Êxodo 16
Argumento
Este capítulo nos dá o relato do abastecimento do arraial de Israel:
I. A queixa deles pela falta de pão, vv. 1-3.
II. O aviso que Deus lhes deu de antemão da provisão que ele tencionava fazer para eles, vv. 4-12.
III. O envio do maná, vv. 13-15.
IV. As leis e as ordens a respeito do maná:
Que o recolhessem diariamente para o pão de cada dia, vv. 16-21.
Que recolhessem porção dobrada no sexto dia, vv. 22-26.
Que não esperassem nenhum no sétimo dia, vv. 27-31.
Que preservassem um vaso dele por memorial, v. 32, etc.
Versículos 1 a 12
Os Israelitas Murmuram por Pão. (a.C. 1491.)
A hoste de Israel, ao que parece, levou consigo do Egito, quando saiu de lá no décimo quinto dia do primeiro mês, provisões para um mês, que, ao décimo quinto dia do segundo mês, estavam todas gastas; e aqui temos:
I. O descontentamento e a murmuração deles nessa ocasião, v. 2, 3. A congregação inteira, a maior parte dela, entrou nesse motim; não era diretamente contra Deus que murmuravam, mas (o que era equivalente) contra Moisés e Arão, os vice-regentes de Deus entre eles.
- Eles dão por certo que serão mortos no deserto — nada menos, ao primeiro sinal de desastre. Se o Senhor tivesse querido matá-los, poderia facilmente ter feito isso no Mar Vermelho; mas então ele os preservou, e agora poderia com a mesma facilidade prover para eles.
Denota grande desconfiança de Deus, e do poder e da bondade dele, desesperar da vida em toda aflição e aparência de perigo, e não falar de outra coisa senão de ser morto sem demora.
- Eles acusam Moisés, com malícia, de ter o desígnio de matá-los de fome quando os tirou do Egito; ao passo que o que ele havia feito foi tanto por ordem de Deus quanto com o desígnio de promover o bem-estar deles.
Repare: não é coisa nova as maiores bondades serem mal interpretadas e vilmente representadas como as maiores injúrias. Às vezes se põem as piores cores sobre as melhores ações.
- Ou melhor, eles subestimam tanto a sua libertação que desejam ter morrido no Egito — ou melhor, e morrido também pela mão do Senhor, isto é, por alguma das pragas que ceifaram os egípcios, como se não fosse a mão do Senhor, mas só a de Moisés, que os trouxe a este deserto faminto.
É comum as pessoas dizerem daquela dor, ou doença, ou chaga cujas causas segundas não enxergam: “É o que apraz a Deus” — como se não fosse igualmente assim aquilo que vem pela mão do homem, ou por algum acidente visível.
Loucura prodigiosa! Prefeririam morrer junto às panelas de carne do Egito, onde se viam com provisão, a viver sob a condução da coluna celestial num deserto e serem providos pela mão de Deus!
Eles declaram ser melhor ter caído na destruição dos inimigos de Deus do que suportar a disciplina paternal dos filhos dele!
Não podemos supor que tivessem grande fartura no Egito, por mais largamente que agora falem das panelas de carne; nem podiam temer morrer por falta no deserto, enquanto tinham consigo os seus rebanhos e as suas manadas.
Mas o descontentamento engrandece o que passou e deprecia o que está presente, sem consideração pela verdade ou pela razão. Ninguém fala de modo mais absurdo do que os murmuradores.
A impaciência, a ingratidão e a desconfiança de Deus neles eram tanto piores porque haviam recebido havia pouco favores tão miraculosos, e provas convincentes tanto de que Deus podia socorrê-los nas maiores urgências quanto de que ele realmente tinha misericórdia reservada para eles.
Veja quão depressa “esqueceram as obras dele” e “o provocaram junto ao mar, sim, no Mar Vermelho”, Salmos 106:7-13. Repare: as experiências das misericórdias de Deus agravam muito as nossas desconfianças e murmurações.
II. O cuidado que Deus graciosamente teve com o suprimento deles. Com justiça poderia ter dito: “Farei chover fogo e enxofre sobre estes murmuradores, e os consumirei”; mas, muito ao contrário, ele promete fazer chover pão sobre eles. Observe:
- Como Deus dá a conhecer a Moisés as suas intenções bondosas, para que ele não fique inquieto com as murmurações deles, nem seja tentado a desejar tê-los deixado em paz no Egito.
(1.) Ele repara nas queixas do povo: “Ouvi as murmurações dos filhos de Israel”, v. 12.
Como Deus de compaixão, tomou conhecimento da necessidade deles, que era a ocasião da sua murmuração; como Deus justo e santo, tomou conhecimento das censuras vis e indignas deles contra o seu servo Moisés, e ficou muito desagradado com elas.
Repare: quando começamos a nos irritar e a ficar inquietos, devemos considerar que Deus ouve todas as nossas murmurações, ainda que silenciosas, e apenas murmurações do coração.
Príncipes, pais, senhores não ouvem todos os murmúrios dos seus inferiores contra eles, e é bom que não ouçam, pois talvez não pudessem suportá-lo; mas Deus ouve, e ainda assim suporta.
Não devemos pensar que, por Deus não tomar vingança de imediato sobre os homens pelos seus pecados, ele por isso não repare neles; não: ele ouve as murmurações de Israel, e se entristece com esta geração, e ainda assim continua o seu cuidado com eles, como o pai terno com o filho rebelde.
(2.) Ele lhes promete um suprimento pronto, suficiente e constante, v. 4. Sendo o homem feito da terra, o seu Criador sabiamente lhe ordenou alimento tirado da terra, Salmos 104:14.
Mas o povo de Israel, que representa como tipo a igreja dos primogênitos que estão inscritos no céu e nasceram do alto, e estando eles mesmos diretamente sob a direção e o governo do céu, recebendo do céu as suas cartas de direitos, leis e incumbências, do céu também recebeu o seu alimento.
Sendo a sua lei dada por disposição de anjos, também comeram alimento de anjos. Veja o que Deus teve por desígnio ao fazer esta provisão para eles: “Para que eu os prove, se andarão na minha lei ou não”.
[1.] Assim ele experimentava se eles confiariam nele e andariam na lei da fé ou não; se poderiam viver com o que lhes chegava à mão naquele dia e, embora agora inquietos porque as suas provisões se haviam esgotado, poderiam contentar-se com o pão do dia no seu dia e depender de Deus por novos suprimentos amanhã.
[2.] Assim ele experimentava se eles o serviriam e seriam sempre fiéis a um Amo tão bom, que tão bem provia aos seus servos; e por aqui ele fez aparecer a todo o mundo, no desfecho, que povo ingrato eles eram, a quem nada podia despertar o senso de obrigação. Ainda que recebam favor, não aprenderão justiça, Isaías 26:10.
- Como Moisés deu a conhecer essas intenções a Israel, conforme Deus lhe ordenou. Aqui Arão era o seu profeta, como havia sido diante de Faraó.
Moisés instruiu Arão sobre o que dizer à congregação de Israel (v. 9); e alguns pensam que, enquanto Arão dava uma convocação pública à congregação para chegar perto diante do Senhor, Moisés se retirou para orar, e que a aparição da glória do Senhor (v. 10) foi em resposta à sua oração.
Eles são chamados a chegar perto, como em Isaías 1:18: “Vinde, e arrazoemos juntos”. Repare: Deus condescende em dar até aos murmuradores uma audiência justa; e desprezaremos nós, então, a causa dos nossos inferiores quando contendem conosco? Jó 31:13.
(1.) Ele os convence do mal das suas murmurações. Eles pensavam que censuravam apenas a Moisés e Arão, mas aqui lhes é dito que Deus era atingido através dos flancos deles.
Insiste-se muito nisto (v. 7, 8): “As vossas murmurações não são contra nós” — então teríamos ficado calados —, “mas contra o Senhor”; foi ele que os conduziu a estes apertos, não nós.
Repare: quando murmuramos contra os que são instrumentos de alguma inquietação para nós, com justiça ou sem ela, faríamos bem em considerar o quanto por isso censuramos a Deus; os homens são apenas a mão de Deus.
Os que entram em desavença com as censuras e as convicções da palavra, e se iram contra os seus ministros quando são tocados numa parte sensível, não sabem o que fazem, porque nisso lutam com o seu Criador.
Que isto tape para sempre a boca da murmuração: que é impiedade atrevida murmurar contra Deus, porque ele é Deus; e absurdo grosseiro murmurar contra os homens, porque eles são apenas homens.
(2.) Ele lhes assegura o suprimento das suas faltas: que, já que tanto haviam insistido nas panelas de carne, teriam por uma vez carne em abundância naquela tarde, e pão na manhã seguinte, e assim todo dia daí em diante, v. 8, 12.
Há muitos de quem dizemos que são mais bem alimentados do que ensinados; mas os israelitas eram alimentados assim para que fossem ensinados.
“Conduziu-o ao redor, instruiu-o” (Deuteronômio 32:10); e, quanto a este exemplo, veja Deuteronômio 8:3: Deus os alimentou com maná para lhes mostrar que “o homem não vive só de pão”.
E, além disso, aqui estão mencionadas duas coisas que ele tencionava ensinar-lhes ao enviar-lhes o maná:
[1.] Com isso saberiam: “O Senhor vos tirou da terra do Egito”, v. 6. Que eles tinham sido tirados do Egito era bastante claro; mas eram tão estranhamente estúpidos e de vista tão curta que diziam ter sido Moisés quem os tirou, v. 3.
Agora Deus lhes enviou maná para provar que a saída deles do Egito não foi obra de nada menos que o poder e a bondade infinitos, capazes de aperfeiçoar o que fora começado.
Se apenas Moisés os tivesse tirado do Egito, ele não poderia tê-los alimentado assim; por isso tinham de reconhecer que aquilo era obra do Senhor, porque isto o era, e as duas coisas eram maravilhosas aos seus olhos.
E ainda assim, muito tempo depois, precisaram que lhes dissessem que não fora Moisés quem lhes dera aquele pão do céu, João 6:32.
[2.] Com isso saberiam: “Eu sou o Senhor vosso Deus”, v. 12. Isto deu prova do poder dele como o Senhor, e do seu favor particular para com eles como seu Deus.
Quando Deus feriu os egípcios com pragas, foi para lhes fazer saber que ele era o Senhor; quando proveu para os israelitas, foi para lhes fazer saber que ele era o seu Deus.
- Como o próprio Deus manifestou a sua glória, para acalmar as murmurações do povo e para dar reputação a Moisés e Arão, v. 10. Enquanto Arão falava, a glória do Senhor apareceu na nuvem.
A nuvem em si, pensaríamos, bastava tanto para lhes incutir temor reverente quanto para lhes dar ânimo; contudo, em poucos dias, ela lhes havia ficado tão familiar que não lhes causava impressão nenhuma, a não ser que brilhasse com um esplendor incomum.
Repare: o que os ministros de Deus nos dizem provavelmente nos fará bem quando a glória de Deus brilha, junto com isso, sobre as nossas almas.
Versículos 13 a 21
Maná Chovido do Céu. (a.C. 1491.)
Agora eles começam a ser providos pela mão direta de Deus.
I. Ele lhes faz um banquete, à noite, de aves delicadas, aves de pena (Salmos 78:27), portanto não gafanhotos, como alguns pensam; codornizes, ou faisões, ou alguma ave silvestre, subiram e cobriram o arraial, tão mansas que eles podiam apanhar quantas quisessem.
Repare: Deus nos dá das coisas boas desta vida não só para a necessidade, mas para o deleite, para que não só o sirvamos, mas o sirvamos com alegria.
II. Na manhã seguinte ele fez chover maná sobre eles, que lhes devia ser continuado como o seu pão de cada dia.
- O que lhes foi provido era maná, que descia das nuvens, de modo que, em certo sentido, se podia dizer que viviam do ar.
Descia num orvalho que se derretia, e no entanto era em si de tal consistência que servia de alimento nutritivo e fortalecedor, sem nenhuma outra coisa.
Eles o chamaram de maná, manhu, “Que é isto?” Ou: “Que coisa pobre é esta!”, desprezando-o; ou: “Que coisa estranha é esta!”, admirando-o; ou: “É uma porção, não importa o que seja; é aquilo que o nosso Deus nos destinou, e vamos tomá-lo e ser gratos”, v. 14, 15.
Era alimento agradável; os judeus dizem que era saboroso a todos, por mais variados que fossem os seus gostos.
Era alimento saudável, de fácil digestão, e muito necessário (diz o Dr. Grew) para limpá-los dos males com que ele julga provável que estivessem, no tempo da sua servidão, mais ou menos infectados, males que uma dieta opulenta teria tornado contagiosos.
Por esta dieta parca e simples somos todos ensinados uma lição de temperança, e proibidos de desejar iguarias e variedades.
- Deviam recolhê-lo toda manhã (v. 21), a porção de cada dia naquele dia, v. 4. Assim deviam viver da providência diária, como as aves do céu, das quais se diz: “O que tu lhes dás, eles recolhem” (Salmos 104:28); não hoje para amanhã: que o amanhã cuide das coisas de si mesmo.
A este chover e recolher diário do maná o nosso Salvador parece aludir quando nos ensina a orar: “Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.” Somos com isso ensinados:
(1.) Prudência e diligência em prover alimento conveniente para nós mesmos e para a nossa casa. O que Deus graciosamente dá nós temos de recolher com indústria; trabalhando com quietude, e comendo o nosso próprio pão, não o pão nem da ociosidade nem do engano.
A generosidade de Deus deixa lugar para o dever do homem; deixou mesmo quando o maná era chovido: eles não deviam comer antes de ter recolhido.
(2.) Contentamento e satisfação com o suficiente. Deviam recolher, cada um segundo o seu comer; o bastante é tão bom quanto um banquete, e mais que o bastante é tão ruim quanto uma indigestão.
Os que têm mais têm, para si, só alimento, vestuário e alegria; e os que têm menos geralmente têm essas coisas: de modo que quem recolhe muito nada tem de sobra, e quem recolhe pouco nada tem de falta.
Não há entre um e outro tão grande desproporção nos consolos e no desfrute das coisas desta vida quanta há na propriedade e na posse das próprias coisas.
(3.) Dependência da Providência: “Ninguém deixe sobra até pela manhã” (v. 19), mas que aprendam a ir deitar-se e dormir sossegados, ainda que não tenham um pedaço de pão na tenda nem em todo o arraial, confiando que Deus, com o dia seguinte, lhes trará o pão de cada dia.
Estava mais certo e mais seguro no celeiro de Deus do que no deles, e de lá viria a eles mais doce e mais fresco. Leia junto com isto Mateus 6:25: “Não tenhais cuidado pela vossa vida”, etc.
Veja aqui a loucura de entesourar. O maná que foi guardado por alguns (que se julgavam mais sábios e melhores administradores que os seus vizinhos, e que queriam prover-se caso ele faltasse no dia seguinte) apodreceu, criou vermes e não prestou para nada.
Repare: mostra-se mais desperdiçado aquilo que é poupado com cobiça e desconfiança. Tais riquezas “estão corrompidas”, Tiago 5:2, 3. Ponhamo-nos a pensar:
[1.] Naquele grande poder de Deus que alimentou Israel no deserto e fez dos milagres o pão de cada dia deles.
Que não pode fazer este Deus, que preparou uma mesa no deserto e a guarneceu ricamente até para os que punham em dúvida se ele podia ou não? Salmos 78:19, 20.
Nunca houve tal mercado de provisões como este, onde tantas centenas de milhares de homens eram supridos diariamente, sem dinheiro e sem preço.
Nunca se manteve casa tão aberta como a que Deus manteve no deserto por quarenta anos seguidos, nem se deu hospedagem tão livre e tão abundante.
O banquete que Assuero fez, para mostrar as riquezas do seu reino e a honra da sua majestade, não era nada perto deste, Ester 1:4.
Diz-se (v. 21): “Quando o sol esquentava, derretia-se”; como se o que sobrava fosse levantado pelo calor do sol para o ar, para ser a semente da colheita do dia seguinte, e assim de dia em dia.
[2.] Naquela providência constante de Deus que dá alimento a toda carne, “porque a sua misericórdia dura para sempre”, Salmos 136:25. Ele é grande dono de casa, que provê para todas as criaturas.
A mesma sabedoria, poder e bondade que agora traziam alimento diariamente das nuvens estão empregados no curso constante da natureza, trazendo alimento anualmente da terra e dando-nos todas as coisas ricamente para desfrutarmos.
Versículos 22 a 31
Temos aqui:
- Uma indicação clara de que se observava um sábado no sétimo dia, não só antes da entrega da lei no monte Sinai, mas antes de Israel ser tirado do Egito, e portanto desde o princípio, Gênesis 2:3.
Se o sábado só agora tivesse sido instituído, como poderia Moisés ter entendido o que Deus lhe disse (v. 5) a respeito de uma porção dobrada a ser recolhida no sexto dia, sem que se fizesse menção expressa do sábado?
E como poderia o povo captar tão prontamente a insinuação (v. 22), até para surpresa dos chefes, antes que Moisés declarasse que aquilo se fazia com respeito ao sábado, se não tivessem já algum conhecimento do sábado?
Separar um dia em cada sete para o trabalho santo e, para isso, para o descanso santo, foi ordenança divina desde que Deus criou o homem sobre a terra, e a mais antiga das leis positivas. O caminho da santificação do sábado é o bom caminho antigo.
- A dupla provisão que Deus fez para os israelitas, e que eles deviam fazer para si mesmos, no sexto dia:
Deus lhes deu no sexto dia o pão de dois dias, v. 29. Ao ordenar-lhes que descansassem no sétimo dia, ele cuidou de que não saíssem perdendo com isso; e ninguém jamais sairá perdendo por servir a Deus.
Naquele dia deviam trazer o bastante para dois dias e prepará-lo, v. 23. A lei era muito estrita: deviam assar e cozer no dia anterior, e não no dia de sábado.
Isso não torna hoje ilícito para nós preparar o alimento no dia do Senhor, mas nos orienta a dispor os assuntos de família de modo que nos estorvem o menos possível na obra do sábado.
As obras de necessidade, sem dúvida, devem ser feitas nesse dia; mas é desejável ter o menos possível a fazer das coisas necessárias à vida presente, para que possamos aplicar-nos mais de perto à única coisa necessária.
O que guardavam para o alimento deles no dia de sábado não apodrecia, v. 24. Quando guardavam em oposição a uma ordem (v. 20), cheirava mal; quando guardavam em obediência a uma ordem, ficava doce e bom; porque tudo é santificado “pela palavra de Deus e pela oração”.
- A intermissão do maná no sétimo dia:
Deus não o enviava então, e por isso não deviam esperá-lo nem sair para recolher, v. 25, 26. Isso mostrava que ele não era produzido por causas naturais, e que tinha por desígnio servir de confirmação da autoridade divina da lei que devia ser dada por Moisés.
Assim Deus tomou um caminho eficaz para fazê-los lembrar do dia de sábado; não podiam esquecê-lo, nem o dia de preparação para ele.
Alguns, ao que parece, saíram no sétimo dia, esperando achar maná (v. 27); mas não acharam nenhum, porque quem quiser achar tem de buscar no tempo marcado: “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”.
Deus, nesta ocasião, disse a Moisés: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos?” v. 28.
Por que ele disse isso a Moisés? Ele não era desobediente. Não; mas era o chefe de um povo desobediente, e Deus imputa isso a ele para que ele o impute com tanto mais ardor a eles, e cuide de que a desobediência deles não venha por nenhum descuido ou falta dele.
Foi por sair a buscar maná no sétimo dia que foram assim censurados. Repare:
(1.) A desobediência, mesmo em coisa pequena, provoca grandemente.
(2.) Deus é zeloso pela honra dos seus sábados. Se sair a caminhar no sábado para buscar alimento foi assim censurado, sair a caminhar nesse dia puramente para achar o nosso próprio prazer não se pode justificar.
Versículos 32 a 36
Um Vaso de Maná Preservado. (a.C. 1491.)
Tendo Deus provido o maná para ser o alimento do seu povo no deserto, e para ser para eles um banquete contínuo, aqui nos é dito:
- Como a memória dele foi preservada. Um ômer desse maná foi guardado num vaso de ouro, como nos é dito (Hebreus 9:4), e conservado diante do testemunho, ou da arca, quando esta foi feita depois, vv. 32-34.
A preservação desse maná contra o desperdício e a corrupção era um milagre permanente, e por isso o memorial mais próprio desse alimento milagroso.
Deus diz que a posteridade verá o pão “com que vos alimentei no deserto” — verá que espécie de alimento era, e quanto era a porção diária de cada homem, para que apareça que não foram mantidos nem em comida dura nem em ração escassa.
E então que julguem entre Deus e Israel, se lhes foi dada alguma causa para murmurar e achar defeito nas suas provisões, e se eles e a sua semente depois deles não tinham grande razão para reconhecer com gratidão a bondade de Deus para com eles.
Repare: o pão que se comeu não deve ser esquecido. Os milagres e as misericórdias de Deus devem ser tidos em memória eterna, para nos dar ânimo a confiar nele em todo tempo.
- Como a misericórdia dele foi continuada enquanto tiveram necessidade dela. O maná nunca cessou até que chegassem às fronteiras de Canaã, onde havia pão bastante e de sobra, v. 35.
Veja como é constante o cuidado da Providência; sementeira e ceifa não faltam, enquanto a terra permanecer. Israel foi muito provocador no deserto, e ainda assim o maná nunca lhes faltou: assim Deus continuamente faz cair a sua chuva sobre justos e injustos.
O maná é chamado de “alimento espiritual” (1 Coríntios 10:3), porque era típico das bênçãos espirituais nas coisas celestiais. O próprio Cristo é o verdadeiro maná, “o pão da vida”, do qual este era uma figura, João 6:49-51.
A palavra de Deus é o maná pelo qual as nossas almas são nutridas, Mateus 4:4. Os consolos do Espírito são o “maná escondido”, Apocalipse 2:17.
Estes vêm do céu, como o maná veio, e são o sustento e o consolo da vida divina na alma, enquanto estamos no deserto deste mundo.
É alimento para israelitas, para aqueles somente que seguem a coluna de nuvem e de fogo. Tem de ser recolhido; Cristo na palavra tem de ser aplicado à alma, e os meios de graça têm de ser usados.
Cada um de nós tem de recolher para si mesmo, e recolher na manhã das nossas oportunidades, que, se as deixarmos passar, pode ser tarde demais para recolher.
O maná que recolhiam não devia ser entesourado, mas comido; aqueles que receberam a Cristo têm de viver dele pela fé, e não receber a sua graça em vão.
Havia maná bastante para todos, bastante para cada um, e ninguém teve demais; assim em Cristo há uma suficiência completa, e nenhuma superfluidade.
Mas aqueles que comeram o maná tiveram fome outra vez, morreram por fim, e com muitos deles Deus não se agradou; ao passo que aqueles que se alimentam de Cristo pela fé nunca terão fome, e não morrerão mais, e com eles Deus se agradará para sempre.
O Senhor nos dê sempre deste pão!