Matthew Henry

Ezequiel 17

Argumento

No capítulo anterior, Deus ajustava contas com o povo de Judá e lhes trazia ruína por sua traição ao romper a aliança com ele. Neste capítulo, ajusta contas com o rei de Judá por sua traição ao romper a aliança com o rei da Babilônia. Pois, quando Deus veio contender com eles, encontrou muitos motivos para sua controvérsia.

A ação estava agora em curso: Zedequias negociava às escondidas com o rei do Egito para obter ajuda em um plano traiçoeiro que traçara para sacudir de si o jugo do rei da Babilônia e violar a homenagem e a fidelidade que lhe jurara.

Por isso, Deus, por meio do profeta, aqui: I. Ameaça a ruína dele e de seu reino com a parábola de duas águias e uma videira (vv. 1-10) e a explicação daquela parábola (vv. 11-21).

Mas, ao final: II. Promete restaurar no futuro a família real de Judá, a casa de Davi, no Messias e em seu reino (vv. 22-24).

A Parábola das Águias; A Parábola Explicada; A Ruína de Zedequias Predita. (a.C. 593.)

Versículos 1 a 21

Devemos tomar todos estes versículos juntos, para termos diante de nós, numa só visão, a parábola e sua explicação, porque elas se esclarecerão mutuamente.

  1. O profeta é designado para propor um enigma à casa de Israel (v. 2), não para confundi-los, como o enigma de Sansão foi proposto aos filisteus, nem para lhes esconder obscuramente o pensamento de Deus ou deixá-los na incerteza a seu respeito, um apresentando uma conjectura e outro outra, como é usual na exposição de enigmas.

Não: ele deve lhes dizer imediatamente o significado dele. “Aquele que fala em língua desconhecida ore para que possa interpretar” (1 Coríntios 14:13).

Mas deve expor essa mensagem em enigma ou parábola para que pudessem reparar mais nela, pudessem ser mais tocados por ela, eles mesmos, e pudessem melhor lembrá-la e contá-la a outros. Por esses motivos, Deus muitas vezes usou comparações por meio de seus servos, os profetas, e o próprio Cristo abriu sua boca em parábolas.

Enigmas e parábolas são usados para nossa diversão e para o entretenimento de nossos amigos. O profeta deve usá-los para ver se, com essa roupa, as coisas de Deus poderiam encontrar aceitação e se insinuar na mente de um povo descuidado.

Repare: os ministros devem estudar para encontrar palavras aceitáveis e experimentar vários meios de fazer o bem. E, até onde tenham motivo para pensar que será para edificação, devem tanto trazer o que é familiar para sua pregação quanto trazer também sua pregação para seu discurso familiar.

Para que não haja tão vasta diferença, como existe com alguns, entre o que dizem no púlpito e o que dizem fora dele. 2. Ele é designado para expor este enigma à casa rebelde (v. 12).

Embora, por serem rebeldes, pudessem com justiça ter sido deixados na ignorância, para ver e ouvir sem perceber, contudo a coisa lhes será explicada: “Não sabeis o que significam estas coisas?”.

Os que conheciam a história e o que agora estava em curso poderiam fazer um palpite sagaz sobre o significado deste enigma. Mas, para que ficassem sem desculpa, ele deve lhes apresentá-lo em termos claros, despojado da metáfora.

Mas o enigma primeiro foi proposto para que o estudassem por algum tempo e o enviassem aos seus amigos em Jerusalém, para que buscassem e esperassem sua solução algum tempo depois.

Vejamos agora qual é o assunto dessa mensagem.

I. Nabucodonosor havia levado algum tempo antes Joaquim, o mesmo que era chamado Jeconias, quando tinha apenas dezoito anos e reinara em Jerusalém apenas três meses, ele e seus príncipes e grandes homens, e os havia trazido cativos para a Babilônia (2 Reis 24:12).

Na parábola, isso é representado por uma águia arrancando o topo e o ramo tenro de um cedro e levando-o para uma terra de comércio, uma cidade de mercadores (v. 3, 4), o que é explicado no v. 12.

O rei da Babilônia tomou o rei de Jerusalém, que não era mais capaz de resistir a ele do que um raminho novo de árvore de contender com a mais forte ave de rapina, que facilmente o arranca, talvez para fazer seu ninho.

Nabucodonosor, na visão de Daniel, é um leão, o rei dos animais (Daniel 7:4). Ali tem asas de águia, tão rápidos eram seus movimentos, tão velozes suas conquistas. Aqui, nesta parábola, é uma águia, o rei das aves, uma grande águia, que vive de despojo e rapina, cujos filhotes “sugam sangue” (Jó 39:30).

Seu domínio se estende por toda parte, como as grandes e longas asas de uma águia. O povo é numeroso, pois ela é cheia de penas; a corte é esplêndida, pois ela tem diversas cores, que parecem bordado, como diz a palavra.

Jerusalém é o Líbano, uma floresta de casas, e muito agradável. A família real é o cedro; Joaquim é o ramo do topo, o topo dos raminhos novos, que ele arranca. A Babilônia é a terra de comércio e a cidade de mercadores onde ele é colocado.

E o rei de Judá, sendo da casa de Davi, se considerará muito degradado e desacreditado por ficar alojado entre negociantes. Mas deve tirar o melhor proveito disso.

II. Quando o levou para a Babilônia, fez seu tio Zedequias rei em seu lugar (v. 5, 6). Seu nome era Matanias, o dom do Senhor, que Nabucodonosor mudou para Zedequias, a justiça do Senhor, para lembrá-lo de ser justo como o Deus que chamava de seu, por temor da justiça dele.

Este era da semente da terra, um natural dali, não um estrangeiro, não um de seus príncipes babilônios.

Foi plantado num campo frutífero, pois Jerusalém ainda era assim. Ele o colocou junto a grandes águas, onde provavelmente cresceria, como um salgueiro, que cresce depressa e cresce melhor em solo úmido, mas nunca se tem o desígnio de que seja nem se espera que seja uma árvore majestosa.

Ele o colocou com zelo e circunspecção, como alguns leem. Providenciou sabiamente que crescesse, mas que não crescesse demais.

Tomou da semente do rei, como se explica no v. 13, e fez uma aliança com ele para que tivesse o reino e desfrutasse do poder e da dignidade reais, contanto que o mantivesse como seu vassalo, dependente dele e responsável perante ele.

Tomou dele um juramento, fez que lhe jurasse fidelidade, jurasse pelo seu próprio Deus, o Deus de Israel, que lhe seria fiel tributário (2 Crônicas 36:13).

Também levou os poderosos da terra, os principais homens de guerra, em parte como reféns do cumprimento da aliança. E em parte para que, estando assim a terra enfraquecida, o rei tivesse menos capacidade e, portanto, menos tentação de romper seu pacto.

Seu desígnio nos é dito (v. 14): que o reino fosse baixo, tanto em honra quanto em força, que não fosse rival de seus vizinhos poderosos nem terror de seus vizinhos fracos, como havia sido. Para que não se erguesse para rivalizar com o reino da Babilônia ou para subjugar qualquer dos pequenos estados que estavam sujeitos a ele.

Mas, contudo, seu desígnio era que, pela observância dessa aliança, ele pudesse permanecer e continuar sendo um reino. Dessa forma, seriam satisfeitos o orgulho e a ambição daquele potentado altivo, que visava ser como o Altíssimo (Isaías 14:14), tendo todos ao seu redor sujeitos a ele. Agora veja aqui:

  1. Que triste mudança o pecado fez na família real de Judá. Houve tempo em que todas as nações ao redor lhe eram tributárias. Agora ela não apenas perdeu seu domínio sobre outras nações, mas se tornou, ela própria, tributária. Como o ouro perdeu seu brilho!

As nações, pelo pecado, vendem sua liberdade, e os príncipes, sua dignidade, e profanam suas coroas ao lançá-las ao chão.

  1. Como Zedequias agiu sabiamente em seu próprio favor ao aceitar esses termos, embora fossem desonrosos, quando a necessidade o levou a isso. Um homem pode viver muito confortavelmente e contente, embora não possa desempenhar um papel e ter destaque como antes.

Um reino pode permanecer firme e seguro, embora não fique tão alto quanto algumas vezes ficou; e assim também uma família.

III. Zedequias, enquanto continuou fiel ao rei da Babilônia, ia muito bem. E, se ao menos tivesse reformado seu reino e voltado a Deus e ao seu dever, teria ido melhor e, por esse meio, poderia logo ter recuperado sua antiga dignidade (v. 6).

Esta planta cresceu e, embora fosse colocada como um salgueiro e se fizesse pouco caso dela, contudo se tornou uma videira que se espalhava, de baixa estatura, uma grande bênção para sua própria terra, e seus frutos alegravam os corações deles. E é melhor ser uma videira que se espalha, de baixa estatura, do que um cedro alto sem utilidade.

Nabucodonosor estava satisfeito, pois os ramos se voltavam para ele e se apoiavam nele como a videira no muro, e ele tinha sua parte dos frutos dessa videira. Suas raízes também estavam sob ele e ao seu dispor.

Os judeus tinham motivo para ficar satisfeitos, pois se assentavam sob sua própria videira, que produzia ramos e lançava brotos, e parecia agradável e promissora. Veja como os juízos de Deus vieram gradualmente sobre esse povo provocador, como Deus lhes deu trégua e assim lhes deu prazo para se arrependerem.

Fez seu reino baixo, para experimentar se isso os humilharia, antes de fazê-lo deixar de ser reino. Contudo, deixou-o confortável para eles, para experimentar se isso os conquistaria para voltarem a ele, a fim de que as tribulações ameaçadas pudessem ser evitadas.

IV. Zedequias não sabia quando estava bem, mas ficou impaciente com o descrédito de ser tributário do rei da Babilônia e, para se livrar dele, entrou num pacto secreto com o rei do Egito.

Não tinha motivo para se queixar de que o rei da Babilônia lhe impusesse novas agruras ou se valesse contra ele das vantagens que possuía, de que oprimisse ou empobrecesse sua terra. Pois, como o profeta dissera antes (v. 6) para agravar sua traição, ele mostra outra vez (v. 8) quão bem encaminhado estava para ser importante.

Ele foi plantado em um bom solo, junto a grandes águas. Sua família tinha bastante probabilidade de ser edificada e seu tesouro de ser cheio em pouco tempo, de modo que, se tivesse agido fielmente, poderia ter sido uma bela videira.

Mas havia outra grande águia pela qual tinha afeição e na qual punha confiança, e essa era o rei do Egito (v. 7). Aqueles dois grandes potentados, os reis da Babilônia e do Egito, eram apenas duas grandes águias, aves de rapina.

Diz-se que esta grande águia do Egito tinha grandes asas, mas não asas longas como o rei da Babilônia. Porque, embora o reino do Egito fosse forte, contudo não tinha extensão tão vasta quanto a da Babilônia.

Diz-se que a grande águia tinha muitas penas, muita riqueza e muitos soldados, dos quais dependia como uma defesa substancial, mas que realmente não eram mais que tantas penas. Zedequias, prometendo a si mesmo liberdade, se fez vassalo do rei do Egito, esperando insensatamente conforto ao trocar de senhor.

Agora esta videira, secreta e dissimuladamente, dobrou suas raízes para o rei do Egito, aquela grande águia, e depois de algum tempo lançou abertamente seus ramos para ele. Deu-lhe uma indicação de quanto cobiçava uma aliança com ele, para que a regasse pelos sulcos de sua plantação, ao passo que ela fora plantada junto a grandes águas e não precisava de nenhuma ajuda dele.

Isso é exposto no v. 15. Zedequias se rebelou contra o rei da Babilônia ao enviar seus embaixadores ao Egito, para que lhe dessem cavalos e muito povo, a fim de capacitá-lo a contender com o rei da Babilônia.

Veja que mudança o pecado fizera com o povo de Deus! Deus prometera que seriam um povo numeroso, como a areia do mar. Contudo, agora, se seu rei precisasse de muito povo, teria de mandar buscá-los no Egito, pois, pelo pecado, estavam diminuídos e rebaixados (Salmos 107:39).

Veja também a insensatez dos espíritos irritados e descontentes, que se arruínam ao contender para melhorar sua condição, ao passo que poderiam estar bastante confortáveis e felizes se ao menos tirassem o melhor proveito da condição em que se encontram.

V. Deus aqui ameaça Zedequias com a destruição completa dele e de seu reino e, em desagrado contra ele, profere contra ele essa condenação por sua revolta traiçoeira contra o rei da Babilônia.

Na parábola (v. 9, 10), isso é representado pelo arrancar dessa videira pelas raízes, pelo cortar do fruto e pelo secar das folhas, as folhas de sua primavera, quando estão verdes (Jó 8:12), antes de começarem, no outono, a secar por conta própria.

O plano será crestado; secará completamente. Os negócios desse príncipe pérfido serão arruinados sem possibilidade de recuperação, como uma videira quando o vento leste a cresta, de modo que não servirá para nada além do fogo, como vimos naquela parábola (Ezequiel 15:4).

Ela secará até nos sulcos onde crescia, por mais bem regados que estivessem. Será destruída sem grande poder nem muito povo para arrancá-la; pois que necessidade há de convocar a milícia para arrancar uma videira?

Repare: Deus pode fazer grandes coisas acontecerem sem muito alvoroço. Não precisa de grande poder nem de muito povo para realizar seus propósitos; um punhado bastará se lhe agradar. Pode, sem nenhuma dificuldade, arruinar um rei e um reino pecaminosos, e fazer tão pouco caso disso quanto nós de arrancar uma árvore que atravanca o solo.

Na explicação da parábola, a sentença é registrada muito extensamente: “Prosperará?” (v. 15). Pode esperar agir mal e passar bem? Ou melhor: escapará quem faz tais coisas ímpias? Romperá a aliança e será livrado daquela vingança que é o justo castigo de sua traição? Não: pode esperar agir mal e não sofrer o mal? Ouça sua condenação:

  1. Ela é ratificada pelo juramento de Deus (v. 16): “Como eu vivo, diz o Senhor Deus”, ele morrerá por isso. Isso indica quão grandemente Deus se ressentiu do crime e quão certo e severo seria seu castigo. Deus jura em sua cólera, como fez em Salmos 95:11.

Repare: assim como as promessas de Deus são confirmadas por juramento para consolo dos santos, também suas ameaças o são para terror dos ímpios. Tão certo quanto Deus vive e é feliz (e, posso acrescentar, enquanto ele viver), tão certo e por tanto tempo os pecadores impenitentes morrerão e serão infelizes.

  1. Ela é justificada pela atrocidade do crime de que ele fora culpado:

(1.) Ele fora muito ingrato ao seu benfeitor, que o fizera rei e se comprometera a protegê-lo, o fizera príncipe quando poderia com igual facilidade tê-lo feito prisioneiro. Repare: é pecado contra Deus ser sem bondade para com nossos amigos e levantar o calcanhar contra os que ajudaram a nos elevar.

(2.) Ele fora muito falso para com aquele com quem fizera aliança. Nisto se insiste principalmente: “Desprezou o juramento”. Quando sua consciência ou seus amigos o lembravam dele, ele o transformava em zombaria, assumia uma resolução ousada e o rompia (v. 15, 16, 18, 19).

Ele o transgredia e se orgulhava de não fazer caso dele, como um grande tirano em nossos próprios dias, cuja máxima, dizem, é esta: os príncipes não devem ser escravos de sua palavra além do que lhes convém.

O que agravava a perfídia de Zedequias era que o juramento pelo qual se obrigara ao rei da Babilônia era:

[1.] Um juramento solene. Põe-se ênfase nisto (v. 18): “Quando, eis que dera a sua mão”, como aliado do rei da Babilônia, não apenas como seu súdito, mas como seu amigo, sendo a união das mãos um sinal da união dos corações.

[2.] Um juramento sagrado. Deus diz (v. 19): é meu juramento que ele desprezou e minha aliança que ele rompeu. Em todo juramento solene, apela-se a Deus como testemunha da sinceridade de quem jura, e ele é invocado como juiz e vingador de sua traição se agora jurar falsamente ou em qualquer tempo depois romper seu juramento.

Mas o juramento de fidelidade a um príncipe é particularmente chamado “o juramento de Deus” (Eclesiastes 8:2), como se tivesse em si algo mais sagrado que outro juramento. Pois os príncipes são ministros de Deus para nosso bem (Romanos 13:4).

Agora, a quebra desse juramento e dessa aliança por Zedequias é o pecado que Deus retribuirá sobre sua própria cabeça (v. 19), a transgressão com que transgrediu contra Deus, pela qual Deus contenderá com ele (v. 20). Repare: o perjúrio é pecado atroz e altamente provocador ao Deus do céu.

Não serviria de desculpa, primeiro, que quem fizera esse juramento era rei, rei da casa de Davi, cuja liberdade e dignidade certamente poderiam colocá-lo acima da obrigação dos juramentos. Não: embora os reis sejam deuses para nós, são homens para Deus e não estão isentos de sua lei e juízo.

O príncipe sem dúvida está tão firmemente obrigado diante de Deus ao povo pelo juramento de sua coroação quanto o povo aos príncipes pelo juramento de fidelidade.

Segundo, nem que esse juramento fora feito ao rei da Babilônia, um príncipe pagão, pior que um herege, com quem a igreja de Roma diz: “Não se deve guardar fidelidade”. Não: embora Nabucodonosor fosse adorador de falsos deuses, contudo o verdadeiro Deus vingará essa desavença quando um de seus adoradores romper seu pacto com ele.

Pois a verdade é uma dívida devida a todos os homens. E, se os que professam a verdadeira religião agem perfidamente com os de uma religião falsa, sua profissão estará tão longe de desculpá-los, muito menos de justificá-los, que agrava seu pecado.

E Deus o castigará tanto mais certa e severamente, porque por ele dão ocasião aos inimigos do Senhor de blasfemar. Como aquele príncipe maometano que, quando os cristãos romperam seu pacto com ele, exclamou: “Ó Jesus! São estes os teus cristãos?”.

Terceiro, nem o justificaria que o juramento lhe fora extorquido por um conquistador, pois a aliança foi feita mediante uma contrapartida de valor. Mantinha sua vida e coroa sob esta condição: que fosse fiel e prestasse verdadeira fidelidade ao rei da Babilônia. E, se desfruta do benefício de seu negócio, é muito injusto se não observa os termos.

Saiba então que, tendo desprezado o juramento e rompido a aliança, ele não escapará.

E, se o desprezo e a violação de tal juramento, de uma aliança como essa, seriam assim castigados, de quanto mais severo castigo serão considerados dignos os que rompem aliança com Deus, quando, eis que tinham dado sua mão em garantia de que seriam fiéis, os que pisam o sangue dessa aliança como coisa profana? Entre as alianças não há comparação.

  1. Ela é particularizada em diversos casos, nos quais o castigo é feito corresponder ao pecado:

(1.) Ele se rebelara contra o rei da Babilônia, e o rei da Babilônia seria seu conquistador eficaz. No lugar onde habita aquele rei cuja aliança ele rompeu, até com ele no meio da Babilônia, ele morrerá (v. 16). Pensa em sair das mãos dele, mas cairá, mais que antes, em suas mãos.

O próprio Deus agora tomará o partido do rei da Babilônia contra ele: “Estenderei a minha rede sobre ele” (v. 20). Deus tem uma rede para os que agem perfidamente e pensam escapar de seus justos juízos, na qual serão tomados e retidos os que não quiseram ser retidos pelo vínculo de um juramento e de uma aliança.

Zedequias temia a Babilônia: “Para lá o levarei”, diz Deus, “e ali contenderei com ele”. Os homens serão com justiça forçados àquela calamidade da qual se esforçam por fugir mediante o pecado.

(2.) Ele confiara no rei do Egito, e o rei do Egito seria seu ajudante ineficaz. Faraó, com seu poderoso exército, não atuará em seu favor na guerra (v. 17), não lhe prestará serviço nem impedirá o avanço das forças caldeias. Não o ajudará no cerco, erguendo montes e construindo fortes, nem em batalha, abatendo muitas pessoas.

Repare: toda criatura é para nós aquilo que Deus a faz ser; e ele geralmente enfraquece e faz secar aquele braço de carne em que confiamos e nos apoiamos. Agora se cumpria outra vez o que fora dito numa ocasião anterior semelhante (Isaías 30:7): “Os egípcios ajudarão em vão”.

Fizeram assim. Pois, embora à aproximação do exército egípcio os caldeus se retirassem do cerco de Jerusalém, com a retirada dos egípcios voltaram ao cerco e tomaram a cidade. Ao que parece, os egípcios não estavam empenhados, tinham força suficiente, mas não boa vontade para ajudar Zedequias.

Repare: os que agem traiçoeiramente com os que põem confiança neles serão, com justiça, tratados traiçoeiramente por aqueles em quem põem confiança.

Contudo, o Egito não era o único Estado em que Zedequias se apoiava. Tinha suas próprias tropas para ficar ao seu lado. Mas essas tropas, embora possamos supor que fossem veteranas e os melhores soldados que seu reino oferecia, se tornarão fugitivas, abandonarão seus postos e tratarão de fugir o mais depressa possível.

E cairão pela espada do inimigo, e o restante delas será disperso (v. 21). Isso se cumpriu quando foi aberta uma brecha na cidade e todos os homens de guerra fugiram (Jeremias 52:7). Então vocês saberão que eu, o Senhor, o falei.

Repare: mais cedo ou mais tarde a palavra de Deus provará a si mesma; e os que não quiserem crer descobrirão pela experiência sua realidade e peso.

Versículos 22 a 24

Promessas de Misericórdia. (a.C. 593.)

Quando a família real de Judá foi levada à desolação pelo cativeiro de Joaquim e Zedequias, alguém poderia perguntar: “Que aconteceu agora com a aliança de realeza feita com Davi, segundo a qual seus filhos se assentariam em seu trono para sempre? Será que as misericórdias seguras de Davi se mostram tão inseguras?”

Para calar os contestadores, basta responder que a promessa era condicional. Se eles guardarem minha aliança, então continuarão (Salmos 132:12). Mas a descendência de Davi quebrou a condição e, assim, perdeu o direito à promessa.

Contudo, a incredulidade humana não invalidará a promessa de Deus. Ele encontrará outra descendência de Davi na qual ela se cumprirá; é isso que se promete nestes versículos.

I. A casa de Davi será engrandecida outra vez, e de suas cinzas surgirá outra fênix. A metáfora da árvore, empregada na ameaça, aparece aqui na promessa (v. 22, 23). Essa promessa cumpriu-se em parte quando Zorobabel, ramo da casa de Davi, foi suscitado para liderar os judeus em seu retorno do cativeiro, para reconstruir a cidade e o templo e restabelecer sua igreja e seu estado.

Mas teria seu pleno cumprimento no reino do Messias, que era uma raiz saída de terra seca e a quem Deus, segundo a promessa, deu o trono de Davi, seu pai (Lucas 1:32). 1. O próprio Deus assume a tarefa de reavivar e restaurar a casa de Davi.

Nabucodonosor era a grande águia que tentara restabelecer a casa de Davi sob sua dependência (v. 5). Mas a tentativa fracassou; sua plantação secou e foi arrancada. Bem, diz Deus, a próxima será do meu plantio; “também eu tomarei do ramo mais alto do cedro elevado e o plantarei”.

Repare: assim como os homens têm seus desígnios, Deus também tem os seus; mas os dele prosperarão quando os deles forem frustrados. Nabucodonosor se orgulhava de estabelecer reinos conforme sua vontade (Daniel 5:19). Esses reinos, porém, logo chegaram ao fim, ao passo que o Deus do céu estabelece um reino que jamais será destruído (Daniel 2:44).

  1. A casa de Davi revive num ramo tenro cortado do alto de seus brotos novos. Zorobabel foi assim: o que nele dava esperança era apenas o dia das pequenas coisas (Zacarias 4:10); contudo, diante dele grandes montanhas se tornaram planas.

Nosso Senhor Jesus era o ramo mais alto do cedro elevado, o mais distante de todos da raiz, pois pouco depois de sua aparição toda a casa de Davi foi cortada e extinta; mas era o mais próximo de todos do céu, porque seu reino não era deste mundo.

Foi tomado do alto dos brotos novos, pois ele é o homem, o ramo, uma planta tenra e uma raiz saída de terra seca (Isaías 53:2), mas um ramo de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

  1. Esse ramo é plantado num monte alto (v. 22), no monte elevado de Israel (v. 23). Para lá Deus conduziu Zorobabel em triunfo; ali suscitou seu filho Jesus e o enviou a reunir as ovelhas perdidas da casa de Israel, dispersas pelos montes. Estabeleceu-o como seu rei sobre o santo monte de Sião e enviou o evangelho do monte Sião, a palavra do Senhor de Jerusalém.

Ali, no alto de Israel, nação para a qual todos os vizinhos olhavam por ser notável e ilustre, foi primeiro plantada a igreja cristã. As igrejas da Judeia foram as primeiras. Os judeus incrédulos fizeram tudo o que podiam para impedir que ela fosse plantada ali; mas quem pode arrancar o que Deus plantará?

  1. Dali ela se espalha por toda parte. O estado judaico, embora tivesse começado muito baixo no tempo de Zorobabel, foi posto como um ramo tenro que poderia ser facilmente arrancado. Ainda assim, criou raízes, espalhou-se de modo extraordinário e, depois de algum tempo, tornou-se muito importante; pessoas de outras nações, aves de toda asa, abrigaram-se sob sua proteção.

A igreja cristã era, no princípio, como um grão de mostarda, mas se tornou, como esse ramo tenro, uma grande árvore. Seu começo era pequeno, mas seu crescimento posterior foi admirável.

Quando os gentios afluíram à igreja, então as aves de toda asa, até as aves de rapina e aquelas de que estas se alimentavam, como o lobo e o cordeiro que pastam juntos (Isaías 11:6), vieram habitar à sombra desse belo cedro. Veja Daniel 4:21.

II. O próprio Deus será glorificado nisso (v. 24). O estabelecimento do reino do Messias no mundo mostrará aos filhos dos homens, com mais clareza do que nunca, que Deus é o Rei de toda a terra (Salmos 47:7).

Nunca se apresentou demonstração mais completa desta verdade, de que todas as coisas são governadas por uma Providência infinitamente sábia e poderosa, do que pela exaltação de Cristo e pelo estabelecimento de seu reino entre os homens.

Pois por meio disso ficou manifesto que Deus tem todos os corações em sua mão e dispõe soberanamente de todos os acontecimentos. Todas as árvores do campo saberão:

  1. Que a árvore que Deus quiser derrubar e secar será derrubada e secará, por mais alta e majestosa que seja, por mais verde e florescente que esteja. Nem honra nem riqueza, nem elevações externas nem dons interiores protegerão as pessoas da providência que humilha e faz secar.

  2. Que a árvore que Deus quiser elevar e fazer florescer será elevada e florescerá, por mais baixa e seca que seja. A casa de Nabucodonosor, que agora tem tamanho destaque, será extirpada, e a casa de Davi, que agora parece tão insignificante, voltará a ser famosa; a nação judaica, agora desprezível, se tornará importante.

O reino de Satanás, que por tanto tempo exerceu domínio tão amplo, será quebrado, e o reino de Cristo, antes desprezado, será estabelecido. Os judeus, que em relação aos privilégios da igreja haviam sido altos e verdes, serão lançados fora; os gentios, que eram árvores baixas e secas, serão recebidos em seu lugar (Isaías 54:1).

Todos os inimigos de Cristo serão rebaixados e feitos escabelo de seus pés, e seus interesses serão confirmados e avançados: “Eu, o Senhor, falei” (é o decreto, o decreto declarado, de que Cristo deve ser exaltado, deve ser a pedra principal da esquina), e “eu o fiz”, isto é, eu o farei no tempo devido, mas é tão certo que será feito como se já tivesse sido feito.

Entre os homens, dizer e fazer são duas coisas; com Deus, não é assim. Podemos ter certeza de que ele fará o que disse. Nem um iota ou um til de sua palavra cairá por terra, pois ele não é homem para mentir nem filho do homem para mudar de ideia seja de suas ameaças, seja de suas promessas.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra