Matthew Henry

Êxodo 5

Argumento

Moisés e Arão estão aqui tratando com Faraó, para obter dele licença de ir adorar no deserto.

I. Eles exigem a licença em nome de Deus (v. 1), e ele responde à exigência deles com um desafio a Deus, v. 2.

II. Eles pedem a licença em nome de Israel (v. 3), e ele responde ao pedido deles com mais ordens de oprimir Israel, vv. 4-9.

Estas ordens cruéis foram:

  1. Executadas pelos feitores, vv. 10-14.

  2. Objeto de queixa a Faraó, mas em vão, vv. 15-19.

  3. Objeto de queixa do povo a Moisés (v. 20, 21), e dele a Deus, v. 22, 23.

Versículos 1 a 2

Os Sofrimentos dos Israelitas Aumentados. (a.C. 1491.)

Moisés e Arão, tendo proferido a sua mensagem aos anciãos de Israel, entre os quais encontraram boa acolhida, devem agora tratar com Faraó, diante de quem chegam com risco de vida.

Moisés em especial estava talvez fora da lei por ter matado o egípcio quarenta anos antes, de modo que, se algum dos velhos cortesãos por acaso se lembrasse disso contra ele agora, isso poderia custar-lhe a cabeça.

A mensagem em si era desagradável, e atingia Faraó tanto na sua honra quanto no seu lucro, dois pontos sensíveis; contudo estes fiéis embaixadores a proferem com ousadia, quer ele ouça, quer deixe de ouvir.

I. A exigência deles é piedosamente ousada: “Assim diz o Senhor Deus de Israel: Deixa ir o meu povo”, v. 1.

Moisés, ao tratar com os anciãos de Israel, é instruído a chamar a Deus o Deus dos seus pais; mas, ao tratar com Faraó, eles o chamam o Deus de Israel, e é a primeira vez que o encontramos assim chamado na Escritura.

Ele é chamado o Deus de Israel, a pessoa (Gênesis 33:20); mas aqui é Israel, o povo. Eles estão apenas começando a ser formados em povo quando Deus é chamado o Deus deles.

Moisés, é provável, foi instruído a chamá-lo assim; ao menos poderia ser inferido de Êxodo 4:22: “Israel é meu filho”. Neste grande nome eles proferem a sua mensagem: “Deixa ir o meu povo”.

  1. Eles eram o povo de Deus, e por isso Faraó não devia retê-los em cativeiro.

Repare: Deus reconhecerá como seu o seu próprio povo, por mais pobre e desprezível que seja, e achará tempo para defender a causa dele.

“Os israelitas são escravos no Egito, mas são o meu povo”, diz Deus, “e não permitirei que sejam pisados para sempre.” Veja Isaías 52:4, 5.

  1. Ele esperava deles serviços e sacrifícios, e por isso eles precisavam ter licença para ir onde pudessem exercer livremente a sua religião, sem dar ofensa aos egípcios nem recebê-la deles.

Repare: Deus livra o seu povo da mão dos seus inimigos para que o sirvam, e o sirvam alegremente; para que lhe celebrem uma festa, o que podem fazer, enquanto tiverem o favor e a presença dele, até num deserto, terra seca e estéril.

II. A resposta de Faraó é impiamente ousada: “Quem é o Senhor, para que eu obedeça à sua voz?”, v. 2.

Intimado a render-se, ele desfralda assim a bandeira do desafio, intimida Moisés e o Deus que o envia, e recusa peremptoriamente deixar Israel ir; não quer tratar do assunto, nem sequer suportar que se mencione. Observe:

  1. Com que desprezo ele fala do Deus de Israel: “Quem é Jeová? Não o conheço nem me importo com ele, não o estimo nem o temo”: é um nome difícil, de que ele nunca ouvira falar antes, mas resolve que não será nenhum bicho-papão para ele.

Israel era agora um povo desprezado e oprimido, olhado como a cauda da nação; e, pela reputação que carregava, Faraó faz a sua avaliação do Deus deles, e conclui que ele não fazia melhor figura entre os deuses do que o seu povo fazia entre as nações.

Repare: perseguidores endurecidos são mais maldosos contra o próprio Deus do que contra o povo dele. Veja Isaías 37:23.

De novo: a ignorância e o desprezo de Deus estão no fundo de toda a maldade que há no mundo.

Os homens não conhecem o Senhor, ou têm dele pensamentos muito baixos e mesquinhos, e por isso não obedecem à sua voz, nem querem largar coisa alguma por ele.

  1. Com que soberba ele fala de si mesmo: “Para que eu obedeça à sua voz! Eu, o rei do Egito, um grande povo, obedecer ao Deus de Israel, um povo pobre e escravizado?”

“Devo eu, que governo o Israel de Deus, obedecer ao Deus de Israel? Não, está abaixo de mim; desprezo responder à sua intimação.”

Repare: são filhos da soberba os que são filhos da desobediência, Jó 41:34; Efésios 5:6.

Os soberbos se julgam bons demais para se curvar até mesmo diante do próprio Deus, e não querem estar sob controle, Jeremias 43:2.

Aqui está o cerne da controvérsia: Deus tem de governar, mas o homem não quer ser governado. “Farei que a minha vontade seja feita”, diz Deus; “Mas eu farei a minha própria vontade”, diz o pecador.

  1. Com que resolução ele nega a exigência: “Nem tampouco deixarei ir Israel”.

Repare: de todos os pecadores, nenhum é tão obstinado, nem tão dificilmente persuadido a deixar o seu pecado, quanto os perseguidores.

Versículos 3 a 9

Vendo que Faraó não tinha veneração nenhuma por Deus, Moisés e Arão passam a experimentar se ele tinha alguma compaixão por Israel, e se fazem humildes suplicantes diante dele por licença para ir sacrificar, mas em vão.

I. O pedido deles é muito humilde e modesto, v. 3. Não fazem queixa nenhuma do rigor com que eram governados.

Alegam que a viagem que tinham em vista não era projeto formado entre eles, mas que o Deus deles se encontrara com eles e os chamara a ela.

Rogam com toda submissão: “Nós te rogamos.” “O pobre usa de rogos”; ainda que Deus possa intimar os príncipes que oprimem, a nós convém rogar-lhes e fazer-lhes súplica.

O que pedem é muito razoável: apenas uma folga curta, enquanto iam caminho de três dias para o deserto, e isso por uma boa causa, sem nada de censurável: “Sacrificaremos ao Senhor nosso Deus, como os outros povos fazem aos seus.”

E, por fim, dão uma razão muito boa: “Para que não suceda que, se abandonarmos de todo o culto dele, ele caia sobre nós com um juízo ou outro, e então Faraó perca os seus vassalos.”

II. A recusa de Faraó ao pedido deles é muito bárbara e desarrazoada, vv. 4-9:

  1. As suas insinuações eram muito desarrazoadas:

(1.) Que o povo estava ocioso, e que por isso falavam em ir sacrificar.

As cidades que edificaram para Faraó, e o outro fruto dos seus trabalhos, eram testemunhas a favor deles de que não estavam ociosos. Contudo, ele os deturpa assim vilmente, para ter um pretexto de aumentar as cargas deles.

(2.) Que Moisés e Arão os faziam ociosos com palavras vãs, v. 9.

As palavras de Deus são aqui chamadas de palavras vãs; e os que os chamavam para o melhor e mais necessário negócio são acusados de fazê-los ociosos.

Repare: a malícia de Satanás muitas vezes representou o serviço e o culto de Deus como ocupação própria só para os que não têm mais nada que fazer, e negócio apenas dos ociosos; quando na verdade é o dever indispensável dos que estão mais ocupados no mundo.

  1. As suas resoluções em consequência disso foram das mais bárbaras:

(1.) Moisés e Arão, de sua parte, devem ir às suas cargas (v. 4). São israelitas, e, por mais que Deus os tivesse distinguido dos demais, Faraó não faz diferença: devem partilhar da escravidão comum da sua nação.

Os perseguidores sempre tiveram prazer particular em sujeitar os ministros das igrejas a desprezo e agruras.

(2.) A cota costumeira de tijolos deve ser exigida, sem a costumeira provisão de palha para misturar com o barro, ou para queimar os tijolos, para que assim mais trabalho seja posto sobre os homens. Se a cumprissem, ficariam quebrados pelo labor; e, se não, ficariam expostos a castigo.

Versículos 10 a 14

As ordens de Faraó são aqui postas em execução; a palha é negada, e contudo o trabalho não é diminuído.

  1. Os feitores egípcios foram muito severos. Tendo Faraó decretado decretos injustos, os feitores estavam prontos para escrever a opressão que ele havia prescrito, Isaías 10:1.

Nunca faltarão a príncipes cruéis instrumentos cruéis para serem empregados sob eles, que os justificarão naquilo que é mais desarrazoado.

Estes feitores insistiam nas tarefas diárias, como quando havia palha, v. 13. Veja que necessidade temos de orar para que “sejamos livrados de homens desarrazoados e maus”, 2 Tessalonicenses 3:2.

A inimizade da semente da serpente contra a semente da mulher é tal que rompe todas as leis da razão, da honra, da humanidade e da justiça comum.

  1. O povo foi por isso disperso por toda a terra do Egito, para ajuntar restolho, v. 12.

Por esse meio o tratamento injusto e bárbaro que Faraó lhes dava veio a ser conhecido em todo o reino, e talvez fez com que fossem lastimados pelos seus vizinhos, e tornou o governo de Faraó menos aceitável até para os seus próprios súditos: boa vontade nunca se ganha com perseguição.

  1. Os oficiais israelitas foram tratados com aspereza particular, v. 14. Aqueles que eram os pais das casas de Israel pagaram caro pela sua honra; pois deles diretamente se exigia o serviço, e eram açoitados quando ele não era cumprido. Veja aqui:

(1.) Que coisa miserável é a escravidão, e que razão temos para ser gratos a Deus por sermos um povo livre, e não oprimidos.

A liberdade e a propriedade são joias valiosas aos olhos daqueles cujos serviços e posses estão à mercê de um poder arbitrário.

(2.) Que decepções muitas vezes encontramos depois de levantadas as nossas expectativas.

Os israelitas tinham sido havia pouco animados a esperar soltura, mas eis angústias maiores. Isto nos ensina a sempre nos alegrar com tremor.

(3.) Que passos estranhos Deus às vezes dá ao livrar o seu povo; muitas vezes os traz aos apertos extremos quando está justamente prestes a aparecer por eles.

As vazantes mais baixas vão antes das marés mais altas; e manhãs muito nubladas comumente introduzem os dias mais belos, Deuteronômio 32:36.

O tempo de Deus para socorrer é quando as coisas estão no pior; e a Providência confirma o paradoxo: “Quanto pior, melhor.”

Versículos 15 a 23

Foi grande o aperto em que se viram os chefes de obra, quando tinham ou de maltratar os que estavam debaixo deles ou de ser maltratados pelos que estavam acima deles. Ao que parece, porém, antes que tiranizar, preferiam ser tiranizados; e assim foram. Neste caso penoso (v. 19), observe:

I. Com que justiça se queixaram a Faraó: “Vieram e clamaram a Faraó”, v. 15. Para onde iriam com o protesto dos seus agravos senão ao poder supremo, que está ordenado para a proteção dos injustiçados?

Por pior que Faraó fosse, os seus súditos oprimidos tinham liberdade de se queixar a ele; não havia lei contra peticionar.

Foi uma exposição muito modesta, mas comovente, a que fizeram da sua condição (v. 16): “Os teus servos são espancados” — bastante severamente, sem dúvida, quando as coisas estavam em tamanha agitação —, e no entanto “a culpa está no teu próprio povo”, os feitores, que nos negam o que é necessário para tocar o nosso trabalho.

Repare: é comum que os mais rigorosos em culpar os outros sejam justamente os mais culpáveis eles próprios. Mas o que ganharam com esta queixa? Ela só fez o mal ficar pior.

  1. Faraó os escarneceu (v. 17). Quando estavam quase mortos de tanto trabalhar, ele lhes disse que estavam ociosos. Suportavam a fadiga da diligência, e contudo jaziam sob a imputação de preguiça, sem que aparecesse nada em que fundar a acusação senão isto: que diziam “Vamos, e sacrifiquemos”.

Repare: é comum que as melhores ações sejam mencionadas sob os piores nomes; a diligência santa no melhor negócio é censurada por muitos como um descuido culpável no negócio do mundo.

É bom para nós que os homens não sejam os nossos juízes, mas um Deus que sabe quais são os princípios sobre os quais agimos. Os que são diligentes em sacrificar ao Senhor escaparão, diante de Deus, da condenação do servo preguiçoso, ainda que diante dos homens não escapem.

  1. Ele lhes apertou as cargas: “Ide agora e trabalhai”, v. 18. Repare: “a impiedade procede dos ímpios”; que se pode esperar de homens injustos senão mais injustiça?

II. Com que injustiça se queixaram de Moisés e Arão: “O Senhor olhe para vós, e julgue”, v. 21. Isso não foi justo.

Moisés e Arão tinham dado prova suficiente da sua sincera boa vontade para com as liberdades de Israel; e contudo, porque as coisas não saem de imediato como esperavam, são tachados de cúmplices da escravidão deles.

Deviam ter-se humilhado diante de Deus e tomado para si a vergonha do seu pecado, que afastava deles as coisas boas; mas, em vez disso, arremetem contra os seus melhores amigos e entram em desavença com os instrumentos do seu livramento, por causa de algumas pequenas dificuldades e obstáculos que encontraram para efetuá-lo.

Repare: os que são chamados ao serviço público por Deus e pela sua geração devem esperar ser provados, não só pelas ameaças maliciosas de inimigos soberbos, mas pelas censuras injustas e sem bondade de amigos irrefletidos, que julgam apenas pela aparência exterior e enxergam só um pouco adiante de si.

Agora, o que fez Moisés neste aperto? Doeu-lhe no coração que o desfecho não correspondesse, mas antes contradissesse, à sua expectativa; e as repreensões deles eram muito cortantes, como uma espada nos seus ossos. Mas:

  1. Ele voltou ao Senhor (v. 22), para informá-lo disso e expor-lhe o caso. Sabia que o que dissera e fizera fora por direção divina; e por isso considera que a culpa que lhe lançam por causa disso recai sobre Deus, e, como Ezequias, estende-a diante dele como parte interessada na causa, e apela para ele. Compare isto com Jeremias 20:7-9.

Repare: quando nos encontramos, a qualquer tempo, perplexos e embaraçados no caminho do nosso dever, devemos recorrer a Deus e abrir o nosso caso diante dele por oração fiel e fervorosa. Se recuamos, recuemos para ele, e não além.

  1. Ele argumentou com ele, v. 22, 23. Não sabia como conciliar a providência com a promessa e a incumbência que recebera.

“É este o descer de Deus para livrar Israel? Devo eu, que esperava ser bênção para eles, tornar-me açoite para eles? Com esta tentativa de tirá-los da cova, eles só se afundaram mais fundo nela.” Agora ele pergunta:

(1.) “Por que trataste tão mal a este povo?” Repare: mesmo quando Deus vem em direção ao seu povo por caminhos de misericórdia, ele às vezes toma métodos tais que eles podem julgar-se apenas maltratados.

Os instrumentos do livramento, quando visam ajudar, acabam por atrapalhar, e torna-se armadilha aquilo que se esperava que teria sido para o bem deles, permitindo Deus que assim seja, para que aprendamos a cessar do homem e nos desprendamos da dependência das causas segundas.

Repare ainda: quando o povo de Deus se julga maltratado, deve ir a Deus por oração e pleitear com ele; e esse é o caminho para ter melhor tratamento no bom tempo de Deus.

(2.) “Por que foi que me enviaste?” Assim:

[1.] Ele se queixa do seu mau êxito: “Faraó tem feito mal a este povo, e não parece que se tenha dado um só passo rumo ao livramento deles.”

Repare: só pode pesar muito sobre o espírito daqueles que Deus emprega para si o verem que o seu labor não faz bem nenhum, e muito mais o verem que ele acaba causando dano, ainda que não de propósito.

É desconfortante para um bom ministro perceber que os seus esforços pela convicção e conversão dos homens só exasperam as corrupções deles, confirmam os seus preconceitos, endurecem os seus corações e os selam sob a incredulidade. Isso os faz andar na amargura das suas almas, como o profeta, Ezequiel 3:14.

Ou: [2.] Ele indaga o que mais devia ser feito: “Por que me enviaste?”, isto é: “Que outro método tomarei em cumprimento da minha incumbência?”

Repare: as decepções no nosso trabalho não devem afastar-nos do nosso Deus, mas devemos continuamente considerar por que somos enviados.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra