Matthew Henry

Êxodo 15

Argumento

Neste capítulo:

I. Israel olha para trás, para o Egito, com um cântico de louvor pelo seu livramento. Aqui está:

  1. O cântico em si, vv. 1-19.

  2. O cantar solene dele, v. 20, 21.

II. Israel marcha adiante no deserto (v. 22), e ali:

  1. O seu descontentamento nas águas de Mara (v. 23, 24), e o alívio que lhes foi concedido, v. 25, 26.

  2. A sua satisfação nas águas de Elim, v. 27.

Versículos 1 a 21

O Cântico Triunfante dos Israelitas. (a.C. 1491.)

Lida a maneira como aquela vitória completa de Israel sobre os egípcios foi obtida, aqui nos é dito como ela foi celebrada.

Aqueles que deviam calar-se enquanto o livramento se realizava (Êxodo 14:14) não devem calar-se agora que ele foi feito; quanto menos tinham a fazer então, mais tinham a fazer agora.

Se Deus realiza o livramento pelo seu próprio poder sem mediação, isso reverte tanto mais para a glória dele.

Moisés, sem dúvida por inspiração divina, compôs este cântico e o entregou aos filhos de Israel, para ser cantado antes que se movessem do lugar onde viram os egípcios mortos na praia. Observe:

  1. Eles exprimiram a sua alegria em Deus, e a sua gratidão a ele, cantando; é quase natural para nós dar vazão assim à nossa alegria e às exultações do nosso espírito.

Por este exemplo parece que o cantar de salmos, como ato de culto religioso, era usado na igreja de Cristo antes de ser dada a lei cerimonial, e portanto não era parte dela, nem foi abolido com ela. Cantar é tanto a linguagem da alegria santa quanto orar é a do desejo santo.

  1. Moisés, que fora adiante deles pelo mar, vai adiante deles no cântico, e o compõe para eles. Repare: quem é ativo nos serviços públicos não deve ser neutro nos louvores públicos.

  2. Quando a misericórdia estava fresca, e eles muito comovidos com ela, então cantaram este cântico.

Repare: quando recebemos de Deus uma misericórdia especial, devemos ser prontos e rápidos em devolver-lhe louvor, antes que o tempo e a falsidade do nosso próprio coração apaguem as boas impressões que foram feitas.

Davi cantou o seu cântico triunfante no dia em que o Senhor o livrou, 2 Samuel 22:1. Bis dat qui cito dat — Dá duas vezes quem dá depressa.

  1. Quando creram no Senhor (Êxodo 14:31), então cantaram este cântico: era um cântico de fé. Esta conexão é observada (Salmos 106:12): “Então creram nas suas palavras, cantaram o seu louvor.”

Se o homem crê com o coração, assim se deve fazer a confissão. Aqui está:

I. O cântico em si; e:

  1. Podemos observar a respeito deste cântico que ele é:

(1.) Um cântico antigo, o mais antigo de que temos notícia.

(2.) Uma composição admirabilíssima: o estilo elevado e magnífico, as imagens vivas e próprias, e o todo muito comovente.

(3.) É um cântico santo, consagrado à honra de Deus, e destinado a exaltar o nome dele e a celebrar o seu louvor, e o dele somente, não, de modo algum, a engrandecer homem algum: santidade ao Senhor está gravada nele, e foi a ele que fizeram melodia ao cantá-lo.

(4.) É um cântico típico.

Os triunfos da igreja do evangelho, na queda dos seus inimigos, são exprimidos no cântico de Moisés e no cântico do Cordeiro tomados juntos, dos quais se diz que são cantados sobre um mar de vidro, como este o foi sobre o mar Vermelho, Apocalipse 15:2, 3.

  1. Observemos o que Moisés visa principalmente neste cântico.

(1.) Ele dá glória a Deus e triunfa nele; isto é o primeiro na sua intenção (v. 1): “Cantarei ao Senhor.”

Repare: toda a nossa alegria deve terminar em Deus, e todos os nossos louvores ser oferecidos a ele, o Pai das luzes e Pai das misericórdias, “porque ele triunfou”.

Repare: todos os que amam a Deus triunfam nos triunfos dele; o que é honra dele deve ser alegria nossa.

Israel se alegrou em Deus:

[1.] Como o seu próprio Deus, e por isso a sua força, o seu cântico e a sua salvação, v. 2. Feliz, portanto, o povo cujo Deus é o Senhor; não precisam de mais nada que os faça felizes.

Têm obra a fazer, tentações com que lutar e aflições a suportar, e são fracos em si mesmos; mas ele os fortalece: a graça dele é a força deles.

Estão muitas vezes em tristeza, por muitos motivos, mas nele têm consolo, ele é o cântico deles; o pecado, a morte e o inferno os ameaçam, mas ele é, e será, a salvação deles. Veja Isaías 12:2.

[2.] Como o Deus dos seus pais. Nisto eles reparam porque, tendo consciência da sua própria indignidade e das suas provocações, tinham razão para pensar que o que Deus lhes fizera agora fora por causa dos seus pais, Deuteronômio 4:37.

Repare: os filhos da aliança devem aproveitar a relação dos seus pais com Deus como Deus deles, para consolo, para cautela e para vivificação.

[3.] Como um Deus de poder infinito (v. 3): “O Senhor é homem de guerra” — isto é, bem capaz de lidar com todos os que contendem com o seu Criador, e certamente será forte demais para eles.

[4.] Como um Deus de perfeição sem par e incomparável, v. 11. Isto é exprimido:

Primeiro, de modo mais geral: “Quem é como tu, ó Senhor, entre os deuses!” Isto é louvor puro, e uma expressão elevada de humilde adoração.

É um desafio a todos os outros deuses a se compararem com ele: “Que se apresentem e aleguem o máximo que puderem; nenhum deles ousa fazer a comparação.”

O Egito era notório pela multidão dos seus deuses, mas o Deus dos hebreus foi forte demais para eles e confundiu a todos, Números 33:4; Deuteronômio 32:23-39.

Os príncipes e potentados do mundo são chamados de deuses, mas são débeis e mortais, nenhum deles comparável a Jeová, o Deus todo-poderoso e eterno.

É confissão da perfeição infinita dele, como transcendente e sem paralelo.

Repare: Deus deve ser cultuado e adorado como um ser de perfeição tão infinita que não há ninguém como ele, nem ninguém a ser comparado com ele, como aquele que em todas as coisas tem e deve ter a preeminência, Salmos 89:6.

Em segundo lugar, de modo mais particular:

  1. Ele é “glorioso em santidade”; a santidade dele é a glória dele. É o atributo que os anjos adoram, Isaías 6:3.

A santidade dele apareceu na destruição de Faraó, no ódio dele ao pecado e na sua cólera contra pecadores obstinados. Apareceu no livramento de Israel, no seu deleite na semente santa e na sua fidelidade à sua própria promessa.

Deus é rico em misericórdia — este é o tesouro dele; glorioso em santidade — esta é a honra dele. Demos sempre graças à lembrança da santidade dele.

  1. Ele é “temível em louvores”. Aquilo que é matéria do nosso louvor, ainda que seja alegre para os servos de Deus, é medonho e muito terrível para os inimigos dele, Salmos 66:1-3.

Ou isto nos dirige quanto ao modo de louvarmos a Deus: devemos louvá-lo com um humilde e santo temor reverente, e servir ao Senhor com temor. Até a nossa alegria e o nosso triunfo espirituais devem ser equilibrados com um temor religioso.

  1. Ele está “operando maravilhas”: maravilhosas para todos, por estarem acima do poder e fora do curso comum da natureza; e especialmente maravilhosas para nós, em cujo favor são feitas, que somos tão indignos que tínhamos pouca razão para esperá-las.

Eram maravilhas de poder e maravilhas de graça; em ambas Deus devia ser humildemente adorado.

(2.) Ele descreve o livramento em que agora triunfavam, porque o cântico se destinava não só a exprimir e a excitar a gratidão deles no presente, mas a preservar e perpetuar a lembrança desta obra maravilhosa para as gerações vindouras.

Havia duas coisas em que reparar:

[1.] A destruição do inimigo. As águas foram divididas, v. 8: “As correntes pararam levantadas como um montão.” Faraó e todas as suas hostes foram sepultados nas águas.

O cavalo e o seu cavaleiro não puderam escapar (v. 1), nem os carros e os capitães escolhidos (v. 4); eles mesmos entraram no mar, e foram submergidos, v. 19.

Os abismos, o mar, os cobriram, e as águas soberbas passaram sobre os pecadores soberbos; afundaram como pedra, como chumbo (v. 5, 10), sob o peso da sua própria culpa e da cólera de Deus. O pecado deles os fizera duros como pedra, e agora, com justiça, afundam como pedra.

Ou melhor: a própria terra os tragou (v. 12); os seus corpos mortos afundaram nas areias sobre as quais foram lançados, e elas os sugaram. Contra aqueles a quem o Criador combate, a criação inteira está em guerra.

Tudo isto foi obra do Senhor, e só dele. Foi um ato do poder dele: “A tua destra, ó Senhor” — não a nossa — “despedaçou o inimigo”, v. 6. Foi com “o sopro das tuas narinas” (v. 8), e com “o teu vento” (v. 10), e com “o estender da tua destra”, v. 12.

Foi um exemplo do poder transcendente dele — “na grandeza da tua excelência”; e foi a execução da justiça dele: “Enviaste a tua cólera”, v. 7.

Esta destruição dos egípcios foi tornada mais notável pelo orgulho e pela insolência deles, e pela sua estranha certeza de êxito: “O inimigo disse: Perseguirei”, v. 9. Aqui está:

Primeiro, grande confiança. Quando perseguem, não duvidam de que alcançarão; e, quando alcançam, não duvidam de que vencerão, e obterão uma vitória tão decisiva que repartirão o despojo.

Repare: é comum os homens estarem mais exaltados pela esperança de êxito quando estão à beira da ruína, o que torna a ruína deles tanto mais dolorosa. Veja Isaías 37:24, 25.

Em segundo lugar, grande crueldade — nada senão matar, e trucidar, e destruir, e isto satisfará o apetite dele; e bárbaro é o apetite cuja satisfação tem de ser tanto sangue.

Repare: é um ódio cruel aquele com que a igreja é odiada; os inimigos dela são homens sanguinários.

Repara-se nisto aqui para mostrar:

  1. Que Deus resiste aos soberbos, e se deleita em humilhar os que se levantam; aquele que diz “eu quero, e eu quero, queira Deus ou não” será feito saber que naquilo em que procede com soberba Deus está acima dele.

  2. Que os que têm sede de sangue terão dele o bastante. Os que amam destruir serão destruídos; pois sabemos quem disse: “Minha é a vingança, eu retribuirei.”

[2.] A proteção e a condução de Israel (v. 13): “Tu, na tua misericórdia, guiaste o povo” — guiaste-o para fora da escravidão do Egito, guiaste-o para fora dos perigos do mar Vermelho, v. 19: “mas os filhos de Israel andaram em seco.”

Repare: a destruição dos ímpios serve de contraste para realçar a salvação de Israel, e para torná-la mais ilustre, Isaías 45:13-15.

(3.) Ele se põe a aproveitar esta aparição maravilhosa de Deus em favor deles.

[1.] Para vivificá-los a servir a Deus: em consideração disto, “eu lhe prepararei uma habitação”, v. 2.

Tendo Deus os preservado e preparado para eles um abrigo debaixo do qual estiveram seguros e tranquilos, eles resolvem não poupar custo nem trabalho para erigir um tabernáculo à honra dele. E ali o exaltarão, e mencionarão, para louvor dele, a honra que ele obteve sobre Faraó.

Deus os exaltara agora, tornando-os grandes e altos, e por isso eles o exaltarão, falando da altura e da grandeza infinitas dele.

Repare: o nosso esforço constante deve ser exaltar a Deus, louvando o nome dele e servindo aos interesses dele; e é elevação nossa estar assim empregado.

[2.] Para animá-los a confiar em Deus. Este salmista está tão confiante do feliz desfecho da salvação que fora tão gloriosamente começada que a olha como, na prática, já acabada:

“Guiaste-os à tua santa habitação”, v. 13. “Assim os puseste no caminho para ela, e a seu tempo os levarás ao fim desse caminho” — porque a obra de Deus é perfeita.

Ou: “Guiaste-os à tua santa habitação no céu para te louvarem.”

Repare: aqueles que Deus toma sob a sua direção ele guiará à sua santa habitação, na fé agora, e na fruição em breve.

De dois modos este grande livramento era animador:

Primeiro, era um exemplo tal do poder de Deus que aterrorizaria os inimigos deles e os desanimaria por completo, vv. 14-16.

A simples notícia do desbaratamento dos egípcios seria mais da metade do desbaratamento de todos os outros inimigos deles; abateria os ânimos deles, o que iria longe no abatimento dos seus poderes e interesses.

Os filisteus, os moabitas, os edomitas e os cananeus (com cada uma dessas nações Israel devia lutar) seriam alarmados por ela, ficariam de todo desalentados, e concluiriam que era em vão pelejar contra Israel, quando um Deus de tal poder pelejava por eles.

Teve este efeito: os edomitas tiveram medo deles (Deuteronômio 2:4), e assim os moabitas (Números 22:3), e os cananeus, Josué 2:9, 10; 5:1. Assim Deus enviou o terror dele adiante deles (Êxodo 23:27), e ceifou o ânimo dos príncipes.

Em segundo lugar, era um começo tal do favor de Deus para com eles que lhes dava um penhor da perfeição da bondade dele. Isto era só em ordem a algo ulterior: “Tu os introduzirás”, v. 17.

Se ele assim os tira do Egito, apesar da indignidade deles e das dificuldades que estavam no caminho da fuga deles, sem dúvida os levará a Canaã; pois começou ele (e começou assim), e não fará o fim?

Repare: as nossas experiências do poder e do favor de Deus devem ser aproveitadas para o sustento das nossas expectativas.

“Tu fizeste; portanto, não só podes, mas confiamos que farás”: é bom argumentar assim. “Tu os plantarás no lugar que fizeste para a tua habitação.”

Repare: é bom habitar onde Deus habita, na igreja dele na terra (Salmos 27:4), na igreja dele no céu, João 17:24. Onde ele diz “Este é o meu repouso para sempre”, devemos dizer: “Que seja o nosso.”

Por último, o grande fundamento do ânimo que tiram desta obra maravilhosa é este: “O Senhor reinará eternamente e para sempre”, v. 18.

Tinham visto agora o fim do reinado de Faraó; mas o próprio tempo não porá fim ao reinado de Jeová, que, como ele mesmo, é eterno e não sujeito a mudança.

Repare: é o consolo indizível de todos os súditos fiéis de Deus não só que ele reina universalmente e com uma soberania incontestável, mas que reinará eternamente, e não haverá fim do domínio dele.

II. O cantar solene deste cântico, v. 20, 21.

Miriã (ou Maria, é o mesmo nome) presidiu a uma assembleia das mulheres, que (conforme a brandura do seu sexo e o uso comum daqueles tempos para exprimir alegria, com tamboris e danças) cantaram este cântico. Moisés conduziu o salmo, e o entoou para os homens, e depois Miriã para as mulheres.

As vitórias famosas costumavam ser aplaudidas pelas filhas de Israel (1 Samuel 18:6, 7); e assim foi esta.

Quando Deus tirou Israel do Egito, é dito (Miquéias 6:4): “Enviou diante deles Moisés, Arão e Miriã” — ainda que não leiamos de nada memorável que Miriã tenha feito senão isto. Mas devem ser tidos por grandes bênçãos para um povo aqueles que o ajudam, e vão adiante dele, em louvar a Deus.

Versículos 22 a 27

As Águas de Mara. (a.C. 1491.)

Parece que foi com alguma dificuldade que Moisés conseguiu de Israel que deixasse aquela praia triunfante em que cantaram o cântico anterior.

Estavam tão absorvidos com a vista, ou com o cântico, ou com o despojar dos corpos mortos, que não queriam seguir adiante; mas Moisés, com muito custo, os trouxe do mar Vermelho para um deserto.

Os prazeres do nosso caminho para Canaã não devem retardar o nosso avanço, e sim nos estimular a prosseguir, ainda que tenhamos um deserto pela frente. Agora, aqui nos é dito:

I. Que no deserto de Sur não tiveram água, v. 22. Foi uma dura provação para os jovens viajantes, e uma diminuição da sua alegria; assim Deus os treinaria para as dificuldades. Davi, “em terra seca e sedenta, onde não há água”, estende as mãos para Deus, Salmos 63:1.

II. Que em Mara tiveram água, mas era amarga, de modo que, ainda que tivessem passado três dias sem água, não puderam bebê-la, porque era extremamente desagradável ao paladar, ou era provável que fosse prejudicial à saúde, ou era tão salobra que antes aumentava a sede do que a saciava, v. 23.

Repare: Deus pode tornar amargo para nós aquilo de que esperamos a maior satisfação, e muitas vezes o faz no deserto deste mundo, para que as nossas carências e decepções com as coisas criadas nos levem ao Criador, em cujo favor unicamente se pode ter verdadeiro consolo. Agora, nesta angústia:

  1. O povo se impacientou e entrou em desavença com Moisés, como se ele lhes tivesse feito mal. “Que beberemos?” é todo o seu clamor, v. 24.

Repare: as maiores alegrias e esperanças logo se convertem nas maiores tristezas e temores naqueles que vivem só pelos sentidos, e não pela fé.

  1. Moisés orou: “clamou ao Senhor”, v. 25. As queixas que eles lhe traziam, ele as trazia a Deus, de quem, apesar da sua elevação, Moisés reconhecia constante dependência.

Repare: é o maior alívio dos cuidados de magistrados e ministros, quando os que estão a seu cargo os incomodam, poderem recorrer a Deus pela oração.

Ele é o guia dos guias da igreja, e a ele, como Pastor Supremo, os pastores subordinados devem dirigir-se em todas as ocasiões.

  1. Deus proveu graciosamente para eles. Ele dirigiu Moisés a uma árvore, que ele lançou nas águas, em consequência do que, de repente, elas se tornaram doces.

Alguns pensam que esta madeira tinha em si uma virtude peculiar para este fim, porque se diz que “Deus lhe mostrou a árvore”. Deus deve ser reconhecido não só no criar coisas úteis para o homem, mas no descobrir a utilidade delas.

Ou talvez isto fosse apenas um sinal, e de modo nenhum um meio, da cura, tal como não o foram a serpente de bronze, nem o lançar por Eliseu de uma botija cheia de sal nas águas de Jericó.

Alguns fazem desta árvore figura da cruz de Cristo, que adoça as águas amargas da aflição para todos os fiéis, e os capacita a alegrar-se na tribulação.

A tradição dos judeus é que a madeira desta árvore era ela mesma amarga, e contudo adoçou as águas de Mara; a amargura dos sofrimentos e da morte de Cristo transforma a natureza dos nossos sofrimentos.

  1. Nesta ocasião, Deus entrou em acordo com eles, e lhes disse claramente, agora que se tinham livrado dos egípcios e entrado no deserto, que estavam sob prova de bom comportamento, e que, conforme se portassem, assim lhes iria bem ou mal.

Ali ele fez “um estatuto e uma ordenança”, e assentou as coisas com eles. Ali “ele os provou”, isto é, ali os pôs à prova, admitiu-os como candidatos em provação ao seu favor. Em suma, ele lhes diz, v. 26:

(1.) O que ele esperava deles, e isso era, numa palavra, obediência.

Eles deviam “atentar diligentemente à sua voz” e “dar ouvidos aos seus mandamentos”, para que conhecessem o seu dever e não transgredissem por ignorância; e deviam cuidar em tudo de fazer “o que é reto aos olhos de Deus” e de guardar “todos os seus estatutos”.

Não deviam pensar, agora que estavam libertos da sua servidão no Egito, que não tinham senhor sobre eles, e sim que eram donos de si mesmos; não: por isso deviam olhar para si mesmos como servos de Deus, porque ele soltou as suas ataduras, Salmos 116:16; Lucas 1:74, 75.

(2.) O que eles poderiam então esperar dele: “não porei sobre ti nenhuma destas enfermidades”, isto é, “não trarei sobre ti nenhuma das pragas do Egito”.

Isto insinua que, se fossem rebeldes e desobedientes, as próprias pragas que tinham visto infligidas aos seus inimigos seriam trazidas sobre eles; assim está ameaçado, Deuteronômio 28:60.

Assim como os juízos de Deus sobre o Egito eram misericórdias para Israel, abrindo o caminho para o seu livramento, assim eram advertências para Israel, e destinados a levá-los, pelo temor, à obediência.

Não pensem os israelitas que, porque Deus assim os honrara altamente nas grandes coisas que fizera por eles, e os proclamara diante de todo o mundo seus favoritos, por isso ele seria conivente com os seus pecados e os deixaria fazer o que quisessem.

Não: Deus não faz acepção de pessoas; um israelita rebelde não se sairá melhor que um egípcio rebelde; e assim eles descobriram, à sua custa, antes de chegarem a Canaã.

“Mas, se quiseres ser obediente, estarás seguro e feliz”; a ameaça está apenas implícita, mas a promessa está expressa: “Eu sou o Senhor que te sara, e cuidarei do teu consolo aonde quer que fores”.

Repare: Deus é o grande médico. Se somos conservados sãos, é ele que nos conserva; se somos curados, é ele que nos restaura; ele é a nossa vida e a extensão dos nossos dias.

III. Que em Elim tiveram boa água, e em quantidade suficiente, v. 27. Ainda que Deus possa, por um tempo, ordenar que o seu povo acampe junto às águas de Mara, contudo essa não será sempre a sua sorte.

Veja como a nossa condição é mutável neste mundo, de melhor para pior, de pior para melhor.

Aprendamos, por isso, tanto a ser humilhados quanto a ter abundância, a alegrar-nos como se não nos alegrássemos quando estamos fartos, e a chorar como se não chorássemos quando somos esvaziados.

Aqui havia doze poços para o seu sustento, um para cada tribo, para que não contendessem por água, como os seus pais às vezes tinham feito; e, para o seu prazer, havia setenta palmeiras, à sombra das quais os seus grandes podiam repousar.

Repare: Deus pode achar lugares de refrigério para o seu povo mesmo no deserto deste mundo, poços no vale de Baca, para que não desfaleçam no ânimo com a fadiga perpétua.

Contudo, quaisquer que sejam as nossas delícias na terra da nossa peregrinação, devemos lembrar que apenas acampamos junto a elas por um tempo, que “aqui não temos cidade permanente”.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra