Ezequiel 11
Argumento
Este capítulo conclui a visão que Ezequiel teve, e esta parte dela lhe forneceu duas mensagens:
I. Uma mensagem de cólera contra os que continuavam a permanecer em Jerusalém e ali estavam no auge da presunção, pensando que jamais cairiam, vv. 1-13.
II. Uma mensagem de consolo para os que haviam sido levados cativos à Babilônia e ali estavam nas profundezas do desalento, pensando que jamais se ergueriam. Assim como os primeiros recebem a certeza de que Deus lhes reserva juízos, apesar de sua segurança presente, os últimos recebem a certeza de que Deus lhes reserva misericórdia, apesar de sua aflição presente, vv. 14-21.
E assim a glória de Deus se afasta mais adiante, v. 22, 23. A visão desaparece (v. 24), e Ezequiel dá fielmente aos seus ouvintes o relato dela, v. 25.
Mensagem de Cólera a Jerusalém; Presunção dos Príncipes; Predições que Despertam. (a.C. 593.)
Versículos 1 a 13
Temos aqui:
I. A grande sensação de segurança dos príncipes de Jerusalém, apesar dos juízos de Deus que recaíam sobre eles.
O profeta foi levado, em visão, à porta do templo, onde esses príncipes estavam reunidos em conselho para tratar dos árduos assuntos atuais da cidade:
O Espírito me levantou e me trouxe à porta oriental da casa do Senhor, e eis que estavam ali vinte e cinco homens.
Veja como o profeta era submisso às ordens do Espírito e observante de todas as revelações que lhe eram feitas. Ao que parece, esses vinte e cinco homens não eram os mesmos que vimos à porta do templo adorando voltados para o oriente (Ezequiel 8:16).
Aqueles parecem ter sido sacerdotes ou levitas, pois estavam entre o pórtico e o altar. Estes, porém, eram príncipes sentados à porta da casa do Senhor para julgar causas (Jeremias 26:10), e aqui não são acusados de corromper o culto, mas de administrar mal o governo.
Dois são mencionados pelo nome, porque eram os líderes mais ativos e talvez porque o profeta os conhecesse, embora estivesse ausente havia alguns anos: Pelatias e Jaazanias. Este não é o mencionado em Ezequiel 8:11, filho de Safã, mas o filho de Azur.
Alguns dizem que Jerusalém se dividia em vinte e quatro distritos e que esses homens eram seus governadores ou conselheiros municipais, acompanhados do prefeito ou presidente deles. Observe agora:
- A descrição geral que Deus faz desses homens ao profeta (v. 2): são homens que maquinam dano. Sob a alegação de combinar medidas para a segurança pública, tornam o povo endurecido em seus pecados e dissipam o temor dos juízos de Deus anunciados pelos profetas.
Eles deram conselhos perversos nesta cidade: aconselham o povo a conter e silenciar os profetas, a rebelar-se contra o rei da Babilônia e a decidir manter a cidade até o último extremo.
Repare: vai mal a um povo quando as coisas que pertencem à sua paz estão ocultas aos olhos daqueles a quem se confiaram seus conselhos. E, quando se pratica dano, Deus sabe a que porta atribuí-lo.
E, no dia da descoberta e da retribuição, certamente o atribuirá à porta certa e dirá: Estes são os homens que o maquinaram, embora sejam homens grandes, passem por sábios e agora não devam ser contraditos ou controlados.
- A acusação específica apresentada contra eles como prova dessa descrição. São acusados das palavras ditas em sua reunião de conselho, das quais aquele que está na assembleia dos poderosos tomaria conhecimento (v. 3). Disseram neste sentido: Não está próxima; a destruição da nossa cidade, tantas vezes ameaçada pelos profetas, não está próxima, não tão próxima quanto dizem.
Têm consciência de sua tamanha hostilidade à reforma que não podem deixar de concluir que a destruição virá por fim.
Mas têm tal opinião da paciência de Deus (embora por muito tempo tenham abusado dela) que estão dispostos a esperar que ela não venha por muito tempo. Repare: quando Satanás não consegue convencer as pessoas de que o juízo futuro é duvidoso e incerto, contudo consegue seu intento convencendo-as de que está distante, de modo que ele perde sua força.
Se é certo, contudo não está perto; ao passo que, na verdade, o Juiz está diante da porta. Ora, se a destruição não está próxima, concluem eles, vamos construir casas; vamos contar com a permanência, pois esta cidade é a panela, e nós somos a carne.
Parece ser um provérbio que significa apenas isto: “Estamos tão seguros nesta cidade quanto a carne numa panela fervente; os muros da cidade serão para nós como muros de bronze e não receberão mais estrago dos sitiantes ao redor dela do que a panela recebe do fogo sob ela.”
“Os que pensam em nos forçar a sair da nossa cidade para o cativeiro descobrirão que isso representa tanto perigo para eles quanto tirar com as próprias mãos a carne de uma panela fervente.”
Esse parece ser o sentido, a julgar pela resposta que Deus lhes dá (v. 9): Eu tirarei vocês do meio da cidade, onde se julgam seguros, e então ficará claro (v. 11) que esta não é a panela de vocês, nem vocês são a carne.
Talvez isso se refira particularmente à carne das ofertas pacíficas, cuja retirada da panela ainda fervente pelos próprios sacerdotes constituía tão grave ofensa (como vemos em 1 Samuel 2:13, 14).
Nesse caso, o provérbio sugere que se sentiam tanto mais seguros porque Jerusalém era a cidade santa e eles se julgavam um povo santo dentro dela, que ninguém devia tocar. Alguns pensam que era uma zombaria contra Jeremias, que numa de suas primeiras visões vira Jerusalém representada por uma panela fervente, Jeremias 1:13.
“Ora”, dizem eles, em tom de gracejo e ridículo, “se é uma panela fervente, somos como a carne nela, e quem ousa mexer conosco?” Assim continuavam zombando dos mensageiros do Senhor, mesmo enquanto sofriam por fazê-lo. Mas não zombem, para que suas amarras não sejam apertadas.
Esses corações de fato se sentem mais seguros com aquelas palavras de Deus que se destinavam a adverti-los.
II. O meio empregado para despertá-los dessa falsa segurança. Alguém poderia pensar que os atos da providência de Deus a respeito deles bastariam para alarmá-los.
Mas, para ajudá-los a compreender esses acontecimentos e tirar proveito deles, a palavra de Deus lhes é enviada para dar-lhes aviso (v. 4): por isso, profetize contra eles e procure desfazer seu engano; profetize, ó filho do homem, sobre esses ossos mortos e secos!
Repare: a maior bondade que os ministros podem fazer aos pecadores que se julgam seguros é pregar contra eles e mostrar-lhes sua miséria e seu perigo, por menos dispostos que estejam a reconhecê-los. Agimos então mais em favor deles quando mais parecemos agir contra eles.
O profeta, porém, não sabia o que dizer a homens endurecidos no pecado, que desafiavam os juízos de Deus. Então o Espírito do Senhor caiu sobre ele para enchê-lo de poder e coragem e lhe disse: “Fala”.
Repare: quando os pecadores adulam a si mesmos até a sua própria ruína, é hora de falar e de dizer-lhes que não terão paz se continuarem assim. Às vezes os ministros são tão tímidos, medrosos e inseguros que precisam ser impulsionados a falar, e a falar com ousadia.
Mas aquele que ordena ao profeta falar também o instrui sobre o que deve dizer. Ele deve dirigir-se a eles como à casa de Israel (v. 5), pois não só os príncipes, mas todo o povo precisava conhecer a verdade de sua situação, conhecer o pior que havia nela.
Eles são a casa de Israel, e por isso o Deus de Israel se interessa por eles e, por bondade, lhes dá o aviso. E eles têm o dever para com ele de acolher o aviso. E o que ele deve lhes dizer em nome de Deus?
- Que saibam que o Deus do céu repara nas confianças vãs com que se sustentam (v. 5): Eu conheço as coisas que vêm à sua mente, cada uma delas, as razões secretas que vocês têm para estas resoluções e o que visam ao dar uma aparência tão boa a uma questão que sabem ser má.
Repare: Deus conhece perfeitamente não só o que sai da nossa boca, mas também o que entra na nossa mente; não apenas tudo o que dizemos, mas tudo o que pensamos. Até aqueles pensamentos que são lançados mais subitamente em nossa mente e que, com igual rapidez, tornam a sair dela, de modo que nós mesmos mal os percebemos, contudo Deus os conhece.
Deus nos conhece melhor do que nós mesmos: compreende de longe nossos pensamentos. Considerar isso deve nos levar a guardar o coração com toda diligência, para que pensamentos vãos não entrem nele nem ali permaneçam.
- Que saibam que deveriam ser considerados diante de Deus os assassinos de todos os que haviam caído ou ainda cairiam em Jerusalém pela espada dos caldeus aqueles que aconselharam o povo a resistir até o fim. Esses mortos seriam os únicos a permanecer na cidade, como a carne na panela.
Vocês multiplicaram os mortos na cidade, não apenas aqueles a quem injustamente condenaram à morte pela espada da justiça, sob aparência de legalidade, mas também aqueles a quem, por teimosia e orgulho, imprudentemente expuseram à espada da guerra, embora os profetas lhes tivessem dito que certamente levariam a pior.
Assim, por sua obstinação, encheram de mortos as ruas de Jerusalém, v. 6. Repare: os que agem com injustiça ou imprudência ao iniciar ou conduzir uma guerra atraem sobre si grande parte da culpa pelo sangue derramado.
Os mortos nas batalhas ou nos cercos que os responsáveis poderiam ter evitado mediante uma paz razoável, como aquela a que a guerra visava, serão chamados os seus mortos. Agora, esses mortos são a única carne que ficará nessa panela, v. 7.
Não restará ninguém para conservar a posse da cidade, exceto os que forem sepultados nela. Jerusalém não terá habitantes além dos moradores de seus túmulos, nem cidadãos livres além dos livres entre os mortos.
- Que saibam que, por mais inexpugnável que considerassem sua cidade, seriam forçados a sair dela, seja em fuga, seja arrastados para o cativeiro: Eu tirarei vocês do meio dela, queiram ou não, v. 7, 9.
Haviam provocado Deus a abandonar a cidade e pensavam que, uma vez afastado, se sairiam bem com sua própria habilidade política e força. Deus, porém, lhes mostrará que não há paz para os que abandonaram seu Deus.
Se por seus pecados expulsaram Deus de sua casa, ele logo os expulsará das casas deles por seus juízos. Ficará claro que os que se sentem mais seguros são os que estão menos protegidos: Esta cidade não será a sua panela, nem vocês serão a carne; não ficarão de molho nela, como prometem a si mesmos, e morrerão no seu ninho; julgam-se seguros no meio dela, mas não ficarão lá por muito tempo.
- Que saibam que, depois de tirá-los de Jerusalém, Deus os perseguirá com seus juízos onde quer que os encontre. Eram justamente os juízos dos quais julgavam proteger-se permanecendo dentro da cidade.
Temiam a espada caso saíssem e se entregassem aos caldeus, por isso queriam ficar em sua panela. Mas, diz Deus: “Trarei uma espada sobre vós” (v. 8), e “caireis pela espada”, v. 10. Repare: aquilo que o ímpio teme virá sobre ele.
Quando os juízos de Deus chegam por sua ordem, não há defesa contra eles, não, nem mesmo em muros de bronze. Tinham medo de confiar na misericórdia de estrangeiros. Mas, diz Deus, eu entregarei vocês nas mãos de estrangeiros, cujos ressentimentos sentirão, pois não quiseram ficar à mercê deles. Veja Jeremias 38:17, 18.
Pensavam escapar dos juízos de Deus, mas ele diz que os executará contra eles. E, embora estivessem decididos a ser julgados em Jerusalém, se fossem julgados, Deus lhes diz (v. 10 e novamente v. 11) que os julgará nas fronteiras de Israel.
Isso se cumpriu quando Nabucodonosor matou todos os nobres de Judá em Ribla, na terra de Hamate, na fronteira mais distante da terra de Canaã. Repare: por mais profundas que sejam as raízes que alguém lançou no lugar onde vive, não pode ter certeza de que ali morrerá.
- Que saibam que tudo isso é o justo castigo de seu pecado e a revelação do reto juízo de Deus contra eles: “Sabereis que eu sou o Senhor”, v. 10 e novamente v. 12.
Os que não quiseram aprender por sua palavra quanto ele odeia o pecado e quão terrível é para os pecadores impenitentes cair em suas mãos aprenderão pela espada do Senhor.
Deus executará juízos, e então saberão que ele é o Senhor, pois o Senhor é conhecido pelos juízos que executa contra os que não andaram em seus estatutos. Por isso se sabe que ele fez a lei, porque pune a transgressão dela.
Executarei juízos entre vocês, diz Deus, porque vocês não executaram os meus juízos, v. 12. Repare: executarmos os juízos da boca de Deus, numa obediência uniforme e constante à sua lei, é o único modo de impedir que os juízos de sua mão sejam executados contra nós para nossa ruína e confusão.
De um modo ou de outro, os juízos de Deus serão executados; a lei terá efeito, seja por seus preceitos, seja por sua pena. Se não honrarmos a Deus cumprindo seus juízos como ordenou, ele obterá honra sobre nós executando seus juízos como ameaçou.
Assim saberemos que ele é o Senhor, o soberano Senhor de todos, que não será escarnecido. Observe também que, ao rejeitarem os estatutos de Deus e deixarem de andar neles, adotaram os costumes dos pagãos vizinhos e introduziram no culto todas as práticas impuras, ridículas e bárbaras deles.
Quando as pessoas abandonam a regra estabelecida pelas instituições divinas, vagueiam sem fim. Por isso, com justiça, a razão apresentada para guardarem as ordenanças de Deus era que não praticassem os costumes abomináveis dos pagãos, Levítico 18:30.
III. Esta palavra que despertava foi imediatamente seguida aqui por um ato da providência que também despertava, v. 13. Podemos observar:
- Com que poder Ezequiel profetizou, ou, antes, que poder divino acompanhou sua profecia: “Aconteceu, quando profetizei, que Pelatias, filho de Benaia, morreu”. Ele fora mencionado (v. 1) como um dos homens principais entre os vinte e cinco príncipes que praticavam todo o dano em Jerusalém.
Ao que parece, isso aconteceu agora em visão, como a morte dos anciãos (Ezequiel 9:6), ocasião em que Ezequiel orou (v. 8), assim como fez aqui. Mas era uma garantia de que, quando a profecia fosse anunciada, isso aconteceria de fato.
A morte de Pelatias era o sinal antecipado do cumprimento completo da profecia. Repare: Deus muitas vezes tem por bem destacar alguns pecadores e fazê-los monumentos da sua justiça, para aviso aos outros do que está vindo.
Alguns que se julgavam muito seguros são arrebatados de repente e caem mortos num instante, como Ananias e Safira aos pés de Pedro quando ele profetizou.
- Com quanta compaixão Ezequiel orou. Embora a morte repentina de Pelatias confirmasse a profecia de Ezequiel e fosse de fato uma honra para ele, ainda assim ele ficou profundamente preocupado e sentiu a morte como se Pelatias fosse parente ou amigo seu.
Caiu sobre o rosto e clamou em alta voz, como quem fala com fervor: Ah! Senhor Deus, você dará fim completo ao remanescente de Israel? Muitos são varridos pelos juízos sob os quais temos estado; e o remanescente que escapou da espada morrerá assim pela mão direta do céu? Então você de fato dará fim completo.
Talvez fosse uma fraqueza de Ezequiel lamentar desse modo a morte desse príncipe ímpio, assim como foi fraqueza de Samuel chorar por Saul durante tanto tempo. Mas assim ele mostrou quão longe estava de desejar o dia calamitoso que anunciava.
Davi lamentou a enfermidade dos que o odiavam e perseguiam. E devemos ficar muito comovidos pela morte repentina dos outros, sim, e ainda que sejam perversos.
Versículos 14 a 21
Juízos Anunciados; Sofrimentos e Esperanças dos Cativos Piedosos. (a.C. 593.)
A profecia destinava-se a exaltar todo vale, assim como rebaixar todo monte e outeiro (Isaías 40:4). Os profetas deviam falar não somente convencimento aos presunçosos e seguros, mas consolo aos desprezados e desalentados que tremiam diante da palavra de Deus.
Depois de receber, na primeira parte deste capítulo, instruções para despertar os que viviam despreocupados em Sião, Ezequiel recebe nestes versículos palavras de consolo para os que pranteavam na Babilônia e ali se sentavam a chorar à beira dos rios quando se lembravam de Sião. Observe:
I. Como os cativos piedosos eram pisoteados e insultados pelos que permaneciam em Jerusalém, v. 15. Deus conta ao profeta o que os moradores de Jerusalém diziam a respeito dele e dos demais que já haviam sido levados para a Babilônia.
Deus os havia considerado figos bons e declarado que os enviara à Babilônia para o bem deles. Os moradores de Jerusalém, porém, os rejeitavam, supondo que aqueles que eram na verdade os melhores entre os santos fossem os maiores pecadores de todos os que haviam morado em Jerusalém. Observe:
- Como são descritos. “São teus irmãos”, diz Deus ao profeta, por quem ele tinha interesse e afeição. São os homens de sua parentela, literalmente “os homens de tua redenção”, seus parentes mais próximos, aos quais pertencia o direito de resgatar a propriedade alienada.
Mas estavam tão longe de poder fazê-lo que eles próprios haviam ido para o cativeiro. São toda a casa de Israel, como Deus os considera, porque só eles mantiveram a integridade e se tornaram melhores por causa do cativeiro.
Tinham em comum com Ezequiel não apenas a família e a nação, mas também o espírito. Eram seus ouvintes, e ele tinha comunhão com eles nas ordenanças santas. Talvez por isso sejam chamados seus irmãos e homens de sua parentela.
- Como os moradores de Jerusalém os repudiavam. Diziam deles: “Afastai-vos para longe do Senhor”. Aqueles que viviam em conforto e se orgulhavam desprezavam seus irmãos humilhados e submetidos a circunstâncias humilhantes.
(1.) Excluíam-nos da comunidade religiosa. Como haviam se separado dos governantes e, em obediência à vontade de Deus, se entregado ao rei da Babilônia, os moradores de Jerusalém os excomungavam e diziam: Afastem-se para longe do Senhor; não teremos nada a ver com vocês.
Os supersticiosos estavam muito dispostos a livrar-se dos conscienciosos. Censuravam-nos e os condenavam com severidade, como se o Senhor os tivesse abandonado e esquecido e eles tivessem sido excluídos da comunhão dos fiéis.
(2.) Excluíam-nos também da comunidade civil, como se já não tivessem parte nem direito nela: Esta terra nos é dada em posse, e vocês perderam as suas propriedades ao se entregarem ao rei da Babilônia, e assim passamos a ter direito a elas.
Deus percebe e desaprova profundamente o desprezo que os prósperos demonstram pelos irmãos aflitos.
II. As promessas bondosas que Deus lhes fez em vista da conduta insolente de seus irmãos. Os que os odiavam e os expulsavam diziam: “Seja o Senhor glorificado”; mas ele aparecerá para a alegria deles, Isaías 66:5.
Deus reconhece que sua mão havia agido contra eles, dando aos irmãos ocasião para triunfar sobre eles (v. 16): era verdade que os afastara entre os pagãos e os espalhara por outros países.
Pareciam um povo abandonado e tão mesclado às nações que nelas se perderiam; Deus, porém, lhes reservava misericórdia. Repare: Deus aproveita os desprezos dirigidos a seu povo como ocasião para lhe falar palavras de consolo, assim como Davi esperava que Deus lhe retribuísse com bem as maldições de Simei.
O momento de sustentar a esperança do povo de Deus é aquele em que seus inimigos procuram levá-lo ao desespero. Agora Deus promete:
- Que compensará a falta do templo e de seus privilégios (v. 16): “Serei para eles como um pequeno santuário nos países aonde vierem”. Os que estão em Jerusalém têm o templo, mas não têm Deus; os que estão na Babilônia têm Deus, embora não tenham o templo.
(1.) Deus será um santuário para eles, isto é, um lugar de refúgio. Fugirão para ele e nele estarão seguros, como aquele que se agarrava aos chifres do altar.
Ou melhor, terão na terra de seu cativeiro uma comunhão com Deus que se julgava possível somente no templo. Ali verão o poder e a glória dele, como costumavam vê-los no santuário; terão consigo os sinais de sua presença.
Sua graça no coração santificará as orações e os louvores deles, tão bem quanto o altar alguma vez santificou a oferta, de modo que agradarão ao Senhor mais do que um boi ou novilho.
(2.) Deus será um pequeno santuário, que seus inimigos não verão nem notarão, pois olhavam com maldade e inveja para a casa alta e grandiosa em Jerusalém, 1 Reis 9:8. Os cativos eram poucos e humildes, e um pequeno santuário era o mais apropriado para eles.
Deus considera a condição humilde de seu povo e ajusta seus favores às circunstâncias dele. Observe a condescendência da graça divina: o grande Deus será um pequeno santuário para seu povo.
Repare: os que são privados dos benefícios do culto público sem que a culpa seja deles podem receber abundantemente, nas comunicações sem mediação da graça e dos consolos divinos, aquilo de que sentem falta.
- Que, no devido tempo, Deus porá fim a suas aflições, os tirará da terra de seu cativeiro e estabelecerá de novo, a eles ou a seus filhos, na própria terra (v. 17).
Deus reunirá até esses dispersos, desprezados e considerados perdidos pelos próprios compatriotas. Ele os recolherá dentre os povos, os distinguirá daqueles com quem foram mesclados, os livrará dos que os mantêm cativos e os congregará num só corpo dos países para onde foram espalhados.
Não voltarão um a um, mas todos juntos, o que tornará seu retorno mais honroso, seguro e consolador. Então Deus lhes dará a terra de Israel, da qual seus irmãos os consideram excluídos para sempre.
Repare: é bom para nós que as censuras severas das pessoas não possam nos excluir das promessas bondosas de Deus. Muitos serão encontrados com um lugar na terra santa, embora homens sem amor, ao pretendê-la exclusivamente para si, os tenham excluído dela.
Darei a vocês a terra de Israel, a darei a vocês outra vez por uma nova concessão, e eles virão para lá. Se a passagem de “vocês” para “eles” tem algum significado, talvez indique os descendentes daqueles a quem se faz a promessa: “Vocês terão o direito, como tiveram os patriarcas; os que vierem depois terão a posse.”
- Que Deus, por sua graça, os separará de seus pecados, v. 18. O cativeiro os curará eficazmente da idolatria. Quando voltarem à própria terra, removerão dela todas as coisas detestáveis.
Seus ídolos, que antes eram suas coisas desejáveis, passarão a ser vistos com repugnância: não só os ídolos da Babilônia, onde estavam cativos, mas também os de Canaã, sua terra natal.
Não apenas deixarão de adorá-los, como tinham feito, mas não permitirão que reste qualquer vestígio deles. Tirarão dali todas as suas abominações.
Repare: é por misericórdia que voltamos a uma condição próspera quando não voltamos aos pecados e às tolices daquela condição. Que tenho eu ainda com os ídolos?
- Que Deus os inclinará poderosamente a cumprir seu dever. Não apenas deixarão de fazer o mal, mas aprenderão a fazer o bem, pois não haverá somente o fim de suas tribulações, mas também a restauração de sua paz.
(1.) Deus plantará neles bons princípios; tornará boa a árvore, v. 19. Essa é uma promessa do evangelho, cumprida em todos os que Deus destina à Canaã celestial. Pois Deus prepara para o céu todos aqueles para quem preparou o céu. Promete-se:
[1.] Que Deus lhes dará um só coração, inteiramente dedicado ao Deus verdadeiro e não dividido, como antes, entre muitos deuses. Um coração firmemente decidido por Deus, e não vacilante; constante e uniforme, sem inconstância consigo mesmo.
Um só coração é um coração sincero e reto, cujas intenções concordam com aquilo que professa.
[2.] Que porá neles um espírito novo, uma disposição mental adequada às novas circunstâncias a que Deus os levaria por sua providência. Todos os santificados têm um espírito novo, bem diferente do que possuíam antes. Agem segundo novos princípios, seguem novas regras e buscam novos fins.
Um nome novo ou um rosto novo não basta sem um espírito novo. Se alguém está em Cristo, é nova criatura.
[3.] Que tirará da carne deles o coração de pedra, isto é, de sua natureza corrompida. Seu coração não será mais como antes: morto, seco, duro e pesado como pedra, incapaz de dar bons frutos. A boa semente se perdia nele, como no solo pedregoso.
[4.] Que lhes dará um coração de carne, não carne morta nem orgulhosa, mas viva. Tornará o coração deles sensível às dores e alegrias espirituais, terno e apto a receber impressões.
Isto é obra de Deus, é seu dom, dom concedido por promessa. A mudança que realiza, da morte para a vida, é maravilhosa e feliz. A promessa é feita àqueles que Deus traria de volta à própria terra.
Pois uma mudança de condição só é de fato para melhor quando vem acompanhada dessa mudança no coração. Tal mudança deve acontecer em todos os que serão conduzidos à terra melhor, a celestial.
(2.) Sua conduta corresponderá a esses princípios. Deus lhes dará um espírito novo não para que saibam falar bem da religião ou discutir em favor dela, mas para que andem em seus estatutos em toda a vida e guardem suas ordenanças em todos os atos do culto religioso, v. 20.
As duas coisas devem andar juntas. Aqueles a quem Deus deu coração e espírito novos farão questão de consciência de ambas. Então serão seu povo, e ele será seu Deus. A antiga aliança, que parecia rompida e esquecida, será renovada.
Por sua idolatria, parecia que haviam rejeitado Deus; por seu cativeiro, parecia que Deus os havia rejeitado. Mas, quando forem curados da idolatria e libertos do cativeiro, Deus e seu Israel reconhecerão um ao outro novamente.
Deus, por sua boa obra neles, fará deles seu povo e, então, pelos sinais de sua boa vontade para com eles, mostrará que é seu Deus.
III. Temos aqui uma ameaça de cólera contra os que odiavam ser reformados. Quando se anunciam juízos, os justos são distinguidos para que não participem do mal desses juízos. Do mesmo modo, quando se prometem favores, os perversos são distinguidos para que não compartilhem o consolo desses favores.
Eles não têm parte nem direito nessa questão, v. 21. Mas, quanto aos que não têm graça, que têm eles a ver com a paz? Observe:
- Sua descrição. Seu coração segue o coração das coisas detestáveis que adoram. Têm uma disposição tão grande para adorar demônios quanto os demônios têm para ser adorados.
Ou, em contraste com o coração novo que Deus dá a seu povo, um coração segundo o seu, eles têm um coração segundo o coração de seus ídolos. Em sua disposição e conduta, conformaram-se ao caráter e às descrições de seus ídolos e às ideias que tinham deles; com esses ídolos aprenderam a lascívia e a crueldade.
Aqui está a raiz de toda a sua perversidade: a corrupção do coração; assim como a raiz de sua reforma está na renovação do coração. O coração tem seus caminhos, e a pessoa é conforme os caminhos que ele segue.
- Sua condenação traz consigo tanto justiça quanto terror: Deus fará recair sobre a cabeça deles os próprios caminhos, tratando-os como merecem. Para declarar que Deus é justo, basta dizer que retribui às pessoas segundo seus merecimentos. E, contudo, tais são os merecimentos do pecado que isso também basta para declarar miserável o pecador.
Versículos 22 a 25
As Visões da Glória Divina. (a.C. 593.)
Temos aqui:
- A partida da presença de Deus da cidade e do templo. Depois de confiar a mensagem ao profeta e instruí-lo plenamente sobre ela e sobre como separar o precioso do vil, os querubins levantaram as asas, e as rodas se ergueram ao lado deles (v. 22), como antes em Ezequiel 10:19.
Quando os anjos concluem suas missões neste mundo inferior, logo abrem as asas para partir, pois não perdem tempo. Deixamos a glória do Senhor, da última vez, à porta oriental do templo (Ezequiel 10:19), que aqui se diz estar no meio da cidade.
Agora nos é dito que, ao constatar com espanto que ninguém intercedia, ninguém a sustentava e ninguém a convidava a voltar, a glória se deslocou em seguida para o monte a leste da cidade (v. 23); esse era o monte das Oliveiras.
Nesse monte haviam erguido seus ídolos para desafiar Deus em seu templo enquanto ele ainda habitava ali (1 Reis 11:7), razão pela qual foi chamado monte da corrupção (2 Reis 23:13).
Ali, portanto, Deus como que ergue seu estandarte, seu tribunal, como que para desafiar os que pensavam tomar posse do templo depois que ele o deixara. Daquele monte se via a cidade inteira.
Deus se deslocou para lá a fim de cumprir o que dissera (Deuteronômio 32:20): “Esconderei deles o meu rosto; verei qual será o seu fim”. Foi desse monte que Cristo contemplou a cidade e chorou por ela, prevendo sua destruição final pelos romanos.
A glória do Senhor foi para ali como se ainda estivesse ao alcance de um chamado e pronta a voltar caso, finalmente, naquele seu dia, eles compreendessem as coisas que pertenciam à sua paz. Quem reluta em partir se despede muitas vezes.
Ao afastar-se tão lentamente e aos poucos, Deus mostrava que os deixava com relutância e não teria partido se não o tivessem forçado completamente a isso. Ele agora, na prática, dizia: “Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel?”
Mas, embora suporte por muito tempo, não suportará para sempre. Por fim abandonará e rejeitará definitivamente os que o abandonaram e rejeitaram.
- A partida desta visão do profeta. Por fim ela se elevou para longe dele (v. 24). Ele a viu subir até desaparecer, o que confirmaria sua fé de que era uma visão celestial, vinda do alto, pois para lá retornava.
Repare: as visões que os santos têm da glória de Deus só serão constantes quando chegarem ao céu. Por ora recebem vislumbres dessa glória, que logo perdem; visões que se afastam, amostras dos prazeres divinos, mas não um banquete contínuo.
Foi do monte das Oliveiras que a visão subiu, prefigurando a ascensão de Cristo ao céu daquele mesmo monte, quando aqueles que o haviam visto manifestado na carne deixaram de vê-lo. Havia sido predito (Zacarias 14:4) que seus pés estariam sobre o monte das Oliveiras, onde estaria por último.
- O retorno do profeta aos que estavam no cativeiro. O mesmo espírito que o levara em transe ou êxtase a Jerusalém trouxe-o de volta à Caldeia, pois ali estão no presente designados os limites de sua morada, e ali é o lugar do seu serviço.
O Espírito veio a ele não para livrá-lo do cativeiro, mas para sustentá-lo e consolá-lo nele, o que equivalia a essa libertação.
- O relato que deu aos ouvintes de tudo o que vira e ouvira, v. 25. Recebeu para transmitir e foi fiel àquele que o designara: comunicou sua mensagem com toda a honestidade, falando tudo, e somente aquilo, que Deus lhe havia mostrado.
Contou-lhes da grande perversidade que vira em Jerusalém e da ruína que se aproximava da cidade. Assim, não se arrependeriam de ter se entregado ao rei da Babilônia conforme o conselho de Jeremias nem se culpariam por isso.
Também não invejariam os que haviam permanecido ali e riam deles por terem partido quando partiram, nem desejariam voltar, mas se contentariam com seu cativeiro. Quem desejaria estar numa cidade tão cheia de pecado e tão perto da ruína?
É melhor estar na Babilônia sob o favor de Deus do que em Jerusalém sob sua cólera e maldição. Embora essa mensagem tenha sido entregue diretamente aos cativos, ainda assim podemos supor que eles enviaram seu conteúdo aos moradores de Jerusalém, com quem mantinham correspondência.
Teria sido bom para Jerusalém se tivesse acolhido o aviso que assim recebeu.