Matthew Henry

Êxodo 23

Argumento

Este capítulo continua e conclui os atos que se passaram na primeira sessão (se assim posso chamá-la) no monte Sinai. Aqui estão:

I. Algumas leis de obrigação universal, que dizem respeito especialmente ao nono mandamento, contra o dar falso testemunho (v. 1) e o proferir juízo falso, v. 2, 3, 6-8. Também uma lei de fazer o bem aos nossos inimigos (v. 4, 5) e de não oprimir os estrangeiros, v. 9.

II. Algumas leis próprias dos judeus:

O ano sabático (v. 10, 11), as três festas anuais (vv. 14-17), com algumas leis que a elas pertencem.

III. Promessas graciosas de completar-se a misericórdia que Deus tinha começado para eles, sob condição da obediência deles:

Que Deus os conduziria pelo deserto (vv. 20-24), que faria prosperar tudo o que tinham (v. 25, 26), que os poria de posse de Canaã, vv. 27-31. Mas eles não devem misturar-se com as nações, v. 32, 33.

Versículos 1 a 9

Leis Judiciais. (a.C. 1491.)

Aqui estão:

I. Cautelas a respeito dos procedimentos judiciais; não bastava que tivessem boas leis, melhores do que jamais teve nação alguma, mas era preciso cuidar da devida administração da justiça segundo essas leis.

  1. As testemunhas são aqui advertidas a não dar ocasião a que um homem inocente seja indiciado, levantando um falso boato a respeito dele e pondo a fama pública contra ele, nem a auxiliar na acusação de um homem inocente, ou de alguém que não sabem ser culpado, pondo a mão para jurar como testemunhas contra ele, v. 1.

Dar falso testemunho contra um homem, em matéria que toca a sua vida, tem em si toda a culpa da mentira, do perjúrio, da malícia, do roubo e do assassinato, com as manchas adicionais de tingir tudo com uma alegação de justiça e de envolver muitos outros na mesma culpa.

Não há quase nenhum ato de maldade de que um homem possa ser culpado que tenha em si uma complicação maior de vilanias do que este tem.

Contudo, a primeira parte desta cautela deve estender-se não só aos procedimentos judiciais, mas ao convívio comum; de modo que caluniar e difamar pelas costas são uma espécie de falso testemunho.

A reputação de um homem está tanto à mercê de cada companhia quanto os seus bens ou a sua vida estão à mercê de um juiz ou de um júri.

De modo que quem levanta, ou espalha cientemente, um falso boato contra o seu próximo — sobretudo se o boato for feito a homens sábios e bons cuja estima se desejaria ter — peca tanto contra as leis da verdade, da justiça e da caridade quanto peca uma falsa testemunha, com este dano a mais: que ele não deixa no poder da pessoa lesada obter reparação.

Aquilo que traduzimos por “Não levantarás”, a margem lê “Não receberás um falso boato”; porque às vezes o receptador, neste caso, é tão mau quanto o ladrão, e uma língua difamadora não faria tanto mal quanto faz se não fosse acolhida.

Às vezes não podemos evitar ouvir um falso boato, mas não devemos recebê-lo, isto é, não devemos ouvi-lo com prazer e deleite, como os que se alegram com a iniquidade, nem dar-lhe crédito enquanto restar qualquer motivo para pôr em dúvida a verdade dele.

Isto é caridade para com o bom nome do nosso próximo, e é fazer como gostaríamos que nos fizessem.

  1. Os juízes são aqui advertidos a não perverter o juízo:

(1.) Não devem ser dominados, nem pela força nem pela multidão, a ponto de irem contra a própria consciência ao dar o juízo, v. 2.

Entre os judeus as causas eram julgadas por um banco de juízes, e o juízo era dado segundo a maioria dos votos.

Nesse caso, cada juiz em particular deve ir conforme a verdade, tal como ela lhe parecia na mais estrita e imparcial investigação, ainda que a multidão do povo e os seus clamores, ou a sentença dos rabbim (que traduzimos por “muitos”), os mais antigos e honrados dentre os juízes, fossem para o outro lado.

Por isso (como entre nós), entre os judeus, o mais novo no banco votava primeiro, para que não fosse influenciado nem dominado pela autoridade do mais velho.

Os juízes não devem fazer acepção de pessoas, nem das partes nem dos seus companheiros de banco.

A primeira parte deste versículo também dá uma regra geral para todos, e não só para os juízes: não seguir uma multidão para fazer o mal.

O uso geral nunca nos desculpará numa prática má; nem o caminho largo fica nem um pouco melhor ou mais seguro por ser trilhado e concorrido.

Devemos perguntar o que devemos fazer, não o que a maioria faz; porque seremos julgados pelo nosso Mestre, não pelos nossos conservos, e é cortesia grande demais estar disposto a ir para o inferno por companhia.

(2.) Não devem perverter o juízo, não, nem mesmo em favor de um homem pobre, v. 3.

O direito deve prevalecer em todos os casos e o mal deve ser punido; a justiça nunca deve ser enviesada, nem se deve ser conivente com a injúria sob alegação de caridade e compaixão.

Se um homem pobre for um homem mau e fizer uma coisa má, é piedade tola deixar que ele se saia melhor por causa da sua pobreza, Deuteronômio 1:16, 17.

(3.) Também não devem perverter o juízo em prejuízo de um homem pobre, nem permitir que ele seja lesado por não ter com que fazer valer o seu direito; em tais casos os próprios juízes devem tornar-se advogados do pobre, na medida em que a causa deles fosse boa e honesta (v. 6):

“Não torcerás o juízo do pobre; lembra-te de que são os teus pobres, osso do teu osso, os teus vizinhos pobres, os teus irmãos pobres; não os deixes, portanto, sair-se pior por serem pobres.”

(4.) Devem ter horror ao pensamento de auxiliar ou favorecer uma causa má (v. 7):

“Guarda-te longe de uma matéria falsa; não te guardes apenas livre dela, nem julgues bastante dizer que nada tens com ela, mas guarda-te longe dela, teme-a como um laço perigoso.”

“Ao inocente e ao justo tu não matarias, por nada deste mundo, com as tuas próprias mãos; guarda-te, portanto, longe de uma matéria falsa, porque não sabes se ela não acabará nisso, e o Deus justo não deixará tal maldade sem castigo: ‘Não justificarei o ímpio'” — isto é, “condenarei aquele que injustamente condena os outros”. Os próprios juízes têm de prestar contas ao grande juiz.

(5.) Não devem aceitar subornos, v. 8.

Não só não devem deixar-se levar por um presente a dar um juízo injusto, a condenar o inocente, ou a absolver o culpado, ou a tirar por sentença de um homem o seu direito, mas não devem nem sequer aceitar um presente, para que ele não tenha uma influência má sobre eles e os domine, contra as intenções deles; porque tem uma estranha tendência a cegar os que de outro modo agiriam bem.

(6.) Não devem oprimir um estrangeiro, v. 9.

Ainda que os forasteiros não pudessem herdar terras entre eles, contudo devia fazer-se-lhes justiça; deviam desfrutar pacificamente do que era seu e ser reparados se fossem lesados, ainda que fossem estrangeiros à comunidade de Israel.

É um exemplo da equidade e da bondade da nossa lei que, se um forasteiro for julgado por qualquer crime exceto traição, metade do seu júri, se ele o desejar, será de estrangeiros; chamam a isso um julgamento per medietatem linguae, uma providência benevolente para que os estrangeiros não sejam oprimidos.

A razão aqui dada é a mesma que a de Êxodo 22:21, “vós fostes estrangeiros”, que aqui é elegantemente reforçada: “vós conheceis o coração do estrangeiro”; conheceis algo das dores e dos temores de um estrangeiro por triste experiência e, portanto, tendo sido libertados, podeis com tanto mais facilidade pôr a vossa alma no lugar da alma deles.

II. Mandamentos a respeito dos atos de benevolência para com o próximo. Devemos estar prontos a prestar todos os bons ofícios, conforme haja ocasião, a qualquer pessoa; sim, e até mesmo àqueles que nos prestaram maus ofícios, v. 4, 5.

O mandamento de amar os nossos inimigos e de fazer bem aos que nos odeiam não é só um mandamento novo, mas um mandamento antigo, Provérbios 25:21, 22. Infira daqui:

  1. Se devemos fazer esta benevolência a um inimigo, muito mais a um amigo — ainda que só o inimigo seja mencionado, porque se supõe que um homem não faltaria com a vizinhança a ninguém, a não ser àquele contra quem tivesse um rancor particular.

  2. Se é errado não impedir a perda e o dano do nosso inimigo, quanto pior é ocasionar mal e perda a ele, ou a qualquer coisa que ele tenha.

  3. Se devemos trazer de volta o gado dos nossos vizinhos quando se desgarra, muito mais devemos esforçar-nos, por advertências e instruções prudentes, para trazer de volta os próprios vizinhos, quando se desgarram por algum caminho pecaminoso, veja Tiago 5:19, 20.

E, se devemos esforçar-nos para levantar um jumento caído, muito mais deveríamos esforçar-nos, por consolos e palavras de ânimo, para levantar um espírito que se afunda, dizendo aos que são de coração medroso: “Sede fortes”.

Devemos buscar o alívio e o bem-estar dos outros como se fossem os nossos, Filipenses 2:4.

“Se disseres: ‘Eis que não o sabíamos', porventura aquele que pondera o coração não o considera?” Veja Provérbios 24:11, 12.

Versículos 10 a 19

As Festas Sagradas. (a.C. 1491.)

Aqui está:

I. A instituição do ano sabático, v. 10, 11. A cada sétimo ano a terra devia descansar; eles não deviam arar nem semear no princípio do ano, e então não podiam esperar grande colheita no fim dele.

Mas o que a terra produzisse por conta própria devia ser consumido à medida que fosse colhido, e não armazenado.

Ora, isto tinha por desígnio:

  1. Mostrar que terra farta era aquela para a qual Deus os levava — que um povo tão numeroso podia ter sustento rico do produto de um país tão pequeno, sem comércio estrangeiro, e ainda podia dispensar o rendimento de cada sétimo ano.

  2. Lembrá-los da dependência que tinham de Deus, o grande senhor da terra, e da obrigação de usar o fruto da sua terra conforme ele dirigisse.

Assim ele provaria a obediência deles numa matéria que tocava de perto o interesse deles. Depois encontramos que a desobediência deles a este mandamento foi uma perda das promessas, 2 Crônicas 36:21.

  1. Ensiná-los a confiar na Providência divina enquanto cumprissem o seu dever — que, assim como o maná do sexto dia servia de alimento para dois dias, assim o rendimento do sexto ano serviria de sustento para dois anos.

Assim eles deviam aprender a “não ter cuidado pela sua vida”, Mateus 6:25. Se somos prudentes e diligentes nos nossos assuntos, podemos confiar que a Providência nos fornecerá o pão do dia no seu dia.

II. A repetição da lei do quarto mandamento a respeito do sábado semanal, v. 12.

Mesmo no ano de descanso eles não deviam pensar que o dia de sábado ficava nivelado em comum com os outros dias; mesmo naquele ano ele devia ser observado religiosamente.

Contudo é assim que alguns têm procurado tirar a observância do sábado, alegando que todo dia deve ser dia de sábado.

III. Toda sorte de respeito aos deuses dos pagãos é aqui estritamente proibida, v. 13.

Uma cautela geral vem prefixada a isto, a qual tem referência a todos estes preceitos: “Em todas as coisas que vos tenho dito, sede circunspectos.”

Corremos o perigo de errar o caminho à direita e à esquerda, e é por nossa conta e risco se o fizermos; por isso precisamos olhar em volta.

Um homem pode arruinar-se por mero descuido, mas não pode salvar-se sem grande cuidado e circunspecção: em particular, sendo a idolatria um pecado a que eram muito dados e a que seriam grandemente tentados, eles deviam procurar apagar a lembrança dos deuses dos pagãos.

E deviam desusar e esquecer todas as formas supersticiosas de falar deles, e nunca mencioná-los senão com detestação.

Nas escolas e academias cristãs (pois é em vão pensar em reformar as casas de espetáculo), seria de desejar que os nomes e as histórias das divindades pagãs, ou melhor, dos demônios, não fossem usados tão comum e familiarmente como são, até com insinuações de respeito, e às vezes com fórmulas de invocação.

Certamente não foi assim que aprendemos a Cristo.

IV. O seu solene comparecimento religioso diante de Deus, no lugar que ele escolhesse, é aqui estritamente exigido, vv. 14-17.

  1. Três vezes por ano todos os seus varões deviam reunir-se numa santa convocação, para que melhor se conhecessem e se amassem uns aos outros, e mantivessem a sua comunhão como povo digno e peculiar.

  2. Deviam reunir-se diante do Senhor (v. 17) para apresentar-se perante ele, olhando para o lugar onde habitava a sua honra, e para prestar-lhe homenagem como ao seu grande Senhor, de quem e sob quem tinham tudo o que desfrutavam.

  3. Deviam banquetear-se juntos diante do Senhor, comendo e bebendo juntos, em sinal da sua alegria em Deus e do seu sentimento agradecido da bondade dele para com eles; pois “o banquete se faz para o riso”, Eclesiastes 10:19.

Oh, que bom amo nós servimos, que fez ser nosso dever alegrarmo-nos diante dele, que dá banquete aos seus servos quando estão em serviço!

Nunca se chame à religião coisa melancólica, quando os seus serviços solenes são banquetes solenes.

  1. Não deviam comparecer diante de Deus vazios, v. 15. Alguma oferta voluntária ou outra deviam trazer, em sinal do seu respeito e da sua gratidão ao seu grande benfeitor.

E, assim como não lhes era permitido vir de mãos vazias, assim nós não devemos vir adorar a Deus de coração vazio.

As nossas almas devem estar cheias de graça, de afetos piedosos e devotos, de santos desejos para com ele e de dedicações de nós mesmos a ele, pois com tais sacrifícios Deus se agrada.

  1. A páscoa, o pentecoste e a festa dos tabernáculos, na primavera, no verão e no outono, eram os três tempos designados para o seu comparecimento: não no inverno, porque viajar era então incômodo; não no meio da colheita deles, porque então estavam ocupados noutras coisas; de modo que não tinham razão para dizer que ele os fazia servir com oferta, ou que os cansava com incenso.

V. São dadas aqui algumas indicações particulares sobre as três festas, ainda que não tão plenamente como depois.

  1. Quanto à páscoa, ela não devia ser oferecida com pão levedado, pois naquela festa todo fermento devia ser lançado fora, nem a sua gordura devia permanecer até a manhã, para que não se tornasse ofensiva, v. 18.

  2. Na festa do pentecoste, quando deviam começar a sua colheita, deviam trazer as primeiras das suas primícias a Deus, e pela piedosa apresentação delas toda a colheita era santificada, v. 19.

  3. Na festa da recolha, como é chamada (v. 16), deviam dar graças a Deus pelas misericórdias da colheita que tinham recebido, e deviam depender dele para a colheita seguinte.

E não deviam pensar em receber benefício daquele uso supersticioso de alguns dos gentios, que, diz-se, no fim da sua colheita, coziam um cabrito no leite da sua mãe, e aspergiam aquele caldo de leite, de modo mágico, sobre os seus jardins e campos, para torná-los mais frutíferos no ano seguinte.

Mas Israel devia abominar tais costumes tolos.

Versículos 20 a 33

Preceitos e Promessas. (a.C. 1491.)

Três promessas graciosas são feitas aqui a Israel, para comprometê-los com o seu dever e dar-lhes ânimo para cumpri-lo; e cada uma das promessas traz ligados a si alguns preceitos e cautelas necessários.

I. É prometido aqui que seriam guiados e guardados no seu caminho pelo deserto até a terra da promessa: “Eis que eu envio um anjo diante de ti” (v. 20), “o meu anjo” (v. 23).

Um anjo criado, dizem alguns, um ministro da providência de Deus, empregado em conduzir e proteger o acampamento de Israel; para que se visse que Deus tinha um cuidado particular com eles, designou um dos seus principais servos para fazer da sua ocupação o dedicar-se a eles e ver que nada lhes faltasse.

Outros supõem que seja o Filho de Deus, o anjo da aliança; porque dos israelitas no deserto se diz que tentaram a Cristo.

E tanto podemos supô-lo mensageiro de Deus, e Redentor da igreja, antes da sua encarnação, quanto o Cordeiro morto desde a fundação do mundo.

E podemos pensar tanto mais que ele quis empreender o livramento e a condução de Israel, porque eram figura do seu grande empreendimento.

É prometido que este anjo bendito os guardaria no caminho, ainda que ele passasse primeiro por um deserto e depois pelo país dos seus inimigos.

Assim o Israel espiritual de Deus será guardado através do deserto desta terra, e dos assaltos das portas do inferno.

É prometido também que ele os levaria ao lugar que Deus não só lhes destinara, mas preparara. Assim Cristo preparou um lugar para os seus seguidores, e os preservará até ele, porque é fiel àquele que o constituiu.

O preceito ligado a esta promessa é que fossem atentos a este anjo que Deus enviaria diante deles, e obedientes a ele (v. 21): “Guardai-vos diante dele, e obedecei à sua voz em tudo; não o provoqueis em coisa alguma, porque, se o fizerdes, será por vossa conta: ele visitará a vossa iniquidade.” Repare:

  1. Cristo é o autor da salvação somente para os que lhe obedecem. A palavra de ordem é: “Ouvi-o”, Mateus 17:5. “Guardai o que ele ordenou”, Mateus 28:20.

  2. A nossa dependência necessária do poder e da bondade divinos deveria impor-nos a reverência que leva à obediência.

Fazemos bem em cuidar de não provocar o nosso protetor e benfeitor, porque, se a nossa defesa se afastar de nós e as correntes da sua bondade forem cortadas, estamos perdidos.

Por isso: “Guardai-vos diante dele, e portai-vos para com ele com toda a reverência e cautela possíveis. Temei ao Senhor e à sua bondade.”

  1. Cristo será fiel aos que lhe são fiéis, e abraçará a causa dos que se apegam a ele: “Serei adversário dos teus adversários”, v. 22.

O pacto será ofensivo e defensivo, como aquele com Abraão: “Abençoarei a quem te abençoar, e amaldiçoarei a quem te amaldiçoar.” Assim apraz a Deus entrelaçar os seus interesses e as suas amizades com os do seu povo.

II. É prometido que teriam um estabelecimento tranquilo na terra de Canaã, da qual esperavam agora estar de posse dentro de poucos meses (ainda que se mostrasse de outro modo), vv. 24-26. Observe:

  1. Quão razoáveis são as condições desta promessa — apenas que servissem ao seu próprio Deus, que era de fato o único Deus verdadeiro, e não aos deuses das nações, que não eram deuses nenhuns, e pelos quais não tinham razão alguma para ter qualquer respeito.

Eles não só não devem adorar os deuses deles, mas devem derrubá-los inteiramente, em sinal do seu grande horror à idolatria, da sua resolução de nunca adorarem ídolos e do seu cuidado de impedir que qualquer outro os adorasse; como os feiticeiros convertidos queimaram os seus livros, Atos 19:19.

  1. Quão ricos são os pormenores desta promessa:

(1.) O conforto do seu alimento. “Ele abençoará o teu pão e a tua água”; e a bênção de Deus fará o pão e a água mais refrescantes e nutritivos do que um banquete de iguarias fartas e vinhos envelhecidos sobre as borras sem aquela bênção.

(2.) A continuação da sua saúde: “Tirarei a doença, ou impedindo-a ou removendo-a. A tua terra não será visitada por doenças epidêmicas, que são muito temíveis e que às vezes assolaram países.”

(3.) O aumento da sua riqueza. O gado deles não seria estéril nem abortaria as crias, o que é mencionado como exemplo de prosperidade, Jó 21:10.

(4.) O prolongamento da sua vida até a velhice: “O número dos teus dias eu cumprirei, e eles não serão cortados no meio por mortes prematuras.” Assim tem a piedade a promessa da vida que agora é.

III. É prometido que venceriam e subjugariam os seus inimigos, os atuais ocupantes da terra de Canaã, que deviam ser expulsos para dar lugar a eles. Isto Deus faria:

  1. De modo eficaz, pelo seu poder (v. 27, 28); não tanto pela espada e pelo arco de Israel quanto pelos terrores que ele lançaria sobre os cananeus.

Ainda que fossem tão obstinados que não estivessem dispostos a submeter-se a Israel, a entregar o seu país e a retirar-se para outra parte, o que poderiam ter feito, ainda assim ficaram tão desanimados que não foram capazes de resistir diante deles.

Isto completou a ruína deles: tal poder tinha o diabo neles que queriam resistir, mas tal poder tinha Deus sobre eles que não podiam. “Enviarei o meu terror diante de ti”; e quem teme logo foge.

Hostes de vespas abriram caminho para as hostes de Israel; de criaturas tão insignificantes pode Deus servir-se para o castigo dos inimigos do seu povo, como nas pragas do Egito.

Quando apraz a Deus, as vespas podem expulsar os cananeus tão bem quanto os leões poderiam, Josué 24:12.

  1. Ele o faria gradualmente, com sabedoria (v. 29, 30), não tudo de uma vez, mas pouco a pouco.

Assim como os cananeus tinham conservado a posse até que Israel se tornasse um povo, assim ainda restariam alguns deles até que Israel crescesse tão numeroso a ponto de encher o todo.

Repare: a sabedoria de Deus deve ser observada nos avanços graduais dos interesses da igreja.

É por verdadeira benevolência para com a igreja que os seus inimigos são subjugados pouco a pouco; porque assim somos mantidos em guarda e numa dependência contínua de Deus.

Assim as corrupções são expulsas dos corações do povo de Deus; não todas de uma vez, mas pouco a pouco; o velho homem é crucificado, e por isso morre devagar.

Deus, na sua providência, muitas vezes retarda misericórdias, porque não estamos prontos para elas.

Canaã tem espaço bastante para receber Israel, mas Israel não é numeroso bastante para ocupar Canaã. Não estamos estreitados em Deus; se estamos estreitados, é em nós mesmos.

A terra de Canaã lhes é prometida (v. 31) na sua máxima extensão, da qual contudo não estiveram de posse até os dias de Davi; e pelos seus pecados logo perderam a posse.

O preceito anexado a esta promessa é que não fizessem nenhuma amizade, nem tivessem qualquer familiaridade, com idólatras, v. 32, 33.

Os idólatras não deviam sequer morar como estrangeiros na terra deles, a menos que renunciassem à sua idolatria.

Assim deviam evitar a vergonha da intimidade com os adoradores de deuses falsos e o perigo de serem arrastados a adorar com eles.

Pelo convívio familiar com idólatras, o pavor e a detestação do pecado se gastariam neles; achariam que não havia mal nenhum, por mera cortesia com os seus amigos, em prestar algum respeito aos deuses deles, e assim aos poucos seriam arrastados para o laço fatal.

Repare: quem quiser ser guardado de maus caminhos deve guardar-se de más companhias; é perigoso viver numa vizinhança má; os pecados dos outros serão os nossos laços, se não cuidarmos bem de nós mesmos.

Devemos sempre considerar que o nosso maior perigo vem daqueles que nos fariam pecar contra Deus.

Qualquer que seja a amizade alegada, é realmente o nosso pior inimigo aquele que nos afasta do nosso dever.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra