Matthew Henry

Êxodo 25

Argumento

Neste capítulo começa o relato das ordens e instruções que Deus deu a Moisés no monte, para erguer e guarnecer um tabernáculo para honra de Deus. Temos aqui:

I. As ordens dadas para que se fizesse uma coleta entre o povo com esse propósito, vv. 1-9.

II. Instruções particulares:

  1. A respeito da arca da aliança, vv. 10-22.

  2. A mesa dos pães da proposição, vv. 23-30.

  3. O candelabro de ouro, v. 31, etc.

Versículos 1 a 9

O Tabernáculo e a Sua Mobília. (a.C. 1491.)

Podemos supor que, quando Moisés entrou no meio da nuvem e ali permaneceu tanto tempo, onde os santos anjos serviam a shechinah, ou Majestade divina, ele viu e ouviu coisas gloriosíssimas a respeito do mundo celestial; mas eram coisas que não era lícito nem possível dizer.

Por isso, nos registros que guardou do que ali se passou, ele nada diz para satisfazer a curiosidade dos que se intrometeriam nas coisas que não viram, e escreve apenas aquilo que devia falar aos filhos de Israel.

Pois a Escritura foi feita para nos dirigir no nosso dever, não para encher a nossa cabeça de especulações nem para agradar às nossas fantasias.

Nestes versículos Deus expõe a Moisés a sua intenção em geral: que os filhos de Israel lhe edificassem um santuário, porque ele tencionava habitar entre eles (v. 8).

Alguns pensam que, embora antes disso houvesse altares e bosques usados no culto religioso, nunca houve casa, ou templo, edificado para usos sagrados em nação alguma antes que este tabernáculo fosse erguido por Moisés.

Pensam também que todos os templos depois tão celebrados entre os pagãos tiveram origem neste e por ele se modelaram.

Deus havia escolhido o povo de Israel para ser um povo especial para si (acima de todos os povos), entre quem a revelação divina, e uma religião conforme a ela, ficasse depositada e estabelecida: ele mesmo seria o Rei deles.

Como Rei deles, já lhes tinha dado leis para o governo de si mesmos e para o trato de uns com os outros, com algumas regras gerais de culto religioso, segundo a luz da razão e a lei da natureza, nos dez mandamentos e nos comentários que os seguem.

Mas isso não foi julgado suficiente para distingui-los das outras nações, nem para corresponder à extensão daquela aliança que Deus faria com eles para ser o Deus deles. Por isso:

I. Ele ordena que se levante entre eles um palácio real para si mesmo, aqui chamado de santuário, ou lugar santo, ou habitação, do qual se diz (Jeremias 17:12): “Trono glorioso e excelso desde o princípio é o lugar do nosso santuário.” Este santuário deve ser considerado:

  1. Como cerimonial, em consonância com as outras instituições daquela dispensação, que consistiam em “ordenanças carnais” (Hebreus 9:10); por isso é chamado de “santuário mundano”, Hebreus 9:1. Deus nele mantinha a sua corte, como Rei de Israel.

(1.) Ali ele manifestava a sua presença entre eles, e isso era destinado a ser um sinal, ou prova, da sua presença, para que, enquanto tivessem aquilo no meio deles, nunca mais perguntassem: “Está o Senhor entre nós, ou não?”

E, porque no deserto habitavam em tendas, até este palácio real foi ordenado que fosse também um tabernáculo, para que se movesse com eles e fosse uma amostra da condescendência do favor divino.

(2.) Ali ele ordenou aos seus súditos que o servissem com a sua homenagem e o seu tributo. Para lá deviam vir consultar os seus oráculos, para lá deviam trazer os seus sacrifícios, e ali todo o Israel devia reunir-se, para prestar em conjunto as suas reverências ao Deus de Israel.

  1. Como típico; os lugares santos feitos por mãos eram as figuras do verdadeiro, Hebreus 9:24. A igreja do evangelho é “o verdadeiro tabernáculo, que o Senhor armou, e não o homem”, Hebreus 8:2.

O corpo de Cristo, no qual e pelo qual ele fez a expiação, foi o tabernáculo maior e mais perfeito, Hebreus 9:11. “O Verbo foi feito carne, e habitou entre nós”, como num tabernáculo.

II. Quando Moisés devia erguer este palácio, era preciso que primeiro fosse instruído sobre onde teria os materiais e onde teria o modelo; pois não podia nem traçá-lo pela sua própria engenhosidade nem construí-lo à sua própria custa. Por isso é aqui dirigido a respeito de ambos.

  1. O povo devia fornecer-lhe os materiais, não por um imposto lançado sobre eles, mas por uma contribuição voluntária. Esta é a primeira coisa a respeito da qual se dão aqui ordens.

(1.) “Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta”; e havia toda a razão do mundo para que o fizessem, pois (v. 1):

[1.] Foi Deus mesmo que não só os havia libertado, mas os havia enriquecido com os despojos dos egípcios.

Ele os havia instruído a pedir emprestado, e havia inclinado os egípcios a emprestar, de modo que dele vinha a riqueza deles. Por isso era conveniente que a dedicassem a ele e a usassem para ele, e assim fizessem um reconhecimento agradecido dos favores que haviam recebido.

Repare, primeiro: o melhor uso que podemos fazer da nossa riqueza mundana é honrar a Deus com ela em obras de piedade e caridade.

Segundo: quando temos sido abençoados com algum sucesso notável nos nossos negócios e tivemos, como dizemos, uma boa virada, pode-se justamente esperar que façamos algo mais que o comum para a glória de Deus, consagrando o nosso ganho, em alguma proporção razoável dele, ao “Senhor de toda a terra”, Miquéias 4:13.

[2.] O santuário que devia ser edificado era destinado ao benefício e ao consolo deles, e por isso deviam arcar com a despesa dele. Teriam sido indignos do privilégio se tivessem feito a despesa de má vontade.

Bem podiam permitir-se oferecer com liberalidade para a honra de Deus, enquanto viviam sem arcar com o próprio sustento, tendo alimento para si e para as suas famílias chovido sobre eles diariamente do céu.

Nós também devemos reconhecer que temos tudo o que temos da generosidade de Deus, e por isso devemos usar tudo para a glória dele. Já que vivemos dele, devemos viver para ele.

(2.) Esta oferta devia ser dada de boa vontade, e de coração, isto é:

[1.] Não lhes foi prescrito o que nem quanto deviam dar, mas foi deixado à generosidade deles, para que mostrassem a sua boa vontade para com a casa de Deus e os ofícios dela, e o fizessem com uma santa emulação, o zelo de uns poucos provocando muitos, 2 Coríntios 9:2. Devemos perguntar não só: “O que devemos fazer?”, mas: “O que podemos fazer por Deus?”

[2.] Qualquer coisa que dessem, deviam dá-la com alegria, não de má vontade e com relutância, porque “Deus ama ao que dá com alegria”, 2 Coríntios 9:7. O que se gasta no serviço de Deus devemos considerar bem empregado.

(3.) São aqui mencionadas as particularidades que deviam oferecer (vv. 3-7), todas elas coisas de que haveria necessidade no tabernáculo, ou no serviço dele.

Alguns observam que aqui se providenciou ouro, prata e bronze, mas nenhum ferro; esse é o metal militar, e esta devia ser uma casa de paz.

Tudo o que se providenciou era riquíssimo e esmerado, e do melhor da espécie; pois Deus, que é o melhor, deve ter o melhor.

  1. Deus mesmo lhe forneceria o modelo: “Conforme a tudo o que eu te mostro”, v. 9. Deus lhe mostrou uma planta exata dele, em miniatura, à qual devia conformar-se em todos os pontos.

Assim Ezequiel viu em visão “a forma da casa e o feitio dela”, Ezequiel 43:11. Repare: tudo o que se faz no serviço de Deus deve ser feito pela direção dele, e não de outro modo.

Contudo, Deus não só lhe mostrou o modelo, mas também lhe deu indicações particulares sobre como armar o tabernáculo segundo aquele modelo, em todas as partes dele, que ele percorre distintamente neste capítulo e nos seguintes.

No princípio de Gênesis, Moisés devia descrever a criação do mundo, uma estrutura imponente e primorosa, composta de grande variedade e de um vasto número de particularidades.

Ainda assim, deu dela um relato muito curto e geral, nada comparado com o que a sabedoria deste mundo teria desejado e esperado de alguém que escrevia por revelação divina.

Mas, quando chega a descrever o tabernáculo, ele o faz com a maior minúcia e exatidão imagináveis.

Aquele que não nos deu relato algum das linhas e dos círculos do globo, do diâmetro da terra, ou da altura e grandeza das estrelas, nos disse em particular a medida de cada tábua e de cada cortina do tabernáculo.

Pois a igreja de Deus e a religião por ele instituída lhe são mais preciosas e mais consideráveis que todo o resto do mundo.

E as Escrituras foram escritas não para nos descrever as obras da natureza, cuja vista geral basta para nos levar ao conhecimento e ao serviço do Criador, mas para nos dar a conhecer os métodos da graça, e aquelas coisas que são puramente matéria de revelação divina.

A bem-aventurança do estado futuro é representada mais plenamente sob a noção de uma nova Jerusalém do que sob a noção de novos céus e nova terra.

Versículos 10 a 22

A primeira coisa que aqui se manda fazer é a arca com os seus pertences, a mobília do lugar santíssimo e o sinal especial da presença de Deus, do qual o tabernáculo foi erguido para ser o receptáculo.

I. A própria arca era um baú, ou cofre, em que as duas tábuas da lei, escritas com o dedo de Deus, deviam ser honrosamente depositadas e cuidadosamente guardadas.

As dimensões dela são ordenadas com exatidão. Se o côvado judaico era, segundo alguns estudiosos, três polegadas mais comprido que a nossa meia jarda (vinte e uma polegadas ao todo), este baú, ou escrínio, tinha cerca de cinquenta e duas polegadas de comprimento, trinta e uma de largura e trinta e uma de profundidade.

Era revestido por dentro e por fora de lâminas finas de ouro. Tinha ao redor uma coroa, ou cornija, de ouro, com argolas e varais para carregá-la; e nela ele deve pôr o testemunho, vv. 10-16.

As tábuas da lei são chamadas o testemunho porque Deus testificava nelas a sua vontade. O ter-lhes dado aquela lei era sinal do seu favor para com eles, e a aceitação dela era sinal da sujeição e da obediência deles a ele.

Esta lei era um testemunho para eles, para dirigi-los no seu dever, e seria um testemunho contra eles se a transgredissem.

A arca é chamada de arca do testemunho (Êxodo 30:6), e o tabernáculo, de tabernáculo do testemunho (Números 10:11), ou da testificação, Atos 7:44. O evangelho de Cristo também é chamado de testemunho, ou testificação, Mateus 24:14. Observa-se:

  1. Que as tábuas da lei foram cuidadosamente preservadas na arca com esse fim, para nos ensinar a fazer muito caso da palavra de Deus e a escondê-la no coração, nos nossos pensamentos mais íntimos, como a arca foi colocada no santo dos santos.

Dá a entender igualmente o cuidado que a divina Providência sempre teve, e sempre terá, de preservar na igreja os registros da revelação divina, de modo que mesmo nos últimos dias se verá no seu templo “a arca do seu testamento”. Veja Apocalipse 11:19.

  1. Que esta arca era o principal sinal da presença de Deus, o que nos ensina que a primeira e grande evidência e garantia do favor de Deus é o pôr da sua lei no coração. Deus habita onde ela governa, Hebreus 8:10.

  2. Que se fez provisão para levarem esta arca consigo em todas as suas mudanças, o que nos dá a entender que, para onde quer que formos, devemos levar conosco a nossa religião, trazendo sempre conosco o amor do Senhor Jesus, e a sua lei.

II. O propiciatório era a cobertura da arca, ou baú, feita de ouro maciço, exatamente ajustada às dimensões da arca, v. 17, 21.

Esta cobertura propiciatória, como bem se poderia traduzir, era um tipo de Cristo, a grande propiciação, cuja satisfação responde plenamente às exigências da lei, cobre as nossas transgressões e se interpõe entre nós e a maldição que merecemos. Assim ele é o fim da lei para justiça.

III. Os querubins de ouro estavam fixados no propiciatório, e de uma só peça com ele, e estendiam as asas sobre ele, v. 18.

Supõe-se que estes querubins foram destinados a representar os santos anjos, que sempre serviam a shechinah, ou Majestade divina, particularmente quando a lei foi dada; não por alguma efígie de anjo, mas por algum emblema da natureza angélica, provavelmente uma daquelas quatro faces de que se fala, Ezequiel 1:10.

Quaisquer que fossem as faces, elas olhavam uma para a outra, e ambas para baixo, em direção à arca, enquanto as suas asas estavam estendidas de modo a tocarem-se uma à outra.

O apóstolo chama-os de “querubins de glória que cobrem com sombra o propiciatório”, Hebreus 9:5.

Isso denota a assistência deles ao Redentor, de quem eram espíritos ministradores, a sua prontidão para fazer a vontade dele, a sua presença especial nas assembleias dos santos (Salmos 68:17; 1 Coríntios 11:10) e o seu desejo de perscrutar os mistérios do evangelho, que eles contemplam com diligência, 1 Pedro 1:12.

Diz-se que Deus habita, ou se assenta, entre os querubins, sobre o propiciatório (Salmos 80:1), e dali ele promete aqui, para o futuro, encontrar-se com Moisés e ter comunhão com ele, v. 22.

Ali ele daria lei, e ali daria audiência, como um príncipe no seu trono; e assim ele se manifesta disposto a reconciliar-se conosco e a manter comunhão conosco, na e pela mediação de Cristo.

Em alusão a este propiciatório, diz-se que nós chegamos com confiança ao trono da graça (Hebreus 4:16); porque não estamos debaixo da lei, que está coberta, mas debaixo da graça, que está exposta. As asas dela estão estendidas, e somos convidados a vir para debaixo da sombra delas, Rute 2:12.

Versículos 23 a 30

Aqui está:

  1. Uma mesa que se mandou fazer de madeira revestida de ouro, a qual devia ficar, não no santo dos santos (nada havia ali senão a arca com os seus pertences), mas na parte exterior do tabernáculo, chamada de santuário, ou lugar santo, Hebreus 9:2, 23, etc.

Devia haver também a mobília costumeira do aparador, pratos e colheres, etc., e tudo de ouro, v. 29.

  1. Esta mesa devia estar sempre posta e provida com os pães da proposição (v. 30), ou pão das faces, doze pães, um para cada tribo, dispostos em duas fileiras, seis em cada fileira; veja a lei a respeito deles, Levítico 24:5, etc.

Sendo o tabernáculo a casa de Deus, na qual ele teve por bem dizer que habitaria entre eles, ele queria mostrar que mantinha uma boa casa. No palácio real era próprio que houvesse uma mesa real.

Alguns fazem os doze pães representarem as doze tribos, postos diante de Deus como povo seu e como “o trigo da sua eira”, que é como são chamados, Isaías 21:10.

Assim como a arca significava que Deus estava presente com eles, assim os doze pães significavam que eles eram apresentados a Deus.

Este pão destinava-se a ser:

(1.) Um reconhecimento agradecido da bondade de Deus para com eles, ao dar-lhes o pão de cada dia: o maná no deserto, onde ele lhes preparou uma mesa, e, em Canaã, o trigo da terra.

Com isso reconheciam a sua dependência da Providência, não só quanto ao trigo no campo, pelo qual davam graças ao oferecer o feixe das primícias, mas também quanto ao pão nas suas casas, reconhecendo que, quando ele era levado para dentro, Deus não soprava sobre ele, Ageu 1:9.

Cristo nos ensinou a orar todo dia pelo pão do dia.

(2.) Um sinal da sua comunhão com Deus. Sendo este pão da mesa de Deus feito do mesmo trigo que o pão das mesas deles, Deus e Israel comiam, por assim dizer, juntos, como garantia de amizade e de convívio; ele ceava com eles, e eles com ele.

(3.) Um tipo da provisão espiritual que se faz na igreja, pelo evangelho de Cristo, para todos os que são feitos sacerdotes para o nosso Deus.

Na casa do nosso Pai há pão bastante e de sobra, um pão para cada tribo. Todos os que frequentam a casa de Deus serão abundantemente saciados com a bondade dela, Salmos 36:8.

As consolações divinas são o banquete contínuo das almas santas, não obstante haja aqueles para quem a mesa do Senhor e o alimento dela (porque é pão simples) são desprezíveis, Malaquias 1:12.

Cristo tem uma mesa no seu reino, à qual todos os seus santos comerão e beberão com ele para sempre, Lucas 22:30.

Versículos 31 a 40

I. A coisa seguinte que se ordenou fazer para guarnecer o palácio de Deus foi um candelabro rico e imponente, todo de ouro puro, não oco, mas maciço. As indicações particulares aqui dadas a respeito dele mostram:

  1. Que ele era muito magnífico, e um grande ornamento para o lugar; tinha muitos braços tirados da haste principal, os quais tinham não só os seus copos (para pôr o azeite e o pavio aceso) por necessidade, mas também botões e flores por ornamento.

  2. Que ele era muito cômodo, e admiravelmente concebido tanto para espalhar a luz quanto para manter o tabernáculo limpo de fumaça e de restos de pavio.

  3. Que ele era muito significativo. O tabernáculo não tinha janelas por onde entrasse a luz do dia; toda a sua luz era luz de vela, o que dá a entender a escuridão comparativa daquela dispensação, enquanto o Sol da justiça ainda não se havia levantado, nem a estrela da alva do alto tinha ainda visitado a sua igreja.

Ainda assim, Deus não se deixou sem testemunho, nem os deixou sem instrução; o mandamento era uma lâmpada, e a lei uma luz, e os profetas eram braços dessa lâmpada, que lançavam luz, nas suas diversas eras, sobre a igreja do Antigo Testamento.

A igreja ainda está escura, como estava o tabernáculo, em comparação com o que ela será no céu; mas a palavra de Deus é o candelabro, “uma luz que brilha em lugar escuro” (2 Pedro 1:19), e sem ela o mundo seria de fato um lugar escuro.

O Espírito de Deus, nos seus vários dons e graças, é comparado às sete lâmpadas que ardem diante do trono, Apocalipse 4:5.

As igrejas são candelabros de ouro, as luzes do mundo, “apresentando a palavra da vida” como o candelabro sustenta a luz, Filipenses 2:15, 16.

Os ministros devem acender as lâmpadas e aparar-lhes os pavios (v. 37), abrindo as Escrituras. O tesouro desta luz está agora posto em vasos de barro, 2 Coríntios 4:6, 7.

Os braços do candelabro se espalham para todos os lados, para denotar a difusão da luz do evangelho por todas as partes por meio do ministério cristão, Mateus 5:14, 15. Há diversidade de dons, mas o mesmo Espírito dá a cada um para o proveito.

II. No meio destas instruções há uma advertência expressa dada a Moisés, para que se guardasse de variar do seu modelo: “Faze-os segundo o padrão que te foi mostrado”, v. 40.

Nada foi deixado à invenção dele, nem à fantasia dos artífices, nem ao capricho do povo; mas a vontade de Deus deve ser religiosamente observada em cada particular. Assim:

  1. Todas as providências de Deus são exatamente conforme os seus conselhos, e a cópia nunca varia do original. A Sabedoria Infinita nunca muda as suas medidas; tudo o que foi determinado sem dúvida será cumprido.

  2. Todas as suas ordenanças devem ser administradas segundo as suas instituições. A instrução de Cristo aos seus discípulos (Mateus 28:20) é semelhante a esta: “Observai todas as coisas que vos tenho ordenado”.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra