Êxodo 18
Argumento
Este capítulo trata do próprio Moisés e dos assuntos da sua própria família:
I. Jetro, o seu sogro, traz a Moisés a sua esposa e os seus filhos, vv. 1-6.
II. Moisés recebe o seu sogro com grande respeito (v. 7), com bom discurso (vv. 8-11), com um sacrifício e um banquete, v. 12.
III. Jetro o aconselha sobre a condução do seu trabalho como juiz em Israel, a tomar juízes inferiores para ajudá-lo (vv. 13-23); e Moisés, algum tempo depois, segue o seu conselho (vv. 24-26), e assim se separam, v. 27.
Versículos 1 a 6
A Visita de Jetro a Moisés. (a.C. 1491.)
Pode-se muito bem admitir que este episódio aconteceu onde está posto aqui, antes da entrega da lei, e não, como alguns o situam, em ligação com o que está registrado em Números 10:11, 29, etc.
Sacrifícios eram oferecidos antes; nos que são mencionados aqui (v. 12) é observável que se diz que Jetro os toma, não Arão.
E quanto ao conselho de Jetro para que Moisés constituísse juízes sob a sua autoridade, ainda que se dê a entender (v. 13) que a ocasião em que ele deu esse conselho foi no dia seguinte, disso não se segue que o acerto desse assunto por Moisés não pudesse ter sido algum tempo depois, quando a lei foi dada, como está posto em Deuteronômio 1:9.
É claro que o próprio Jetro não queria que ele fizesse essa alteração no governo antes de ter recebido instruções de Deus a respeito (v. 23), o que só se deu algum tempo depois. Jetro vem:
I. Para congratular-se pela felicidade de Israel, e em particular pela honra de Moisés, seu genro; e agora Jetro se considera bem pago por toda a benevolência que mostrara a Moisés na sua aflição, e a sua filha mais bem casada do que ele poderia ter esperado.
Jetro não podia deixar de ouvir aquilo de que todo o país ressoava: as gloriosas aparições de Deus em favor do seu povo Israel (v. 1); e ele vem indagar e informar-se mais plenamente a respeito (veja Salmos 111:2), e alegrar-se com eles como quem tinha verdadeiro respeito tanto por eles quanto pelo Deus deles.
Ainda que ele, como midianita, não devesse ter parte com eles na terra prometida, contudo teve parte com eles na alegria do livramento deles.
Podemos assim fazer nossos os consolos dos outros, tendo prazer, como Deus tem, na prosperidade dos justos.
II. Para trazer a Moisés a sua esposa e os seus filhos.
Ao que parece, ele os havia mandado de volta, provavelmente da hospedaria onde a aversão da sua esposa à circuncisão do filho dela quase lhe custou a vida (Êxodo 4:25); temendo que viessem a ser mais um estorvo, mandou-os para a casa do seu sogro.
Ele previa os desânimos que provavelmente encontraria na corte de Faraó, e por isso não quis levar nenhum consigo na sua própria família.
Ele era daquela tribo que disse ao seu pai: “Não o conheci”, quando havia serviço a ser feito para Deus, Deuteronômio 33:9.
Assim os discípulos de Cristo, quando deviam sair numa expedição não muito diferente da de Moisés, deviam deixar esposa e filhos, Mateus 19:29.
Mas, ainda que pudesse haver motivo para a separação que houve por um tempo entre Moisés e a sua esposa, contudo eles tinham de se juntar de novo assim que pudessem com alguma comodidade. É a lei da relação. Vocês, maridos, vivam com as suas esposas, 1 Pedro 3:7.
Jetro, podemos supor, gostava da companhia da sua filha e era afeiçoado aos filhos dela; contudo, não quis retê-la longe do seu marido, nem a eles longe do seu pai, v. 5, 6.
Moisés tinha de ter a sua família consigo, para que, enquanto governava a igreja de Deus, desse bom exemplo de prudência no governo da família, 1 Timóteo 3:5.
Moisés tinha agora posta sobre si grande medida tanto de honra quanto de preocupação, e era conveniente que a sua esposa estivesse com ele para ter parte com ele nas duas coisas.
Repara-se nos nomes significativos dos seus dois filhos:
- O mais velho foi chamado de Gérson (v. 3), estrangeiro, tencionando Moisés com isso não só um memorial da sua própria condição, mas também um lembrete ao seu filho da condição dele: porque somos todos estrangeiros sobre a terra, como o foram todos os nossos pais.
Moisés teve um tio-avô de nome quase igual, Gérson, estrangeiro; pois, ainda que ele tivesse nascido em Canaã (Gênesis 46:11), ainda assim até ali os patriarcas se confessavam estrangeiros.
- Ao outro ele chamou de Eliézer (v. 4), “Meu Deus é socorro”, como traduzimos; olha para trás, para o seu livramento de Faraó, quando ele escapou, depois de abater o egípcio.
Mas, se este era (como alguns pensam) o filho que foi circuncidado na hospedaria enquanto ele ia a caminho, eu preferiria traduzi-lo de modo a olhar para a frente, o que o original admite: “O Senhor é o meu socorro, e me livrará da espada de Faraó” — espada que ele tinha motivo para esperar que fosse desembainhada contra ele quando estava indo tirar Israel da servidão.
Repare: quando estamos empreendendo algum serviço difícil para Deus e para a nossa geração, é bom para nós animar-nos em Deus como o nosso socorro: aquele que livrou livra e livrará.
Versículos 7 a 12
Observe aqui:
I. A saudação afetuosa que houve entre Moisés e o seu sogro, v. 7. Embora Moisés fosse profeta do Senhor, um grande profeta, e rei em Jesurum, ainda assim mostrou um respeito muito humilde ao seu sogro.
Por mais que Deus, na sua providência, tenha por bem nos elevar, temos de ter como dever de consciência dar honra a quem honra é devida, e nunca olhar com desdém para os nossos parentes pobres.
Os que estão no alto do favor de Deus não ficam por isso dispensados do dever que devem aos homens, nem isso os justificará num porte pomposo e altivo.
Moisés saiu ao encontro de Jetro, prestou-lhe homenagem e o beijou. A religião não destrói as boas maneiras. Perguntaram um ao outro pelo seu bem-estar.
Até os afetuosos “como vai você?” que passam entre eles são reparados, como expressões e acréscimos do amor e da amizade mútuos.
II. A narrativa que Moisés deu ao seu sogro das grandes coisas que Deus tinha feito em favor de Israel, v. 8. Uma das coisas por que Jetro veio foi esta: saber mais plena e particularmente aquilo de que tinha ouvido o relato geral.
Repare: a conversa a respeito das obras maravilhosas de Deus é conversa proveitosa; é boa, e serve para edificar, Salmos 105:2. Compare com Salmos 145:11, 12.
Pedir e dar notícias, e discorrer sobre elas, não são apenas um entretenimento permitido da conversa, mas podem ser voltados para muito bom proveito, ao reparar na providência de Deus, e nas operações e tendências dessa providência, em todos os acontecimentos.
III. As impressões que esta narrativa causou em Jetro:
- Ele congratulou o Israel de Deus: “Jetro alegrou-se”, v. 9. Ele não se alegrou apenas com a honra feita ao seu genro, mas também com toda a bondade feita a Israel, v. 9.
Repare: as bênçãos públicas são a alegria dos espíritos públicos. Enquanto os próprios israelitas murmuravam, apesar de toda a bondade de Deus para com eles, aqui estava um midianita se alegrando.
Não foi a única vez que a fé dos gentios envergonhou a incredulidade dos judeus; veja Mateus 8:10. Os que estavam de fora ficaram mais tocados com os favores que Deus tinha mostrado a Israel do que os que os receberam.
- Ele deu a glória ao Deus de Israel (v. 10): “Bendito seja Jeová” (pois é por esse nome que ele agora é conhecido), “que vos livrou, Moisés e Arão, da mão de Faraó, de modo que, embora ele tencionasse a vossa morte, não pôde efetuá-la, e pelo vosso ministério livrou o povo.”
Repare: de tudo aquilo de que temos a alegria, Deus tem de ter o louvor.
- A sua fé foi por isso confirmada, e ele tomou esta ocasião para fazer dela uma profissão solene: “Agora sei que Jeová é maior que todos os deuses”, v. 11.
Observe: (1.) A matéria da sua fé: que o Deus de Israel é maior que todos os que se arrogam a divindade, todas as deidades falsas e falsificadas, que usurpam honras divinas; ele os silencia, os subjuga, e é forte demais para todos eles, e portanto ele mesmo é o único Deus vivo e verdadeiro.
Ele é também mais alto que todos os príncipes e potentados (que são chamados de deuses), e tem tanto uma autoridade incontestável sobre eles quanto um poder irresistível para controlá-los e sobrepor-se a eles; ele os maneja todos como lhe apraz, e ganha honra sobre eles, por maiores que sejam.
(2.) A confirmação e o acréscimo da sua fé: “Agora sei”; ele já sabia antes, mas agora sabia melhor; a sua fé cresceu até uma plena certeza, com esta nova evidência.
Fecham obstinadamente os olhos contra a luz mais clara os que não sabem que o Senhor é maior que todos os deuses.
(3.) O fundamento e a razão sobre que a edificou: “Porque naquilo em que eles trataram com soberba” — os magos, e os ídolos que os egípcios adoravam, ou Faraó e os seus grandes (eles tanto se opuseram a Deus quanto se puseram em rivalidade com ele) —, “ele foi acima deles”.
Os magos foram confundidos, os ídolos abalados, Faraó humilhado, os seus poderes quebrados, e, apesar de todas as suas confederações, o Israel de Deus foi resgatado das mãos deles.
Repare: mais cedo ou mais tarde, Deus se mostrará acima dos que, com os seus tratos soberbos, contendem com ele. Quem se exalta contra Deus será abatido.
IV. As expressões da sua alegria e gratidão. Tiveram comunhão um com o outro tanto num banquete quanto num sacrifício, v. 12.
Jetro, sendo sincero nos interesses de Israel, foi alegremente admitido, embora midianita, ao convívio com Moisés e os anciãos de Israel, visto que ele também era filho de Abraão, ainda que de uma casa mais nova.
- Uniram-se num sacrifício de ação de graças: Jetro tomou holocaustos para Deus, e provavelmente os ofereceu ele mesmo, pois era sacerdote em Midiã, e adorador do Deus verdadeiro, e o sacerdócio ainda não estava estabelecido em Israel.
Repare: a amizade mútua é santificada pelo culto em conjunto. É coisa muito boa que parentes e amigos, ao se reunirem, se unam no sacrifício espiritual de oração e louvor, como os que se encontram em Cristo, o centro da unidade.
- Uniram-se num banquete de alegria, um banquete sobre o sacrifício. Moisés, nesta ocasião, convidou os seus parentes e amigos para uma recepção na sua própria tenda, costume louvável entre amigos, e que o próprio Cristo não só autorizou, mas também recomendou, ao aceitar tais convites.
Foi um banquete comedido: comeram pão; este pão, podemos supor, era maná. Jetro tinha de ver e provar aquele pão do céu, e, embora gentio, é tão bem-vindo a ele quanto qualquer israelita; os gentios continuamente o são para Cristo, o pão da vida.
Foi um banquete guardado à maneira piedosa: comeram pão diante de Deus, sobriamente, com gratidão, no temor de Deus; e a conversa deles à mesa era tal como convém aos santos.
Assim devemos comer e beber para a glória de Deus, comportando-nos às nossas mesas como os que creem que o olho de Deus está sobre nós.
Versículos 13 a 27
O Conselho de Jetro a Moisés. (a.C. 1491.)
Aqui está:
I. O grande zelo e a diligência de Moisés como magistrado:
- Tendo sido empregado para redimir Israel da casa da servidão, nisto ele é mais um tipo de Cristo: que é empregado como legislador e juiz entre eles.
(1.) Ele devia responder às consultas, dar-lhes a conhecer a vontade de Deus nos casos duvidosos, e explicar as leis de Deus que já lhes tinham sido dadas, a respeito do sábado, do maná, etc., além das leis da natureza, relativas tanto à piedade quanto à equidade, v. 15.
Eles vinham consultar a Deus; e feliz era para eles ter tal oráculo a consultar. Muitas vezes estamos prontos a desejar que tivéssemos alguma via tão certa de conhecer a mente de Deus, quando não sabemos o que fazer.
Moisés foi fiel tanto àquele que o designou quanto aos que o consultavam, e lhes fazia conhecer os estatutos de Deus e as suas leis, v. 16. O seu trabalho não era fazer leis, mas dar a conhecer as leis de Deus; o seu lugar era apenas o de servo.
(2.) Ele devia decidir controvérsias e determinar as questões em litígio, julgando entre um homem e o seu próximo, v. 16.
E, se o povo era tão dado a desavenças uns com os outros quanto era com Deus, sem dúvida ele tinha um grande número de causas trazidas diante de si, e tanto mais porque os seus julgamentos não lhes custavam nada, nem a lei lhes saía cara.
Quando houve uma desavença no Egito, e Moisés quis reconciliar os contendores, eles perguntaram: “Quem te pôs por príncipe e juiz?” Mas agora estava fora de disputa que Deus o tinha feito assim; e humildemente se dedicam àquele que então tinham rejeitado com soberba.
- Tal era o trabalho a que Moisés foi chamado, e parece que o fez:
(1.) Com grande ponderação, o que, alguns pensam, está insinuado na sua postura: ele “assentou-se para julgar” (v. 13), composto e tranquilo.
(2.) Com grande condescendência para com o povo, que estava de pé junto dele, v. 14. Ele era muito fácil de acesso; o mais humilde israelita era bem-vindo para trazer, ele mesmo, a sua causa diante dele.
(3.) Com grande constância e assiduidade na aplicação:
[1.] Embora Jetro, o seu sogro, estivesse com ele, o que poderia ter-lhe dado bom pretexto para umas férias (ele poderia ter suspendido o tribunal naquele dia, ou ao menos tê-lo encurtado), ainda assim ele se assentou, no próprio dia seguinte à chegada dele, desde a manhã até a tarde.
Repare: o trabalho necessário tem de sempre ter precedência sobre as atenções de cerimônia. É cortesia grande demais para com os nossos amigos preferir o desfrute da companhia deles ao nosso dever para com Deus, que deve ser feito, sem que, no entanto, o outro fique por fazer.
[2.] Embora Moisés estivesse elevado a grande honra, nem por isso descansou e lançou sobre outros o peso da preocupação e do trabalho; não: ele julgava que o seu cargo, em vez de dispensá-lo do serviço, o tornava mais obrigatório para ele.
Pensam de si mesmos acima do que convém aqueles que julgam estar abaixo deles fazer o bem. É honra até dos próprios anjos prestarem serviço.
[3.] Embora o povo o tivesse provocado, e estivesse pronto a apedrejá-lo (Êxodo 17:4), ainda assim continuava a fazer-se servo de todos. Repare: embora outros falhem no dever que têm para conosco, nem por isso devemos descuidar do nosso para com eles.
[4.] Embora fosse homem idoso, ainda assim se ateve ao seu trabalho da manhã à noite, e fazia disso o seu alimento e a sua bebida.
Deus lhe tinha dado grande força tanto de corpo quanto de mente, o que o habilitava a atravessar uma grande quantidade de trabalho com facilidade e prazer; e, para ânimo de outros a gastar e ser gastos no serviço de Deus, ficou provado que, depois de todos os seus labores, a sua força natural não estava diminuída.
Os que esperam no Senhor e no seu serviço renovarão as suas forças.
II. A grande prudência e ponderação de Jetro como amigo:
- Ele desaprovou o método que Moisés adotou, e teve liberdade bastante com ele para lhe dizer isso, v. 14, 17, 18.
Ele julgava que era trabalho demais para Moisés empreender sozinho, que seria prejuízo à sua saúde e fadiga grande demais para ele, e também que tornaria a administração da justiça cansativa para o povo; e por isso lhe diz sem rodeios: “Não é bom.”
Repare: pode haver excesso até no bem fazer, e por isso o nosso zelo tem de ser sempre governado pela discrição, para que o nosso bem não seja infamado.
A sabedoria é proveitosa para dirigir, para que não nos contentemos com menos que o nosso dever nem nos sobrecarreguemos com aquilo que está além das nossas forças.
- Ele o aconselhou a um modelo de governo que melhor correspondesse à intenção, que era esta:
(1.) Que ele reservasse para si todos os requerimentos a Deus (v. 19): “Sê tu por eles para com Deus”. Essa era uma honra que não convinha que nenhum outro partilhasse com ele, Números 12:6-8. Também tudo o que dissesse respeito a toda a congregação em geral devia passar pela sua mão, v. 20.
Mas, (2.) Que ele designasse juízes nas diversas tribos e famílias, que julgassem as causas entre homem e homem, e as decidissem, o que se faria com menos ruído, e mais presteza, do que na assembleia geral em que o próprio Moisés presidia.
Assim eles deviam ser governados como nação por um rei como supremo, e por magistrados inferiores enviados e comissionados por ele, 1 Pedro 2:13, 14.
Assim muitas mãos tornariam o trabalho leve, as causas seriam ouvidas mais cedo, e o povo aliviado por ver a justiça assim trazida às portas das suas tendas.
Contudo, (3.) Podia caber recurso, se houvesse justa causa para isso, desses tribunais inferiores ao próprio Moisés; ao menos se os próprios juízes não soubessem o que fazer: “Todo negócio grande eles trarão a ti”, v. 22.
Assim aquele grande homem prestaria tanto mais serviço por ser empregado apenas nos grandes negócios.
Repare: aqueles cujos dons e posições são os mais eminentes podem contudo ser grandemente ajudados na sua obra pela assistência dos que lhes são em tudo inferiores, e a quem por isso não devem desprezar. A cabeça tem necessidade das mãos e dos pés, 1 Coríntios 12:21.
Os grandes homens não devem apenas, de sua parte, procurar ser úteis, mas também maquinar como tornar outros úteis, conforme a capacidade deles.
Tal é o conselho de Jetro, pelo qual parece que, embora Moisés o excedesse em profecia, ele excedia a Moisés na arte de governar. Contudo:
- Ele acrescenta duas ressalvas ao seu conselho:
(1.) Que grande zelo se tivesse na escolha das pessoas que fossem admitidas a esse encargo (v. 21): eles devem ser “homens capazes”, etc. Era necessário que fossem homens do melhor caráter possível:
[1.] Quanto ao juízo e à resolução: “homens capazes”, homens de bom senso, que entendessem de negócios, e homens ousados, que não se deixassem intimidar por carrancas ou clamores. Cabeças claras e corações valentes fazem bons juízes.
[2.] Quanto à piedade e à religião: “tais que temam a Deus”, que creiam que há um Deus acima deles, cujo olho está sobre eles, a quem devem prestar contas, e de cujo juízo têm temor.
Homens de consciência, que não ousam fazer coisa vil, ainda que pudessem fazê-la com todo o sigilo e toda a segurança. O temor de Deus é o princípio que melhor fortificará um homem contra todas as tentações à injustiça, Neemias 5:15; Gênesis 42:18.
[3.] Quanto à integridade e à honestidade: “homens de verdade”, cuja palavra se pode aceitar, e em cuja fidelidade se pode confiar, que por nada neste mundo diriam uma mentira, trairiam uma confiança, ou fariam papel insidioso.
[4.] Quanto ao desprezo nobre e generoso das riquezas do mundo: “aborrecendo a avareza”, não apenas não buscando subornos nem visando enriquecer-se, mas também abominando a ideia disso; é apto para ser magistrado, e só ele, aquele que “despreza o ganho de opressões” e “sacode as suas mãos para não reter subornos”, Isaías 33:15.
(2.) Que ele atentasse para a direção de Deus no caso (v. 23): “Se fizeres isto, e Deus assim te mandar”. Jetro sabia que Moisés tinha um conselheiro melhor do que ele, e a esse conselho o remete.
Repare: o conselho tem de ser dado com humilde submissão à palavra e à providência de Deus, que sempre têm de se sobrepor.
Ora, Moisés não desprezou este conselho por vir de alguém não familiarizado, como ele era, com as palavras de Deus e as visões do Todo-Poderoso; mas “ouviu a voz do seu sogro”, v. 24.
Quando veio a considerar a coisa, viu a razoabilidade do que o seu sogro propunha e resolveu pô-la em prática, o que fez pouco depois, quando tinha recebido de Deus as direções sobre a matéria.
Repare: não são tão sábios quanto gostariam de ser tidos aqueles que se julgam sábios demais para serem aconselhados; porque o homem sábio (o que na verdade o é) ouvirá, e crescerá em saber, e não fará pouco caso de um bom conselho, ainda que dado por um inferior.
Moisés não deixou a eleição dos magistrados ao povo, que já tinha feito o bastante para provar-se inapto para tal encargo; mas ele os escolheu e os designou, uns para divisão maior, outros para menor, sendo os menores provavelmente subordinados aos maiores.
Temos motivo para valorizar o governo como misericórdia muito grande, e para agradecer a Deus pelas leis e pelos magistrados, de modo que não somos como os peixes do mar, onde os maiores devoram os menores.
III. O regresso de Jetro à sua própria terra, v. 27.
Sem dúvida ele levou consigo para casa os acréscimos que tinha feito no conhecimento de Deus, e os comunicou aos seus vizinhos para instrução deles.
Supõe-se que os queneus (mencionados em 1 Samuel 15:6) fossem a posteridade de Jetro (compare com Juízes 1:16), e ali eles são tomados sob proteção especial, pela benevolência que o seu antepassado mostrou aqui a Israel.
A boa vontade mostrada ao povo de Deus, mesmo nas menores ocasiões, de modo nenhum perderá a sua recompensa, mas será recompensada, o mais tardar, na ressurreição.