Matthew Henry

Ezequiel 21

Argumento

Neste capítulo temos: I. Uma explicação da profecia no encerramento do capítulo anterior sobre o fogo na floresta, que o povo se queixava de não poder entender (vv. 1-5), com orientações ao profeta para se mostrar profundamente tocado por ela (v. 6, 7).

II. Uma predição ulterior da espada que vinha sobre a terra, pela qual tudo seria devastado; e isso expresso muito enfaticamente (vv. 8-17). III. Uma perspectiva dada da aproximação do rei da Babilônia a Jerusalém, cidade que a adivinhação o levou a atacar (vv. 18-24).

IV. Sentença proferida contra Zedequias, rei de Judá (vv. 25-27). V. A destruição dos amonitas pela espada predita (vv. 28-32). Assim, este capítulo é todo de ameaças.

Versículos 1 a 7

Ameaças contra Israel; Juízos Preditos. (a.C. 592.)

O profeta havia exposto fielmente a mensagem que lhe fora confiada no encerramento do capítulo anterior, nos termos em que a recebeu, sem ousar acrescentar seu próprio comentário a ela.

Mas, quando se queixou de que o povo o censurava por falar por parábolas, a palavra do Senhor veio a ele outra vez e lhe deu uma chave para aquele discurso figurado, com a qual poderia fazer o povo compreender seu significado e assim calar aquela objeção.

Pois todos os homens serão tornados indesculpáveis no tribunal de Deus, e toda boca será fechada. Repare: quem fala em línguas deve orar para que possa interpretar (1 Coríntios 14:13).

Quando falamos às pessoas sobre suas almas, devemos buscar a clareza e nos expressar de modo que sejamos entendidos o melhor possível. Cristo explicou suas parábolas aos seus discípulos (Marcos 4:34).

  1. O profeta é aqui mais claramente orientado sobre contra quem dirigir a flecha desta profecia. Deve deixar cair sua palavra na direção dos lugares santos (v. 2), de Canaã, a terra santa, de Jerusalém, a cidade santa, do templo, a casa santa.

Esses lugares eram altamente dignificados acima dos outros. Mas, quando os contaminaram, aquela palavra que costumava cair nos lugares santos agora cairá contra eles: “Profetiza contra a terra de Israel”. Era honra de Israel ter profetas e profecia, mas estes, desprezados por eles, são voltados contra eles.

E com justiça Sião é bombardeada por sua própria artilharia, que costumava ser empregada contra seus adversários, visto que não sabia como lhe dar valor.

  1. Ele é instruído e deve instruir o povo no significado do fogo ameaçado para consumir a floresta do sul. Significava espada desembainhada, a espada da guerra que tornaria a terra desolada (v. 3): eis que sou contra você, ó terra de Israel!

Nada mais é necessário para tornar um povo infeliz do que ter Deus contra eles. Pois, assim como, se ele é em nosso favor, não precisamos temer, sejam quais forem os que são contra nós, assim, se ele é contra nós, não podemos esperar, sejam quais forem os que são em nosso favor.

E os que professam ser povo de Deus, quando se revoltam contra ele, o colocam contra eles, ele que costumava ser em seu favor. Era o fogo ali aceso por Deus? A espada aqui é sua espada, que preparou e à qual confiará uma missão.

Ele a tirará de sua bainha, onde estivera quieta e não ameaçara prejuízo. Repare: quando a espada é desembainhada entre as nações, a mão de Deus deve ser observada e reconhecida nela.

O fogo devorava toda árvore verde e toda árvore seca? Da mesma maneira, a espada cortará os justos e os ímpios. Bons e maus foram envolvidos nas calamidades comuns da nação. Os justos foram cortados da terra de Israel quando foram enviados cativos à Babilônia, embora talvez poucos ou nenhum deles fossem cortados da terra dos vivos.

E era sinal ameaçador para a terra de Israel que, no começo de suas perturbações, homens tão excelentes como Daniel e seus companheiros, e Ezequiel, fossem cortados dela e levados à Babilônia.

Mas, embora a espada corte os justos e os ímpios, pois devora um assim como outro (2 Samuel 11:25), contudo longe de nós pensar que os justos são como os ímpios (Gênesis 18:25). Não: as graças e os consolos de Deus fazem grande diferença quando sua providência parece não fazer nenhuma.

Os figos bons são enviados à Babilônia para seu bem (Jeremias 24:5, 6). É só na aparência externa que há “um desfecho para o justo e para o ímpio” (Eclesiastes 9:2). Mas isso indica a grandeza do desagrado de Deus contra a terra de Israel.

Bem se poderia dizer: seu olho não poupará, quando não poupará, não, nem mesmo os justos nela. Como não há homens justos suficientes para salvar a terra, para tornar mais ilustre a justiça de Deus, os poucos que há sofrerão com ela, e a misericórdia de Deus os compensará de alguma outra maneira.

O fogo queimava todos os rostos do sul ao norte? A espada sairá contra toda carne do sul ao norte, sairá como espada de Deus, com comissão que não pode ser contestada, com força que não pode ser resistida.

Toda carne foi levada a saber que Deus acendeu o fogo? Serão levados a saber que desembainhou a espada (v. 5). E, por último: o fogo que foi aceso nunca será apagado?

Assim, quando esta espada do Senhor é desembainhada contra Judá e Jerusalém, a bainha é lançada fora, e a espada nunca será embainhada: não voltará mais até que tenha posto fim a tudo.

  1. Ordena-se ao profeta que, mediante expressões de sua própria dor e preocupação com essas calamidades que vinham, procure produzir impressões semelhantes sobre o povo. Quando tiver exposto sua mensagem, deve suspirar (v. 6), deve soltar muitos suspiros profundos, com o quebrar de seus lombos.

Deve suspirar como se seu coração fosse se romper, suspirar com amargura, com outras expressões de tristeza amarga, e isso publicamente, à vista daqueles a quem expusera a mensagem anterior, para que isso fosse um sermão aos seus olhos, como aquela o fora aos seus ouvidos; e seria bom se ambos atuassem sobre eles.

O profeta deve suspirar, embora lhe seja penoso e lhe deixe o peito dolorido, e embora seja provável que os profanos entre o povo o ridicularizem por isso e o chamem pregador choramingas e hipócrita. Mas, se estamos fora de nós, é para Deus; e, se isso é ser vil, ainda seremos mais assim.

Repare: os ministros, se quiserem tocar outros com as coisas de que falam, devem mostrar que eles próprios, com a maior sinceridade, são tocados por elas. E devem se submeter ao que possa lhes criar desconforto, contanto que promova os fins de seu ministério.

O povo, observando o profeta suspirar tanto e não vendo ocasião visível para isso, perguntaria: “Por que suspiras? Esses suspiros têm algum significado místico; faze-nos saber qual é”.

E deve lhes responder (v. 7): “É por causa das notícias, das pesadas notícias que ouviremos em breve. As notícias vêm, vêm os juízos dos quais ouvimos as notícias, vêm depressa, e então vós todos suspirareis. Ou melhor: isso não bastará”.

“Todo coração derreterá, e todo espírito falhará; toda a vossa coragem terá ido embora, e não tereis considerações animadoras com que vos sustentar. E, quando o coração e o espírito falharem, naturalmente se seguirá que todas as mãos serão fracas e incapazes de lutar, e todos os joelhos serão fracos como água e incapazes de fugir ou de manter sua posição”.

Os que têm Deus em seu favor quando a carne e o coração falham o têm como força de seu coração. Mas os que têm Deus contra eles não têm revigorante para um espírito que desfalece, mas são como Belsazar quando seus pensamentos o perturbaram (Daniel 5:6).

Mas algumas pessoas são mais assustadas que feridas. Não pode ser assim o caso aqui, e o desfecho se mostrar melhor do que provável? Não: “Eis que vem e será realizado”. Não é um bicho-papão com que são assustados, mas conforme o temor assim é a cólera, e mais grave do que se teme.

Versículos 8 a 17

Juízos Preditos. (a.C. 592.)

Aqui está outra profecia da espada, exposta de maneira muito comovente; as expressões aqui usadas são um tanto intrincadas e deixam os intérpretes perplexos. A espada foi desembainhada nos versículos anteriores; aqui é preparada para executar a sentença, o que o profeta recebe ordem de lamentar. Observe:

I. Como a espada é aqui descrita:

  1. É afiada, para que possa cortar e ferir e produzir uma matança terrível. A cólera de Deus lhe dará um gume. E, quaisquer que sejam os instrumentos que Deus tenha por bem usar na execução de seus juízos, ele os encherá de força, coragem e fúria, conforme o serviço em que são empregados. Da boca de Cristo sai uma espada afiada (Apocalipse 19:15).

  2. É polida, para que possa reluzir, para terror daqueles contra quem é desembainhada. Será uma espécie de espada flamejante. Se tiver enferrujado na bainha por falta de uso, será esfregada e abrilhantada.

Pois, embora a glória da justiça de Deus possa parecer ter ficado eclipsada por algum tempo, durante o dia de sua paciência e o adiamento de seus juízos, contudo brilhará de novo e será feita reluzir.

  1. É uma espada vitoriosa; nada resistirá diante dela (v. 10): “Desdenha a vara de meu filho como toda árvore”. “Israel”, disse Deus uma vez, “é meu filho, meu primogênito”. O governo daquele povo era chamado vara, vara forte; lemos das varas fortes que tinham para cetros (Ezequiel 19:11).

Mas, quando a espada da justiça de Deus é desembainhada, desdenha essa vara, não faz caso dela. Embora seja vara forte e a vara de seu filho, não é mais que qualquer outra árvore. Quando os que professam ser povo de Deus se revoltam contra ele e estão em rebelião contra ele, sua espada os despreza. Que são para ele mais que outro povo?

A leitura marginal dá outra noção dessa espada: “É a vara de meu filho”. E sabemos de quem Deus disse (Salmos 2:7): “Tu és meu Filho, neste dia te gerei”; e (Salmos 2:9): “Tu os quebrarás com uma vara de ferro”. Essa espada é aquela vara de ferro que desdenha toda árvore e a derrubará.

Ou essa espada é a vara de meu filho, vara corretiva, para o castigo da transgressão do povo de Deus (2 Samuel 7:14), não para cortá-los de modo que deixem de ser povo. É espada para outros, vara para meu filho.

II. Como a espada é aqui posta na mão dos executores da sentença: “É a vara de meu Filho, e ele a deu para que possa ser manejada (v. 11), para que possa ser usada para o fim pelo qual foi desembainhada.”

“É dada à mão, não do esgrimista para brincar com ela, mas de quem abate para executar a sentença com ela. Meu Filho usa a espada de guerra como espada de justiça, e a ele é confiado todo o juízo.”

“É abrilhantada (v. 15), é embrulhada, para que possa ser conservada segura, limpa e afiada para a matança, não como a espada de Golias foi embrulhada num pano apenas para recordação” (1 Samuel 21:9).

III. Como a espada é dirigida e contra quem é enviada (v. 12): “Será sobre meu povo”; eles cairão por essa espada. É repetido de novo, como algo dificilmente crível, que a espada dos pagãos será sobre o próprio povo de Deus. Ou melhor: “será sobre todos os príncipes de Israel”.

Sua dignidade e poder como príncipes não serão mais sua segurança que sua profissão de religião como príncipes de Israel. Mas, se a espada em algum momento está sobre o povo de Deus, não têm no íntimo consolo suficiente para armá-los contra tudo nela que é assustador?

Sim: têm, enquanto se conduzem como convém a seu povo. Mas estes não fizeram assim e, por isso, terrores, por causa da espada, estarão sobre os que se chamam meu povo.

Repare: enquanto os homens bons estão tranquilos, não só quanto ao mal, mas ao medo dele, os homens ímpios estão perturbados não só pela espada, mas pelos seus terrores, surgidos da consciência de sua própria culpa.

Essa espada é dirigida particularmente contra os grandes homens, pois haviam sido os maiores pecadores entre eles; haviam rompido de todo o jugo e rebentado as amarras (Jeremias 5:5). E, por isso, de maneira especial, a controvérsia de Deus é com eles, que haviam sido os líderes do pecado.

“A espada dos abatidos” é “a espada dos grandes homens que são abatidos” (v. 14). Embora tenham se provido de lugares de retiro, lugares de ocultação, onde se lisonjeiam com esperanças de estar seguros, descobrirão que a espada entrará em seus aposentos privados e os encontrará ali, como as rãs, quando foram uma das pragas do Egito, tiveram acesso aos aposentos de seus reis.

A espada, a ponta dessa espada, é dirigida contra suas portas, contra todas as suas portas (v. 15), contra todas aquelas coisas com que pensavam mantê-la fora e se fortificar contra ela.

Repare: as portas mais fortes, embora sejam portas de bronze, por mais bem trancadas e por mais bem guardadas, não são defesa contra a ponta da espada dos juízos de Deus. Mas, quando ela é apontada contra os pecadores:

  1. Estão prontos a temer o pior; seus corações desfalecem, de modo que não são capazes de oferecer qualquer resistência.

  2. O pior vem; qualquer resistência que ofereçam é inútil, mas são arruinados, e suas ruínas são multiplicadas.

Mas que necessidade temos de observar as direções particulares dessa espada quando tem uma comissão geral, é enviada com um mandado de livre curso (v. 16)? “Vá, por um caminho ou outro, pelo caminho que quiser; vire para a direita ou para a esquerda; encontrará os que estão expostos ao castigo, pois não há ninguém livre de culpa.”

“E você tem autoridade contra eles, pois não há ninguém isento de castigo. Por isso, para onde seu rosto estiver voltado, siga por esse caminho. E, como a espada de Jônatas, do sangue dos abatidos, da gordura dos poderosos, nunca voltará vazia” (2 Samuel 1:22).

Repare: tão cheio de gente ímpia está o mundo que, por qualquer caminho que os juízos de Deus saiam, encontrarão trabalho, encontrarão matéria sobre a qual trabalhar. Esse fogo nunca se apagará nesta terra por falta de combustível.

E Deus tem meios tão diversos de encontrar os pecadores que a espada de sua justiça continua como era no princípio, quando flamejava na mão dos querubins: volta-se para todos os lados (Gênesis 3:24).

IV. Qual é a natureza dessa espada e quais são suas intenções e limitações quanto ao povo de Deus (v. 13). É uma correção; é assim por desígnio; a espada para outros é vara para eles. Esta é uma palavra consoladora que entra no meio dessas terríveis, embora seja expressa de modo um tanto obscuro:

  1. O povo de Deus começa a ter medo de que a espada desdenhe até a vara, de que prossiga com tanta fúria que despreze sua comissão de ser apenas vara, esqueça seus limites e se torne espada de fato, até para o próprio povo de Deus.

Temem que a espada dos caldeus, que é a vara da ira de Deus, desdenhe ser chamada vara e se torne como o machado que se vangloria contra quem corta com ele ou o bastão que se ergue como se não fosse madeira (Isaías 10:15).

Ou: “E se a espada desdenhar até a vara? Isto é, e se essa espada fizer as varas anteriores, como aquela de Senaqueribe, serem desdenhadas como nada em comparação com esta? E se isso se mostrar uma espada destruidora, em vez de vara corretiva, para dar fim completo à nossa igreja e nação?”

É isso que aqueles poucos que pensam, mas são temerosos, receiam. Repare: quando juízos ameaçadores circulam, é bom supor o pior que possa resultar deles, para que possamos nos preparar em conformidade.

E se a espada desdenhar a tribo ou o cetro, a saber, o de Judá e da casa de Davi? Assim alguns pensam que Shebet significa aqui. E se visar à ruína de nosso governo? Se o fizer, o Senhor é justo e será cheio de graça apesar disso. Mas:

  1. Esses medos são silenciados pela garantia de que não é assim; a espada não se esquecerá de si mesma nem da incumbência com que é enviada: “É uma prova”, e não é mais que uma prova. Quem a envia faz dela o uso e lhe põe os limites que lhe agradam. Aqui serão detidas suas ondas orgulhosas.

Repare: é motivo de consolo para o povo de Deus, quando seus juízos circulam e estão prontos a tremer de medo deles, que, sejam o que forem para outros, para eles são apenas provas. E, quando forem submetidos a provas, sairão como ouro, e o teste de sua fé será seu aperfeiçoamento.

V. Aqui o profeta e o povo devem mostrar-se tocados por esses juízos ameaçados:

  1. O profeta deve ser muito sério ao denunciar esses juízos. Deve dizer: “Uma espada! Uma espada!” (v. 9). Não procure palavras esmeradas nem uma variedade de expressões singulares; quando a cidade está em chamas, as pessoas não dão aviso dessa maneira, mas gritam, com voz assustadora e lastimosa: “Fogo! Fogo!”

Assim o profeta deve gritar: “Uma espada! Uma espada!” E (v. 14): Seja a espada duplicada pela terceira vez em sua pregação. Deus fala uma vez, sim, e ainda: duas vezes; sim, e ainda: três vezes. Seria bom que, depois de tudo, os homens percebessem e dessem atenção a isso.

Será duplicada pela terceira vez na providência de Deus. Pois foi a terceira descida de Nabucodonosor sobre Jerusalém que lhe deu fim completo. A ruína vem gradualmente, mas por fim vem eficazmente sobre um povo provocador.

Contudo, isso não é tudo: o profeta não é só como arauto de guerra para proclamar guerra e gritar “Uma espada! Uma espada!”, uma vez, de novo e pela terceira vez. Mas, como uma pessoa intimamente envolvida, deve gritar e uivar (v. 12).

Deve lamentar tristemente as desolações que a espada faria, como quem não só se compadecia pessoalmente dos que sofriam, mas sentia os efeitos dos sofrimentos. De novo (v. 14): “Profetiza e bate tuas mãos uma contra a outra”.

Torça suas mãos, como quem lamenta a desolação, ou bata palmas, como quem, por sua profecia, instiga e anima os que seriam instrumentos da desolação, ou como quem fica espantado com a chegada repentina e a severidade do juízo.

O profeta deve bater suas mãos uma contra a outra, pois, diz Deus, “também baterei minhas mãos uma contra a outra” (v. 17). Deus está decidido ao pronunciar essa sentença contra eles e, por isso, o profeta deve mostrar-se decidido ao publicá-la.

O bater das mãos de Deus, assim como o do profeta, é sinal de santa indignação pela impiedade deles, que era realmente muito espantosa. Quando a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, bateu suas mãos uma contra a outra (Números 24:10).

Repare: Deus e seus ministros estão com justiça irados com os que poderiam ser salvos e, contudo, serão arruinados. Alguns fazem disso uma expressão de triunfo e exultação, de acordo com aquilo (Isaías 1:24): “Ah! Eu me aliviarei de meus adversários”; e aquilo (Provérbios 1:26): Eu também rirei da calamidade deles.

E assim segue aqui: “Farei minha fúria descansar”. Ela não só será consumada, mas ficará satisfeita. E observe com que solenidade, com que autoridade, essa sentença é ratificada: “Eu, o Senhor, o disse, eu que posso e farei cumprir o que disse. Eu o disse e nunca o desdirei. Eu o disse, e quem pode contradizê-lo?”

  1. O povo deve ser muito sério diante da perspectiva desses juízos. Uma indicação disso aparece num parêntese (v. 10): “Festejaríamos então?”. Visto que Deus desembainhou a espada e o profeta suspira e grita: “Festejaríamos então?”.

O profeta parece dar isso como motivo pelo qual suspira; como Neemias 2:3: Por que meu semblante não estaria triste quando Jerusalém está devastada? Repare: antes de consentirmos que nós mesmos fiquemos alegres, devemos considerar se deveríamos ficar alegres ou não.

Festejaríamos, nós que somos sentenciados à espada, que estamos sob a cólera e a maldição de Deus? Festejaremos como outros povos, nós que nos prostituímos, afastando-nos de nosso Deus? Oseias 9:1.

Festejaríamos agora, quando a mão de Deus saiu contra nós, quando os juízos de Deus circulam pela terra e por eles ele chama ao choro e ao luto? Isaías 22:11, 13. Festejaremos agora como o rei e Hamã, quando a igreja está em perplexidade (Ester 3:15), quando deveríamos sentir dor pela aflição de José? Amós 6:6.

Versículos 18 a 27

Juízos Preditos. (a.C. 592.)

O profeta, nos versículos anteriores, lhes mostrara a espada vindo. Aqui lhes mostra essa espada vindo contra eles, para que não se lisonjeassem com a ideia de que, por algum meio ou outro, seria desviada para direção contrária.

I. Deve ver e mostrar o exército caldeu vindo contra Jerusalém e determinado por um poder supremo a fazê-lo. O profeta deve lhe designar dois caminhos, isto é, deve desenhar sobre papel duas estradas (v. 19), como às vezes se faz em mapas.

E deve trazer o exército do rei da Babilônia ao lugar onde as estradas se dividem, pois ali farão uma parada. Ambas saem da mesma terra. Mas, quando chegam ao lugar onde uma estrada leva a Rabá, a principal cidade dos amonitas, e a outra a Jerusalém, ele faz uma pausa.

Pois, embora esteja resolvido a ser a ruína de ambas, contudo não decidiu qual atacar primeiro; aqui sua política e seus políticos o deixam sem saber o que fazer. A espada deve ir ou a Rabá ou a Judá em Jerusalém.

Muitos dos habitantes de Judá agora haviam se abrigado em Jerusalém, e todos os interesses do país estavam ligados à segurança da cidade. E por isso é chamada “Judá em Jerusalém, a fortificada”. Tão bem fortificada era, tanto pela natureza quanto pela arte, que era considerada inexpugnável (Lamentações 4:12).

O profeta deve descrever esse dilema em que está o rei da Babilônia (v. 21). Pois o rei da Babilônia parou, isto é, parará considerando que rumo tomar, na bifurcação dos dois caminhos.

Embora fosse príncipe de grande previsão e grande resolução, contudo, ao que parece, não conhecia nem seu próprio interesse nem sua própria mente. Não se glorie então o sábio em sua sabedoria, nem o poderoso em seu poder arbitrário, pois até os que podem fazer o que quiserem raramente sabem o que fazer para o melhor. Observe agora:

  1. O método que adotou para chegar a uma resolução. Usou adivinhação, recorreu a um poder superior e invisível, talvez à determinação da Providência por sorteio, para o qual poliu suas flechas, que seriam retiradas por sorteio, em honra da solenidade.

Talvez Jerusalém estivesse escrita numa flecha e Rabá na outra, e ele teria decidido atacar primeiro a cidade cuja flecha primeiro fosse tirada da aljava. Ou recorreu à direção de algum oráculo alegado: consultou imagens ou terafins, esperando receber delas respostas audíveis.

Ou às observações que os áugures faziam sobre as entranhas dos sacrifícios: examinou o fígado para ver se sua posição pressagiava boa ou má sorte. Repare: é uma mortificação para o orgulho dos sábios da terra que, nos casos difíceis, tenham se disposto a buscar o favor do céu para obter direção.

É igualmente exemplo de sua insensatez que tenham adotado meios tão ridículos de fazê-lo, quando, nos casos apropriados para um recurso à Providência, basta que a sorte seja lançada no colo, com aquela oração: “Dá uma sorte perfeita”, e a firme crença de que o resultado dela não é fortuito, mas vem do Senhor (Provérbios 16:33).

  1. A resolução a que assim foi levado. Até por meio dessas práticas pecaminosas Deus realizou seus próprios propósitos e o dirigiu a ir a Jerusalém (v. 22). A adivinhação para Jerusalém aconteceu de estar à sua direita, o que, segundo as regras da adivinhação, o determinou para aquele caminho. Repare:

Aos serviços para os quais Deus tem o desígnio de usar os homens, ele em sua providência certamente os conduzirá, embora talvez eles próprios não percebam sob que orientação estão. Bem, sendo Jerusalém o alvo estabelecido, a campanha é imediatamente aberta com o cerco daquele lugar importante.

São designados capitães para o comando das forças a serem empregadas no cerco, que devem abrir a boca na matança, devem dar orientações aos soldados sobre o que fazer e proferir discursos para animá-los.

São dadas ordens de providenciar tudo o que é necessário para levar adiante o cerco com vigor; devem ser preparados aríetes e construídos fortes. Oh, a quantos esforços e despesas os homens se sujeitam para destruir uns aos outros!

II. Deve mostrar tanto ao povo quanto ao príncipe que trazem essa destruição sobre si mesmos por seu próprio pecado:

  1. O povo o faz (v. 23, 24). Fazem pouco caso dos avisos que lhes são dados do juízo que vem. A profecia de Ezequiel é para eles adivinhação falsa; não são movidos nem despertados para o arrependimento por ela.

Quando ouvem que Nabucodonosor, por sua adivinhação, é dirigido a Jerusalém e assegurado do sucesso nessa empresa, riem disso e continuam despreocupados, chamando-a adivinhação falsa. Isso porque fizeram juramentos, isto é, se uniram em pacto solene com os egípcios.

E dependem da promessa que estes lhes fizeram de levantar o cerco, ou das garantias que os falsos profetas lhes deram de que ele será levantado. Ou pode se referir aos juramentos de lealdade que haviam feito ao rei da Babilônia, mas haviam violado.

Por essa traição deles, Deus os entregara a uma cegueira judicial, de modo que os avisos mais claros que lhes eram dados eram desprezados por eles como adivinhações falsas. Repare: não é estranho que os que fazem zombaria dos juramentos mais sagrados possam igualmente fazer zombaria dos oráculos mais sagrados.

Pois onde parará uma mente profana? Mas sua incredulidade invalidará o conselho de Deus? Estão seguros porque se sentem seguros? De modo nenhum. Ou melhor: o desprezo que demonstram pelos avisos divinos é pecado que traz à lembrança seus outros pecados, e podem agradecer a si mesmos se agora forem lembrados contra eles.

(1.) Sua impiedade presente é descoberta. Agora que Deus está contendendo com eles, são tão perversos e obstinados que tudo o que oferecem em sua própria defesa apenas acrescenta à sua ofensa. Nunca se conduziram tão mal como agora, quando receberam o apelo mais forte para se arrependerem e se reformarem:

“De modo que em todos os vossos feitos os vossos pecados aparecem. Voltem-se para qualquer lado que quiserem, mostram um lado negro.” Isso é verdadeiro demais quanto a cada um de nós. Pois não apenas não há ninguém que viva e não peque, mas não há homem justo na terra que faça o bem e não peque.

Nossos melhores serviços têm tantas mesclas de fraqueza, insensatez e imperfeição, e tanto mal está presente conosco até quando queremos fazer o bem, que podemos dizer, com tristeza e vergonha: em todos os nossos feitos, e também em todas as nossas palavras, nossos pecados aparecem e testemunham contra nós, de modo que, se estivéssemos debaixo da lei, estaríamos arruinados.

(2.) Isso traz à mente sua impiedade anterior: “Vocês fizeram sua iniquidade ser lembrada, não por vocês mesmos para que se arrependessem dela, mas pela justiça de Deus para que fosse cobrada. Seus próprios pecados fazem os pecados de seus pais serem lembrados contra vocês, pelos quais, de outro modo, nunca teriam sofrido.”

Repare: Deus só traz à memória as iniquidades anteriores contra os que, pelas manifestações presentes de sua impiedade, mostram que não se arrependem delas.

(3.) Para que sofram por todos esses pecados juntos, são entregues ao destruidor, para que sejam tomados (v. 23): “Vocês serão tomados pela mão que Deus havia designado para agarrá-los e segurá-los, e da qual não podem escapar.” Os homens são chamados mão de Deus quando são usados como ministros de sua justiça (Salmos 17:14).

Repare: os que não querem ser tomados pela palavra da graça de Deus serão ao final tomados pela mão de sua cólera.

  1. O príncipe igualmente traz sua ruína sobre si mesmo. Zedequias é o príncipe de Israel, a quem o profeta aqui se dirige em nome de Deus. E, se não tivesse falado em nome de Deus, não teria falado tão ousadamente, tão diretamente. Pois é apropriado dizer a um rei: “Tu és ímpio?”

(1.) Lhe dá seu caráter (v. 25): “Tu, profano e ímpio príncipe de Israel!” Não era tão mau como alguns de seus predecessores, e, contudo, mau o bastante para merecer esse caráter. Ele próprio era profano, perdido para tudo o que é virtuoso e sagrado.

E era ímpio, por promover pecado entre seu povo; pecou e fez Israel pecar. Repare: a profanação e a impiedade são más em qualquer um, mas piores de todas num príncipe, príncipe de Israel, que, como israelita, deveria ele próprio saber melhor e, como príncipe, dar melhor exemplo e exercer melhor influência sobre os que o rodeiam.

(2.) Anuncia-lhe sua condenação. Sua iniquidade tem fim; a medida dela está cheia e, por isso, chegou seu dia, o dia de seu castigo, o dia da vingança divina. Repare: embora os ímpios e profanos possam florescer por algum tempo, contudo chegará seu dia de cair. A sentença aqui proferida é:

[1.] Que Zedequias será deposto. Perdeu o direito à sua coroa e não a usará mais; por sua profanação profanou sua coroa, e ela será lançada ao chão (v. 26): “Remove o diadema”. Coroas e diademas são coisas que se podem perder; só no outro mundo há coroa de glória que não murcha, reino que não pode ser movido.

A paráfrase caldaica o expõe assim: “Tirem o diadema de Seraías, o sumo sacerdote, e eu tirarei a coroa de Zedequias, o rei. Nem este nem aquela permanecerão em seu lugar, mas serão removidos.”

“Isso não será o mesmo”, não o mesmo que ele tem sido; isto não isto, como diz a palavra. Talvez seja profano e ímpio como tem sido. Repare: os homens perdem sua dignidade por sua iniquidade. Sua profanação e impiedade removem seu diadema, tiram sua coroa e os fazem o inverso do que eram.

[2.] Que grande confusão e desordem no estado se seguirão a isso. Tudo será virado de cabeça para baixo. O conquistador terá orgulho de exaltar o baixo e rebaixar o alto, dando cargo a uns e degradando outros, conforme seu prazer, sem atentar nem para o direito nem para o mérito.

[3.] As tentativas de restabelecer o governo serão frustradas e darão em nada, particularmente a de Gedalias e a de Ismael, que era da semente real, ao que a paráfrase caldaica refere isto. Nenhum deles conseguirá restabelecê-lo.

“Derrubarei, derrubarei, derrubarei”, primeiro um projeto e depois outro. Pois quem pode edificar o que Deus derrubará?

[4.] Essa monarquia nunca será restaurada até que esteja fixada perpetuamente nas mãos do Messias. Não haverá mais reis da casa de Davi depois de Zedequias até que Cristo venha, a quem o reino pertence por direito, que é aquela semente de Davi em quem a promessa teria seu pleno cumprimento, e eu o darei a ele.

Terá o trono de seu pai Davi (Lucas 1:32). Imediatamente antes da vinda de Cristo houve longo eclipse da dignidade real, assim como houve declínio do espírito de profecia, para que seu brilho na plenitude do tempo, tanto como rei quanto como profeta, aparecesse mais ilustre.

Repare: Cristo tem título incontestável ao domínio e à soberania tanto na igreja quanto no mundo; o reino é seu direito. E, tendo o direito, no devido tempo terá a posse: eu o darei a ele.

E, para que ele não fique privado do que é seu por direito, tudo será derrubado se necessário; toda oposição que se levantar em seu caminho certamente será derrubada para lhe dar lugar (Daniel 2:45; 1 Coríntios 15:25).

Isso é mencionado aqui para o consolo dos que temiam que a promessa feita em Davi falhasse para sempre. “Não”, diz Deus, “essa promessa é certa, pois o reino do Messias durará para sempre”.

Versículos 28 a 32

A Destruição dos Amonitas. (a.C. 592.)

A predição da destruição dos amonitas, realizada por Nabucodonosor cerca de cinco anos depois da destruição de Jerusalém, parece entrar aqui por ocasião de o rei da Babilônia desviar seu desígnio contra Rabá quando o voltou para Jerusalém.

Com isso, os amonitas se tornaram muito insolentes e triunfaram sobre Jerusalém; mas o profeta deve fazê-los saber que a tolerância não é quitação; a suspensão da pena não é perdão. O dia deles também está próximo; sua vez vem em seguida, e será apenas uma pobre satisfação para eles serem os últimos a ser devorados, os últimos a ser executados.

I. O pecado dos amonitas é indicado aqui; é seu descrédito (v. 28):

  1. O descrédito que trouxeram sobre si mesmos quando deram ouvidos aos seus falsos profetas (pois parece que havia tais profetas entre eles, assim como entre os judeus), que alegavam predizer sua segurança perpétua em meio às desolações feitas nos países ao redor deles:

Eles veem vaidade para você e adivinham uma mentira (v. 29). Lisonjeiam você com promessas de paz, e você é tolo a ponto de permitir ser iludido por eles e animá-los nisso ao lhes dar crédito. Repare: aqueles que se alimentam de uma opinião presunçosa de si mesmos no dia da prosperidade preparam matéria para o descrédito de si mesmos no dia da calamidade.

  1. O descrédito que lançaram sobre o Israel de Deus, quando triunfaram em suas aflições e, com isso, acrescentaram aflição a eles, o que foi muito bárbaro e desumano.

Seus adivinhos, ao inflá-los com uma opinião presunçosa de que eram um povo melhor que Israel, pois foram poupados enquanto Israel era eliminado, e da confiança de que sua prosperidade continuaria para sempre, tornaram-nos tão altivos e tão insolentes que até pisaram no pescoço dos israelitas mortos.

Eles haviam sido mortos pelos ímpios caldeus, que tinham a incumbência de executar os juízos de Deus sobre eles quando sua iniquidade chegou ao fim, isto é, quando sua medida ficou cheia.

Voltaremos a encontrar isso em Ezequiel 25:3, etc. Repare: Amadurecem rapidamente para a miséria aqueles que pisam no povo de Deus em sua angústia, ao passo que deveriam tremer quando o juízo começa pela casa de Deus.

II. A destruição completa dos amonitas é ameaçada. Pois o descrédito lançado contra a igreja por seus vizinhos voltará ao próprio seio deles (Salmos 79:12). Veja como é terrível a ameaça e como será a destruição.

  1. Ela virá da cólera de Deus, que toma como feitas a si mesmo as indignidades e injúrias praticadas contra seu povo (v. 31): Derramarei sobre você a minha indignação como chuva de fogo e enxofre. A menor gota da indignação e da cólera divinas causará tribulação e angústia suficientes à alma do homem que pratica o mal; o que faria, então, uma corrente plena dessa indignação e cólera?

“Soprarei contra ti no fogo da minha cólera”; isto é, atiçarei o fogo da minha cólera contra você; ele arderá com a máxima veemência. Você será combustível para esse fogo (v. 32). Repare: os homens ímpios fazem de si mesmos combustível para o fogo da cólera de Deus; são consumidos por ele, e ele é inflamado por eles.

  1. Ela se realizará pela espada da guerra. A eles o profeta deve clamar, como antes clamou a Israel, porque haviam triunfado com a derrota de Israel: “A espada, a espada está desembainhada” (v. 28, compare v. 9, 10); está desembainhada para consumir por causa de seu brilho, pois é brandida, reluz e é apropriada para ser usada.

As execuções de Deus corresponderão aos seus preparativos. Essa espada, uma vez desembainhada, não voltará à bainha (v. 30) até concluir a obra para a qual foi desembainhada. Quando a espada é desembainhada, não volta até que Deus a faça voltar; e ele mantém uma só intenção, e quem pode fazê-lo mudar? Quem pode alterar seu propósito?

  1. Os homens empregados nessa obra são brutais e hábeis para destruir. Homens de caráter tão mau como esse têm a inteligência humana para fazer o trabalho de feras: a razão humana, que os torna hábeis, mas nenhuma compaixão humana, o que os torna hábeis apenas para destruir. Embora sejam o escândalo da humanidade, contudo às vezes são usados para cumprir os propósitos de Deus.

Deus entrega os amonitas nas mãos de homens assim, e com justiça, pois eles próprios eram brutais e se deleitavam com a destruição do Israel de Deus. Temos motivo para orar, como Paulo desejou que orassem por ele, para que sejamos libertados dos homens ímpios e irrazoáveis (2 Tessalonicenses 3:2), homens que parecem feitos para causar dano.

  1. O lugar onde assim lhes serão tomadas contas: Eu julgarei você onde foi criado, onde primeiro foi formado como povo e onde está estabelecido desde então e, portanto, parece ter lançado raízes; a terra de seu nascimento será a terra de sua destruição.

Repare: Deus pode trazer ruína sobre nós até mesmo onde estamos mais seguros e nos expulsar da terra à qual julgávamos ter um direito incontestável e uma posse que não seria perturbada. Seu sangue será derramado não apenas em suas fronteiras, mas no meio de sua terra.

Por fim, será uma ruína irreparável: Embora você possa pensar em se recuperar, é em vão pensar nisso; você não será mais lembrado com qualquer respeito (Salmos 9:6). Com justiça é apagado o nome daqueles que queriam o nome de Israel perdido para sempre.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra