas, não apenas as famílias mais importantes, mas cada pessoa em particular. Buscarei a que se perdeu e trarei de volta a que foi expulsa” (v. 16).
Isso se fez quando tantos milhares de judeus retornaram triunfantemente da Babilônia, sob a direção de Zorobabel, Esdras e outros.
Quando aqueles que se desviaram de Deus para os caminhos do pecado são trazidos de volta pelo arrependimento, quando os que erraram reconhecem a verdade, quando os desterrados de Deus são reunidos e restaurados, e as assembleias religiosas dispersas se reúnem novamente ao cessar a perseguição, e quando as igrejas têm descanso e liberdade, então esta promessa tem um cumprimento ulterior.
- Deus apascentará seu povo como as ovelhas de seu pasto, que tinham passado fome. Deus trará os cativos que retornam em segurança à sua própria terra (v. 13), os apascentará nos montes de Israel, e esse é um bom pasto, um pasto farto (v. 14). Ali será seu lugar de apascentamento e ali será seu aprisco; e é um bom aprisco.
Ali Deus não apenas os apascentará, mas os fará deitar (v. 15), o que denota um descanso consolador depois de se terem cansado com suas peregrinações e uma residência constante e contínua.
Não serão novamente expulsos desses pastos verdes, como foram, nem serão perturbados, mas se deitarão num doce repouso e não haverá quem os faça temer. Salmos 23:2: “Ele me faz deitar em pastos verdes”.
Compare isso com a promessa semelhante (Jeremias 23:3, 4), quando Deus os restaurou não apenas ao leite e mel de sua própria terra, ao desfrute de seus frutos, mas aos privilégios de seu santuário no monte Sião, o principal dos montes de Israel.
Quando tiveram novamente altar e templo e o benefício de um sacerdócio estabelecido, então foram apascentados num bom pasto.
- Ele socorrerá os machucados, enfaixará a que estava quebrada e fortalecerá a que estava doente, consolará os que pranteiam em Sião e com Sião. Se os ministros, que deveriam falar paz aos de espírito triste, negligenciarem seu dever, contudo o Espírito Santo, o Consolador, será fiel ao seu ofício.
Mas, como se segue, a gorda e a forte serão destruídas. Aquele que tem descanso para santos inquietos tem terror para falar aos pecadores presunçosos. Assim como “todo vale será preenchido”, assim “todo monte e colina serão abatidos”, Lucas 3:5.
Versículos 17 a 31
O Zelo de Deus por Seu Rebanho; Predição do Reino do Messias. (a.C. 587.)
O profeta nada mais tem a dizer aos pastores, mas agora tem uma mensagem para expor ao rebanho. Deus lhe ordenara falar-lhes ternamente e assegurar-lhes a misericórdia que lhes tinha reservada.
Mas aqui recebe ordem de fazer diferença entre uns e outros deles, de separar o precioso do vil e então dar-lhes uma promessa do Messias, por quem essa distinção seria efetivamente feita, em parte em sua primeira vinda (pois para juízo veio a este mundo, João 9:39, para encher os famintos de coisas boas e despedir vazios os ricos, Lucas 1:53).
Mas seria feita completamente em sua segunda vinda, quando, como se diz aqui, julgará entre gado e gado, como um pastor separa as ovelhas dos cabritos, e porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda (Mateus 25:32, 33), o que parece fazer referência a isso. Temos aqui:
I. Uma palavra de convencimento dirigida aos do rebanho que eram gordos e fortes, os carneiros e os bodes (v. 17). Embora não tivessem poder, como pastores e governantes, para oprimir, contudo, sendo ricos e abastados, usavam a oportunidade que isso lhes dava para tratar duramente seus vizinhos pobres.
Os que têm muito desejariam ter mais e, se se empenharem nisso, terão mais, tantas são as maneiras de invadir os direitos de seus vizinhos pobres e tirar-lhes à força a única cordeirinha, 2 Samuel 12:4. Os ricos não oprimem os pobres apenas com a ajuda de suas riquezas e não os arrastam perante os tribunais? Tiago 2:6.
Servos e arrendatários pobres são tratados duramente por seus senhores e patrões ricos. Os carneiros e bodes não apenas guardavam todo o bom pasto para si, comiam a gordura e bebiam o que era doce, mas não deixavam os pobres do rebanho desfrutar com consolo o pouco que lhes restava.
Pisoteavam o restante dos pastos e sujavam o restante das águas, de modo que o rebanho era obrigado a comer o que tinham pisado na lama e beber o que tinham turvado, v. 18, 19.
Isso indica que os grandes homens não apenas, por extorsão e opressão, tornavam e mantinham seus vizinhos pobres e mal lhes deixavam o suficiente para subsistir, mas eram tão incômodos para eles que o pouco alimento grosseiro que tinham lhes era amargurado.
Isso lhes parecia pouca coisa; julgavam não haver prejuízo nisso, como se fosse privilégio de sua posição ser injuriosos a todos os seus vizinhos. Repare: Muitos que vivem em pompa e sossego não se importam com os apertos a que os que estão ao redor são reduzidos, desde que possam ter tudo como querem.
Os que estão em sossego e os orgulhosos ressentem-se de que alguém viva perto deles com algum consolo. Mas isso não era tudo; não apenas roubavam os pobres para torná-los mais pobres, mas perturbavam os enfermos e fracos do rebanho (v. 21).
Empurravam com o lado e o ombro os frágeis (pois o mais fraco é posto contra a parede) e impeliam os doentes com seus chifres, porque sabiam que podiam dominá-los, quando não ousavam mexer com seus iguais.
Observou-se a respeito das ovelhas que, se uma do rebanho está enferma e debilitada, as demais a protegerão o melhor que puderem e a abrigarão do calor abrasador do sol. Mas estes, pelo contrário, eram extremamente injuriosos aos doentes.
Aqueles de quem não podiam servir-se, faziam o possível para livrar o país deles; assim, os dispersavam para longe, como se os pobres, que, diz Cristo, devemos ter continuamente conosco, fossem estorvos públicos, para serem enviados para longe de nós, em vez de socorridos.
Repare: É bárbaro acrescentar aflição aos aflitos. Talvez esses carneiros e bodes se destinem a representar os escribas e fariseus, pois são perturbadores da igreja dos quais o próprio Cristo deve vir livrá-la, v. 23.
Devoravam as casas das viúvas, tiravam a chave do conhecimento, corrompiam a água pura das verdades divinas e oprimiam as consciências dos homens com as tradições dos anciãos. Além disso, eram continuamente incômodos e injuriosos aos pobres do rebanho que esperavam no Senhor, Zacarias 11:11.
Repare: Não é coisa nova o rebanho de Deus receber muito estrago e dano daqueles que são eles mesmos do rebanho e ocupam posições eminentes nele, Atos 20:30.
II. Uma palavra de consolo dirigida aos do rebanho que são pobres e frágeis e que esperam a consolação de Israel (v. 22). “Salvarei meu rebanho”, e não mais serão despojados, como foram pelos animais de rapina, por seus próprios pastores ou pelos carneiros e bodes entre eles.
Nessa ocasião, como é habitual nos profetas, entra uma predição da vinda do Messias e do estabelecimento de seu reino, e dos benefícios extraordinariamente grandes e preciosos que a igreja desfrutaria sob a proteção e influência desse reino. Observe o que aqui se prediz:
- A respeito do próprio Messias:
(1.) Terá sua comissão do próprio Deus: Eu o estabelecerei (v. 23); eu o suscitarei, v. 29. Ele o santificou e selou, o designou e ungiu.
(2.) Será o grande Pastor das ovelhas, que fará por seu rebanho o que ninguém mais poderia fazer. É o único Pastor sob quem judeus e gentios seriam um só aprisco.
(3.) É servo de Deus, empregado por ele e a seu serviço, fazendo tudo em obediência à sua vontade, tendo em vista sua glória. É seu servo, para restabelecer seu reino entre os homens e promover os interesses desse reino.
(4.) É Davi, alguém segundo o próprio coração de Deus, constituído como seu Rei sobre o santo monte Sião, feito a pedra principal da esquina, com quem se faz a aliança de realeza e a quem Deus daria o trono de seu pai Davi. É tanto a raiz quanto a descendência de Davi.
(5.) É a planta de renome, porque é “um ramo justo” (Jeremias 23:5), um ramo do Senhor, belo e glorioso, Isaías 4:2. Tem um nome acima de todo nome, um trono acima de todo trono, e pode, portanto, bem ser chamado ramo de renome.
Alguns entendem que se trata da igreja, “a plantação do Senhor”, Isaías 61:3. Seu nome será lembrado (Salmos 45:17), e nela o de Cristo.
- A respeito da grande carta pela qual o reino do Messias seria constituído e sobre a qual seria fundado (v. 25): “Farei com eles uma aliança de paz”. A aliança da graça é uma aliança de paz.
Nela, Deus está em paz conosco, fala-nos paz e nos assegura paz, todo bem, todo o bem de que precisamos para ser felizes. O teor dessa aliança é: “Eu, o Senhor, serei seu Deus”, um Deus plenamente suficiente para eles (v. 24), os reconhecerei e serei reconhecido por eles.
Para isso, meu servo Davi será príncipe entre eles, para trazê-los de volta à sua lealdade, receber sua homenagem e reinar sobre eles, neles e em favor deles. Repare: Aqueles, e somente aqueles, que têm o Senhor Jesus por seu príncipe têm o Senhor Jeová por seu Deus.
E então eles, a própria casa de Israel, serão meu povo. Se tomarmos Deus por nosso Deus, ele nos tomará por seu povo. Dessa aliança entre Deus e Israel resulta comunhão: “Eu, o Senhor, seu Deus, estou com eles”, para ter comunhão com eles; e eles o saberão e terão seu consolo.
- A respeito dos privilégios daqueles que são súditos fiéis desse reino do Messias e participantes da aliança de paz. Estes são aqui apresentados figuradamente como as bênçãos do rebanho. Mas temos uma chave para isso, v. 31.
Aqueles que pertencem a esse rebanho, embora sejam mencionados como ovelhas, são realmente homens, homens que têm o Senhor por seu Deus e estão em aliança com ele. Agora lhes é prometido:
(1.) Que desfrutarão santa segurança sob a proteção divina. Cristo, nosso bom Pastor, fez cessar os animais maus da terra (v. 25), tendo vencido todos os nossos inimigos espirituais, quebrado seu poder e triunfado sobre eles. O leão que ruge não é para eles um leão que ruge e devora.
Não mais serão presa dos pagãos, nem os pagãos serão um terror para eles, nem os animais da terra os devorarão. O pecado e Satanás, a morte e o inferno estão vencidos.
Então habitarão em segurança, não apenas nos apriscos, mas nos campos, no deserto, nos bosques onde estão os animais de rapina. Não apenas habitarão ali, mas dormirão ali.
Isso denota não apenas que, sendo feitos cessar os animais, não haverá perigo, mas que, sendo suas consciências purificadas e pacificadas, não terão apreensão de perigo; não apenas estarão seguros do mal, mas tranquilos, livres do temor do mal.
Repare: Podem deitar-se e dormir com segurança, dormir sossegados, aqueles que têm Cristo por seu príncipe; pois ele será seu protetor e os fará habitar em segurança.
Ninguém os machucará. Ou melhor: ninguém os fará temer. Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós? Portanto, não temeremos, embora a terra seja removida.
Por Cristo, Deus livra seu povo não apenas das coisas que têm razão para temer, mas de seu temor até da própria morte, de todo aquele temor que tem tormento. Essa segurança do mal é prometida (v. 27): “Estarão seguros em sua terra”.
Não correrão perigo de ser invadidos e escravizados, embora sua grande fartura atraia seus vizinhos a desejar sua terra. O que os fará considerar-se seguros é sua confiança na sabedoria, no poder e na bondade de Deus: “Saberão que eu sou o Senhor”.
Todos os nossos temores inquietantes surgem de nossa ignorância de Deus e de nossos erros a respeito dele. Sua experiência do zelo particular dele por eles anima sua confiança nele: “Quebrei as ligaduras de seu jugo”, com que tinham sido rebaixados e mantidos sob opressão.
E “livrei-os da mão daqueles que deles se serviam”; disso concluirão: Aquele que livrou livra e livrará, por isso habitaremos em segurança. Isso se explica e se aplica ao nosso estado no evangelho, Lucas 1:74.
“Para que nós, sendo livrados da mão de nossos inimigos, o sirvamos sem temor”, como podem fazer aqueles que o servem em fé.
(2.) Que desfrutarão fartura espiritual de todas as coisas boas, das melhores coisas, para seu consolo e felicidade: “Não mais serão consumidos pela fome na terra”, v. 29.
A fome e a escassez, quando Israel foi castigado com esse juízo, contribuíram tanto quanto qualquer outro para seu descrédito entre os pagãos, porque muito se falava da fertilidade de Canaã.
Mas agora não mais levarão essa vergonha dos pagãos. Pois as chuvas descerão em seu tempo, sim, chuvas de bênção, v. 26. Cristo é um Pastor que apascentará seu povo; eles entrarão e sairão e acharão pasto.
[1.] Não serão consumidos pela fome, pois não serão deixados apenas com o mundo como porção, que não é pão, não satisfaz e deixa famintos aqueles a quem é dado.
As ordenanças da lei cerimonial são chamadas elementos miseráveis, pois havia pouco nelas em comparação com as instituições cristãs, com que o ceifeiro enche a mão e aquele que ata feixes, seu seio.
Aqueles que têm fome e sede de retidão não serão consumidos por essa fome, pois serão saciados. E aquele que bebe da água que Cristo lhe dá, as águas tranquilas junto às quais conduz suas ovelhas, jamais terá sede.
[2.] Chuvas de bênçãos virão sobre eles, v. 26, 27. Os céus darão seu orvalho; também as árvores do campo darão seu fruto. O lugar dessa fartura é o monte de Deus, seu santo monte Sião, pois nesse monte, na igreja do evangelho, Deus fez um banquete para todas as nações.
Àquela igreja devem juntar-se os que desejam participar dos benefícios do evangelho. A causa dessa fartura são as chuvas que descem em seu tempo, que descem sobre os montes de Sião, as graças de Cristo, sua doutrina que goteja como o orvalho, as graças de Cristo e os frutos e consolos de seu Espírito, pelos quais somos feitos frutíferos nos frutos da retidão.
As manifestações dessa fartura são as bênçãos do céu derramadas sobre nós e as produções da graça produzidas por nós, nosso consolo no favor de Deus e a glória de Deus em nosso frutificar.
A extensão dessa fartura é muito ampla, a todos os lugares ao redor de meu monte; pois de Sião sairá a lei, sairá luz para um mundo escuro e o rio que regará um mundo seco e deserto. Todos os que estão na vizinhança de Sião passarão melhor por isso; e quanto mais perto da igreja, mais perto de seu Deus.
E, por último, o efeito dessa fartura é: “Farei deles uma bênção”, eminentemente e exemplarmente abençoados, modelos de felicidade, Isaías 19:24. Ou serão bênçãos para todos ao redor, úteis de modo difundido. Repare: Os que são abençoados pelo Senhor devem empenhar-se em tornar-se bênçãos para o mundo.
Aquele que é bom, que faça o bem; aquele que recebeu o dom, a graça, que ministre a mesma graça.
Agora esta promessa do Messias e de seu reino falou muito consolo àqueles a quem então foi feita, pois podiam ter certeza de que Deus não destruiria inteiramente sua nação, por mais que fosse rebaixada, enquanto aquela bênção estivesse em seu ventre, Isaías 65:8.
Mas fala muito mais consolo a nós, para quem se cumpriu, que somos as ovelhas desse bom Pastor, somos apascentados em seus pastos e abençoados por ele com todas as bênçãos espirituais nas coisas celestiais.