Ezequiel 20
Argumento
Neste capítulo: I. O profeta é consultado por alguns dos anciãos de Israel (v. 1). II. É-lhe ensinado por seu Deus que resposta lhes dar. Ele deve:
Manifestar o desagrado de Deus contra eles (v. 2, 3).
E deve lhes mostrar que justa causa Deus tinha para esse desagrado, dando-lhes uma história do trato benéfico de Deus com seus pais e do trato traiçoeiro deles com Deus:
(1.) No Egito (vv. 5-9). (2.) No deserto (vv. 10-26). (3.) Em Canaã (vv. 27-32).
Deve anunciar os juízos de Deus contra eles (vv. 33-36).
Deve lhes dizer igualmente que misericórdia Deus lhes tinha reservada, quando levaria um remanescente deles ao arrependimento, os restabeleceria em sua própria terra e estabeleceria seu santuário entre eles outra vez (vv. 37-44).
Aqui está outra palavra deixada cair em direção a Jerusalém, que é explicada e desenvolvida no capítulo seguinte (vv. 45-49).
Versículos 1 a 3
O Profeta Consultado pelos Anciãos. (a.C. 592.)
Aqui está:
- A ocasião da mensagem que temos neste capítulo. Aquele sermão que tivemos em Ezequiel 18 foi ocasionado por suas críticas presunçosas a Deus. Este foi ocasionado por suas indagações hipócritas acerca dele. Cada qual terá o seu.
Esta profecia é datada com exatidão, no sétimo ano do cativeiro, cerca de dois anos depois de Ezequiel começar a profetizar. Deus queria que contassem o tempo de seu cativeiro, para que vissem como os anos avançavam rumo ao seu livramento, embora muito devagar.
Alguns dos anciãos de Israel vieram indagar do Senhor, não regularmente, como os de Ezequiel 8:1, mas, ao que parece, ocasionalmente e por uma emergência particular. Se eram daqueles agora no cativeiro ou anciãos recém-chegados de Jerusalém a negócios na Babilônia, não é certo.
Mas, pelo que o profeta lhes diz (v. 32), parece que sua indagação era se, agora cativos na Babilônia, longe de sua própria terra, onde lhes faltava não só templo, mas também sinagoga para o culto a Deus, não lhes era lícito, para ganhar o favor de seus senhores e amos, se unir a eles em seu culto e fazer como fazem as famílias desses países, que servem madeira e pedra.
Essa questão foi amenizada tanto quanto comportava, como o apelo de Naamã a Eliseu por permissão para se inclinar na casa de Rimom, por formalidade ao rei. Mas temos motivo para suspeitar que sua indagação visava a isso. Repare: estão miseravelmente endurecidos aqueles corações que pedem a Deus permissão para prosseguir no pecado, e isso quando estão sofrendo por ele.
Vieram e se assentaram com muita compostura, com aparência de devoção diante do profeta (Ezequiel 33:31).
- O teor dessa mensagem:
(1.) Deve-lhes ser dado a saber que Deus está irado com eles. Ele toma como afronta que venham indagar dele quando estão resolvidos a prosseguir continuamente em suas transgressões: “Como eu vivo, diz o Senhor Deus, não serei indagado por vós” (v. 3).
Suas aparências de devoção não serão nem aceitáveis a Deus nem vantajosas para eles mesmos. Deus não reparará em suas indagações nem lhes dará quaisquer respostas satisfatórias. Repare: a participação hipócrita no culto a Deus e em suas ordenanças está tão longe de lhe agradar que o provoca.
(2.) Deve-lhes ser dado a saber que Deus está com justiça irado com eles (v. 4): “Tu os julgarás, filho do homem, tu os julgarás? És profeta; certamente não defenderás a causa deles como intercessor diante de Deus, mas certamente proferirás sentença contra eles como juiz em favor de Deus.”
“Vê, eu te coloquei sobre a nação; não lhes declararás os juízos do Senhor? Faze-os, portanto, conhecer as abominações de seus pais.” Assim são as ordens agora, como antes (Ezequiel 16:2) ele deve fazê-los conhecer suas próprias abominações.
Embora suas próprias abominações fossem suficientes para justificar Deus nos mais severos de seus procedimentos contra eles, contudo lhes seria útil conhecer as abominações de seus pais. Assim veriam quão reto era da parte de Deus agora, por fim, cortá-los para que deixassem de ser povo, eles que desde o começo eram povo tão provocador.
Versículos 5 a 9
O Trato Cheio de Graça de Deus com Israel. (a.C. 592.)
A história da ingratidão e da rebelião do povo de Israel aqui começa desde o próprio começo deles; assim também a história da apostasia do homem de seu Criador. Mal lemos a história da criação de nossos primeiros pais, logo encontramos a de sua rebelião.
Assim vemos aqui que foi com Israel, um povo designado para representar o corpo da humanidade tanto em seu trato com Deus quanto no trato dele com eles. Aqui está:
I. Os propósitos cheios de graça da lei de Deus quanto a Israel no Egito, onde eram escravos de Faraó. Seja dito, seja escrito, para a honra imortal da livre graça, que então e ali:
Escolheu Israel para ser um povo peculiar para si, embora a condição deles fosse má e seu caráter pior, para que tivesse a honra de emendar ambos. Por isso os escolheu, porque eram a semente da casa de Jacó, a posteridade daquele príncipe com Deus, para que guardasse o juramento que fizera a seus pais (Deuteronômio 7:7, 8).
Se fez conhecido a eles por seu nome Jeová, um nome novo (Êxodo 6:3), quando, por causa de sua servidão, quase haviam perdido o conhecimento daquele nome pelo qual era conhecido a seus pais: Deus Todo-Poderoso. Repare:
Assim como o fundamento de nossa bem-aventurança é lançado no fato de Deus nos escolher, assim o primeiro passo para ela é Deus se fazer conhecido a nós.
E, seja qual for a distância a que estamos, seja qual for a angústia em que estamos, aquele que se fez conhecido a Israel até na terra do Egito pode nos encontrar e nos seguir com as revelações e manifestações cheias de graça de seu favor.
Deu-se a eles como seu Deus em aliança: “Levantei minha mão a eles”, dizendo-o e confirmando-o com juramento. “Eu sou o Senhor vosso Deus, a quem deveis prestar vossa homenagem, e de quem e em quem deveis esperar vossa bem-aventurança”.
Prometeu tirá-los do Egito; e cumpriu o que prometeu. Levantou sua mão, isto é, lhes jurou que os libertaria. E, sendo eles muito indignos e sua libertação muito improvável, era necessário que a promessa dela fosse confirmada por juramento.
Ou levantou sua mão, isto é, empregou seu poder onipotente para fazê-lo; o fez com braço estendido (Salmos 136:12).
- Lhes garantiu que os colocaria na posse da terra de Canaã. Por isso os tirou do Egito, para que os fizesse entrar numa terra que havia reconhecido para eles, um segundo jardim do Éden, que era a glória de todas as terras.
Assim a encontrou: o clima temperado, o solo frutífero, a localização agradável e tudo aprazível (Deuteronômio 8:7; 11:12). Ou, fosse isso como fosse, assim a fez, estabelecendo nela seu santuário.
II. As ordens razoáveis que lhes deu e as condições fáceis de sua aliança com eles naquele tempo. Tendo lhes dito o que poderiam esperar dele, a seguir lhes diz tudo o que esperava deles. Não era mais do que isto (v. 7):
“Cada um de vós lance fora suas imagens que usa no culto, que são as adorações, mas deveriam ser as abominações de seus olhos. Que ele as abomine e as afaste de sua vista, e não vos maculeis com os ídolos do Egito”.
Ao que parece, muitos deles eram apegados a esses ídolos; o bezerro de ouro era um deles. Era justo, e o que razoavelmente poderia ser esperado, que, sendo libertados da escravidão egípcia, abandonassem a idolatria egípcia.
Isso era ainda mais razoável porque Deus, ao tirá-los, executou juízo sobre os deuses do Egito (Números 33:4) e por isso se mostrou acima deles. E, quaisquer que fossem os outros ídolos para os quais pudessem ter inclinação, seria de pensar que deveriam ter tido aversão enraizada aos deuses do Egito por causa do Egito, que lhes fora casa de escravidão.
Contudo, ao que parece, precisavam dessa cautela, e ela é apoiada por um bom motivo: “Eu sou o Senhor vosso Deus”, que nem preciso de um auxiliar nem admitirei um rival.
III. Sua desobediência irrazoável a essas ordens, pela qual Deus poderia justamente tê-los cortado logo que foram formados como povo (v. 8). Rebelaram-se contra Deus: não apenas se recusaram a cumprir seus preceitos particulares, mas rejeitaram a lealdade que lhe deviam e, na prática, lhe disseram que deveriam ter liberdade para adorar qualquer deus que quisessem.
E mesmo então, quando Deus desceu para libertá-los e enviou Moisés para esse propósito, contudo não quiseram abandonar os ídolos do Egito. Talvez isso os tenha feito falar tão afetuosamente das cebolas do Egito (Números 11:5), pois, entre outras coisas, os egípcios adoravam uma cebola.
Era estranho que todas as pragas do Egito não conseguissem o intento de curá-los de seu afeto pelos ídolos do Egito. Por isso Deus disse que derramaria seu furor sobre eles, até enquanto ainda estavam no meio da terra do Egito. Justamente poderia ter dito: “Que morram com os egípcios”.
Isso engrandece as riquezas da bondade de Deus: teve por bem realizar tão grande salvação em favor deles até quando os via maduros para a ruína. Com razão Moisés poderia lhes dizer: não é por sua retidão (Deuteronômio 9:4, 5).
IV. A maravilhosa libertação que Deus realizou em favor deles, apesar disso. Embora tivessem perdido o favor enquanto lhes era concedido, e quando Deus os teria curado quando sua iniquidade foi descoberta (Oseias 7:1), contudo a misericórdia se alegrou contra o juízo, e Deus fez o que tinha por desígnio puramente por causa de seu próprio nome (v. 9).
Quando nada em nós lhe fornecer motivo para seus favores, ele fornece a si mesmo um. Deus se fez conhecido a eles à vista dos pagãos quando ordenou a Moisés que dissesse publicamente a Faraó: Israel é meu filho, meu primogênito; deixe-os ir, para que me sirvam.
Agora, se os tivesse deixado perecer por sua impiedade, como mereciam, os egípcios o teriam censurado por isso, e seu nome teria sido contaminado, o qual deve ser santificado e assim será. Repare: a igreja está segura, até quando está corrompida, porque Deus assegurará sua própria honra.
Versículos 10 a 26
Os Privilégios e Pecados de Israel. (a.C. 592.)
Continua aqui a história da luta entre os pecados de Israel, pelos quais procuravam se arruinar, e as misericórdias de Deus, pelas quais ele procurava salvá-los e torná-los felizes. E os exemplos dessa luta nestes versículos se referem ao que se passou entre Deus e eles no deserto, em que Deus honrou a si mesmo e eles envergonharam a si mesmos.
A história de Israel no deserto é referida no Novo Testamento (1 Coríntios 10 e Hebreus 3), assim como muitas vezes no Antigo, para aviso a nós, cristãos. E, por isso, estes versículos nos dizem respeito em particular. Observe:
I. As grandes coisas que Deus fez por eles, das quais os faz lembrar, não como quem lhes dá seus favores a contragosto, mas para mostrar quão ingratos haviam sido. E dizemos: se você chama um homem de ingrato, não pode chamá-lo de coisa pior. Foi um grande favor:
- Que Deus os tirou do Egito (v. 10), embora, como se segue, os tivesse levado ao deserto, e não a Canaã de imediato. É melhor estar em liberdade num deserto do que ser escravos cativos numa terra de abundância, desfrutar de Deus e de nós mesmos na solidão do que perder ambos numa multidão.
Contudo, havia muitos deles que tinham espíritos tão baixos e servis que não entendiam isso. Mas, quando encontraram as dificuldades de um deserto, desejaram estar no Egito outra vez.
- Que lhes deu a lei no monte Sinai (v. 11), não apenas os instruiu a respeito do bem e do mal, mas, por sua autoridade, os obrigou a se afastar do mal e se ligar ao bem. Deu-lhes seus estatutos, e era uma dádiva de valor. Moisés lhes ordenou uma lei que era a herança da congregação de Israel (Deuteronômio 33:4).
Deus os fez conhecer seus juízos, não apenas promulgou leis para eles, mas lhes mostrou a razoabilidade e a equidade dessas leis, com que juízo foram formuladas. Foram animados a observar e obedecer às leis que lhes deu. Pois, se um homem as fizer, até viverá nelas.
Ao guardar os mandamentos de Deus, há abundância de consolo e grande recompensa. Cristo diz: se quiserem entrar na vida e desfrutá-la, guardem os mandamentos.
Embora os mais estritos em sua obediência sejam servos inúteis até esse ponto, pois não fazem mais do que é seu dever fazer, contudo a obediência é assim ricamente recompensada: “Faze isto e viverás”. O caldeu diz: ele viverá vida eterna neles.
São Paulo cita isso (Gálatas 3:12) para mostrar que a lei não é da fé, mas propõe vida sob condição de obediência perfeita, que não somos capazes de prestar. E, por isso, devemos recorrer à graça do evangelho, sem a qual estamos todos arruinados.
- Que reviveu a antiga instituição do dia de sábado, perdida e esquecida enquanto eram escravos cativos no Egito. Pois seus feitores ali de modo nenhum consentiriam que descansassem um dia em sete.
No deserto, de fato, cada dia era dia de descanso, pois que necessidade tinham de trabalhar os que viviam de maná e cujas roupas não envelheciam? Mas um dia em sete deve ser descanso santo (v. 12): “Dei-lhes os meus sábados para serem sinal entre mim e eles”.
A instituição do sábado era sinal da boa vontade de Deus para com eles, e sua observância, sinal do respeito deles para com ele. “Para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifico”. Com isso, Deus tornou manifesto que os distinguira do restante do mundo e tinha o desígnio de moldá-los como povo peculiar para si.
E por se reunirem diante de Deus em assembleias solenes nos dias de sábado foram levados a crescer no conhecimento de Deus, num conhecimento por experiência dos poderes e prazeres de sua graça santificadora. Repare:
(1.) Os sábados são privilégios e assim devem ser considerados. A igreja reconhece como grande favor, naquele capítulo paralelo a este e que parece se referir a este (Neemias 9:14): você lhes fez conhecer seus santos sábados.
(2.) Os sábados são sinais. É sinal de que os homens têm consciência da religião e de que há alguma boa correspondência entre eles e Deus quando fazem questão de consciência de guardar santo um dia de sábado.
(3.) Os sábados, se devidamente santificados, são meios de nossa santificação. Se fizermos o dever do dia, descobriremos, para nosso consolo, que é o Senhor que nos santifica, nos torna santos, isto é, na verdade felizes, aqui, e nos prepara para ser felizes, isto é, perfeitamente santos, no futuro.
II. Sua conduta desobediente e negligente no dever para com Deus, pela qual ele poderia com justiça tê-los lançado fora da aliança assim que os tomara para a aliança (v. 13): rebelaram-se no deserto.
Ali, onde receberam tanta misericórdia de Deus, tinham tamanha dependência dele e estavam a caminho de Canaã, contudo ali irromperam em muitas rebeliões abertas contra o Deus que os guiava e alimentava.
Não apenas não andaram nos estatutos de Deus, mas desprezaram seus juízos como indignos de observância. Em vez de santificar os sábados, os contaminaram, os contaminaram grandemente. Um apanhou gravetos; muitos saíram para colher maná nesse dia.
Diante disso, Deus às vezes estava pronto a cortá-los; disse mais de uma vez que os consumiria no deserto. Mas Moisés intercedeu, e também a própria misericórdia de Deus, mais poderosamente, e acima de tudo a preocupação com sua própria glória, para que o nome de Deus não fosse contaminado e profanado entre os pagãos (v. 14).
Para que os egípcios não dissessem que os trouxera até ali para lhes causar dano, ou que não era capaz de levá-los mais adiante, ou que não tinha terra boa como se dizia para onde levá-los (Êxodo 32:12; Números 14:13, etc.). Repare: os motivos mais fortes de Deus para sua misericórdia que poupa são os tirados de sua própria glória.
III. A determinação de Deus de cortar aquela geração deles no deserto. Aquele que levantou sua mão em favor deles (v. 6) agora levantou sua mão contra eles. Aquele que por juramento confirmou sua promessa de tirá-los do Egito agora por juramento confirmou suas ameaças de que não os levaria a Canaã (v. 15, 16).
Levantei minha mão para eles, dizendo: tão certo como eu vivo, estes homens que me tentaram estas dez vezes nunca verão a terra que jurei a seus pais (Números 14:22, 23; Salmos 95:11).
Por seu desprezo às leis de Deus e particularmente aos seus sábados, puseram tranca em sua própria porta. E o que estava no fundo de sua desobediência a Deus e de sua negligência para com as instituições de Deus era uma afeição secreta aos deuses do Egito: “Seu coração seguiu seus ídolos”.
Repare: a inclinação da mente para o mundo e a carne, o dinheiro e o ventre, aqueles dois grandes objetos da idolatria espiritual, é a raiz de amargura da qual brota toda desobediência à lei divina. O coração que segue esses ídolos despreza os juízos de Deus.
IV. A preservação de uma semente que seria admitida a um novo teste e as instruções dadas a essa semente (v. 17). Embora assim merecessem ruína e estivessem condenados a ela, contudo “meu olho os poupou”. Quando olhou para eles, teve compaixão deles e não lhes pôs fim, mas lhes deu trégua até que fosse criada nova geração.
Repare: é puramente devido à misericórdia de Deus que há muito não nos tenha posto fim. Essa nova geração é bem educada. Moisés em Deuteronômio relatou e reforçou as leis dadas aos que saíram do Egito, para que seus filhos as tivessem como que soando de novo em seus ouvidos quando entrassem em Canaã (v. 18).
Eu disse aos filhos deles no deserto, nas planícies de Moabe: andem nos estatutos de seu Deus e não andem nos estatutos de seus pais; não imitem os usos supersticiosos deles nem conservem seus costumes insensatos e ímpios.
Deixem de lado a conduta vã deles, que nada mais tem a dizer em seu favor senão que foi recebida pela tradição de seus pais (1 Pedro 1:18). Não se maculem com os ídolos deles, pois veem quão odiosos seus pais se fizeram a Deus por esses ídolos. Mas guardem os meus juízos e santifiquem os meus sábados (v. 19, 20).
Repare: se os pais não tiverem zelo e não derem aos seus filhos boas instruções como deveriam, os filhos devem suprir a falta estudando, eles próprios, a palavra de Deus tanto mais zelosa e diligentemente quando crescerem. E os maus exemplos dos pais devem ser usados por seus filhos para advertência, e não para imitação.
V. A revolta da geração seguinte contra Deus, pela qual também se fizeram expostos à cólera de Deus (v. 21): os filhos também se rebelaram contra mim. E o mesmo que foi dito da rebelião dos pais é aqui dito da dos filhos, pois eram semente de malfeitores.
Moisés lhes disse que conhecia sua rebelião e sua dureza de pescoço (Deuteronômio 31:27). E Deuteronômio 9:24: “Tendes sido rebeldes contra o Senhor desde o dia em que vos conheci”. “Não andaram nos meus estatutos” (v. 21). Mais ainda: desprezaram meus estatutos (v. 24).
Os que desobedecem aos estatutos de Deus os desprezam; mostram que têm baixa opinião deles e daquele de quem são os estatutos. Contaminaram os sábados de Deus, como seus pais. Repare: a profanação do dia de sábado é entrada para toda impiedade; os que contaminam tempo santo não conservarão nada puro.
Foi dito dos pais (v. 16) que seu coração seguia seus ídolos; adoravam ídolos porque tinham afeição por eles. É dito dos filhos (v. 24) que seus olhos seguiam os ídolos de seus pais. Haviam se tornado ateus e não tinham afeição alguma por quaisquer deuses, mas adoravam os ídolos de seus pais porque eram de seus pais e os tinham diante dos olhos.
Estavam acostumados a eles. E, se precisavam ter deuses, teriam os que pudessem ver, os que pudessem manejar. E o que agravava sua desobediência aos estatutos de Deus era que, se os tivessem praticado, poderiam ter vivido neles (v. 21), poderiam ter sido povo feliz e próspero.
Repare: os que contrariam seu dever contrariam seu interesse; não querem obedecer, não querem vir a Cristo para ter vida (João 5:40). E, por isso, é justo que os que não querem viver e florescer como poderiam em sua obediência morram e pereçam em sua desobediência.
Agora, o grande exemplo da rebelião daquela geração e da inclinação à idolatria foi a iniquidade de Peor, como o de seus pais fora o bezerro de ouro. Então “a ira do Senhor se acendeu contra Israel” (Números 25:3).
Então houve praga na congregação do Senhor que, se não tivesse sido detida a tempo pelo zelo de Fineias, teria cortado todos eles. E, contudo, reconheceram, no tempo de Josué: não fomos limpos dessa iniquidade até hoje (Josué 22:17; Salmos 106:29).
Foi então que Deus disse que derramaria seu furor sobre eles (v. 21), que levantou sua mão para eles no deserto, quando estavam pela segunda vez prestes a entrar em Canaã: os espalharia entre os pagãos.
Precisamente isso lhes disse por meio de Moisés em seu cântico de despedida (Deuteronômio 32:20). Porque o provocaram ao ciúme com deuses estranhos, disse: “Esconderei deles o meu rosto”. E em Deuteronômio 32:26, 27 ele disse: eu os espalharia pelos cantos, se não temesse a cólera do inimigo.
Isso explica este trecho (v. 21, 22): eu disse que derramaria meu furor sobre eles, mas recolhi minha mão por causa de meu nome. Repare: quando as corrupções da igreja visível são tais e tão provocadoras que temos motivo para temer sua extirpação total, contudo então podemos estar confiantes nisto, para nosso consolo:
Deus garantirá sua própria honra cumprindo seu propósito de que, enquanto durar o mundo, terá nele uma igreja.
VI. Os juízos de Deus sobre eles por sua rebelião. Não quiseram respeitar os estatutos e juízos pelos quais Deus lhes prescreveu seu dever, mas os desprezaram. E, por isso, Deus lhes deu estatutos e juízos que não eram bons e pelos quais não viveriam (v. 25).
Por isso podemos entender os diversos meios pelos quais Deus os castigou enquanto estavam no deserto, a praga que irrompeu sobre eles, a serpente ardente e semelhantes. Em alusão à lei que romperam, são chamados juízos porque infligidos pela justiça de Deus.
E estatutos porque deu ordens a seu respeito e ordenou desolações como algumas vezes ordenara livramentos, e designou as pragas de Israel como fizera com as pragas do Egito.
Quando Deus disse: eu os consumirei num momento (Números 16:21), quando disse: “Tomai os chefes do povo e os pendurai” (Números 25:4), quando os ameaçou com a maldição e os obrigou a dizer Amém a cada maldição (Deuteronômio 27:26), então lhes deu juízos pelos quais não viveriam.
Mais está implícito do que expresso; são juízos pelos quais morreriam. Os que não querem ser obrigados pelos preceitos da lei serão obrigados por sua sentença. Pois, de um modo ou de outro, a palavra de Deus alcançará os homens (Zacarias 1:6).
Os juízos espirituais são os mais terríveis; e com estes Deus os castigou. Os estatutos e juízos que os pagãos observavam no culto aos seus ídolos não eram bons, e ao praticá-los não podiam viver. E Deus os entregou a esses estatutos e juízos.
Fez de seu pecado seu castigo, os entregou a uma mente reprovada, como fez aos idólatras gentios (Romanos 1:24, 26), os entregou às cobiças de seu próprio coração (Salmos 81:12).
Castigou-os por aqueles costumes supersticiosos que eram contrários à lei escrita entregando-os àqueles que eram contrários à própria luz e lei da natureza. Deixou-os a si mesmos para serem culpados das idolatrias mais impuras, como no culto a Baal-Peor.
Ele os contaminou, isto é, permitiu que contaminassem a si mesmos em suas próprias dádivas (v. 26).
E deixou-os a si mesmos para serem culpados das idolatrias mais bárbaras, como no culto a Moloque, quando fizeram seus filhos, especialmente seus primogênitos, sobre os quais Deus reivindicava um direito particular de propriedade (“O primogênito de teus filhos me darás”), passar pelo fogo para serem sacrificados aos seus ídolos.
Para que assim ele os reduzisse à desolação, não apenas com justiça, mas pelas próprias mãos deles. Pois isso necessariamente seria grande enfraquecimento de suas famílias e diminuição da honra e força de seu país.
Repare: Deus às vezes faz do pecado seu próprio castigo, e, contudo, não é autor do pecado. E nada mais é necessário para tornar os homens infelizes do que entregá-los aos seus próprios apetites e paixões vis.
Sejam postos na mão de seus próprios conselhos, e se arruinarão e se tornarão desolados. E assim Deus os faz saber que ele é o Senhor e que é Deus reto, o que eles próprios serão compelidos a reconhecer quando virem quanto suas transgressões deliberadas contribuem para suas próprias desolações.
Repare: os que não querem reconhecer Deus como o Senhor, seu governante, serão levados a reconhecê-lo como o Senhor, seu juiz, quando for tarde demais.
Versículos 27 a 32
As Rebeliões de Israel. (a.C. 592.)
Aqui o profeta prossegue com a história de suas rebeliões, para sua humilhação ulterior, e mostra:
I. Que persistiram nelas depois de se estabelecerem na terra de Canaã. Embora Deus tantas vezes tivesse testemunhado seu desagrado contra os caminhos ímpios deles, “contudo nisto, isto é, na mesmíssima coisa, vossos pais me blasfemaram, continuaram a me afrontar, pois também transgrediram uma transgressão contra mim” (v. 27).
Repare: é um grande agravamento do pecado quando os homens não querem aceitar o aviso das consequências danosas do pecado naqueles que os precederam. Isso é blasfemar contra Deus; é falar com desprezo de seus juízos, como se não tivessem importância e não valessem a atenção.
- Deus cumprira sua promessa: Eu os fiz entrar na terra que havia jurado lhes dar. Embora a incredulidade e a desobediência deles tivessem tornado lento o cumprimento e o retardado muito, contudo isso não tornou a promessa sem efeito.
Muitas vezes estiveram muito perto de ser cortados no deserto, apenas um passo entre eles e a ruína, e contudo chegaram a Canaã por fim.
Repare: até os que pertencem ao Israel de Deus chegam ao céu pelas portas do inferno. Tantas são suas transgressões e tão fortes suas corrupções que é um milagre de misericórdia serem felizes por fim; assim como os hipócritas vão ao inferno pelas portas do céu. Os justos dificilmente são salvos.
Per tot discrimina rerum tendimus ad coelum, dez mil perigos enchem a estrada para o céu.
- Quebraram seu preceito com suas idolatrias abomináveis. Deus os designara para destruir todos os monumentos da idolatria, para que não fossem atraídos a abandonar seu santuário. Mas, em vez de desfigurá-los, apaixonaram-se por eles.
E, quando viam cada colina alta de onde tinham as vistas mais agradáveis e todas as árvores frondosas onde tinham as sombras mais agradáveis (as primeiras para exibir suas idolatrias pomposas, as últimas para ocultar as vergonhosas), ali ofereciam seus sacrifícios e produziam seu aroma suave, que deveria ter sido apresentado somente sobre o altar de Deus.
Ali apresentavam “a provocação de sua oferta” (v. 28), isto é, suas ofertas, que, em vez de apaziguar Deus ou lhe agradar, eram altamente provocadoras. Eram sacrifícios que, embora dispendiosos, contudo, por estarem fora de lugar, eram abominação ao Senhor.
- Persistiram obstinadamente nisso, apesar de todas as advertências que lhes foram dadas (v. 29): “Então lhes disse, por meus servos, os profetas, disse-lhes onde ficava o lugar alto ao qual iam. Ou melhor: eu os levei a considerá-lo e a perguntar às suas próprias consciências a respeito dele, ao lhes fazer esta pergunta:”
“Qual é o lugar alto ao qual vocês vão? O que encontram ali de tão atraente que deixarão os altares de Deus, onde ele exige sua presença, para frequentar lugares como aqueles nos quais ele proibiu que vocês prestassem culto?”
“Vocês não sabem que esses lugares altos são de linhagem pagã e que as coisas que os gentios sacrificavam, sacrificavam a demônios e não a Deus? Moisés não lhes disse isso? Deuteronômio 32:17. E vocês terão comunhão com demônios?”
“Que é esse lugar alto ao qual vão quando viram as costas aos altares de Deus? Ó israelitas insensatos, quem ou o que enfeitiçou vocês a ponto de quererem abandonar a fonte da vida por cisternas quebradas, aquele culto que Deus designa e aceitará por aquele que ele proíbe, abomina e castigará?”
E, contudo, o nome é chamado Bamá até este dia; seguirão seu caminho, digam Deus e seus profetas o que quiserem em contrário. Estão casados com seus lugares altos; mesmo nos melhores reinados, eles não foram removidos.
Você não podia conseguir o intento de tirar de suas bocas o nome de Bamá, o lugar alto, mas persistiam em manter o lugar alto como local de culto. O pecado e o pecador são separados com dificuldade.
II. Que esta geração, depois de ser desalojada, continuou sob o domínio das mesmas inclinações corruptas para a idolatria (v. 30). Deve dizer à atual casa de Israel, alguns de cujos anciãos estavam agora sentados diante dele: “Estais contaminados à maneira de vossos pais?”
“Depois de tudo o que Deus disse contra vocês por uma sucessão de profetas e fez contra vocês por uma série de juízos, contudo não aceitarão nenhum aviso? Continuarão sendo tão maus quanto seus pais e cometendo as mesmas abominações que eles cometeram?”
“Vejo que sim; estão decididos a voltar às antigas abominações. Oferecem suas dádivas nos lugares altos e fazem seus filhos passar pelo fogo. Ou de fato o fazem ou o fazem em propósito e imaginação, e assim continuam idólatras até este dia.”
Ao que parece, esses anciãos estavam agora planejando uma coalizão com os pagãos. Reservarão seus corações para o Deus de Israel, mas seus joelhos terão liberdade para se dobrar diante dos deuses das nações entre as quais vivem, para que tenham mais respeito e tratamento mais favorável entre elas.
Agora o profeta recebe aqui a ordem de dizer aos que formavam esse plano e eram a favor de fazer um acordo entre Deus e Baal que não teriam consolo nem benefício de nenhum dos dois:
- Não teriam benefício de suas consultas particulares aos profetas do Senhor. Pois, por estarem dando ouvidos aos ídolos, Deus não teria nada a ver com eles (v. 31): “Como eu vivo, diz o Senhor Deus, não serei indagado por vós”.
O que dissera antes (v. 3), tendo mostrado extensamente quão justo era, ele aqui repete, como aquilo que manteria. Que não pensem que o honravam por suas indagações nem esperem dele resposta de paz, enquanto continuarem em amor e pacto com seus ídolos.
Repare: não colhem benefício de sua religião os que não se dedicam a ela por inteiro e com sinceridade. Nem podemos ter qualquer comunhão consoladora com Deus nas ordenanças do culto, a menos que sejamos sinceros no íntimo e retos com ele nelas. Nada tiramos de nossa profissão de fé se for apenas uma profissão de fé. Mais ainda:
- Não teriam benefício de sua conformidade pública à prática de seus vizinhos (v. 32). “Aquilo que vem à mente de vocês como um recurso de política refinada na presente conjuntura difícil, e que julgariam aconselhável adotar para sua própria preservação e para não se exporem a abusos por serem diferentes, não se realizará de modo algum; não lhes trará proveito.”
“Vocês dizem: ‘Seremos como os pagãos, nos uniremos a eles no culto aos seus deuses, embora ao mesmo tempo não creiamos que sejam deuses, mas madeira e pedra. E então seríamos considerados como as famílias dos países; não saberão, ou em pouco tempo terão esquecido, que somos judeus e nos concederão os mesmos privilégios que aos seus próprios compatriotas.’”
“Diga-lhes”, diz Deus, “que esse projeto nunca prosperará. Ou seus vizinhos não os admitirão a se unir a eles em seu culto ou, se o fizerem, não pensarão nem um pouco melhor deles por isso, mas pior. E os considerarão dissimulados, indignos de confiança, que são assim falsos para com seu Deus e praticam um embuste contra seus vizinhos.”
Repare: nada se ganha com transigências pecaminosas; e os projetos carnais dos hipócritas não lhes servirão de auxílio. Somente a integridade e a retidão preservarão os homens e os recomendarão a Deus e aos homens.
Versículos 33 a 44
Os Pecados de Israel. (a.C. 592.)
O desígnio que agora estava em andamento entre os anciãos de Israel era que os do povo de Israel, espalhados entre as nações, deixassem todas as suas peculiaridades e se conformassem àqueles entre os quais viviam. Mas Deus lhes dissera que o desígnio não teria efeito (v. 32). Agora, nestes versículos, mostra particularmente como seria frustrado.
Visavam à mescla das famílias de Israel com as famílias dos países. Mas no desfecho se comprovará que os israelitas ímpios, apesar de suas adesões, não se mesclarão com eles em sua prosperidade, mas serão distinguidos deles para destruição.
Pois os israelitas idólatras, apóstatas de Deus, serão castigados mais cedo e mais severamente do que os babilônios idólatras, que nunca conheceram o caminho da retidão. Leiam e tremam diante da condenação aqui proferida contra eles; ela é apoiada por um juramento que não será revogado.
“Como eu vivo, diz o Senhor Deus”, assim e assim tratarei vocês. Pensam fazer tanto de Jerusalém quanto da Babilônia suas amigas, mancando entre dois. Mas Deus ameaça que nenhuma delas lhes servirá de descanso ou refúgio.
I. A Babilônia não os protegerá, nem qualquer dos países dos pagãos. Pois Deus os lançará fora de sua proteção, e então que príncipe, que povo, que lugar pode lhes servir de santuário?
Deus era o Rei de Israel desde antigamente, e, se tivessem continuado seus súditos leais, os teria governado com zelo e ternura para seu bem. Mas agora, com braço estendido e com furor derramado, os governarei (v. 33).
Aquele poder que deveria ter sido exercido para sua proteção será exercido para sua destruição. Repare: não há como livrar-se do domínio de Deus; governará, ou com o cetro de ouro ou com a vara de ferro. E os que não cederem ao poder de sua graça serão levados a afundar sob o poder de sua cólera.
Agora, quando Deus está irado com eles, embora possam pensar que ficarão perdidos na multidão dos pagãos entre os quais estão espalhados, serão decepcionados. Pois (v. 34): eu ajuntarei vocês dos países em que estão espalhados.
Esse ajuntamento será como o dos rebeldes dispersos em batalha: os que escaparam à espada da guerra são perseguidos e reunidos de todos os lugares por onde estavam espalhados, para serem castigados pela espada da justiça.
Serão trazidos ao deserto dos povos (v. 35), ou à Babilônia, que é chamada deserto (Ezequiel 19:13), e “o deserto do mar” (Isaías 21:1), ou a algum lugar que, embora cheio de gente, será para eles como foi para Israel o deserto depois que saíram do Egito.
Um lugar onde Deus pleiteará com eles face a face, como pleiteou com seus pais no deserto do Egito (v. 36). Onde seus cadáveres cairão e onde jurará quanto a eles que nunca voltarão a Canaã, como jurou quanto a seus pais que nunca entrariam em Canaã.
Onde vingará a violação de sua lei com tanto terror quanto aquele com que a deu no deserto do Sinai. Repare: Deus tem uma ação fundamentada contra os apóstatas e encontrará não apenas tempo, mas lugar apropriado para ali pleitear com eles nessa ação, um deserto até no meio dos povos para esse propósito.
II. Israel não será mais capaz de protegê-los do que a Babilônia poderia. Nem sua relação com o povo de Deus lhes servirá de mais auxílio para o outro mundo do que sua adesão aos idólatras servirá para este mundo. Nem permanecerão na congregação dos justos mais do que na congregação dos malfeitores.
Pois virá um dia de distinção, quando Deus separará entre o precioso e o vil. Os fará, como o pastor faz suas ovelhas, passar debaixo da vara, quando as conta para o dízimo (Levítico 27:32), para que marque qual é para Deus.
Deus reparará particularmente em cada um deles, um por um, como se contam ovelhas, e os trará ao vínculo da aliança (v. 37). Os provará e julgará segundo o teor da aliança e a diferença feita entre uns e outros pelas bênçãos e maldições da aliança.
Ou pode se referir aos que entre eles se arrependeram e se reformaram. Os fará passar debaixo da vara da aflição e, tendo lhes feito bem por ela, os trará outra vez ao vínculo da aliança, será para eles Deus em aliança e os tratará outra vez como herdeiros da promessa.
- Separará os ímpios dentre eles (v. 38): “Expurgarei dentre vós os rebeldes, que têm sido dor e escândalo para vós e que, por suas rebeliões, trouxeram todas essas calamidades sobre vós”. Os juízos de Deus os encontrarão, e o fato de nomearem o nome de Israel não lhes será abrigo.
Serão tirados dos países onde peregrinam e não terão neles aquele descanso que prometeram a si mesmos. Mas não entrarão na terra de Israel, nem desfrutarão o benefício daquele descanso que Deus prometeu a seu povo. Repare:
Embora as pessoas piedosas possam compartilhar com os ímpios as calamidades do mundo, contudo as pessoas ímpias não compartilharão com os piedosos a Canaã celestial. Mas será parte da bem-aventurança daquele mundo que sejam expurgados dentre eles, o joio do trigo, a palha do grão (Ezequiel 13:9).
Mas, onde quer que esses idólatras da casa de Israel estivessem maquinando adorar tanto Deus quanto seus ídolos, pensando agradar a ambos, Deus aqui protesta contra isso (v. 39), como Elias fizera em seu nome:
“Se o Senhor é Deus, então segui-o; mas, se Baal, então segui-o. Se servirdes vossos ídolos, fazei-o e aceitai o que vier disso. Mas então não alegueis relação com Deus e consideração religiosa por ele, nem contamineis seu santo nome com vossas dádivas no altar dele”.
Os juízos espirituais são os juízos mais severos. Dois dessa espécie de juízos são ameaçados neste versículo contra os que pretendiam dividir entre o Deus de Israel e os deuses das nações:
(1.) Que seriam entregues ao serviço de seus ídolos. A eles disse ironicamente: “Já que não me ouvireis, ide, sirva cada um aos seus ídolos, agora que pensais que será para vosso interesse, e depois também. Prosseguireis nisso”.
“Efraim está unido aos ídolos; deixai-o só. Deixai-o seguir seu caminho e vede o que obterá com isso ao final”. Repare: os que pensam servir a si mesmos pelo pecado descobrirão ao fim que apenas escravizaram a si mesmos ao pecado.
(2.) Que seriam cortados do serviço de Deus e da comunhão com Deus: “Não contaminareis meu santo nome com vossas oblações vãs (Isaías 1:11). Trazeis vossas dádivas em vossas mãos, com as quais alegais me honrar, mas ao mesmo tempo trazeis vossos ídolos em vossos corações”.
“E por isso apenas me contaminais, o que não permitirei mais” (Amós 5:21, 22). Repare: os que profanam a casa de Deus são justamente proibidos de entrar nela.
- Os separará para si outra vez:
(1.) Os ajuntará em misericórdia dos países por onde estavam espalhados, para serem monumentos de misericórdia, assim como os incorrigíveis foram ajuntados para serem vasos de cólera (v. 41). Nem uma das joias de Deus se perderá nos trastes deste mundo.
(2.) Os trará à terra de Israel, que prometera dar a seus pais. E a interrupção de sua posse não será anulação de seu direito; continua sendo a terra de Israel, e Deus os trará para lá em segurança outra vez (v. 42).
(3.) Restabelecerá suas ordenanças entre eles, estabelecerá seu santuário em seu santo monte, que aqui é chamado monte da altura de Israel. Pois, embora o monte Sião não fosse dos montes mais altos, contudo o templo ali era uma das mais altas honras de Israel.
É prometido que os que preservaram sua integridade e não quiseram servir ídolos em outras terras voltarão à sua prosperidade e servirão ao Deus verdadeiro em sua própria terra: todos eles na terra me servirão. Repare:
É a verdadeira felicidade de um povo e um sinal seguro de bem para eles quando há neles uma disposição predominante de servir a Deus. Ao passo que Deus proibira os idólatras de trazerem suas dádivas a seu altar, destes exigirá ofertas e primícias e as aceitará (v. 40).
O que não exige não aceitará, mas do que é feito com consideração por seus preceitos ficará muito satisfeito. Os aceitará com seu cheiro suave, ou cheiro de descanso (v. 41), como muito agradáveis a ele e aquilo em que tem complacência. Ao passo que aos adoradores hipócritas diz: “Não cheirarei em vossas assembleias solenes”.
(4.) Lhes dará verdadeiro arrependimento por seus pecados (v. 43). Quando descobrirem como Deus é cheio de graça para eles, serão vencidos por sua bondade e corarão ao pensar em sua má conduta para com um Deus tão bom:
“Ali, em meu santo monte, quando vierdes desfrutar outra vez dos privilégios dele, ali vos lembrareis de vossos feitos, nos quais fostes maculados”. Repare: quanto mais familiarizados estamos com a santidade de Deus, mais veremos da natureza odiosa do pecado.
Ali vocês terão aversão a si mesmos à sua própria vista. Repare: o arrependimento evangélico franco faz as pessoas terem aversão a si mesmas por seus pecados, como em Jó 42:5, 6.
(5.) Lhes dará o conhecimento de si mesmo. Saberão por experiência que ele é o Senhor, que é Deus de poder onipotente e bondade inesgotável, bondoso para seu povo e fiel à sua aliança com eles. Repare: todos os favores que recebemos de Deus devem nos conduzir a um conhecimento mais íntimo dele.
(6.) Fará tudo isso por causa de seu próprio nome, apesar de não merecerem o bem e de merecerem o mal (v. 44). Trabalhou com eles, isto é, trabalhou em favor deles, trabalhou para seu benefício, trabalhou em conjunto com eles, enquanto eles se empenhavam. Trabalhou com eles puramente por causa de seu nome.
Seus motivos foram todos buscados em si mesmo. Se os tivesse tratado segundo seus caminhos ímpios e seus feitos corruptos, embora fossem a parte melhor e mais sã da casa de Israel, os teria deixado espalhados e perdidos com os restantes.
Mas os recuperou e restaurou por causa de seu próprio nome, não apenas para que ele não fosse contaminado (v. 14), mas para que Deus fosse santificado neles diante dos pagãos (v. 41), para que santificasse a si mesmo, como diz o termo. Pois é obra de Deus glorificar seu próprio nome.
Fará bem em favor de seu povo para que tenha a glória disso, para que se manifeste como Deus que perdoa o pecado e assim guarda a promessa, para que seu povo o louve e para que os seus vizinhos igualmente reparem nele, como fizeram quando Deus reverteu seu cativeiro (Salmos 126:3). Então disseram entre os pagãos: “O Senhor fez grandes coisas por eles”.
Versículos 45 a 49
Juízo e Misericórdia. (a.C. 592.)
Temos aqui uma profecia de cólera contra Judá e Jerusalém, que teria mais propriamente começado o capítulo seguinte do que concluído este. Pois ela não depende do que a precede, ao passo que o começo do capítulo seguinte a explica, quando o povo se queixou de que esta era uma parábola que não compreendia.
Nessa parábola:
- É contra uma floresta que se profetiza: a floresta do campo do sul, Judá e Jerusalém. Ficavam ao sul da Babilônia, onde Ezequiel estava então. Por isso ele é instruído a voltar o rosto para o sul (v. 46), a fim de lhes dar a entender que Deus voltara seu rosto contra eles, estava descontente com eles e decidira destruí-los.
Mas, embora tenha de entregar uma mensagem de cólera, deve entregá-la com brandura e ternura.
Deve fazer cair sua palavra em direção ao sul; sua doutrina deve destilar como a chuva (Deuteronômio 32:2), para que os corações do povo sejam amolecidos por ela, como a terra pelo rio de Deus que goteja sobre os pastos do deserto (Salmos 65:12). E uma terra do sul necessita disso de modo mais especial (Josué 15:19).
Judá e Jerusalém são chamados florestas não somente porque estiveram cheios de gente, como um bosque de árvores, mas porque estiveram vazios de fruto, pois árvores frutíferas não crescem numa floresta. E uma floresta é posta em oposição a um campo frutífero (Isaías 32:15).
Os que deveriam ter sido como o jardim do Senhor e sua vinha haviam se tornado como uma floresta, toda coberta de sarças e espinhos. E contra os que são assim, que não produzem os frutos da justiça, a palavra de Deus profetiza.
- É de um fogo aceso na floresta dele que se profetiza (v. 47). Todos aqueles juízos que devastaram e consumiram tanto a cidade quanto o campo (espada, fome, peste e cativeiro) são representados por esse fogo.
(1.) É um fogo aceso pelo próprio Deus: “Acenderei um fogo em ti”. O sopro do Senhor não é como uma gota, mas como uma corrente de enxofre para acendê-lo (Isaías 30:33). Aquele que havia sido um fogo protetor ao redor de Jerusalém é agora um fogo consumidor dentro dela.
Toda carne verá, pela fúria desse fogo e pelas desolações que ele causará, especialmente ao compará-lo com os pecados que os tornaram combustível para ele, que é o Senhor quem o acendeu (v. 48), como justo vingador da ofensa feita à sua própria honra.
(2.) Esse incêndio será geral: todas as ordens e classes de pessoas serão devoradas por ele, jovens e velhos, ricos e pobres, os de alta e os de baixa posição.
Até árvores verdes, às quais o fogo não se prende facilmente, serão devoradas por esse fogo. Até algumas pessoas boas serão envolvidas nessas calamidades; e, se isso é feito às árvores verdes, o que será feito às secas?
As árvores secas serão como isca e lenha de fácil ignição para esse fogo. Todos os rostos (isto é, tudo o que cobre a face da terra), do sul de Canaã ao norte, de Berseba a Dã, serão queimados nele.
(3.) O fogo não será apagado; nenhuma tentativa de conter a destruição conseguirá seu intento. Quando Deus quer arruinar uma nação, quem ou o que pode salvá-la?
Observe agora:
- A crítica do povo ao profeta por causa desse discurso. Disseram: “Não fala ele por parábolas?”. Essa era a linguagem de sua ignorância ou incredulidade (as verdades mais claras lhes pareciam parábolas), ou de sua malícia e má vontade para com o profeta.
Repare: é comum que os que não querem ser tocados pela palavra procurem desavenças com ela. Ou ela é clara demais ou obscura demais, esmerada demais ou simples demais, comum demais ou singular demais; uma coisa ou outra está errada nela.
- A queixa do profeta a Deus: “Ah, Senhor Deus! Eles dizem isto e aquilo a meu respeito.” Repare: quando as pessoas falam mal de nós injustamente, é um consolo termos um Deus a quem podemos nos queixar.