Êxodo 21
Argumento
As leis registradas neste capítulo dizem respeito ao quinto e ao sexto mandamentos; e, ainda que não sejam adaptadas à nossa constituição, sobretudo no ponto da servidão, nem as penas a elas anexadas nos obriguem, são de grande utilidade para a explicação da lei moral e das regras da justiça natural.
Aqui estão diversas ampliações:
I. Sobre o quinto mandamento, que diz respeito às relações particulares:
O dever dos senhores para com os seus servos, os seus servos homens (vv. 2-6), e as servas, vv. 7-11.
O castigo dos filhos desobedientes que batem nos pais (v. 15), ou os amaldiçoam, v. 17.
II. Sobre o sexto mandamento, que proíbe toda violência feita à pessoa de um homem. Aqui está:
A respeito do homicídio, vv. 12-14.
O sequestro de pessoas, v. 16.
A agressão e o espancamento, v. 18, 19.
A correção de um servo, v. 20, 21.
O dano feito a uma mulher grávida, v. 22, 23.
A lei da retaliação, v. 24, 25.
Mutilar um servo, v. 26, 27.
Um boi que chifra, vv. 28-32.
O prejuízo causado por abrir uma cova, v. 33, 34.
Gado que briga, v. 35, 36.
Versículos 1 a 11
Leis Judiciais. (a.C. 1491.)
O primeiro versículo é o título geral das leis contidas neste capítulo e nos dois seguintes, algumas delas relativas ao culto religioso a Deus, mas a maior parte relativa a matérias entre homem e homem.
Sendo o governo deles puramente uma Teocracia, aquilo que em outros Estados deve ser resolvido pela prudência humana era dirigido entre eles por uma determinação divina, de modo que a constituição do seu governo era peculiarmente talhada para fazê-los felizes.
Estas leis são chamadas de juízos, porque foram formuladas em sabedoria e equidade infinitas, e porque os seus magistrados deviam julgar segundo elas.
Nos casos duvidosos que até ali tinham ocorrido, Moisés havia consultado a Deus particularmente por eles, como se viu em Êxodo 18:15.
Mas agora Deus lhe deu estatutos gerais pelos quais determinar casos particulares, que ele igualmente devia aplicar a outros casos semelhantes que pudessem ocorrer, os quais, caindo debaixo da mesma razão, caíam debaixo da mesma regra.
Ele começa com as leis a respeito dos servos, ordenando misericórdia e moderação para com eles.
Os israelitas tinham sido eles próprios servos havia pouco. Agora que se tinham tornado não só senhores de si mesmos, mas também senhores de servos, estas leis previam que seus servos fossem tratados com brandura e gentileza.
Isso visava impedir que os maltratassem como eles mesmos tinham sido maltratados e governados com rigor pelos feitores egípcios.
Repare: se aqueles que tiveram poder sobre nós nos foram injuriosos, isso não nos desculpará nem um pouco se formos igualmente injuriosos com aqueles que estão debaixo do nosso poder, mas antes agravará o nosso crime, porque, nesse caso, podemos tanto mais facilmente pôr a nossa alma no lugar da alma deles. Aqui está:
I. Uma lei a respeito dos servos homens, vendidos, ou por si mesmos ou pelos seus pais, por causa da pobreza, ou pelos juízes, por causa dos seus crimes.
Mesmo os desta última espécie (se hebreus) deviam continuar na escravidão apenas sete anos no máximo, tempo em que se dava por certo que já teriam padecido o bastante pela sua loucura ou pela sua ofensa.
Ao fim dos sete anos o servo ou devia sair livre (v. 2, 3), ou a sua servidão dali em diante seria escolha sua, v. 5, 6.
Se tivesse recebido do seu senhor uma mulher, e filhos, poderia ou deixá-los e sair livre, ou, se tivesse por eles tal afeição que preferisse ficar com eles no cativeiro a sair em liberdade sem eles, devia ter a orelha furada contra a ombreira da porta e servir até a morte do seu senhor, ou até o ano do jubileu.
- Por esta lei Deus ensinou:
(1.) Aos servos hebreus, generosidade e um nobre amor à liberdade, porque eles eram os libertos do Senhor; uma marca de vergonha devia ser posta sobre aquele que recusasse a liberdade quando podia tê-la, ainda que a recusasse por considerações aliás bastante louváveis.
Assim os cristãos, tendo sido “comprados por preço” e chamados à liberdade, não devem ser “servos dos homens”, nem das concupiscências dos homens, 1 Coríntios 7:23.
Há um espírito livre e principesco que muito ajuda a sustentar o cristão, Salmos 51:12. Ele ensinou igualmente:
(2.) Aos senhores hebreus, a não pisar os seus pobres servos, sabendo não só que estes tinham estado por nascimento no mesmo nível que eles, mas que, dentro de poucos anos, estariam assim de novo. Assim os senhores cristãos devem olhar com respeito para os servos crentes, Filemom 1:16.
- Esta lei ainda nos será útil:
(1.) Para ilustrar o direito que Deus tem sobre os filhos de pais crentes, como tais, e o lugar que eles têm na sua igreja. Eles são pelo batismo inscritos entre os seus servos, porque nasceram na sua casa, pois por isso são gerados para ele, Ezequiel 16:20.
Davi reconhece-se servo de Deus, por ser o filho da sua serva (Salmos 116:16), e por isso com direito a proteção, Salmos 86:16.
(2.) Para explicar a obrigação que o grande Redentor lançou sobre si mesmo de levar adiante a obra da nossa salvação, pois ele diz (Salmos 40:6): “Os meus ouvidos tu abriste”, o que parece aludir a esta lei.
Ele amou o seu Pai, e a sua esposa cativa, e os filhos que lhe foram dados, e não quis sair livre do seu compromisso, mas obrigou-se a servir nele para sempre, Isaías 42:1, 4.
Muito mais razão temos nós de assim nos obrigarmos a servir a Deus para sempre; temos toda a razão para amar o nosso Senhor e a sua obra e ter os nossos ouvidos furados contra as ombreiras da sua porta, como quem não deseja sair livre do serviço dele, mas ser achado cada vez mais livre para ele, e nele, Salmos 84:10.
Quanto às servas, seus pais, por extrema pobreza, as tinham vendido ainda muito jovens a pessoas de quem esperavam que as desposassem quando crescessem.
Se não as desposassem, ainda assim não deviam vendê-las a estrangeiros, mas antes procurar como compensá-las da decepção; se as desposassem, deviam sustentá-las com largueza, vv. 7-11.
Assim proveu Deus ao conforto e à boa fama das filhas de Israel, e ensinou os maridos a honrar suas mulheres (por mais humilde que seja a sua origem), como vasos mais fracos, 1 Pedro 3:7.
Versículos 12 a 20
Aqui está:
I. Uma lei a respeito do homicídio. Ele tinha dito há pouco: “Não matarás”; aqui ele provê:
- Para o castigo do homicídio voluntário (v. 12): quem fere um homem, seja num arrebatamento súbito, seja com malícia premeditada, de modo que ele morra, o governo deve assegurar a execução do homicida, segundo aquela lei antiga (Gênesis 9:6): “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado.”
Deus, que pela sua providência dá e mantém a vida, assim pela sua lei a protege; de modo que a misericórdia mostrada a um homicida voluntário é verdadeira crueldade para com todo o resto da humanidade.
Tal homem, diz Deus aqui, será tirado até do seu altar (v. 14), para o qual poderia fugir em busca de proteção; e, se Deus não o abrigar, que fuja para a cova, e que ninguém o detenha.
- Para o alívio dos que matavam por acidente, per infortunium — por desventura, ou homicídio casual, como a nossa lei o exprime, quando um homem, ao fazer um ato lícito, sem intenção de fazer mal a ninguém, vem a matar outro, ou, como aqui se descreve, Deus o entrega na mão dele. Pois nada acontece por acaso.
O que nos parece puramente casual é ordenado pela divina Providência, para fins sábios e santos, secretos para nós.
Neste caso Deus proveu cidades de refúgio para a proteção daqueles cuja infelicidade, mas não culpa, foi ocasionar a morte de outro, v. 13.
Entre nós, que não conhecemos outros vingadores do sangue senão os magistrados, a própria lei é santuário suficiente para aqueles cuja mente é inocente, ainda que as suas mãos sejam culpadas, e não é preciso outro.
II. A respeito dos filhos rebeldes. Aqui se faz crime capital, a ser punido com a morte, que os filhos, ou:
Batam nos pais (v. 15), de modo a tirar sangue ou a deixar roxo o lugar atingido.
Ou amaldiçoem os pais (v. 17), se ao fazê-lo profanaram algum nome de Deus, como dizem os rabinos.
Repare: a conduta dos filhos que faltam ao dever para com os pais é grandíssima provocação a Deus, nosso Pai comum; e, se os homens não a punirem, ele punirá.
Estão perfeitamente perdidos para toda virtude, e entregues a toda maldade, os que romperam os laços da reverência e do dever filial a tal ponto que, em palavra ou ação, maltratam os próprios pais.
Que jugo suportará quem sacudiu este de si? Que os filhos se guardem de acolher na mente qualquer pensamento ou paixão para com os pais que revele falta de dever e desprezo; porque o Deus justo sonda o coração.
III. Aqui está uma lei contra o sequestro de pessoas (v. 16): “Quem furtar um homem” (isto é, uma pessoa, homem, mulher ou criança), com a intenção de vendê-la aos gentios (pois nenhum israelita a compraria), era condenado à morte por este estatuto.
Este estatuto é ratificado pelo apóstolo (1 Timóteo 1:10), onde os sequestradores são contados entre aqueles ímpios contra os quais os príncipes cristãos devem fazer leis.
IV. Aqui se toma cuidado de que se faça satisfação pelo dano feito a uma pessoa, ainda que a morte não se siga, v. 18, 19.
Quem causou o dano tem de responder pelos prejuízos, e pagar não só pela cura, mas pela perda de tempo; ao que os judeus acrescentam que ele deve igualmente dar alguma recompensa tanto pela dor quanto pela deformidade, se houvesse alguma.
V. É dada direção sobre o que se deve fazer se um servo morrer pela correção do seu senhor.
Este servo não deve ser israelita, mas escravo gentio, como os negros para os nossos donos de plantações; e supõe-se que ele o fira com uma vara, e não com alguma coisa que provavelmente causasse uma ferida mortal.
Contudo, se ele morresse debaixo da sua mão, ele seria punido pela sua crueldade, a critério dos juízes, considerando as circunstâncias, v. 20.
Mas, se ele continuasse vivo um dia ou dois depois de dada a correção, supunha-se que o senhor sofria bastante ao perder o seu servo, v. 21.
A nossa lei faz da morte de um servo, pelo espancamento razoável que o seu senhor lhe dá, apenas homicídio casual.
Contudo, que todos os senhores se guardem de tiranizar os seus servos; o evangelho lhes ensina que até as ameaças devem ser refreadas e moderadas (Efésios 6:9), considerando com o santo Jó: “Que farei quando Deus se levantar?” Jó 31:13-15.
Versículos 22 a 36
Observe aqui:
I. O cuidado particular que a lei teve com as mulheres grávidas, para que nenhum dano lhes fosse feito que pudesse ocasionar a perda do filho.
A lei da natureza nos obriga a ser muito delicados nesse caso, para que a árvore e o fruto não sejam destruídos juntos, v. 22, 23.
As mulheres grávidas, que são assim postas sob a proteção especial da lei de Deus, se vivem no temor dele, podem crer-se continuamente sob a proteção especial da providência de Deus, e esperar que serão salvas no dar à luz.
Nesta ocasião entra aquela lei geral da retaliação a que o nosso Salvador se refere, Mateus 5:38: “Olho por olho”. Ora:
- A execução desta lei não é com isto posta nas mãos de pessoas particulares, como se cada homem pudesse vingar-se a si mesmo, o que introduziria confusão universal e faria os homens semelhantes aos peixes do mar.
A tradição dos anciãos parece ter posto sobre ela esta glosa corrompida, em oposição à qual o nosso Salvador nos ordena perdoar as injúrias e não meditar vingança, Mateus 5:39.
Deus muitas vezes a executa no curso da sua providência, fazendo o castigo, em muitos casos, corresponder ao pecado, como em Juízes 1:7; Isaías 33:1; Habacuque 2:13; Mateus 26:52.
Os magistrados devem atentar para esta regra ao punir os ofensores e fazer justiça aos que foram lesados.
Deve-se considerar a natureza, a qualidade e o grau do agravo feito, para que se faça reparação à parte lesada e outros sejam dissuadidos de fazer o mesmo; ou se aplicará “olho por olho”, ou o olho perdido será resgatado por uma soma de dinheiro.
Repare: quem comete agravo deve esperar receber, de um modo ou de outro, segundo o agravo que cometeu, Colossenses 3:25.
Deus às vezes faz recair sobre a cabeça dos próprios homens o procedimento violento deles (Salmos 7:16); e os magistrados são nisto ministros da justiça, como vingadores (Romanos 13:4), e não trarão a espada em vão.
II. O cuidado que Deus teve dos servos. Se os seus senhores os mutilassem, ainda que fosse apenas arrancando-lhes um dente, isso deveria ser a sua alforria, v. 26, 27. Isto foi destinado:
A impedir que fossem maltratados; os senhores teriam o cuidado de não lhes oferecer violência alguma, para que não perdessem o seu serviço.
A consolá-los se fossem maltratados; a perda de um membro seria o ganho da sua liberdade, o que faria algo para equilibrar tanto a dor quanto a desonra que sofreram. Mais ainda:
III. Deus tem cuidado dos bois? Sim: parece, pelas leis que se seguem neste capítulo, que sim, por amor de nós, 1 Coríntios 9:9, 10. Os israelitas são aqui instruídos sobre o que fazer:
- No caso de dano feito por bois, ou por qualquer outro animal bruto; porque a lei, sem dúvida, foi concebida para estender-se a todos os casos paralelos:
(1.) Como exemplo do cuidado de Deus com a vida do homem (ainda que mil vezes merecesse ser perdida diante da justiça divina), e em sinal da sua detestação do pecado de homicídio.
Se um boi matasse algum homem, mulher ou criança, o boi seria apedrejado (v. 28); e, porque a maior honra das criaturas inferiores é serem úteis ao homem, ao criminoso se nega essa honra: “a sua carne não será comida”.
Assim Deus manteria na mente do seu povo um horror enraizado ao pecado de homicídio e a tudo que fosse bárbaro.
(2.) Para tornar os homens cuidadosos, a fim de que nenhum dos seus animais fizesse dano, mas que, por todos os meios possíveis, o mal fosse impedido.
Se o dono do animal sabia que ele era perigoso, tinha de responder pelo dano causado, e, conforme as circunstâncias do caso o provassem mais ou menos cúmplice, tinha ou de ser morto ou de resgatar a sua vida com uma soma de dinheiro, vv. 29-32.
Alguns dos nossos livros antigos fazem disto felonia, pela lei comum da Inglaterra, e dão esta razão: “O dono, ao permitir que o seu animal andasse à solta quando sabia que ele fazia mal, mostra que estava bem disposto a que o dano fosse feito”.
Repare: não basta que nós mesmos não façamos mal, mas devemos cuidar para que nenhum mal seja feito por aqueles que podemos refrear, sejam homens ou animais.
- No caso de dano feito aos bois, ou a outro gado:
(1.) Se caírem numa cova e ali perecerem, quem abriu a cova deve reparar a perda, v. 33, 34.
Repare: devemos cuidar não só de não fazer aquilo que será prejudicial, mas de não fazer aquilo que pode vir a sê-lo.
Não basta não planejar nem engendrar o mal, mas devemos planejar como impedi-lo, senão nos tornamos cúmplices do prejuízo dos nossos vizinhos.
O mal feito por malícia é a grande transgressão; mas o mal feito por negligência, e por falta do devido cuidado e consideração, não está sem culpa, e deve ser lembrado com grande pesar, conforme o grau do mal.
Especialmente devemos ter o cuidado de nada fazer que nos torne cúmplices dos pecados dos outros, pondo ocasião de tropeço no caminho do nosso irmão, Romanos 14:13.
(2.) Se o gado brigar, e um matar o outro, os donos partilharão igualmente a perda, v. 35.
Só que, se o dono sabia que o animal que causou o dano era perigoso, ele responderá pelo prejuízo, porque devia ou tê-lo matado ou tê-lo mantido preso, v. 36.
As determinações destes casos trazem consigo a evidência da sua própria equidade, e dão tais regras de justiça como eram então, e ainda são, usadas para a decisão de controvérsias semelhantes que surgem entre um homem e outro.
Mas eu conjeturo que estes casos possam ter sido especificados, em vez de outros (ainda que alguns deles pareçam miúdos), porque eram então casos de fato realmente pendentes diante de Moisés.
Pois no deserto, onde acampavam bem juntos e tinham os seus rebanhos e as suas manadas entre eles, males como estes últimos mencionados eram bastante prováveis de acontecer.
Aquilo que estas leis nos ensinam é que devemos ter muito cuidado de não cometer agravo algum, seja direta, seja indiretamente; e que, se cometemos agravo, devemos estar bem dispostos a dar satisfação, e desejosos de que ninguém perca por nossa causa.