Êxodo 29
Argumento
Ordens particulares são dadas neste capítulo:
I. Sobre a consagração dos sacerdotes e a santificação do altar, vv. 1-37.
II. Sobre o sacrifício diário, vv. 38-41.
A elas estão anexadas promessas graciosas de que Deus os reconheceria e abençoaria em todos os seus serviços, v. 42, etc.
Versículos 1 a 37
A Consagração dos Sacerdotes. (a.C. 1491.)
Aqui está:
I. A lei sobre a consagração de Arão e dos seus filhos ao ofício sacerdotal, que devia ser feita com muita cerimônia e solenidade, para que eles próprios ficassem devidamente tomados da grandeza da obra para a qual eram chamados, e para que também o povo aprendesse a engrandecer o ofício e ninguém ousasse invadi-lo.
- As cerimônias com que ela devia ser feita foram designadas de modo bem completo e minucioso, porque nada dessa espécie se fizera antes, e porque devia ser estatuto perpétuo que o sumo sacerdote fosse assim inaugurado. Ora:
(1.) A obra a ser feita era a consagração das pessoas que Deus escolhera para sacerdotes, pela qual elas se dedicavam e se entregavam ao serviço de Deus e Deus declarava que as aceitava.
E o povo era levado a saber que não se glorificavam a si mesmos para serem feitos sacerdotes, mas eram chamados por Deus, Hebreus 5:4, 5.
Eles ficavam assim distinguidos dos homens comuns, apartados dos serviços comuns, e postos à parte para Deus e para se dedicarem a ele sem mediação.
Repare: todos os que devem ser empregados para Deus devem ser santificados a ele. Primeiro a pessoa deve ser aceita, e depois o desempenho.
A expressão hebraica para consagrar é encher a mão (v. 9): “Encherás a mão de Arão e de seus filhos”; e o carneiro da consagração é o carneiro dos enchimentos, v. 22, 26.
A consagração deles era o aperfeiçoamento deles; diz-se de Cristo que é perfeito, ou “consagrado para sempre”, Hebreus 7:28.
Provavelmente a expressão aqui vem do pôr o sacrifício nas mãos deles, para ser movido diante do Senhor, v. 24. Mas ela insinua:
[1.] Que os ministros têm as suas mãos cheias; não têm tempo para frivolidades, tão grande, tão ampla e tão constante é a obra deles.
[2.] Que as suas mãos precisam ser enchidas. Necessariamente têm de ter algo a oferecer, e não podem achá-lo em si mesmos: tem de lhes ser dado do alto.
Não podem encher os corações do povo se Deus não lhes encher as mãos; a ele, portanto, devem ir, e receber da sua plenitude.
(2.) A pessoa que devia fazê-lo era Moisés, por designação de Deus. Embora Arão fosse ordenado em favor dos homens, ainda assim o povo não devia consagrá-lo; Moisés, o servo do Senhor e o seu agente nisto, tinha de fazê-lo.
Por designação especial de Deus ele fazia agora a obra do sacerdote, e por isso aquilo que era a parte do sacerdote no sacrifício foi aqui ordenado que fosse dele, v. 26.
(3.) O lugar era à porta do tabernáculo do encontro, v. 4.
Deus teve por bem habitar no tabernáculo, com o povo assistindo nos átrios, de modo que a porta entre o átrio e o tabernáculo era o lugar mais próprio para nele serem consagrados os que deviam mediar entre Deus e o homem, e ficar entre ambos, e pôr as suas mãos (por assim dizer) sobre os dois.
Eles eram consagrados à porta, porque deviam ser porteiros.
(4.) Foi feito com muitas cerimônias:
[1.] Deviam ser lavados (v. 4), significando que devem ser limpos os que “levam os vasos do Senhor”, Isaías 52:11.
Os que querem aperfeiçoar a santidade devem limpar-se “de toda imundícia da carne e do espírito”, 2 Coríntios 7:1; Isaías 1:16-18.
Eram agora lavados por inteiro; mas depois, quando entravam para ministrar, lavavam apenas as suas mãos e os seus pés (Êxodo 30:19); porque quem está lavado não precisa de mais nada, João 13:10.
[2.] Deviam ser vestidos com as vestes santas (v. 5, 6, 8, 9), para significar que não lhes bastava afastar as contaminações do pecado, mas também deviam revestir-se das graças do Espírito, ser “revestidos de justiça”, Salmos 132:9.
Deviam estar cingidos, como homens preparados e fortalecidos para a sua obra; e deviam ser trajados e coroados, como homens que tinham a sua obra e o seu ofício por sua verdadeira honra.
[3.] O sumo sacerdote devia ser ungido com o óleo santo da unção (v. 7), para que a igreja fosse cheia e deleitada com o suave cheiro das suas administrações (pois o unguento e o perfume alegram o coração), e em sinal do derramamento do Espírito sobre ele, para habilitá-lo para a sua obra.
O amor fraternal é comparado a esse óleo com que Arão foi ungido, Salmos 133:2.
Diz-se que os sacerdotes inferiores foram ungidos (Êxodo 30:30), não na cabeça, como o sumo sacerdote (Levítico 21:10); o óleo era apenas mesclado com o sangue que se aspergia sobre as suas vestes.
[4.] Sacrifícios deviam ser oferecidos em favor deles. A aliança do sacerdócio, como todas as outras alianças, tinha de ser feita por sacrifício.
Primeiro, tinha de haver uma oferta pelo pecado, para fazer expiação por eles, vv. 10-14.
A lei constituía sacerdotes homens que tinham fraqueza, e por isso eles deviam primeiro oferecer pelo seu próprio pecado, antes de poderem fazer expiação pelo povo, Hebreus 7:27, 28.
Deviam pôr a sua mão sobre a cabeça do seu sacrifício (v. 10), confessando que mereciam morrer pelo seu próprio pecado, e desejando que o ato de matar o animal expiasse a sua culpa, e fosse aceito como satisfação vicária.
Era usada como as outras ofertas pelo pecado; só que, ao passo que a carne das outras ofertas pelo pecado era comida pelos sacerdotes (Levítico 10:18), em sinal de que o sacerdote tirava o pecado do povo, esta foi designada para ser toda queimada fora do arraial (v. 14).
Era para significar a imperfeição da dispensação legal (como observa o douto bispo Patrick); pois os pecados dos próprios sacerdotes não podiam ser tirados por aqueles sacrifícios, mas eles deviam esperar um sumo sacerdote melhor e um sacrifício melhor.
Segundo, tinha de haver um holocausto, um carneiro inteiramente queimado, para a honra de Deus, em sinal da dedicação deles inteiramente a Deus e ao seu serviço, como sacrifícios vivos, acesos com o fogo e subindo na chama do santo amor, vv. 15-18.
A oferta pelo pecado devia ser oferecida primeiro e depois o holocausto; pois, enquanto a culpa não for removida, nenhum serviço aceitável pode ser prestado, Isaías 6:7.
Terceiro, tinha de haver uma oferta pacífica; ela é chamada o carneiro da consagração, porque havia nela mais de peculiar à ocasião do que nas outras duas.
No holocausto Deus tinha a glória do sacerdócio deles; nesta eles tinham o consolo dele. E, em sinal de uma aliança mútua entre Deus e eles:
- O sangue do sacrifício era dividido entre Deus e eles (v. 20, 21); parte do sangue era aspergida sobre o altar ao redor, e parte posta sobre eles, sobre os seus corpos (v. 20), e sobre as suas vestes, v. 21.
Assim o benefício da expiação feita pelo sacrifício era aplicado e assegurado a eles, e todo o seu ser, da cabeça aos pés, santificado para o serviço de Deus.
O sangue era posto nas partes extremas do corpo, para significar que ele era todo, por assim dizer, cercado e tomado para Deus, sem excetuar a ponta da orelha nem o dedo grande do pé.
Consideramos que o sangue e o óleo aspergidos sobre as vestes as mancham e as maculam.
Contudo o óleo santo, e o sangue do sacrifício, aspergidos sobre as suas vestes, devem ser tidos como o maior adorno imaginável para eles, pois significavam o sangue de Cristo, e as graças do Espírito, que constituem e completam a beleza da santidade, e nos recomendam a Deus; lemos de vestes branqueadas no sangue do Cordeiro.
- A carne do sacrifício, com a oferta de manjares anexada a ela, era igualmente dividida entre Deus e eles, para que (falando com reverência) Deus e eles se banqueteassem juntos, em sinal de amizade e comunhão:
(1.) Parte dela devia ser primeiro movida diante do Senhor, e depois queimada sobre o altar; parte da carne (v. 22), parte do pão, pois pão e carne deviam ir juntos (v. 23).
Estes eram primeiro postos nas mãos de Arão para serem movidos de um lado para outro, em sinal de serem oferecidos a Deus (que, embora invisível, contudo nos cerca por todos os lados).
E depois deviam ser queimados sobre o altar (v. 24, 25), pois o altar devia devorar a parte de Deus no sacrifício.
Assim Deus admitiu Arão e os seus filhos a serem seus servos, e a servir à sua mesa, recebendo das mãos deles o alimento do seu altar.
Aqui, por assim dizer entre parênteses, entra a lei sobre a parte que caberia depois aos sacerdotes nas ofertas pacíficas, o peito e a espádua, que agora foram divididos; Moisés ficou com o peito, e a espádua foi queimada sobre o altar com a parte de Deus, vv. 26-28.
(2.) A outra parte, tanto da carne do carneiro quanto do pão, Arão e os seus filhos deviam comer à porta do tabernáculo (vv. 31-33), para significar que ele os chamava não só servos, mas também amigos, João 15:15. Ele ceava com eles, e eles com ele.
O comerem eles as coisas com que a expiação fora feita significava o receberem eles a expiação, como diz a expressão (Romanos 5:11), a sua aceitação agradecida do benefício dela, e a sua comunhão gozosa com Deus por causa disso, que era o verdadeiro intento e sentido de um banquete sobre um sacrifício.
Se sobrasse alguma coisa, devia ser queimada, para que não corresse perigo de apodrecer, e para mostrar que era uma oferta pacífica extraordinária.
- O tempo que devia ser gasto nesta consagração: “Sete dias os consagrarás”, v. 35. Embora todas as cerimônias tivessem sido realizadas no primeiro dia, ainda assim:
(1.) Eles não deviam olhar a sua consagração como completa até o fim dos sete dias, o que punha solenidade na sua admissão, e uma distância entre este estado e o seu estado anterior, e os obrigava a entrar na sua obra com uma pausa, dando-lhes tempo de considerar o peso e a seriedade dela.
Isso devia ser observado nos séculos seguintes, v. 30. Aquele que devia suceder a Arão no sumo sacerdócio tinha de vestir as vestes santas sete dias seguidos, em sinal de um avanço deliberado e gradual para o seu ofício, e para que um sábado passasse sobre ele na sua consagração.
(2.) Cada dia dos sete, nesta primeira consagração, um novilho devia ser oferecido como oferta pelo pecado (v. 36), o que devia insinuar-lhes:
[1.] Que era de grandíssima importância para eles obter o perdão dos seus pecados, e que, embora a expiação estivesse feita, e eles tivessem o consolo dela, ainda assim deviam conservar continuamente um penitente senso do pecado e repetir muitas vezes a confissão dele.
[2.] Que aqueles sacrifícios, assim oferecidos dia após dia para fazer expiação, não podiam “tornar perfeitos os que a eles se chegavam”, pois então teriam deixado de ser oferecidos, como argumenta o apóstolo, Hebreus 10:1, 2.
Deviam, portanto, esperar a introdução de uma esperança melhor.
- Esta consagração dos sacerdotes era sombra dos bens vindouros:
(1.) O nosso Senhor Jesus é o grande sumo sacerdote da nossa profissão, chamado por Deus para sê-lo, consagrado para sempre, ungido com o Espírito acima dos seus companheiros (donde é chamado Messias, o Cristo), vestido com as vestes santas, isto é, com glória e beleza.
Foi santificado pelo seu próprio sangue, não pelo de novilhos e carneiros (Hebreus 9:12), aperfeiçoado, ou consagrado, por meio de sofrimentos, Hebreus 2:10. Assim nele isto era estatuto perpétuo, v. 9.
(2.) Todos os crentes são sacerdotes espirituais, para oferecerem “sacrifícios espirituais” (1 Pedro 2:5), lavados no sangue de Cristo, e assim feitos sacerdotes para o nosso Deus, Apocalipse 1:5, 6.
Eles também estão vestidos da beleza da santidade, e receberam “a unção”, 1 João 2:27.
As suas mãos estão cheias de trabalho, ao qual devem dedicar-se continuamente; e é por meio de Cristo, o grande sacrifício, que eles são dedicados a este serviço.
O sangue dele aspergido sobre a consciência a purifica das obras mortas, para que possam, como sacerdotes, servir ao Deus vivo.
O Espírito de Deus (como observa Ainsworth) é chamado “o dedo de Deus” (Lucas 11:20, comparado com Mateus 12:28), e por ele o mérito de Cristo é eficazmente aplicado às nossas almas, como aqui Moisés com o seu dedo devia pôr o sangue sobre Arão.
Fica igualmente insinuado que os ministros do evangelho devem ser solenemente separados para a obra do ministério com grande deliberação e seriedade, tanto nos que ordenam quanto nos que são ordenados, como pessoas que devem ser empregadas numa grande obra e a quem se confia um grande encargo.
II. A consagração do altar, que parece ter coincidido com a dos sacerdotes; e as ofertas pelo pecado que eram oferecidas todos os dias durante sete dias seguidos tinham referência tanto ao altar quanto aos sacerdotes, v. 36, 37.
Foi feita expiação pelo altar. Embora ele não fosse sujeito capaz de pecado, nem, nunca tendo sido usado até então, se pudesse dizer que estivesse contaminado com os pecados do povo, ainda assim, desde a queda, não pode haver santificação para Deus sem que primeiro haja expiação pelo pecado, que nos torna tanto indignos quanto inaptos para sermos empregados para Deus.
O altar também era santificado, não só posto à parte ele mesmo para um uso sagrado, mas também feito tão santo que santificava os dons que sobre ele eram oferecidos, Mateus 23:19.
Cristo é o nosso altar; por amor de nós ele se santificou a si mesmo, para que nós e os nossos desempenhos fôssemos santificados e recomendados a Deus, João 17:19.
Versículos 38 a 46
Neste parágrafo temos:
I. O serviço diário designado. Um cordeiro devia ser oferecido sobre o altar toda manhã, e um cordeiro toda tarde, cada um com a sua oferta de manjares, ambos feitos com fogo, como holocausto contínuo por todas as suas gerações, vv. 38-41.
Houvesse ou não outros sacrifícios a oferecer, estes certamente seriam oferecidos, a expensas públicas, para o benefício e o consolo de todo o Israel, para fazer expiação pelos seus pecados diários e para ser reconhecimento a Deus das suas misericórdias diárias.
Era isto que o dever de cada dia exigia. A supressão deste sacrifício diário por Antíoco, por tantas tardes e manhãs, foi aquela grande calamidade da igreja que foi predita, Daniel 8:11. Repare:
Isto tipificava a intercessão contínua que Cristo vive perpetuamente para fazer, em virtude da sua satisfação, para a santificação contínua da sua igreja: embora ele se tenha oferecido a si mesmo uma vez por todas, ainda assim aquela única oferta se torna assim uma oferta contínua.
Isto nos ensina a oferecer a Deus os sacrifícios espirituais de oração e louvor todos os dias, de manhã e de tarde, em humilde reconhecimento da nossa dependência dele e das nossas obrigações para com ele.
As nossas devoções diárias devem ser vistas como a mais necessária das nossas obras diárias e o mais agradável dos nossos consolos diários.
Seja qual for o negócio que tenhamos, isto nunca deve ser omitido, nem de manhã nem de tarde; a hora da oração deve ser guardada tão pontualmente quanto a hora da refeição.
Os sacrifícios diários eram como as refeições diárias na casa de Deus, e por isso vinham sempre acompanhados de pão e vinho. Fazem morrer de fome as suas próprias almas aqueles que não mantêm dedicação constante ao trono da graça.
II. Grandes e preciosas promessas do favor de Deus para com Israel, e dos sinais da sua presença especial com eles, enquanto assim mantinham entre eles as instituições dele.
Ele fala como quem está bem satisfeito com a designação do sacrifício diário; pois, antes de passar às outras designações que seguem, interpõe estas promessas. É a constância na religião que traz o consolo dela. Ele promete:
- Que manteria comunhão com eles; que não somente se encontraria com Moisés e falaria com ele, mas também que se encontraria com os filhos de Israel (v. 43), para aceitar os sacrifícios diários oferecidos em favor deles.
Repare: Deus não deixará de comparecer ao encontro daqueles que com diligência e consciência se dedicam a ele nas ordenanças da sua própria designação.
- Que reconheceria como suas as suas próprias instituições, o tabernáculo, o altar, o sacerdócio (v. 43, 44); tomaria posse daquilo que lhe fora consagrado.
Repare: o que é santificado para a glória de Deus será santificado pela glória dele. Se fizermos a nossa parte, Deus fará a dele, e marcará e ajustará para si aquilo que lhe é entregue com sinceridade.
- Que residiria entre eles como Deus em aliança com eles, e lhes daria sinais seguros e consoladores do seu favor peculiar para com eles e da sua presença especial com eles (v. 45, 46): “Habitarei no meio dos filhos de Israel.”
Repare: onde Deus levanta o tabernáculo das suas ordenanças, ele mesmo habitará. “Eis que eu estou convosco sempre”, Mateus 28:20.
Os que permanecem na casa de Deus terão a Deus permanecendo com eles. “Serei o Deus deles, e eles saberão que o sou.”
Repare: são felizes, na verdade, aqueles que têm em Deus um interesse de aliança, como Deus deles, e a evidência consoladora desse interesse. Se temos isto, temos o bastante, e não precisamos de mais nada para sermos felizes.