Matthew Henry

Ezequiel 18

Argumento

Talvez, ao ler alguns dos capítulos anteriores, possamos ter sido tentados a pensar que eles não nos diziam muito respeito (embora também tenham sido escritos para o nosso aprendizado). Mas este capítulo, à primeira vista, parece dizer respeito a todos nós intensamente e de perto, muito intensamente, muito de perto.

Pois, sem referência particular a Judá e Jerusalém, ele estabelece a regra de juízo segundo a qual Deus tratará com os filhos dos homens ao determinar o seu estado eterno. E concorda com aquela regra muito antiga estabelecida em Gênesis 4:7: “Se fizeres o bem, não serás aceito?” Mas, se não, o pecado, o castigo do pecado, “jaz à porta”. Aqui está:

I. O provérbio corrompido usado pelos judeus profanos, que deu ocasião à mensagem aqui enviada a eles e a tornou necessária para a justificação de Deus em seu trato com eles, vv. 1-3.

II. A resposta dada a esse provérbio, na qual Deus afirma, em geral, a sua própria soberania e justiça, v. 4. Ai dos ímpios; lhes irá mal, v. 4, 20. Mas digam aos justos: Lhes irá bem, vv. 5-9. Em particular, quanto ao caso de que se queixavam, ele nos assegura:

  1. Que irá mal a um homem ímpio, embora tivesse um bom pai, vv. 10-13.

  2. Que irá bem a um homem bom, embora tivesse um pai ímpio, vv. 14-18. E, por isso, nisto Deus é justo, v. 19, 20.

  3. Que irá bem aos penitentes, por pior que tenham começado, vv. 21-23 e v. 27, 28.

  4. Que irá mal aos apóstatas, por melhor que tenham começado, v. 24, 26. E a utilidade de tudo isso é:

(1.) Justificar Deus e esclarecer a equidade de todos os seus procedimentos, v. 25, 29.

(2.) Levar-nos e nos animar a nos arrepender de nossos pecados e nos voltar para Deus, vv. 30-32. E estas são coisas que pertencem à nossa paz eterna. Ah, que possamos compreendê-las e dar atenção a elas antes que sejam ocultadas de nossos olhos!

Provérbio das Uvas Azedas; Resposta às Uvas Azedas; Juízos Divinos Vindicados. (a.C. 593.)

Versículos 1 a 9

Más condutas, dizemos, geram boas leis. E, de modo semelhante, às vezes acusações injustas ocasionam vindicações justas. Provérbios maus geram boas profecias. Aqui está:

I. Um provérbio mau comumente usado pelos judeus no seu cativeiro. Tivemos um antes (Ezequiel 12:22) e uma resposta a ele; aqui temos outro. Aquele desafia a justiça de Deus: os dias são prolongados e toda visão falha; as ameaças são uma piada.

Este o acusa de injustiça, como se os juízos executados fossem uma injustiça: vocês usam este provérbio a respeito da terra de Israel, agora que é devastada pelos juízos de Deus, dizendo: “Os pais comeram uvas azedas, e os dentes dos filhos ficam embotados”.

Somos castigados pelos pecados dos nossos antepassados, o que é um absurdo tão grande na administração divina como se os filhos tivessem seus dentes embotados, ou entorpecidos, por seus pais comerem uvas azedas. Ao passo que, na ordem das causas naturais, se os homens comem ou bebem algo impróprio, somente eles mesmos sofrerão por isso. Agora:

  1. Deve-se reconhecer que foi dada alguma ocasião para esse provérbio. Deus muitas vezes dissera que visitaria a iniquidade dos pais sobre os filhos, especialmente o pecado da idolatria.

Tinha assim a intenção de expressar o mal do pecado, daquele pecado, sua repugnância por ele e sua justa indignação contra ele, e os pesados castigos que traria sobre os idólatras, para que o afeto pelos filhos impedisse os pais de pecar e para que a reverência pelos pais não atraísse os filhos ao pecado.

Igualmente declarara muitas vezes pelos seus profetas que, ao trazer a presente ruína sobre Judá e Jerusalém, tinha em vista os pecados de Manassés e de outros reis anteriores. Pois considerava a nação como um corpo político e os castigava com juízos nacionais por pecados nacionais, e admitia a máxima da nossa lei de que uma corporação nunca morre.

Pedir-lhes contas agora pelas iniquidades de épocas anteriores era apenas como fazer um homem, quando velho, possuir as iniquidades da sua juventude, Jó 13:26. E não há injustiça da parte de Deus em fazer assim. Mas:

  1. Pretendiam isso como uma acusação contra Deus e uma impugnação da sua equidade nos seus procedimentos contra eles. Até aqui é correto o que está subentendido nesse ditado proverbial: os culpados de pecado voluntário comem uvas azedas. Fazem aquilo de que sentirão os efeitos, mais cedo ou mais tarde.

As uvas podem parecer bastante boas na tentação, mas serão amargas como a própria amargura na reflexão. Embotarão os dentes do pecador. Quando a consciência está desperta e põe o pecado em ordem diante deles, isso estragará o sabor dos seus consolos, como quando os dentes ficam embotados.

Mas sugerem ser irracional que os filhos sofram pela insensatez dos pais e sintam a dor daquilo de que nunca provaram o prazer, e que Deus era injusto ao assim tomar vingança e não podia justificá-la. Veja quão ímpia é a acusação, quão ousado o atrevimento. Contudo, veja quão espirituosa é e quão dissimulada a comparação.

Muitos que são ímpios em suas zombarias são engenhosos em suas piadas. E assim a malícia do inferno contra Deus e a religião é insinuada e propagada. Aqui isso é posto num provérbio, e esse provérbio é usado, comumente usado. Repetiam-no a todo momento.

E, embora tivesse claramente um significado blasfemo, ainda assim se abrigavam sob a semelhança contra a imputação de blasfêmia aberta. Agora, por isso parece que não estavam humilhados sob a vara, pois, em vez de condenarem a si mesmos e justificarem Deus, condenavam-no e justificavam a si mesmos. Mas ai de quem assim contende com seu Criador!

II. Uma justa censura desse provérbio e resposta a ele: que pretendem vocês ao usá-lo? Essa é a censura. Pretendem assim disputar a questão com Deus? Ou podem pensar outra coisa senão que assim o provocarão a irar-se com vocês até que os tenha consumido? É esse o caminho para se reconciliar com ele e fazer as pazes com ele? Segue-se a resposta, na qual Deus lhes diz:

  1. Que o uso do provérbio seria retirado. Isso é dito, é jurado (v. 3): “Não tereis mais ocasião de usar este provérbio”; ou (como se pode ler), vocês não terão o uso dessa parábola. A retirada dessa parábola é feita matéria de uma promessa, Jeremias 31:29. Aqui é feita matéria de uma ameaça.

Ali indica que Deus voltará para eles em caminhos de misericórdia; aqui indica que Deus procederia contra eles em caminhos de juízo. Ele os castigará de tal modo por esse ditado atrevido que não ousarão mais usá-lo, como em outro caso, Jeremias 23:34, 36. Deus encontrará caminhos eficazes para silenciar aqueles contestadores.

Ou Deus mostrará de tal modo, tanto a eles mesmos quanto aos outros, que têm sua própria impiedade suficiente para trazer sobre eles todos esses juízos desoladores, que por vergonha não mais atribuirão aos pecados dos seus pais serem assim tratados.

Suas próprias consciências lhes dirão, e todos os seus próximos confirmarão, que vocês mesmos comeram as mesmas uvas azedas que seus pais comeram antes de vocês, ou então seus dentes não teriam ficado embotados.

  1. Que, na verdade, o próprio ditado era injusto e uma acusação sem causa contra o governo de Deus. Pois:

(1.) Deus não castiga os filhos pelos pecados dos pais, a menos que andem nos passos dos seus pais e encham a medida da sua iniquidade (Mateus 23:32). Então não têm motivo para se queixar, pois, seja o que for que sofram, é menos do que seu próprio pecado mereceu.

E, quando Deus fala de visitar a iniquidade dos pais sobre os filhos, isso está tão longe de impor qualquer agrura aos filhos, a quem apenas retribui segundo suas obras, que explica a paciência de Deus com os pais. Por isso, não os castiga imediatamente, porque guarda a iniquidade deles para seus filhos, Jó 21:19.

(2.) Só nas calamidades temporais os filhos (e às vezes os inocentes) ficam em pior situação pela impiedade dos seus pais. E Deus pode alterar a natureza dessas calamidades e fazê-las cooperar para o bem daqueles que são visitados por elas. Mas, quanto à miséria espiritual e eterna (e essa é a morte aqui tratada), os filhos de modo algum sofrerão pelos pecados dos pais.

Isso é mostrado aqui amplamente. É um maravilhoso exemplo de condescendência que o grande Deus tenha por bem discutir a questão com homens tão ímpios e irracionais, que não os tenha imediatamente emudecido ou matado, mas tenha se dignado a expor a questão diante deles, para que sua justiça fique evidente quando for julgado. Agora, na sua resposta:

[1.] Afirma e mantém sua própria soberania absoluta e incontestável: “Eis que todas as almas são minhas”, v. 4. Deus aqui reivindica uma propriedade sobre todas as almas dos filhos dos homens, uma assim como outra.

Primeiro, as almas são dele. Aquele que é o Criador de todas as coisas é de modo particular o Pai dos espíritos, pois sua imagem está impressa nas almas dos homens. Assim era na sua criação; assim é na sua renovação. Forma o espírito do homem dentro dele e, por isso, é chamado o Deus dos espíritos de toda carne, dos espíritos corporificados.

Segundo, todas as almas são dele, todas criadas por ele e para ele, e devem lhe prestar contas. “Como a alma do pai, assim a alma do filho é minha”. Nossos pais terrenos são apenas os pais da nossa carne. Nossas almas não são deles; Deus as reivindica. Agora, disso segue, para esclarecer essa questão:

  1. Que Deus certamente pode fazer o que lhe agrada tanto com os pais quanto com os filhos, e ninguém pode lhe dizer: “Que fazes?” Aquele que nos deu nossa existência não nos faz injustiça se a tira de novo, muito menos quando só tira alguns dos seus sustentos e consolos.

É tão absurdo ter desavença com ele como a coisa formada dizer àquele que a formou: “Por que me fizeste assim?”

  1. Que Deus com igual certeza tem boa vontade tanto para com o pai quanto para com o filho, e não imporá agrura a nenhum dos dois. Temos certeza de que Deus não odeia nada do que fez e, por isso (falando dos adultos, que são capazes de agir por si mesmos), tem tal bondade por todas as almas que nenhuma morre senão por sua própria culpa.

Todas as almas são dele e, por isso, não é parcial ao julgá-las. Reconheçamos seu direito sobre nós e seu domínio sobre nós. Diz: “Todas as almas são minhas”; respondamos: “Senhor, minha alma é tua; dedico-a a ti para ser empregada a teu serviço e feita feliz em ti”.

Com bom motivo Deus diz: Meu filho, dê-me seu coração, pois ele é meu. A isso devemos ceder: “Pai, toma meu coração; ele é teu”.

[2.] Embora Deus pudesse justificar-se insistindo na sua soberania, ainda assim abre mão disso e estabelece a regra equitativa e irrepreensível de juízo pela qual procederá quanto a pessoas particulares. É esta:

Primeiro, o pecador que persiste no pecado certamente morrerá, sua iniquidade será sua ruína: “A alma que peca morrerá”. Morrerá como uma alma pode morrer, será excluída do favor de Deus, que é a vida e bem-aventurança da alma, e ficará para sempre sob a cólera de Deus, que é sua morte e miséria.

O pecado é o ato da alma, sendo o corpo apenas o instrumento da injustiça. É chamado o pecado da alma, Miquéias 6:7. E, por isso, o castigo do pecado é a tribulação e a angústia da alma, Romanos 2:9.

Segundo, o homem justo que persevera na sua retidão certamente viverá. Se um homem for justo, tiver um bom princípio, um bom espírito e disposição e, como evidência disso, praticar juízo e justiça (v. 5), “certamente viverá, diz o Senhor Deus”, v. 9.

Aquele que é consciencioso em se conformar em tudo à vontade de Deus, que faz do servir a Deus sua ocupação e do glorificar a Deus seu alvo, será sem falta feliz aqui e para sempre no amor e favor de Deus. E, naquilo em que falha no seu dever, lhe será perdoado, por meio de um Mediador. Agora, aqui está parte da caracterização desse homem justo:

  1. Tem zelo por manter-se limpo das contaminações do pecado e à distância de todas as aparências do mal:

(1.) Dos pecados contra o segundo mandamento. Nas questões do culto a Deus é zeloso, pois sabe que Deus o é. Não só não sacrificou nos lugares altos às imagens ali postas, mas nem mesmo comeu sobre os montes, isto é, não teve qualquer comunhão com os idólatras comendo coisas sacrificadas aos ídolos, 1 Coríntios 10:20.

Não só não quis se ajoelhar com eles nos seus altares, mas não quis se sentar com eles às suas mesas nos seus lugares altos. Detesta não só os ídolos dos pagãos, mas os ídolos da casa de Israel, que não só eram consentidos, mas geralmente aplaudidos e adorados pelos que eram considerados o povo que professa ser de Deus.

Não só não adorou esses ídolos, mas nem mesmo levantou seus olhos para eles. Não lhes deu um olhar favorável, não teve qualquer consideração por eles, nem desejou seu favor nem temeu suas carrancas. Observou tantos enfeitiçados por eles que não ousou nem mesmo olhar para eles, para que não fosse apanhado no laço.

Diz-se que os olhos dos idólatras se prostituem, Ezequiel 6:9. Veja Deuteronômio 4:19.

(2.) Dos pecados contra o sétimo mandamento. Tem zelo por possuir seu vaso em santificação e honra, e não nas cobiças da impureza. E, por isso, não ousou macular a mulher do seu próximo nem disse ou fez qualquer coisa que tivesse a menor tendência de corrompê-la ou pervertê-la.

Não: nem fará quaisquer aproximações indevidas da sua própria mulher quando ela está separada pela sua impureza, pois era proibido pela lei, Levítico 18:19; 20:18. Repare: manter os apetites do corpo sempre em sujeição à razão e à virtude é um ramo essencial da sabedoria e justiça.

(3.) Dos pecados contra o oitavo mandamento. É um homem justo aquele que não oprimiu ninguém por fraude e sob pretexto de lei e direito, e que não despojou ninguém por violência com força e armas, não os despojou dos seus bens ou propriedades, muito menos das suas liberdades e vidas, v. 7.

A opressão e a violência eram os pecados do mundo antigo que trouxeram o dilúvio, e são pecados dos quais Deus continuamente é e será o vingador. Mais ainda: é alguém que não emprestou seu dinheiro à usura, nem tomou acréscimo (v. 8).

Embora, por ser feito por contrato, isso possa parecer livre de injustiça (Volenti non fit injuria, o que se faz a uma pessoa com sua própria anuência não é injúria contra ela), ainda assim, até onde é proibido pela lei, ele não ousa fazê-lo. Era-lhes consentido receber uma usura moderada dos estrangeiros, mas não dos seus irmãos.

Um homem justo não aproveitará a necessidade do seu próximo para fazer dele uma presa, nem se entregará ao descanso e à ociosidade para viver do suor e trabalho dos outros. E, por isso, não tomará acréscimo dos que não podem obter acréscimo daquilo que lhes empresta, nem será rigoroso em exigir o que foi combinado dos que por ato de Deus estão incapacitados de pagá-lo.

Mas está disposto a partilhar da perda assim como do lucro. Qui sentit commodum, sentire debet et onus, quem desfruta o benefício deve suportar o ônus.

  1. É consciencioso em cumprir os deveres da sua posição. Restituiu o penhor ao devedor pobre, segundo a lei. Êxodo 22:26: se você tomar a roupa do seu próximo como penhor, a roupa que é de uso necessário, deve entregá-la a ele de novo, para que durma nas suas próprias roupas de cama.

Mais ainda: não só restituiu ao pobre o que era dele próprio, mas deu seu pão ao faminto. Observe: é chamado seu pão, porque é honestamente obtido. Aquilo que é dado a alguns não é injustamente tirado de outros, pois Deus disse: odeio roubo para ofertas queimadas.

Os homens mundanos insistem que seu pão é deles próprios, como Nabal, que por isso não quis dar dele a Davi (1 Samuel 25:11). Contudo, saibam que não é tão deles próprios que não estejam obrigados a fazer bem aos outros com ele.

As roupas são necessárias, assim como o alimento. E, por isso, esse homem justo é tão caridoso que também cobre o nu com uma roupa, v. 7. As túnicas que Dorcas fizera para os pobres foram apresentadas como testemunhas da sua caridade, Atos 9:39.

Esse homem justo retirou suas mãos da iniquidade, v. 8. Se em algum momento foi atraído por inadvertência àquilo que depois lhe pareceu ser errado, não persiste nisso porque começou, mas retira sua mão daquilo que agora percebe ser iniquidade.

Pois executa juízo verdadeiro entre homem e homem, conforme sua oportunidade de fazê-lo (como juiz, testemunha, jurado, árbitro), e em todo comércio se preocupa com que seja feita justiça, que nenhum homem seja injustiçado, que o injustiçado tenha seu direito restaurado e que cada homem tenha o que é seu, e está pronto a interpor-se e prestar qualquer bom serviço para esse fim.

Essa é sua caracterização para com seus próximos. Contudo, não bastará ser justo e verdadeiro para com seu irmão. Para completar sua caracterização, deve ser assim igualmente para com seu Deus (v. 9): andou nos meus estatutos, os que se referem aos deveres do seu culto direto.

Guardou esses e todos os outros juízos de Deus, teve consideração por todos eles, fez de se conformar e corresponder a todos eles o seu zelo e esforço constantes, para proceder com verdade, para que assim possa provar-se fiel à sua aliança com Deus. E, tendo se unido a Deus, não se afasta traiçoeiramente dele nem dissimula com ele.

Esse é um homem justo, e vivendo viverá. Certamente viverá, terá vida e a terá mais abundantemente, viverá de verdade, viverá confortavelmente, viverá eternamente. Guardem os mandamentos, e entrarão na vida, Mateus 19:17.

Versículos 10 a 20

Os Caminhos de Deus Justificados; A Vindicação de Si Mesmo por Deus. (a.C. 593.)

Deus, por meio do profeta, estabeleceu a regra geral de juízo: dará vida eterna aos que perseveram pacientemente em fazer o bem, mas indignação e cólera aos que não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça (Romanos 2:7, 8). Nestes versículos, passa a mostrar que a ascendência e o parentesco dos homens não alterarão o caso nem de um modo nem de outro.

I. Ele a aplicou extensamente e em particular nos dois sentidos. Assim como aconteceu na linhagem real dos reis de Judá, também acontece muitas vezes nas famílias particulares que pais piedosos tenham filhos ímpios e pais ímpios tenham filhos piedosos. Agora ele mostra aqui:

  1. Que um homem ímpio certamente perecerá em sua iniquidade, embora seja filho de um pai devoto. Se aquele homem justo antes descrito gerar um filho cujo caráter seja o contrário do caráter de seu pai, sua condição certamente também será assim.

(1.) Supõe-se como um caso não incomum, mas muito triste, que o filho de um pai muito piedoso, apesar de todas as instruções dadas a ele, da boa educação recebida, das necessárias repreensões dadas a ele e das restrições impostas a ele, depois de todos os esforços dedicados a ele e das orações oferecidas em seu favor, possa, ainda assim, mostrar-se notoriamente ímpio e vil.

É a dor de seu pai, a vergonha de sua família e a maldição e praga de sua geração.

Supõe-se aqui que ele consente em praticar todas aquelas enormidades que seu bom pai temia e cuidadosamente evitava e se desfaz de todos aqueles bons deveres dos quais seu pai fazia questão de consciência e nos quais tinha satisfação. Desfaz tudo o que seu pai fez e contraria seu exemplo em tudo.

Ele é descrito aqui como um salteador de estradas, um ladrão e derramador de sangue. É idólatra: “Comeu sobre os montes” (v. 11) e “levantou os seus olhos aos ídolos”, o que seu bom pai nunca fez. E chegou por fim não apenas a banquetear com os idólatras, mas a sacrificar com eles, o que aqui é chamado cometer abominação, pois o caminho do pecado é uma descida.

É adúltero, “maculou a mulher do seu próximo”. É opressor até dos pobres e necessitados; rouba a casa de amparo e espreme os que sabe que não podem se defender. E tem orgulho e prazer em pisar os fracos e empobrecer os que já são pobres. Tira daqueles a quem deveria dar.

Despojou com violência e força aberta; emprestou com usura e assim despojou por contrato; e não restituiu o penhor, mas injustamente o reteve até quando a dívida foi paga.

Aqueles bons pais que têm filhos ímpios não considerem seu caso singular; é um caso apresentado aqui. E por ele vemos que a graça não corre no sangue nem sempre acompanha os meios de graça.

A corrida nem sempre é dos velozes, nem a batalha dos fortes, pois então os filhos a quem se ensina bem fariam o bem. Mas Deus nos fará saber que sua graça é dele próprio e seu Espírito é um agente livre, e que, embora sejamos obrigados a dar boa educação aos nossos filhos, ele não é obrigado a abençoá-la.

Nisto, tanto quanto em qualquer coisa, aparecem o poder do pecado original e a necessidade da graça especial.

(2.) Aqui nos é assegurado que este homem ímpio perecerá para sempre em sua iniquidade, apesar de ser filho de um bom pai. Talvez possa prosperar por algum tempo no mundo por causa da piedade de seus antepassados. Mas, tendo cometido todas essas abominações e nunca se arrependido delas, não viverá, não será feliz no favor de Deus.

Embora possa escapar da espada dos homens, não escapará da maldição de Deus. Certamente morrerá; será infeliz para sempre; seu sangue estará sobre ele. Pode agradecer a si mesmo; é seu próprio destruidor.

E seu parentesco com um bom pai estará tão longe de lhe servir de auxílio que agravará seu pecado e sua condenação. Tornou seu pecado mais atroz. Mais ainda: tornou-o realmente mais vil e libertino e, consequentemente, tornará sua miséria futura mais intolerável.

  1. Que um homem justo certamente será feliz, embora seja filho de um pai ímpio. Embora o pai tenha comido as uvas azedas, se os filhos não mexerem nelas, não lhes irá nem um pouco pior por isso. Aqui:

(1.) Supõe-se, e bendito seja Deus, às vezes é de fato o caso, que o filho de um pai ímpio possa ser piedoso. Observando quão fatais foram os erros de seu pai, pode ser tão sábio a ponto de aceitar o aviso e não andar nos passos de seu pai (v. 14).

Em geral, os filhos participam do temperamento dos pais e são atraídos a imitar seu exemplo. Mas aqui o filho, em vez de ver os pecados de seu pai e, como é usual, fazer o mesmo, os vê e teme fazer o mesmo.

De fato, os homens não colhem uvas dos espinhos, mas Deus às vezes colhe; toma um ramo de uma oliveira brava e o enxerta numa boa. O ímpio Acaz gera um bom Ezequias, que vê todos os pecados que seu pai cometeu.

E, embora não queira proclamar a vergonha de seu pai, como Cam, nem a apresente da pior maneira, contudo a detesta e cora por ela. E pensa pior do pecado porque foi o descrédito e a ruína de seu próprio pai.

Ele considera e não faz coisas semelhantes; considera quão mal ficava para seu pai fazer tais coisas, que ofensa isso era a Deus e a todos os homens bons, que ferida e desonra ele recebeu com isso e que calamidades trouxe para sua família. E, por isso, não faz coisas semelhantes.

Repare: se ao menos considerássemos devidamente os caminhos dos homens ímpios, todos temeríamos ser seus associados e seguidores. Os pormenores são aqui novamente enumerados quase nas mesmas palavras daquele caráter atribuído ao homem justo (v. 6, etc.), para mostrar como os homens bons andam no mesmo espírito e nos mesmos passos.

Este homem justo aqui, quando zelou por evitar os pecados de seu pai, zelou por imitar as virtudes de seu avô. E, se olharmos para trás, encontraremos alguns exemplos para nossa imitação, assim como outros para nossa advertência.

Este homem justo não apenas pode dizer, como o fariseu: não sou adúltero, nem extorsionário, nem opressor, nem usurário, nem idólatra; mas “deu o seu pão ao faminto e cobriu o nu”. “Retirou a sua mão do pobre”. Onde encontrou agruras impostas por seu pai a servos, arrendatários e vizinhos pobres, aliviou seu fardo.

Não disse: “O que meu pai fez eu manterei, e, se foi uma falta, foi dele e não minha”, como Roboão, que desprezou os impostos que seu pai impusera. Não: retira sua mão do pobre e lhes restitui novamente seus direitos e liberdades (vv. 15-17).

Assim executou os juízos de Deus e andou em seus estatutos; não apenas fez seu dever uma vez, mas prosseguiu num curso e caminho de obediência.

(2.) Temos a garantia de que somente o pai desprovido de graça morrerá em sua iniquidade, mas seu filho piedoso não ficará nem um pouco pior por isso.

Quanto a seu pai (v. 18), por ter sido um opressor cruel e causado dano, e, mais ainda, por não ter feito o bem entre seu povo apesar da riqueza e do poder que possuía, até ele, grande como é, morrerá em sua iniquidade e será perdido para sempre.

Mas aquele que manteve sua integridade certamente viverá, estará tranquilo e feliz e não morrerá pela iniquidade de seu pai. Talvez a impiedade de seu pai tenha diminuído os bens do filho e enfraquecido a influência dele. Mas isso em nada prejudicará sua aceitação com Deus e seu bem-estar eterno.

II. Ele então apela a eles próprios para saber se não fizeram injustiça a Deus com seu provérbio. “O caso é assim claro, e, contudo, vocês dizem: O filho não carrega a iniquidade do pai? Não: não carrega; não carregará, se ele próprio fizer o que é lícito e reto”, v. 19.

Mas estas pessoas, que carregavam a iniquidade de seus pais, não tinham feito o que é lícito e reto. E, por isso, sofreram com justiça por seu próprio pecado e não tinham motivo para se queixar dos procedimentos de Deus contra eles como de algum modo injustos, embora tivessem razão para lamentar a grande falta de bondade dos pais ao lhes deixar mau exemplo.

Nossos pais pecaram e não existem, e nós carregamos a sua iniquidade (Lamentações 5:7). É verdade que há uma maldição vinculada por herança às famílias ímpias. Mas é igualmente verdade que o vínculo por herança pode ser cortado pelo arrependimento e pela reforma; agradeçam, portanto, a si mesmos os impenitentes e não reformados se caírem sob ela.

A regra estabelecida de juízo é, por isso, repetida (v. 20): “A alma que peca morrerá”, e não outra por ela. A orientação que Deus deu aos juízes terrenos (Deuteronômio 24:16), ele próprio seguirá: o filho não morrerá, não morrerá eternamente, pela iniquidade do pai, se não andar nos passos dela.

Nem o pai pela iniquidade do filho, se se esforçar por fazer seu dever para evitá-la. No dia da revelação do justo juízo de Deus, que agora está encoberto e eclipsado, a retidão do justo se mostrará diante de todo o mundo como estando sobre ele, para seu consolo e honra eternos, sobre ele como uma veste, sobre ele como uma coroa.

E a impiedade do ímpio estará sobre ele, para sua confusão eterna, sobre ele como uma corrente, sobre ele como um fardo, como uma montanha de chumbo para afundá-lo no abismo sem fundo.

Versículos 21 a 29

Ânimo para o Arrependimento. (a.C. 593.)

Temos aqui outra regra de juízo que Deus seguirá ao tratar conosco, pela qual se demonstra ainda mais a equidade de seu governo. A anterior mostrou que Deus recompensará ou castigará segundo a mudança feita na família ou na sucessão, para melhor ou para pior. Aqui mostra que recompensará ou castigará segundo a mudança feita na própria pessoa, seja para melhor ou para pior.

Enquanto estamos neste mundo, estamos num estado de prova. O tempo de teste dura tanto quanto o tempo de vida, e, conforme formos encontrados ao final, assim será conosco pela eternidade. Agora veja aqui:

I. O caso exposto justamente, em grande parte como antes (Ezequiel 3:18, etc.). E aqui é estabelecido uma vez (vv. 21-24) e outra vez (vv. 26-28), porque é assunto de vasta importância, assunto de vida e morte, de vida e morte eternas. Aqui temos:

  1. Um convite franco dado às pessoas ímpias para se voltarem de sua impiedade. Aqui nos é dada a garantia de que, se o ímpio se voltar, certamente viverá (v. 21, 27). Observe:

(1.) O que é exigido para considerar um homem verdadeiramente convertido, como deve ser qualificado para que tenha direito a esse ato de anistia:

[1.] O primeiro passo para a conversão é a consideração (v. 28): “Porque considera e se volta”. O motivo por que os pecadores prosseguem em seus caminhos maus é que não consideram qual será o fim deles.

Mas, se o pródigo uma vez cair em si, se se sentar e considerar um pouco quão mau é seu estado e quão facilmente pode ser melhorado, logo voltará a seu pai (Lucas 15:17), e a adúltera ao seu primeiro marido, quando considerar que então lhe ia melhor do que agora (Oseias 2:7).

[2.] Essa consideração deve produzir aversão ao pecado. Quando considera, deve se voltar de sua impiedade, o que indica mudança na disposição do coração. Deve se voltar de seus pecados e de sua transgressão, o que indica mudança na vida.

Deve romper com todos os seus maus caminhos e, naquilo em que cometeu iniquidade, deve resolver não fazer mais assim, e isso por um princípio de ódio ao pecado. Que tenho eu mais a ver com ídolos?

[3.] Essa aversão ao pecado deve ser universal. Deve se voltar de todos os seus pecados e de todas as suas transgressões, sem reserva para nenhuma Dalila, nenhuma casa de Rimom. Não nos voltamos corretamente do pecado a menos que na verdade o odiemos, e não odiamos na verdade o pecado, como pecado, se não odiamos todo pecado.

[4.] Isso deve ser acompanhado de conversão a Deus e ao dever. Deve guardar todos os estatutos de Deus, pois a obediência, se for sincera, será universal. E deve fazer o que é lícito e reto, o que concorda com a palavra e a vontade de Deus, que o convertido deve tomar como sua regra, e não a vontade da carne e o caminho do mundo.

(2.) O que é prometido aos que assim se voltam do pecado para Deus:

[1.] Conservarão vivas as suas almas (v. 27). Certamente viverão, não morrerão (v. 21 e outra vez v. 28). Embora se tenha dito: “A alma que peca, ela morrerá”, contudo, os que pecaram não devem perder a esperança de que a morte ameaçada possa ser evitada se ao menos se voltarem e se arrependerem a tempo.

Quando Davi reconhece arrependido: “Pequei”, recebe imediatamente a garantia de seu perdão: “O Senhor tirou teu pecado, não morrerás (2 Samuel 12:13), não morrerás eternamente”. Certamente viverá; será restaurado ao favor de Deus, que é a vida da alma, e não permanecerá sob sua cólera, que é para a alma como mensageiros da morte.

[2.] Os pecados dos quais se arrependeram e que abandonaram não se levantarão em juízo contra eles, nem sequer serão repreendidos por eles. Todas as transgressões que cometeu, embora numerosas, embora atrozes, embora muito provocadoras a Deus e redundando muito em sua desonra, contudo “não lhe serão mencionadas” (v. 22), não mencionadas contra eles.

Não apenas não lhe serão imputadas para arruiná-lo, mas no grande dia não serão lembradas contra ele para causar-lhe dor ou envergonhá-lo. Serão cobertas, serão procuradas e não encontradas. Isso indica a plenitude da misericórdia que perdoa; quando o pecado é perdoado, é apagado, não é mais lembrado.

[3.] Em sua retidão viverão; não por sua retidão, como se ela fosse o preço de seu perdão e de sua bem-aventurança e uma expiação por seus pecados. Mas em sua retidão, que os qualifica para todas as bênçãos adquiridas pelo Mediador e é, ela própria, uma dessas bênçãos.

(3.) Que ânimo tem um pecador arrependido, que se volta, para esperar perdão e vida segundo essa promessa. Tem consciência de que sua obediência futura nunca poderá ser compensação de valor por sua desobediência anterior.

Mas tem isto para se sustentar: a natureza, o atributo e o deleite de Deus são ter misericórdia e perdoar, pois disse (v. 23): “Tenho eu algum prazer sequer em que o ímpio morra? Não: de modo nenhum; nunca vos foi dado motivo algum para pensar assim”.

É verdade que Deus determinou castigar os pecadores. Sua justiça exige seu castigo, e, em cumprimento dela, os pecadores impenitentes permanecerão para sempre sob sua cólera e maldição. Essa é a vontade de seu decreto, sua vontade consequente, mas não é sua vontade antecedente, a vontade de seu deleite.

Embora a retidão de seu governo exija que os pecadores morram, contudo a bondade de sua natureza se opõe a isso. Como entregarei você, Efraim? Aqui se fala comparativamente. Ele não tem prazer na ruína dos pecadores, pois prefere que se voltem de seus caminhos e vivam.

Fica mais satisfeito quando sua misericórdia é glorificada na salvação deles do que quando sua justiça é glorificada na perdição deles.

  1. Um aviso justo dado às pessoas justas para não se voltarem de sua retidão (vv. 24-26). Aqui está:

(1.) O caráter de um apóstata que se volta de sua retidão. Nunca foi sinceramente homem justo, como aparece naquilo que diz o apóstolo (1 João 2:19): “Se tivessem sido dos nossos, sem dúvida teriam continuado conosco”. Mas passava por homem justo.

Tinha a denominação e todas as marcas externas de um homem justo; pensava ser um, e outros pensavam que era. Mas abandona sua profissão de fé, deixa seu primeiro amor, renega e abandona a verdade e os caminhos de Deus.

E assim se volta de sua retidão como alguém enjoado dela, e agora mostra o que sempre teve: aversão secreta a ela. E, tendo se voltado de sua retidão, comete iniquidade, se torna dissoluto, profano e sensual, intemperante, injusto e, em suma, faz conforme todas as abominações que faz o homem ímpio.

Pois, quando o espírito impuro recupera sua posse do coração, traz consigo sete outros espíritos mais ímpios do que ele próprio, e eles entram e moram ali (Lucas 11:26).

(2.) A condenação de um apóstata: viverá por ter sido uma vez homem justo? Não: factum non dicitur quod non perseverat, aquilo que não permanece não se diz feito.

Em sua transgressão (v. 24) e por sua iniquidade, que é a causa pela qual merece sua ruína, pela iniquidade que fez, morrerá, morrerá eternamente (v. 26). O que se desvia de coração será cheio de seus próprios caminhos.

Mas suas anteriores profissões de fé e obras não lhe servirão de algum auxílio? Não lhe valerão ao menos para mitigar seu castigo? Não: toda a retidão que praticou, por mais aplaudida pelos homens, não será mencionada de modo a lhe ser ou crédito ou consolo. A retidão de um apóstata é esquecida, assim como a impiedade de um penitente.

Sob a lei, se um nazireu fosse contaminado, perdia todos os dias anteriores de sua separação (Números 6:12). Assim, os que começaram no espírito e terminam na carne podem considerar todos os seus serviços e sofrimentos passados em vão (Gálatas 3:3, 4). Se não perseverarmos, perdemos o que ganhamos (2 João 1:8).

II. Um recurso às consciências até da casa de Israel, embora muito corrompida, quanto à equidade de Deus em todos esses procedimentos. Pois ele será justificado, assim como os pecadores julgados, pela própria boca deles:

  1. A acusação que formularam contra Deus é blasfema (v. 25, 29). A casa de Israel tem a desfaçatez de dizer: “O caminho do Senhor não é equitativo”, e nada poderia ser mais absurdo, assim como ímpio. Aquele que formou o olho, não verá? Podem ser inequitativos os caminhos daquele cuja vontade é a regra eterna do bem e do mal, do certo e do errado?

O Juiz de toda a terra não fará o que é reto? Sem dúvida fará; não pode fazer de outra forma.

  1. As razões com que Deus lhes responde revelam muita graça e condescendência, pois até esses blasfemadores Deus preferiria convencer e salvar a condenar. Alguém teria esperado que Deus de imediato vindicasse a honra de sua justiça fazendo dos que a acusaram monumentos eternos dela.

Deve ser permitido aos que uma vez exalaram tamanha impiedade tomar mais um fôlego? Alguma vez voltará a falar em qualquer lugar, senão no inferno, aquela língua que uma vez disse: os caminhos do Senhor não são equitativos?

Sim: porque este é o dia da paciência de Deus, ele tem por bem argumentar com eles. E exige que reconheçam, pois é tão claro que não podem negar:

(1.) A equidade de seus caminhos: “Não são equitativos os meus caminhos?”. Sem dúvida são. Nunca impõe ao homem mais do que é reto. Nos castigos presentes dos pecadores e nas aflições de seu próprio povo, sim, e ainda: na perdição eterna dos impenitentes, os caminhos do Senhor são equitativos.

(2.) A iniquidade dos caminhos deles: “Não são inequitativos os vossos caminhos? É claro que são, e as tribulações em que vos encontrais vós as trouxestes sobre vossas próprias cabeças. Deus não vos faz injustiça, mas vós fizestes injustiça a vós mesmos”.

A insensatez do homem perverte seu caminho, tornando-o não equitativo, e então seu coração se irrita contra o Senhor, como se os caminhos dele não fossem equitativos (Provérbios 19:3). Em todas as nossas disputas com Deus e em todas as suas controvérsias conosco, se verá que seus caminhos são equitativos, mas os nossos não são equitativos, que ele está certo e nós estamos errados.

Versículos 30 a 32

Aviso contra a Apostasia. (a.C. 593.)

Temos aqui a conclusão e a aplicação de toda esta questão. Depois de um julgamento imparcial perante o tribunal da razão reta, o veredito é apresentado em favor de Deus; parece que seus caminhos são equitativos.

O juízo, portanto, deve em seguida ser proferido. Seria de pensar que fosse um juízo de condenação, nada menos que: Vão, malditos, para o fogo eterno. Mas eis um milagre de misericórdia: o dia da graça e da paciência divina ainda é prolongado.

Por isso, embora Deus por fim julgue cada um segundo seus caminhos, contudo ele espera para mostrar graça e encerra tudo com um chamado ao arrependimento e uma promessa de perdão mediante o arrependimento.

I. Aqui estão quatro deveres necessários aos quais somos chamados, todos convergindo para a mesma coisa:

  1. Devemos nos arrepender. Devemos mudar nossa mente e mudar nossos caminhos; devemos lamentar o que fizemos de errado e nos envergonhar disso, e fazer o máximo que pudermos para desfazê-lo.

  2. Devemos nos desviar de todas as nossas transgressões, v. 30, e novamente no v. 32. Voltem-se, deem meia-volta; afastem-se do pecado; ou melhor: voltem-se contra ele como contra o inimigo que detestam, e voltem-se para Deus como para o amigo que amam.

  3. Devemos lançar para longe de nós todas as nossas transgressões. Devemos abandoná-las e deixá-las com a resolução de nunca mais voltar a elas, dar ao pecado uma carta de divórcio, romper todos os pactos que fizemos com ele, lançá-lo ao mar, como os marinheiros fizeram com Jonas (pois ele levantou a tempestade), expulsá-lo da alma e crucificá-lo como um malfeitor.

  4. Devemos fazer para nós um coração novo e um espírito novo. Isso era objeto de uma promessa, Ezequiel 11:19. Aqui é objeto de um preceito. Devemos nos empenhar, e então Deus não nos faltará para nos dar a sua graça.

Santo Agostinho explica bem esse preceito: Deus non jubet impossibilia, sed jubendo monet et facere quod possis et petere quod non possis — Deus não ordena coisas impossíveis, mas, por seus mandamentos, nos adverte a fazer o que está em nosso poder e a pedir em oração o que não está.

II. Aqui estão quatro boas razões usadas para reforçar esses chamados ao arrependimento:

  1. Este é o único caminho, e um caminho seguro, para evitar a ruína à qual nossos pecados tendem diretamente: “Assim, a iniquidade não será a vossa ruína”. Isso implica que, se não nos arrependermos, a iniquidade será nossa ruína, aqui e para sempre; mas, se nos arrependermos, estaremos seguros, seremos arrancados do fogo como tições.

  2. Se não nos arrependermos, certamente pereceremos, e nosso sangue estará sobre nossas próprias cabeças. “Por que morrereis, ó casa de Israel?” Que coisa absurda é vocês escolherem a morte e a condenação em vez da vida e da salvação!

Repare: o motivo pelo qual os pecadores morrem é que querem morrer. Eles descerão pelo caminho que leva à morte e não aceitarão as condições sob as quais a vida é oferecida. Nisso os pecadores, especialmente os da casa de Israel, são extremamente irracionais e agem da maneira mais inexplicável.

  1. O Deus do céu não tem deleite em nossa ruína, mas deseja nosso bem-estar (v. 32): “Não tenho prazer na morte daquele que morre”. Isso implica que ele tem prazer na recuperação dos que se arrependem; e isso é tanto um incentivo quanto um ânimo para nos arrependermos.

  2. Se nos arrependermos, estaremos bem para sempre: “Voltai-vos e vivei”. Aquele que nos diz: “Arrependei-vos”, com isso nos diz: “Vivei”. Sim, e ainda: ele nos diz: “Vivei”. De modo que a vida e a morte são aqui postas diante de nós.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra