Matthew Henry

Ezequiel 33

Argumento

O profeta agora encerrou seu circuito, que percorreu como juiz, em nome de Deus, para julgar e proferir sentença contra as nações vizinhas. E, tendo terminado com elas e lido a todas a sua condenação nos oito capítulos anteriores, agora volta aos filhos de seu povo e recebe instruções ulteriores sobre o que lhes dizer:

I. Deve lhes mostrar em que ofício estava entre eles como profeta: era vigia e recebera um encargo a respeito deles, pelo qual prestava contas (vv. 1-9). A substância disto tivemos antes (Ezequiel 3:17, etc.).

II. Deve lhes mostrar em que condições se encontram perante Deus: estão em prova, sob condição de boa conduta; se um ímpio se arrepender, não perecerá, mas, se um justo apostatar, perecerá (vv. 10-20).

III. Aqui está uma mensagem particular enviada aos que ainda permaneciam na terra de Israel e, o que é muito estranho, passaram a sentir-se seguros ali e confiantes de que criariam raízes ali novamente, para lhes dizer que suas esperanças os decepcionariam porque persistiam em seus pecados (vv. 21-29).

IV. Aqui está uma repreensão aos que acompanhavam pessoalmente o ministério de Ezequiel, mas não eram sinceros em suas declarações de devoção (vv. 30-33).

Versículos 1 a 9

O Ofício do Vigia; O Profeta, Vigia para Israel. (a.C. 587.)

O profeta fora, por ordem expressa de Deus, afastado de profetizar aos judeus justamente quando veio a notícia de que Jerusalém era cercada e submetida a cerco apertado (Ezequiel 24:27). Mas agora que Jerusalém foi tomada, dois anos depois, é novamente designado para dirigir-lhes sua fala; e ali sua comissão é renovada.

Se Deus os tivesse abandonado completamente, não lhes teria enviado profetas; nem, se não tivesse misericórdia reservada para eles, lhes teria mostrado tais coisas como estas. Nestes versículos temos:

I. O ofício de um vigia exposto, a incumbência nele depositada, o encargo que lhe é dado e as condições ajustadas entre ele e os que o empregam (v. 2, 6):

  1. Supõe-se haver um perigo público que dá ocasião à designação de um vigia, quando Deus traz a espada sobre uma terra (v. 2). A espada da guerra, sempre que vem sobre uma terra, é trazida por Deus; é a espada do Senhor, de sua justiça, por mais injustamente que os homens a desembainhem.

Em tal tempo, quando um país teme uma invasão estrangeira, para que seus habitantes sejam informados de todos os movimentos do inimigo, não sejam surpreendidos por um ataque, mas tenham notícia antecipada dele, para estarem armados e prontos para dar ao invasor uma recepção calorosa, põem um homem de seu território.

Esse homem é alguém apto, que vive nas fronteiras de seu país, onde se espera o perigo ameaçado e, por isso, conhece bem todas as suas vias de acesso. Fazem-no seu vigia. Assim sábios são os filhos deste mundo em sua geração.

Repare: um homem pode prestar serviço público a um país inteiro. Príncipes e estadistas são os vigias de um reino; devem continuamente se ocupar e, se houver ocasião, como vigias, se expor pela segurança pública.

  1. Supõe-se que uma incumbência pública é depositada no vigia e que ele deve prestar contas ao público de seu cumprimento. Sua ocupação é:

(1.) Descobrir as aproximações e avanços do inimigo; e, por isso, não deve ser cego nem estar dormindo, pois então não pode ver a espada vindo.

(2.) Dar notícia deles imediatamente pelo som de trombeta ou, como sentinelas entre nós, pelo disparo de uma arma, como sinal de perigo. Uma incumbência especial e confiança em que fará fielmente estas duas coisas são depositadas nele pelos que o põem como seu vigia; e arriscam suas vidas em sua fidelidade. Agora:

[1.] Se fizer sua parte, se perceber a tempo todos os perigos que estejam sob sua vigilância e der aviso deles, cumpriu sua incumbência e não só livrou sua alma, mas ganhou seu salário.

Se os do povo não atenderem ao aviso, seja porque não querem crer na notícia que o vigia lhes dá, não querem crer que o perigo é tão grande ou está tão próximo como realmente está, seja porque não lhe dão atenção e assim forem surpreendidos pelo inimigo enquanto se julgam seguros, a falta é deles próprios.

A culpa não deve ser atribuída ao vigia, mas o sangue deles está sobre a cabeça deles próprios. Se alguma pessoa entra presunçosamente na boca do perigo, embora tenha ouvido o som da trombeta e por ele lhe tenha sido dito onde estava o perigo, e assim a espada vem e a leva em sua insensatez, é felo de se, um suicida; homem insensato, destruiu a si mesmo.

Mas:

[2.] Se o vigia não fizer seu dever, se pudesse ter visto o perigo e não viu, mas estava dormindo, desatento ou olhando para outro lado, ou se viu o perigo (pois assim o caso é posto aqui) e só cuidou de sua própria segurança e não tocou a trombeta para avisar o povo, de modo que alguns são surpreendidos e eliminados em sua iniquidade (v. 6).

São eliminados subitamente, sem terem tempo de clamar: “Senhor, tem misericórdia de mim”, tempo de se arrepender e fazer sua paz com Deus (o que torna a situação muito pior, pois a pobre criatura é levada em sua iniquidade). Seu sangue será requerido da mão do vigia; será declarado culpado de sua morte, pois não lhe deu aviso de seu perigo.

Mas, se o vigia fizer sua parte e os do povo fizerem a deles, tudo está bem; tanto o que dá aviso quanto o que atende ao aviso livraram suas almas.

II. A aplicação disto ao profeta (v. 7, 9):

  1. É vigia para a casa de Israel. Ocasionalmente dera aviso às nações ao redor, mas para a casa de Israel era vigia por ofício, pois eram os filhos dos profetas e da aliança.

Não o puseram como vigia, como os do povo da terra (v. 2), pois não eram prudentes o bastante para assegurar o bem-estar de suas almas, como teriam sido para proteger seus interesses temporais. Mas Deus o fez em favor deles; designou-lhes um vigia.

  1. Sua ocupação como vigia é dar aviso aos pecadores de sua miséria e perigo por causa do pecado. Esta é a palavra que deve ouvir da boca de Deus e lhes falar:

(1.) Deus disse: o homem ímpio certamente morrerá; será miserável. Se não se arrepender, será apartado de Deus e de todo consolo e esperança nele, será apartado de todo bem.

Cairá e jazerá para sempre sob a cólera de Deus, que é a morte da alma, assim como seu favor é sua vida. O Deus justo o disse e nunca o desdirá, nem todo o mundo pode contradizê-lo: o salário do pecado é a morte. O pecado, quando está acabado, produz morte.

A cólera de Deus é revelada do céu, não só contra nações ímpias, declarando-lhes ruína como nações, mas contra pessoas ímpias, declarando-lhes ruína em sua condição pessoal, seus interesses pessoais, que passam ao outro mundo e duram pela eternidade, como os interesses nacionais não duram.

(2.) É vontade de Deus que ao homem ímpio seja dado aviso disto: “Avisa-os da minha parte”. Isto indica que há possibilidade de evitá-lo; senão seria gracejo dar aviso disto. Ou melhor: Deus deseja que seja evitado.

Por isso, aos pecadores é dado aviso da cólera vindoura para que dela fujam (Mateus 3:7).

(3.) É trabalho dos ministros lhe dar aviso, dizer ao ímpio: Mal irá com você (Isaías 3:11). Deus diz em geral: “A alma que peca, ela morrerá”. A ocupação do ministro é aplicar isto a pessoas particulares e dizer:

“Ó homem ímpio! Certamente morrerás, seja quem fores; se continuares sem cessar em tuas transgressões, elas inevitavelmente serão tua ruína. Ó adúltero! Ó ladrão! Ó bêbado! Ó praguejador! Ó profanador do sábado! Certamente morrerás.”

E deve dizer isto, não movido pela ira, para provocar o pecador, mas por compaixão, para avisar o ímpio de seu caminho, avisá-lo a se desviar dele para que viva. Isto deve ser feito pela pregação fiel da palavra em público e pela aplicação pessoal aos que têm pecados manifestos.

  1. Se almas perecerem pela negligência do profeta em seu dever, ele atrai culpa sobre si mesmo.

“Se o profeta não avisar o ímpio da ruína que está no fim de seu caminho ímpio, aquele ímpio morrerá em sua iniquidade.”

“Pois, embora o vigia não tenha feito sua parte, contudo o pecador poderia ter atendido ao aviso da palavra escrita, de sua própria consciência e dos juízos de Deus sobre outros, pelos quais sua boca será fechada e Deus será justificado em sua destruição.”

Repare: não servirá aos pecadores impenitentes apelar no grande dia para o fato de que seus vigias não lhes deram aviso, de que eram descuidados e infiéis; pois, embora fossem assim, ficará evidente que Deus não se deixou sem testemunho.

“Mas não perecerá sozinho em sua iniquidade; o vigia também será chamado a prestar contas: ‘Seu sangue requererei de tua mão’. O líder cego cairá com o seguidor cego na vala.”

Veja que desejo Deus tem da salvação dos pecadores, nisto: que se ressente tanto se os responsáveis não fazem o que podem para evitar sua destruição.

E veja quanto terão de responder um dia os ministros que disfarçam o pecado e lisonjeiam os pecadores em seu caminho mau e, por suas vidas ímpias, os apoiam e endurecem em sua impiedade e os animam a crer que terão paz embora continuem.

  1. Se fizer seu dever, pode ter o consolo disto, embora não veja seu sucesso (v. 9): “Se você avisar o ímpio de seu caminho, se lhe disser fielmente qual será seu fim e o chamar com seriedade a se desviar dele, e ele não se desviar, mas nele persistir, morrerá em sua iniquidade.”

“E o aviso claro que lhe foi dado será agravante de seu pecado e ruína; mas você livrou sua alma.” Repare: é consolo aos ministros poderem, pela graça, salvar a si mesmos, embora não possam ser instrumentos para salvar tantos quanto desejam dos que os ouvem.

Versículos 10 a 20

As Objeções do Povo Respondidas. (a.C. 587.)

Estes versículos são a substância do que tivemos antes (Ezequiel 18:20, etc.).

São uma declaração tão plena e expressa das condições em que as pessoas se encontram diante de Deus (como os anteriores eram das condições em que os ministros se encontram) que não admira serem aqui repetidos, como aqueles foram, embora já tivéssemos sua substância. Observe aqui:

I. As objeções do povo contra os procedimentos de Deus para com eles. Deus agora contendia com eles em sua providência, mas seus corações incircuncisos ainda não tinham sido humilhados, pois se empenhavam em justificar-se, embora com isso censurassem a Deus.

Insistiam em duas coisas em suas censuras a Deus, e em ambas acrescentavam iniquidade ao seu pecado e miséria ao seu castigo:

  1. Discutiam contra suas promessas e seus favores, como se neles não houvesse bondade nem sinceridade, v. 10. Deus lhes tinha proposto a vida, mas alegam que a tinha posto fora do seu alcance e que, portanto, apenas zombava deles ao mencioná-la.

O profeta dissera algum tempo antes (Ezequiel 24:23): “Definhareis por vossas iniquidades”. Com essa palavra, concluíra suas ameaças contra Judá e Jerusalém.

Agora o repreendiam por ela, como se tivesse sido dita de modo absoluto, para levá-los ao desespero, quando fora dita condicionalmente, para levá-los ao arrependimento.

Assim, as declarações dos ministros de Deus são pervertidas por homens de mente corrupta, inclinados a procurar desavenças. O profeta lhes dá esperança de vida e felicidade, e nisso queriam fazê-lo contradizer-se.

“Pois”, dizem eles, “se nossas transgressões e nossos pecados estiverem sobre nós, como frequentemente nos disseste que estão, e se, como dizes, temos de definhar neles e passar um cativeiro miserável num arrependimento infrutífero, como então viveremos?”

“Se esta é nossa condenação, não há remédio. Morremos, perecemos, todos perecemos.” Repare: É muito comum que aqueles que se endureceram na presunção quando foram avisados contra o pecado afundem no desespero quando são chamados a arrepender-se e concluam que não há esperança de vida para eles.

  1. Discutiam contra suas ameaças e seus juízos, como se neles não houvesse justiça nem equidade. Diziam: “O caminho do Senhor não é equitativo” (v. 17, 20), sugerindo que Deus era parcial em seus procedimentos, que havia nele acepção de pessoas e que era mais severo contra o pecado e os pecadores do que havia motivo para ser.

II. Aqui se dá uma resposta satisfatória a ambas essas objeções.

  1. Aqueles que desesperavam de achar misericórdia em Deus recebem aqui uma resposta numa declaração solene da prontidão de Deus para mostrar misericórdia, v. 11.

Quando falavam em definhar em sua iniquidade, Deus lhes enviou o profeta, com toda a rapidez, para dizer-lhes que, embora seu caso fosse triste, não era desesperador, mas ainda havia esperança em Israel.

(1.) É certo que Deus não tem satisfação na ruína dos pecadores, nem a deseja. Se eles quiserem destruir a si mesmos, ele se glorificará nisso, mas não tem prazer nisso; antes, preferiria que se convertessem e vivessem, pois sua bondade é o atributo que mais constitui sua glória, que mais constitui sua satisfação.

Preferiria que os pecadores se convertessem e vivessem a que prosseguissem e morressem. Ele o disse, ele o jurou, para que, por essas duas coisas imutáveis, em ambas as quais é impossível Deus mentir, tivéssemos forte consolação.

Temos sua palavra e seu juramento; e, como não podia jurar por alguém maior, jura por si mesmo: “Tão certo como eu vivo”.

Eles questionavam se viveriam, embora se arrependessem e se reformassem. Sim: diz Deus, tão certo como eu vivo, os verdadeiros penitentes também viverão, pois sua vida está escondida com Cristo em Deus.

(2.) É certo que Deus é sincero e sério nos chamados que faz aos pecadores para se arrependerem: convertam-se, convertam-se de seu mau caminho.

Arrepender-se é converter-se de nosso mau caminho. Deus exige que os pecadores façam isso; insiste nisso com apelos repetidos e prementes: “Convertei-vos, convertei-vos”.

Ah, se fossem persuadidos a converter-se, a converter-se depressa, sem demora! Ele os capacitará a fazê-lo, se apenas ordenarem suas ações para converter-se ao Senhor, Oseias 5:4. Pois disse: “Derramarei meu Espírito sobre vós”, Provérbios 1:23.

Nisso ele os aceitará, pois não é apenas o que lhes ordena, mas aquilo a que os convida com insistência.

(3.) É certo que, se os pecadores perecem em sua impenitência, isso se deve a eles mesmos; morrem porque querem morrer. Nisso agem de modo extremamente absurdo e insensato: “Por que morrereis, ó casa de Israel?” Deus os teria ouvido, e eles não quiseram ser ouvidos.

  1. Aqueles que desesperavam de achar justiça em Deus recebem aqui uma resposta numa declaração solene da regra de juízo que Deus seguiria ao tratar com os filhos dos homens. Ela traz consigo a evidência de sua própria equidade; quem corre pode ler sua justiça.

A nação judaica, como nação, estava agora morta; estava arruinada em todos os sentidos. O profeta deve, portanto, tratar com pessoas particulares, e a regra de juízo a respeito delas é muito semelhante à que diz respeito a uma nação, Jeremias 18:8-10.

Se Deus falar a respeito dela para edificar e plantar, e ela proceder impiamente, retirará seus favores e a deixará à ruína. Mas, se falar a respeito dela para arrancar e destruir, e ela se arrepender, revogará a sentença e a livrará. Assim é aqui.

Em suma, aqueles que fazem a mais convincente profissão de fé, se apostatarem, certamente perecerão para sempre em sua apostasia de Deus; e os mais notórios pecadores, se se arrependerem, certamente serão felizes para sempre em seu retorno a Deus.

Isso é aqui repetido vez após vez, porque deve ser considerado vez após vez e pregado aos nossos próprios corações.

Era necessário inculcar isso nesse povo embrutecido e irrefletido, que dizia: “O caminho do Senhor não é equitativo”. Pois essas regras de juízo são tão claramente justas que não precisam de outra confirmação além de sua repetição.

(1.) Se aqueles que fizeram grande profissão de religião rejeitarem sua profissão, abandonarem os bons caminhos de Deus e se tornarem dissolutos e carnais, sensuais e mundanos, a profissão que fizeram e todas as práticas religiosas com que por muito tempo sustentaram o crédito de sua profissão de nada lhes servirão, mas certamente perecerão em sua iniquidade, v. 12, 13, 18.

[1.] Deus diz ao justo que certamente viverá, v. 13. Diz isso por sua palavra, por seus ministros. Àquele que vive de modo regrado, seu próprio coração diz, seus vizinhos dizem, que viverá. Certamente, um homem como esse não pode deixar de ser feliz.

É certo que, se prosseguir e perseverar em sua retidão, e se, para isso, for íntegro e sincero nela, se realmente for tão bom quanto parece ser, viverá. Continuará no amor de Deus e será para sempre feliz nesse amor.

[2.] Os justos, que têm muito boas esperanças a respeito de si mesmos e de quem os outros têm muito boa opinião, estão, contudo, em perigo de se voltar à iniquidade por confiar em sua retidão.

Assim se apresenta aqui o caso: se confiar em sua própria retidão e cometer iniquidade, e vier a fazer do pecado seu ofício; se não apenas der um passo em falso, mas se desviar para um caminho falso e persistir nele. Isso pode acontecer a um justo e é o efeito de confiar em sua própria retidão.

Repare: Muitos dos que faziam eminente profissão de fé foram arruinados por um conceito orgulhoso de si mesmos e pela confiança em si mesmos.

Ele confia no mérito de sua própria retidão e pensa que já fez de Deus um devedor seu em tal medida que agora pode arriscar-se a cometer iniquidade, pois tem retidão suficiente em estoque para compensá-la.

Imagina que, quaisquer más ações que venha a fazer depois, não pode correr perigo por elas, tendo tantas boas ações anteriores para contrabalançá-las.

Ou ele confia na força de sua própria retidão, julga-se agora tão bem estabelecido num caminho de virtude que pode lançar-se em qualquer tentação e ela não pode vencê-lo. Assim, presumindo de sua própria suficiência, é levado a cometer iniquidade.

Ao ousar nas fronteiras do pecado, é finalmente atraído às profundezas do inferno. Isso arruinou os fariseus; confiavam em si mesmos como justos e pensavam que suas longas orações e seu jejum duas vezes por semana expiariam o fato de devorarem as casas das viúvas.

[3.] Se os justos se voltarem à iniquidade e não retornarem à sua retidão, certamente perecerão em sua iniquidade. Toda a retidão que anteriormente praticaram, todas as suas orações e todas as suas esmolas serão esquecidas.

Não se fará menção, não se terá lembrança, de suas boas ações; serão desconsideradas, como se nunca tivessem existido. A retidão do justo não o livrará da cólera de Deus e da maldição da lei no dia de sua transgressão.

Quando se torna traidor e rebelde e toma armas contra seu legítimo Soberano, de nada lhe servirá alegar em sua própria defesa que antes era súdito leal e prestara muitos bons serviços ao governo. Não: não poderá viver.

A lembrança de sua retidão anterior não satisfará nem a justiça de Deus nem sua própria consciência no dia em que peca. Antes, na avaliação de ambas, agravará muito o pecado e a insensatez de sua apostasia.

E, portanto, “pela sua iniquidade que cometeu, morrerá”, v. 13. E novamente (v. 18), “até morrerá por ela”; e isso se deve a ele mesmo.

(2.) Se aqueles que viveram uma vida ímpia se arrependerem e se reformarem, abandonarem seus caminhos ímpios e se tornarem religiosos, seus pecados serão perdoados e serão justificados e salvos, se perseverarem em sua reforma.

[1.] Deus diz ao ímpio: “Certamente morrerás. O caminho em que estás conduz à destruição. O salário de teu pecado é a morte, e tua iniquidade em breve será tua ruína.”

Foi dito ao justo: “Certamente viverás”, para animá-lo a prosseguir e perseverar no caminho da retidão; mas ele fez mau uso disso e foi encorajado por isso a cometer iniquidade.

Foi dito ao ímpio: “Certamente morrerás”, como aviso para não persistir em seus caminhos ímpios; e ele faz bom uso disso e é assim vivificado para retornar a Deus e ao dever.

Assim, até as ameaças da palavra são para alguns, pela graça de Deus, um aroma de vida para vida, enquanto até as promessas da palavra se tornam para outros, por sua própria corrupção, um aroma de morte para morte.

Quando Deus diz ao ímpio: “Certamente morrerás”, morrerás eternamente, é para assustá-lo e tirá-lo de seus pecados, sem lhe tirar o juízo.

[2.] Há muito homem ímpio que se apressava rumo à sua própria destruição, mas que é movido pela graça de Deus a retornar, arrepender-se e viver uma vida santa. Ele se converte de seu pecado (v. 14) e está resolvido a não ter mais nada que ver com ele.

Como evidência de seu arrependimento pela injustiça cometida, restitui o penhor (v. 15) que tomara dos pobres sem caridade; devolve aquilo que roubara e tomara injustamente dos ricos. Também não apenas deixa de fazer o mal, mas aprende a fazer o bem.

Faz o que é lícito e reto e leva a sério seu dever tanto para com Deus quanto para com os homens. É uma grande mudança, pois, pouco antes, nem temia a Deus nem respeitava os homens. Mas muitas mudanças assim espantosas e benditas foram operadas pelo poder da graça divina.

Aquele que prosseguia nos caminhos da morte e do destruidor agora anda nos estatutos da vida, no caminho dos mandamentos de Deus, que tem tanto vida em si (Provérbios 12:28) quanto vida em seu fim, Mateus 19:17.

Nesse bom caminho persevera sem cometer iniquidade; embora não esteja livre da fraqueza remanescente, contudo não está sob o domínio de nenhuma iniquidade. Não se arrepende de seu arrependimento, nem volta a cometer aqueles pecados grosseiros em que antes se permitia viver.

[3.] Aquele que assim se arrepende e retorna escapará da ruína para a qual corria, e seus pecados anteriores não prejudicarão sua aceitação diante de Deus. Que não definhe em sua iniquidade, pois, se a confessar e abandonar, achará misericórdia. “Certamente viverá; não morrerá”, v. 15.

Novamente (v. 16), “certamente viverá”. Novamente (v. 19), fez o que é lícito e reto e viverá por isso.

Mas suas maldades não serão lembradas contra ele? Não: não será castigado por elas (v. 12). Quanto à maldade do ímpio, embora fosse muito hedionda, contudo não cairá por ela no dia em que se converter de sua maldade.

Agora que ela se tornou sua dor, não será sua ruína. Agora que há uma separação estabelecida entre ele e o pecado, já não haverá separação entre ele e Deus.

Ou melhor: nem sequer será repreendido por seus pecados (v. 16): “Nenhum de seus pecados que cometeu será mencionado a ele”, nem como obstáculo ao seu perdão ou diminuição do consolo que este traz, nem como qualquer mancha e diminuição da glória que lhe está preparada.

Agora reúna tudo isso e então julgue se o caminho do Senhor não é equitativo, se isso não justificará a Deus na destruição dos pecadores e não o glorificará na salvação dos penitentes. A conclusão de toda a matéria é (v. 20):

“Ó casa de Israel, embora estejais todos agora envolvidos na calamidade comum, ainda assim haverá uma distinção entre as pessoas no estado espiritual e eterno, e eu vos julgarei, a cada um segundo seus caminhos.”

Embora fossem enviados ao cativeiro em massa, peixes bons e maus encerrados na mesma rede, contudo ali ele separará o precioso do vil e retribuirá a cada homem segundo suas obras. Portanto, o caminho de Deus é equitativo e irrepreensível.

Mas, quanto aos filhos de seu povo, Deus os entrega ao profeta, como fez a Moisés (Êxodo 32:7): “São teu povo; mal posso reconhecê-los como meus.” Quanto a eles, seu caminho é desigual; esse caminho que adotaram de discutir com Deus e seus profetas é absurdo e insensato.

Em todas as disputas entre Deus e suas criaturas, certamente se verá que ele tem razão e elas estão erradas.

Mensagem aos Habitantes de Judá; Repreensão aos Judeus Orgulhosos. (a.C. 587.)

Versículos 21 a 29

Aqui temos:

I. As notícias trazidas a Ezequiel do incêndio de Jerusalém pelos caldeus. A cidade foi queimada no décimo primeiro ano do cativeiro e no quinto mês, Jeremias 52:12, 13.

As notícias disso foram trazidas ao profeta por alguém que testemunhara a destruição, no décimo segundo ano e no décimo mês (v. 21), um ano e quase cinco meses depois do ocorrido.

Podemos bem supor que, havendo nesse tempo uma correspondência constante entre Jerusalém e Babilônia, mantida mais do que nunca, ele ouvira as notícias muito antes. Mas essa foi a primeira vez que recebeu um relato de um refugiado, de alguém que escapara, que poderia ser minucioso e seria comovente em sua narrativa.

O sinal dado a ele era a chegada de alguém que pessoalmente escapara por pouco das chamas (Ezequiel 24:26): “Aquele que escapar naquele dia virá a ti, para fazer-te ouvir com teus ouvidos”. Ouviria mais distintamente que nunca, de alguém que poderia dizer: Quæque ipse miserrima vidi, Essas cenas miseráveis eu vi.

II. As impressões e influências divinas sob as quais estava, para prepará-lo para aquelas graves notícias (v. 22): “A mão do Senhor estava sobre mim antes que ele viesse e abrira minha boca” para falar à casa de Israel o que tivemos na parte anterior deste capítulo.

Agora ele já não estava mudo; profetizava com mais liberdade e ousadia, tendo sido comprovado como verdadeiro profeta pelo desfecho, para confusão dos que o contradiziam. Todas as profecias de Ezequiel 24 até este capítulo se relacionam exclusivamente com as nações ao redor.

É provável que o profeta, quando as recebeu do Senhor, não as tenha exposto oralmente, mas por escrito. Pois não podia dizer aos amonitas, dizer a Tiro, dizer a Faraó, etc., isto ou aquilo, senão por cartas dirigidas às pessoas envolvidas, assim como Zacarias, quando não podia falar, escreveu.

Nisso ele executava seu ofício profético tão verdadeiramente quanto antes. Repare: Mesmo ministros silenciados podem fazer muito bem escrevendo cartas e fazendo visitas. Mas agora a boca do profeta é aberta para que fale aos filhos de seu povo.

É provável que, durante esses três anos, tivesse continuamente falado com eles como amigo, lembrando-lhes o que anteriormente lhes expusera, mas nunca lhes falara como profeta, por inspiração, até agora.

Então a mão do Senhor veio sobre ele, renovou sua comissão, deu-lhe novas instruções e abriu sua boca, forneceu-lhe poder para falar ao povo como devia falar.

III. A mensagem particular que lhe foi confiada, referente àqueles judeus que ainda permaneciam na terra de Israel e habitavam os lugares devastados daquela terra, v. 24. Veja o que o pecado tinha feito. As cidades de Israel agora se tinham tornado os lugares devastados de Israel, pois todas estavam em ruínas.

Alguns poucos que tinham escapado da espada e do cativeiro continuavam ali e começavam a pensar em estabelecer-se novamente. A destruição de Jerusalém ocorrera havia tanto tempo que Gedalias (homem modesto e humilde) e seus amigos já tinham sido mortos algum tempo antes.

Mas provavelmente, nesse tempo, Joanã e os homens orgulhosos que se uniram a ele estavam no auge (Jeremias 43:2). Antes de resolverem ir ao Egito, no que Jeremias se opôs a eles, é provável que o projeto fosse estabelecer-se nos lugares devastados da terra de Israel.

Nisso Ezequiel aqui se opôs a eles e provavelmente enviou a mensagem pela pessoa que lhe trouxera a notícia da destruição de Jerusalém.

Ou talvez aqueles contra quem se profetiza aqui fossem outro grupo de judeus que permaneceram na terra, esperando criar raízes ali e ser seus únicos senhores, depois que Joanã e suas forças tinham ido ao Egito. Agora temos aqui:

  1. Um relato do orgulho desses judeus restantes que habitavam os lugares devastados da terra de Israel. Embora a providência de Deus a respeito deles tivesse sido muito humilhante e continuasse muito ameaçadora, contudo eram intoleravelmente altivos e confiantes, e prometiam a si mesmos paz.

Aquele que trouxe ao profeta a notícia de que Jerusalém fora ferida não podia dizer-lhe (é provável) o que essas pessoas diziam, mas Deus lhe diz que afirmam: “A terra nos é dada por herança”, v. 24.

“Tendo nossos parceiros partido, agora ela é toda nossa por direito de sobrevivência; ou, por falta de herdeiros, vem a nós como ocupantes. Agora seremos postos sozinhos no meio da terra e a teremos toda para nós”.

Isso revela grande insensatez sob a pesada mão de Deus, um egoísmo e uma estreiteza de espírito dominantes.

Alegravam-se na ruína de seu país enquanto esperavam achar nela seu próprio proveito; não lhes importava que tudo estivesse devastado, desde que tivessem a propriedade exclusiva. Uma pobre herança de que se orgulhar!

Têm a impudência de comparar seu caso com o de Abraão, gloriando-se nisto: “Temos Abraão por pai”. “Abraão”, dizem eles, “era um, uma família, e herdou a terra e viveu muitos anos desfrutando-a pacificamente; mas nós somos muitos, muitas famílias, mais numerosos que ele; a terra nos é dada por herança.”

(1.) Julgam poder demonstrar tão bom título da parte de Deus a essa terra quanto Abraão podia: “Se Deus deu esta terra a ele, que era apenas um adorador seu, como recompensa de seu serviço, muito mais a dará a nós, que somos muitos adoradores seus, como recompensa de nosso serviço”.

Isso mostra o grande conceito que tinham de seus próprios méritos, como se fossem maiores que os de Abraão, seu pai, que, contudo, não foi justificado pelas obras.

(2.) Julgam poder assegurar a posse dessa terra contra os caldeus e todos os outros invasores tão bem quanto Abraão podia contra os que disputavam com ele por ela: “Se ele, que era apenas um, pôde conservá-la, muito mais nós, que somos muitos e temos muito mais sob nosso comando que seus 300 servos treinados”.

Isso mostra a confiança que tinham em seu próprio poder; tinham tomado posse e estavam resolvidos a conservá-la.

  1. Um freio a esse orgulho. Como as providências de Deus nem os humilharam nem os aterrorizaram, ele lhes envia uma mensagem suficiente para fazer ambas as coisas.

(1.) Para humilhá-los, fala-lhes da impiedade em que continuavam a persistir, que os tornava inteiramente indignos de possuir essa terra, de modo que não podiam esperar que Deus a desse a eles. Um juízo após outro os alcançara, mas não tinham tirado desses meios de graça o proveito que se poderia esperar.

Continuavam sem reforma, e como poderiam esperar possuir a terra? “Possuireis a terra?” O quê! Pessoas tão ímpias como vocês? “Como te porei entre os filhos e te darei uma terra agradável?” Jeremias 3:19.

Certamente, vocês nunca refletem sobre si mesmos; do contrário, antes se admirariam de estar na terra dos viventes do que esperariam possuir esta terra. Pois vocês agora sabem quão maus são?

[1.] Vocês não têm escrúpulos em comer o fruto proibido, o alimento proibido: “Comeis com o sangue”, diretamente contra um dos preceitos dados a Noé e seus filhos quando Deus lhes deu a posse da terra, Gênesis 9:4.

[2.] A idolatria, esse pecado que quebra a aliança, esse pecado que provocou de modo particular o Deus zeloso a devastar seu país, continua sendo o pecado que mais facilmente os enreda e para o qual têm forte inclinação: vocês levantam os olhos para seus ídolos.

Isso é sinal de que, embora talvez não dobrem o joelho diante deles tanto quanto fizeram, contudo põem neles o coração e os desejam avidamente.

[3.] Vocês são tão ferozes, cruéis e bárbaros quanto antes: derramam sangue, sangue inocente.

[4.] Vocês confiam em sua própria força, em seu próprio braço, em seu próprio arco, e não dependem de Deus e de sua providência, nem os consideram: “Estais de pé sobre vossa espada” (v. 26); pensam em levar tudo de vencida e tornar tudo seu pela força das armas.

Como podem esperar a herança de Isaque (como estes esperavam) aqueles que têm a disposição de Ismael, cuja mão era contra todos os homens (Gênesis 16:12), e a resolução de Esaú de viver por sua espada? Gênesis 27:40.

Encontramos aqueles (Ezequiel 32:27) que, ao morrer, julgavam não poder repousar tranquilos debaixo da terra sem ter suas espadas sob a cabeça. Aqui encontramos aqueles que, enquanto vivem, julgam não poder ficar firmes sobre a terra sem ter suas espadas sob os pés.

Agem como se as espadas fossem tanto os travesseiros mais macios quanto os pilares mais fortes, embora tenha sido o pecado, tenha sido o pecado, que primeiro desembainhou a espada.

Mas, bendito seja Deus, há aqueles que sabem melhor, que se firmam no apoio do poder e da promessa divinos e deitam a cabeça no seio do amor divino, sem confiar em sua própria espada, Salmos 44:3.

[5.] Vocês são culpados de toda espécie de abominações e, em particular, “maculais, cada um, a mulher de seu próximo”, o que é uma abominação da maior grandeza, “e possuireis a terra?” O quê! Malfeitores tão vis como vocês?

Repare: Aqueles que vivem em rebelião contra o Senhor não podem esperar possuir a terra, nem desfrutar qualquer verdadeiro consolo ou felicidade aqui ou depois.

(2.) Para aterrorizá-los, fala-lhes dos juízos ulteriores que Deus lhes tinha reservados, que os tornariam inteiramente incapazes de possuir essa terra, de modo que não poderiam resistir ao inimigo. Dizem que possuirão a terra? Deus disse que não, ele o jurou: “Tão certo como eu vivo”, diz o Senhor.

Embora tenha jurado que não tem satisfação na morte dos pecadores, contudo também jurou que aqueles que persistem na impenitência e incredulidade não entrarão em seu descanso.

[1.] Aqueles que estão nas cidades, aqui chamadas de lugares devastados, cairão pela espada, seja pela espada dos caldeus, que vêm vingar o assassinato de Gedalias, seja pelas espadas uns dos outros, em suas contendas internas.

[2.] Aqueles que estão no campo aberto serão devorados por animais selvagens, que naturalmente proliferavam no país quando este ficou despovoado e não havia quem os dominasse e contivesse, Êxodo 23:29.

Quando o exército do inimigo deixara o país, continuava não havendo segurança nele. Animais nocivos constituíam um dos quatro severos juízos (Ezequiel 14:15).

[3.] Aqueles que estão nas fortalezas e nas cavernas, que se julgam seguros em refúgios artificiais ou naturais, porque os olhos dos homens não podem descobri-los nem os dardos dos homens alcançá-los, ali as flechas do Todo-Poderoso os encontrarão; morrerão de peste.

[4.] Toda a terra, até a terra de Israel, que tinha sido a glória de todas as terras, ficará inteiramente desolada, v. 28. Será desolação, desolação, por toda parte tão desolada quanto a própria desolação pode torná-la.

O monte de Israel, os montes férteis, sem excetuar o próprio Sião, o monte santo, ficará desolado, as estradas sem tráfego, as casas sem habitantes, de modo que ninguém passará por ali. Como se ameaçara (Deuteronômio 28:62): “Sereis deixados poucos em número”.

[5.] A pompa de sua força, tudo aquilo em que se gloria como sua pompa e em que confia como sua força, cessará.

[6.] A causa de tudo isso era muito má; é por todas as suas abominações que cometeram. É o pecado que faz todo esse dano, que torna as nações desoladas; por isso devemos chamá-lo de abominação.

[7.] Contudo, o efeito de tudo isso será muito bom: “Então saberão que eu sou o Senhor”, sou seu Senhor, e retornarão à lealdade que lhe devem, quando eu tiver tornado a terra inteiramente desolada.

São realmente intratáveis e incapazes de aprender aqueles que não são levados a conhecer sua dependência de Deus quando todos os seus consolos nas criaturas falham e ficam desolados.

Versículos 30 a 33

Profissões Hipócritas. (a.C. 587.)

Os versículos anteriores dirigiram uma palavra de convicção aos judeus que permaneceram na terra de Israel, que eram monumentos da misericórdia que os poupara e, contudo, não retornaram ao Senhor.

Nestes versículos, são repreendidos aqueles que agora estavam no cativeiro na Babilônia, sob repreensões divinas, e, contudo, não se emendaram por causa delas.

Não são, de fato, acusados das mesmas atrocidades grosseiras de que os outros são acusados. Faziam alguma demonstração de religião e devoção, mas seus corações não eram retos diante de Deus.

Aquilo de que são aqui acusados é zombar dos mensageiros do Senhor, um dos pecados que completaram sua medida e trouxeram essa ruína sobre eles; contudo, não foram curados disso. De duas maneiras zombavam do profeta Ezequiel:

I. Por censuras invejosas e maldosas contra ele, em particular entre si, procurando por todos os meios possíveis torná-lo desprezível.

O profeta não sabia disso, mas caridosamente pensava que aqueles que lhe falavam tão bem diante dele, com tanto aparente respeito e deferência, certamente não falariam mal dele pelas costas.

Mas Deus vem e lhe diz: “Os filhos de teu povo continuamente falam contra ti” (v. 30), ou falam de você, sem nada de bom, receio. Repare: Pessoas públicas são tema ou assunto comum de conversa; cada um toma a liberdade de censurá-las à vontade.

Os ministros fiéis não sabem quanto mal se fala deles todos os dias; é bom que não saibam. Pois, se soubessem, isso poderia tornar-se um desânimo em seu trabalho que não seria facilmente superado.

Deus observa tudo o que se diz contra seus ministros. Não apenas o que se decreta contra eles ou se jura contra eles, não apenas o que se escreve contra eles ou se fala com solenidade e deliberação, mas aquilo que se diz contra eles em conversas comuns, entre vizinhos quando se encontram à tarde, junto aos muros e nas portas de suas casas.

Ali, qualquer que seja a liberdade de expressão que usem, se censuram e caluniam algum ministro de Deus, Deus lhes pedirá contas disso; seus profetas não serão continuamente a canção dos bêbados.

Não tinham crime para imputar ao profeta, mas gostavam de falar dele de modo descuidado, escarnecedor e zombeteiro. Diziam por brincadeira: “Venham, ouçamos qual é a palavra que procede do Senhor; talvez seja algo novo, nos entretenha e nos forneça assunto para conversar.”

Repare: Chegaram a um grande grau de profanação aqueles que podem fazer de tão grande privilégio e de tão grande dever, como pregar e ouvir a palavra de Deus, matéria de brincadeira e ridículo, mesmo que isso não se faça publicamente, mas em conversas particulares entre si. Coisas sérias devem ser mencionadas com seriedade.

II. Por dissimular com ele ao frequentar seu ministério. Os hipócritas zombam de Deus e zombam de seus profetas. Mas sua hipocrisia está aberta diante de Deus, e vem o dia em que, como aqui, será exposta. Observe aqui:

  1. A profissão plausível que essas pessoas faziam e a aparência enganosa de suas alegações. São como aqueles (Mateus 15:8) que se aproximam de Deus com a boca e o honram com os lábios, mas seus corações estão longe dele.

(1.) Eram diligentes e constantes em frequentar os meios de graça: “Vêm a ti como o povo vem”. Na Babilônia não tinham templo nem sinagoga, mas iam à casa do profeta (Ezequiel 8:1), e ali, provavelmente, passavam suas luas novas e seus sábados em práticas religiosas (2 Reis 4:23).

Quando o profeta estava preso, a palavra do Senhor não estava presa. O povo, quando não tinha a ajuda para suas almas que desejava, era grato pela que tinha; era um reavivamento em sua servidão.

Agora esses hipócritas vinham, segundo a vinda do povo, com tanta regularidade e tão cedo quanto qualquer ouvinte do profeta. Dizer-se que vinham como o povo vinha parece sugerir que a razão de virem era que outras pessoas vinham.

Não vinham por consciência diante de Deus, mas apenas pela companhia, por seguir a moda e porque agora era o costume de seus compatriotas. Repare: Aqueles que não têm princípio interior de amor pelas ordenanças de Deus podem, contudo, ser encontrados frequentemente na observância exterior delas.

Caim trouxe seu sacrifício assim como Abel; e o fariseu subiu ao templo para orar assim como o publicano.

(2.) Comportavam-se com muita decência e reverência na assembleia pública; nenhum deles cochichava, ria, olhava ao redor ou dormia.

“Sentam-se diante de ti como meu povo”, com todas as demonstrações de gravidade, serenidade e tranquilidade de espírito. Permanecem sentados todo o tempo, sem cansaço nem desejo de que o sermão termine.

(3.) Eram muito atentos à palavra pregada: “Não estão pensando em outra coisa, mas ouvem tuas palavras e prestam atenção ao que dizes.”

(4.) Alegavam ter grande bondade e respeito pelo profeta. Embora pelas costas não pudessem dizer uma boa palavra sobre ele, contudo, diante dele, mostravam muito amor por ele e sua doutrina.

Alegavam grande interesse em que ele não se gastasse demais pregando nem se expusesse aos caldeus, pois queriam ser considerados alguns de seus melhores amigos e pessoas que desejavam seu bem.

(5.) Tinham muito prazer na palavra; tinham satisfação em conhecer a palavra de Deus, Isaías 58:2. Herodes ouvia João Batista de bom grado, Marcos 6:20. “És para eles como uma canção muito agradável”.

O conteúdo de Ezequiel era surpreendente, sua linguagem esmerada, suas expressões elegantes, suas comparações adequadas, sua voz melodiosa e sua apresentação graciosa.

Assim, podiam sentar-se com tanto prazer para ouvi-lo pregar quanto (se posso falar na linguagem de nossos tempos) para ver uma peça ou uma ópera, ou ouvir um concerto de música.

Ezequiel era para eles como alguém que tinha voz agradável e podia cantar bem ou tocar bem um instrumento. Repare: A palavra pode agradar à imaginação dos homens e, contudo, não tocar suas consciências nem mudar seus corações; os ouvidos que coçam podem ser satisfeitos e, contudo, a natureza corrupta não ser santificada.

  1. A hipocrisia dessas profissões e alegações; tudo é fingimento, tudo é brincadeira:

(1.) Não têm afeição de coração pela palavra de Deus. Enquanto mostram muito amor, é apenas com a boca, dos dentes para fora, mas “seu coração segue sua cobiça”; estão tão presos ao mundo quanto antes, tão enamorados e aliados a ele quanto antes.

Ouvir a palavra é apenas sua diversão e recreação, uma agradável distração de vez em quando por uma ou duas horas. Mas continuamente seu principal negócio está em sua fazenda e suas mercadorias; a inclinação e a tendência de suas almas se voltam a elas, e seus pensamentos interiores se ocupam com projetos a respeito delas.

Repare: A cobiça é o pecado que arruína multidões que fazem grande profissão de religião; é o amor do mundo que secretamente devora de seus corações o amor de Deus. As preocupações deste mundo e o engano das riquezas são os espinhos que sufocam a semente e também sufocam a alma.

Aqueles que, ao ouvir a palavra de Deus, meditam sobre seus negócios mundanos nem agradam a Deus nem aproveitam para si mesmos. Deus tem os olhos nos corações que fazem isso.

(2.) Não lhe prestam submissão. “Ouvem tuas palavras”, mas se limitam a ouvi-lo, pois “não as praticarão”, v. 31. E novamente (v. 32), “não as praticam”.

Não se deixarão persuadir por tudo o que o profeta possa dizer, seja pela autoridade, seja pela razão, a contrariar-se em qualquer ponto, a abandonar qualquer pecado amado ou a aplicar-se a qualquer dever contrário à disposição da carne e do sangue.

Repare: Há muitos que têm prazer em ouvir a palavra, mas não fazem questão de praticá-la; assim, edificam sobre a areia e enganam a si mesmos.

  1. Vejamos qual será o fim disso: Sua incredulidade e seu descuido tornarão sem efeito a palavra de Deus? De modo nenhum.

(1.) Deus confirmará a palavra do profeta, embora a desdenhem e façam pouco caso dela, v. 33. O que ele diz acontecerá, e nem um jota nem um til cairão por terra. Repare: As maldições da lei, embora possam ser ridicularizadas por pessoas espirituosas e profanas, não podem ser frustradas.

(2.) Eles mesmos lamentarão sua insensatez quando for tarde demais. Quando isso acontecer, saberão, saberão à sua custa, saberão para sua confusão, “que houve um profeta entre eles”, embora não o considerassem mais que alguém de voz agradável.

Repare: Aqueles que não querem considerar que há um profeta entre eles e não aproveitam o dia de sua visitação enquanto continua serão levados a lembrar que houve um profeta entre eles quando as coisas que pertencem à sua paz forem escondidas de seus olhos.

Vem o dia em que os homens vãos e mundanos terão pensamentos sobre as coisas diferentes dos que agora têm e sentirão peso naquilo de que fizeram pouco caso. Saberão que houve um profeta entre eles quando virem o desfecho corresponder exatamente à predição.

O próprio profeta será testemunha contra eles de que receberam um aviso claro, mas não quiseram aceitá-lo. Quando Ezequiel tiver partido, aquele contra quem agora falam, e já não houver profeta nem quem lhes mostre até quando, lembrarão que uma vez tiveram um profeta, mas não souberam usá-lo bem.

Repare: Aqueles que não querem conhecer o valor das misericórdias aproveitando-as serão justamente levados a conhecer seu valor pela falta delas. Assim será com aqueles que desejariam ver um dos dias do Filho do homem, que agora desprezam, e talvez não o vejam.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra