Ezequiel 12
Argumento
Embora a visão da glória de Deus tivesse subido, afastando-se do profeta, ainda assim sua palavra lhe vem continuamente e é enviada por ele ao povo. Tem o mesmo teor daquilo que lhe foi descoberto na visão: apresentar os terríveis juízos que vinham sobre Jerusalém, pelos quais a cidade e o templo seriam inteiramente devastados. Neste capítulo:
I. O profeta, ao retirar seus pertences e deixar sua moradia, deve ser um sinal para apresentar a fuga de Zedequias de Jerusalém na maior confusão, quando os caldeus tomaram a cidade, vv. 1-16.
II. O profeta, ao comer seu alimento tremendo, deve ser um sinal para apresentar a fome na cidade durante o cerco e a consternação em que os habitantes ficariam, vv. 17-20.
III. Uma mensagem é enviada por Deus ao povo para lhes assegurar que todas essas predições teriam seu cumprimento muito em breve e não seriam adiadas, como se iludiam pensando que seriam, vv. 21-28.
Versículos 1 a 16
O Cativeiro de Zedequias Predito. (a.C. 593.)
Talvez Ezequiel refletisse com tanto prazer sobre a visão que tivera da glória de Deus que muitas vezes, desde que ela subira, afastando-se dele, desejava que descesse até ele novamente. Tendo-a visto uma vez e uma segunda vez, estava disposto a esperar que pudesse ser favorecido assim uma terceira vez.
Mas não encontramos que jamais a tenha visto outra vez, e, ainda assim, a palavra do Senhor lhe vem. Pois Deus falou aos pais de diversas maneiras (Hebreus 1:1), e eles muitas vezes ouviam as palavras de Deus quando não viam as visões do Todo-Poderoso.
A fé vem por ouvir aquela palavra de profecia que é mais segura que a visão. Podemos manter nossa comunhão com Deus sem arrebatamentos e êxtases. Nestes versículos, o profeta é orientado:
I. Por quais sinais e ações expressar o cativeiro que se aproximava de Zedequias, rei de Judá. Isso era o que devia ser predito, e é predito aos que estão no cativeiro, porque, enquanto Zedequias estava no trono, eles se iludiam com esperanças de que ele sustentaria sua posição diante do rei da Babilônia, cujo jugo agora planejava sacudir.
Disso, provavelmente, esses pobres cativos esperavam grandes coisas. Pode ser que, quando estava formando esse desígnio, ele lhes tenha enviado em segredo palavras de ânimo para que esperassem que ele os resgataria em breve ou lhes obteria a liberdade por uma troca de prisioneiros.
Enquanto eram alimentados com essas esperanças vãs, não podiam se aplicar nem a submeter-se à sua aflição nem a obter proveito da sua aflição. Por isso, era necessário, mas muito difícil, convencê-los de que Zedequias, em vez de ser seu libertador, muito em breve seria seu companheiro de sofrimento.
Agora, alguém pensaria que pudesse ter sido suficiente se o profeta apenas lhes tivesse dito isso em nome de Deus, como faz depois (v. 10). Mas, para prepará-los para a profecia disso, primeiro deve lhes dar um sinal disso, deve falar disso primeiro aos seus olhos e depois aos seus ouvidos. Aqui temos:
- O motivo por que deve adotar esse método (v. 2): porque são um povo estúpido, obtuso, que não pensa, que não prestará atenção ou logo esquecerá aquilo de que apenas ouve falar, ou ao menos não será de modo algum tocado por isso. Isso não produzirá impressão alguma neles: “Tu habitas no meio de uma casa rebelde”, sobre a qual é quase impossível produzir algum bem.
Têm olhos e ouvidos, têm poderes e faculdades intelectuais, mas não veem, não ouvem. Eram idólatras, cuja característica era serem como os ídolos que adoravam, que têm olhos e não veem, ouvidos e não ouvem, Salmos 115:5, 6, 8.
Repare: devem ser considerados rebeldes aqueles que fecham os olhos à luz divina e tapam os ouvidos à lei divina. A ignorância daqueles que são voluntariamente ignorantes, que têm faculdades e meios e não querem usá-los, está tão longe de ser sua desculpa que acrescenta rebelião ao seu pecado.
Ninguém é tão cego, tão surdo, como os que não querem ver, que não querem ouvir. Não veem, não ouvem, pois são uma casa rebelde. A causa vem inteiramente deles mesmos: a escuridão do entendimento se deve à obstinação da vontade.
Agora, esse é o motivo por que deve lhes falar por sinais, como se ensina aos surdos, para que fossem ou instruídos ou envergonhados. Repare: os ministros devem adaptar-se não só à fraqueza, mas também à obstinação daqueles com quem lidam e lidar com eles de acordo com isso.
Se habitam entre os que são rebeldes, devem lhes falar com maior clareza e insistência e adotar o caminho com maior probabilidade de agir sobre eles, para que fiquem sem desculpa.
- O método que ele então adotou para despertá-los e tocá-los. Deve munir-se de tudo o que é necessário para uma mudança (v. 3), providenciar roupas e dinheiro para uma viagem. Deve mudar de um lugar para outro, como alguém sem estabilidade e obrigado a deslocar-se. Deve fazer isso de dia, à vista do povo.
Deve trazer para fora todos os seus bens domésticos, para serem empacotados e enviados embora (v. 4). Como todas as portas e portões estavam ou trancados, de modo que não podiam passar por eles, ou tão guardados pelo inimigo que não ousavam fazê-lo, deve, por isso, abrir um buraco na parede e levar seus bens clandestinamente por essa brecha na parede, v. 5.
Deve carregar seus bens ele mesmo sobre os seus próprios ombros, por falta de um servo para atendê-lo. Deve fazer isso ao crepúsculo, para que não fosse descoberto. Quando tiver feito o que puder para assegurar alguns dos melhores de seus pertences, ele mesmo deve sair furtivamente ao anoitecer, à vista deles, com temor e tremor.
Deve ir como os que saem para o cativeiro (v. 4), isto é, deve cobrir o rosto (v. 6), como alguém envergonhado de ser visto e receoso de ser reconhecido, ou em sinal de tristeza e apreensão muito grandes. Deve partir como um pobre comerciante falido que, quando é obrigado a fechar a loja, esconde a cabeça ou deixa seu país.
Assim, Ezequiel deve ser ele mesmo um sinal para eles. Quando talvez parecesse um pouco relutante em se dar a todo esse trabalho e se expor a zombarias e ao ridículo por isso, para reconciliá-lo com isso Deus diz (v. 3): talvez considerem e, por isso, sejam afastados de sua confiança vã, embora sejam uma casa rebelde.
Repare: não devemos desesperar nem mesmo dos piores, mas esperar que ainda possam ser levados a refletir e se arrepender. Por isso, devemos continuar a usar meios apropriados para seu convencimento e conversão, porque, enquanto há vida, há esperança.
Os ministros devem estar dispostos a passar pelas tarefas mais difíceis e inconvenientes (pois assim era essa mudança de Ezequiel), embora haja apenas o talvez de sucesso. Se ao menos uma alma for despertada para considerar, nosso zelo e nossos esforços serão bem empregados.
- A obediência pronta e pontual de Ezequiel às ordens que Deus lhe deu (v. 7): “Fiz assim como me foi ordenado”. Com isso ele ensina a todos nós, e especialmente aos ministros:
(1.) A obedecer com alegria a toda ordem de Deus, até à mais difícil. O próprio Cristo aprendeu a obediência, e assim devemos todos nós.
(2.) A fazer tudo o que pudermos pelo bem das almas de outros, a nos dar a qualquer trabalho ou esforço para o convencimento dos que não estão convencidos. Fazemos todas as coisas (isto é, estamos dispostos a fazer qualquer coisa), amados, para sua edificação.
(3.) A sermos nós mesmos tocados pelas coisas com as quais desejamos tocar outros. Quando Ezequiel desejava dar aos seus ouvintes uma perspectiva melancólica, ele mesmo assumia um aspecto melancólico.
(4.) A manter um vínculo frouxo com este mundo e nos preparar para deixá-lo, a levar nossos pertences para uma mudança, porque não temos aqui cidade permanente. Levantem-se, partam, este não é o seu descanso, pois está contaminado. Você habita numa casa rebelde, por isso prepare-se para mudar. Pois quem não estaria disposto a deixar tal casa, tal mundo perverso como este?
II. Ele é orientado por quais palavras explicar aqueles sinais e ações, como Ágabo, quando amarrou suas próprias mãos e pés, disse de quem era o aprisionamento assim significado.
Mas observe: só de manhã Deus lhe deu uma exposição do sinal, só na manhã seguinte, para manter nele uma dependência contínua de Deus para instrução. Assim como talvez não saibamos agora o que Deus faz, também talvez não saibamos o que nos orienta a fazer; saberemos, porém, depois.
- Supunha-se que o povo perguntaria o significado desse sinal, ou ao menos deveria fazê-lo (v. 9): “Não te disse a casa de Israel: Que fazes?” Sim, sei que disseram. Embora sejam uma casa rebelde, ainda assim são curiosos a respeito da mente de Deus, como aqueles (Isaías 58:2) que buscavam a Deus diariamente.
Por isso, o profeta deve fazer algo tão estranho e insólito para que perguntassem o que significava. Então, pode-se esperar que as pessoas reparem no que lhes é dito e aproveitem isso, quando lhes chega em resposta às suas perguntas.
Mas alguns entendem isso como uma indicação de que não haviam feito nenhuma dessas perguntas: essa casa rebelde nem sequer lhe perguntou: “Que fazes?” Não: não reparam nisso. Mas diga-lhes o significado disso, embora não perguntem.
Repare: quando Deus nos envia por meio dos seus ministros, ele observa que acolhida damos às mensagens que nos envia. Ele presta atenção e ouve o que lhes dizemos e que perguntas fazemos a respeito delas, e fica muito descontente se passamos por elas sem reparar de modo algum nelas.
Quando ouvimos a palavra, devemos recorrer aos nossos ministros para instrução ulterior. Então conheceremos, se assim prosseguirmos em conhecer.
- O profeta deve lhes dizer o significado disso. Em geral (v. 10), esse peso diz respeito ao príncipe em Jerusalém. Sabiam quem era e, agora que estavam no cativeiro, se gloriavam de que tinham um príncipe deles próprios em Jerusalém e de que a casa de Israel ainda estava inteira ali, e, por isso, não duvidavam de que com o tempo se sairiam suficientemente bem.
Mas diga-lhes, diz Deus, que no que você fez eles podem ler a condenação dos seus amigos em Jerusalém. Diga: “Eu sou o vosso sinal”, v. 11. Assim como a conduta dos ministros deveria ensinar ao povo o que deveria fazer, as providências de Deus a respeito deles às vezes se destinam a lhes dizer o que devem esperar.
A situação instável e os deslocamentos dos ministros avisam ao povo o que devem esperar neste mundo: nenhuma permanência, mas mudanças constantes. Quando tempos de tribulação se aproximam, Cristo diz aos seus discípulos: primeiro lançarão suas mãos sobre vocês, Lucas 21:12.
(1.) O povo será levado para o cativeiro (v. 11): “Como fiz, assim lhes será feito”. Serão forçados a sair de suas próprias casas, para não mais voltar a elas, nem seu lugar os conhecerá mais. Não podemos dizer da nossa morada que seja nosso lugar de descanso, pois não podemos prever quão longe dela podemos ser lançados antes de morrer.
(2.) O príncipe tentará em vão escapar, pois ele também irá para o cativeiro. Jeremias dissera o mesmo a Zedequias face a face (Jeremias 34:3): “Não escaparás, mas certamente serás tomado”. Ezequiel aqui o prediz aos que faziam dele sua confiança e esperavam alívio dele:
[1.] Que ele mesmo levará seus próprios bens: carregará sobre seu ombro alguns dos seus pertences mais valiosos. Repare: os juízos de Deus podem transformar um príncipe num carregador. Aquele que costumava ter as insígnias reais carregadas à sua frente e marchar pela cidade ao meio-dia agora carregará seus bens nas costas e sairá furtivamente da cidade ao crepúsculo.
Veja que mudança o pecado produz nos homens! Como todas as vias de acesso ao palácio são cuidadosamente vigiadas pelo inimigo, “abrirão um buraco na parede para levar por ela”. Os homens serão os arrombadores de suas próprias casas e levarão furtivamente seus próprios bens. Assim acontece quando a espada da guerra anulou todo direito e propriedade.
[2.] Que ele tentará escapar disfarçado, com uma máscara ou uma viseira que cobrirá seu rosto, de modo que só poderá olhar para a frente e não verá o chão com seus olhos. Aquele que, quando estava na pompa, fazia questão de ser visto, agora que está em fuga tem medo de ser visto.
Por isso, que ninguém se orgulhe de ser olhado nem se agrade demais de olhar ao redor, quando vê um rei com o rosto coberto, de modo que não pode ver o chão.
[3.] Que será feito prisioneiro e levado cativo à Babilônia (v. 13): “Estenderei sobre ele a minha rede, e será apanhado no meu laço”. Parecia ser a rede dos caldeus e o laço deles, mas Deus os reconhece como seus. Os que pensam escapar da espada do Senhor se encontrarão apanhados na sua rede.
Jeremias dissera que o rei Zedequias veria o rei da Babilônia e que iria à Babilônia. Ezequiel diz: ele será levado à Babilônia, contudo não a verá, embora morra ali.
Os que estavam dispostos a levantar objeções talvez objetassem que esses dois profetas se contradiziam, pois um disse: ele verá o rei da Babilônia, o outro disse: ele não verá a Babilônia. Ainda assim, ambos se provaram verdadeiros: ele viu o rei da Babilônia em Ribla, onde este proferiu sentença contra ele por sua rebelião.
Mas ali teve os olhos vazados, de modo que não viu a Babilônia quando foi levado para lá. Esses cativos esperavam ver seu príncipe chegar à Babilônia como conquistador, para tirá-los da sua tribulação. Mas ele chegará lá como prisioneiro, e sua humilhação será um grande acréscimo às tribulações deles.
Pouca alegria poderiam ter em vê-lo quando ele não podia vê-los.
[4.] Que todos os seus guardas seriam dispersos e inteiramente incapacitados para lhe prestar qualquer serviço (v. 14): “Espalharei todos os que estão ao redor dele para ajudá-lo”, de modo que será deixado desamparado. Eu os espalharei entre as nações e os dispersarei nos países (v. 15), para serem monumentos da justiça divina aonde quer que vão.
Mas não há esperanças de que possam reunir-se novamente? (Quem foge uma vez pode lutar outra vez.) Não: “Desembainharei a espada atrás deles”, que os eliminará onde quer que os encontre, pois a espada que Deus desembainha certamente realizará a execução pretendida.
Contudo, das tropas dispersas de Zedequias, alguns escaparão (v. 16): “Deixarei deles alguns homens”. Embora todos sejam espalhados, ainda assim nem todos serão eliminados. Alguns terão suas vidas dadas como despojo.
O fim para o qual são assim notavelmente poupados é muito digno de observação: “Para que declarem todas as suas abominações entre os gentios para onde forem”. As tribulações a que são levados os farão cair em si e recobrar o bom senso.
Então reconhecerão a justiça de Deus em tudo o que lhes sobrevém e farão uma confissão franca dos seus pecados, que provocaram Deus a assim contender com eles. Assim como por isso se mostrará que foram poupados por misericórdia, assim por isso darão a Deus uma retribuição grata apropriada pelos seus favores para com eles ao poupá-los.
Repare: quando Deus nos livrou notavelmente das mortes de que estávamos rodeados, devemos considerar que fomos poupados para esse fim, entre outros: para que glorificássemos a Deus e edificássemos outros, fazendo um reconhecimento penitente dos nossos pecados.
Os que pelas suas aflições são levados a isso são então levados a conhecer que Deus é o Senhor e podem ajudar a levar outros ao conhecimento dele. Veja como Deus traz bem do mal.
A dispersão de pecadores, que haviam causado a Deus muita desonra e desserviço em seu próprio país, revela-se a dispersão de penitentes que lhe prestarão muita honra e serviço em outros países. Os levitas, por uma maldição, são divididos em Jacó e espalhados em Israel. Contudo, isso se transforma em bênção, pois assim têm a melhor oportunidade de ensinar a Jacó as leis de Deus.
Versículos 17 a 20
Predição da Fome. (a.C. 593.)
Aqui novamente o profeta é feito um sinal para eles das desolações que vinham sobre Judá e Jerusalém:
- Ele mesmo deve comer e beber com inquietação e temor, especialmente quando estava em companhia, v. 17, 18.
Embora não tivesse apreensão de perigo para si mesmo, mas vivesse em segurança e abundância, ainda assim deve comer seu pão com estremecimento (“o pão de dores”, Salmos 127:2) e beber sua água com tremor e com inquietação, para expressar a condição calamitosa dos que estariam em Jerusalém durante o cerco.
Não que devesse dissimular e alegar estar com temor e inquietação quando realmente não estava. Mas, tendo de predizer esse juízo, para mostrar que ele mesmo acreditava firmemente nele e, ainda assim, estava longe de desejá-lo, diante dessa perspectiva ele mesmo era tocado por dor e temor.
Repare: quando os ministros falam da ruína que vem sobre pecadores impenitentes, devem procurar falar com sentimento, como os que conhecem os terrores do Senhor. Devem contentar-se em suportar agruras, contanto que possam ao menos fazer o bem.
- Deve lhes dizer que os habitantes de Jerusalém, de modo semelhante, comeriam e beberiam com inquietação e temor, v. 19, 20. Tanto os que têm seu lar em Jerusalém quanto os da terra de Israel que vêm abrigar-se ali comerão seu pão com inquietação e beberão sua água com espanto.
Ou porque receiam que ela não dure, mas que em breve lhes falte, ou porque esperam continuamente os alarmes do inimigo, sua vida pendendo em dúvida diante deles (Deuteronômio 28:66), de modo que não terão prazer no que têm, nem isso lhes fará qualquer bem.
Repare: a inquietação e o temor, se prevalecerem, bastam para amargar todos os nossos consolos e são em si mesmos juízos muito dolorosos. Serão reduzidos a esses apertos para que assim, gradualmente e pela mão dos que assim os apertam, tanto a cidade quanto o campo possam ser reduzidos a ruínas.
Pois o alvo desses juízos é nada menos que a completa destruição de ambos: para que sua terra seja desolada de toda a sua plenitude, seja despida de todos os seus adornos e roubada de todos os seus frutos. Então, naturalmente, “as cidades que são habitadas serão devastadas”, pois são servidas pelo campo.
Essa desolação universal vinha sobre eles, e então não admira que comam seu pão com inquietação e temor. Agora, nos é dito aqui:
(1.) Quão má era a causa desse juízo: “por causa da violência de todos os que nela habitam”, sua injustiça e opressão e o dano que faziam uns aos outros, pelo qual Deus lhes pediria contas, assim como pelas afrontas feitas a ele no seu culto.
Repare: o declínio da virtude numa nação traz o declínio de tudo o mais. Quando os vizinhos devoram uns aos outros, é justo da parte de Deus trazer inimigos sobre eles para devorá-los todos.
(2.) Quão bom seria o efeito desse juízo: “Sabereis que eu sou o Senhor”. Se, por esses juízos, aprenderem a conhecê-lo corretamente, isso compensará a perda de tudo aquilo de que são privados por essas desolações.
São aflições felizes, por mais dolorosas que sejam à carne e ao sangue, aquelas que ajudam a nos introduzir no conhecimento de Deus e nos fazem progredir nele.
Mensagem de Deus ao Povo; Esperanças Ímpias e Enganosas. (a.C. 593.)
Versículos 21 a 28
Diversos métodos haviam sido usados para despertar esse povo seguro e negligente para a expectativa dos juízos que vinham, para que fossem estimulados a evitá-los pelo arrependimento e pela reforma. As profecias da sua ruína foram confirmadas por visões e ilustradas por sinais, tudo com tal evidência e poder que alguém pensaria que necessariamente seriam tocados.
Mas aqui nos é dito como evitavam o convencimento e se resguardavam contra ele: dizendo a si mesmos e uns aos outros que, embora esses juízos ameaçados viessem por fim, ainda assim demorariam muito a vir.
Essa sugestão, com a qual se sustentavam na sua segurança, é aqui respondida e mostrada como vã e sem fundamento, em duas mensagens separadas que Deus lhes enviou pelo profeta em momentos diferentes, ambas com o mesmo teor. Tal zelo, tais esforços, deve o profeta empregar para desenganá-los, v. 21, 26. Observe:
I. Como se iludiam com esperanças de que os juízos seriam adiados. Tinham um ditado que se tornara proverbial na terra de Israel, v. 22. Diziam: os dias são prolongados. Os juízos não vieram quando se esperava que viessem, mas parecem ser continuamente adiados de die in diem, de dia em dia.
Por isso, podemos concluir que toda visão falha, porque parece que algumas falham; que, por a destruição não ter vindo ainda, nunca virá. Nunca mais confiaremos num profeta, pois fomos mais assustados do que feridos.
Tinham outro ditado que, se não vencesse suas convicções, ainda assim esfriaria seus afetos e diminuiria sua apreensão: a visão é para um futuro muito distante. Refere-se a acontecimentos a uma vasta distância, e ele profetiza coisas que, embora possam ser verdadeiras, ainda estão muito distantes, de modo que não precisamos ocupar a cabeça com elas (v. 27).
Podemos morrer em honra e paz antes que venham essas tribulações. Se, de fato, as tribulações tivessem sido assim adiadas, poderiam ter ficado tranquilos, como fez Ezequias: não é bom que haja paz e verdade nos meus dias?
Mas era um grande engano, e apenas se enganavam para sua própria ruína. Deus aqui está muito descontente com isso, pois:
- Era um lamentável abuso da paciência de Deus, que, por ter guardado silêncio por algum tempo, foi considerado inteiramente tal como eles mesmos, Salmos 50:21. A tolerância de Deus, que deveria tê-los levado ao arrependimento, os endureceu no pecado.
Estavam dispostos a pensar que suas obras não eram más porque a sentença contra elas não era executada rapidamente. Por isso, concluíam que a própria visão falhava, porque os dias eram prolongados.
- Isso recebia apoio dos falsos profetas que estavam entre eles, como parece pela menção que Deus faz (v. 24) das visões vãs e adivinhações lisonjeiras, até dentro da casa de Israel, à qual foram confiados os oráculos de Deus.
Não admira que os que se enganavam adorando divindades alegadas se enganassem também dando crédito a profecias alegadas. A essas fortes ilusões Deus justamente os entregou por suas idolatrias.
- Esses ditados haviam se tornado proverbiais. Eram diligentemente espalhados entre o povo, de modo que haviam chegado à boca de todos. Não só isso, mas recebiam anuência geral, como os provérbios costumam receber, não só os provérbios dos antigos, mas também os dos modernos.
Repare: é um sinal de degeneração universal numa nação quando ditados corruptos e perversos se tornam proverbiais. Satanás usa isso como artifício para confirmar os homens em seus preconceitos contra a palavra e os caminhos de Deus, e isso é uma grande ofensa ao Deus do céu. Não servirá de desculpa, ao dizer o mal, apelar para o fato de ser um ditado comum.
II. Como lhes é assegurado que apenas se enganam, pois os juízos serão apressados, esses provérbios profanos serão confrontados. Diga-lhes, por isso: “Os dias estão próximos” (v. 23), e novamente: “Nenhuma das minhas palavras será mais prolongada”, v. 28.
Afastar de si o dia mau apenas provoca Deus a trazê-lo mais cedo sobre eles. Será tanto mais doloroso, tanto mais pesado, tanto maior surpresa e terror para eles quando vier. Deve lhes dizer:
- Que Deus certamente silenciará os provérbios mentirosos e as profecias mentirosas com que sustentavam suas esperanças vãs, e os envergonhará de ambos:
(1.) “Farei cessar esse provérbio”. Pois, quando descobrirem que os dias de vingança chegaram e que nem um iota ou til da predição cai por terra, terão vergonha de usá-lo como provérbio em Israel: os dias são prolongados, e a visão falha.
Repare: os que não querem ter seus olhos abertos e seus enganos corrigidos pela palavra de Deus serão desenganados pelos seus juízos. Pois toda boca que fala coisas perversas será fechada.
(2.) “Não haverá mais nenhuma visão vã”, v. 24. Os falsos profetas, que diziam ao povo que teriam paz e logo veriam o fim das suas tribulações, serão refutados pelo desfecho. Então terão vergonha de suas alegações, esconderão a cabeça e imporão silêncio a si mesmos.
Repare: assim como a verdade era mais antiga que o erro, assim sobreviverá a ele. Ela saiu na frente e vencerá a corrida. As visões e predições dos verdadeiros profetas permanecem e estão em pleno vigor, poder e eficácia. Dão lei e recebem crédito quando as visões vãs e as adivinhações lisonjeiras se perdem e são esquecidas, e não existirão mais na casa de Israel.
Pois grande é a verdade, e prevalecerá.
- Que Deus certamente, e muito em breve, cumprirá toda palavra que falou. Com que majestade o diz (v. 25): “Eu sou o Senhor!” Eu sou Jeová! Esse seu nome glorioso o apresenta como um Deus que dá existência à sua palavra pelo cumprimento dela.
Por isso, aos patriarcas, que viviam pela fé numa promessa ainda não cumprida, ele não era conhecido pelo seu nome Jeová, Êxodo 6:3. Mas, assim como é Jeová ao realizar sua promessa, assim o é ao realizar suas ameaças. Saibam então que Deus, com quem têm de tratar, é o grande Jeová, e, por isso:
(1.) Ele falará, quer ouçam, quer se abstenham: “Eu sou o Senhor, falarei”. Deus dirá o que tem a dizer, quem quer que o contradiga. Os oráculos de Deus são chamados vivos, pois falam continuamente quando os oráculos pagãos há muito foram emudecidos.
Houve, e haverá, uma sucessão de ministros de Deus até o fim do mundo, pelos quais ele falará. Embora possam ser desprezados, isso não porá fim ao seu ministério: nos seus dias, ó casa rebelde, direi a palavra.
Até nas piores épocas da igreja, Deus não se deixou sem testemunho, mas levantou homens que falavam em favor dele, que falavam da parte dele. Direi a palavra, a palavra que permanecerá.
(2.) A palavra que ele fala acontecerá. Será infalivelmente cumprida de acordo com seu verdadeiro intuito e significado, e de acordo com toda a sua extensão e alcance: “Direi a palavra e a cumprirei” (v. 25), pois sua mente nunca é mudada, nem seu braço encurtado, nem a Sabedoria Infinita jamais fica perplexa.
Entre os homens, dizer e fazer são duas coisas, mas não são assim com Deus. Com ele é dictum, factum, dito e feito. Nas obras da providência, como nas da criação, ele fala e está feito, pois disse: “Haja luz”, e houve luz; “Haja um firmamento”, e houve um firmamento, Números 23:19; 1 Samuel 15:29.
Ao passo que haviam dito: toda visão falha (v. 22), Deus diz: não, haverá o efeito de toda visão (v. 23). Não voltará vazia, mas todo sinal será respondido pela coisa significada. Os que veem as visões do Todo-Poderoso não veem visões vãs. Deus confirma a palavra dos seus servos cumprindo-a.
(3.) Ela será cumprida muito em breve: os dias estão próximos, quando vocês verão o efeito de toda visão, v. 23. É dito, é jurado, que não haverá mais demora (Apocalipse 10:6). O ano da paciência de Deus acaba agora de expirar, e ele não adiará mais a execução da sentença.
“Não será mais prolongada” (v. 25). Ele os suportou por muito tempo, mas não suportará sempre. Nos seus dias, ó casa rebelde, será cumprida a palavra que é dita, e vocês verão os juízos ameaçados e terão parte neles. Eis que o Juiz está à porta.
Os justos são tirados do mal por vir, mas essa casa rebelde não será tirada tão tranquilamente. Não: viverão para serem arrastados, para serem expulsos do mundo. Isso é repetido (v. 28): “Nenhuma das minhas palavras será mais prolongada”, mas o juízo agora avançará rapidamente. Quanto mais tempo o arco tiver sido esticado, mais profundamente a flecha penetrará.
Quando falamos aos pecadores de morte e juízo, céu e inferno, e pensamos persuadi-los por isso a uma vida santa, embora não os achemos inteiramente incrédulos (reconhecerão que acreditam haver um estado de recompensas e castigos no outro mundo), ainda assim afastam a força dessas grandes verdades e anulam suas impressões por considerar as coisas do outro mundo muito remotas.
Eles nos dizem: a visão que você vê é para muitos dias adiante, e você profetiza dos tempos que estão muito distantes. Haverá tempo suficiente para pensar neles quando chegarem mais perto. Na realidade, porém, há apenas um passo entre nós e a morte, entre nós e uma eternidade terrível.
Mais um pouco, e a visão falará e não mentirá. Por isso, cabe a nós remir o tempo e nos preparar com toda rapidez para um estado futuro. Pois, embora seja futuro, está muito perto, e, enquanto pecadores impenitentes dormitam, sua condenação não dormita.