Ezequiel 29
Argumento
Tivemos três capítulos sobre Tiro e seu rei; a seguir vêm quatro capítulos sobre o Egito e seu rei. Este é o primeiro deles. O Egito antes fora casa de escravidão para o povo de Deus; ultimamente haviam tido correspondência amigável demais com ele e haviam dependido demais dele.
E, por isso, quer a predição chegasse ao Egito ou não, seria útil a Israel para afastá-los de sua confiança na aliança com ele. As profecias contra o Egito, todas reunidas nestes quatro capítulos, eram de cinco datas diversas.
A primeira no décimo ano do cativeiro (v. 1), a segunda no vigésimo sétimo (v. 17), a terceira no décimo primeiro ano e primeiro mês (Ezequiel 30:20), a quarta no décimo primeiro ano e terceiro mês (Ezequiel 31:1).
A quinta no décimo segundo ano (Ezequiel 32:1), e outra no mesmo ano (Ezequiel 32:17). Neste capítulo temos: I. A destruição de Faraó predita, por tratar enganosamente com Israel (vv. 1-7). II. A desolação da terra do Egito predita (vv. 8-12).
III. Uma promessa de sua restauração, em parte, depois de quarenta anos (vv. 13-16). IV. A posse da terra do Egito que seria dada a Nabucodonosor (vv. 17-20). V. Uma promessa de misericórdia a Israel (v. 21).
Versículos 1 a 7
Orgulho de Faraó; A Ruína de Faraó. (a.C. 589.)
Aqui está: I. A data desta profecia contra o Egito. Foi no décimo ano do cativeiro e, contudo, é posta depois da profecia contra Tiro, exposta no décimo primeiro ano, porque, no cumprimento das profecias, a destruição de Tiro aconteceu antes da destruição do Egito.
E Nabucodonosor obter o Egito foi a recompensa de seu serviço contra Tiro; e, por isso, a profecia contra Tiro é posta primeiro, para que possamos tanto melhor observar isso.
Mas deve-se reparar particularmente nisto: a primeira profecia contra o Egito foi exatamente no tempo em que o rei do Egito vinha socorrer Jerusalém e levantar o cerco (Jeremias 37:5), mas ele não correspondeu às expectativas que os judeus tinham dos egípcios.
Repare: é bom prever a falha de todas as nossas confianças em criaturas, justamente quando mais somos tentados a depender delas, para que deixemos de confiar no homem.
II. O alcance desta profecia. É dirigida contra Faraó, rei do Egito, e contra todo o Egito (v. 2). A profecia contra Tiro começou com o povo e depois prosseguiu contra o príncipe.
Mas esta começa com o príncipe, porque começou a ter seu cumprimento nas insurreições e rebeliões do povo contra o príncipe, não muito depois disto.
III. A própria profecia. Faraó Hofra, pois assim era sobrenomeado o Faraó reinante, aqui é representado por grande dragão, ou crocodilo, que jaz no meio de seus rios, como Leviatã nas águas, para brincar ali (v. 3).
O Nilo, rio do Egito, era famoso pelos crocodilos. E o que é o rei do Egito, na avaliação de Deus, senão grande dragão, venenoso e danoso? Por isso Deus diz: “Sou contra ti”. Estou acima de você; assim se pode ler.
Por mais altos que sejam os príncipes e potentados da terra, há alguém mais alto que eles (Eclesiastes 5:8), Deus acima deles que pode controlá-los. E, se forem tirânicos e opressores, Deus contra eles, que terá liberdade para lhes pedir contas. Observe aqui:
- O orgulho e segurança de Faraó. Jaz no meio de seus rios, se revolve com muita satisfação em sua riqueza e prazeres; e diz: “Meu rio é só meu”.
Vangloria-se de ser príncipe absoluto; seus súditos são seus vassalos, José os comprou muito tempo antes (Gênesis 47:23); de ser príncipe único, que não tem parceiro no governo nem competidor por ele; de estar livre de dívida, o que tem é propriamente seu e nenhum de seus vizinhos tem exigências contra ele; de ser independente, nem tributário nem responsável perante ninguém.
Repare: mentes mundanas e carnais se agradam e se orgulham de sua propriedade, esquecendo que, seja o que for que temos, temos apenas seu uso; a propriedade é de Deus. Nós mesmos não somos propriamente nossos, mas dele. Nossas línguas não são propriamente nossas (Salmos 12:4).
Nosso rio não é propriamente nosso, pois suas fontes estão em Deus. O príncipe mais poderoso não pode chamar de propriamente seu o que tem, pois, embora seja assim contra todo o mundo, não é assim contra Deus.
Mas o motivo de Faraó para suas alegações é ainda mais absurdo: meu rio é só meu, pois eu o fiz para mim mesmo. Aqui usurpa duas prerrogativas divinas: ser autor e fim de seu próprio ser e felicidade. Só aquele que é o grande Criador pode dizer deste mundo e de tudo nele: “Eu o fiz para mim mesmo”.
Chama seu rio de propriamente seu porque não olha para seu Criador nem considera quem o formou muito tempo antes (Isaías 22:11). O que temos recebemos de Deus e devemos usar para Deus, de modo que não podemos dizer: nós o fizemos, muito menos: nós o fizemos para nós mesmos; e por que então nos vangloriamos?
Repare: o eu é o grande ídolo que todo o mundo adora, em desprezo de Deus e sua soberania.
- O procedimento que Deus adotará com este homem orgulhoso, para humilhá-lo. É grande dragão nas águas, e Deus o tratará assim (v. 4, 5):
(1.) O tirará de seus rios, pois tem anzol e corda para este leviatã, com os quais pode manejá-lo, embora ninguém na terra possa (Jó 41:1): “Eu te farei subir do meio de teus rios”, o lançarei fora de seu palácio, de seu reino, de todas aquelas coisas em que põe tal complacência e tal confiança.
Heródoto relatou deste Faraó, que agora era rei do Egito, que reinara em grande prosperidade por vinte e cinco anos e estava tão elevado por seus sucessos que disse que o próprio Deus não o lançaria fora de seu reino.
Mas logo será convencido de seu erro, e o de que dependia não será defesa. Deus pode forçar os homens a sair daquilo em que estão mais seguros e tranquilos.
(2.) Todos os seus peixes serão tirados com ele, seus servos, seus soldados e todos os que dependiam dele, como julgava, mas realmente aqueles de quem dependia. Estes se prenderão a suas escamas, aderirão a seu rei, resolvendo viver e morrer com ele. Mas:
(3.) O rei e seu exército, o dragão e todos os peixes presos a suas escamas, perecerão juntos, como peixes lançados em chão seco, e serão alimento para os animais e aves (v. 5).
Agora se supõe que isto teve seu cumprimento logo depois, quando este Faraó, em defesa de Arício, rei da Líbia, expulso de seu reino pelos cireneus, recrutou grande exército e saiu contra os cireneus para restabelecer seu amigo.
Mas foi derrotado em batalha, e todas as suas forças foram postas em fuga, o que causou tamanho desgosto entre seus súditos que eles se levantaram em rebelião contra ele. Assim ficou lançado no deserto, ele e todos os peixes do rio com ele.
Assim terminam o orgulho, presunção e segurança carnal dos homens. Assim os homens justamente perdem o que poderiam chamar de propriamente seu, sob Deus, quando o chamam de propriamente seu contra ele.
- O fundamento da controvérsia que Deus tem com os egípcios; é porque aplicaram um embuste ao seu povo. Animaram-nos a esperar alívio e assistência deles quando os israelitas estavam em angústia, mas lhes falharam (v. 6, 7): “Porque têm sido um bastão de cana para a casa de Israel”.
Alegavam ser bastão para eles se apoiarem, mas, quando se punha alguma pressão sobre eles, eram ou fracos e não podiam, ou traiçoeiros e não queriam fazer em seu favor o que se esperava.
Quebraram debaixo deles, para a grande decepção e espanto dos israelitas, de modo que lhes rasgaram o ombro e paralisaram todos os seus lombos. O rei do Egito provavelmente animara Zedequias a romper seu pacto com o rei da Babilônia, com promessa de que o apoiaria.
Como o rei do Egito não conseguiu apoiá-lo de modo eficaz, isto não podia deixar de causar grande consternação aos judeus. Deus lhes dissera muito antes que os egípcios eram canas quebradas (Isaías 30:6, 7). Rabsaqué lhes dissera assim (Isaías 36:6). E agora o acharam assim.
Era de fato a insensatez de Israel confiar neles, e receberam o que mereciam quando foram enganados quanto a eles. Deus foi justo ao permitir que fossem enganados.
Mas isto não é desculpa alguma para a falsidade e traição dos egípcios, nem os protegerá dos juízos daquele Deus que é e será vingador de todas essas injustiças.
Aplicar um embuste aos que depositam confiança em nós é grande pecado e provoca muito a Deus, além de ser injusto, ingrato, muito desonroso e uma falta de bondade.
Versículos 8 a 16
Queda e Restauração do Egito. (a.C. 589.)
Isto explica a predição anterior, que era figurada, e vai um pouco além. Aqui está uma profecia:
I. Da ruína do Egito. A ameaça desta ruína é muito completa e minuciosa; e o pecado pelo qual esta ruína será trazida sobre eles é seu orgulho (v. 9). Disseram: “O rio é meu, e eu o fiz”; por isso sua terra os vomitará.
Deus é contra eles, tanto contra o rei quanto contra o povo, contra você e contra seus rios. Águas significam povo e multidões (Apocalipse 17:15).
Multidões deles serão eliminadas pela espada da guerra, espada que Deus trará sobre eles para destruir tanto homem quanto animal, a espada de guerra civil.
O país será despovoado. “A terra do Egito será desolada e devastada” (v. 9), o campo não cultivado, as cidades não habitadas. A riqueza do campo e das cidades era seu orgulho, e Deus a tirará.
Será inteiramente devastada (“devastações de devastação”, como a margem lê) e desolada (v. 10); nem homens nem animais passarão por ela, nem será habitada (v. 11); será desolada no meio dos países que o são (v. 12).
Isto foi efeito não tanto daquelas guerras mencionadas antes, feitas por eles, mas da guerra que o rei da Babilônia fez contra eles. Será desolada de uma extremidade da terra à outra, da torre de Siene até a fronteira da Etiópia. O pecado do orgulho basta para arruinar uma nação inteira.
- O povo será disperso e espalhado entre as nações (v. 12), de modo que os que julgavam ter na mão o equilíbrio do poder agora se tornariam povo desprezível. Tal queda é precedida por espírito altivo.
II. Da restauração do Egito depois de algum tempo (v. 13). O Egito ficará desolado quarenta anos (v. 12), e então “Reverterei o cativeiro do Egito” (v. 14).
Alguns datam os quarenta anos da destruição do Egito por Nabucodonosor, outros da desolação do Egito algum tempo antes; contudo, terminam por volta do primeiro ano de Ciro, quando terminaram os setenta anos do cativeiro de Judá, ou logo depois. Então esta predição foi cumprida:
Que Deus reunirá os egípcios de todos os países nos quais foram dispersos e os fará voltar à terra de sua habitação, e lhes dará novamente estabilidade ali (v. 14). Repare: embora Deus ache um caminho para humilhar os orgulhosos, contudo não contenderá para sempre, não, nem mesmo com eles neste mundo.
Que, contudo, não terão novamente destaque como tiveram. O Egito será reino novamente, mas “será o mais vil dos reinos” (v. 15); terá só pouca riqueza e poder e não estenderá suas conquistas como antes; será a cauda das nações, e não a cabeça.
É misericórdia que se torne reino novamente, mas, para humilhá-lo, será reino desprezível; será muito tempo antes de recuperar algo como seu antigo lustre. Por dois motivos será assim mortificado:
(1.) Para que não domine seus vizinhos, para que não se exalte acima das nações nem governe sobre as nações, como fez, mas para que saiba o que é ser baixo e desprezado. Repare: os que abusam de seu poder serão justamente despojados dele; e Deus, como Rei das nações, achará um caminho para manter os direitos e liberdades injuriados, não apenas de sua própria nação, mas de outras nações.
(2.) Para que não engane o povo de Deus (v. 16): “Não será mais a confiança da casa de Israel”. Não serão mais tentados a confiar nele como fizeram, o que é pecado que traz sua iniquidade à lembrança, isto é, provoca Deus a castigá-los não apenas por ele, mas por todos os seus outros pecados.
Ou os lembra de suas idolatrias para voltarem a elas, quando olham para os idólatras para pôr neles confiança. Repare: as criaturas em que confiamos muitas vezes são por isso arruinadas, porque não há outro caminho eficaz para nos curar de nossa confiança nelas.
Em vez de Israel ser enredado outra vez, toda a terra do Egito será devastada. Aquele que uma vez deu o Egito pelo resgate de Israel (Isaías 43:3) agora dará o Egito para a cura de Israel; e o Egito será destruído, em vez de Israel não ser corrigido neste particular.
Deus, não apenas em justiça, mas em sabedoria e bondade para conosco, quebra aqueles apoios de criaturas sobre os quais muito nos apoiamos e os faz não existirem mais, para que não sejam mais nossa confiança.
Versículos 17 a 20
Uma Promessa a Nabucodonosor. (a.C. 589.)
A data desta profecia é observável; foi no vigésimo sétimo ano do cativeiro de Ezequiel, dezesseis anos depois da profecia na parte anterior do capítulo e quase tanto depois daquelas que seguem nos próximos capítulos. Mas entra aqui para explicar tudo o que foi dito contra o Egito.
Depois da destruição de Jerusalém, Nabucodonosor gastou duas ou três campanhas na conquista dos amonitas e moabitas e em se tornar senhor de seus países. Depois gastou treze anos no cerco de Tiro.
Durante todo aquele tempo, os egípcios estiveram envolvidos em guerra com os cireneus e uns com os outros, pela qual foram muito enfraquecidos e empobrecidos.
E exatamente no fim do cerco de Tiro Deus comunica esta profecia a Ezequiel para lhe significar que aquela destruição completa do Egito, que predissera quinze ou dezesseis anos antes, que até então fora apenas parcialmente cumprida, agora seria completada por Nabucodonosor.
A profecia que começa aqui, ao que parece, é continuada até o vigésimo versículo do próximo capítulo. E o Dr. Lightfoot observa que é a última profecia que temos deste profeta e deveria ter sido a última do livro, mas é posta aqui para que todas as profecias contra o Egito viessem juntas.
A destruição particular de Faraó Hofra, predita na parte anterior deste capítulo, foi igualmente predita em Jeremias 44:30. Esta devastação geral do Egito por Nabucodonosor foi predita em Jeremias 43:10. Observe:
I. Que sucesso Deus daria a Nabucodonosor e suas forças contra o Egito. Deus lhe deu aquela terra para que pudesse tomar seu despojo e presa (v. 19, 20). Era presa barata e fácil. Subjugou-a com muito pouca dificuldade; o sangue e tesouro gastos em sua conquista foram inconsideráveis.
Mas era presa rica, e levou dela muito de valor. Estarem divididos entre si, sem dúvida, deu a um inimigo comum grande vantagem contra eles, inimigo que, depois de os egípcios se devorarem uns aos outros por tanto tempo, logo fez presa de todos.
En! quo discordia cives perduxit miseros, que miséria traz a discórdia civil! Jeremias predisse que Nabucodonosor se vestiria com a terra do Egito como pastor põe seu casaco, o que indica que presa rica e barata seria.
II. Por quais considerações Deus daria a Nabucodonosor este sucesso contra o Egito; seria recompensa pelo serviço árduo com que fizera seu exército servir contra Tiro (v. 18, 20):
- Tomar Tiro foi trabalho demorado; custou a Nabucodonosor abundância de sangue e tesouro. Resistiu treze anos; todo aquele tempo o exército caldeu estava arduamente empenhado em se tornar seu senhor.
Uma larga corrente do mar entre Tiro e o continente foi enchida de terra, e tiveram de lutar com muitas outras dificuldades consideradas insuperáveis. Mas tão grande príncipe, tendo começado tal empreendimento, se julgava obrigado por honra a levá-lo adiante, custasse o que lhe custasse.
Quantos milhares de vidas foram sacrificados a pontos de honra como este! Ao prosseguir este cerco, “toda cabeça foi tornada calva e todo ombro esfolado”, carregando fardos e trabalhando na água, quando tinham forte maré e forte cidade com que contender.
O Egito, grande reino, estando dividido dentro de si, é facilmente conquistado; Tiro, cidade única, sendo unânime, é subjugada com dificuldade. Os que têm muito a fazer no mundo acham que alguns negócios prosseguem muito mais pronta e facilmente que outros. Mas:
- Neste serviço Deus reconhece que trabalharam para ele (v. 20). Os pôs a trabalhar para humilhar uma cidade orgulhosa e seu rei, embora os que foram empregados nesse serviço não o pretendessem, nem seu coração assim pensasse.
Repare: até homens grandes e maus são ferramentas que Deus usa, e trabalham para ele até quando buscam seus próprios desígnios cobiçosos e ambiciosos; tão maravilhosamente Deus se sobrepõe a tudo para sua própria glória. Contudo:
- Por este serviço ele não teve salário, nem seu exército. Teve vasta despesa para tomar Tiro; e, quando a teve, embora fosse cidade muito rica e se prometesse bom saque dela para seu exército, foi decepcionado.
Os tírios enviaram por navio seus melhores bens e lançaram o restante no mar, de modo que não tiveram nada senão muros nus. Assim os filhos deste mundo ordinariamente são frustrados em suas maiores expectativas dele. Por isso:
- Terá o despojo do Egito para recompensá-lo por seu serviço contra Tiro. Repare: Deus não ficará em dívida com ninguém por serviço algum que façam para ele, mas, de uma maneira ou outra, os recompensará por ele; ninguém acenderá fogo em seu altar por nada.
O serviço feito para ele por homens mundanos, com desígnios mundanos, será recompensado com mera recompensa mundana, que seus servos fiéis, de sincera consideração por sua vontade e glória, não aceitariam como pagamento suficiente.
Isto explica a prosperidade dos homens ímpios neste mundo; Deus nela lhes paga por algum serviço ou outro em que os usou. Em verdade têm sua recompensa. Ninguém lhes inveje isso.
A conquista do Egito é mencionada como recompensa plena de Nabucodonosor, pois completou de certo modo seu domínio sobre o mundo então conhecido; foi o último dos reinos que subjugou; quando era senhor dele, se tornou a cabeça de ouro.
III. A misericórdia que Deus tinha reservada para a casa de Israel logo depois. Quando a maré está no máximo, mudará, e assim fará quando estiver no mínimo. Nabucodonosor estava no zênite de sua glória quando conquistara o Egito, mas dentro de um ano depois enlouqueceu (Daniel 4).
Foi assim por sete anos e, dentro de um ano ou dois depois de recuperar seus sentidos, veio a morrer. Quando estava no máximo, Israel estava no mínimo; então estavam na profundeza de seu cativeiro, seus ossos mortos e secos. Mas naquele dia o chifre da casa de Israel brotará (v. 21).
O dia de sua libertação começará a raiar, e terão um leve reavivamento em sua escravidão, na honra que será feita:
- A seus príncipes; são os chifres da casa de Israel, a sede de sua glória e poder. Estes começaram a brotar quando Daniel e seus companheiros foram elevados a altos cargos na Babilônia.
Daniel se assentava à porta da cidade; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram postos sobre os negócios da província (Daniel 2:49); estes eram todos da semente do rei e dos príncipes (Daniel 1:3).
E foi dentro de um ano depois da conquista do Egito que foram assim elevados a cargos. E logo depois três deles foram feitos famosos pela honra que Deus lhes pôs ao trazê-los vivos da fornalha de fogo ardente. Isto muito bem poderia ser chamado o brotar do chifre da casa de Israel.
E, alguns anos depois, esta promessa teve cumprimento ulterior na soltura e elevação de Joaquim, rei de Judá (Jeremias 52:31, 32). Ambos eram sinais do favor de Deus a Israel e presságios felizes.
- A seus profetas. “E eu te darei a abertura da boca”. Embora nenhuma das profecias de Ezequiel depois desta seja registrada, contudo temos motivo para julgar que continuou a profetizar, e com mais liberdade e ousadia, quando Daniel e seus companheiros estavam no poder e estariam prontos a protegê-lo não apenas dos babilônios, mas dos ímpios de seu próprio povo.
Repare: é bom presságio para um povo quando Deus amplia as liberdades de seus ministros, e eles são favorecidos e animados em seu trabalho.