Ezequiel 23
Argumento
Este longo capítulo, como antes em Ezequiel 16; 20, é história das apostasias do povo de Deus em relação a ele e dos agravantes dessas apostasias, sob a semelhança de prostituição corporal e adultério. Aqui os reinos de Israel e Judá, as dez tribos e as duas, com suas capitais, Samaria e Jerusalém, são considerados distintamente. Aqui está:
I. A apostasia de Israel e Samaria em relação a Deus (vv. 1-8) e sua ruína por ela (v. 9, 10). II. A apostasia de Judá e Jerusalém em relação a Deus (vv. 11-21) e sentença proferida contra eles, de que igualmente serão destruídos por ela (vv. 22-35).
III. A impiedade que os dois cometeram em conjunto (vv. 36-44) e a ruína conjunta de ambos (vv. 45-49).
E tudo o que é escrito para aviso contra os pecados de idolatria, confiança num braço de carne e pactos e confederações pecaminosos com gente ímpia (que são os pecados aqui indicados pela expressão cometer prostituição) é para que outros ouçam e temam e não pequem à semelhança das transgressões de Israel e Judá.
Versículos 1 a 10
Os Pecados de Samaria e Jerusalém. (a.C. 591.)
Deus falara muitas vezes a Ezequiel e, por ele, ao povo, neste sentido, mas agora sua palavra vem novamente. Pois Deus fala a mesma coisa uma vez, sim, e ainda: duas vezes, sim, e ainda: muitas vezes, e tudo isso mal basta, e é pouco demais, pois o homem não o percebe.
Repare: para convencer pecadores do mal do pecado e de sua miséria e perigo por causa dele, é necessário linha sobre linha, tão relutantes somos em conhecer o pior de nós mesmos.
Os pecadores a serem aqui expostos são duas mulheres, dois reinos, reinos irmãos, Israel e Judá, filhas de uma mãe, tendo sido por longo tempo apenas um povo. O reino de Salomão era tão grande, tão populoso, que imediatamente após sua morte se dividiu em dois. Observe:
- Seu caráter quando eram um (v. 3): “Cometeram prostituições no Egito”, pois ali eram culpados de idolatria, como lemos antes (Ezequiel 20:8). Representar os pecados que mais provocam Deus e mais arruínam um povo pelo pecado da prostituição indica claramente como a impureza é pecado excessivamente pecaminoso, como é ofensiva, como é destrutiva.
Sem dúvida, ela própria é um dos piores pecados, pois os piores dos outros pecados são comparados a ela aqui e muitas vezes em outros lugares. Isso deveria aumentar nossa detestação e pavor de toda espécie de concupiscências carnais, de todas as aparências delas e aproximações a elas.
Pois guerreiam contra a alma, tornam os pecadores insensatos, enfeitiçam-nos, alienam suas mentes de Deus e de tudo o que é bom, depravam a consciência, tornam-nos odiosos aos olhos do Deus puro e santo e ao final os afogam em destruição e perdição.
- Seus nomes quando se tornaram dois (v. 4). O reino de Israel é chamado a irmã mais velha, porque primeiro fez a ruptura e se separou da família tanto de reis quanto de sacerdotes que Deus designara. A irmã maior, como diz a palavra, pois dez tribos pertenciam àquele reino e apenas duas ao outro.
Deus diz de ambas: “Eram minhas”, pois eram a semente de Abraão, seu amigo, e de Jacó, seu escolhido; estavam em aliança com Deus e traziam consigo o sinal de sua circuncisão, o selo da aliança. “Eram minhas”; e, por isso, sua apostasia era a mais alta injustiça.
Era alienar a propriedade de Deus, era a ingratidão mais vil ao melhor dos benfeitores e uma violação pérfida e traiçoeira dos compromissos mais sagrados. Repare: os que em profissão de fé foram povo de Deus, mas se revoltaram contra ele, têm muito mais de que prestar contas que os que nunca fizeram tal profissão de fé.
“Eram minhas; estavam desposadas comigo e para mim geraram filhos e filhas”. Havia muitos entre eles dedicados à honra de Deus, empregados em seu serviço, e eram a força e a beleza desses reinos, como os filhos são das famílias em que nascem.
Nesta parábola, Samaria e o reino de Israel terão o nome de Aolá, seu próprio tabernáculo, porque os lugares de culto daquele reino eram de sua própria concepção, de sua própria escolha, e o próprio culto era sua própria invenção; Deus nunca o reconheceu.
Seu tabernáculo para si mesma, como alguns traduzem: “Que o tome para si mesma e faça dele o melhor que puder”. Jerusalém e o reino de Judá têm o nome de Aolibá, meu tabernáculo está nela, porque seu templo era o lugar que o próprio Deus escolhera para pôr ali seu nome.
Reconhecia-o como seu e os honrava com os sinais de sua presença nele. Repare: dos que estão em relação com Deus e fazem profissão de fé em seu nome, alguns têm maiores privilégios e vantagens que outros.
E, assim como os que têm maiores privilégios são por isso tornados mais indesculpáveis se se revoltam contra Deus, assim os que têm menos não serão por isso tornados indesculpáveis.
- O afastamento traiçoeiro do reino de Israel de Deus (v. 5): “Aolá se prostituiu quando era minha”. Embora as dez tribos houvessem abandonado a casa de Davi, contudo Deus continuamente as reconhecia como suas.
Embora Jeroboão, ao estabelecer os bezerros de ouro, pecasse e fizesse Israel pecar, contudo, enquanto adoravam somente o Deus de Israel, embora por imagens, ele não os rejeitou completamente. Mas o caminho do pecado é ladeira abaixo.
Aolá se prostituiu, introduziu o culto de Baal (1 Reis 16:31), estabeleceu aquele outro deus, aquele deus de monturo, em rivalidade com Jeová (1 Reis 18:21).
Como uma adúltera vil se apaixona por seus amantes, porque estão bem vestidos e têm destaque, porque são jovens e bonitos (v. 6), vestidos de azul, capitães e governantes, jovens desejáveis, distintos e que passam por homens de honra, assim ela se apaixonou por seus vizinhos, particularmente os assírios, que haviam estendido suas conquistas até as proximidades de Israel.
Admirou seus ídolos e os adorou, admirou a pompa de suas cortes e sua força militar e cortejou alianças com eles em quaisquer termos, como se seu próprio Deus não bastasse para que confiasse nele.
Encontramos um dos reis de Israel dando mil talentos ao rei da Assíria para fazer o rei assírio apoiar os interesses do rei de Israel (2 Reis 15:19). Apaixonou-se pelos homens escolhidos da Assíria, como dignos de confiança e de serem empregados no serviço do estado (v. 7), e por todos os seus ídolos, com os quais se maculou.
Repare: qualquer criatura pela qual nos apaixonamos, à qual prestamos homenagem e na qual pomos confiança, fazemos dessa criatura um ídolo; e, com tudo o que fazemos ídolo, nos maculamos.
E agora novamente a demonstração de sua culpa volta até a origem da nação: ela tampouco deixou suas prostituições que trouxe do Egito (v. 8). Sua idolatria no Egito era coisa que nunca se deveria esquecer. Apaixonarem-se pelos ídolos do Egito até quando continuamente temiam os tiranos e feitores do Egito!
Mas, como alguns observaram, por isso, naquele tempo, quando Satanás se vangloriava de ter andado pela terra como toda sua, para refutar suas alegações Deus não disse: você considerou meu povo Israel no Egito? Pois haviam se tornado idólatras e não se podia vangloriar deles.
Mas: você considerou meu servo Jó na terra de Uz? E essa disposição corrupta neles, quando primeiro foram formados como povo, é emblema daquela corrupção original que nasce conosco e é tecida em nossa constituição, uma forte inclinação para o mundo e a carne, como aquela dos israelitas para a idolatria.
Estava entranhada em seus ossos desde o início, e muito depois lhes foi imputado que não deixaram suas prostituições trazidas do Egito. Nunca sairia da carne, embora o Egito lhes houvesse sido casa de escravidão.
Assim, as afeições e inclinações corruptas que trouxemos conosco ao mundo não perdemos nem nos livramos delas, mas continuamente as retemos, embora a iniquidade em que nascemos fosse a fonte de todas as calamidades às quais a vida humana está sujeita.
- A destruição do reino de Israel por sua apostasia em relação a Deus (v. 9, 10): “Eu a entreguei na mão de seus amantes”. Deus primeiro justamente a entregou à sua concupiscência, Efraim está unido a ídolos, deixe-o só, e depois a entregou aos seus amantes.
As nações vizinhas, a cujas idolatrias se conformara e em cuja amizade confiara, e em ambas afrontara Deus, agora são usadas como instrumentos de sua destruição.
Os assírios, por quem se apaixonara, logo espiaram a nudez da terra, descobriram seu lado desprotegido, pelo qual atacá-la, a despojaram de todos os seus ornamentos e de todas as suas defesas e assim a expuseram e a tornaram nua e despida.
Levaram seus filhos e filhas ao cativeiro, a abateram com a espada e destruíram completamente aquele reino e lhe puseram fim. Temos a história por extenso em 2 Reis 17:6, etc., onde se mostra que a causa da ruína daquele reino antes florescente pelos assírios foi abandonarem o Deus de Israel, temerem outros deuses e andarem nos estatutos dos pagãos.
Foi por isso que Deus ficou muito irado com eles e os removeu de sua vista (2 Reis 17:18). E foi muito notável que os assírios, de quem tanto haviam gostado, fossem empregados na execução de juízos sobre eles. E mostra como Deus, num juízo justo, muitas vezes faz daquilo em que os pecadores puseram desordenadamente o coração um açoite para eles.
O diabo será para sempre atormentador daqueles pecadores impenitentes que agora lhe dão ouvidos e cedem a ele como tentador.
Assim Samaria se tornou famosa entre mulheres, ou antes infame; tornou-se um nome, como diz a palavra. Não apenas passou a ser assunto de conversa, e muito falada, como as desolações de cidades e reinos enchem os jornais. Mas assim foi arruinada por suas idolatrias in terrorem, para aviso a todos os povos para tomarem cuidado para não fazer o mesmo.
É como a execução pública de malfeitores notórios lhes dá tal nome, tal mau nome, que possa servir para assustar outros e afastá-los das condutas ímpias que os levaram a um fim miserável e vergonhoso. Deuteronômio 21:21: “Todo Israel ouvirá e temerá”.
Versículos 11 a 21
Os Pecados de Samaria e Jerusalém. (a.C. 591.)
O profeta Oseias, em seu tempo, observou que as duas tribos retinham sua integridade, em grande medida, quando as dez tribos haviam apostatado (Oseias 11:12): Efraim de fato me cerca de mentiras, mas Judá ainda governa com Deus e é fiel com os santos.
E isto era justamente esperado deles (Oseias 4:15): “Embora tu, Israel, te prostituas, contudo não transgrida Judá”. Mas isto não durou muito. Por alguns casamentos infelizes feitos entre a casa de Davi e a casa de Acabe, o culto de Baal fora introduzido no reino de Judá, mas fora novamente removido pelos reis reformadores.
E, no tempo do cativeiro das dez tribos, que foi no reinado de Ezequias, as coisas estavam em boa condição, mas isto não durou muito. No reinado de Manassés, pouco depois de o reino de Judá ter visto a destruição do reino de Israel, tornaram-se mais corruptos do que Israel fora, em seu amor desordenado aos ídolos (v. 11).
Em vez de serem tornados melhores pelo aviso que aquela destruição lhes dava, foram tornados piores por ela, como se estivessem descontentes porque o Senhor fizera aquela ruptura em Israel e por esse motivo se tornassem desafetos a ele e a seu serviço.
Em vez de serem levados a temê-lo como um Deus zeloso, por isso se tornaram estranhos a ele e gostavam mais daqueles deuses que admitiriam parceiros consigo.
Repare: podem justamente esperar os juízos de Deus sobre si mesmos os que não tomam aviso de seus juízos sobre outros, que veem em outros qual é o fim do pecado e, contudo, continuam a fazer pouco caso dele.
Mas é de fato mau para os que são tornados piores pelo que deveria torná-los melhores e têm suas concupiscências atiçadas e exacerbadas pelo que tinha o desígnio de suprimi-las e subjugá-las.
Jerusalém ficou pior em suas prostituições do que sua irmã Samaria fora em suas prostituições. Isto foi observado antes (Ezequiel 16:51): “Samaria tampouco cometeu metade dos teus pecados”.
I. Jerusalém, que fora cidade fiel, tornou-se prostituta (Isaías 1:21). Também se apaixonou pelos assírios (v. 12), uniu-se a eles em pacto, uniu-se a eles no culto, passou a amar seus capitães e governantes e os exaltava como cavalheiros mais esmerados e refinados do que quaisquer outros que a terra de Israel jamais produzira.
“Vede quão ricamente, quão asseadamente estão vestidos, vestidos com a máxima magnificência; quão bem montam um cavalo; são cavaleiros montados em cavalos; quão encantadores parecem, todos jovens desejáveis”.
E assim passaram a gostar de tudo o que era estrangeiro e a desprezar sua própria nação; e até a religião de sua nação era pobre e simples, e não se comparava com o primor e o esplendor dos templos pagãos.
Assim aumentou suas prostituições; apaixonou-se, entrou em pacto com os caldeus. O próprio Ezequias foi faltoso deste modo, quando se orgulhou da corte que o rei da Babilônia lhe fez e homenageou os embaixadores desse rei com a visão de todos os tesouros de Ezequias (Isaías 39:2).
E o capricho aumentou (v. 14); apaixonou-se pelas imagens dos capitães babilônios (v. 15, 16), uniu-se em aliança com aquele reino, convidou-os a vir e se estabelecer em Jerusalém, para que refinassem a índole da nação judaica e a tornassem mais polida.
Ou melhor: mandaram buscar modelos de suas imagens, altares e templos, e os usaram em seu culto. Assim foi contaminada por suas prostituições (v. 17), e assim revelou sua própria prostituição (v. 18), sua própria forte inclinação para a idolatria.
E, quando tivera o bastante dos caldeus e ficara cansada deles e disposta a romper seu pacto com eles, como fizeram Jeoaquim e Zedequias, sua mente estando alienada deles, cortejou os egípcios, apaixonou-se por seus amantes (v. 20).
Queria entrar em aliança com eles e, para fortalecer a aliança, queria unir-se a eles em suas idolatrias e então depender deles como seus protetores contra todas as outras nações. Pois tão sábia, tão rica, tão forte era a nação egípcia e chegara a tal perfeição na idolatria, que agora não havia nação em que pudessem ter tanta satisfação como no Egito.
Assim trouxeram à lembrança os dias de sua juventude (v. 19), a lascívia de sua juventude (v. 21).
- Agradavam-se com sua lembrança. Quando começaram a pôr suas afeições no Egito, animaram-se a pôr confiança naquele reino por causa do antigo conhecimento que tinham dele, como se ainda retivessem o gosto e o sabor dos alhos-porós e cebolas que comiam ali.
Ou antes, do culto idólatra que aprenderam ali e trouxeram consigo de lá. Quando começaram a se relacionar com o Egito, lembraram como alegremente seus pais adoravam o bezerro de ouro, que música e dança tinham naquela diversão, que aprenderam no Egito; e esperavam ter agora uma alegação plausível para voltar a isso.
Assim multiplicou suas prostituições, repetiu suas prostituições anteriores e se animou a aceitar tentações presentes, trazendo à lembrança os dias de sua juventude.
Repare: os que, em vez de refletir sobre seus pecados anteriores com tristeza e vergonha, refletem sobre eles com prazer e orgulho contraem por isso nova culpa, fortalecem suas próprias corrupções e, na prática, desafiam o arrependimento. Isto é voltar com o cão ao seu vômito.
- Trouxeram aquilo à lembrança de Deus e o provocaram a lembrá-lo contra eles. Deus de fato dissera que lhes pediria contas pelo bezerro de ouro, aquele ídolo do Egito (Êxodo 32:34).
Mas tal era sua paciência que parecia tê-lo esquecido até que eles, por seu pacto agora com os egípcios contra os caldeus, por assim dizer, o fizeram lembrar disso; e, no dia em que os castigar, agora os castigará por aquilo, como disse.
É muito observável como esta adúltera muda seus amantes: primeiro se apaixona pelos assírios; depois julgou os caldeus mais esmerados e os cortejou. Depois de algum tempo sua mente foi alienada deles, e julgou os egípcios mais poderosos (v. 20), e deve contrair intimidade com eles. Isto mostra a insensatez:
(1.) Das concupiscências carnais; quando são favorecidas, tornam-se caprichosas e inconstantes, logo fartas, mas nunca satisfeitas; devem ter variedade, e o que é amado num dia é detestado no seguinte. Unius adulterium matrimonium vocant, um adultério é chamado casamento, como observa Sêneca.
(2.) Da idolatria. Os que julgam um Deus pouco demais não julgarão cem suficientes, mas continuamente procurarão experimentar mais, achando todos insuficientes.
(3.) De buscar ajuda nas criaturas; vamos de uma a outra, mas somos decepcionados com todas e nunca podemos descansar até termos feito do Deus de Israel nossa ajuda.
II. O Deus fiel justamente dá carta de divórcio a esta cidade agora infiel, que se tornou prostituta. O zelo de Deus logo descobriu a lascívia dela (v. 13): “Vi que estava maculada”, que estava corrompida, e vi qual era a direção de sua inclinação, que as duas irmãs tomaram ambas um caminho e que Jerusalém ficou pior que Samaria.
Pois, se estendemos nossa mão a um deus estranho, Deus não explorará isto? Sem dúvida explorará; e, quando o tiver encontrado, poderá se agradar disso? Não: (v. 18) então minha mente foi alienada dela, como fora de sua irmã.
Como o Deus puro e santo poderia por mais tempo se deleitar numa geração tão lasciva? Repare: o pecado aliena a mente de Deus do pecador, e justamente, pois é a alienação da mente do pecador de Deus. Mas ai, e mil ais, dos que têm alienada de si a mente de Deus; pois de quem ele se afasta, contra esse se voltará.
Versículos 22 a 35
O Castigo de Jerusalém. (a.C. 591.)
Jerusalém está formalmente acusada pelo nome de Aolibá. Pois ela, como falsa traidora de seu soberano Senhor, o Deus do céu, não tendo seu temor diante dos olhos, mas movida pela instigação do diabo, se revoltara de sua lealdade a ele, tramara e imaginara sacudir seu governo.
Mantivera correspondência, se unira em confederação com seus inimigos e com os que alegam uma divindade, em desprezo de sua coroa e dignidade. A esta acusação formal alegou: “Não sou culpada: não estou contaminada; não fui atrás dos baalins”.
Mas se decide contra ela pela notória evidência do fato, e está declarada culpada dele, nem tem coisa alguma substancial a oferecer por que não se deva proferir juízo e ordenar execução da sentença segundo a lei. Nestes versículos, portanto, temos a sentença.
I. Seus antigos confederados devem ser seus executores da sentença; e os que cortejara para serem seus líderes no pecado agora serão empregados como instrumentos de seu castigo (v. 22): “Levantarei teus amantes contra ti, os caldeus, que antes tanto admiravas e cujo conhecimento cobiçavas, mas dos quais desde então tua mente se afastou e com os quais rompeste perfidamente a aliança”.
São chamados “teus amantes” (v. 22) e, contudo (v. 28), os que você odeia. Repare: é comum o amor pecaminoso logo se transformar em ódio, como o de Amnom por Tamar. Os de paixões obstinadas e desarrazoadas muitas vezes são muito ardentes contra as pessoas e coisas pelas quais pouco antes eram igualmente ardentes.
Os insensatos correm para extremos; ou melhor: até os sábios podem ver motivo para mudar seus sentimentos. E, por isso, assim como devemos nos alegrar e chorar como se não nos alegrássemos nem chorássemos, assim devemos amar e odiar como se não amássemos nem odiássemos. Ita ama tanquam osurus, ame como quem pode ter motivo para sentir aversão.
II. A execução da sentença a ser feita sobre ela é muito terrível:
- Seus inimigos virão contra ela de todos os lados (v. 22), os das diversas nações que constituíam o exército caldeu (v. 23), todos grandes senhores e renomados.
Sua pompa, grandeza e aparência esplêndida os faziam parecer tanto mais amáveis quando vinham como amigos para proteger e patrocinar Jerusalém, mas tanto mais temíveis quando vinham castigar sua traição e visavam a nada menos que sua ruína.
(1.) Virão com muita força militar (v. 24), com carros e carroças providos de todas as provisões necessárias para um acampamento, com armas e munição, malas e bagagem, com vasto exército e bem armados.
(2.) Terão a justiça de seu lado: “Porei o juízo diante deles”. Terão consigo o direito assim como a força; pois o rei da Babilônia tinha justa causa para fazer guerra ao rei de Judá, porque rompera seu pacto com ele.
“E, por isso, te julgarão, não apenas segundo os juízos de Deus, como instrumentos de sua justiça, para te castigar pelas indignidades feitas a ele, mas segundo os juízos deles, segundo a lei das nações, para te castigar por teus tratos pérfidos com eles.”
(3.) Prosseguirão a guerra com muita fúria e ressentimento. Sendo guerra de vingança, “tratar-te-ão com ódio” (v. 29). Isto tornará a execução da sentença tanto mais severa: suas espadas serão mergulhadas em veneno.
Você os odeia, e eles a tratarão com ódio; os que odeiam serão odiados e tratados com ódio.
(4.) O próprio Deus os conduzirá adiante, e sua ira será mesclada com a deles (v. 25): “Porei meu zelo contra ti”; isso acenderá este fogo, e então “tratar-te-ão furiosamente”.
Por mais odiosamente, por mais furiosamente que os homens nos tratem, contudo, se temos Deus de nosso lado, não precisamos temê-los; não podem nos fazer prejuízo real algum. Mas, se os homens nos tratam furiosamente e Deus também põe seu zelo contra nós, que será de nós?
- Os particulares da sentença aqui proferida contra esta notória adúltera são:
(1.) Que tudo o que tem será apreendido. As roupas e as belas joias com que procurara se recomendar a seus amantes, delas será despojada (v. 26). Todas aquelas coisas que eram os ornamentos de seu estado serão tiradas:
“Tirarão todo o teu trabalho”, tudo o que você obteve por seu trabalho, “e te deixarão nua e descoberta” (v. 29). Tanto a cidade quanto o país serão empobrecidos, e toda a riqueza de ambos varrida.
(2.) Que seus filhos irão ao cativeiro. “Tomarão teus filhos e tuas filhas” (v. 25) e farão deles escravos, pois são filhos de prostituições, indignos das dignidades e privilégios de israelitas (Oseias 2:4).
(3.) Que será estigmatizada e deformada: “Tirarão teu nariz e tuas orelhas” (v. 25), marcarão você como prostituta e a tornarão para sempre odiosa. Isto indica as muitas crueldades dos soldados caldeus para com os judeus que caíam em suas mãos, os quais provavelmente tratavam barbaramente.
Alguns querem que isto seja entendido figuradamente; e pelo nariz julgam ser significada a dignidade real, e pelas orelhas a do sacerdócio.
(4.) Que será exposta à vergonha: Sua lascívia e suas prostituições serão descobertas (v. 29). Como, quando um malfeitor é castigado, todos os seus crimes são expostos e repetidos para sua desonra; o que era secreto então vem à luz, e o que foi feito muito tempo antes então é trazido à mente.
(5.) Que será completamente cortada e arruinada: O restante de seu povo que escapou da fome e da pestilência cairá pela espada; e o resíduo de suas casas que não foram derrubadas ao seu redor será devorado pelo fogo (v. 25). E este será o fim de Jerusalém.
III. Porque pisou nos passos dos pecados de Samaria, não deve esperar outro destino que o de Samaria. É comum, ao proferir juízo, olhar para precedentes; assim Deus faz ao proferir esta sentença contra Jerusalém (v. 31, etc.):
“Tu andaste no caminho de tua irmã, apesar do aviso que recebeste pelas consequências fatais da impiedade dela; e, por isso, darei a taça dela, sua porção de misérias, em tua mão, a taça da fúria do Senhor, que será para ti uma taça de tremor.” Agora:
Diz-se que esta taça é profunda e grande, e contém muito (v. 32), abundância da cólera de Deus e abundância de misérias, os frutos daquela cólera. É uma taça como aquela de que lemos em Jeremias 25:15, 16. A taça da vingança divina comporta muito, e assim descobrirão aqueles em cuja mão será posta.
Serão levados a beber as próprias borras desta taça, como se diz que os ímpios fazem (Salmos 75:8): “Tu a beberás e a sugarás, não porque seja agradável, mas porque te é imposta (v. 34).”
“Quebrarás seus cacos e arrancarás teus próprios seios, por indignação pela extrema amargura desta taça, cheia da fúria do Senhor (Isaías 51:20), como homens em grande angústia arrancam seus cabelos e atiram tudo para longe de si.”
“Vendo que não há remédio: ela deve ser bebida (pois eu o falei, diz o Senhor Deus), não terás espécie alguma de paciência ao bebê-la.”
- Serão embriagados por ela, feitos doentes e ficarão sem saber o que fazer, como homens bêbados, cambaleando, tropeçando e prontos a cair (v. 33): “Tu serás cheia de embriaguez e tristeza”.
Repare: a embriaguez tem tristeza acompanhando-a, a tal grau que a máxima confusão e espanto aqui são representados por ela.
Quem pensaria que aquilo que é tal violência contra a natureza, tal escândalo para ela, que priva os homens de sua razão, os desordena ao último grau e, por isso, expressa a maior miséria, contudo seria para muitos um pecado amado, a ponto de condenarem suas próprias almas para perturbar seus próprios corpos? Quem tem ai e tristeza como eles (Provérbios 23:29)?
- Assim embriagados, se tornarão, como os bêbados merecem ser, objeto de riso para todos ao redor (v. 32): “Serás motivo de riso e escárnio”, por agir ridiculamente em tudo o que você empreende. Quando Deus está para arruinar um povo, faz seus juízes insensatos e derrama desprezo sobre seus príncipes (Jó 12:17, 21).
IV. Em tudo isto Deus será justificado, e por tudo isto serão reformados; e assim o resultado até disto será a glória de Deus e o bem deles:
- Foram maus, muito maus, e isto justifica Deus em tudo o que é trazido sobre eles (v. 30): “Farei estas coisas a ti porque te prostituíste atrás dos pagãos”, e (v. 35) “porque te esqueceste de mim e me lançaste atrás de tuas costas”.
Repare: o esquecimento de Deus e o desprezo dele, de seu olho sobre nós e de sua autoridade sobre nós, estão no fundo de todos os nossos afastamentos traiçoeiros e adúlteros dele. Por isso os homens vagueiam atrás de ídolos, porque esquecem Deus e suas obrigações para com ele.
Nem poderiam olhar com tanto desejo e deleite para as iscas do pecado se não lançassem primeiro Deus atrás de suas costas, como indigno de consideração. E os que põem tal afronta sobre Deus, como podem pensar senão que ao final ela se voltaria sobre eles mesmos?
“Portanto, suporta tu também tua lascívia e tuas prostituições”; isto é, você sofrerá seu castigo, e só você deve suportar a culpa. Os homens não precisam de mais para afundá-los que o peso de seus próprios pecados; e os que não querem se separar de sua lascívia e de suas prostituições devem suportá-las.
- Serão melhores, muito melhores, e este fogo, embora consumidor para muitos, será refinador para um restante (v. 27): “Assim farei cessar de ti tua lascívia”. Os juízos trazidos sobre eles por seus pecados separaram-nos de seus pecados e ao fim lhes ensinaram a dizer: que temos nós mais a ver com ídolos? Observe:
(1.) Como era inveterada a doença: suas prostituições foram trazidas da terra do Egito. Sua disposição para a idolatria era precoce e inata, sua prática dela era antiga e adquirira uma espécie de prescrição pelo longo uso.
(2.) Como era completa a cura, apesar disso: “Embora tenha criado raiz, contudo será feita cessar, de modo que não levantarás sequer teus olhos novamente para os ídolos, nem te lembrarás mais do Egito com prazer.”
Evitarão as ocasiões deste pecado, pois nem sequer olharão para um ídolo, para que seus corações não andem inadvertidamente atrás de seus olhos. E abandonarão todas as inclinações para ele: Não lembrarão o Egito; não reterão nada daquela afeição por ídolos que tinham desde a própria infância de sua nação.
Adquiriram-na, pela corrupção da natureza, em sua escravidão no Egito e a perderam, pela graça de Deus, em seu cativeiro na Babilônia, cujo bendito fruto foi a remoção do pecado, daquele pecado.
De modo que, enquanto antes do cativeiro nenhuma nação, consideradas todas as coisas, era mais impetuosamente voltada para ídolos e idolatria do que eles, depois daquele cativeiro nenhuma nação era mais veementemente posta contra ídolos e idolatria do que eles.
A tal ponto que neste dia o culto de imagens praticado na igreja de Roma confirma os judeus tanto quanto qualquer coisa em seus preconceitos contra a religião cristã.
Versículos 36 a 49
Israel e Judá Acusados; Juízos Preditos. (a.C. 591.)
Depois que as dez tribos foram levadas ao cativeiro e aquele reino ficou completamente desolado, os remanescentes dele aos poucos se incorporaram ao reino de Judá e obtiveram estabilidade (muitos deles) em Jerusalém. Assim as duas irmãs, na prática, se tornaram uma de novo.
E, por isso, nestes versículos, o profeta chama conjuntamente a prestar contas aqueles que assim estavam unidos: “Julgarás Aolá e Aolibá juntas? (v. 36). Tratarás de elaborar uma desculpa em favor delas? Vês que a questão é tão má que não admite desculpa”.
Ou, antes: “Agora serás empregado, em nome de Deus, para julgá-las (Ezequiel 20:4). A questão ficou pior, em vez de melhor, desde a união”.
I. Que lhes sejam mostrados os pecados de que são culpados: Declare-lhes aberta e ousadamente suas abominações:
Foram culpados de idolatria grosseira, aqui chamada adultério. “Com seus ídolos cometeram adultério” (v. 37), romperam sua aliança matrimonial com Deus, cobiçaram as satisfações de uma mente carnal e sensual no culto a Deus. Esta é a primeira e pior das abominações de que ele deve acusá-los.
Cometeram os assassinatos mais bárbaros ao sacrificar seus filhos a Moloque, pecado tão antinatural que merecem ouvir sobre ele em todas as ocasiões.
Há sangue em suas mãos, sangue inocente, o sangue de seus próprios filhos, que fizeram passar pelo fogo (v. 37), não para que fossem dedicados aos ídolos, mas para que fossem devorados, sinal de que amavam seus ídolos mais do que aquilo que lhes era mais querido no mundo.
- Profanaram as coisas sagradas com que Deus os dignificara e distinguira: “Isto me fizeram”, esta indignidade, esta injúria (v. 38). Todo desprezo lançado sobre o que é santo recai sobre aquele que é a fonte da santidade e de uma relação com quem tudo o que é chamado santo recebe sua denominação.
Deus estabelecera seu santuário entre eles, mas eles o macularam, fazendo dele uma casa de comércio, um covil de ladrões. Ou melhor: e muito pior, nele puseram seus ídolos e os adoraram, e nele derramaram o sangue dos profetas de Deus.
Deus lhes revelara seus santos sábados, mas eles os profanaram, fazendo neles todo tipo de trabalho servil, ou talvez com esportes e recreações naquele dia, não só praticados, mas consentidos e animados pela autoridade.
Macularam o santuário no mesmo dia em que profanaram o sábado. Macular o santuário era bastante mau em qualquer dia, mas fazê-lo no dia de sábado era um agravante. Comumente dizemos: Quanto melhor o dia, melhor o feito. Mas aqui: quanto melhor o dia, pior o feito.
Deus repara nas circunstâncias do pecado que aumentam a culpa. Mostra (v. 39) em que consistiu sua profanação tanto do santuário quanto do sábado. Abateram seus filhos e os sacrificaram a seus ídolos, para grande desonra tanto de Deus quanto da natureza humana.
E então vieram, no mesmo dia, com as mãos encharcadas do sangue de seus filhos e suas roupas manchadas dele, para comparecer ao santuário de Deus. Não para pedir perdão pelo que fizeram, mas para se apresentar diante dele, como faziam outros israelitas.
Esperavam aceitação da parte dele, apesar destas vilanias de que eram culpados, como se Deus ou não conhecesse sua impiedade ou não a odiasse. Assim profanavam o santuário, como se fosse uma proteção aos piores malfeitores; pois assim fizeram no meio de sua casa.
Repare: é profanação das solenes ordenanças de Deus quando aqueles que são grosseira e abertamente profanos e viciosos se intrometem assim, descarada e impenitentemente, nos serviços e privilégios delas. “Não deis aos cães o que é santo.” “Amigo, como entraste aqui?”
- Cortejaram alianças estrangeiras, se orgulharam delas e depositaram confiança nelas. Isto também é representado pelo pecado de adultério, pois era afastamento de Deus, não só a quem somente deveriam prestar sua homenagem e não aos ídolos, mas em quem somente deveriam pôr sua confiança e não nas criaturas.
Israel era um povo peculiar, deve habitar sozinho e não ser contado entre as nações; e profanam sua coroa e põem sua honra no pó quando cobiçam ser como elas ou estar em pacto com elas.
Mas isto agora fizeram: entraram em estreitas alianças com os assírios, caldeus e egípcios, os reinos mais renomados e poderosos naquele tempo. Mas desdenharam alianças com os pequenos reinos e estados próximos deles, que, contudo, lhes poderiam ter prestado um serviço mais real.
Repare: almejar um relacionamento e correspondência com gente importante tem muitas vezes sido uma armadilha para gente boa. Vejamos como Jerusalém corteja seus elevados aliados, pensando assim tornar-se considerável:
(1.) Pediu em particular que uma embaixada pública lhe fosse enviada (v. 40): Você mandou um mensageiro para que viessem homens de longe. Parece, então, que os vizinhos não tinham desejo de entrar numa confederação com Jerusalém, mas ela se impôs a eles e mandou secretamente pedir que a cortejassem: “E eis que vieram”.
Os mais sábios e melhores podem ser arrastados inevitavelmente à companhia e ao convívio com gente profana e ímpia. Mas não é sinal nem de sabedoria nem de bondade cobiçar intimidade com tais pessoas e cortejá-la.
(2.) Foi feita grande preparação para receber estes ministros estrangeiros, para sua entrada pública e audiência pública, comparada aos esforços que uma adúltera faz para parecer bela. Como Jezabel, você pintou seu rosto e se enfeitou com ornamentos (v. 40).
O rei e os príncipes fizeram para si roupas novas, prepararam os salões de recepção, embelezaram o mobiliário e lhe deram aspecto novo. Você se sentou sobre uma cama majestosa (v. 41), um trono majestoso; uma mesa foi preparada, sobre a qual você pôs meu azeite e meu incenso. Isto era ou:
[1.] Um banquete para os embaixadores, uma recepção suntuosa, de acordo com as outras preparações. Havia incenso para perfumar a sala e azeite para ungir suas cabeças. Ou:
[2.] Um altar já equipado para o uso dos embaixadores no culto de seus ídolos, para lhes mostrar que os israelitas não eram tão rígidos que não pudessem consentir aos estrangeiros o livre exercício de sua religião entre eles e fornecer-lhes capelas.
Sim, e ainda: os agradavam a ponto de se unir a eles em suas devoções. Embora a lei de seu Deus fosse contra isto, contudo podiam facilmente eximir a si mesmos para agradar a um amigo.
Deus chama o azeite e o incenso de seus, não só porque eram dádiva de sua providência, mas porque deveriam ter sido oferecidos em seu altar, o que era um agravante de seu pecado de servir com eles aos ídolos e idólatras. Veja Oseias 2:8.
(3.) Houve grande alegria com sua vinda, como se fosse uma bênção como nunca antes acontecera a Jerusalém (v. 42): “A voz de uma multidão à vontade estava com ela”. O povo estava muito à vontade, pois se julgavam muito seguros e felizes agora que tinham aliados tão poderosos.
E, por isso, acompanharam os embaixadores com altos vivas e aclamações de alegria. Houve grande afluência de gente à corte nesta ocasião. Os homens do povo comum estavam lá para abrilhantar a solenidade e aumentar a multidão; e com eles “foram trazidos sabeus do deserto”.
A margem traz bêbados do deserto, que beberiam brindes à prosperidade desta grande aliança, os imporiam aos outros e seriam os mais ruidosos em gritar nesta ocasião.
Fossem quem fossem, em honra dos embaixadores, “puseram braceletes em suas mãos e belas coroas em suas cabeças”, o que fez a cavalgada parecer muito esplêndida.
(4.) Deus, por seus profetas, os avisou contra fazer estes perigosos pactos com estrangeiros (v. 43): “Então disse eu àquela que era velha em adultérios, que desde o princípio gostava de pactos com os pagãos, de se casar com suas famílias (Juízes 3:6) e depois de fazer alianças com seus reinos”.
“E, embora muitas vezes decepcionada nisto, nunca quis ser dissuadida disso (este era o adultério em que era velha), disse eu: Cometerão agora prostituições com ela, e ela com eles?”
“Certamente a experiência e a observação terão a esta altura convencido tanto eles quanto ela de que uma aliança entre a nação dos judeus e uma nação pagã nunca pode ser para vantagem de nenhuma das duas”.
São ferro e barro, que não se misturarão, nem Deus abençoará tal aliança ou sorrirá para ela. Mas parece que ser velha nestes adultérios, em vez de desmamá-la deles, como se esperaria, só a torna mais descarada e insaciável neles.
Pois, embora assim fosse advertida da insensatez disto, contudo “entraram a ela” (v. 44). Um acordo logo foi fechado, e um pacto feito, primeiro com este, depois com o outro estado estrangeiro. Samaria fez assim, Jerusalém fez assim, como mulheres lascivas.
Não podiam se contentar com os abraços das leis e do cuidado de Deus e as garantias de proteção que ele lhes dava; não podiam julgar sua aliança com eles segurança suficiente.
Mas tinham de, por tratados e pactos, sagazes (pensavam) e bem combinados, atirar-se nos braços de príncipes estrangeiros e pôr seus interesses sob a proteção deles.
Repare: prostituem-se, afastando-se de Deus, aqueles corações que se comprazem na pompa do mundo e depositam confiança em sua riqueza e num braço de carne (Jeremias 17:5).
II. Que lhes sejam mostrados de antemão os juízos que vêm sobre eles por estes pecados (v. 45): “Os homens justos, eles as julgarão”. Alguns entendem que os instrumentos de sua destruição são os homens justos que as julgarão.
Os assírios que destruíram Samaria e os caldeus que destruíram Jerusalém eram comparativamente justos, tinham senso de justiça entre homem e homem e se ressentiam justamente da traição da nação judaica. De qualquer modo, executaram os juízos de Deus, que, estamos certos, são todos justos.
Outros entendem que se refere aos profetas, cujo ofício era, em nome de Deus, julgá-las e proferir sentença contra elas. Ou podemos tomá-lo como um recurso a todos os homens justos, a todos os que têm senso de equidade. Todos julgarão a respeito destas cidades e concordarão em seu veredito.
Pois, visto que notoriamente foram culpadas de adultério e assassinato e a culpa é nacional, portanto deveriam sofrer as dores e penalidades que pela lei se infligem às mulheres, em sua condição pessoal, que derramam sangue e são adúlteras.
Os homens justos dirão: “Por que cidades sanguinárias e imundas escapariam melhor do que pessoas sanguinárias e imundas? Julga, peço-te” (Isaías 5:3). Proferido este juízo pelos homens justos, o Deus justo ordenará a execução da sentença. Veja aqui:
- Qual será a execução da sentença (v. 46, 47). A mesma de antes (v. 23, etc.). Deus trará uma companhia de inimigos sobre elas, que serão obrigados a servir aos santos propósitos de Deus mesmo quando servirem a seus próprios apetites e paixões pecaminosos.
Estes inimigos facilmente conseguirão o intento, pois Deus as entregará nas mãos dos inimigos para serem removidas e despojadas; esta companhia as apedrejará com pedras como malfeitores e as escolherá uma a uma e abaterá com suas espadas.
E, como às vezes se fazia nas execuções severas (testemunha a de Acã), abaterão seus filhos e queimarão suas casas.
- Quais serão seus efeitos:
(1.) Assim sofrerão por seus pecados: Sua lascívia lhes será retribuída (v. 49); e suportarão os pecados de seus ídolos (v. 35, 49). Assim Deus afirmará a honra de sua lei rompida e seu governo injuriado e mostrará ao mundo que ele é um Deus justo e zeloso.
(2.) Assim serão separados de seus pecados: “Farei cessar a lascívia na terra” (v. 27, 48). A destruição da cidade de Deus, como a morte dos santos de Deus, fará em favor deles o que as ordenanças e providências antes não puderam fazer.
Tirará completamente seu pecado, de modo que Jerusalém se levantará de suas cinzas como uma nova massa, como o ouro sai da fornalha purificado de sua escória.
(3.) Assim às outras cidades e nações será dado justo aviso para se guardarem dos ídolos. “Para que todas as mulheres sejam ensinadas a não fazer segundo vossa lascívia”. Este é o fim do castigo dos malfeitores: que sejam feitos exemplos para outros, que verão e temerão.
Fira o desdenhador, e o simples tomará cuidado. Os juízos de Deus sobre alguns têm o desígnio de ensinar outros, e felizes os que recebem deles instrução para não seguir os passos dos pecadores, para que não sejam apanhados em suas armadilhas.
Os que quiserem que isto lhes seja ensinado devem saber que Deus é o Senhor (v. 49), que ele é o governador do mundo, um Deus que julga na terra e para quem não há acepção de pessoas.