Êxodo 8
Argumento
Mais três das pragas do Egito são relatadas neste capítulo:
I. A das rãs, que é:
Ameaçada, vv. 1-4.
Infligida, v. 5, 6.
Imitada pelos magos, v. 7.
Retirada, ao humilde pedido de Faraó (vv. 8-14), que ainda assim endurece o coração e, apesar da promessa feita enquanto a praga estava sobre ele (v. 8), recusa-se a deixar Israel ir, v. 15.
II. A praga dos piolhos (v. 16, 17), pela qual:
Os magos foram confundidos (v. 18, 19), e ainda assim:
Faraó foi endurecido, v. 19.
III. A das moscas:
Faraó é avisado dela de antemão (v. 20, 21), e lhe é dito que a terra de Gósen ficaria isenta desta praga, v. 22, 23.
A praga é trazida, v. 24.
Faraó trata com Moisés a respeito da libertação de Israel, e se humilha, vv. 25-29.
A praga é em seguida retirada (v. 31), e o coração de Faraó, endurecido, v. 32.
Versículos 1 a 15
As Pragas do Egito. (a.C. 1491.)
Faraó é aqui primeiro ameaçado e depois flagelado com rãs, como depois, neste capítulo, com piolhos e moscas — animais pequenos, desprezíveis, insignificantes, e no entanto tornados, pelo seu vasto número, pragas dolorosas para os egípcios.
Deus poderia tê-los flagelado com leões, ou ursos, ou lobos, ou com abutres e outras aves de rapina; mas escolheu fazê-lo por estes instrumentos vis.
- Para que engrandecesse o seu próprio poder. Ele é Senhor das hostes de toda a criação, tem todas ao seu aceno, e faz delas o uso que quer.
Alguns pensaram que o poder de Deus se mostra tanto na feitura de uma formiga quanto na feitura de um elefante.
Assim é também a sua providência, ao servir aos seus próprios propósitos pelas menores criaturas com a mesma eficácia que pelas mais fortes, para que a excelência do poder, tanto no juízo quanto na misericórdia, seja de Deus, e não da criatura.
Veja que razão temos para temer reverentemente este Deus, que, quando quer, pode armar contra nós as menores partes da criação. Se Deus for nosso inimigo, todas as criaturas estão em guerra conosco.
- Para que humilhasse o orgulho de Faraó e castigasse a sua insolência. Que mortificação não devia ser para este monarca soberbo ver-se posto de joelhos e forçado a submeter-se por meios tão desprezíveis!
Qualquer criança é, comumente, capaz de lidar com esses invasores, e pode triunfar sobre eles; contudo, agora eram tão numerosas as suas tropas, e tão vigorosos os seus assaltos, que Faraó, com todos os seus carros e cavaleiros, não conseguiu fazer frente a eles.
Assim ele derrama desprezo sobre os príncipes que oferecem desprezo a ele e à sua soberania, e faz aqueles que não o querem reconhecer acima de si saber que, quando quer, pode fazer a mais reles das criaturas insultá-los e pisá-los.
Quanto à praga das rãs, podemos observar:
I. Como ela foi ameaçada. Moisés, sem dúvida, comparecia diariamente diante da divina Majestade por novas instruções e (talvez enquanto o rio ainda era sangue) é aqui instruído a avisar Faraó de outro juízo que vem sobre ele, caso continue obstinado: “Se recusares deixá-los ir”, será por sua conta e risco, v. 1, 2.
Repare: Deus não pune os homens pelo pecado a não ser que eles persistam nele. “Se não se converter, ele afiará a sua espada” (Salmos 7:12), o que implica favor se ele se converter.
Assim aqui: “Se recusares, ferirei os teus termos”, dando a entender que, se Faraó cedesse, a controvérsia seria imediatamente abandonada. A praga ameaçada, em caso de recusa, era de uma extensão temível.
As rãs deviam fazer tal incursão sobre eles que os deixaria incomodados nas suas casas, nas suas camas e às suas mesas; eles não poderiam comer, nem beber, nem dormir em sossego, mas, onde quer que estivessem, seriam infestados por elas, v. 3, 4.
Repare: 1. A maldição de Deus sobre um homem o perseguirá para onde quer que ele vá, e pesará sobre ele em tudo o que fizer. Veja Deuteronômio 28:16, etc.
- Não há como escapar dos juízos divinos quando eles invadem com mandato.
II. Como ela foi infligida. Não fazendo Faraó caso do alarme, nem estando de modo algum inclinado a ceder à intimação, Arão recebe ordem de fazer sair as forças e, com o braço e a vara estendidos, dar o sinal de batalha.
Dictum factum — dito e feito; o exército é reunido e, sob a direção e o comando de um poder invisível, cardumes de rãs invadem a terra, e os egípcios, com toda a sua arte e todo o seu poder, não conseguem deter o avanço delas, nem sequer desviá-las do caminho.
Compare isto com aquela profecia de um exército de gafanhotos e lagartas, Joel 2:2, etc.; e veja Isaías 34:16, 17. As rãs subiram, ao chamado divino, e cobriram a terra. Repare: Deus tem muitos modos de inquietar os que vivem à vontade.
III. Como aos magos foi permitido imitá-la, v. 7. Eles também fizeram subir rãs, mas não conseguiram retirar as que Deus enviou.
Diz-se que os espíritos imundos que saíram da boca do dragão eram “semelhantes a rãs”, os quais “vão aos reis da terra”, para enganá-los (Apocalipse 16:13), o que provavelmente alude a estas rãs, pois vem depois do relato da transformação das águas em sangue.
O dragão, como os magos, tencionava por meio delas enganar, mas Deus tencionava por meio delas destruir os que se deixassem enganar.
IV. Como Faraó cedeu sob esta praga: foi a primeira vez que o fez, v. 8. Ele suplica a Moisés que interceda pela retirada das rãs, e faz boa promessa de que deixará o povo ir.
Aquele que pouco antes falara com o maior desdém tanto de Deus quanto de Moisés está agora contente de ficar em dívida com a misericórdia de Deus e as orações de Moisés.
Repare: os que desafiam a Deus e à oração, num dia de extremidade, cedo ou tarde serão levados a ver que precisam de ambos, e clamarão: “Senhor, Senhor”, Mateus 7:22.
Os que zombaram da oração foram levados a mendigá-la, como o rico que desprezara Lázaro implorou-lhe uma gota de água.
V. Como Moisés fixa o tempo com Faraó e depois obtém de Deus, pela oração, a retirada das rãs.
Moisés, para mostrar que os seus feitos não dependiam das conjunções ou oposições dos planetas, nem da sorte de uma hora mais que de outra, manda que Faraó nomeie o seu tempo.
Nullum occurrit tempus regi — nenhum tempo fixado pelo rei será objetado, v. 9. Moisés concede a Faraó essa honra: que marque quando Moisés deverá interceder por ele.
Isto foi planejado para a convicção de Faraó, para que, se os seus olhos não fossem abertos pela praga, o fossem pela retirada dela. Tão diversos são os métodos que Deus toma para levar os homens ao arrependimento.
Faraó marca o tempo para amanhã, v. 10. E por que não imediatamente? Estaria ele tão afeiçoado aos seus hóspedes que queria que ficassem mais uma noite com ele?
Não: mas provavelmente esperava que elas fossem embora por conta própria, e então ficaria livre da praga sem ficar em dívida nem com Deus nem com Moisés.
Contudo, Moisés aceita o prazo: que seja conforme a palavra de Faraó; acontecerá exatamente quando ele quiser, para que saiba que, digam os magos o que disserem, “não há ninguém como o Senhor nosso Deus”.
E acrescenta: “Ninguém tem tal domínio como ele tem sobre todas as criaturas, nem há quem esteja tão pronto a perdoar os que se humilham diante dele.”
Repare: o grande desígnio tanto dos juízos quanto das misericórdias é convencer-nos de que não há ninguém como o Senhor nosso Deus, ninguém tão sábio, tão poderoso, tão bom, nenhum inimigo tão temível, nenhum amigo tão desejável, tão valioso.
Moisés, então, dirige-se a Deus e ora fervorosamente a ele para que mande de volta as rãs, v. 12. Repare: devemos orar pelos nossos inimigos e perseguidores, até pelos piores, como Cristo fez.
Em resposta à oração de Moisés, as rãs que subiram num dia pereceram no dia seguinte, ou no outro depois desse.
Todas morreram (v. 13) e, para que ficasse claro que eram rãs de verdade, os seus corpos mortos foram deixados para serem ajuntados em montes, de modo que o cheiro delas se tornou repugnante, v. 14.
Repare: o grande Soberano do mundo faz o uso que quer das vidas e das mortes das suas criaturas; e aquele que dá um ser, para servir a um propósito, pode, sem agravo à sua justiça, reclamá-lo de volta imediatamente, para servir a outro propósito.
VI. Qual foi o desfecho desta praga (v. 15): quando “Faraó viu que havia alívio”, sem considerar nem o que sentira havia pouco nem o que tinha razão de temer, “endureceu o seu coração”.
Repare: 1. Enquanto o coração não é renovado pela graça de Deus, as impressões feitas pela força da aflição não permanecem; as convicções se desgastam, e as promessas que foram arrancadas são esquecidas. Enquanto a disposição do ar não muda, o que degela ao sol volta a congelar à sombra.
- A paciência de Deus é vergonhosamente abusada pelos pecadores impenitentes.
O alívio que ele lhes dá, para levá-los ao arrependimento, é aquilo que os endurece; e enquanto ele graciosamente lhes concede uma trégua, com vistas a fazerem as pazes, eles aproveitam essa oportunidade para reunir de novo as forças confundidas de uma infidelidade obstinada. Veja Eclesiastes 8:11; Salmos 78:34, etc.
Versículos 16 a 19
Aqui está um breve relato da praga dos piolhos. Não parece que se tenha dado aviso algum dela antes.
O abuso que Faraó fez do alívio que lhe foi concedido podia ter sido aviso suficiente para que esperasse outra praga; porque, se a retirada de uma aflição nos endurece, e assim perdemos o proveito dela, podemos concluir que ela se vai com o propósito de voltar, ou de dar lugar a uma pior. Observe:
I. Como esta praga dos piolhos foi infligida sobre os egípcios, v. 16, 17.
As rãs foram produzidas das águas, mas estes vivem do pó da terra; porque de qualquer parte da criação Deus pode tirar um flagelo com que corrigir os que se rebelam contra ele.
Ele tem muitas flechas na sua aljava. Até o pó da terra lhe obedece. Portanto, “Não temas, verme de Jacó”; Deus pode usá-lo como instrumento de debulha, se quiser, Isaías 41:14, 15.
Estes piolhos, sem dúvida, eram extremamente incômodos, além de vergonhosos, para os egípcios. Ainda que tivessem alívio, tiveram alívio só por um pouco, Apocalipse 11:14. O segundo ai era passado, mas eis que o terceiro ai veio muito depressa.
II. Como os magos foram confundidos por ela, v. 18. Tentaram imitá-la, mas não conseguiram. Quando falharam nisto, ao que parece tentaram retirá-la; porque segue-se: “assim havia piolhos sobre os homens e sobre os animais”, apesar deles.
Isto os forçou a confessar-se subjugados: “Isto é o dedo de Deus” (v. 19); isto é: “Este freio e esta restrição postos sobre nós necessariamente vêm de um poder divino.” Repare:
- Deus tem o diabo preso numa corrente, e o limita tanto como enganador quanto como destruidor; até aqui ele virá, mas não mais além.
Os agentes do diabo, quando Deus lhes permitia, podiam fazer grandes coisas; mas quando ele lhes pôs um embargo, ainda que só com o seu dedo, não podiam fazer nada.
A incapacidade dos magos, neste caso menor, mostrou de onde lhes vinha a capacidade nos casos anteriores, que pareciam maiores, e que não tinham poder algum contra Moisés senão o que lhes era dado do alto.
- Mais cedo ou mais tarde Deus arrancará, até dos seus inimigos, o reconhecimento da sua própria soberania e do seu poder supremo.
É certo que todos (como se diz) terão de dar-se por vencidos no fim, como fez Juliano, o apóstata, quando os seus lábios moribundos confessaram: “Tu me venceste, ó Galileu!” Deus não só será forte demais para todos os que se opõem, como os forçará a reconhecê-lo.
III. Como Faraó, apesar disso, foi feito cada vez mais obstinado (v. 19); até os que o haviam enganado disseram agora o bastante para desenganá-lo, e ainda assim ele se tornava cada vez mais obstinado.
Até os milagres e os juízos eram para ele cheiro de morte para morte. Repare: os que não são tornados melhores pela palavra e pelas providências de Deus são comumente tornados piores por elas.
Versículos 20 a 32
Aqui está a história da praga das moscas, na qual nos é dito:
I. Como ela foi ameaçada, como a das rãs, antes de ser infligida. Moisés é instruído (v. 20) a levantar-se cedo pela manhã, para encontrar Faraó quando ele saísse para a água, e ali repetir as suas exigências. Repare:
- Os que querem realizar grandes coisas para Deus e para a sua geração devem levantar-se cedo e resgatar o tempo pela manhã.
Faraó estava de pé cedo nas suas devoções supersticiosas ao rio; e vamos nós querer mais sono e mais cochilo quando há algum serviço a fazer que ficaria bem na nossa conta no grande dia?
- Os que querem mostrar-se servos fiéis de Deus não devem temer a face do homem.
Moisés tem de estar diante de Faraó, orgulhoso como era, e dizer-lhe aquilo que era humilhante no mais alto grau; tem de desafiá-lo (se recusasse libertar os seus cativos) a medir-se com um exército de moscas, que obedeceriam às ordens de Deus se Faraó não obedecesse.
Veja uma ameaça semelhante, Isaías 7:18: “O Senhor silvará” (ou assobiará) “para a mosca e para a abelha”, para que venham e sirvam aos seus propósitos.
II. Como os egípcios e os hebreus deviam ser notavelmente distinguidos nesta praga, v. 22, 23.
É provável que esta distinção não tivesse sido tão manifesta e observável em nenhuma das pragas anteriores como devia ser nesta.
Assim como a praga dos piolhos foi feita mais convincente do que qualquer outra antes dela, por encalhar os magos, assim também esta o foi, pela distinção feita entre os egípcios e os hebreus.
Faraó tem de ser levado a saber que Deus é o Senhor no meio da terra; e por isto se saberá, além de qualquer disputa.
- Os enxames de moscas, que a nós parecem voar ao acaso, estarão manifestamente sob a condução de uma mente inteligente, enquanto estão acima da direção de qualquer homem.
“Para cá elas irão”, diz Moisés, “e para lá não virão”; e o cumprimento é pontualmente conforme esta determinação.
As duas coisas, comparadas, equivalem a uma demonstração de que aquele que o disse e aquele que o fez eram o mesmo, sim, um Ser de poder e sabedoria infinitos.
- Os servos e adoradores do grande Jeová serão preservados de partilhar das calamidades comuns do lugar em que vivem, de modo que a praga que incomoda todos os seus vizinhos não se aproximará deles; e isto será prova incontestável de que Deus é o Senhor no meio da terra.
Junte as duas coisas, e parece que “os olhos do Senhor correm de uma parte para outra pela terra”, e pelo ar também.
Deus dirige aquilo que a nós parece o mais casual para que sirva a algum grande fim planejado e para mostrar-se forte a favor daqueles cujo coração é reto para com ele, 2 Crônicas 16:9. Observe como isto se repete: “Porei separação entre o meu povo e o teu povo”, v. 23.
Repare: o Senhor conhece os que são seus, e fará ver, talvez neste mundo e certamente no outro, que os separou para si.
Virá um dia em que “voltareis e discernireis entre o justo e o ímpio” (Malaquias 3:18), entre as ovelhas e os cabritos (Mateus 25:32; Ezequiel 34:17), ainda que agora estejam misturados.
III. Como ela foi infligida, no dia seguinte ao da ameaça: “Veio um enxame gravíssimo de moscas” (v. 24), moscas de diversos tipos, e tais que os devoravam, Salmos 78:45.
O príncipe do poder do ar gloriou-se de ser Belzebu — o deus das moscas; mas aqui se prova que até nisso ele é um pretendente e um usurpador, porque até com enxames de moscas Deus peleja contra o reino dele e prevalece.
IV. Como Faraó, diante deste ataque, deu sinal para parlamentar e começou a negociar com Moisés e Arão a entrega dos seus cativos; mas observe com que relutância ele cede.
- Ele consente que sacrifiquem ao seu Deus, contanto que o façam na terra do Egito, v. 25.
Repare: Deus pode arrancar uma tolerância do seu culto até daqueles que são realmente inimigos dele.
Faraó, sentindo a dor da vara, consente que façam sacrifício e concede liberdade de consciência ao Israel de Deus, até na sua própria terra. Mas Moisés não aceita a concessão dele; não pode fazer isso, v. 26.
Seria abominação para Deus que oferecessem os sacrifícios egípcios, e abominação para os egípcios que oferecessem a Deus os seus próprios sacrifícios, como deviam.
De modo que não podiam sacrificar na terra sem incorrer no desagrado ou do seu Deus ou dos seus feitores; por isso ele insiste: “Iremos caminho de três dias ao deserto”, v. 27.
Repare: os que querem oferecer a Deus um sacrifício aceitável devem:
(1.) Separar-se dos ímpios e dos profanos; porque não podemos ter comunhão tanto com o Pai das luzes quanto com as obras das trevas, tanto com Cristo quanto com Belial, 2 Coríntios 6:14, etc.; Salmos 26:4, 6.
(2.) Devem retirar-se das distrações do mundo e afastar-se o mais que puderem do barulho dele.
Israel não pode guardar a festa do Senhor nem entre os fornos de tijolos nem entre as panelas de carne do Egito. Não: “Iremos ao deserto”, Oseias 2:14; Cantares de Salomão 7:11.
(3.) Devem observar a determinação divina: sacrificarão conforme Deus lhes ordenar, e não de outro modo.
Ainda que estivessem no último grau de escravidão a Faraó, contudo, no culto de Deus, deviam observar os mandamentos dele e não os de Faraó.
- Quando esta proposta é rejeitada, ele consente que vão ao deserto, contanto que não vão muito longe, não tão longe que ele não pudesse buscá-los de volta, v. 28.
É provável que tivesse ouvido falar do desígnio que tinham sobre Canaã, e suspeitasse que, uma vez fora do Egito, nunca mais voltariam.
Por isso, quando é forçado a consentir que vão (os enxames de moscas zumbindo-lhe a necessidade nos ouvidos), ainda assim não está disposto a que saiam do seu alcance.
Assim, alguns pecadores que, num aperto de convicção, se separam dos seus pecados, contudo ficam relutantes que eles vão muito longe; porque, passado o susto, voltarão a eles outra vez.
Observamos aqui uma luta entre as convicções de Faraó e as suas corrupções. As suas convicções diziam: “Deixa-os ir”; as suas corrupções diziam: “Ainda assim, não muito longe”. Mas ele tomou o partido das suas corrupções contra as suas convicções, e foi isso a sua ruína.
Esta proposta Moisés aceitou até o ponto de prometer, com base nela, a retirada desta praga, v. 29. Veja aqui:
(1.) Como Deus está pronto a aceitar as submissões dos pecadores. Faraó apenas diz: “Roga por mim” (a contragosto), e Moisés logo promete interceder por ele, para que Faraó veja o desígnio da praga: levá-lo ao arrependimento, não à ruína. Com que prazer Deus apontou a humilhação de Acabe (1 Reis 21:29)!
(2.) Quanto precisamos ser advertidos a sermos sinceros na nossa submissão: “Mas não proceda Faraó mais com engano”.
Os que procedem com engano são justamente suspeitos, e devem ser advertidos a não voltar outra vez à insensatez, depois que Deus mais uma vez falou paz.
“Não vos enganeis; de Deus não se zomba.” Se pensamos levar a Deus por embuste com um arrependimento falsificado e uma entrega fraudulenta de nós mesmos a ele, no fim se verá que levamos as nossas próprias almas por um embuste fatal.
Por último, o desfecho de tudo foi que Deus graciosamente retirou a praga (v. 30, 31), mas Faraó, perfidamente, voltou à sua dureza e não quis deixar o povo ir, v. 32.
O seu orgulho não o deixava abrir mão de uma flor da sua coroa como era o domínio sobre Israel, nem a sua cobiça, de um ramo da sua renda como eram os trabalhos deles.
Repare: as paixões que reinam rompem os limites mais fortes e tornam os homens impudentemente presunçosos e escandalosamente pérfidos.
Não reine, portanto, o pecado; porque, se reinar, ele nos trairá e nos arrastará aos absurdos mais grosseiros.