Êxodo 12
Argumento
Este capítulo dá o relato de uma das ordenanças mais memoráveis, e de uma das providências mais memoráveis, de todas as que estão registradas no Antigo Testamento.
I. Nenhuma das ordenanças da igreja judaica foi mais eminente que a da páscoa, nem há alguma mencionada com mais frequência no Novo Testamento; e temos aqui o relato da instituição dela.
A ordenança consistia em três partes:
O matar e o comer do cordeiro pascal, vv. 1-6, 8-11.
A aspersão do sangue nos umbrais da porta, mencionada como coisa distinta (Hebreus 11:28) e própria desta primeira páscoa (v. 7), com o motivo dela, v. 13.
A festa dos pães asmos pelos sete dias seguintes; isso aponta antes para o que devia ser feito depois, na observância desta ordenança, vv. 14-20.
Esta instituição é comunicada ao povo, e lhes são dadas instruções para a observância:
(1.) Desta primeira páscoa, vv. 21-23.
(2.) Das páscoas posteriores, vv. 24-27.
E a obediência dos israelitas a estas ordens, v. 28.
II. Nenhuma das providências de Deus a respeito da igreja judaica foi mais ilustre, nem é mencionada com mais frequência, que a libertação dos filhos de Israel para fora do Egito.
Os primogênitos dos egípcios são abatidos, v. 29, 30.
São dadas ordens imediatamente para a sua dispensa, vv. 31-33.
Eles começam a sua marcha:
(1.) Carregados com os seus próprios bens, v. 34.
(2.) Enriquecidos com os despojos do Egito, v. 35, 36.
(3.) Acompanhados de uma multidão mista, v. 37, 38.
(4.) Obrigados a recorrer a expedientes para o sustento presente, v. 39.
O desfecho é datado, vv. 40-42.
Por último, uma recapitulação no fecho:
[1.] Desta ordenança memorável, com alguns acréscimos, vv. 43-49.
[2.] Desta providência memorável, v. 50, 51.
A Determinação da Páscoa; a Festa dos Pães Asmos. (a.C. 1491.)
Versículos 1 a 20
Moisés e Arão recebem aqui do Senhor o que depois deveriam expor ao povo a respeito da ordenança da páscoa, à qual se antepõe uma ordem para que se observe uma nova contagem nos seus meses (v. 1, 2): “Este vos será o princípio dos meses.”
Até então tinham começado o seu ano em meados de setembro, mas daí em diante deviam começá-lo em meados de março, ao menos em todos os seus cômputos eclesiásticos.
Repare: é bom começar o dia, e começar o ano, e sobretudo começar a nossa vida, com Deus. Este novo cálculo começava o ano com a primavera, que renova a face da terra, e era usada como figura da vinda de Cristo, Cantares de Salomão 2:11, 12.
Podemos supor que, enquanto Moisés trazia as dez pragas sobre os egípcios, ia orientando os israelitas a se prepararem para partir com uma hora de aviso.
Provavelmente ele os havia, aos poucos, aproximado uns dos outros, tirando-os das suas dispersões, pois aqui são chamados de “congregação de Israel” (v. 3), e a eles, como congregação, são enviadas aqui as ordens.
É fácil supor que o assombro e a pressa deles fossem grandes; e ainda assim têm agora de se aplicar à observância de um rito sagrado, para a honra de Deus.
Repare: quando as nossas cabeças estão mais cheias de preocupações e as nossas mãos mais cheias de negócios, ainda assim não devemos esquecer a nossa religião, nem permitir que fiquemos indispostos para os atos de devoção.
I. Deus designou que, na noite em que deviam sair do Egito, matassem, em cada uma das suas famílias, um cordeiro, ou que duas ou três famílias, se fossem pequenas, se juntassem para um cordeiro.
O cordeiro devia estar pronto quatro dias antes, e naquela tarde deviam matá-lo (v. 6) como sacrifício; não em sentido estrito, porque não era oferecido sobre o altar, mas como cerimônia religiosa, reconhecendo a bondade de Deus para com eles, não só ao preservá-los das pragas infligidas aos egípcios, mas também ao livrá-los por meio delas.
Veja a antiguidade da religião de família; e veja a conveniência de juntar famílias pequenas para o culto religioso, para que ele se torne mais solene.
II. O cordeiro assim abatido deviam comer assado (podemos supor que em seus diversos quartos), com pão asmo e ervas amargas, porque deviam comê-lo às pressas (v. 11), e não deixar nada dele até a manhã. Porque Deus queria que dependessem dele para o seu pão de cada dia, e não se preocupassem com o dia de amanhã. Aquele que os conduzia os alimentaria.
III. Antes de comerem a carne do cordeiro, deviam aspergir o sangue nos umbrais da porta, v. 7.
Por isso as suas casas se distinguiriam das casas dos egípcios, e assim os seus primogênitos ficariam a salvo da espada do anjo destruidor, v. 12, 13.
Obra terrível seria feita naquela noite no Egito: todos os primogênitos, tanto de homem quanto de animal, seriam abatidos, e juízo seria executado sobre os deuses do Egito. Moisés não menciona o cumprimento neste capítulo, mas fala dele em Números 33:4.
É bem provável que os ídolos que os egípcios adoravam tenham sido destruídos: os de metal derretidos, os de madeira consumidos e os de pedra quebrados em pedaços, de onde Jetro infere (Êxodo 18:11): “O Senhor é maior que todos os deuses.”
O mesmo anjo que destruiu os primogênitos deles demoliu os seus ídolos, que não lhes eram menos caros.
Para a proteção de Israel contra esta praga, foi-lhes ordenado aspergir o sangue do cordeiro nos umbrais da porta, e o fato de fazerem isso seria aceito como prova da sua fé nos avisos divinos e da sua obediência aos preceitos divinos. Repare:
Se em tempos de calamidade geral Deus quiser guardar o seu próprio povo e pôr uma marca sobre eles, eles serão escondidos ou no céu ou debaixo do céu, preservados ou do golpe dos juízos ou ao menos do ferrão deles.
O sangue da aspersão é a segurança do santo em tempos de calamidade geral; é isso que o marca para Deus, apazigua a consciência e lhe dá ousadia de acesso ao trono da graça, e assim se torna muro de proteção ao redor dele e muro de separação entre ele e os filhos deste mundo.
IV. Isto devia ser observado anualmente como festa do Senhor nas suas gerações, à qual se anexava a festa dos pães asmos, durante a qual, por sete dias, não deviam comer outro pão senão o asmo, em memória de terem sido reduzidos a tal pão, por necessidade, por muitos dias depois de saírem do Egito, vv. 14-20.
A determinação é inculcada para melhor orientá-los, e para que não se enganassem a respeito dela, e para despertar aqueles que talvez no Egito se tivessem tornado, de modo geral, muito embotados e descuidados nas matérias da religião, levando-os a uma observância diligente da instituição.
Ora, sem dúvida havia muito do evangelho nesta ordenança; ela é muitas vezes referida no Novo Testamento, e nela a nós é pregado o evangelho, e não somente a eles, que não podiam fixar o olhar no fim destas coisas, Hebreus 4:2; 2 Coríntios 3:13.
- O cordeiro pascal era típico. Cristo é a nossa Páscoa, 1 Coríntios 5:7:
(1.) Devia ser um cordeiro; e Cristo é “o Cordeiro de Deus” (João 1:29), muitas vezes chamado no Apocalipse de Cordeiro, manso e inocente como um cordeiro, mudo diante dos tosquiadores, diante dos carniceiros.
(2.) Devia ser um macho do primeiro ano (v. 5), no seu vigor; Cristo ofereceu-se a si mesmo em meio aos seus dias, não na infância com as criancinhas de Belém. Isso denota a força e a suficiência do Senhor Jesus, sobre quem foi posto o nosso socorro.
(3.) Devia ser sem defeito (v. 5), denotando a pureza do Senhor Jesus, “um Cordeiro sem mácula”, 1 Pedro 1:19.
O juiz que o condenou (como se o seu julgamento fosse apenas o exame que se fazia a respeito dos sacrifícios, para ver se eram sem defeito ou não) declarou-o inocente.
(4.) Devia ser separado quatro dias antes (v. 3, 6), denotando a designação do Senhor Jesus para ser Salvador, tanto no propósito quanto na promessa.
É bem digno de nota que, assim como Cristo foi crucificado na páscoa, também entrou solenemente em Jerusalém quatro dias antes, exatamente no dia em que o cordeiro pascal era separado.
(5.) Devia ser abatido e assado ao fogo (vv. 6-9), denotando os agudíssimos sofrimentos do Senhor Jesus, até a morte, e morte de cruz. A cólera de Deus é como fogo, e Cristo foi feito maldição em nosso favor.
(6.) Devia ser morto por toda a congregação entre as duas tardes, isto é, entre as três e as seis horas. Cristo sofreu no fim do mundo (Hebreus 9:26), pela mão dos judeus, toda a multidão deles (Lucas 23:18), e para o bem de todo o seu Israel espiritual.
(7.) Nenhum osso dele devia ser quebrado (v. 46), o que se diz expressamente ter-se cumprido em Cristo (João 19:33, 36), denotando a força inquebrantável do Senhor Jesus.
- A aspersão do sangue era típica:
(1.) Não bastava que o sangue do cordeiro fosse derramado: ele tinha de ser aspergido, denotando a aplicação dos méritos da morte de Cristo às nossas almas; temos de receber a reconciliação, Romanos 5:11.
(2.) Devia ser aspergido com um molho de hissopo (v. 22) mergulhado na bacia.
A aliança eterna é, como a bacia, o depósito deste sangue; os benefícios e privilégios comprados por ele estão ali guardados para nós; a fé é o molho de hissopo pelo qual aplicamos a nós mesmos as promessas e os benefícios do sangue de Cristo nelas guardados.
(3.) Devia ser aspergido nos umbrais da porta, denotando a profissão aberta que devemos fazer da fé em Cristo e da obediência a ele, como quem não se envergonha de reconhecer a nossa dependência dele.
A marca da besta pode ser recebida na testa ou na mão direita, mas o selo do Cordeiro está sempre na testa, Apocalipse 7:3.
Há um caminho de trás para o inferno, mas não há caminho de trás para o céu; não, o único caminho para ele é uma estrada, Isaías 35:8.
(4.) Devia ser aspergido na verga e nos umbrais laterais, mas não no limiar (v. 7), o que nos adverte a tomar cuidado para não pisar aos pés o sangue da aliança, Hebreus 10:29. É sangue precioso, e tem de ser precioso para nós.
(5.) O sangue, assim aspergido, era meio de preservação dos israelitas contra o anjo destruidor, que nada tinha que fazer onde estava o sangue.
Se o sangue de Cristo for aspergido sobre as nossas consciências, ele será a nossa proteção contra a cólera de Deus, contra a maldição da lei e contra a condenação do inferno, Romanos 8:1.
- O comer solene do cordeiro era típico do nosso dever evangélico para com Cristo:
(1.) O cordeiro pascal era morto não para ser apenas olhado, mas também para ser comido; assim, temos de fazer Cristo nosso pela fé, como fazemos com aquilo que comemos, e temos de receber dele força e alimento espirituais, como do nosso alimento, e ter nele deleite e satisfação, como temos ao comer e beber quando estamos com fome ou com sede: veja João 6:53-55.
(2.) Devia ser todo comido; os que pela fé se alimentam de Cristo têm de se alimentar de um Cristo inteiro; têm de tomar Cristo e o seu jugo, Cristo e a sua cruz, assim como Cristo e a sua coroa. Está Cristo dividido? Os que ajuntam muito de Cristo não terão sobra.
(3.) Devia ser comido de imediato, não adiado até a manhã, v. 10. Hoje Cristo é oferecido, e deve ser aceito enquanto se chama hoje, antes que durmamos o sono da morte.
(4.) Devia ser comido com ervas amargas (v. 8), em memória da amargura da sua servidão no Egito. Temos de nos alimentar de Cristo com tristeza e quebrantamento de coração, em memória do pecado; isto dará um sabor admirável ao cordeiro pascal. Cristo será doce para nós se o pecado for amargo.
(5.) Devia ser comido em postura de partida (v. 11); quando nos alimentamos de Cristo pela fé, temos de abandonar por completo o governo e o domínio do pecado, sacudir o jugo de Faraó; e temos de nos soltar do mundo e de tudo o que há nele, deixar tudo por Cristo, e não considerar isso mau negócio, Hebreus 13:13, 14.
- A festa dos pães asmos era típica da vida cristã, 1 Coríntios 5:7, 8. Tendo recebido a Cristo Jesus, o Senhor:
(1.) Temos de guardar uma festa em santa alegria, deleitando-nos continuamente em Cristo Jesus; nenhuma espécie de obra deve ser feita (v. 16), nenhuma preocupação admitida ou consentida que seja incompatível com esta santa alegria ou lhe seja prejudicial: se os verdadeiros crentes não têm uma festa contínua, a culpa é deles próprios.
(2.) Tem de ser uma festa de pães asmos, guardada em amor, sem o fermento da malícia, e em sinceridade, sem o fermento da hipocrisia.
A lei era muito estrita quanto à páscoa, e os judeus o eram nos seus usos, de modo que nenhum fermento se achasse nas suas casas, v. 19.
Todo o velho fermento do pecado tem de ser posto longe de nós, com a máxima cautela e aversão, se quisermos guardar a festa de uma vida santa para a honra de Cristo.
(3.) Era “por ordenança perpétua” (v. 17); enquanto vivermos, temos de continuar a nos alimentar de Cristo e a nos alegrar nele, sempre fazendo menção agradecida das grandes coisas que ele fez em nosso favor.
Versículos 21 a 28
A Páscoa. (a.C. 1491.)
I. Moisés está aqui, como mordomo fiel na casa de Deus, ensinando os filhos de Israel a observar todas as coisas que Deus lhe havia ordenado; e sem dúvida ele deu as instruções tão largamente quanto as recebeu, ainda que não estejam registradas tão largamente. É aqui acrescentado:
- Que nesta noite, quando os primogênitos deviam ser destruídos, nenhum israelita devia sair porta afora até a manhã, isto é, até perto da manhã, quando seriam chamados a marchar para fora do Egito, v. 22.
Não que o anjo destruidor não pudesse distinguir um israelita de um egípcio na rua; mas Deus queria dar-lhes a entender que a sua segurança se devia ao sangue da aspersão; se eles se colocassem fora da proteção desse sangue, era por sua conta e risco.
Aqueles a quem Deus marcou para si não devem misturar-se com os que fazem o mal: veja Isaías 26:20, 21.
Eles não deviam sair pelas portas, para que não se desgarrassem e ficassem fora do caminho quando fossem convocados a partir: deviam ficar dentro, para esperar a salvação do Senhor, e é bom fazer assim.
- Que dali em diante eles deviam ensinar cuidadosamente aos seus filhos o sentido deste serviço, v. 26, 27. Observe:
(1.) A pergunta que os filhos fariam a respeito desta solenidade (em que logo reparariam na família): “Que quereis dizer com este serviço?”
“Qual é o sentido de todo este cuidado e desta exatidão em comer este cordeiro e este pão asmo, mais do que a respeito da comida comum? Por que tal diferença entre esta refeição e as outras refeições?” Repare:
[1.] É coisa boa ver os filhos curiosos a respeito das coisas de Deus; é de esperar que aqueles que têm o cuidado de perguntar pelo caminho o encontrem. O próprio Cristo, quando menino, ouviu e fez perguntas, Lucas 2:46.
[2.] A todos nós importa entender corretamente o sentido daquelas ordenanças santas em que adoramos a Deus: qual é a natureza e qual o fim delas, o que é significado e o que é pretendido, qual é o dever que delas se espera de nós e quais são as vantagens que por elas devemos esperar.
Toda ordenança tem um sentido; algumas ordenanças, como os sacramentos, não têm o seu sentido tão claro e evidente quanto outras; por isso nos cabe pesquisar, para que não ofereçamos o cego em sacrifício, mas façamos um serviço racional.
Se somos ignorantes do sentido das ordenanças santas, ou nos enganamos a respeito dele, não podemos nem agradar a Deus nem tirar proveito para nós mesmos.
(2.) A resposta que os pais deviam dar a esta pergunta (v. 27): “Direis: É o sacrifício da páscoa do Senhor” — isto é: “Pelo matar e sacrificar deste cordeiro, guardamos em memória a obra de maravilha e de graça que Deus fez em favor dos nossos pais, quando:”
[1.] “Para abrir caminho para a nossa libertação da servidão, ele abateu os primogênitos dos egípcios, compelindo-os assim a assinar a nossa dispensa;”
[2.] E, “ainda que houvesse conosco, mesmo conosco, pecados contra o Senhor nosso Deus, pelos quais o anjo destruidor, quando andava fora executando a sentença, poderia com justiça ter destruído também os nossos primogênitos, ainda assim Deus designou e aceitou graciosamente o sacrifício de família de um cordeiro em lugar do primogênito.”
“Como, antigamente, foi o carneiro em lugar de Isaque; e em toda casa onde o cordeiro era abatido os primogênitos foram salvos.”
A repetição desta solenidade no retorno de cada ano foi destinada:
Primeiro, a olhar para trás como memorial, para que nela pudessem lembrar as grandes coisas que Deus fizera em favor deles e dos seus pais.
A palavra pesach significa um salto, ou transição; é um passar por cima; porque o anjo destruidor passou por cima das casas dos israelitas, e não destruiu os primogênitos deles.
Quando Deus traz ruína total sobre o seu povo, ele diz: “Não passarei mais por eles” (Amós 7:8; 8:2), dando a entender quantas vezes ele passara por eles, como agora, quando o anjo destruidor passou por cima das suas casas. Repare:
- As misericórdias que distinguem impõem obrigações peculiares. Quando mil caem ao nosso lado, e dez mil à nossa direita, e ainda assim somos preservados e temos a nossa vida dada por despojo, isto deve nos afetar grandemente, Salmos 91:7.
Na guerra ou na peste, se a flecha da morte passou por nós, passou por cima de nós, atingiu o que estava ao nosso lado e apenas nos errou, não devemos dizer que foi por acaso que fomos preservados, mas pela providência especial do nosso Deus.
- As misericórdias antigas para conosco, ou para com os nossos pais, não devem ser esquecidas, mas guardadas em memória eterna, para que Deus seja louvado, a nossa fé nele animada e os nossos corações alargados no serviço dele.
Segundo, ela foi destinada a olhar para a frente, como penhor do grande sacrifício do Cordeiro de Deus na plenitude dos tempos, em lugar de nós e dos nossos primogênitos.
Estávamos expostos à espada do anjo destruidor, mas Cristo, a nossa páscoa, foi sacrificado em nosso favor; a sua morte foi a nossa vida, e assim ele foi o Cordeiro abatido desde a fundação do mundo, desde a fundação da igreja judaica: Moisés guardou a páscoa pela fé em Cristo, porque Cristo era o fim da lei para justiça.
II. O povo recebeu estas instruções com reverência e pronta obediência:
- Eles inclinaram a cabeça e adoraram (v. 27): significaram com isso a sua submissão a esta instituição como lei, e a sua gratidão por ela como favor e privilégio.
Repare: quando Deus nos dá lei, devemos dar-lhe honra; quando ele fala, devemos inclinar a cabeça e adorar.
- Eles foram embora e fizeram como lhes fora ordenado, v. 28. Não houve aqui nada daquele descontentamento e daquela murmuração entre eles que lemos em Êxodo 5:20, 21.
As pragas do Egito lhes tinham feito bem e levantado as suas expectativas de uma libertação gloriosa, da qual antes desesperavam; e agora eles saíam ao encontro dela pelo caminho designado.
Repare: o aperfeiçoamento das misericórdias de Deus para conosco deve ser esperado numa humilde observância das instituições dele.
Versículos 29 a 36
A Morte dos Primogênitos. (a.C. 1491.)
Aqui temos:
I. Os filhos dos egípcios, e mesmo os seus primogênitos, abatidos, v. 29, 30.
Se Faraó tivesse aceitado o aviso que lhe foi dado desta praga, e com isso tivesse libertado Israel, quantas vidas caras e valiosas poderiam ter sido preservadas! Mas veja o que a incredulidade obstinada traz sobre os homens. Observe:
- O tempo em que este golpe foi desferido: foi à meia-noite, o que aumentava o terror dele.
As três noites anteriores tinham sido tornadas terríveis pela praga adicional das trevas, que podiam ser apalpadas, e que sem dúvida perturbaram o repouso deles; e agora, quando esperavam uma noite de descanso tranquilo, à meia-noite foi dado o alarme.
Quando o anjo destruidor desembainhou a sua espada contra Jerusalém, foi de dia (2 Samuel 24:15), o que tornou aquela destruição menos assustadora; mas a destruição do Egito foi por uma peste que anda nas trevas, Salmos 91:6. Em breve haverá um grito alarmante à meia-noite: “Eis que vem o esposo.”
Sobre quem a praga se abateu: sobre os seus primogênitos, a alegria e a esperança das suas respectivas famílias. Eles tinham abatido os filhos dos hebreus, e agora Deus abatia os deles. Assim ele visita a iniquidade dos pais sobre os filhos; e não é injusto aquele que toma vingança.
Até onde alcançou: desde o trono até o calabouço. Príncipe e camponês estão no mesmo nível diante dos juízos de Deus, porque não há acepção de pessoas com ele; veja Jó 34:19, 20.
Ora, os abatidos do Senhor eram muitos; multidões, multidões, caem neste vale da decisão, quando a controvérsia entre Deus e Faraó devia ser decidida.
- Que clamor se levantou por causa disso: “Havia um grande clamor no Egito”, lamentação universal pelo seu filho único (para muitos), e para todos pelo seu primogênito.
Se alguém adoece de repente durante a noite, é costume chamarmos os vizinhos; mas os egípcios não podiam ter socorro nenhum, nem consolo nenhum, dos seus vizinhos, estando todos envolvidos na mesma calamidade. Aprendamos daqui:
(1.) A tremer diante de Deus e a temer os seus juízos, Salmos 119:120. Quem é capaz de estar diante dele, ou ousa resistir-lhe?
(2.) A ser gratos a Deus pela preservação diária de nós mesmos e das nossas famílias: estando tão expostos, temos motivo para dizer: “É por causa das misericórdias do Senhor que não somos consumidos.”
II. Os filhos de Deus, e mesmo o seu primogênito, libertados; este juízo venceu Faraó e o obrigou a render-se sem condições, sem negociar termos. Melhor seria que os homens subissem aos termos de Deus logo de início, porque ele nunca descerá aos deles, por mais tempo que queiram objetar.
Agora o orgulho de Faraó está abatido, e ele cede a tudo em que Moisés tinha insistido: “Servi ao Senhor, como tendes dito” (v. 31), e “tomai os vossos rebanhos, como tendes dito”, v. 32. Repare: a palavra de Deus permanecerá, e nada ganharemos disputando com ela, ou demorando a submeter-nos a ela.
Até aqui os israelitas não tinham permissão para partir, mas agora as coisas tinham chegado ao último extremo, em consequência do que:
- Eles recebem ordem de partir: “Levantai-vos, e saí”, v. 31. Faraó tinha dito a Moisés que não veria mais a sua face; mas agora mandou chamá-lo. Buscarão a Deus cedo na sua angústia aqueles que antes o tinham desafiado.
Tamanho era o susto em que agora se achava, que deu ordens de noite para a sua dispensa, temendo que, se demorasse mais, ele mesmo caísse em seguida.
E que ele os mandou embora não como homens odiados (como os historiadores pagãos representaram esta matéria), mas como homens temidos, é claramente revelado pelo seu humilde pedido a eles (v. 32): “Abençoai-me também; tenha eu as vossas orações, para que eu não seja ferido de praga pelo que passou, quando estiverdes longe.”
Repare: aqueles que são inimigos da igreja de Deus são inimigos de si mesmos e, mais cedo ou mais tarde, serão levados a ver isso.
- Eles são pagos pelos egípcios para que partam; estes clamaram (v. 33): “Todos nós somos mortos.” Repare: quando a morte entra nas nossas casas, é oportuno pensarmos na nossa própria mortalidade.
Os nossos parentes morreram? É fácil inferir daí que estamos morrendo e que, na prática, já somos mortos. Por essa consideração, eles insistiam com os israelitas para que se fossem, o que deu grande vantagem aos israelitas ao pedirem emprestadas as joias deles, v. 35, 36.
Quando os egípcios os instavam a partir, era fácil para eles dizer que os egípcios os tinham conservado pobres, que não podiam empreender tal viagem com as bolsas vazias, mas que, se lhes dessem com que suportar as suas despesas, iriam embora.
E foi isto que a divina Providência teve em vista ao permitir que as coisas chegassem a este extremo: que eles, tornando-se temíveis aos egípcios, tivessem o que quisessem, bastando pedir.
O Senhor também, pela influência que tem sobre as mentes das pessoas, inclinou os corações dos egípcios a fornecer-lhes o que desejavam, tencionando eles provavelmente com isso fazer expiação, para que as pragas fossem detidas, assim como os filisteus, quando devolveram a arca, enviaram com ela um presente como oferta pela culpa, tendo os olhos neste precedente, 1 Samuel 6:3, 6.
Os israelitas podiam receber e guardar o que assim pediram emprestado, ou antes, exigiram, dos egípcios:
(1.) Com tanta justiça quanto os servos recebem salário dos seus senhores pelo trabalho feito, e o demandam em juízo se lhes for retido.
(2.) Com tanta justiça quanto os conquistadores tomam os despojos dos inimigos que subjugaram; Faraó estava em rebelião contra o Deus dos hebreus, e com isso tudo o que ele tinha estava perdido por confisco.
(3.) Com tanta justiça quanto os súditos recebem as propriedades que lhes são concedidas pelo seu príncipe. Deus é o proprietário soberano da terra e da sua plenitude; e, se ele tira de um e dá a outro, quem lhe pode dizer: “Que fazes tu?”
Foi por ordem e determinação especial de Deus que os israelitas fizeram o que fizeram, o que bastava para justificá-los e sustentá-los; mas o que eles fizeram de modo nenhum autoriza outros (que não podem alegar nenhuma tal autorização) a fazer o mesmo. Lembremos:
[1.] Que o Rei dos reis não pode praticar injustiça.
[2.] Que ele fará justiça àqueles a quem os homens agravam, Salmos 146:7. Daí vem que a riqueza do pecador muitas vezes vem a estar entesourada para o justo, Provérbios 13:22; Jó 27:16, 17.
Versículos 37 a 42
A Partida dos Israelitas. (a.C. 1491.)
Aqui está a partida dos filhos de Israel para fora do Egito. Tendo obtido permissão para partir, puseram-se a caminho sem demora, e não adiaram para uma ocasião mais conveniente.
Faraó estava agora bem disposto; mas eles tinham motivo para pensar que ele não continuaria assim por muito tempo, e por isso não era hora de se demorar. Temos aqui um relato:
- Do seu número, cerca de 600.000 homens (v. 37), afora mulheres e crianças, que, penso eu, não podemos supor que somem menos de 1.200.000 a mais.
Que aumento imenso foi este, para surgir de setenta almas em pouco mais de 200 anos! Veja o poder e a eficácia daquela bênção, quando Deus a ordena: “Frutificai e multiplicai-vos”.
Isto era típico das multidões que foram trazidas para a igreja do evangelho quando ela foi fundada no princípio; assim crescia poderosamente a palavra de Deus, e prevalecia.
- Do seu séquito (v. 38): “uma multidão mista subiu com eles”, agregados àquela grande família:
Alguns talvez estivessem dispostos a deixar o seu país, porque estava devastado pelas pragas, e a buscar a sua sorte, como dizemos, com os israelitas.
Outros foram por curiosidade, para ver as solenidades do sacrifício de Israel ao seu Deus, de que tanto se falara, e esperando ver algumas aparições gloriosas do seu Deus a eles no deserto, tendo visto tais aparições gloriosas do seu Deus em favor deles no campo de Zoã, Salmos 78:12.
Provavelmente a maior parte desta multidão mista não passava de uma turba rude e irrefletida, que seguia o bando sem saber por quê.
Depois vemos que os integrantes dessa multidão vieram a ser laço para os israelitas (Números 11:4), e é provável que, quando pouco depois entenderam que os filhos de Israel deviam continuar quarenta anos no deserto, os tenham abandonado e voltado para o Egito.
Repare: sempre houve entre os israelitas os que não eram israelitas, e continuamente há hipócritas na igreja, que fazem muito dano, mas que serão sacudidos para fora no fim.
- Dos seus bens. Tinham consigo rebanhos e manadas, até muitíssimo gado.
Repara-se nisto porque muito tempo se passou antes que Faraó quisesse dar-lhes licença para levar os seus bens, que eram principalmente gado, Gênesis 46:32.
- Da provisão feita para o acampamento, que era muito pobre e escassa. Trouxeram consigo alguma massa para fora do Egito nos seus alforjes, v. 34.
Tinham-se preparado para assar no dia seguinte, tendo em vista a sua saída, entendendo que estava muito próxima; mas, sendo apressados a sair algumas horas antes do que pensavam, tomaram a massa como estava, sem levedar.
Quando chegaram a Sucote, a sua primeira etapa, assaram bolos asmos; e, ainda que estes fossem, naturalmente, insípidos, contudo a liberdade em que foram postos fez desta a refeição mais alegre que já tinham comido em toda a vida.
Repare: os servos de Deus não devem ser escravos dos seus apetites, nem ansiosos por levar todos os deleites dos sentidos ao seu ponto mais alto.
Devemos estar dispostos a contentar-nos com pão seco, ou melhor, com pão asmo, em vez de negligenciar ou adiar qualquer serviço que temos de fazer para Deus, como aqueles cujo alimento e cuja bebida é fazer a vontade dele.
- Da data deste grande desfecho: foram exatamente 430 anos desde a promessa feita a Abraão (como o apóstolo a explica, Gálatas 3:17), na sua primeira vinda para Canaã.
Durante todo esse tempo os filhos de Israel, isto é, os hebreus, a semente escolhida e distinta, foram peregrinos numa terra que não era deles, ou Canaã ou o Egito.
Por tanto tempo a promessa que Deus fez a Abraão de estabilidade ficou adormecida e por cumprir; mas agora, por fim, ela reviveu, e as coisas começaram a caminhar para o cumprimento dela.
O primeiro dia da marcha da semente de Abraão rumo a Canaã foi exatamente 430 anos (ao que parece, ao dia certo) depois da promessa feita a Abraão, Gênesis 12:2: “Farei de ti uma grande nação”.
Veja como Deus é pontual com o seu tempo; ainda que as suas promessas não sejam executadas depressa, elas serão cumpridas na sua estação.
- Do quanto ele é memorável: “É uma noite muito para se observar”, v. 42.
(1.) As providências daquela primeira noite foram muito dignas de nota; memorável foi a destruição dos egípcios, e a libertação dos israelitas por meio dela; nisto Deus fez com que reparassem nele.
(2.) As ordenanças daquela noite, no retorno anual dela, deviam ser cuidadosamente observadas: “Esta é aquela noite do Senhor”, aquela noite notável, para ser celebrada em todas as gerações.
Repare: as grandes coisas que Deus faz em favor do seu povo não devem ser assombro de nove dias, como dizemos, mas a memória delas deve ser perpetuada por todas as eras, sobretudo a obra da nossa redenção por Cristo.
Esta primeira noite de páscoa foi uma noite do Senhor muito para se observar.
Mas a última noite de páscoa, em que Cristo foi traído (e em que a páscoa, com o resto das instituições cerimoniais, foi substituída e abolida), foi uma noite do Senhor muito mais para se observar, quando um jugo mais pesado que o do Egito foi quebrado de sobre o nosso pescoço, e uma terra melhor que a de Canaã foi posta diante de nós.
Aquela foi uma libertação temporal, para ser celebrada na geração deles; esta é uma redenção eterna, para ser celebrada nos louvores de santos gloriosos, pelos séculos dos séculos.
Versículos 43 a 51
Orientações a Respeito da Páscoa. (a.C. 1491.)
Alguns preceitos ulteriores são aqui dados a respeito da páscoa, tal como devia ser observada nos tempos por vir.
I. Toda a congregação de Israel devia guardá-la, v. 47. Todos os que participam das misericórdias de Deus devem unir-se em louvores agradecidos por elas.
Ainda que fosse observada em famílias à parte, ainda assim é vista como o ato de toda a congregação; pois as comunidades menores constituíam a maior.
A páscoa do Novo Testamento, a ceia do Senhor, não deve ser negligenciada por ninguém que seja capaz de celebrá-la. É indigno do nome de israelita quem consegue negligenciar de bom grado a comemoração de libertação tão grande.
- Nenhum estrangeiro incircunciso podia ser admitido a comê-la, v. 43, 45, 48. Ninguém podia sentar-se à mesa senão os que entravam pela porta; nem pode alguém agora aproximar-se da ordenança de aperfeiçoamento, a ceia do Senhor, sem ter primeiro se submetido à ordenança de iniciação, o batismo.
Temos de nascer de novo pela palavra antes de podermos ser nutridos por ela. Nem participará alguém do benefício do sacrifício de Cristo, ou se banqueteará com ele, quem não for primeiro circuncidado no coração, Colossenses 2:11.
- Qualquer estrangeiro que fosse circuncidado podia ser bem-vindo a comer da páscoa, mesmo os servos, v. 44. Se, pela circuncisão, quisessem fazer-se devedores da lei nos seus fardos, eram bem-vindos a participar da alegria das suas festas solenes, e não de outro modo.
Apenas se dá a entender (v. 48) que os que eram chefes de família não deviam apenas ser circuncidados eles mesmos, mas ter também todos os seus varões circuncidados.
Se com sinceridade, e com aquele zelo que a coisa exigia e merece, nos entregamos a Deus, entregaremos a ele, conosco, tudo o que temos, e nos esforçaremos ao máximo para que todos os nossos sejam dele também.
Aqui está um indício antecipado de favor para com os pobres gentios, de que o estrangeiro, se circuncidado, fica no mesmo nível que o israelita nascido na terra. Uma só lei para ambos, v. 49.
Isto era uma humilhação para os judeus, e lhes ensinava que era a sua consagração a Deus, e não a sua descendência de Abraão, que lhes dava direito aos seus privilégios. Um prosélito sincero era tão bem-vindo à páscoa quanto um israelita nativo, Isaías 56:6, 7.
II. “Numa só casa será comida” (v. 46), por amor à boa convivência, para que se alegrassem juntos e se edificassem uns aos outros ao comê-la.
Nada dela devia ser levado a outro lugar, nem deixado para outra hora; pois Deus não os queria tão tomados pela preocupação com a sua partida a ponto de ficarem indispostos para tomar o consolo dela, mas que deixassem o Egito e entrassem num deserto com alegria e, em sinal disso, fizessem uma boa e substanciosa refeição.
O fato de os papistas levarem a sua hóstia consagrada de casa em casa não é só supersticioso em si mesmo, mas também contrário a esta lei típica da páscoa, que ordenava que nenhuma parte do cordeiro fosse levada para fora.
O capítulo se conclui com uma repetição de toda a matéria: que os filhos de Israel fizeram como lhes fora ordenado, e Deus fez em favor deles como havia prometido (v. 50, 51); pois ele certamente será o autor da salvação para os que lhe obedecem.