Matthew Henry

Êxodo 2

Argumento

Este capítulo começa a história de Moisés, aquele homem de renome, célebre pela sua íntima familiaridade com o Céu e pela sua eminente utilidade na terra, e o mais notável tipo de Cristo, como profeta, salvador, legislador e mediador, em todo o Antigo Testamento.

Os judeus têm entre eles um livro sobre a vida de Moisés, que conta um grande número de histórias a respeito dele, as quais temos motivo para julgar que são meras ficções.

O que ele registrou a respeito de si é aquilo em que podemos confiar, porque sabemos que o registro dele é verdadeiro; e é aquilo com que podemos nos dar por satisfeitos, porque é o que a Sabedoria Infinita julgou conveniente preservar e transmitir a nós. Neste capítulo temos:

I. Os perigos do seu nascimento e da sua infância, vv. 1-4.

II. A sua preservação através desses perigos, e a sua elevação na meninice e na juventude, vv. 5-10.

III. A escolha piedosa dos seus anos mais maduros, que foi assumir como seu o povo de Deus:

  1. Ele lhes ofereceu o seu serviço naquele momento, se o aceitassem, vv. 11-14.

  2. Ele se retirou, para reservar-se para um serviço ulterior daí em diante, vv. 15-22.

IV. O alvorecer do dia da libertação de Israel, v. 23, etc.

Versículos 1 a 4

O Nascimento de Moisés. (a.C. 1571.)

Moisés era levita, tanto por parte de pai quanto por parte de mãe. Jacó deixou Levi sob marcas de desonra (Gênesis 49:5); e no entanto, logo depois, Moisés aparece como descendente dele, para que fosse tipo de Cristo, que veio na semelhança da carne pecaminosa e foi feito maldição em nosso favor.

Esta tribo começou a distinguir-se das demais pelo nascimento de Moisés, assim como depois se tornou notável em muitos outros casos.

Observe, a respeito desta criança recém-nascida:

I. Como ele foi escondido. Parece que foi justamente no tempo do seu nascimento que se fez a lei cruel para o assassinato de todos os filhos varões dos hebreus; e muitos, sem dúvida, pereceram pela execução dela.

Os pais de Moisés tiveram Miriã e Arão, os dois mais velhos que ele, nascidos antes que este edito saísse, e os criaram sem aquele perigo. Mas os que começam o mundo em paz não sabem que tribulações podem encontrar antes de atravessá-lo.

Provavelmente a mãe de Moisés estava cheia de ansiedade à espera do nascimento dele, agora que este edito estava em vigor, e estava pronta a dizer: “Bem-aventuradas as estéreis que nunca deram à luz”, Lucas 23:29. Melhor assim do que “gerar filhos para o matador”, Oseias 9:13.

Ainda assim, esta criança vem a ser a glória da casa de seu pai. Assim, aquilo que é o nosso maior temor muitas vezes vem a ser, no desfecho, a nossa maior alegria.

Observe a beleza da providência: justamente no tempo em que a crueldade de Faraó subiu a esta altura, nasceu o libertador, embora ele não aparecesse senão muitos anos depois. Repare: quando os homens estão projetando a ruína da igreja, Deus está preparando a salvação dela.

Moisés, que devia depois tirar Israel desta casa de servidão, esteve ele mesmo em perigo de cair em sacrifício à fúria do opressor. Deus assim o ordenou para que, sendo depois informado disto, ficasse tanto mais animado de um zelo santo pela libertação dos seus irmãos das mãos de homens tão sanguinários.

  1. Os seus pais observaram que ele era uma criança formosa, mais que ordinariamente bela; ele era formoso para Deus, Atos 7:20. Eles imaginavam que ele tinha no seu rosto um brilho que era algo mais que humano, e que era uma amostra do resplendor do rosto dele mais tarde, Êxodo 34:29.

Repare: Deus às vezes dá arras precoces dos seus dons e se manifesta cedo naqueles em favor de quem e por meio de quem ele tem o desígnio de fazer grandes coisas.

Assim ele pôs uma força precoce em Sansão (Juízes 13:24, 25), uma prontidão precoce em Samuel (1 Samuel 2:18), operou uma libertação precoce para Davi (1 Samuel 17:37) e começou cedo com Timóteo, 2 Timóteo 3:15.

  1. Por isso estavam tanto mais ansiosos pela preservação dele, porque olhavam para isto como indicação de algum propósito bondoso de Deus a respeito dele, e como presságio feliz de algo grande.

Repare: uma fé viva e ativa pode tirar ânimo do menor indício do favor divino; uma insinuação misericordiosa da Providência animará aqueles cujos espíritos fazem diligente busca.

Três meses eles o esconderam em algum aposento reservado da sua própria casa, ainda que provavelmente com risco das suas próprias vidas, caso ele fosse descoberto.

Nisto Moisés foi tipo de Cristo, que, na sua infância, foi forçado a esconder-se, e no Egito também (Mateus 2:13), e foi maravilhosamente preservado, quando muitos inocentes foram massacrados.

Diz-se (Hebreus 11:23) que os pais de Moisés o esconderam pela fé; alguns pensam que tiveram uma revelação especial de que o libertador sairia dos seus lombos.

Contudo, tinham a promessa geral da preservação de Israel, sobre a qual exerciam fé, e nessa fé esconderam o seu filho, não tendo medo da pena anexada ao mandamento do rei.

Repare: a fé na promessa de Deus está tão longe de dispensar o uso dos meios lícitos para a obtenção da misericórdia, que antes estimula e aviva para ele. O dever é nosso; os desfechos são de Deus. De novo: a fé em Deus nos porá acima do temor do homem, que arma laços.

II. Como ele foi exposto. Ao fim de três meses, provavelmente quando os inspetores vieram procurar crianças escondidas, de modo que não podiam mais escondê-lo (começando talvez agora a falhar a fé deles), eles o puseram numa arca de juncos à margem do rio (v. 3), e postaram a irmãzinha dele a alguma distância para observar o que seria dele e em que mãos ele cairia, v. 4.

Deus pôs no coração deles fazer isto, para realizar os seus próprios propósitos: para que Moisés fosse por este meio levado às mãos da filha de Faraó, e para que, pela libertação dele deste perigo iminente, fosse dada uma amostra da libertação da igreja de Deus, que agora jazia assim exposta. Repare:

  1. Deus tem zelo especial pelos “dispersos de Israel” (Salmos 147:2); eles são os dispersos dele, Isaías 16:4. Moisés parecia inteiramente abandonado pelos seus amigos; a sua própria mãe não ousava reconhecê-lo como seu. Mas agora o Senhor o acolheu e o protegeu, Salmos 27:10.

  2. Em tempos de extrema dificuldade, é bom arriscar-se na providência de Deus. Assim, ter exposto o seu filho quando podiam tê-lo conservado teria sido tentar a Providência; mas, quando não podiam, isso era confiar na Providência. “Nada se arrisca, nada se ganha.” “Se eu perecer, pereço.”

Versículos 5 a 10

A Libertação de Moisés. (a.C. 1571.)

Aqui está:

I. Moisés salvo de perecer. Venha ver o lugar onde aquele grande homem esteve deitado quando era uma criancinha; ele estava num cesto de junco à beira do rio.

Se o tivessem deixado ali, teria de perecer de fome em pouco tempo, caso antes disso não fosse arrastado pela água para dentro do rio ou devorado por um crocodilo.

Se tivesse caído em quaisquer outras mãos que não aquelas em que de fato caiu, ou não teriam querido, ou não teriam ousado fazer outra coisa senão lançá-lo imediatamente no rio.

Mas a Providência traz até ali ninguém menos que a filha de Faraó, justamente naquela conjuntura, guia-a ao lugar onde jazia esta pobre criança desamparada e inclina-lhe o coração a compadecer-se dela, o que ela ousa fazer quando ninguém mais ousava.

Nunca criança pobre chorou tão a propósito, tão felizmente, como esta chorou: “a criancinha chorava”, o que moveu a compaixão da princesa, como sem dúvida moveu a beleza dele, v. 5, 6. Repare:

  1. São duros de coração, de fato, os que não têm uma terna compaixão pela infância desamparada. Quão comoventemente Deus representa a sua compaixão pelos israelitas em geral, considerados neste estado lastimável! Ezequiel 16:5, 6.

  2. É muito louvável, em pessoas de posição elevada, tomar conhecimento das angústias dos mais humildes e ser prestativas e caritativas com eles.

  3. O zelo de Deus por nós na nossa infância deve ser mencionado por nós muitas vezes, para louvor dele.

Ainda que não tenhamos sido expostos assim (e não o termos sido foi misericórdia de Deus), contudo muitos foram os perigos que nos cercaram na nossa infância, dos quais o Senhor nos libertou, Salmos 22:9, 10.

  1. Deus muitas vezes levanta amigos para o seu povo até mesmo entre os inimigos deles.

Faraó busca cruelmente a destruição de Israel, mas a própria filha dele caritativamente se compadece de uma criança hebreia; e não só isso, mas também, para além da intenção dela, preserva o libertador de Israel. Ó Senhor, como são maravilhosos os seus conselhos!

II. Moisés bem provido de uma boa ama, nada pior que a sua própria e querida mãe, vv. 7-9.

A filha de Faraó julga conveniente que ele tenha uma ama hebreia (pena que criança tão formosa fosse amamentada por uma moura negra).

E a irmã de Moisés, com arte e boa condução, introduz a mãe no lugar de ama, com grande vantagem para o menino, porque as mães são as melhores amas, e aquelas que recebem as bênçãos dos peitos junto com as do ventre não são justas se não as derem àqueles por causa de quem as receberam.

Foi também uma satisfação indizível para a mãe, que recebeu o seu filho como vida dentre os mortos, e agora podia desfrutá-lo sem medo.

O arrebatamento da alegria dela, nessa feliz virada, podemos supor que bastasse para denunciá-la como a verdadeira mãe (caso houvesse alguma suspeita disso) a um olho menos perspicaz que o de Salomão, 1 Reis 3:27.

III. Moisés elevado a filho da filha de Faraó (v. 10), cedendo nisto os pais dele talvez não só à necessidade, tendo-o criado para ela, mas também comprazendo-se demais com a honra assim feita ao seu filho, porque os sorrisos do mundo são tentações mais fortes que as suas carrancas, e mais difíceis de resistir.

A tradição dos judeus é que a filha de Faraó não tinha filho seu próprio, e que ela era a única filha do seu pai, de modo que, quando ele foi adotado como filho dela, ficou em boa posição para a coroa.

Seja como for, é certo que ficou em boa posição para os melhores cargos da corte a seu tempo, e enquanto isso teve a vantagem da melhor educação e dos melhores aperfeiçoamentos da corte.

Com a ajuda deles, tendo grande talento, tornou-se senhor de todo o saber lícito dos egípcios, Atos 7:22. Repare:

  1. A Providência às vezes se compraz em levantar o pobre do pó, para colocá-lo entre príncipes, Salmos 113:7, 8.

Muitos que, pelo seu nascimento, parecem marcados para a obscuridade e a pobreza, por desfechos surpreendentes da Providência são levados a sentar-se na cabeceira do mundo, para fazer os homens saberem que os céus dominam.

  1. Aqueles a quem Deus destina para grandes serviços, ele acha meios de qualificar e preparar de antemão.

Moisés, por ter a sua educação numa corte, é tanto mais apto para ser príncipe e rei em Jesurum; por ter a sua educação numa corte erudita (pois tal era então a egípcia), é tanto mais apto para ser historiador; e por ter a sua educação na corte do Egito, é tanto mais apto para ser empregado, em nome de Deus, como embaixador junto àquela corte.

IV. Moisés nomeado. Os judeus nos dizem que o pai dele, na sua circuncisão, o chamou de Joaquim, mas a filha de Faraó o chamou de Moisés, Tirado das águas, pois é isso que significa na língua egípcia.

O legislador judeu ser chamado por um nome egípcio é um feliz presságio para o mundo gentio, e dá esperanças daquele dia em que se dirá: “Bendito seja o Egito, meu povo”, Isaías 19:25.

E a sua instrução na corte foi arras do cumprimento daquela promessa, Isaías 49:23: “Os reis serão os teus pais de criação, e as rainhas as tuas mães de criação.”

Versículos 11 a 15

Moisés Abate um Egípcio; Repreende um Hebreu Contencioso. (a.C. 1533.)

Moisés já havia passado os primeiros quarenta anos da sua vida na corte de Faraó, preparando-se para a sua tarefa; e agora era tempo de entrar em ação:

I. Ele assume como sua e abraça com ousadia a causa do povo de Deus: “Quando Moisés cresceu, saiu a seus irmãos e olhou para as cargas deles”, v. 11.

A melhor exposição destas palavras nos vem de uma pena inspirada, Hebreus 11:24-26, onde nos é dito que com isso ele expressou:

  1. O seu santo desprezo pelas honras e pelos prazeres da corte egípcia; ele recusou “ser chamado filho da filha de Faraó”, pois saiu.

A tentação era de fato muito forte. Ele tinha uma boa oportunidade (como dizemos) de fazer fortuna, e também de ser prestimoso a Israel, com a influência que tinha na corte.

Ele estava obrigado, tanto por gratidão quanto por interesse, à filha de Faraó, e ainda assim obteve pela fé uma gloriosa vitória sobre a sua tentação.

Ele considerava muito mais honra e vantagem sua ser filho de Abraão do que ser filho da filha de Faraó.

  1. O seu terno cuidado pelos seus pobres irmãos na servidão, com os quais (embora pudesse facilmente tê-lo evitado) escolheu sofrer aflição.

Ele olhou para as cargas deles como quem não só se compadecia deles, mas também estava resolvido a arriscar-se com eles e, se fosse o caso, a arriscar-se em favor deles.

II. Ele dá uma amostra das grandes coisas que depois devia fazer em favor de Deus e do seu Israel em dois pequenos casos, relatados em particular por Estêvão (Atos 7:23, etc.).

Foi com o desígnio de mostrar como os pais deles sempre resistiram ao Espírito Santo (Atos 7:51), até mesmo em Moisés, quando primeiro apareceu como libertador deles, fechando de propósito os olhos contra esse raiar do dia da sua libertação.

Ele se via, sem dúvida, sob direção e impulso divinos no que fazia, e sentia que era de maneira extraordinária chamado por Deus para fazê-lo. Agora observe:

  1. Moisés devia depois ser empregado em ferir com pragas os egípcios pelos agravos que tinham feito ao Israel de Deus; e, como amostra disso, matou o egípcio que feria o hebreu (v. 11, 12).

Provavelmente era um dos capatazes egípcios, que ele encontrou maltratando o seu escravo hebreu, parente (como alguns pensam) de Moisés, homem da mesma tribo.

Foi por autorização especial do Céu (o que não constitui precedente em casos comuns) que Moisés abateu o egípcio e resgatou o seu irmão oprimido.

A tradição dos judeus é que ele não o abateu com arma alguma, mas, como Pedro abateu Ananias e Safira, com a palavra da sua boca.

O fato de escondê-lo na areia significava que depois Faraó e todos os seus egípcios seriam, sob o domínio da vara de Moisés, sepultados na areia do mar Vermelho.

O zelo que teve em executar esta justiça em particular, quando ninguém via, foi um traço de prudência e cautela necessárias, sendo aquilo apenas um ensaio; e talvez a sua fé fosse ainda fraca, e o que fez foi feito com alguma hesitação.

Os que chegam a ser de grande fé começaram, ainda assim, com pouca, e a princípio falaram tremendo.

  1. Moisés devia depois ser empregado em governar Israel e, como amostra disto, nós o temos aqui tentando pôr fim a uma controvérsia entre dois hebreus, na qual é forçado (como fez depois por quarenta anos) a suportar os modos deles. Observe aqui:

(1.) A infeliz desavença que Moisés observou entre dois hebreus, v. 13. Não consta qual foi a ocasião; mas, fosse qual fosse, era certamente muito inoportuno que hebreus contendessem uns com os outros quando estavam todos oprimidos e governados com rigor pelos egípcios.

Não levavam eles pancada bastante da parte dos egípcios, para ainda terem de bater uns nos outros? Repare:

[1.] Até mesmo os sofrimentos em comum nem sempre unem uns aos outros os que professam ser povo de Deus, tanto quanto seria razoável esperar.

[2.] Quando Deus levanta instrumentos de salvação para a igreja, eles encontrarão bastante que fazer, não só com egípcios opressores, para refreá-los, mas também com israelitas briguentos, para reconciliá-los.

(2.) O modo que ele tomou de tratar com eles: marcou aquele que causava a divisão, aquele que fazia o mal, e argumentou brandamente com ele: “Por que feres o teu companheiro?”

O egípcio ofensor foi morto, o hebreu ofensor foi apenas repreendido; porque o que o primeiro fez vinha de uma malícia enraizada, e o que o segundo fez, podemos supor, foi só por uma provocação repentina.

O Deus sábio faz, e, conforme o exemplo dele, todos os governantes sábios fazem, diferença entre um ofensor e outro, segundo as diversas qualidades da mesma ofensa.

Moisés se esforçou por torná-los amigos, um bom ofício; assim encontramos Cristo censurando muitas vezes as contendas dos seus discípulos (Lucas 9:46, etc.; Lucas 22:24, etc.), porque ele era profeta semelhante a Moisés, profeta que cura, pacificador, que visitou os seus irmãos com o desígnio de abater todas as inimizades.

A censura que Moisés deu nesta ocasião ainda pode ser útil: “Por que feres o teu companheiro?”

Repare: ferir os nossos companheiros é mau em qualquer um, especialmente em hebreus — ferir com a língua ou com a mão, seja por via de perseguição, seja por via de contenda e disputa.

Considere a pessoa que você fere: é o seu companheiro, seu companheiro como criatura, seu companheiro cristão; é o seu companheiro de serviço, seu companheiro no sofrimento.

Considere a causa: “Por que feres?” Talvez não seja por causa nenhuma, ou por nenhuma causa justa, ou por nenhuma que valha a pena mencionar.

(3.) O mau êxito da sua tentativa (v. 14): ele disse: “Quem te fez príncipe?” Aquele que fazia o mal assim se desaveio com Moisés; a parte lesada, ao que parece, estava bastante inclinada à paz, mas o malfeitor era assim melindroso.

Repare: é sinal de culpa ser impaciente com a censura; e muitas vezes é mais fácil persuadir o lesado a suportar o incômodo de sofrer o mal do que o ofensor a suportar o convencimento de ter feito o mal. 1 Coríntios 6:7, 8.

Foi uma censura muito sábia e branda a que Moisés deu a este hebreu briguento, mas ele não a pôde suportar: escoiceou contra os aguilhões (Atos 9:5) e cruzou perguntas com quem o censurava.

[1.] Ele contesta a autoridade dele: “Quem te fez príncipe?” Um homem não precisa de grande autoridade para dar uma censura amiga; é um ato de bondade. Mas este homem faz questão de interpretá-la como ato de domínio, e apresenta quem o censura como imperioso e arrogante.

Assim, quando as pessoas não gostam de um bom discurso, ou de uma advertência oportuna, chamam aquilo de pregação, como se um homem não pudesse falar uma palavra em favor de Deus e contra o pecado sem tomar demais sobre si.

Contudo Moisés era de fato príncipe e juiz, e sabia disso, e pensou que os hebreus teriam entendido e se juntariam a ele; mas eles se puseram diante da própria luz e o repeliram, Atos 7:25, 27.

[2.] Ele o repreende pelo que tinha feito ao matar o egípcio: “Tencionas matar-me?” Veja que interpretações baixas a malícia dá às melhores palavras e ações.

Moisés, por censurá-lo, é acusado sem mais de ter o desígnio de matá-lo. Um ataque ao seu pecado foi interpretado como ataque à sua vida, e o fato de ter matado o egípcio foi julgado suficiente para justificar a suspeita, como se Moisés não fizesse diferença entre um egípcio e um hebreu.

Se Moisés, para fazer justiça a um hebreu lesado, tinha posto a sua vida na mão e abatido um egípcio, esse hebreu devia por isso ter-se submetido a Moisés, não só como amigo dos hebreus, mas também como amigo que tinha poder e zelo mais que comuns.

Mas ele lhe atira na cara como crime aquilo que foi feito com bravura e era destinado a servir de amostra da libertação prometida.

Se os hebreus tivessem entendido a indireta e vindo a Moisés como seu cabeça e capitão, é provável que tivessem sido libertados então; mas, desprezando o seu libertador, a libertação deles foi justamente adiada e a sua servidão prolongada por quarenta anos, assim como depois o desprezo deles por Canaã os deixou fora dela por mais quarenta anos.

“Eu quis, e vós não quisestes.” Repare: os homens não sabem o que fazem, nem quão inimigos são do seu próprio interesse, quando resistem e desprezam censuras e censores fiéis.

Quando os hebreus contenderam com Moisés, Deus o mandou embora para Midiã, e eles nunca mais ouviram falar dele por quarenta anos; assim as coisas que pertenciam à sua paz foram escondidas dos seus olhos, porque não conheceram o dia da sua visitação.

Quanto a Moisés, podemos ver isso como grande abatimento e desânimo para ele. Ele estava agora escolhendo sofrer aflição com o povo de Deus e abraçando o descrédito de Cristo; e agora, logo no seu primeiro passo, encontrar esta aflição e este descrédito da parte deles foi uma prova muito dura da sua resolução.

Ele poderia ter dito: “Se este é o espírito dos hebreus, voltarei para a corte e serei filho da filha de Faraó.”

Repare: Primeiro, temos de nos guardar de ficar com preconceito contra os caminhos e o povo de Deus por causa das tolices e do mau humor de algumas pessoas em particular que professam religião.

Segundo, não é coisa nova que os melhores amigos da igreja encontrem muita oposição e desânimo nas suas tentativas de curar e salvar, até mesmo da parte dos filhos da sua própria mãe.

O próprio Cristo foi tido em nada pelos edificadores, e continuamente é rejeitado por aqueles a quem quer salvar.

(4.) A fuga de Moisés para Midiã, em consequência. A afronta que lhe foi feita, até aqui, veio a ser bondade para com ele: deu-lhe a entender que o seu ter matado o egípcio fora descoberto, e assim teve tempo de escapar.

De outro modo a cólera de Faraó poderia tê-lo surpreendido e eliminado. Repare: Deus pode sobrepor-se até à contenda das línguas, de modo a, de um jeito ou de outro, tirar dela bem para o seu povo.

Foi levada a Faraó a informação (e ainda bem se não foi levada pelo próprio hebreu a quem Moisés censurou) de que ele matara o egípcio; imediatamente saem mandados para a prisão de Moisés, o que o obrigou a cuidar da própria segurança, fugindo para a terra de Midiã, v. 15.

[1.] Moisés fez isso por um zelo prudente pela sua própria vida.

Se este é o seu abandono do Egito a que o apóstolo se refere como feito pela fé (Hebreus 11:27), isso nos ensina que, quando estivermos, em qualquer tempo, em tribulação e perigo por cumprir o nosso dever, a graça da fé nos será de bom uso ao tomarmos os métodos próprios para a nossa preservação.

Contudo ali é dito que ele não temeu a cólera do rei; aqui é dito que temeu, v. 14. Ele não temeu com um temor de desconfiança e espanto, que enfraquece e tem tormento, mas com um temor de diligência, que o avivou a tomar aquele caminho que a Providência lhe abriu para a sua própria preservação.

[2.] Deus ordenou isso para fins sábios e santos. As coisas ainda não estavam maduras para a libertação de Israel: a medida da iniquidade do Egito ainda não estava cheia.

Os hebreus não estavam suficientemente humilhados, nem tinham ainda aumentado até a multidão que Deus destinara; Moisés deve ser ainda mais preparado para o serviço, e por isso é orientado a retirar-se por ora, até que viesse o tempo de favorecer Israel, sim, o tempo determinado.

Deus guiou Moisés a Midiã porque os midianitas eram da semente de Abraão e conservavam entre si o culto do verdadeiro Deus, de modo que ele pudesse ter entre eles uma estabilidade não só segura, mas também confortável.

E por este país ele devia depois conduzir Israel; e com este país (para que o fizesse melhor) tinha agora oportunidade de familiarizar-se.

Para cá ele veio e se assentou junto a um poço, cansado e pensativo, sem saber que rumo tomar, esperando ver para que lado a Providência o dirigiria.

Era uma grande mudança para ele, pois ainda no outro dia estava à vontade na corte de Faraó: assim Deus provou a sua fé, e ela foi achada para louvor e honra.

Versículos 16 a 22

O Casamento de Moisés. (a.C. 1533.)

Moisés alcança aqui estabilidade em Midiã, assim como o seu pai Jacó a alcançara na Síria, Gênesis 29:2, etc.

E estes dois exemplos devem nos animar a confiar na Providência e a segui-la. Desfechos que parecem sem importância e puramente acidentais depois parecem ter sido destinados pela sabedoria de Deus a propósitos muito bons e de grande importância para o seu povo.

Uma ocorrência casual e passageira tem produzido, às vezes, as maiores e mais felizes viradas da vida de um homem. Observe:

I. A respeito das sete filhas de Reuel, o sacerdote, ou príncipe, de Midiã:

  1. Eram humildes e muito laboriosas, conforme era a ocupação do país: tiravam água para o rebanho do seu pai, v. 16.

Se o pai delas era príncipe, isso nos ensina que mesmo os que nasceram em posição honrada, e têm posição elevada e distinção no seu país, devem ainda assim aplicar-se a algum negócio útil, e fazer com toda a sua força o que a sua mão encontrar para fazer. A ociosidade não pode ser honra para ninguém.

Se o pai delas era sacerdote, isso nos ensina que os filhos dos ministros devem, de modo especial, ser exemplos de humildade e de laboriosidade.

  1. Eram recatadas, e não quiseram convidar aquele egípcio desconhecido a ir com elas para casa (embora ele fosse bonito e um grande cortesão), até que o seu pai mandasse chamá-lo. O recato é o ornamento da mulher.

II. A respeito de Moisés. Ele foi tomado por egípcio (v. 19); e os estrangeiros têm de se contentar em ser objeto de equívoco; mas é digno de nota:

  1. Quão pronto ele estava para ajudar as filhas de Reuel a dar de beber aos seus rebanhos. Embora criado nos estudos e na corte, sabia contudo pôr a mão num ofício como este quando havia ocasião; nem tinha aprendido dos egípcios a desprezar pastores.

Repare: os que tiveram educação liberal não devem, ainda assim, ser estranhos ao trabalho servil, porque não sabem em que necessidade a Providência pode pô-los de trabalhar para si mesmos, nem que oportunidade a Providência pode lhes dar de serem prestimosos para com outros.

Estas jovens, ao que parece, encontraram alguma oposição na sua ocupação, mais do que elas e os seus servos podiam vencer; os pastores de algum príncipe vizinho, como alguns pensam, ou alguns sujeitos ociosos que se diziam pastores, tocaram para longe os rebanhos delas.

Mas Moisés, embora melancólico e angustiado, levantou-se e as ajudou, não só a se livrar dos pastores, mas também, feito isso, a dar de beber aos rebanhos.

Ele fez isso não só por deferência às filhas de Reuel (ainda que isso também lhe ficasse muito bem), mas também porque, onde quer que estivesse, conforme a ocasião se oferecia:

(1.) Ele gostava de fazer justiça e de aparecer em defesa dos que via serem lesados, o que todo homem deve fazer até onde estiver no poder da sua mão fazê-lo.

(2.) Ele gostava de fazer o bem. Onde quer que a Providência de Deus nos lance, devemos desejar e nos esforçar por ser úteis; e, quando não podemos fazer o bem que gostaríamos, temos de estar prontos a fazer o bem que podemos. E aquele que é fiel no pouco será encarregado de mais.

  1. Quão bem ele foi pago pela sua prestimosidade. Quando as jovens deram conhecimento ao seu pai das bondades que tinham recebido daquele estrangeiro, ele mandou convidá-lo à sua casa e lhe deu grande apreço, v. 20.

Assim Deus recompensará as bondades que a qualquer tempo se mostrem aos seus filhos; de modo nenhum perderão a sua recompensa.

Moisés logo se recomendou à estima e à boa afeição deste príncipe de Midiã, que o acolheu em sua casa e, com o correr do tempo, deu-lhe em casamento uma das suas filhas (v. 21), da qual teve um filho, a quem chamou Gérson, estrangeiro ali (v. 22), para que, se algum dia Deus lhe desse um lar seu próprio, ele guardasse na lembrança a terra em que fora estrangeiro.

Ora, esta estabilidade de Moisés em Midiã foi destinada pela Providência:

(1.) Para abrigá-lo por ora. Deus achará esconderijos para o seu povo no dia da sua angústia; ou melhor, ele mesmo lhes será um pequeno santuário, e os porá em segurança, ou debaixo do céu ou no céu.

(2.) Mas também foi destinada a prepará-lo para os grandes serviços a que ainda estava destinado.

O seu modo de vida em Midiã, onde apascentava o rebanho do seu sogro (não tendo nenhum seu próprio para apascentar), lhe seria de proveito:

[1.] Para acostumá-lo às agruras e à pobreza, para que aprendesse tanto a passar falta quanto a ter abundância. Aqueles a quem Deus tenciona exaltar, ele primeiro humilha.

[2.] Para acostumá-lo à contemplação e à devoção. O Egito o dotou como erudito, cavalheiro, estadista, soldado, dotes todos que depois lhe seriam úteis; mas ainda assim faltava-lhe uma coisa, na qual a corte do Egito não podia favorecê-lo.

Aquele que devia fazer tudo por revelação divina tinha de saber, por longa experiência, o que era viver uma vida de comunhão com Deus; e nisso ele seria grandemente ajudado pela solidão e pelo retiro da vida de pastor em Midiã.

Pela sua formação no Egito ele foi preparado para governar em Jesurum, mas pela sua vida retirada em Midiã foi preparado para ter comunhão com Deus no monte Horebe, perto do qual passara boa parte do seu tempo.

Os que sabem o que é estar a sós com Deus em exercícios santos conhecem deleites melhores do que Moisés jamais provou na corte de Faraó.

Versículos 23 a 25

O Clamor dos Israelitas Oprimidos. (a.C. 1491.)

Aqui está:

  1. A continuação da servidão dos israelitas no Egito, v. 23. Provavelmente o assassinato dos seus recém-nascidos não continuou; essa parte da aflição deles acompanhou apenas o tempo diretamente ligado ao nascimento de Moisés, e serviu para assinalá-lo.

Os egípcios agora estavam contentes com o aumento deles, vendo que o Egito se enriquecia com o trabalho deles; contanto que os tivessem por escravos, não se importavam com quantos fossem.

Nisso, portanto, estavam empenhados: em mantê-los todos na lida e em tirar do trabalho deles o melhor proveito que pudessem.

Quando um faraó morria, outro se levantava em seu lugar, governado pelas mesmas máximas, e era tão cruel com Israel quanto os seus predecessores.

Se às vezes havia um pouco de afrouxamento, contudo a servidão imediatamente revivia com tanto rigor quanto antes. E provavelmente, assim como quanto mais Israel era oprimido mais se multiplicava, assim quanto mais se multiplicava mais era oprimido.

Repare: às vezes Deus permite que a vara dos ímpios repouse por muito tempo e com muito peso sobre a sorte dos justos.

Se Moisés, em Midiã, alguma vez começava a pensar quanto melhor poderia ter sido a sua condição se tivesse ficado entre os cortesãos, devia por conta própria pensar também nisto: quanto pior teria sido se tivesse tido a sua sorte com os irmãos.

Era grande rebaixamento para ele estar apascentando ovelhas em Midiã, mas antes assim do que fazer tijolos no Egito. A consideração das aflições dos nossos irmãos ajudaria a nos reconciliar com as nossas.

  1. O prefácio da libertação deles, enfim:

(1.) Eles clamaram, v. 23. Agora, enfim, começaram a pensar em Deus debaixo das suas tribulações, e a voltar-se para ele, deixando os ídolos a que haviam servido, Ezequiel 20:8.

Até então tinham se irritado com os instrumentos da sua tribulação, mas Deus não estava em todos os seus pensamentos. Assim, “os hipócritas de coração acumulam cólera; não clamam quando ele os ata”, Jó 36:13. Mas antes de Deus os desatar, ele pôs no coração deles que clamassem a ele, como se explica em Números 20:16.

Repare: é bom sinal de que Deus está vindo em nossa direção com libertação quando ele nos inclina e nos capacita a clamar a ele por ela.

(2.) Deus ouviu, v. 24, 25. O nome de Deus está aqui enfaticamente anteposto a quatro expressões diferentes de uma intenção bondosa para com eles:

[1.] “Deus ouviu o gemido deles”; isto é, fez ver que reparava nas queixas deles.

Os gemidos dos oprimidos clamam alto aos ouvidos do Deus justo, a quem pertence a vingança, especialmente os gemidos do Israel espiritual de Deus.

Ele conhece os fardos debaixo dos quais eles gemem e as bênçãos por que gemem, e que o bendito Espírito, por esses gemidos, intercede neles.

[2.] “Deus se lembrou da sua aliança”, que parecia ter esquecido, mas da qual está sempre lembrado. Era para isso que Deus olhava, e não para algum mérito deles, no que fez em favor deles. Veja Levítico 26:42.

[3.] “Deus olhou para os filhos de Israel”. Moisés olhou para eles e teve pena deles (v. 11); mas agora Deus olhou para eles e os socorreu.

[4.] Deus teve consideração por eles, uma consideração favorável para com eles como seus próprios.

A repetição frequente do nome de Deus aqui dá a entender que agora devemos esperar algo grande: Opus Deo dignum — uma obra digna de Deus.

Os seus olhos, que correm de um lado para outro pela terra, estão agora fixos em Israel, para mostrar-se forte, para mostrar-se um Deus em favor deles.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra