Êxodo 20
Argumento
Estando tudo preparado para a solene promulgação da lei divina, temos, neste capítulo:
I. Os dez mandamentos, tal como o próprio Deus os falou no monte Sinai (vv. 1-17), porção da Escritura tão notável quanto qualquer outra do Antigo Testamento.
II. As impressões que isso causou no povo, vv. 18-21.
III. Algumas instruções específicas que Deus deu em particular a Moisés, para que por ele fossem comunicadas ao povo, relativas à adoração dele, v. 22, etc.
Versículos 1 a 11
Os Dez Mandamentos. (a.C. 1491.)
Aqui está:
I. O prefácio do escritor da lei, Moisés: “Deus falou todas estas palavras”, v. 1. A lei dos dez mandamentos é:
Uma lei feita por Deus. Eles são impostos pela Majestade infinita e eterna do céu e da terra. E onde está a palavra do Rei dos reis, ali certamente há poder.
É uma lei falada por ele mesmo. Deus tem muitos modos de falar aos filhos dos homens (Jó 33:14): “uma vez, sim, duas vezes” — pelo seu Espírito, pela consciência, pelas providências, pela sua voz, e a tudo isso devemos nos aplicar com cuidado.
Mas ele nunca falou, em tempo algum, em ocasião alguma, como falou os dez mandamentos, e por isso devemos ouvi-los com atenção tanto mais séria.
Não foram apenas falados de modo audível (assim ele reconheceu o Redentor por uma voz do céu, Mateus 3:17), mas com muita pompa terrível.
Esta lei Deus já tinha dado ao homem antes (estava escrita no seu coração pela natureza); mas o pecado tinha desfigurado tanto aquela escrita que era necessário, deste modo, reavivar o conhecimento dela.
II. O prefácio do Legislador: “Eu sou o Senhor teu Deus”, v. 2. Nisto:
Deus afirma a sua própria autoridade para promulgar esta lei em geral: “Eu sou o Senhor, que te ordeno tudo o que se segue.”
Ele se propõe como o único objeto daquela adoração religiosa que é imposta nos quatro primeiros mandamentos. Aqui eles ficam presos à obediência por um cordão de três dobras, que, ao que se pensaria, não se poderia romper facilmente:
(1.) Porque Deus é o Senhor — Jeová, existente por si, independente, eterno, e a fonte de todo ser e de todo poder; por isso ele tem um direito incontestável de nos dar ordens.
Quem dá o ser pode dar a lei; e por isso ele é capaz de nos sustentar na nossa obediência, de recompensá-la e de punir a nossa desobediência.
(2.) Ele era o Deus deles, um Deus em aliança com eles, o Deus deles pelo próprio consentimento deles; e, se eles não quisessem guardar os mandamentos dele, quem quereria?
Ele tinha se posto sob obrigações para com eles pela promessa, e por isso podia justamente pôr as obrigações dele sobre eles por preceito.
Ainda que aquela aliança de peculiaridade já não exista, contudo há outra, em virtude da qual todos os que são batizados são tomados em relação com ele como seu Deus, e são, portanto, injustos, infiéis e muito ingratos, se não lhe obedecem.
(3.) Ele os tinha tirado da terra do Egito; por isso estavam presos pela gratidão a obedecer-lhe, porque ele lhes tinha feito bondade tão grande, e os tinha tirado de uma escravidão penosa para uma liberdade gloriosa.
Eles mesmos tinham sido testemunhas oculares das grandes coisas que Deus fizera para o livramento deles, e não podiam deixar de ter observado que cada circunstância disso aumentava a obrigação deles.
Agora desfrutavam os frutos abençoados do seu livramento, e estavam na expectativa de um pronto estabelecimento em Canaã; e podiam eles achar demais qualquer coisa que fizessem por aquele que tinha feito tanto por eles?
Ou melhor: ao redimi-los, ele adquiriu um direito ulterior de governá-los; deviam o seu serviço àquele a quem deviam a sua liberdade, e de quem eram por compra.
E assim Cristo, tendo-nos resgatado da servidão do pecado, tem direito ao melhor serviço que lhe podemos prestar, Lucas 1:74. Tendo soltado as nossas ataduras, ele nos atou a obedecer-lhe, Salmos 116:16.
III. A lei em si. Os quatro primeiros dos dez mandamentos, que dizem respeito ao nosso dever para com Deus (comumente chamados de primeira tábua), nós os temos nestes versículos.
Era próprio que esses fossem postos primeiro, porque o homem teve um Criador a quem amar antes de ter um próximo a quem amar; e a justiça e a caridade só são atos aceitáveis de obediência a Deus quando fluem dos princípios da piedade.
Não se pode esperar que seja fiel ao seu irmão quem é falso para com o seu Deus.
Ora, o nosso dever para com Deus é, numa palavra, adorá-lo, isto é, dar-lhe a glória devida ao seu nome: a adoração interior dos nossos afetos e a exterior, pela invocação solene e pela participação no culto.
Disso se fala como a soma e a substância do evangelho eterno. Apocalipse 14:7: “Adorai a Deus.”
- O primeiro mandamento diz respeito ao objeto da nossa adoração, Jeová, e somente a ele (v. 3): “Não terás outros deuses diante de mim.”
Os egípcios, e outras nações vizinhas, tinham muitos deuses, criaturas da própria fantasia, deuses estranhos, deuses novos; esta lei foi posta na frente por causa daquela transgressão.
E, sendo Jeová o Deus de Israel, eles deviam apegar-se inteiramente a ele, e não ser por nenhum outro, ou de invenção própria, ou tomado emprestado dos vizinhos.
Este era o pecado em que corriam maior perigo agora que o mundo estava tão coberto de politeísmo, que, contudo, não podia ser arrancado com eficácia senão pelo evangelho de Cristo.
O pecado contra este mandamento em que corremos maior perigo é dar a qualquer criatura a glória e a honra que só a Deus são devidas.
O orgulho faz um deus do eu, a cobiça faz um deus do dinheiro, a sensualidade faz um deus do ventre; tudo aquilo que é estimado ou amado, temido ou servido, em que se acha deleite ou de que se depende, mais do que Deus, disso (seja o que for) fazemos, na prática, um deus.
Esta proibição inclui um preceito que é o fundamento de toda a lei: que tomemos o Senhor por nosso Deus, reconheçamos que ele é Deus, o aceitemos por nosso, o veneremos com admiração e humilde reverência, e ponhamos nele inteiramente os nossos afetos.
Nas últimas palavras, “diante de mim”, fica insinuado:
(1.) Que não podemos ter nenhum outro Deus sem que ele certamente o saiba. Não há nenhum além dele que não esteja diante dele. Os idólatras cobiçam o segredo; mas não esquadrinhará Deus isto?
(2.) Que isso o provoca muito; é um pecado que o desafia na sua face, que ele não pode, que ele não quer, deixar passar nem tolerar. Veja Salmos 44:20, 21.
- O segundo mandamento diz respeito às ordenanças da adoração, ou ao modo pelo qual Deus quer ser adorado, e é próprio que ele mesmo tenha a designação disso. Aqui está:
(1.) A proibição: aqui nos é proibido adorar por meio de imagens até mesmo o Deus verdadeiro, v. 4, 5.
[1.] Os judeus (ao menos depois do cativeiro) se julgavam proibidos por este mandamento de fazer qualquer imagem ou figura que fosse.
Por isso as próprias imagens que os exércitos romanos traziam nos seus estandartes são chamadas de abominação para eles (Mateus 24:15), especialmente quando eram erguidas no lugar santo.
É certo que ele proíbe fazer qualquer imagem de Deus (pois a quem podemos assemelhá-lo? Isaías 40:18, 25), ou a imagem de qualquer criatura para uso religioso.
Isso é chamado de mudar a verdade de Deus em mentira (Romanos 1:25), pois uma imagem é um mestre de mentiras; ela nos insinua que Deus tem um corpo, quando ele é um espírito infinito, Habacuque 2:18.
Ele também nos proíbe de fazer imagens de Deus na nossa fantasia, como se ele fosse um homem como nós somos. A nossa adoração religiosa deve ser governada pelo poder da fé, não pelo poder da imaginação.
Não deviam fazer tais imagens ou figuras como as que os pagãos adoravam, para que também eles não fossem tentados a adorá-las. Quem quiser ser guardado do pecado deve guardar-se das ocasiões dele.
[2.] Não deviam curvar-se diante delas ocasionalmente, isto é, mostrar-lhes qualquer sinal de respeito ou de honra, muito menos servi-las continuamente, com sacrifício ou incenso, ou qualquer outro ato de adoração religiosa.
Quando prestavam a sua devoção ao Deus verdadeiro, não deviam ter nenhuma imagem diante de si, para dirigir, excitar ou auxiliar a sua devoção.
Ainda que a adoração fosse destinada a terminar em Deus, não lhe agradaria se chegasse a ele por meio de uma imagem.
Os melhores e mais antigos legisladores entre os pagãos proibiam erguer imagens nos seus templos. Esta prática foi proibida em Roma por Numa, um príncipe pagão; e contudo ordenada em Roma pelo papa, um bispo cristão, mas, nisto, anticristão.
O uso de imagens na igreja de Roma, no dia de hoje, é tão claramente contrário à letra deste mandamento, e tão impossível de conciliar com ele, que em todos os seus catecismos e livros de devoção, que põem nas mãos do povo, eles deixam de fora este mandamento, juntando a razão dele ao primeiro.
E assim ao terceiro mandamento chamam de segundo, ao quarto de terceiro, etc.; só que, para completar o número dez, dividem o décimo em dois.
Assim cometeram dois grandes males, nos quais persistem, e dos quais odeiam ser reformados: tiram da palavra de Deus e acrescentam à adoração dele.
(2.) As razões que reforçam esta proibição (v. 5, 6), que são:
[1.] O zelo de Deus nas matérias da sua adoração: “Eu sou o Senhor Jeová, e teu Deus, sou um Deus zeloso, especialmente em coisas desta natureza.”
Isso insinua o cuidado que ele tem das suas próprias instituições, o seu ódio à idolatria e a toda adoração falsa, o seu desagrado contra os idólatras e a indignação que lhe causa tudo na sua adoração que se pareça com a idolatria ou leve a ela.
O zelo tem vista aguda. Sendo a idolatria adultério espiritual, como tantas vezes é representada na Escritura, o desagrado de Deus contra ela é apropriadamente chamado de zelo.
Se Deus é zeloso nisto, nós também devemos ser, com medo de oferecer a Deus qualquer adoração de outro modo que não como ele designou na sua palavra.
[2.] O castigo dos idólatras. Deus os considera como os que o odeiam, ainda que talvez aleguem amor a ele; ele visitará a iniquidade deles, isto é, ele a castigará com muita severidade, não só como quebra da sua lei, mas como afronta à sua majestade, violação da aliança e golpe na raiz de toda religião.
Ele a visitará sobre os filhos, isto é, sendo este um pecado pelo qual comunidades deixarão de ser reconhecidas como igrejas e receberão carta de divórcio, os filhos serão excluídos da aliança e da comunhão junto com os pais, assim como no princípio foram recebidos nelas junto com os pais.
Ou ele trará sobre um povo tais juízos que serão a ruína total das famílias.
Se os idólatras viverem até ficar velhos, de modo a ver os seus filhos da terceira ou quarta geração, será o tormento dos seus olhos, e o partir do seu coração, vê-los cair à espada, levados cativos e escravizados.
Nem é coisa injusta da parte de Deus (se os pais morreram na sua iniquidade, e os filhos pisam nas pegadas deles, e mantêm de pé adorações falsas, porque as receberam por tradição dos seus pais), quando a medida está cheia e Deus vem pelos seus juízos ajustar contas com eles, trazer para a conta as idolatrias de que os pais deles foram culpados.
Ainda que ele suporte por muito tempo um povo idólatra, não suportará sempre, mas pela quarta geração, no mais tardar, ele começará a visitar.
Os filhos são caros aos seus pais; por isso, para afastar os homens da idolatria, e para mostrar quanto Deus está descontente com ela, não só uma marca de infâmia é por ela vinculada às famílias, mas os juízos de Deus podem por ela ser executados sobre os pobres filhos quando os pais já morreram e se foram.
[3.] O favor que Deus mostraria aos seus adoradores fiéis: “Guardando misericórdia para milhares” de pessoas, milhares de gerações, “dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”
Isso insinua que o segundo mandamento, embora, na sua letra, seja apenas uma proibição de adorações falsas, contudo inclui um preceito de adorar a Deus em todas aquelas ordenanças que ele instituiu.
Assim como o primeiro mandamento exige a adoração interior de amor, desejo, alegria, esperança e admiração, assim o segundo exige a adoração exterior de oração e louvor, e a atenção solene à palavra de Deus.
Repare: primeiro, os que verdadeiramente amam a Deus terão como cuidado e esforço constante guardar os mandamentos dele, particularmente os que dizem respeito à adoração dele.
Os que amam a Deus, e guardam esses mandamentos, receberão graça para guardar os outros mandamentos dele. A adoração evangélica terá boa influência sobre toda espécie de obediência evangélica.
Segundo, Deus tem misericórdia guardada para esses. Até eles precisam de misericórdia, e não podem invocar mérito; e misericórdia encontrarão em Deus: proteção misericordiosa na sua obediência e uma recompensa misericordiosa dela.
Terceiro, esta misericórdia se estenderá a milhares, muito mais longe do que a cólera ameaçada aos que o odeiam, pois esta alcança só a terceira ou quarta geração. Os riachos da misericórdia correm hoje tão cheios, tão livres e tão frescos como sempre.
- O terceiro mandamento diz respeito ao modo da nossa adoração, para que se faça com toda a reverência e seriedade possíveis, v. 7. Temos aqui:
(1.) Uma proibição estrita: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.”
Supõe-se que, tendo tomado Jeová por seu Deus, eles fariam menção do nome dele (pois assim todos os povos andarão, cada um em nome do seu deus).
Este mandamento dá uma cautela necessária de não mencionar esse nome em vão, e ela continua tão necessária como sempre. Tomamos o nome de Deus em vão:
[1.] Pela hipocrisia, fazendo profissão do nome de Deus, mas não vivendo à altura dessa profissão.
Os que nomeiam o nome de Cristo, mas não se apartam da iniquidade, como esse nome os obriga a fazer, o nomeiam em vão; a adoração deles é vã (Mateus 15:7-9), as oblações deles são vãs (Isaías 1:11, 13), a religião deles é vã, Tiago 1:26.
[2.] Pela quebra da aliança; se fazemos promessas a Deus, atando a nossa alma com essas ataduras àquilo que é bom, e contudo não cumprimos ao Senhor os nossos votos, tomamos o nome dele em vão (Mateus 5:33); é loucura, e Deus não tem prazer nos loucos (Eclesiastes 5:4), nem será escarnecido, Gálatas 6:7.
[3.] Pelo juramento leviano, mencionando o nome de Deus, ou algum dos seus atributos, na forma de um juramento, sem ocasião justa para isso, nem devida aplicação da mente a isso, mas como bordão, sem propósito nenhum, ou sem nenhum bom propósito.
[4.] Pelo juramento falso, que, alguns pensam, é principalmente o que se tem em vista na letra do mandamento; assim foi exposto pelos antigos. “Não perjurarás”, Mateus 5:33.
Uma parte do respeito religioso que os judeus foram ensinados a prestar ao seu Deus era jurar pelo nome dele, Deuteronômio 10:20. Mas eles o afrontavam, em vez de lhe dar honra, se o chamavam a ser testemunha de uma mentira.
[5.] Usando o nome de Deus de modo leviano e descuidado, e sem nenhum respeito ao seu significado temível.
É proibida a profanação das fórmulas de devoção, assim como a profanação das fórmulas de juramento; e também a profanação de qualquer daquelas coisas pelas quais Deus se faz conhecer, a sua palavra, ou qualquer das suas instituições.
Quando elas são convertidas ou em amuletos e feitiços, ou em gracejo e brincadeira, o nome de Deus é tomado em vão.
(2.) Uma pena severa: “O Senhor não o terá por inocente.”
Os magistrados, que castigam outras ofensas, podem não se julgar interessados em reparar nesta, porque ela não oferece dano direto nem à propriedade privada nem à paz pública; mas Deus, que é zeloso pela sua honra, não a tolerará assim.
O pecador talvez se tenha por inocente, e pense que não há mal nisso, e que Deus nunca o chamará a prestar contas por isso.
Para prevenir esta sugestão, a ameaça é expressa assim: “Deus não o terá por inocente”, como ele espera que terá.
Mas está implicado mais, a saber, que Deus mesmo será o vingador dos que tomam o nome dele em vão, e eles acharão coisa horrível cair nas mãos do Deus vivo.
- O quarto mandamento diz respeito ao tempo da adoração. Deus deve ser servido e honrado diariamente, mas um dia em sete deve ser particularmente dedicado à honra dele e gasto no serviço dele. Aqui está:
(1.) O mandamento em si (v. 8): “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”; e (v. 10): “Nele não farás nenhuma espécie de trabalho.”
Toma-se por certo que o sábado tinha sido instituído antes; lemos que Deus abençoou e santificou um sétimo dia desde o princípio (Gênesis 2:3), de modo que isto não era a promulgação de uma lei nova, mas o reavivamento de uma lei antiga.
[1.] É-lhes dito qual é o dia que devem observar religiosamente: um sétimo, depois de seis dias de trabalho.
Se este era o sétimo por cômputo a partir do primeiro sétimo, ou a partir do dia da saída deles do Egito, ou ambos, não é certo: agora o dia preciso lhes foi notificado (Êxodo 16:23), e a partir deste deviam observar o sétimo.
[2.] Como deve ser observado: primeiro, como dia de descanso; não deviam fazer nenhuma espécie de trabalho neste dia nas suas ocupações ou nos seus negócios do mundo.
Segundo, como dia santo, separado para a honra do Deus santo, e para ser gasto em exercícios santos.
Deus, ao abençoá-lo, o tinha feito santo; eles, ao abençoarem a ele solenemente, deviam guardá-lo santo, e não desviá-lo para outro propósito senão aquele para o qual foi instituída a diferença entre ele e os outros dias.
[3.] Quem deve observá-lo: “tu, e teu filho, e tua filha”. A esposa não é mencionada, porque se supõe que ela é uma só com o marido e está presente com ele, e, se ele santifica o sábado, toma-se por certo que ela se juntará a ele; mas o resto da casa vem especificado.
Os filhos e os servos devem guardar o sábado, conforme a idade e a capacidade deles: nisto, como em outros casos de religião, espera-se que os chefes de família tenham cuidado, não só de servirem eles mesmos ao Senhor, mas de que a sua casa também o sirva, ao menos que não seja por negligência deles se ela não o servir, Josué 24:15.
Até os estrangeiros feitos prosélitos devem observar uma diferença entre este dia e os outros dias, o que, se então lhes impunha alguma restrição, contudo veio a ser um indício feliz do propósito gracioso de Deus, com o correr do tempo, de trazer os gentios para dentro da igreja, para que participassem do benefício dos sábados. Compare Isaías 56:6, 7.
Deus repara no que fazemos, particularmente no que fazemos nos dias de sábado, ainda que estejamos onde somos estrangeiros.
[4.] Um lembrete particular posto sobre este dever: “Lembra-te dele.”
Fica insinuado que o sábado tinha sido instituído e observado antes; mas na servidão do Egito eles tinham perdido o seu cômputo, ou eram impedidos pelos seus feitores, ou, por uma grande degeneração e indiferença em religião, tinham deixado cair a observância dele, e por isso era necessário que fossem lembrados dele.
Repare: deveres negligenciados continuam sendo deveres, apesar da nossa negligência.
Isso insinua também que somos tanto propensos a esquecê-lo quanto interessados em lembrar dele.
Alguns pensam que isso denota a preparação que devemos fazer para o sábado; devemos pensar nele antes que ele venha, para que, quando ele vier, o guardemos santo e cumpramos o dever dele.
(2.) As razões deste mandamento:
[1.] Temos tempo bastante para nós mesmos naqueles seis dias; no sétimo dia sirvamos a Deus. E tempo bastante para nos cansar; no sétimo será uma bondade para nós sermos obrigados a descansar.
[2.] Este é o dia de Deus: é “o sábado do Senhor teu Deus”, não só instituído por ele, mas consagrado a ele. É sacrilégio desviá-lo; a santificação dele é uma dívida.
[3.] Ele é destinado a ser memorial da criação do mundo, e por isso deve ser observado para a glória do Criador, como um compromisso que assumimos de servi-lo e um ânimo para confiarmos naquele que fez o céu e a terra.
Pela santificação do sábado, os judeus declaravam que adoravam o Deus que fez o mundo, e assim se distinguiam de todas as outras nações, que adoravam deuses que elas mesmas fizeram.
[4.] Deus nos deu um exemplo de descanso, depois de seis dias de obra: ele descansou no sétimo dia, teve complacência em si mesmo e se alegrou na obra da sua mão, para nos ensinar, naquele dia, a ter complacência nele e a dar-lhe a glória das suas obras, Salmos 92:4.
O sábado começou no acabamento da obra da criação; assim começará o sábado eterno no acabamento da obra da providência e da redenção.
E observamos o sábado semanal na expectativa daquele, como também em lembrança do primeiro, conformando-nos nos dois casos àquele a quem adoramos.
[5.] Ele mesmo abençoou o dia de sábado e o santificou.
Ele pôs sobre ele uma honra ao separá-lo para si; ele é o santo do Senhor e digno de honra; e ele pôs bênçãos dentro dele, que ele nos encorajou a esperar dele na observância religiosa daquele dia.
Este é o dia que o Senhor fez; não façamos nós o que pudermos para desfazê-lo.
Ele o abençoou, honrou e santificou; não o profanemos nós, não o desonremos, nem nivelemos com o tempo comum aquilo que a bênção de Deus assim dignificou e distinguiu.
Versículos 12 a 17
Temos aqui as leis da segunda tábua, como comumente são chamadas, os últimos seis dos dez mandamentos, que abrangem o nosso dever para conosco mesmos e uns para com os outros, e que constituem um comentário ao segundo grande mandamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
Assim como a religião para com Deus é um ramo essencial da justiça universal, também a justiça para com os homens é um ramo essencial da verdadeira religião. A piedade e a honestidade têm de andar juntas.
I. O quinto mandamento diz respeito aos deveres que devemos aos nossos parentes; os dos filhos para com os pais são os únicos especificados: “Honra teu pai e tua mãe”, o que inclui:
Um respeito devido às suas pessoas, uma estima interior por eles, expressa exteriormente em todas as ocasiões na nossa conduta para com eles. Tema-os (Levítico 19:3), tenha reverência por eles, Hebreus 12:9. O contrário disso é escarnecer deles e desprezá-los, Provérbios 30:17.
Obediência aos seus mandamentos lícitos; é assim que se expõe (Efésios 6:1-3): “Filhos, obedecei a vossos pais; vinde quando eles vos chamarem, ide aonde eles vos enviarem, fazei o que eles vos ordenarem, abstende-vos do que eles vos proíbem; e isto, como filhos, alegremente e por um princípio de amor.”
Ainda que você tenha dito “Não queremos”, arrependa-se depois e obedeça, Mateus 21:29.
Submissão às suas repreensões, instruções e correções; não só aos bons e brandos, mas também aos ásperos, por consciência para com Deus.
Dispor de si mesmos com o conselho, a direção e o consentimento dos pais, não alienando a sua propriedade senão com a aprovação deles.
Esforçar-se, em tudo, por ser o consolo dos pais e por tornar-lhes leve a velhice, sustentando-os se tiverem necessidade de amparo, o que o nosso Salvador declara ser particularmente visado neste mandamento, Mateus 15:4-6.
A razão anexada a este mandamento é uma promessa: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.
Tendo mencionado, no prefácio aos mandamentos, o fato de tê-los tirado do Egito como razão da obediência deles, ele aqui, no começo da segunda tábua, menciona o fato de introduzi-los em Canaã, como outra razão; aquela boa terra eles deviam ter nos pensamentos e diante dos olhos, agora que estavam no deserto.
Deviam lembrar também, quando chegassem àquela terra, que ali sua permanência dependia do seu bom comportamento e que, se não se conduzissem bem, os seus dias seriam encurtados naquela terra: tanto os dias das pessoas em particular, que seriam cortadas fora dela, quanto os dias da sua nação, que seria removida dela.
Mas aqui uma vida longa naquela boa terra é prometida particularmente aos filhos obedientes. Os que cumprem o seu dever para com os pais são os mais propensos a ter o consolo daquilo que os pais ajuntam para eles e lhes deixam; os que sustentam os pais descobrirão que Deus, o Pai comum, os sustentará.
Esta promessa é exposta (Efésios 6:3): “para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.
Os que, por consciência para com Deus, guardam este e os demais mandamentos de Deus podem estar certos de que lhes irá bem, e de que viverão sobre a terra tanto tempo quanto a Sabedoria Infinita julgar bom para eles.
Também podem estar certos de que aquilo de que pareçam ficar privados na terra será abundantemente compensado na vida eterna, a Canaã celestial que Deus lhes dará.
II. O sexto mandamento diz respeito à nossa vida e à do nosso próximo (v. 13): “Não matarás; não farás coisa alguma nociva ou prejudicial à saúde, ao bem-estar e à vida do teu próprio corpo, ou injustamente à de qualquer outra pessoa.”
Esta é uma das leis da natureza, e foi fortemente reforçada pelos preceitos dados a Noé e a seus filhos, Gênesis 9:5, 6.
Ele não proíbe matar em guerra lícita, ou em legítima defesa, nem que o magistrado condene os criminosos à morte, porque essas coisas tendem à preservação da vida.
Mas proíbe toda malícia e todo ódio à pessoa de quem quer que seja (porque quem odeia a seu irmão é homicida), e toda vingança pessoal que daí nasça; também toda ira precipitada diante de provocações repentinas, e o mal dito ou feito, ou que se tencionou fazer, em acesso de paixão.
É neste sentido que o nosso Salvador expõe este mandamento, Mateus 5:22. E, como o que há de pior de tudo, ele proíbe a perseguição, o armar ciladas para derramar o sangue dos inocentes e dos excelentes da terra.
III. O sétimo mandamento diz respeito à nossa castidade e à do nosso próximo: “Não adulterarás”, v. 14.
Este é posto antes do sexto pelo nosso Salvador (Marcos 10:19): “Não adulterarás, não matarás”; porque a nossa castidade deve nos ser tão cara quanto a nossa vida, e devemos temer tanto aquilo que contamina o corpo quanto aquilo que o destrói.
Este mandamento proíbe todos os atos de impureza, com todas aquelas concupiscências carnais que produzem esses atos e batalham contra a alma, e todas aquelas práticas que alimentam e excitam essas concupiscências carnais, como o olhar para cobiçar, que, Cristo nos diz, é proibido neste mandamento, Mateus 5:28.
IV. O oitavo mandamento diz respeito à riqueza, ao patrimônio e aos bens, nossos e do nosso próximo: “Não furtarás”, v. 15.
Ainda que Deus lhes tivesse há pouco permitido e determinado que despojassem os egípcios a título de justa represália, contudo não pretendia que isso fosse tomado como precedente e que lhes fosse permitido despojar-se assim uns aos outros.
Este mandamento nos proíbe roubar a nós mesmos daquilo que temos, por gastos pecaminosos, ou do uso e do consolo disso, por uma parcimônia pecaminosa.
E nos proíbe roubar os outros removendo os marcos antigos, invadindo os direitos do nosso próximo, tomando-lhe os bens da sua pessoa, ou da casa, ou do campo, à força ou às ocultas, tirando vantagem indevida nas transações, não restituindo o que foi emprestado ou achado, retendo dívidas, aluguéis ou salários justos.
O pior de tudo é roubar a coletividade na moeda ou nas receitas públicas, ou roubar o que é dedicado ao serviço da religião.
V. O nono mandamento diz respeito ao nosso bom nome e ao do nosso próximo: “Não dirás falso testemunho”, v. 16. Isto proíbe:
Falar falsamente em qualquer matéria, mentir, usar de equívocos e, de qualquer modo, engendrar e planejar para enganar o nosso próximo.
Falar injustamente contra o nosso próximo, em prejuízo da sua reputação; e (o que envolve a culpa de ambos):
Dar falso testemunho contra ele, atribuindo-lhe coisas que ele não conhece, seja judicialmente, sob juramento (pelo que se quebram o terceiro mandamento e o sexto ou o oitavo, além deste), seja extrajudicialmente, no trato comum.
Caluniar, difamar pelas costas, mexericar, agravar o que foi feito de errado e torná-lo pior do que é, e de qualquer modo procurar levantar a nossa própria reputação sobre a ruína da do nosso próximo.
VI. O décimo mandamento fere a raiz: “Não cobiçarás”, v. 17.
Os mandamentos anteriores proíbem implicitamente todo desejo de fazer aquilo que seja um dano ao nosso próximo; este proíbe todo desejo desordenado de ter aquilo que seja uma satisfação para nós mesmos.
“Ah, se a casa daquele homem fosse minha! A mulher daquele homem, minha! O patrimônio daquele homem, meu!”
Esta é certamente a linguagem do descontentamento com a nossa própria sorte e da inveja da sorte do nosso próximo; e estes são os pecados principalmente proibidos aqui.
São Paulo, quando a graça de Deus fez cair as escamas dos seus olhos, percebeu que esta lei, “Não cobiçarás”, proibia todos aqueles apetites e desejos irregulares que são o primogênito da natureza corrompida, os primeiros movimentos do pecado que habita em nós, e os começos de todo o pecado que é cometido por nós.
Esta é aquela concupiscência cujo mal, diz ele, não teria conhecido, se este mandamento, ao chegar à sua consciência com o poder que tem, não lhe tivesse mostrado isso, Romanos 7:7.
Que Deus nos conceda a todos ver o nosso rosto no espelho desta lei e pôr o nosso coração debaixo do governo dela!
Versículos 18 a 21
Terror com que a Lei Foi Dada. (a.C. 1491.)
I. O terror extraordinário com que a lei foi dada. Nunca coisa alguma foi proferida com pompa tão temível; cada palavra foi acentuada, e cada frase pausada, com trovões e relâmpagos, muito mais altos e mais brilhantes, sem dúvida, do que os comuns.
E por que a lei foi dada dessa maneira terrível, e com toda essa cerimônia tremenda?
Ela foi destinada a dar (de uma vez por todas) uma revelação palpável da gloriosa majestade de Deus, em auxílio da nossa fé a respeito dela, para que, conhecendo o terror do Senhor, sejamos persuadidos a viver no temor dele.
Ela foi uma amostra dos terrores do juízo geral, no qual os pecadores serão chamados a prestar contas pela transgressão desta lei: a trombeta do arcanjo soará então um alarme, para dar aviso da vinda do Juiz, e um fogo devorará diante dele.
Ela foi um indício do terror daquelas convicções que a lei traz à consciência, para preparar a alma para os consolos do evangelho.
Assim a lei foi dada por Moisés de um modo que pudesse sobressaltar, aterrar e humilhar os homens, para que a graça e a verdade que vieram por Jesus Cristo fossem tanto mais bem-vindas.
O apóstolo descreve largamente este exemplo do terror daquela dispensação, como contraste que realça os nossos privilégios, como cristãos, na luz, na liberdade e na alegria da dispensação do Novo Testamento, Hebreus 12:18, etc.
II. A impressão que isto causou, por ora, no povo; eles deviam mesmo ter corações embotados, se isso não os tivesse afetado:
Eles “se retiraram e ficaram de longe”, v. 18. Antes que Deus começasse a falar, eles avançavam para olhar (Êxodo 19:21); mas agora estavam eficazmente curados da sua presunção, e ensinados a guardar distância.
Eles suplicaram que “a palavra não lhes fosse mais falada” assim (Hebreus 12:19), mas pediram que Deus lhes falasse por Moisés, v. 19.
Com isso eles se obrigaram a aquiescer na mediação de Moisés, eles próprios o nomeando como pessoa apta para tratar entre eles e Deus, e prometendo ouvi-lo como ao mensageiro de Deus.
Com isso também nos ensinam a aquiescer naquele método que a Sabedoria Infinita adota, de falar-nos por homens como nós, cujo terror não nos espantará, nem cuja mão será pesada sobre nós.
Uma vez Deus tentou o expediente de falar aos filhos dos homens sem mediação, mas verificou-se que eles não podiam suportá-lo; isso antes afastava os homens de Deus do que os trazia a ele.
Como se viu no desfecho, ainda que os aterrorizasse, não os deteve da idolatria, pois logo depois disto eles adoraram o bezerro de ouro.
Contentemo-nos, portanto, com as instruções que nos são dadas pelas Escrituras e pelo ministério; pois, se não cremos nessas instruções, tampouco nos deixaríamos persuadir ainda que Deus nos falasse com trovões e relâmpagos, como falou do monte Sinai: aqui essa questão ficou decidida.
III. O encorajamento que Moisés lhes deu, explicando o desígnio de Deus naquele terror (v. 20): “Não temais”, isto é, “Não penseis que o trovão e o fogo se destinam a consumir-vos”, que era o que eles temiam (v. 19, “para que não morramos”).
Trovões e relâmpagos constituíram uma das pragas do Egito, mas Moisés não queria que eles pensassem que tinham sido enviados a eles com a mesma finalidade com que foram enviados aos egípcios. Não: eles se destinavam:
- A prová-los, a experimentar como lhes agradaria tratar com Deus sem mediação, sem mediador, e assim a convencê-los de quão admiravelmente bem Deus havia escolhido por eles, ao pôr Moisés naquele ofício.
Desde que Adão fugiu, ao ouvir a voz de Deus no jardim, o homem pecador não pôde suportar nem falar com Deus nem ouvi-lo sem mediação.
- A mantê-los no seu dever, e a impedir que pecassem contra Deus. Ele os encoraja, dizendo “Não temais”, e no entanto lhes diz que Deus assim lhes falou para que o temor dele estivesse diante do rosto deles.
Não devemos temer com espanto — com aquele temor que tem tormento, que só age sobre a imaginação por ora, que nos põe a tremer, que gera escravidão, que nos entrega a Satanás e nos aliena de Deus.
Mas devemos ter sempre na mente uma reverência da majestade de Deus, um pavor do seu desagrado e um respeito obediente à sua autoridade soberana sobre nós.
Este temor nos avivará para o nosso dever e nos fará circunspectos no nosso andar. Assim: “Tende reverência, e não pequeis”, Salmos 4:4.
IV. O progresso da comunhão deles com Deus pela mediação de Moisés, v. 21. Enquanto o povo continuava a ficar de longe, consciente da culpa e temeroso da ira de Deus, “Moisés se aproximou das trevas espessas”; ele foi levado a aproximar-se, é assim que a palavra diz.
Moisés, por conta própria, não teria ousado aventurar-se nas trevas espessas, se Deus não o tivesse chamado e encorajado, e, como alguns dos rabinos supõem, enviado um anjo para tomá-lo pela mão e conduzi-lo acima.
Assim se diz do grande Mediador: “Eu o farei aproximar-se” (Jeremias 30:21); e é por ele que também nós somos introduzidos, Efésios 3:12.
Versículos 22 a 26
A Lei a Respeito dos Altares. (a.C. 1491.)
Tendo Moisés entrado nas trevas espessas onde Deus estava, Deus falou ali só aos ouvidos dele, em particular e sem terror, tudo o que segue daqui até o fim de Êxodo 23, que é em grande parte uma exposição dos dez mandamentos.
E ele devia transmiti-lo ao povo, primeiro de viva voz e depois por escrito. As leis destes versículos diziam respeito à adoração de Deus.
I. Aqui lhes é proibido fazer imagens para a adoração (v. 22, 23): “Vistes que falei convosco desde o céu” (tal foi a sua condescendência admirável, muito maior do que a de algum príncipe poderoso falar familiarmente com um bando de pobres mendigos); agora “não fareis deuses de prata”.
- Esta repetição do segundo mandamento entra aqui, ou (1.) como apontando para aquilo que Deus tinha principalmente em vista ao dar-lhes esta lei desta maneira, isto é, a inclinação peculiar deles à idolatria e a pecaminosidade peculiar desse crime.
Dez mandamentos Deus lhes havia dado, mas Moisés recebe ordem de inculcar neles sobretudo os dois primeiros. Não devem esquecer nenhum deles, mas devem estar certos de lembrar aqueles.
Ou, (2.) como apontando para aquilo que se podia inferir com propriedade do fato de Deus lhes falar como havia falado. Ele lhes dera demonstração suficiente da sua presença entre eles; não precisavam fazer imagens dele, como se ele estivesse ausente.
Além disso, eles tinham visto apenas que ele falava com eles; não tinham visto nenhuma espécie de semelhança, de modo que não podiam fazer imagem alguma de Deus.
E o manifestar-se ele a eles somente por uma voz lhes mostrava claramente que não deviam fazer nenhuma imagem dessas, mas manter a sua comunhão com Deus pela palavra dele, e não de outro modo.
- Dois argumentos são aqui aventados contra a adoração das imagens:
(1.) Que com isso afrontariam a Deus, insinuado naquilo: “Não fareis comigo deuses”. Embora alegassem adorá-las apenas como representações de Deus, na verdade faziam delas rivais de Deus, o que ele não suportaria.
(2.) Que com isso abusariam de si mesmos, insinuado naquilo: “Não fareis para vós deuses; enquanto pensais, por meio deles, auxiliar a vossa devoção, na verdade a corrompereis e lançareis um embuste sobre vós mesmos”.
No princípio, ao que parece, faziam de ouro e de prata as suas imagens para a adoração, alegando honrar a Deus pela riqueza desses metais e comover-se com a glória dele pelo brilho deles.
Mas, mesmo nestas, mudaram a verdade de Deus em mentira, e assim, aos poucos, foram justamente entregues a enganos tão fortes que passaram a adorar imagens de madeira ou de pedra.
II. Aqui são instruídos quanto a fazer altares para a adoração: fala-se de altares ocasionais, como os que agora erguiam no deserto, antes de o tabernáculo ser levantado, e depois em emergências especiais, para uso imediato.
Tais foram os que Gideão edificou (Juízes 6:24), Manoá (Juízes 13:19), Samuel (1 Samuel 7:17) e muitos outros.
Podemos supor que, diante desta gloriosa revelação que Deus lhes fizera de si mesmo, muitos israelitas se inclinariam, neste ímpeto de devoção, a oferecer sacrifício a Deus; e, sendo necessário ao sacrifício que haja um altar, são aqui instruídos:
- A fazer os seus altares bem simples, ou de terra, ou de pedra não lavrada, v. 24, 25. Para que não fossem tentados a pensar numa imagem de escultura, não deviam sequer talhar em forma as pedras de que faziam os seus altares, mas empilhá-las como estavam, em bruto.
Esta regra foi prescrita antes do estabelecimento da lei cerimonial, que determinou altares muito mais custosos.
Isso indica que, depois do fim daquela lei, a simplicidade deveria ser aceita como o melhor ornamento dos serviços externos da religião, e que a adoração evangélica não deveria ser prestada com pompa e vistosidade externas.
A beleza da santidade não precisa de maquiagem, nem prestam serviço algum à esposa de Cristo os que a vestem com os trajes de prostituta, como faz a igreja de Roma: um altar de terra é o que fica melhor.
- A fazer os seus altares bem baixos (v. 26), de modo que não subissem a eles por degraus.
Que quanto mais alto fosse o altar, e mais perto do céu, tanto mais aceitável era o sacrifício, era uma fantasia tola dos pagãos, que por isso escolhiam os lugares altos.
Em oposição a isto, e para mostrar que é a elevação do coração, não a do sacrifício, que Deus olha, foi-lhes aqui ordenado fazer baixos os seus altares.
Podemos supor que os altares que erguiam no deserto, e os outros altares ocasionais, eram destinados apenas ao sacrifício de um animal de cada vez.
Mas o altar do templo de Salomão, que devia ser feito muito mais comprido e mais largo, para que pudesse conter muitos sacrifícios de uma vez, foi feito de dez côvados de altura, para que a altura guardasse proporção conveniente com o comprimento e a largura.
E para aquele era necessário que subissem por degraus, os quais, contudo, sem dúvida, foram arranjados de modo a evitar o inconveniente de que aqui se fala: o descobrir da sua nudez sobre eles.
III. Aqui recebem a garantia da graciosa aceitação, por Deus, das suas devoções, onde quer que fossem prestadas conforme a vontade dele (v. 24): “Em todo lugar onde eu fizer memória do meu nome”, ou onde se fizer memória do meu nome (isto é, onde eu for adorado com sinceridade), “virei a ti e te abençoarei”.
Depois, Deus escolheu um lugar particular em que fazer memória do seu nome; mas, deixando de haver esse lugar único sob o evangelho, quando os homens são encorajados a orar em todo lugar, esta promessa revive em toda a sua extensão:
Onde quer que o povo de Deus se reúna no nome dele para adorá-lo, ele estará no meio deles, os honrará com a sua presença e os recompensará com os dons da sua graça.
Ali ele virá a eles e os abençoará, e mais do que isto não precisamos desejar para o embelezamento das nossas assembleias solenes.