Matthew Henry

Ezequiel 24

Argumento

Aqui estão dois sermões neste capítulo, pregados numa ocasião particular, e ambos são do monte Sinai, o monte do terror, ambos do monte Ebal, o monte das maldições; ambos falam do destino próximo de Jerusalém.

Sua ocasião foi o rei da Babilônia sitiar Jerusalém, e seu desígnio é mostrar que, no resultado daquele cerco, seria não apenas senhor do lugar, mas seu destruidor.

I. Pelo sinal de carne fervendo numa panela sobre o fogo são mostradas as misérias que Jerusalém sofreria durante o cerco, e justamente, por sua sujeira (vv. 1-14).

II. Pelo sinal de Ezequiel não guardar luto pela morte de sua mulher é mostrado que as calamidades que vinham sobre Jerusalém eram grandes demais para serem lamentadas, tão grandes que o povo afundaria sob elas num desespero silencioso (vv. 15-27).

A Parábola da Panela Fervente; A Explicação da Parábola. (a.C. 590.)

Versículos 1 a 14

Temos aqui:

I. O aviso que Deus dá a Ezequiel na Babilônia de Nabucodonosor sitiar Jerusalém, exatamente no tempo em que o fazia (v. 2): “Filho do homem, repara, o rei da Babilônia, que agora está em campanha com seu exército, não sabes onde, se pôs contra Jerusalém neste mesmo dia”.

Eram muitas milhas, eram muitos dias de viagem, de Jerusalém à Babilônia. Talvez a última informação que tinham do exército fosse de que o desígnio era contra Rabá dos filhos de Amom e que a campanha seria aberta com o cerco daquela cidade.

Mas Deus sabia e podia dizer ao profeta: “Neste dia, neste tempo, Jerusalém é cercada, e o exército caldeu se assentou diante dela”. Repare: assim como todos os tempos, assim todos os lugares, até os mais remotos, estão presentes com Deus e sob sua vista.

Diz ao profeta, para que o profeta pudesse dizer ao povo, para que assim, quando se mostrasse pontualmente verdadeiro, como descobririam pelas informações públicas em pouco tempo, pudesse ser confirmação da missão do profeta, e pudessem inferir que, uma vez que estava certo em suas notícias, estava assim em suas predições, pois devia ambas à mesma correspondência que tinha com o Céu.

II. O aviso do qual lhe ordena que tome nota. Deve anotá-lo em seu livro, memorando: no nono ano do cativeiro de Joaquim, no décimo mês, no décimo dia do mês, o rei da Babilônia sitiou Jerusalém.

Pois daí Ezequiel datava (Ezequiel 1:2). Era também o nono ano do reinado de Zedequias, pois começou a reinar quando Joaquim foi levado. E a data aqui concorda exatamente com a data na história (2 Reis 25:1).

Veja como Deus revela coisas a seus servos, os profetas, especialmente aquelas que servem para confirmar a palavra deles e assim confirmar a própria fé deles.

Repare: é bom manter relato exato da data de ocorrências notáveis, o que às vezes pode contribuir para manifestar tanto mais nelas a glória de Deus e para explicar e confirmar profecias da Escritura. Deus conhece todas as suas obras.

III. O aviso que lhe ordena que dê ao povo sobre isso, cujo teor é que este cerco de Jerusalém, agora começado, infalivelmente terminará em sua ruína. Isto deve dizer à casa rebelde, àqueles dentre eles que estavam na Babilônia, para ser por eles comunicado aos que ainda estavam em sua própria terra. Casa rebelde logo será casa arruinada.

  1. Deve lhes mostrar isto por um sinal, pois aquele povo estúpido precisava que lhes fosse ensinado como às crianças. A comparação usada é a de uma panela fervente.

Isto concorda com a visão de Jeremias muitos anos antes, quando primeiro começou a ser profeta, e provavelmente tinha o desígnio de lembrá-los dela (Jeremias 1:13): vejo uma panela fervente, com a face para o norte.

E sua explicação (Jeremias 1:15) faz com que signifique o cerco de Jerusalém pelas nações do norte. E, assim como esta comparação pretende confirmar a visão de Jeremias, assim também confrontar a confiança vã dos príncipes de Jerusalém, que haviam dito (Ezequiel 11:3): Esta cidade é o caldeirão, e nós somos a carne.

Significando: “Estamos tão seguros aqui como se estivéssemos cercados por muros de bronze”. “Bem”, diz Deus, “será assim; vocês serão fervidos em Jerusalém, como a carne no caldeirão, fervidos até se desfazerem; seja a panela posta com água nela (v. 4)”.

“Seja cheia com a carne do escolhido do rebanho (v. 5), com os pedaços escolhidos (v. 4) e os ossos com tutano, e sirvam os outros ossos de combustível, para que, de uma maneira ou outra, ou na panela ou debaixo dela, todo o animal possa ser usado”.

Um fogo de ossos, embora seja fogo lento, pois o cerco seria longo, contudo é fogo certo e duradouro; assim era a cólera de Deus contra eles, e não como o estalar de espinhos debaixo de uma panela, que tem ruído e labareda, mas não calor intenso.

Os que de todas as partes do país fugiram para Jerusalém por segurança seriam tristemente decepcionados quando o cerco posto contra ela logo tornasse o lugar quente demais para eles. E, contudo, não havia como sair dela, mas seriam forçados a permanecer ali, como a carne numa panela fervente.

  1. Deve lhes dar um comentário sobre este sinal. Deve ser interpretado como um ai para a cidade sanguinária (v. 6). E novamente (v. 9), sendo sanguinária, vá para a panela, para ser fervida; é o lugar mais apropriado para ela. Veja aqui:

(1.) Qual é o procedimento que Deus adota com ela. Jerusalém, durante o cerco, é como panela fervendo sobre o fogo, toda quente, toda em agitação:

[1.] Emprega-se zelo para manter um bom fogo debaixo da panela, o que significa o aperto do cerco e os muitos ataques vigorosos feitos contra a cidade pelos sitiantes, e especialmente a cólera contínua de Deus ardendo contra eles (v. 9): “Farei grande a pilha para o fogo”.

É dada incumbência aos caldeus (v. 10) para empilhar madeira e acender o fogo, para tornar Jerusalém cada vez mais quente para os habitantes. Repare: o fogo que Deus acende para consumir pecadores impenitentes nunca diminuirá, muito menos se apagará, por falta de combustível. Tofete tem fogo e muita madeira (Isaías 30:33).

[2.] A carne, enquanto é fervida, é tirada e dada aos caldeus para se banquetearem com ela. “Consome a carne; que seja inteiramente fervida, fervida até virar trapos. Tempera-a bem e torna-a saborosa para os que se banquetearão docemente com ela. Sejam queimados os ossos.”

Ou os ossos debaixo da panela (“que sejam consumidos com o outro combustível”) ou, como alguns pensam, os ossos na panela: “Que ferva tão furiosamente que não apenas a carne seja cozida, mas até os ossos amolecidos; que todos os habitantes de Jerusalém sejam reduzidos, por doença, espada e fome, ao extremo da miséria.”

E então (v. 6): “Tira-a pedaço por pedaço; que cada homem seja entregue na mão do inimigo, para ser posto à espada ou feito prisioneiro. Que sejam presa fácil para eles, e os caldeus os ataquem tão avidamente como um homem faminto ataca um bom prato de carne quando é posto diante dele.”

“Não caia sorte sobre ela; cada pedaço na panela será tirado e devorado, mais cedo ou mais tarde, e por isso não importa lançar sortes sobre qual será tirado primeiro.”

Foi execução militar muito severa quando Davi mediu Moabe com duas linhas para matar e uma linha inteira para manter vivos (2 Samuel 8:2). Mas aqui não se usa linha alguma, sorte alguma de misericórdia; tudo vai por um caminho, e este é para destruição.

[3.] Quando todo o caldo ferveu até evaporar, a panela é posta vazia sobre as brasas, para que também possa queimar, o que significa incendiar a cidade (v. 11). A espuma da carne, ou, como alguns traduzem, a ferrugem da carne, penetrou de tal modo na panela que não há como limpá-la lavando-a ou esfregando-a.

E, por isso, deve ser feito por fogo; assim seja a sujeira queimada para fora dela, ou antes fundida nela e queimada com ela. Sejam as víboras e seu ninho consumidos juntos.

(2.) Qual é a desavença que Deus tem com ela. Não adotaria estes métodos severos com Jerusalém se não fosse provocado a isso; ela merece ser assim tratada, pois:

[1.] É cidade sanguinária (v. 7, 8): “Seu sangue está no meio dela”. Muitos assassinatos bárbaros foram cometidos no próprio coração da cidade; ou melhor: têm até disposição para a crueldade em seus corações; no íntimo se deleitam no derramamento de sangue, e assim está no meio deles.

Ou melhor: cometem seus assassinatos à face do sol e aberta e descaradamente os reconhecem, desafiando a justiça tanto de Deus quanto do homem. Ela não derramou sobre o chão o sangue que derramou, para cobri-lo com pó, como envergonhada do pecado ou temerosa do castigo.

Não o considerou coisa suja, própria para ser ocultada (Deuteronômio 23:13), muito menos perigosa. Ou melhor: derramou o sangue inocente que derramou sobre uma rocha, onde não penetraria, sobre o topo de uma rocha, em desprezo das vistas e vingança divinas.

Derramavam sangue inocente sob aparência de justiça; de modo que se gloriavam nisso, como se tivessem prestado bom serviço a Deus e ao país, assim o punham, por assim dizer, no topo de uma rocha. Ou pode se referir ao sacrifício de seus filhos em seus lugares altos, talvez no topo de rochas.

Agora assim fizeram a fúria subir e tomar vingança (v. 8). Não se podia evitar que Deus devesse visitar estas coisas em ira; sua alma deve ser vingada numa nação como esta. É absolutamente necessário que a tal cidade sanguinária seja dado sangue para beber, pois é digna, para vindicar a honra da justiça divina.

E, tendo sido o crime público e notório, é apropriado que o castigo também o seja: “Pus seu sangue no topo de uma rocha”. Jerusalém seria feita exemplo, e por isso foi feita espetáculo para o mundo; Deus a tratou segundo a lei de retaliação.

É apropriado que os que pecam diante de todos sejam repreendidos diante de todos; e que não se olhe pela reputação, ocultando seu castigo, dos que foram tão descarados que não desejavam ocultar seu pecado.

[2.] É cidade suja. Muito se repara, nesta explicação da comparação, na espuma desta panela, que significa o pecado de Jerusalém, subindo e aparecendo quando os juízos de Deus estavam sobre ela. É a panela cuja espuma está nela e não saiu dela (v. 6).

A grande espuma que não saiu dela (v. 12), que se prendeu à panela quando tudo ferveu até evaporar e foi fundida nela (v. 11), parte disto transborda para o fogo (v. 12), inflama-o e o faz arder tanto mais furiosamente, mas ao final será toda consumida (v. 11).

Quando a mão de Deus saiu contra eles, em vez de se humilharem debaixo dela, se arrependerem e se reformarem e aceitarem o castigo de sua iniquidade, ficaram mais descarados e furiosos no pecado, tiveram desavença com Deus e perseguiram seus profetas.

Foram ferozes uns com os outros, enfurecidos ao último grau contra os caldeus, rosnaram à pedra, roeram sua corrente e foram como touro selvagem numa rede. Esta era sua espuma; em sua angústia transgrediram ainda mais contra o Senhor, como aquele rei Acaz (2 Crônicas 28:22).

Há pouca esperança dos que são tornados piores pelo que deveria torná-los melhores, cujas corrupções são excitadas e exasperadas por aquelas repreensões tanto da palavra quanto da providência de Deus que tinham o desígnio de suprimi-las e subjugá-las.

Ou há pouca esperança daqueles cuja espuma certa vez subiu à superfície nas convicções e confissões de pecado, como se a reforma fosse removê-la, mas depois voltou novamente, numa revolta contra suas boas iniciativas; e o coração que parecia amolecido é endurecido novamente.

Este era o caso de Jerusalém: cansou-se com mentiras, cansou seu Deus com propósitos e promessas de emenda aos quais nunca permaneceu fiel, cansou a si mesma com suas confianças carnais, que todas a enganaram (v. 12).

Repare: os que seguem vaidades mentirosas cansam a si mesmos com a busca. Agora veja sua condenação (v. 13, 14). Porque é incuravelmente ímpia, é abandonada à ruína, sem remédio.

Primeiro, métodos e meios de reforma haviam sido tentados em vão (v. 13): “Em tua sujeira há lascívia; tornaste-te obstinada e descarada nela; adquiriste o hábito, confirmado por atos frequentes.”

“Em tua sujeira há lascívia arraigada; isso se vê nisto: eu te purguei, e tu não foste purgada. Dei-te remédio, mas não te fez bem algum. Usei os meios de te limpar, mas foram ineficazes; a intenção deles não foi cumprida.”

Repare: é triste pensar quantos há para quem ordenanças e providências são todas perdidas. Segundo, por isso é resolvido que não se usarão mais tais métodos: “Não serás mais purgada de tua sujeira”.

O fogo não será mais fogo refinador, mas fogo consumidor e, por isso, não será mitigado e abreviado, como foi, mas continuará ao extremo até ter feito sua obra destruidora. Repare: os que não querem ser curados são justamente entregues, e seu caso julgado desesperado.

Vem um dia em que será dito: o que é sujo, continue sujo. Terceiro, então nada resta senão levá-los à ruína completa: farei minha fúria repousar sobre você. Isto é o mesmo que é dito dos judeus posteriores, que a cólera veio sobre eles ao máximo (1 Tessalonicenses 2:16).

Merecem-no: segundo os seus feitos, eles julgarão você (v. 14). E Deus o fará. A sentença é atada com ratificações repetidas, para que pudessem ser despertados a ver como sua ruína era certa:

“Eu, o Senhor, o falei, eu que sou capaz de cumprir o que falei; acontecerá, nada o impedirá, pois eu mesmo o farei, não voltarei atrás diante de súplica alguma; o decreto saiu, e não os pouparei por compaixão, nem me arrependerei.” Ele não mudará nem sua mente nem seu caminho.

Por isto o profeta foi proibido de interceder por eles, e eles foram proibidos de se lisonjear com esperanças de escape. Deus o disse e o fará. Repare: as declarações da cólera de Deus contra pecadores são tão invioláveis quanto as garantias de favor que deu a seu povo.

E é de fato triste o caso dos que o trouxeram a este resultado: que ou Deus deve ser falso ou eles devem ser condenados.

A Morte da Mulher do Profeta; Um Sinal da Ruína de Jerusalém. (a.C. 590.)

Versículos 15 a 27

Estes versículos concluem o que vimos tratando desde o começo deste livro, a saber, as profecias de Ezequiel sobre a destruição de Jerusalém. Pois, depois disto, embora profetizasse muito sobre outras nações, não disse mais nada sobre Jerusalém até ouvir de sua destruição, quase três anos depois (Ezequiel 33:21).

Na parte anterior deste capítulo, lhes assegurara que não havia esperança alguma de evitar a perturbação; aqui lhes assegura que não teriam o alívio de chorar por ela. Observe aqui:

I. O sinal pelo qual isto lhes foi representado, e foi sinal que custou muito caro ao profeta. Tanto mais vergonha para eles que, quando ele, por designação divina, tinha tal despesa para tocá-los com o que devia expor, contudo não foram tocados por isso.

  1. Deve perder uma boa mulher, que subitamente lhe seria tirada pela morte. Deus lhe deu notícia disso antes, para que lhe fosse menor surpresa (v. 16): “Eis que tiro de ti o desejo de teus olhos com um golpe”. Repare:

(1.) O estado casado pode muito bem concordar com o ofício profético; é honroso em todos e, por isso, não pecaminoso em ministros.

(2.) Muito do consolo da vida humana está em relações agradáveis. Sem dúvida, Ezequiel achou numa companheira de jugo prudente e terna, que compartilhava com ele suas dores e suas preocupações, uma companheira feliz em seu cativeiro.

(3.) Os da relação conjugal devem ser um para o outro não apenas “uma cobertura dos olhos” (Gênesis 20:16), para restringir olhares errantes atrás de outros, mas um desejo dos olhos, para atrair olhares agradáveis um ao outro. Mulher amada é o desejo dos olhos, que não encontram objeto mais grato.

(4.) É menos seguro o que é mais caro; não sabemos quão cedo o desejo de nossos olhos pode ser removido de nós e se tornar a tristeza de nossos corações. Isto é bom motivo para os que têm mulheres serem como se não tivessem e os que nelas se alegram como se não se alegrassem (1 Coríntios 7:29, 30).

A morte é golpe do qual os mais devotos, os mais úteis, os mais amáveis não são isentos.

(5.) Quando o desejo de nossos olhos é tirado com um golpe, devemos ver e reconhecer nisso a mão de Deus: “Tiro o desejo de teus olhos”. Tira de nós nossos consolos de criaturas quando e como lhe agrada; deu-os a nós, mas reservou para si um direito de propriedade sobre eles; e não pode fazer o que quiser com o que é seu?

(6.) Sob aflições desta espécie, é bom lembrarmos que somos filhos dos homens; pois assim Deus chama o profeta aqui. Se você é filho de Adão, sua mulher é filha de Eva e, por isso, criatura que morre. É aflição à qual os filhos dos homens estão sujeitos; e a terra será abandonada por nossa causa?

Segundo esta predição, ele nos diz (v. 18): “Falei ao povo pela manhã”. Pois Deus enviava seus profetas, levantando-se cedo e enviando-os; então pensava que, se alguma vez estariam dispostos a ouvi-lo, seria naquela hora. Observe:

[1.] Embora Deus tivesse dado a Ezequiel perspectiva certa desta aflição que vinha sobre ele, contudo isso não o afastou de seu trabalho, mas Ezequiel resolveu continuar nele.

[2.] Podemos tanto mais facilmente suportar uma aflição se nos encontrar no caminho de nosso dever; pois nada pode nos prejudicar, nada nos acontecerá fora de propósito, enquanto nos mantemos no amor de Deus.

  1. Deve negar a si mesmo a satisfação de guardar luto por sua mulher, o que teria sido tanto honra para ela quanto alívio para a opressão de seu próprio espírito. Não deve usar as expressões naturais de tristeza (v. 16).

Não deve dar vazão à sua paixão chorando ou deixando correr suas lágrimas, embora lágrimas sejam tributo devido aos mortos e, quando o corpo é semeado, seja apropriado que assim seja regado.

Mas não se consente que Ezequiel faça isto, embora julgasse ter tanto motivo para fazê-lo quanto qualquer homem e talvez o povo pensasse mal dele se não o fizesse. Muito menos poderia usar as formalidades costumeiras dos enlutados.

Deve se vestir com seu traje usual, deve atar sobre si seu turbante, aqui chamado o adorno de sua cabeça, deve calçar seus sapatos e não andar descalço, como era usual em tais casos. Não deve cobrir seus lábios, não lançar véu sobre seu rosto, como os enlutados costumavam fazer (Levítico 13:45).

Não deve ter semblante triste, parecendo aos homens jejuar (Mateus 6:18). Não deve comer o pão dos homens, nem esperar que seus vizinhos e amigos lhe enviem provisões, como usualmente faziam em tais casos, presumindo que os enlutados não tinham coração para prover alimento para si mesmos.

Mas, se o pão fosse enviado, não deve comer dele, mas continuar em sua ocupação como em outros tempos. Não podia deixar de ser muito contrário à inclinação da carne e do sangue não lamentar a morte de quem amava tão caramente, mas assim Deus ordena: “E fiz pela manhã como me foi ordenado”.

Apareceu em público, em seu traje usual, e tinha sua aparência usual, sem sinais de luto.

(1.) Aqui havia algo peculiar, e Ezequiel, para se tornar sinal para o povo, deve se violentar e exercer extraordinária abnegação. Repare: nossas disposições devem sempre se submeter às orientações de Deus, e sua ordem deve ser obedecida até no que nos é mais difícil e desagradável.

(2.) Embora guardar luto pelos mortos seja dever, contudo deve sempre ser mantido sob o governo da religião e da razão correta.

E não devemos nos entristecer como os que não têm esperança nem lamentar a perda de criatura alguma, até a mais valiosa e aquela de que mais dificilmente poderíamos abrir mão, como se tivéssemos perdido nosso Deus ou como se toda a nossa felicidade tivesse ido com ela; e, desta moderação no luto, os ministros, quando for seu caso, devem ser exemplos.

Em tal tempo devemos estudar como aproveitar a aflição, nos acomodar a ela e aumentar nosso conhecimento do outro mundo pela remoção de nossos parentes caros, e aprender com o santo Jó a bendizer o nome do Senhor até quando tira, assim como quando dá.

II. A explicação e aplicação deste sinal. O povo perguntou seu significado (v. 19): “Não nos dirás o que estas coisas nos são, que assim fazes?”. Sabiam que Ezequiel era marido afetuoso, que a morte de sua mulher lhe era grande aflição e que não pareceria tão indiferente a ela senão por algum bom motivo e para instrução deles.

E talvez esperassem que tivesse significação favorável e lhes desse indicação de que Deus agora os consolaria novamente segundo o tempo em que os afligira e os faria parecer agradáveis novamente.

Repare: quando perguntamos pelas coisas de Deus, nossa pergunta deve ser: “Que nos são essas coisas? Em que elas nos dizem respeito? Que convencimento, que conselho, que consolo nos falam? Em que alcançam nosso caso?”.

Ezequiel lhes dá resposta verbatim, palavra por palavra, como a recebera do Senhor, que lhe dissera o que devia falar à casa de Israel:

  1. Que saibam que, assim como a mulher de Ezequiel lhe foi tirada por um golpe, assim Deus lhes tiraria tudo o que lhes era mais caro (v. 21). Se isto foi feito à árvore verde, que será feito à seca? Se um servo fiel de Deus foi assim afligido só para sua prova, tal geração de rebeldes contra Deus ficará impune?

Por esta providência despertadora, Deus mostrou que estava decidido em suas ameaças e era inexorável. Podemos supor que Ezequiel tenha orado para que, se fosse a vontade de Deus, sua mulher lhe fosse poupada, mas Deus não quis ouvi-lo; e seria então ouvido em suas intercessões por este povo provocador?

Não: está determinado; Deus tirará o desejo dos olhos de vocês. Repare: a remoção dos consolos de outros deveria nos despertar a pensar em também nos separar dos nossos; pois somos melhores que eles?

Não sabemos quão cedo a mesma taça, ou uma mais amarga, pode ser posta em nossas mãos e, por isso, deveríamos chorar com os que choram, estando nós mesmos também no corpo. Deus tirará aquilo de que sua alma tem pena, isto é, de que dizem: que pena que seja cortado e destruído!

Aquilo pelo que suas almas temem, como alguns leem; vocês perderão aquilo cuja perda mais temem. E o que é isso?

(1.) Aquilo que era seu orgulho público, o templo: “Profanarei meu santuário, entregando-o na mão do inimigo para ser saqueado e queimado”. Isto era significado pela morte de uma mulher, mulher cara, para nos ensinar que o santuário de Deus deveria nos ser mais caro e mais desejo de nossos olhos que qualquer consolo de criatura.

A igreja de Cristo, que é sua esposa, também deveria ser a nossa. Embora este povo fosse muito corrupto e eles próprios houvessem profanado o santuário, contudo é chamado o desejo de seus olhos.

Repare: muitos que carecem do poder da piedade, contudo gostam muito de sua forma; e é justo Deus castigá-los por sua hipocrisia privando-os também dela. O santuário aqui é chamado a excelência de sua força; tinham muitas fortalezas e lugares de defesa, mas o templo excedia a todos.

Era o orgulho de sua força; orgulhavam-se, como sua força, de serem o templo do Senhor (Jeremias 7:4). Repare: os privilégios da igreja dos quais os homens se orgulham são profanados por seus pecados, e é justo Deus profaná-los por seus juízos. E com estes Deus tirará:

(2.) Aquilo que era seu prazer familiar, que olhavam com deleite: “Vossos filhos e vossas filhas, que vos são mais caros porque são apenas poucos que restam de muitos, tendo os demais perecido de fome e pestilência, cairão pela espada dos caldeus”.

Que espetáculo pavoroso seria ver seus próprios filhos, pedaços, retratos de si mesmos, com quem haviam tido tanto zelo e esforço para criar e a quem amavam como suas próprias almas, sacrificados à raiva dos conquistadores sem misericórdia! Isto, isto era o castigo do pecado.

  1. Que saibam que, assim como Ezequiel não chorou por sua aflição, assim também eles não chorariam pela sua. Deve dizer: “Vós fareis como eu fiz” (v. 22). “Não guardareis luto nem chorareis” (v. 23).

Jeremias lhes dissera o mesmo, que homens não lamentarão pelos mortos nem se cortarão (Jeremias 16:6). Não que haverá tal circunstância misericordiosa por fora, ou tais graus de sabedoria e graça por dentro, que mitiguem e moderem a tristeza; mas não guardarão luto, pois:

(1.) Sua dor será tão grande que serão completamente subjugados por ela; suas paixões os sufocarão e não terão poder para se aliviar dando-lhe vazão.

(2.) Suas calamidades virão tão depressa sobre eles, uma no pescoço de outra, que pelo longo costume serão endurecidos em suas tristezas (Jó 6:10), e perfeitamente estupefatos e prostrados, como dizemos, por elas.

(3.) Não ousarão expressar sua dor, por medo de serem considerados desafetos aos conquistadores, que tomariam suas lamentações como afronta e transtorno de seus triunfos.

(4.) Não terão corações, nem tempo, nem dinheiro com que se pôr de luto e se acomodar às cerimônias da dor: “Sereis tão inteiramente ocupados com dor sólida e substancial que não tereis espaço para sua sombra”.

(5.) Enlutados particulares não precisarão se distinguir cobrindo seus lábios, deixando seus ornamentos e andando descalços; pois é bem sabido que todos são enlutados.

(6.) Não haverá aquela percepção de sua aflição e tristeza por ela que ajudaria a levá-los ao arrependimento, mas apenas a que os levará ao desespero; assim segue: “Definhareis por vossas iniquidades, com consciências cauterizadas e mentes reprovadas”.

“E manifestareis vosso luto, não a Deus em oração e confissão de pecado, mas uns aos outros”, murmurando, inquietando-se e se queixando de Deus. Assim tornam seu fardo mais pesado e sua ferida mais grave, como pessoas impacientes fazem sob suas aflições, mesclando-lhes suas próprias paixões.

III. Um recurso ao desfecho, para confirmação de tudo isto (v. 24): “Quando isto vier, como é predito, quando Jerusalém, que neste dia é sitiada, for completamente destruída e devastada, o que agora não podeis crer que alguma vez acontecerá, então sabereis que eu sou o Senhor Deus, que vos dei este aviso claro disso”.

“Então lembrareis que Ezequiel vos foi sinal”. Repare: os que não consideram as ameaças da palavra quando são pregadas serão levados a lembrá-las quando forem executadas. Observe:

  1. A grande desolação em que o cerco de Jerusalém terminaria (v. 25): naquele dia, naquele dia terrível, quando a cidade for invadida, tirarei deles:

(1.) Aquilo de que dependiam, sua força, seus muros, seus tesouros, suas fortificações, seus homens de guerra; nada lhes servirá.

(2.) Aquilo de que se vangloriavam, a alegria de sua glória, o que olhavam como mais sua glória e em que mais se alegravam, o templo de seu Deus e os palácios de seus príncipes.

(3.) Aquilo em que se deleitavam, que era o desejo de seus olhos e em que punham suas mentes. Repare: pessoas carnais põem suas mentes naquilo em que podem pôr seus olhos; olham e se apaixonam pelas coisas vistas.

E é sua insensatez pôr suas mentes naquilo de que não têm garantia e que pode ser tirado deles num momento (Provérbios 23:5). Seus filhos e suas filhas eram tudo isto, sua força, alegria e glória; e estes irão ao cativeiro.

  1. A notícia que seria trazida ao profeta, não por revelação, como lhe foi trazida a notícia do cerco (v. 2), mas de maneira ordinária (v. 26): “O que escapar naquele dia, por orientação especial da Providência, virá a ti para te trazer informação disso”, o que verificamos ter sido feito (Ezequiel 33:21).

As más notícias vieram lentamente e, contudo, para Ezequiel e seus companheiros cativos vieram cedo demais.

  1. A impressão divina sob a qual estaria ao receber aquela notícia (v. 27). Ao passo que, deste tempo até aquele, Ezequiel era mudo a este ponto, que não profetizava mais contra a terra de Israel, mas contra as nações vizinhas, como acharemos nos capítulos seguintes, então lhe serão dadas ordens para falar novamente aos filhos de seu povo (Ezequiel 33:2, 22); então sua boca será aberta.

Foi suspenso de profetizar contra eles no intervalo porque, sendo Jerusalém sitiada, suas profecias não podiam ser enviadas à cidade; porque, quando Deus falava tão alto pela vara, havia menor necessidade de falar pela palavra; e porque então o cumprimento de suas profecias seria a confirmação plena de sua missão e tanto mais eficazmente lhe abriria o caminho para começar novamente.

Sendo referido àquele resultado, aquele resultado deve ser esperado. Assim Cristo proibiu seus discípulos de pregar abertamente que era o Cristo até depois de sua ressurreição, porque ela seria sua prova plena.

“Mas então falarás com maior segurança e tanto mais eficazmente, ou para o convencimento deles ou para sua confusão”. Repare: os profetas de Deus nunca são silenciados senão para fins sábios e santos.

E, quando Deus lhes dá novamente a abertura da boca, como dará no devido tempo, pois até as testemunhas que são abatidas se levantarão, ficará evidente que foi para sua glória terem ficado silenciosos por algum tempo, para que o povo possa tanto mais certamente e plenamente saber que Deus é o Senhor.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra