Matthew Henry

Êxodo 7

Argumento

Neste capítulo:

I. A disputa entre Deus e Moisés se encerra, e Moisés se aplica à execução da sua incumbência, em obediência à ordem de Deus, vv. 1-7.

II. Começa a disputa entre Moisés e Faraó, e que famosa prova de habilidade ela foi. Moisés, em nome de Deus, exige a libertação de Israel; Faraó a nega.

O embate é entre o poder do grande Deus e o poder de um príncipe soberbo; e se verá, no desfecho, que quando Deus julga ele vencerá.

  1. Moisés confirma, com um milagre, a exigência que fizera a Faraó, transformando a sua vara em uma serpente; mas Faraó endurece o seu coração contra esse convencimento, vv. 8-13.

  2. Ele castiga a desobediência de Faraó com uma praga, a primeira das dez, transformando as águas em sangue; mas Faraó endurece o seu coração contra essa correção, v. 14, etc.

Versículos 1 a 7

Moisés Recebe Nova Incumbência. (a.C. 1491.)

Aqui:

I. Deus anima Moisés a ir a Faraó, e por fim silencia todos os desânimos dele:

  1. Ele o reveste de grande poder e autoridade (v. 1): “Eu te fiz um deus para Faraó”; isto é, “meu representante neste assunto”, como os magistrados são chamados deuses, porque são vice-regentes de Deus.

Ele foi autorizado a falar e a agir em nome e em lugar de Deus e, sob a direção divina, foi dotado de um poder divino para fazer o que está acima do poder comum da natureza, e investido de uma autoridade divina para exigir obediência de um príncipe soberano e punir a desobediência.

Moisés era um deus, mas era apenas um deus feito, não o era essencialmente pela natureza; não era deus senão por incumbência.

Ele era um deus, mas era um deus só para Faraó; o Deus vivo e verdadeiro é um Deus para o mundo inteiro.

É um exemplo da condescendência de Deus, e uma prova de que os pensamentos dele para conosco são pensamentos de paz, que, quando ele trata com homens, trata por meio de homens, cujo terror não nos espantará.

  1. Ele de novo lhe nomeia um auxiliar, o seu irmão Arão, que não era homem de lábios incircuncisos, mas um porta-voz notável: “Ele será o teu profeta”; isto é, “ele falará da tua parte a Faraó, como os profetas falam da parte de Deus aos filhos dos homens.”

“Tu, como um deus, infligirás e removerás as pragas, e Arão, como um profeta, as denunciará e ameaçará Faraó com elas.”

  1. Ele lhe diz o pior de tudo: que Faraó não lhe daria ouvidos, e ainda assim a obra seria feita afinal, Israel seria libertado e Deus nisso seria glorificado, v. 4, 5. Os egípcios, que não queriam conhecer o Senhor, seriam levados a conhecê-lo.

Repare: é, e deve ser, satisfação suficiente para os mensageiros de Deus que, por mais contradição e oposição que lhes seja feita, até este ponto eles alcançarão o seu intento: que Deus será glorificado no êxito da embaixada deles, e todo o seu Israel escolhido será salvo. E então eles não têm motivo para dizer que trabalharam em vão. Veja aqui:

(1.) Como Deus glorifica a si mesmo: ele faz as pessoas saberem que ele é Jeová.

Israel é levado a sabê-lo pelo cumprimento das promessas dele a eles (Êxodo 6:3), e os egípcios são levados a sabê-lo pelo derramamento da cólera dele sobre eles.

Assim o nome de Deus é exaltado tanto naqueles que são salvos quanto naqueles que perecem.

(2.) Que método ele toma para fazer isso: ele humilha os soberbos e exalta os pobres, Lucas 1:51, 52.

Se Deus estende a sua mão aos pecadores em vão, ele afinal estenderá a sua mão sobre eles; e quem pode suportar o peso dela?

II. Moisés e Arão se aplicam à sua obra sem mais objeção: fizeram como o Senhor lhes ordenou, v. 6.

A obediência deles, consideradas todas as coisas, era bem digna de ser celebrada, como o é pelo salmista (Salmos 105:28): “Não se rebelaram contra a sua palavra” — a saber, Moisés e Arão, que ele menciona, Salmos 105:26. Assim Jonas, embora a princípio fosse muito avesso, por fim foi a Nínive.

Repara-se na idade de Moisés e de Arão quando empreenderam este serviço glorioso. Arão, o mais velho (e no entanto o inferior no ofício), tinha oitenta e três anos; Moisés tinha oitenta.

Ambos eram homens de grande gravidade e experiência, cuja idade era venerável e cujos anos podiam ensinar sabedoria, v. 7.

José, que devia ser apenas servo de Faraó, foi promovido aos trinta anos; mas Moisés, que devia ser um deus para Faraó, não foi assim dignificado senão aos oitenta anos.

Era conveniente que ele esperasse muito por tal honra e demorasse muito a se preparar para tal serviço.

Versículos 8 a 13

Os Magos do Egito. (a.C. 1491.)

Na primeira vez em que Moisés se dirigiu a Faraó, apresentou apenas as suas instruções; agora é orientado a apresentar as suas credenciais, e assim faz.

  1. Dá-se por certo que Faraó desafiaria esses requerentes a fazer um milagre, para que, por uma obra evidentemente acima do poder da natureza, provassem a sua incumbência da parte do Deus da natureza.

Faraó dirá: “Mostrai um milagre”; não com desejo algum de ser convencido, mas com a esperança de que nenhum seja feito, e então ele teria algum pretexto para a sua incredulidade.

  1. Por isso são dadas ordens para transformar a vara em uma serpente, segundo as instruções, Êxodo 4:3. A mesma vara que devia dar o sinal dos outros milagres é agora ela mesma o objeto de um milagre, para conferir-lhe reputação.

Arão lançou a sua vara ao chão, e no mesmo instante ela se tornou uma serpente, v. 10. Isso era próprio não só para tocar Faraó de assombro, mas também para lançar terror sobre ele.

As serpentes são animais nocivos e temíveis; a simples vista de uma delas, assim produzida por milagre, poderia ter abrandado o coração dele até o temor daquele Deus por cujo poder ela foi produzida.

Este primeiro milagre, embora não fosse uma praga, equivalia ainda assim à ameaça de uma praga. Se não fez Faraó sentir, fê-lo temer; e este é o método de Deus ao tratar com os pecadores: ele vem sobre eles gradualmente.

  1. Este milagre, embora claro demais para ser negado, é enfraquecido, e o convencimento que ele produzia é tirado, pela imitação que dele fazem os magos, v. 11, 12.

Moisés fora instruído desde o princípio no saber dos egípcios, e havia a suspeita de que se aperfeiçoara nas artes mágicas durante o seu longo retiro; por isso os magos são chamados, para rivalizar com ele.

E alguns pensam que os daquela profissão tinham um rancor particular contra os hebreus desde que José os envergonhou a todos, interpretando um sonho de que eles não conseguiam tirar nada.

Em memória dessa afronta lançada sobre os seus predecessores, estes magos resistiram a Moisés, como se explica em 2 Timóteo 3:8.

As varas deles se tornaram serpentes, serpentes de verdade; alguns pensam que pelo poder de Deus, além da intenção, ou expectativa, deles, para o endurecimento do coração de Faraó.

Outros pensam que pelo poder de anjos maus, que com arte puseram serpentes no lugar das varas, tolerando Deus que o engano se operasse para fins sábios e santos, para que cressem na mentira aqueles que não receberam a verdade: e nisto o Senhor foi justo.

Contudo, isso poderia ter ajudado a assustar Faraó a ponto de fazê-lo atender às exigências de Moisés, para que ficasse livre desses fenômenos terríveis e inexplicáveis, dos quais ele se via cercado por todos os lados. Mas para a semente da serpente essas serpentes não eram assombro nenhum.

Repare: Deus permite ao espírito mentiroso fazer coisas estranhas, para que a fé de uns seja provada e manifestada (Deuteronômio 13:3; 1 Coríntios 11:19), para que a incredulidade de outros seja confirmada, e para que o que é imundo continue imundo, 2 Coríntios 4:4.

  1. Contudo, neste embate, Moisés claramente obtém a vitória. A serpente em que a vara de Arão foi transformada engoliu as outras, o que era suficiente para ter convencido Faraó de que lado estava a razão.

Repare: grande é a verdade, e prevalecerá. A causa de Deus, sem dúvida, triunfará por fim sobre toda rivalidade e contradição, e reinará sozinha, Daniel 2:44.

Mas Faraó não se deixou mover por isso. Tendo os magos produzido serpentes, ele tinha isto a dizer: que o caso entre eles e Moisés era discutível.

E a simples aparência de uma oposição à verdade, e a menor resistência levantada contra ela, servem de justificação para a incredulidade dos que têm preconceito contra a luz e o amor dela.

Versículos 14 a 25

As Pragas do Egito. (a.C. 1491.)

Aqui está a primeira das dez pragas, a transformação da água em sangue, que foi:

  1. Uma praga terrível, e muito penosa. A simples visão de correntes tão vastas de sangue a rolar, sangue puro sem dúvida, vívido e de cor carregada, não podia deixar de causar horror nas pessoas; muito mais aflitivas eram as consequências disso.

Nada mais comum que a água: a Providência a ordenou com tanta sabedoria, e com tanta bondade, que aquilo que é tão necessário e tão útil ao conforto da vida humana fosse barato e se pudesse ter em quase toda parte; mas agora os egípcios teriam ou de beber sangue ou de morrer de sede.

O peixe era boa parte do alimento deles (Números 11:5), mas a mudança das águas foi a morte dos peixes; foi uma pestilência naquele elemento (v. 21): “Os peixes morreram.”

No dilúvio geral eles escaparam, porque talvez não tivessem então contribuído tanto para o luxo do homem quanto contribuíram depois; mas neste juízo particular eles pereceram (Salmos 105:29): ele abateu os peixes deles.

E quando outra destruição do Egito, muito tempo depois, é ameaçada, nota-se em particular a frustração dos que fazem comportas e tanques para peixes, Isaías 19:10.

O Egito era uma terra aprazível, mas o fedor nauseante de peixe morto e de sangue, que aos poucos iria apodrecer, agora a tornava muito desagradável.

  1. Foi uma praga justa, e infligida com justiça sobre os egípcios. Pois:

(1.) O Nilo, o rio do Egito, era o ídolo deles; eles e a terra deles tiravam dele tanto proveito que o serviam e adoravam mais que ao Criador.

Sendo-lhes desconhecida a verdadeira nascente do Nilo, prestavam toda a sua devoção às correntes dele; foi aqui, portanto, que Deus os castigou, e transformou em sangue aquilo que eles tinham transformado em um deus.

Repare: aquela criatura que idolatramos Deus com justiça remove de nós, ou nos amarga. Ele faz virar açoite para nós aquilo que fazemos rival dele.

(2.) Eles tinham manchado o rio com o sangue dos filhos dos hebreus, e agora Deus fez daquele rio todo sangue. Assim ele lhes deu sangue a beber, pois eram dignos, Apocalipse 16:6.

Repare: nunca ninguém teve sede de sangue sem que, mais cedo ou mais tarde, tivesse dele o bastante.

  1. Foi uma praga significativa. O Egito tinha grande dependência do seu rio (Zacarias 14:18), de modo que, ferindo o rio, eles eram avisados da destruição de todos os produtos do seu país, até que ela chegou por fim aos seus primogênitos. E este rio vermelho foi presságio funesto da ruína de Faraó e de todas as suas forças no mar Vermelho.

Esta praga do Egito é aludida na predição da ruína dos inimigos da igreja do Novo Testamento, Apocalipse 16:3, 4.

Mas ali o mar, bem como os rios e as fontes de água, é transformado em sangue; porque os juízos espirituais alcançam mais longe, e ferem mais fundo, do que os juízos temporais.

E, por fim, deixe-me observar em geral sobre esta praga que um dos primeiros milagres que Moisés fez foi transformar água em sangue, mas um dos primeiros milagres que o nosso Senhor Jesus fez foi transformar água em vinho; porque a lei foi dada por Moisés, e era uma dispensação de morte e terror; mas a graça e a verdade, que, como o vinho, alegram o coração, vieram por Jesus Cristo. Observe:

I. Moisés é orientado a avisar Faraó desta praga. “O coração de Faraó está endurecido (v. 14), portanto vai e experimenta o que isto fará para amolecê-lo”, v. 15.

Talvez Moisés não fosse admitido na câmara de audiências de Faraó, ou na sala de estado onde ele costumava dar audiência aos embaixadores.

E por isso é orientado a encontrá-lo à beira do rio, aonde Deus previu que ele viria pela manhã, seja pelo prazer de um passeio matinal, seja para prestar as suas devoções matinais ao rio: pois assim andarão todos os povos, cada um em nome do seu deus; eles não deixarão de adorar o seu deus toda manhã.

Ali Moisés devia estar pronto para lhe dar nova intimação de rendição e, em caso de recusa, para lhe falar do juízo que estava vindo sobre aquele mesmo rio em cujas margens eles agora estavam.

O aviso lhe é dado assim de antemão, para que não tivessem pretexto para dizer que era acaso, ou para atribuí-lo a qualquer outra causa, mas para que se visse que fora feito pelo poder do Deus dos hebreus, e como castigo sobre ele pela sua obstinação.

Moisés recebe ordem expressa de levar a vara consigo, para que Faraó se alarmasse à vista daquela vara que tão pouco antes triunfara sobre as varas dos magos. Agora aprenda daqui:

  1. Que os juízos de Deus são todos conhecidos dele mesmo de antemão. Ele sabe o que fará em cólera, bem como o que fará em misericórdia. Toda destruição é uma destruição determinada, Isaías 10:23.

  2. Que os homens não podem escapar dos alarmes da cólera de Deus, porque não podem sair do alcance das suas próprias consciências: aquele que fez os corações deles pode fazer a sua espada aproximar-se deles.

  3. Que Deus avisa antes de ferir; porque ele é longânimo, não querendo que nenhum pereça, mas que todos venham ao arrependimento.

II. Arão (que levava a maça) é orientado a convocar a praga ferindo o rio com a sua vara, v. 19, 20.

Isso foi feito à vista de Faraó e dos seus assistentes; porque os verdadeiros milagres de Deus não eram realizados, como o eram as maravilhas mentirosas de Satanás, por aqueles que chilreavam e murmuravam: a verdade não busca cantos.

Uma mudança espantosa foi operada imediatamente: todas as águas, não só nos rios, mas também em todos os tanques deles, foram transformadas em sangue.

  1. Veja aqui o poder onipotente de Deus. Toda criatura é para nós aquilo que ele a faz ser: água ou sangue.

  2. Veja a mutabilidade de todas as coisas debaixo do sol, e as mudanças que podemos encontrar nelas. O que é água hoje pode ser sangue amanhã; o que é sempre vão pode em breve tornar-se penoso.

Um rio, na melhor das hipóteses, é passageiro; mas a justiça divina pode rapidamente torná-lo maligno.

  1. Veja que obra danosa o pecado faz. Se as coisas que foram os nossos consolos se revelam as nossas cruzes, temos de culpar a nós mesmos: é o pecado que transforma as nossas águas em sangue.

III. Faraó procura confrontar o milagre, porque resolve não se humilhar debaixo da praga.

Ele manda chamar os magos e, com a permissão de Deus, eles arremedam o milagre com os seus encantamentos (v. 22), e isto serve a Faraó de desculpa para não aplicar o seu coração nem a isto (v. 23), e era desculpa lastimável.

Tivessem eles podido transformar de novo o rio de sangue em água, isso teria sido alguma coisa a propósito; então teriam provado o seu poder, e Faraó lhes teria ficado obrigado como seus benfeitores.

Mas que eles, quando havia tal escassez de água, transformassem mais dela em sangue, só para mostrar a sua arte, dá a entender claramente que o desígnio do diabo é apenas iludir os seus devotos e entretê-los, não lhes fazer bem real algum, mas impedi-los de fazer a si mesmos um bem real, arrependendo-se e voltando para o seu Deus.

IV. Os egípcios, enquanto isso, buscam alívio contra a praga, cavando ao redor do rio em busca de água para beber, v. 24.

Provavelmente encontraram alguma, com muito custo, lembrando-se Deus da misericórdia no meio da cólera; porque ele é cheio de compaixão, e não deixaria que os súditos padecessem demais pela obstinação do seu príncipe.

V. A praga durou sete dias (v. 25) e, em todo esse tempo, o coração soberbo de Faraó não o deixou nem sequer pedir a Moisés que intercedesse pela remoção dela.

Assim, “os hipócritas de coração acumulam cólera; não clamam quando ele os ata” (Jó 36:13); e então não é de admirar que a sua ira não se desvie, mas que a sua mão ainda esteja estendida.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra