Ezequiel 3
Argumento
Neste capítulo temos a preparação adicional do profeta para o trabalho a que Deus o chamou:
I. O ato de comer o rolo que lhe foi apresentado no fim do capítulo anterior, vv. 1-3.
II. Mais instruções e ânimo dados a ele, com o mesmo teor dos do capítulo anterior, vv. 4-11.
III. O poderoso impulso sob o qual estava, pelo qual foi levado àqueles que seriam seus ouvintes, vv. 12-15.
IV. Uma explicação adicional de seu ofício e de sua atividade como profeta, sob a semelhança de um vigia, vv. 16-21.
V. A restrição e restauração da liberdade de fala do profeta, conforme agradou a Deus, vv. 22-27.
A Ordem ao Profeta para Comer o Rolo; as Instruções Dadas ao Profeta; as Instruções do Profeta; a Relutância de Ezequiel em Ser um Censor. (a.C. 595.)
Versículos 1 a 15
Alguns tradutores juntam apropriadamente estes versículos ao capítulo anterior, por formarem um todo com ele e serem continuação da mesma visão.
Os profetas recebiam a palavra de Deus para expô-la ao povo de Deus, muniam-se para munir o povo do conhecimento da mente e vontade de Deus. Agora, aqui, ensina-se ao profeta:
I. Como ele próprio deve receber a revelação divina, v. 1:
Cristo, a quem viu no trono (Ezequiel 1:26), disse-lhe: “Filho do homem, coma este rolo, admita esta revelação em seu entendimento, tome-a, apreenda seu significado, entenda-a corretamente, admita-a em seu coração, aplique-a e seja tocado por ela.”
“Imprima-a em sua mente, rumine e mastigue-a. Tome-a inteira como é e não crie dificuldade com ela. Ou melhor: tenha prazer nela como tem em seu alimento, e deixe que sua alma seja nutrida e fortalecida por ela. Que lhe seja alimento e bebida, e como sua comida necessária. Fique cheio dela, como está cheio do alimento que comeu.”
Assim os ministros devem, em seus estudos e meditações, assimilar aquela palavra de Deus que pregarão a outros. “Tuas palavras foram achadas, e eu as comi”, Jeremias 15:16.
Devem tanto conhecer bem quanto ser muito tocados pelas coisas de Deus, para falar delas tanto com clareza quanto com fervor, com muita luz e calor divinos. Agora observe:
- Como esta ordem é inculcada no profeta. No capítulo anterior: “Come o que te dou”. E aqui (v. 1): “Come o que encontrares, aquilo que te é apresentado pela mão de Cristo”.
Repare: seja o que for que descobrimos ser a palavra de Deus, seja o que for que nos é trazido por aquele que é a Palavra de Deus, devemos recebê-lo sem discutir. O que encontramos colocado diante de nós nas Escrituras, isso devemos comer.
E outra vez (v. 3): “Faz teu ventre comer e enche tuas entranhas com este rolo. Não o comas para vomitá-lo de novo, como aquilo que dá náusea, mas come-o e retém-no, como aquilo que nutre e é agradável ao estômago.”
“Banqueteia-te com esta visão até ficares cheio de matéria, como Eliú estava, Jó 32:18. Que a palavra tenha lugar em ti, o lugar mais íntimo.”
Devemos trabalhar em nossos próprios corações para levá-los a receber e acolher devidamente a palavra de Deus, para que cada faculdade cumpra seu ofício com vistas à devida digestão da palavra de Deus, para que seja transformada in succum et sanguinem, em sangue e vigor.
Devemos nos esvaziar das coisas mundanas para encher nossas entranhas com este rolo.
- Como esta ordem é explicada (v. 10): “Todas as minhas palavras que te falarei para serem faladas ao povo, deves receber em teu coração, assim como ouvir com teus ouvidos; recebe-as no amor por elas.”
“Deixai estas palavras descerem aos vossos ouvidos”, Lucas 9:44. Cristo exige a atenção do profeta não só ao que agora diz, mas a tudo o que falar em qualquer tempo depois.
Receba tudo em seu coração; medite nestas coisas e entregue-se inteiramente a elas, 1 Timóteo 4:15.
- Como esta ordem foi obedecida em visão. Ele abriu sua boca, e Cristo o fez comer o rolo, v. 2. Se na verdade estamos dispostos a receber a palavra em nossos corações, Cristo por seu Espírito a trará para eles e a fará habitar em nós abundantemente.
Se aquele que abre o rolo e, por seu Espírito, como Espírito de revelação, o estende diante de nós, não abrisse também nosso entendimento e, por seu Espírito, como Espírito de sabedoria, nos desse seu conhecimento e nos fizesse comê-lo, seríamos para sempre estranhos a ele.
O profeta tinha motivo para temer que o rolo fosse um bocado desagradável e um prato triste para uma refeição, mas mostrou-se em sua boca “como mel pela doçura”.
Repare: se prontamente obedecemos até às ordens mais difíceis, encontraremos ao refletir aquele consolo que nos compensará abundantemente por todas as agruras que encontramos no caminho de nosso dever.
Embora o rolo estivesse cheio de lamentações, luto e ai, ainda assim era para o profeta “como mel pela doçura”. Repare: almas que têm a graça podem receber com grande deleite aquelas verdades de Deus que exprimem mais terror aos ímpios.
Vemos São João admitido a alguma parte da revelação por um sinal como este, Apocalipse 10:9, 10. Tomou o livro da mão do anjo e o comeu, e era, como este, doce como mel em sua boca. Mas era amargo no ventre; veremos que este também era assim, pois (v. 14) o profeta foi em amargura.
II. Como deve expor a outros aquela revelação divina que ele próprio recebeu (v. 1): Coma este rolo e depois vá, fale à casa de Israel.
Não deve empreender pregar as coisas de Deus a outros até que ele próprio as entenda plenamente. Que não vá sem sua mensagem nem a tome pela metade. Mas, quando ele próprio as entende plenamente, deve ser tanto ativo quanto ousado para pregá-las para o bem de outros.
Não devemos esconder “as palavras do Santo” (Jó 6:10), pois isso é enterrar um talento que nos foi dado para negociar. Deve ir e falar à casa de Israel, pois é privilégio deles que os estatutos e juízos de Deus lhes sejam dados a conhecer.
Assim como a entrega da lei, os oráculos vivificantes, assim a profecia, os oráculos vivos, lhes pertence. Não é enviado aos caldeus para censurá-los por seus pecados, mas à casa de Israel para censurá-los pelos seus. Pois o pai corrige seu próprio filho se faz algo errado, não o filho de um estranho.
- As instruções que lhe são dadas para falar-lhes são muito semelhantes às do capítulo anterior:
(1.) Deve falar-lhes tudo, e só aquilo, que Deus lhe falou. Dissera antes (Ezequiel 2:7): “Tu lhes falarás minhas palavras”. Aqui diz (v. 4): você lhes falará com minhas palavras, ou em minhas palavras.
Deve não só dizer aquilo que em substância é o mesmo que Deus lhe disse, mas, tanto quanto possível, na mesma linguagem e expressões.
O bem-aventurado Paulo, embora homem de capacidade inventiva muito feliz, ainda assim fala das coisas de Deus nas palavras que o Espírito Santo ensina, 1 Coríntios 2:13. As verdades das Escrituras ficam melhores na linguagem das Escrituras, sua roupa nativa. E como podemos falar melhor a mente de Deus que com suas palavras?
(2.) Deve lembrar-se de que aqueles a quem é enviado para falar são a casa de Israel, casa de Deus e sua própria. Por isso, deve ter por eles particular interesse e tratar com eles fiel e ternamente.
Eram pessoas que conhecia intimamente, sendo não só seu compatriota, mas seu companheiro na tribulação. Eles e ele eram companheiros de sofrimento e recentemente haviam sido companheiros de viagem, em circunstâncias muito melancólicas, da Judeia à Babilônia.
E muitas vezes haviam mesclado suas lágrimas, o que não podia deixar de unir seus afetos uns aos outros. Era bom para o povo ter um profeta que sabia por experiência como compadecer-se deles e não podia deixar de ser tocado pelo sentimento de suas fraquezas.
Era bom para o profeta ter de lidar com os de sua própria nação, não com um povo de fala estranha e língua difícil, profundo de lábio, de modo que você não pode sondar seu significado, e pesado de língua, com quem é intolerável e impossível ter comunhão.
Toda língua estranha nos parece profunda e pesada. “Não és enviado a muitos povos assim, aos quais não poderias falar nem ouvir, entre os quais não poderias entender nem ser entendido, a não ser por intérprete.”
Os apóstolos de fato foram enviados a muitos povos de fala estranha, mas não poderiam ter feito bem algum entre eles se não tivessem tido o dom de línguas. Mas Ezequiel foi enviado só a um povo, composto de apenas poucos e pertencente à sua própria nação, com o qual, por ter familiaridade, poderia esperar encontrar aceitação.
(3.) Deve lembrar-se do que Deus lhe dissera acerca do mau caráter daqueles a quem era enviado, para que, se encontrasse neles desânimo e decepção, não se sentisse ofendido.
São insolentes e de coração endurecido (v. 7). Nenhum convencimento de pecado os faria corar, nenhum anúncio de cólera os faria tremer. Duas coisas agravavam sua obstinação:
[1.] Que eram mais obstinados do que seus vizinhos teriam sido se o profeta lhes tivesse sido enviado. Se Deus o tivesse enviado a qualquer outro povo, embora de fala estranha, certamente o teriam ouvido.
Ao menos teriam lhe dado uma audiência paciente e mostrado aquele respeito que ele não conseguia obter de seus próprios compatriotas.
Os ninivitas foram tocados pela pregação de Jonas quando a casa de Israel, cercada por tão grande nuvem de profetas, estava sem humilhação nem reforma. Mas que diremos a estas coisas?
Os meios da graça são dados aos que não os aproveitarão e retidos dos que os teriam aproveitado. Devemos atribuir isso à soberania divina e dizer: Senhor, seus juízos são um grande abismo.
[2.] Que eram obstinados contra o próprio Deus: “Não te ouvirão, e não é de admirar, pois não me ouvirão.” Não atenderão à palavra do profeta, pois não atenderão à vara de Deus, pela qual a voz do Senhor clama na cidade.
Se não creem em Deus falando-lhes por um ministro, tampouco creriam se lhes falasse por uma voz do céu. Ou melhor: rejeitam o que o profeta diz precisamente porque vem de Deus, contra quem a mente carnal é inimizade.
Têm preconceito contra a lei de Deus e, por esse motivo, fazem ouvidos surdos aos seus profetas, cuja atividade é impor sua lei.
(4.) Deve resolver revestir-se de coragem, e Cristo promete fortalecê-lo com ela como aço, v. 8, 9. É enviado aos insolentes e de coração endurecido, que não receberão impressão alguma nem serão influenciados quer por meios brandos, quer por duros, que terão orgulho de afrontar o mensageiro de Deus e confrontar a mensagem.
Será tarefa árdua saber como lidar com eles. Mas:
[1.] Deus o capacitará a mostrar firmeza: “Tornei teu rosto forte contra os rostos deles, dei-te toda a firmeza e ousadia que a situação exige.”
Talvez Ezequiel fosse por natureza acanhado e medroso. Mas, se Deus não o encontrou apto, ainda assim por sua graça o tornou apto a enfrentar as maiores dificuldades.
Repare: quanto mais insolentes forem os ímpios em sua oposição à religião, mais aberta e resolutamente o povo de Deus deve aparecer na prática e defesa dela. Que o inocente se desperte contra o hipócrita, Jó 17:8.
Quando o vício é ousado, que a virtude não se encolha. E, quando Deus tem trabalho a fazer, animará homens para ele e lhes dará força conforme o dia.
Se houver motivo, Deus pode e, por sua graça, fará as testas dos ministros fiéis como um diamante, de modo que os poderes mais ameaçadores não os poderão constranger. “O Senhor Deus me ajudará; por isso pus meu rosto como uma pederneira”, Isaías 50:7.
[2.] Por isso lhe é ordenado ter bom ânimo e prosseguir em seu trabalho com santa segurança, sem dar valor quer às censuras, quer às ameaças de seus inimigos: “Não temas nem fiques consternado com seus olhares. Que as ameaças da malícia impotente deles não te abatam nem ponham diante de ti uma pedra de tropeço.”
Pecadores ousados devem ter censores ousados. “Feras malignas” devem ser repreendidas incisivamente (Tito 1:12, 13), devem ser salvas com temor, Judas 1:23. Os que se mantêm intimamente no serviço de Deus podem ter certeza do favor de Deus, e então não precisam ficar consternados com os olhares orgulhosos dos homens.
Que o rosto irado que afasta uma língua que fala pelas costas não detenha em nada uma língua que censura.
(5.) Deve persistir com eles em sua pregação, seja qual fosse o sucesso, v. 11. Deve ir aos do cativeiro, os quais, estando em aflição, esperava-se que recebessem instrução.
Deve considerá-los filhos de seu povo, ao qual estava intimamente ligado e pelo qual, por isso, deve ter interesse muito terno, como Paulo por seus parentes, Romanos 9:3.
Deve dizer-lhes não só o que o Senhor disse, mas que o Senhor o disse. Que fale em nome de Deus e sustente o que disse com sua autoridade: “Assim diz o Senhor Deus”. Diga-lhes isso, quer ouçam, quer deixem de ouvir.
Não que nos possa ser indiferente o sucesso de nosso ministério, mas, seja qual for, devemos prosseguir em nosso trabalho e deixar o desfecho com Deus.
Não devemos dizer: “Aqui há alguns tão bons que não precisamos lhes falar”, ou: “Aqui há outros tão maus que não adianta lhes falar”. Mas, seja como for, exponha fielmente sua mensagem, diga-lhes: o Senhor Deus diz isto e aquilo; que a rejeitem por sua conta e risco.
- Tendo sido assim dadas instruções completas ao profeta, conforme sua comissão, aqui nos é dito:
(1.) Com que satisfação esta sua missão foi aplaudida pelos santos anjos, muito satisfeitos por ver alguém de natureza inferior à sua própria empregado e incumbido de modo tão honroso.
Ouviu uma voz de grande estrondo (v. 12), como se os anjos se apinhassem e se aglomerassem para ver a investidura de um profeta. Pois a eles é dada a conhecer pela igreja, isto é, por reflexo da igreja, a multiforme sabedoria de Deus, Efésios 3:10.
Pareciam contender por quem chegaria mais perto desta grande vista. Ouviu o ruído de suas asas que tocavam ou, como é a palavra, beijavam umas às outras, indicando os afetos e auxílios mútuos dos anjos.
Ouviu também o ruído das rodas da Providência que se moviam defronte dos anjos e em harmonia com eles. Tudo isso era para prender sua atenção e convencê-lo de que o Deus que o enviava, tendo tão glorioso cortejo de acompanhantes, sem dúvida tinha poder suficiente para sustentá-lo em seu trabalho.
Mas todo este ruído terminou na voz de louvor. Ouviu-os dizer: “Bendita seja a glória do Senhor desde o seu lugar”.
[1.] Do céu, seu lugar acima, de onde sua glória agora descia em visão, ou para onde talvez agora voltasse. Que a inumerável companhia de anjos acima se junte aos empregados nesta visão para dizer: bendita seja a glória do Senhor.
“Louvai o Senhor desde os céus. Louvai-o, todos os seus anjos”, Salmos 148:1, 2.
[2.] Do templo, seu lugar na terra, de onde sua glória agora se retirava. Lamentam a partida da glória, mas adoram a justiça de Deus nela. Seja como for, ainda assim Deus é bendito e glorioso, e sempre o será.
O profeta Isaías ouviu Deus assim louvado ao receber sua comissão (Isaías 6:3). E é um consolo para todos os servos fiéis de Deus, quando veem quanto Deus é desonrado neste mundo inferior, pensar quanto é admirado e glorificado no mundo superior.
A glória do Senhor recebe muitas desconsiderações vindas de nosso lugar, mas muitos louvores vindos do lugar dele.
(2.) Com que relutância de seu próprio espírito, e contudo com que poderosa eficácia do Espírito de Deus, o próprio profeta foi levado à execução de seu ofício. A graça que lhe foi dada não foi em vão. Pois:
[1.] O Espírito o conduziu com mão forte. Deus mandou que fosse, mas não se moveu até que o Espírito o levantou. O Espírito dos seres viventes que estava nas rodas agora estava também no profeta e o levantou, primeiro para ouvir mais distintamente as aclamações dos anjos (v. 12).
Mas depois (v. 14) o ergueu e o levou a seu trabalho, ao qual relutava em se dedicar, tendo muita resistência quer a trazer tribulação sobre si, quer a anunciá-la a seu povo.
De bom grado teria sido dispensado, mas deve reconhecer, como faz outro profeta (Jeremias 20:7): você foi mais forte que eu e prevaleceu. Ezequiel de bom grado teria guardado para si tudo o que ouviu e viu, para que não fosse adiante, mas a mão do Senhor era forte sobre ele e o dominou.
Foi levado adiante, contra suas próprias inclinações, pelo impulso profético, de modo que não podia deixar de falar as coisas que ouvira e vira, como os apóstolos, Atos 4:20.
Repare: aqueles a quem Deus chama ao ministério, assim como lhes mune a mente para ele, assim lhes dobra o coração para ele.
[2.] Seguiu com coração triste. O Espírito me levou, diz ele, e então fui, mas foi em amargura, no calor de meu espírito.
Talvez tivesse visto a tarefa árdua de Jeremias em Jerusalém ao aparecer como profeta, o trabalho que tinha, a oposição que encontrava, como era maltratado por mãos e língua, que mau tratamento recebia, e tudo sem resultado.
“E”, pensa Ezequiel, “devo ser posto como alvo, como ele?” A vida de um cativo era bastante má. Mas que seria a vida de um profeta no cativeiro? Por isso foi nesta irritação e sob esta perturbação. Repare: em alguns casos pode haver grande resistência da natureza corrompida mesmo onde há manifesto predomínio da graça.
“Fui, sem desobedecer à visão celestial nem recuar do trabalho como Jonas, mas fui em amargura, nada satisfeito com isso.”
Quando ele próprio recebeu a revelação divina, ela lhe foi doce como mel (v. 3). Poderia com abundante prazer ter passado todos os seus dias meditando nela.
Mas, quando deve pregá-la a outros que, prevê, serão endurecidos e exasperados por ela e terão sua condenação agravada, então vai em amargura. Repare: é grande dor para os ministros fiéis, e os faz prosseguir em seu trabalho com coração pesado, encontrar o povo intratável e odiando ser reformado.
Foi no calor de seu espírito por causa dos desânimos que previa encontrar. Mas a mão do Senhor era forte sobre ele, não só para obrigá-lo a seu trabalho, mas para prepará-lo para ele, conduzi-lo através dele e animá-lo contra as dificuldades que encontraria, como podemos entender isso.
E, quando descobriu que era assim, reconciliou-se melhor com sua atividade e aplicou-se a ela. Então veio aos do cativeiro (v. 15), a algum lugar onde muitos estavam juntos, e sentou-se onde eles se sentavam, trabalhando ou lendo ou conversando.
E continuou entre eles sete dias para ouvir o que diziam e observar o que faziam. E durante todo esse tempo esperava que a palavra do Senhor lhe viesse.
Repare: os que querem falar apropriadamente e com proveito ao povo acerca de suas almas devem familiarizar-se com eles e com sua situação. Devem fazer como Ezequiel fez aqui, sentar-se onde eles se sentam e falar-lhes familiarmente das coisas de Deus e colocar-se na condição deles, sim, e ainda que se sentem junto aos rios da Babilônia.
Mas observe: estava ali espantado, dominado pela dor por causa dos pecados e misérias de seu povo e dominado pela pompa da visão que vira. Estava ali desolado, como alguns leem. Deus não lhe mostrou visões; os homens não lhe fizeram visita.
Assim foi deixado para digerir sua dor e chegar a um estado de ânimo melhor antes que a palavra do Senhor lhe viesse. Repare: aqueles a quem Deus tem o desígnio de exaltar e dar amplitude, primeiro humilha e restringe por algum tempo.
Versículos 16 a 21
O Ofício do Vigia. (a.C. 595.)
Deus deu estas instruções adicionais ao profeta ao fim de sete dias, isto é, no sétimo dia depois da visão que tivera. É muito provável que tanto aquela visão quanto estas instruções tenham ocorrido no sábado, que a casa de Israel, mesmo no cativeiro, observava tão bem quanto podia naquelas circunstâncias.
Não vemos que seus conquistadores e opressores os obrigassem a um serviço constante, como seus antigos capatazes egípcios haviam feito. Podiam, portanto, observar o descanso sabático como sinal que os distinguia dos vizinhos.
Para a atividade própria do sábado, porém, não dispunham de templo nem de sinagoga. Ao que parece, tinham apenas um lugar à beira do rio onde costumava haver oração, como em Atos 16:13. Ali se reuniam no sábado; ali seus inimigos os provocavam pedindo os cânticos de Sião (Salmos 137:1, 3).
Ali Ezequiel se encontrava com eles, e foi então e ali que a palavra do Senhor lhe veio. Aquele que passara a semana inteira refletindo e meditando nas coisas de Deus estava apto a falar ao povo em nome de Deus no sábado e disposto a ouvir Deus falar com ele.
Nesse sábado, Ezequiel não foi honrado com visões da glória de Deus como no sábado anterior. Foi-lhe dito com clareza, por meio de uma comparação muito comum, qual era seu dever, que ele devia comunicar ao povo.
Repare: os êxtases e arroubos de alegria não são o pão de cada dia dos filhos de Deus, embora em ocasiões especiais eles possam ser regalados com isso. Não devemos negar que temos verdadeira comunhão com Deus (1 João 1:3), mesmo quando nem sempre a sentimos tão vivamente quanto em outras ocasiões.
E, embora os mistérios do reino dos céus às vezes possam ser perscrutados, em geral é a pregação clara que mais edifica. Deus diz aqui ao profeta qual era seu ofício e qual era o dever desse ofício. Podemos supor que ele deveria contar isso ao povo, para que prestasse atenção ao que dizia e o aproveitasse devidamente.
Repare: é bom que as pessoas saibam e considerem a responsabilidade que seus ministros têm por elas e as contas que em breve terão de prestar dessa responsabilidade. Observe:
I. Qual é o ofício a que o profeta é chamado: “Filho do homem, eu te constituí por vigia sobre a casa de Israel”, v. 17. A visão que tivera o deixara atônito; ele não sabia o que pensar dela. Por isso Deus usou esta comparação clara, mais adequada para levá-lo a compreender seu trabalho e, assim, a aceitá-lo.
Ele se sentava entre os cativos e pouco dizia. Mas Deus vem a ele e lhe diz que isso não basta: ele é um vigia e tem algo a lhes dizer.
Foi designado para ser como o vigia de uma cidade, que a protege de incêndios, ladrões e perturbadores da paz; como o vigia de um rebanho, que o protege de ladrões e animais de rapina; mas especialmente como o vigia de um acampamento, num país invadido ou numa cidade sitiada, que observa os movimentos do inimigo e dá o alarme à aproximação do perigo, ou melhor, ao seu primeiro sinal.
Isso pressupõe que a casa de Israel esteja em estado de guerra e exposta a inimigos sagazes e incansáveis em suas investidas contra ela; sim, e que cada membro dessa casa esteja em perigo e precise manter-se alerta.
Repare: os ministros são vigias sobre os muros da igreja (Isaías 62:6), vigias que percorrem a cidade, Cantares de Salomão 3:3. É um ofício trabalhoso. Os vigias precisam permanecer acordados, por maior que seja seu sono, e ao ar livre, por maior que seja o frio. Precisam ficar na torre de vigia em qualquer tempo, Isaías 21:8; Gênesis 31:40.
É um ofício perigoso. Às vezes não conseguem manter seu posto e correm risco de morte pelas mãos do inimigo, que alcança seu objetivo se matar a sentinela. Ainda assim, não ousam abandonar o posto, sob pena de morte imposta por seu comandante.
Esse é o dilema dos vigias da igreja: os homens os amaldiçoarão se forem fiéis, e Deus os amaldiçoará se forem infiéis. Mas é um ofício necessário. A casa de Israel não pode estar segura sem vigias; contudo, se o Senhor não a guardar, “em vão vigia a sentinela”, Salmos 127:1, 2.
II. Qual é o dever desse ofício. O trabalho do vigia é estar atento e dar aviso.
- O profeta, como vigia, deve estar atento ao que Deus diz acerca desse povo, não só acerca do povo como um todo, ao qual as profecias de Jeremias e dos demais profetas se referiam com mais frequência, mas também acerca de pessoas específicas, segundo o caráter de cada uma.
Não deve, como os outros vigias, olhar ao redor para detectar o perigo e colher informações. Deve olhar para Deus, e não precisa olhar além dele: “Ouve da minha boca a palavra”, v. 17. Repare: os que devem pregar precisam primeiro ouvir, pois como podem ensinar outros os que ainda não aprenderam?
- Deve dar aviso do que ouviu. Assim como o vigia precisa ter olhos na cabeça, precisa também ter língua. Se for mudo, será tão ruim quanto se fosse cego, Isaías 56:10. “Tu lhes darás aviso da minha parte”: faça soar o alarme no santo monte, não em seu próprio nome nem por conta própria, mas em nome de Deus e da parte dele.
Os ministros são a boca de Deus para os filhos dos homens. As Escrituras foram escritas para nossa advertência. “Por eles é advertido o teu servo”, Salmos 19:11.
Mas, porque o que se transmite vivâ voce, pela voz viva, costuma causar a impressão mais profunda, Deus tem por bem, por meio de homens semelhantes a nós e igualmente envolvidos, incutir em nós as advertências da palavra escrita.
Ora, ao pregar, o profeta deve distinguir entre o ímpio e o justo, o precioso e o vil. Em suas aplicações, deve ajustar seus alarmes a cada um, dando a cada qual sua porção. Se o fizer, terá o consolo disso, seja qual for o resultado; caso contrário, prestará contas.
(1.) Alguns daqueles com quem lidaria eram ímpios. Ele devia adverti-los a não prosseguir em sua impiedade, mas a abandoná-la, v. 18, 19. Podemos observar aqui:
[1.] O Deus do céu disse, e continua a dizer, a todo ímpio que, se continuar em suas transgressões, certamente morrerá. Sua iniquidade será, sem dúvida, sua ruína: ela conduz à ruína e nela terminará.
Ao morrer, morrerá: terá uma morte tão terrível, morrerá eternamente, estará sempre morrendo, mas nunca morto. O ímpio morrerá em sua iniquidade, sob a culpa dela e sob seu domínio.
[2.] Se um ímpio se afastar de sua impiedade e de seu caminho ímpio, viverá, e a ruína com que é ameaçado será evitada. Para que possa fazê-lo, é advertido do perigo em que se encontra. O ímpio morrerá se continuar, mas viverá se se arrepender.
Observe: ele deve afastar-se de sua impiedade e de seu caminho ímpio. Não basta que alguém se afaste de seu caminho ímpio mediante uma reforma exterior, que pode resultar do fato de os pecados o abandonarem, e não de ele abandonar os pecados.
É preciso que se afaste de sua impiedade, do amor e da inclinação por ela, mediante uma regeneração interior. Se nem sequer se afasta de seu caminho ímpio, há pouca esperança de que se afaste de sua impiedade.
[3.] É dever dos ministros tanto advertir os pecadores do perigo do pecado quanto lhes assegurar o benefício do arrependimento: mostrar-lhes quão infelizes serão se continuarem no pecado e quão felizes poderão ser se ao menos se arrependerem e mudarem de vida.
Repare: o ministério da palavra trata de questões de vida e morte, pois são essas as coisas que põe diante de nós, a bênção e a maldição, para que escapemos da maldição e herdemos a bênção.
[4.] Embora os ministros não advirtam os ímpios como deveriam sobre sua miséria e perigo, isso não será aceito como desculpa para os que persistem nas transgressões. Ainda que o vigia não lhes tenha dado aviso, morrerão em sua iniquidade.
Eles receberam advertência suficiente pela providência de Deus e pela própria consciência. Se a tivessem acolhido, poderiam ter salvado a vida.
[5.] Se os ministros não forem fiéis à responsabilidade que lhes foi confiada, se não advertirem os pecadores das consequências fatais do pecado e os deixarem prosseguir sem censura, o sangue dos que perecerem por causa de sua negligência lhes será cobrado.
No dia da prestação de contas, será cobrado deles que tais e tais almas preciosas pereceram no pecado por causa de sua infidelidade. Pois quem sabe se, caso tivessem recebido uma advertência justa, não teriam fugido a tempo da cólera vindoura? E, se ser cúmplice do assassinato de um corpo mortal contrai culpa tão terrível, que dizer de ser cúmplice da ruína de uma alma imortal?
[6.] Se os ministros cumprirem o dever de advertir os pecadores, mesmo que a advertência não seja acolhida, poderão ter esta satisfação: estarão limpos de seu sangue e terão livrado a própria alma, embora não consigam livrar a deles. Os fiéis terão sua recompensa, ainda que não tenham êxito.
(2.) Alguns daqueles com quem lidaria eram justos, ou ao menos ele tinha motivo para pensar que o eram, num julgamento benevolente. Devia adverti-los para que não apostatassem nem se afastassem de sua justiça, v. 20, 21. Podemos observar aqui:
[1.] Os melhores homens do mundo precisam ser advertidos contra a apostasia e informados tanto do perigo de nela cair quanto do perigo que ela lhes traz. Os servos de Deus precisam ser advertidos (Salmos 19:11) a não negligenciar sua obra nem abandonar seu serviço.
Um bom meio de nos preservar de uma queda é manter um santo temor de cair, Hebreus 4:1. “Temamos, pois”; e mesmo os que permanecem firmes pela fé (Romanos 11:20) não devem ensoberbecer-se, mas temer. Por isso precisam ser advertidos.
[2.] Há uma justiça da qual alguém pode se afastar, uma justiça aparente. Se as pessoas se afastam dela, fica claro que nunca foi sincera, por mais aceitável, ou melhor, por mais plausível que tenha parecido. Pois, se tivessem sido dos nossos, sem dúvida teriam permanecido conosco, 1 João 2:19.
Há muitos que começam no espírito, mas terminam na carne; que voltam o rosto para o céu, mas olham para trás; que tiveram o primeiro amor, mas o perderam e se afastaram do santo mandamento.
[3.] Quando as pessoas se afastam de sua justiça, logo aprendem a cometer iniquidade. Quando se tornam descuidadas e negligentes nos deveres do culto a Deus, os abandonam ou os cumprem sem zelo, tornam-se presa fácil do tentador. As omissões abrem caminho para as transgressões.
[4.] Quando as pessoas se afastam de sua justiça e cometem iniquidade, é justo que Deus lhes ponha pedras de tropeço, para que se tornem cada vez piores, até amadurecerem para a destruição. Quando Faraó endureceu o coração, Deus o endureceu.
Quando os pecadores dão as costas a Deus, abandonam seu serviço e, assim, lançam descrédito sobre ele, Deus, num ato de justo juízo, não só retira sua graça restritiva e os entrega aos desejos do próprio coração, mas também dispõe, por sua providência, as circunstâncias que ocasionam seu pecado e apressam sua ruína.
Há aqueles para quem o próprio Cristo é “pedra de tropeço e rocha de escândalo”, 1 Pedro 2:8.
[5.] A justiça que as pessoas abandonam nunca será lembrada para sua honra ou consolo. Não lhes será de nenhuma utilidade neste mundo nem no outro. Os apóstatas perdem tudo o que fizeram; seus serviços e sofrimentos são todos em vão e nunca serão levados em conta, porque não perseveraram neles.
É uma regra do direito: Factum non dicitur, quod non perseverat, diz-se que fazemos apenas aquilo que fazemos com perseverança, Gálatas 3:3, 4.
[6.] Se os ministros não derem a devida advertência, como deveriam, acerca da fraqueza dos melhores, de sua propensão a tropeçar e cair, das tentações específicas que enfrentam e das consequências fatais da apostasia, a ruína dos que apostatarem será posta à sua conta, e terão de responder por isso.
Não que não haja pessoas advertidas contra a apostasia que, ainda assim, se afastam de sua justiça. Mas esse caso não é apresentado aqui, como foi no caso do ímpio. Ao contrário, apresenta-se o justo que, advertido, acolhe a advertência e não peca (v. 21).
Pois, se você instruir um sábio, ele se tornará ainda mais sábio. Não devemos bajular os ímpios; nem sequer os justos devemos bajular, como se estivessem perfeitamente seguros em qualquer lugar deste lado do céu.
[7.] Se os ministros dão a advertência e as pessoas a acolhem, isso é bom para ambos. Nada é mais belo que um sábio censor falando a um ouvido obediente: um viverá por ter sido advertido, e o outro terá livrado a própria alma.
Que mais pode desejar um bom ministro senão salvar a si mesmo e aos que o ouvem? 1 Timóteo 4:16.
Versículos 22 a 27
A Obstinação do Povo Predita. (a.C. 595.)
Depois de toda essa ampla e magnífica revelação que Deus fizera de si ao profeta e de todas as instruções que lhe dera sobre como lidar com aqueles a quem o enviava com uma comissão abrangente, esperaríamos vê-lo logo pregando a palavra de Deus a uma grande congregação de Israel.
Aqui, porém, encontramos algo bem diferente. De início, seu trabalho não parece de modo algum corresponder à pompa de seu chamado.
I. Vemo-lo aqui retirado para aprender mais. Por sua relutância em ir, parece que não estava tão plenamente convencido quanto poderia estar da capacidade daquele que o enviara para sustentá-lo.
Por isso, para animá-lo diante das dificuldades que previa, Deus o favorecerá com outra visão de sua glória, que, se algo pudesse fazê-lo, lhe daria vida e ânimo para o trabalho. Para esse fim, Deus o chama à planície (v. 22), onde conversará com ele.
Veja e admire a condescendência de Deus ao conversar tão familiarmente com um homem, um filho do homem, um pobre cativo, ou melhor, com um pecador que, quando Deus o enviou, partiu com amargura de espírito e naquele momento estava descontente com seu trabalho.
Reconheçamo-nos também para sempre devedores da mediação de Cristo por esse bendito relacionamento e comunhão entre Deus e o homem, entre o céu e a terra. Veja aqui o benefício da solidão e quanto ela favorece a contemplação.
É muito consolador estar a sós com Deus, afastado do mundo para ter comunhão com ele, para ouvi-lo e falar-lhe. Um homem bom dirá que nunca se sente menos só do que quando está assim a sós.
Ezequiel foi à planície com mais disposição do que fora para o meio dos cativos (v. 15), pois quem sabe o que é ter comunhão com Deus não pode deixar de preferi-la a qualquer convívio com este mundo, especialmente ao convívio que nele se costuma encontrar.
Saiu para a planície e ali viu a mesma visão que tivera junto ao rio Quebar, pois Deus não está preso a lugares. Repare: os que seguem a Deus encontrarão suas consolações onde quer que vão.
Deus o chamara para conversar com ele, mas fez mais do que isso: mostrou-lhe sua glória, v. 23.
Hoje não devemos esperar visões assim, mas precisamos reconhecer que recebemos um favor em nada inferior se, pela fé, contemplarmos a glória do Senhor de tal modo que sejamos transformados na mesma imagem pelo Espírito do Senhor. Essa honra têm todos os seus santos. Louvem ao Senhor, 2 Coríntios 3:18.
II. Vemo-lo aqui impedido, por ora, de continuar ensinando. Ao ver a glória do Senhor, ele caiu com o rosto em terra, tomado pelo temor da majestade de Deus e pelo medo de seu desagrado.
Mas o Espírito entrou nele para erguê-lo. Então recobrou-se, pôs-se de pé e ouviu o que o Espírito lhe sussurrou, algo muito surpreendente.
Esperaríamos agora que Deus o enviasse diretamente ao principal lugar de reunião, lhe desse favor aos olhos de seus irmãos e o tornasse, junto com sua mensagem, aceitável a eles; que lhe abrisse uma porta mais ampla de oportunidade e lhe desse uma porta para abrir a boca e falar com ousadia. Mas o que lhe é dito aqui é o contrário de tudo isso.
- Em vez de enviá-lo a uma assembleia pública, Deus lhe ordena que se recolha à própria morada: “Vai, encerra-te dentro da tua casa”, v. 24.
Ele não queria aparecer em público e, quando o fez, o povo não lhe deu atenção nem demonstrou o respeito que merecia. Como justa repreensão a ambos, a ele por sua timidez diante deles e ao povo por sua frieza para com ele, Deus o proíbe de aparecer em público.
Repare: muitas vezes nossa escolha se torna nosso castigo. É justo que Deus retire os mestres para lugares escondidos quando eles, ou seu povo, ou ambos, se tornam indiferentes às assembleias solenes.
Ezequiel deve recolher-se, pensam alguns, para dar um sinal do cerco de Jerusalém, durante o qual o povo ficaria rigorosamente encerrado, como ele estava em sua casa. Ele fala disso no capítulo seguinte.
Deve encerrar-se em casa para receber novas revelações da mente de Deus e abastecer-se amplamente do que dirá ao povo quando sair. Vemos que os anciãos de Judá às vezes o visitavam e se sentavam diante dele em sua casa (Ezequiel 8:1), para testemunhar seus êxtases. Mas só em Ezequiel 11:25 ele falou aos cativos todas as coisas que o Senhor lhe mostrara.
Repare: os chamados a pregar precisam encontrar tempo para estudar, e muito tempo. Precisam muitas vezes recolher-se em casa, para dedicar-se à leitura e à meditação, de modo que seu progresso seja visível a todos.
- Em vez de lhe garantir lugar na estima e no afeto daqueles a quem o enviara, Deus lhe diz que o prenderão com cordas e o amarrarão (v. 25), quer (1.) como criminoso. Irão amarrá-lo para depois puni-lo como perturbador da paz.
Embora tenham sido levados ao cativeiro na Babilônia por perseguir os profetas, continuam ali a persegui-los. Ou, antes, (2.) como alguém fora de si. Tentarão amarrá-lo como um desvairado, pois atribuíam a isso seus movimentos violentos nos êxtases.
Os capitães perguntaram a Jeú: “Por que veio a ti este louco?” Festo disse a Paulo: “Estás fora de ti”; e assim também os judeus disseram de nosso Senhor Jesus, Marcos 3:21.
Talvez por isso ele devesse permanecer dentro de casa: caso contrário, o amarrariam sob o pretexto de que estava louco. Por isso não devia sair para o meio deles. É justo que os profetas sejam proibidos de ir aos que os maltratarão.
- Em vez de abrir-lhe os lábios para que sua boca anunciasse o louvor de Deus, Deus o silenciou e fez sua língua apegar-se ao céu da boca. Assim ficou mudo por um tempo considerável, v. 26.
Os cativos piedosos na Babilônia pronunciavam sobre si mesmos esta imprecação: que, se esquecessem Jerusalém, sua língua se apegasse ao céu da boca, Salmos 137:6.
Ezequiel se lembra de Jerusalém mais que qualquer um deles, e ainda assim sua língua se apega ao céu da boca. Aquele que melhor sabe falar é proibido de falar. O motivo apresentado é que aqueles a quem foi enviado são uma casa rebelde e não merecem tê-lo por censor.
Ele não lhes dará instruções e advertências, pois seriam perdidas e desperdiçadas com eles. Antes, foi-lhe ordenado que lhes falasse com ousadia porque eram muito rebeldes (Ezequiel 2:7).
Mas, visto que isso se revelou inútil, agora, por essa mesma razão, lhe é ordenado calar-se, e ele não lhes falará de modo algum. Repare: os que endurecem o coração contra o convencimento são privados, com justiça, dos meios de ser convencidos.
Por que os censores não ficariam mudos se, após longas tentativas, se constata que os censurados estão decididos a ser surdos? Se Efraim está unido aos ídolos, deixem-no em paz.
“Ficarás mudo e não serás um censor”, o que dá a entender que, se não estivesse mudo, faria censuras. Se pudesse falar, testemunharia contra a impiedade dos ímpios.
Mas, quando Deus falar com ele e decidir falar por meio dele, abrirá sua boca, v. 27. Repare: embora os profetas de Deus possam ser silenciados por algum tempo, virá o momento em que Deus lhes tornará a abrir a boca.
E, quando Deus fala a seus ministros, não só lhes abre os ouvidos para escutar o que diz, mas também a boca para responder. Moisés, que tinha um véu sobre o rosto quando descia até o povo, retirava-o ao subir de novo até Deus, Êxodo 34:34.
- Em vez de lhe dar certeza de êxito quando viesse a falar ao povo, Deus deixa aqui a questão muito incerta. Ezequiel não deve perturbar-se nem afligir-se por isso, mas deixar que as coisas sigam seu curso.
“Aquele que ouve, ouça”, e seja bem-vindo ao consolo que daí vem. Que ouça, e sua alma viverá. Mas aquele que se recusar a ouvir, que se recuse por sua conta e risco e enfrente as consequências.
Se você escarnece, só você sofrerá as consequências. Nem Deus nem seu profeta perderão coisa alguma com isso. O profeta, porém, será recompensado por sua fidelidade em censurar o pecador, e Deus receberá a glória de sua justiça ao condená-lo por não acolher a censura.